Sei sulla pagina 1di 9

OS "KEYNESIANOS" NEOCLSSICOS E OS PS-KEYNESIANOS

Fernando Ferrari Filho*

Introduo
A Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda, de John Maynard Keynes, publicada em 1936, tem gerado inmeras interpretaes e controvrsias na teoria econmica. As verses inteipretativas das idias de Keynes contidas na Teoria Geral so centradas nas proposies d e que, por u m lado, o desemprego involuntrio pode ser considerado um caso particular do modelo clssico, devido to-somente rigidez d o salrio nominal, uma vez que, no longo prazo, a economia tende ao pleno emprego,e d e que, por outro, o principio da demanda efetiva se constitui no argumento central do pensamento keynesiano. Essas proposies tericas, por sua vez, tm contribudo para que as discusses em macroeconomia sejam fundamentadas a partir de dois paradigmas em Economia, quais sejam, teoria neoclssica, identificada com a primeira proposio, e teoria ps-keynesiana, associada proposio d o princpio da demanda efetiva. Este artigo tem como objetivo apresentar, de maneira sucinta, as principais idias das verses interpretativas da Teoria Geral inseridas em um dos dois paradigmas, o neoclssico e o ps-keynesiano. Para tanto, o artigo est dividido como segue: na seo inicial, as atenes esto voltadas para os modelos walrasianos, sejam d e equilbrio, sejam de desequilbrio, que, de certa forma, fazem parte da tradio neoclssica; na seo seguinte, so apresentadas duas verses das idias de Keynes que esto associadas aos argumentos da teoria ps-keynesiana; por fim, na ltima so, alguns comentrios conclusivos tentam mostrar quais so as (in)compatibilizaes das interpretaes tericas d e ambas as escolas de pensamento com relao Teoria Geral.

* Professor do Departamento de Cincias Econmicas da tJFRGS, O autor gostaria de agradecer os comentrios do colega Aod Cunha de Moraes Jr Como de praxe, cabe ressaltar que os erros remanescentes so atribudos to-somente ao autor.

1 - As interpretaes da Teoria Geral segundo a tradio neoclssica


1.1 - Os modelos IS/LM
Basicamente, dentro do que se denomina na literatura econmica de Sntese Neoclssica^ se pode identificar tis modelos macroeconmicos de equilbrio walrasiano originados a partir das idias de Keynes encontradas na Teoria Geral: modelos que formalizam as condies de equilbrio simultneo dos mercados real e monetrio, modelos que esto cenados no comportamento da funo consumo e modelos nos qxxais as condies de equilbrio do mercado de trabalho esto em conformidade com os equilbrios dos mercados real e monetrio (Minsky, 1975, p.19-20). Dos modelos acima, sem dvida nenhuma, a interpretao mais divulgada da Teoria G e r a l , sendo inclusive amplamente discutida nos livros-texto de Macroeconomia, diz respeito aos equilbrios interdependentes dos mercados real e monetrio, que, como se sabe, tm como origem os diagramas ISA.M propostos por J. Hicks (1937). Apesar de os diagramas ISA.M identificarem algumas idias centrais da Teoria G e r a l , tais como a preferncia pela liquidez, o princpio da demanda efetiva e o muhiplicador da renda, Hicks comete alguns equvocos de interpretao do pensamento keynesiano. Por um lado, refuta a concepo marshalliana de Keynes de equilbrio parcial e, conseqentemente, introduz a idia de equihbrio walrasiano na Teoria Geral. Por outro, a interpretao hicksiaria, alm de departamentalizar os equilbrios real e monetrio, desconsidera o papel das exi?ectativas e incerteza, essncia da teoria keynesiana, na formalizao dos modelos IS/LM. A partir dessas idias, Hicks constri dois modelos de comportamento de demanda agregada, um clssico e outro keynesiano, tendo como estrutura bsica a rigidez da oferta agregada. O desenvolvimento analtico dos modelos, por sua vez, faz com que Hicks conclua que a economia keynesiana consiste em um caso particular da economia clssica, na medida em que "(...) a Teoria Geral do Emprego a Economia da Depresso"'^. Anos mais taide, quando os diagramas IS/LM se tomaram conhecidos na literatura econmica como Hicks-Hansen framework, os modelos "keynesianos" de equilbrio geral wahasiano sofisticaram-se atravs do trabalho de D. Patinkin (1956). A "originalidade" de Patinkin (1956) foi discutir a teoria keynesiana dentro de u m approach terico walrasiano de longo prazo, onde as flexibilidades de preos e salrios passam a ser imprescindveis. Assim sendo, numa situao de longo prazo, o desemprego involuntrio deixaria de existir e, portanto, o equilbrio walrasiano teria sua consistncia lgica.

' o desenvolvimento da Sntese Neoclssica pode ser observado a partii dos ti abalhos de J. Hicks ( 1 937), A. Hansen (1941), F. Modigliani (1944) e D. Patinkin (1956). "(...) tlie General Theory of Employmen is the Economics of Depression" (Hicks, 1969, p.253).

Nesse sentido, os desequilbrios da teoria keynesiana passam a ser analisados como desequilbrios "dinmicos" do modelo walrasiano de curto prazo, que so compatveis com a situao de longo prazo da economia, pleno emprego walrasiano. Em outras palavras, a Teoria G e r a l , mais uma vez, continua sendo um caso especial da teoria clssica, onde, agora, se supe a rigidez dos salrios nominais, A Sntese Neoclssica, portanto, transforma a instabilidade do sistema econmico keynesiano, no curto prazo, em uma prosperidade de equilbrio de longo prazo da economia, conduzida, principalmente, pelas foras de mercado e pela "mo invisvel".

1.2 - Os modelos de desequilbrio


Nois anos 60 e 70, a Sntese Neoclssica passou a ser alvo de inmeras crticas. O motivo principal das crticas era o de que os modelos walrasianos de equilbrio geral no estavam conseguindo predizer o comportamento de preos e a produo da economia mundial face aos choques de oferta. Dentre as crticas surgidas naquela ocasio, destacam-se os trabalhos de R. Clower (1965) e A. Leijonhufvud (1968), que procuram mostrar a possibilidade de haver situaes de desemprego involuntrio a partir de modelos que analisam os comportamentos de quantidades e preos nas funes de preferncia dos agentes econmicos. Seguindo a lgica do processo de ajustamento da economia atravs de preos e quantidades, surgem, posteriormente, os trabalhos de J. Benassy (197.5) e E. Malinvaxid (1977), que discutem os modelos macroeconmicos com fundamentos microeconmicos. Em que consiste a lgica do modelo desequilibrista no comportamento da economia? Inicialmente, deve-se ter cincia de que, numa situao onde h restries de demanda conforme supe a teoria keynesiana, o ajustamento da economia se realiza, em primeiro lugar, nas quantidades' e, posteriormente, nos preos. A partir dessa sistemtica, o modelo tem o seguinte comportamento na economia: no primeiro momento, os agentes econmicos expressam suas demandas e ofertas nos mercados; em seguida, dentro de um processo de trocas, cada indivduo realiza transaes de maneira que, havendo qualquer tipo de racionamento, possam ocorrer incorporaes de restries do processo de trocas nas suas funes comportamentais; finalniente, aps uma seqncia ininterrupta de trocas, existe uma convergncia para um ponto de equilbrio na economia, que no necessariamente coincide com o equihbrio walrasiano de longo prazo. Como se percebe, os desequilibristas interpretam a T e o r i a G e r a l como sendo a que representa uma situao na qual a maximizao do modelo keynesiano, com restries de venda, por parte dos empresrios, e de demanda por consumo, por parte das famlias, se realiza pelos comportamentos das quantidades nacionais, que so

^ As quantidades demandada e ofertada, segundo os desequilibristas, so, por um lado, efetivas e/ou realizadas e, por outro, desejadas e/ou nacionais.

sinalizadas por um vetor de preos no necessariamente walrasiano. Apesar de incorporarem os conceitos ex-ante e ex-post em suas anlises, o que, de certa maneira, est identificado com a Teoria Geral, os desequilibrstas admitem que, devido ao perfeito comportamento do sistema de preos ajustado ao longo do tempo, a economia pode atingir o equilbrio walrasiano de longo prazo. Dessa maneira, a teoria de desequilbrio, de certa forma, passa a ser, tambm, um caso particular da Sntese Neoclssica.

1.3 - Os modelos dos "novos clssicos"


Apesar de a teoria das expectativas racionais ter sido discutida inicialmente por J. Muth (1961), os modelos expectacionais ganharam espao na literatura econmica nos anos 70, atravs, principalmente, dos trabalhos de R. Lucas Jr. (1972) e T. Sargent (1987). Os objetivos dos modelos dos "novos clssicos", conforme ficaram denominados os modelos de expectativas racionais, so, por um lado, criticar a verso friedmaniana da Curva de Phillips^ e, por outro, apresentar uma viso alternativa teoria keynesiana para os modelos de ciclos econmicos. O ponto central das expectativas racionais est na construo de um modelo de reviso das expectativas subjetivas dos agentes econmicos. Para que as expectativas sejam racionais, as esperanas matemticas subjetivas dos agentes econmicos devem ser iguais s esperanas matemticas condicionais do prprio modelo. Dessa maneira, os indivduos agem como se conhecessem o modelo e formam suas expectativas conforme o comportamento das variveis determinadas aprioristicamente pelo sistema econmico. O funcionamento da economia passa, ento, a ter a seguinte sistemtica: a partir das informaes disponveis, os agentes econmicos acreditam nas regras de poltica econmica determinadas pelas autoridades monetrias e passam a projetar as variveis endgenas, essencialmente as expectativas subjetivas, com base nas previses das variveis exgenas de demanda agregada. Assim sendo, numa situao onde os mercados se equilibram e os agentes econmicos se comportam segundo seus prprios interesses, maximizando suas funes utilidade e lucro, a teoria das expectativas racionais supe que qualquer choque exgeno na economia no produz efeito nas variveis reais do sistema econmico, na medida em que os distrbios casuais, sejam reais, sejam monetrios, so previamente antecipados pelas expectativas subjetivas dos agentes econmicos.

A crtica dos "novos clssicos" verso de Friedman para a Cui-va de Phillips decone do fato de que as expectativas no devem ser formadas de forma adaptativa, conforme supuiilia Friedman, mas, sim, de maneira racional. Assim sendo, uma vez dii imidos os enos de previso, a Curva de Phillips, tanto no curto quanto no longo prazo, torna-se instvel.

Uma vez que a construo de um modelo de expectativas racionais est baseada nas hipteses de que h uma obteno completa das informaes por parte dos agentes econmicos e de que inexiste um processo de incerteza na economia, os "novos clssicos" supem que o sistema econmico, tanto no curto quanto no longo prazo, sempre est na sua taxa natural de desemprego e que, portanto, o trade-qff&ntre inflao e desemprego no passa a ser o centro das atenes da poltica econmica. Pelas consideraes acima, observa-se que qualquer interpretao keynesiana a partir de um approach de expectativas racionais obscurece dois pontos essenciais do pensamento de Keynes na T e o r i a G e r a l , quais sejam a natureza do tempo histrico no processo econmico e a formao das expectativas objetivas, ao invs de subjetivas, em um mundo de incerteza. Em outras palavras, a transformao do sistema econmico em um processo de controle estocstico, onde o risco probabilstico substitui a incerteza da economia, no condiz com as idias de Keynes.'

De maneira geral, o principal objetivo da teoria ps-keynesiana consiste em criticar e refutar o paradigma neoclssico cada vez mais difundido na teoria econmica. Para tanto, os ps-keynesianos, ao resgatarem a essncia do pensamento de Keynes, tm desenvolvido algumas linhas de pesquisa em Economia que esto associadas idia de economia monetria de Keynes, "(...) economia na qual as variaes de pontos de vista sobre o futuro so capazes de influenciar a quantidade de emprego e no somente sua direo"^. Assim sendo, as discusses esto quase sempre centradas no papel da incerteza, no carter histrico do tempo e no papel da moeda e das instituies financeiras, entre outras.' Dentre os economistas que desenvolvem estudos em teoria ps-keynesiana, destacam-se, basicamente, dois gnipos de pensamento econmico: os keynesianos de Cambridge e os keynesianos " fundamentalisas". Os keynesianos de Cambridge, Inglaterra, cujos principais representantes so J. Robinson, N. Kaldor, R. Harrod e L. Pasinetti, foram os primeiros a questionarem a teoria ortodoxa "keynesiana" a partir das ticas do crescimento e da distribuio de renda. Partindo do pressuposto de que os modelos neoclssicos de crescimento e de distribuio de renda so incompatveis com a viso capitalista de Keynes, esses

Sobre as crticas aos modelos de expectativas racionais, no que concerne s questes de temporalidade e incerteza, ver P. Davidson (1982-83). "(...) monetary economy (...) is essentially one in which changing views about the ftiture arecapable of influencing the quantity of employment and not merely its direction" (Keynes, 1954, p.vii). Sobre uma discusso abrangente ds linhas de pesquisa da obra de Keynes, inseridas nas distintas concepes neo-ricardiana e ps-keynesiana, ver Amadeo & Dutt (1987).

keynesianos criticam e refutam a consistncia lgica e o realismo da teoria neoclssica do capital.^ Por sua vez, os keynesianos "fiindamentalistas", de certa maneira identificados com o J o u r n a l of Post Keynesian Economics, cujos expoentes so P. Davidson e H. Minsky, tm desenvolvido seus trabalhos a partir de trs frentes de pesquisa que no deixam de ser interdependentes: o papel da incerteza, a natureza da moeda e a instabilidade do sistema financeiro. Para essa concepo keynesiana, o objetivo consiste em mostrar que as decises de investimento, poupana e financeiras so determinadas em uma economia monetria, onde, havendo uma incerteza sobre o fiituro, o processo de produo demanda certo tempo. Assim sendo, numa situao em que a incerteza acerca do futuro aumenta, os agentes econmicos passam a reter moeda, e, por conseguinte, h uma insuficincia de demanda efetiva que provoca desemprego na economia. Independentemente, contudo, das duas vises keynesianas, ambas as escolas de pensamento tm como ponto central o fato de que as economias capitalistas so economias essencialmente monetrias, conforme Keynes assim entendia, e, portanto, passveis de crises. Em outras palavras, para os ps-keynesianos a economia no est necessariamente em um estado permanente de pleno emprego, na medida em que as leis de mercado so incompatveis com a instabilidade do prprio capitalismo.

3-Consideraes finais
Como se sabe, o projeto de Keynes na T e o r i a G e r a l consiste basicamente em, por um lado, negar o sistema econmico de mercado auto-equilibrante e auto-regulador e, por outro, apresentar mecanismos econmicos que evitem as flutuaes e depresses econmicas. Para tanto, Keynes desenvolve seu projeto econmico a partir de trs proposies tericas: teoria da determinao da renda (propenso a consumir e muhiplicador), teoria do investimento (eficincia marginal do capital) e teoria da taxa de juros (preferncia pelahquidez). Assim sendo, qualquer interpretao da T e o r i a G e r a l que tente preservar a essncia do pensamento keynesiano deve ter como base terica as proposies acima mencionadas. Das duas verses inteipretatvas apresentadas brevemente nas sees anteriores, sem dvida nenhuma, a teoria ps-keynesiana, apesar d e no pertencer ao mainstream da teoria econmica, identifica-se plenamente com as idias de Keynes, na medida em que direciona sua anlise para o comportamento de uma economia monetria que, por conseguinte, est sujeita instabilidades. Em contrapartida, a teoria neoclssica, por

Sobre uma discusso dos modelos de crescimento e distribuio entre neoclssicos e ps-keynesianos, conhecida na literatura econmica como controvrsia de Cambridge, ver Harcoiirt & Laing (1978).

mais que os fundamentos lgicos e analticos d e suas modelagens tenham tornado todos os economistas "keynesianos", interpreta a Teoria Geral d e maneira b a s tante "equivocada", d e v i d o ao fato d e ignorar e distorcer alguns pontos bsicos d a obra d e Keynes, tais como inverte o efeito-causalidade entre investimento e poupana, abandona o princpio da demanda efetiva em favor da suposio da rigidez salarial, rejeita a anlise dinmico-temporal do equilbrio keynesiano e transforma as expectativas exgenas, o animal spirits sujeito incerteza, em endgenas, risco probabilstico. Para finalizar, cabe ressaltar que a interpretao ortodoxa da Teoria Geral, "keynesianismo bastardo" conforme denominado por J. Robinson (1937), j havia sido questionada pelo prprio Keynes. Ao comentar o artigo de Hicks, Keynes, apesar d e no criticar a essncia d o modelo interpretativo hicksiano, discorda das anlises d e Hicks sobre a eficincia marginal d o capital e da taxa d e juros, duas variveis fundamentais para a dinmica da d e m a n d a efetiva. Assim sendo, ao longo das correspondncias entre ambos, Keynes, ao referir-se especificamente taxa d e juros, havia escrito que "(...) sua teoria realmente diferente d a minha, desculpe-me"'.

Bibliografia
AMADEO, E. & DUTT, A. (1987). Os keynesianos neo-ricardianos e os ps-keynesianos. Pesquisa e Planejamento Econmico, Rio de Janeiro, IPEA, 17(3): 5 6 1 604, dez. BENASSY, J. (1975). Neo-keynesian disequilibrium theory in a monetary economic. Review of Economic Studies, 42 (4):503-23, Oct. CLOWER, R. (1970). The keynesian counterrevolution: a theoretical appraisal. In: , ed. M o n e t a r y theory. New York, Penguin Books. (reimpresso do original d e 1965). DAVIDSON, P. (1978). Money and real world. London, Macmillan. (1982-83). Rational expectations: a fallacious foundation for studying crucial decision-making processes. J o u r n a l of Post Keynesian Economics, 5(2): 182-98, Winter. FRIEDMAN, M. (1968). The role of monetary policy. American Economic Review, 58(1): 1-17, Mar.

(...) your theory is really quite different, forgive me" (Keynes, 1973, p.83).

HANSEN, A. (1941). Fiscal policy a n d business cycles. New York, Norton. HARCOURT, G. & LAING, N. (1978). Capital e crescimento econmico. Rio de Janeiro, Intercincia. HICKS, J. (1969). Mr. Keynes and the "classics": a suggested interpretation. In: HUFFRAGLE, J. & WILLIAMS, H., ed. Macroeconomic theory: selected readings. New York, ACC. (reimpresso do original de 1937). KEYNES, J. M. (1964). T h e general theory of employment, interest a n d money. New York, HBS Book. (1973). T h e general theory a n d after: defence and development. Macmillan. (Collected Writings of John Maynard Keynes, 14). London,

LEIJONHUFVUD, A. (1968). O n keynesian economics a n d t h e economics of Keynes. New York, Oxford Univ. LUCAS Jr., R. (1972). Expectations and the neutrality of money. J o u r n a l of Economic Theory, 4(2): 103-24, Apr, (1980). Methods and problems in business cycle theory. J o u r n a l of Money Credit a n d Banking, 12(4):696-715, Nov. MALINVAUD, E. (1977). T h e theory of unemployment reconsidered. New York, Basil Blackwell. MINSKY, H. P. (1975). John Maynard Keynes. New York, Macmillan. MODIGLIANI, F. (1944). Liquidity preference and the theory of interest and money. Econometrica, 12:45-88, Jan. MUTH, J. (1961). Rational expectations and the theory of movements. Econometrica, 29:315-35, July. PASINETTI, L. (1979). Crescimento e distribuio de renda: ensaios d e teoria econmica. Rio de Janeiro, Zahar. PATINKIN, D. (1956). Money, interest and prices. New York, Harper & Row. ROBINSON, J. (1959). Ensayos de economia poskeynesiana. Mxico, Fondo d e Cultura Econmica. (1937). Introduction t o theory of employment. London, Macmillan. SARGENT,T.(1987). Macroeconomic theory. Orlando, Academic Press. SARGENT, T. & WALLACE, N. (1975). Rational expectations, the optimal monetary instrument, and the optimal money supply rule. J o u r n a l of Political EconoHSiy, 83 (2):241-54, Apr.

Abstract
This article presents the principal ideas of two paradigms in Economics that, directly or indirectly, interpret Keynes' General Theory. That is to say, it compares two schools of economic thought which are related to keynesian theory: neoclassical keynesian theory (neoclassical synthesis, diseqiiilibrium and rational expectations) and post keynesian theory. In the first part, it is concentrated on tlie models that presen keynes' ideas in the neoclassical approach. In the second part, it shows the main branches of post keynesian theory. The article conchides that the keynesian theory is inconipatibie with the first interpretation, diie to the fact that it rejects some of Keynes' ideas found in the General T h e o r j , and that there is an importam association between keynesian and post kejnesian theories because both of them try to analyse a theory that explains a monetary e c o n o m j .

Potrebbero piacerti anche