Sei sulla pagina 1di 4

EFEITOS TRMICOS Cargas externas no so as nicas fontes de tenses e deformaes em uma estrutura.

Outras fontes incluem efeitos trmicos que surgem de diferenas de temperatura, resultantes de imperfeies na construo e pr-deformaes que so produzidas por deformaes iniciais. Outros casos ainda so os assentamentos (ou movimentos) de apoios, cargas inerciais resultantes de movimentos acelerados e fenmenos naturais como terremotos. Efeitos trmicos, desajustes e pr-deformaes so geralmente encontrados em sistemas mecnicos e estruturais. Como regra geral, eles so muito mais importantes no projeto de estruturas estaticamente indeterminadas do que nas estaticamente determinadas. Variaes na temperatura produzem expanso ou contrao de materiais estruturais, resultando em deformaes trmicas e tenses trmicas. Uma ilustrao simples de expanso trmica mostrada na Figura, em que o bloco do material est sem restries e por isso livre para expandir. Quando o bloco aquecido, todo elemento do material sofre deformaes trmicas em todas as direes, e consequentemente as dimenses do bloco aumentam. Se tomarmos o canto A como um ponto de referencia fixado e fizermos o lado AB manter seu alinhamento original, o bloco ter um novo formato designado pelas linhas tracejadas.

Para a maioria dos materiais estruturais, a deformao trmica proporcional diferena de temperatura T; isto ,
T = (T )

em que uma propriedade do material chamada de coeficiente de expanso trmica. Uma vez que a deformao uma quantidade adimensional, o coeficiente de expanso trmica tem unidades inversas quelas da variao de temperatura. Nas unidades SI as dimenses de podem ser expressas por l/K (o inverso de kelvins) ou 1/C (o inverso de graus Celsius). O valor de o mesmo em ambos os casos porque a variao na temperatura numericamente a mesma tanto em kelvins quanto em graus Celsius. Nas unidades USCS, as dimenses de so 1/F (o inverso de graus Fahrenheit). Quando uma conveno de sinal necessria para deformaes trmicas,usualmente assumimos que a expanso positiva e a contrao negativa.

Para demonstrar a importncia relativa de deformaes trmicas, vamos comparar deformaes trmicas com deformaes induzidas por cargas da seguinte maneira: suponha que temos uma barra carregada axialmente com deformaes longitudinais dadas pela equao = / E em que a tenso e E o mdulo de elasticidade. Ento suponha que temos uma barra idntica submetida a uma variao de temperatura T, o que significa que a barra tem deformaes trmicas dadas pela Equao acima. Equacionando as duas deformaes tem-se a equao = E T . A partir dessa equao podemos calcular a tenso axial que produz a mesma deformao que a variao de temperatura T. Materiais estruturais comuns expandem quando aquecidos e contraem quando esfriados, e por isso um aumento na temperatura produz uma deformao trmica positiva. Deformaes trmicas geralmente so reversveis, significando que o membro retorna sua forma original quando sua temperatura retoma ao seu valor original. Entretanto, algumas ligas metlicas especiais que foram recentemente desenvolvidas no se comportam da maneira usual. Em vez disso, sobre certos intervalos de temperatura, suas dimenses diminuem quando aquecidas e aumentam quando resfriadas, a exemplo do que ocorre com a gua do ponto de vista trmico que expande quando aquecida a temperaturas acima de 4C e tambm expande quando resfriada abaixo de 4 C. Uma estrutura estaticamente determinada pode ou no desenvolver tenses de temperatura, dependendo da caracterstica da estrutura e da natureza das variaes de temperatura. Suponhamos, inicialmente, que uma barra de comprimento lo esteja a uma temperatura inicial to. A barra, ao ser aquecida, passa para uma temperatura t 1, automaticamente acarretando o aumento da sua medida linear, lf = lo + l. Essa variao da medida linear, proporcional a variao da temperatura (t), ao comprimento inicial da pea (lo), e ao coeficiente de dilatao linear do material (); desta forma: Lf lo = lo (t to) l = Lo . . t l = variao da medida linear originada pela variao de temperatura Lo = comprimento inicial da pea = coeficiente de dilatao linear t = variao de temperatura Para os casos de resfriamento da pea: (t to) < 0 l = - lo t Suponhamos uma pea biengastada, de comprimento l e seo transversal A, conforme mostra a figura.

Ao retirarmos um dos engastamentos, a variao de temperatura t > 0, provocar o alongamento da pea (dilatao), uma vez que a pea estar livre. Com o engastamento duplo, originar-se- uma carga axial, que reter o alongamento da pea.

Pea livre a uma temperatura inicial to.

Dilatao l originada pela variao de temperatura (t > 0).

Dilatao contida pela reao dos engastamentos

A variao linear devido a variao de temperatura l (t) e a variao linear devido carga de reao axial l (R), so iguais, pois a variao total nula, desta forma temos: l (t) = l (R) lo . . t = N . lo / E . s N = S . E . . t A tenso trmica atuante ser: = N/ S = E . . t Onde: N fora axial trmica tenso normal trmica coeficiente de dilatao linear do material

[ C ]-1

t variao de temperatura [ C ] Exerccios: 1. Uma viga I de ao com comprimento L = 4m e rea de seco transversal S = 2800mm 2 engastadas nas paredes A e B, livre de tenses a uma temperatura de 17C. Determinar a fora trmica, originada na viga, quando a temperatura subir para 42C.

Potrebbero piacerti anche