Sei sulla pagina 1di 6

MISSO REDENTORISTA DO AMAZONAS Ordenao Diaconal

Fr. Francisco Sebastio Nazar de Andrade, CSsR Fr. Jander Castro de Arajo, CSsR

ORDENAO DIACONAL CERIMONIAL

MANAUS AM 2012

RITO DA ORDENAO DE DICONOS


MONIO INICIAL CNTICO Ordem da Procisso de Entrada:
turiferrio; cruciferrio; - ceroferrio; clrigos, dois a dois; o dicono com o livro dos Evangelhos; outros diconos, se houver, dois a dois; presbteros concelebrantes, dois a dois; o Bispo, que avana sozinho, de mitra, levando o bculo pastoral na mo esquerda e abenoando com a mo direita; um pouco atrs do Bispo, os dois diconos assistentes; por fim, os ministros do livro, da mitra e do bculo. Se a procisso passar diante do Santssimo Sacramento, no se pra nem se faz genuflexo.

(O Bispo entrega o bculo e a mitra e incensa o altar). SAUDAO PRESIDENCIAL ATO PENITENCIAL HINO DE LOUVOR ORAO DO DIA (O Bispo recebe a mitra para escutar a Liturgia da Palavra) LITURGIA DA PALAVRA ENTRONIZAO DA PALAVRA 1. LEITURA: SALMO: 2. LEITURA: ACLAMAO AO EVANGELHO (o Bispo coloca incenso no turibulo, depe a mitra e recebe o bculo quando termina o dilogo invitatrio que precede proclamao do Evangelho ) (O Dicono incensa a Palavra e proclama o Evangelho, depois traz para receber a saudao do beijo do Bispo) EVANGELHO:

RITO DE ORDENAO
ELEIO DOS CANDIDATOS (o Bispo recebe a mitra e acompanha sentado na cadeira presidencial ou da cadeira preparada para a Ordenao)

Monio: Os candidatos ordem do Diaconato sero chamados e apresentados a Dom Marcos Piatek, que, por sua vez, indagar sobre a idoneidade dos candidatos e, em seguida, dialogar com eles. O Pe.____________________________________ quem o apresentar. Pe._________: Queiram aproximar-se os que vo ser ordenados Diconos: Fr. Francisco Sebastio Nazar de Andrade, CSsR e Fr. Jander Castro de Arajo, CSsR Fr. Francisco: Presente! Fr. Jander: Presente! (Os Ordinandos aproximam-se do Bispo, fazendo-lhe uma reverncia e ficam de p) Pe. ________: Reverendssimo Pai, a Santa Me Igreja pede que ordenes para a funo de Diconos estes nossos irmos. Dom Marcos Piatek: Podes dizer-me se eles so dignos desse ministrio? Pe. ________: Tendo interrogado o Povo de Deus e ouvido os responsveis, dou testemunho de que foram considerados dignos. Dom Marcos Piatek: Com o auxlio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos estes nossos irmos para a ORDEM DO DIACONATO. ASS: Graas a Deus! (o Bispo com mitra e bculo, se lhe parecer bem) HOMILIA (preparar a cadeira presidencial em frente do altar) PROPSITO DOS ELEITOS Monio: Os eleitos se colocam de p diante do bispo. Dom Marcos Piatek, Pastor da Igreja de Coari dialogar com eles para ouvir sua plena disposio e liberdade em abraar o Ministrio Diaconal. (Somente os eleitos se levantam e se colocam diante do bispo) (o Bispo com mitra sentado) Dom Marcos Piatek: Caros filhos, antes de serdes admitidos Ordem do Diaconado, necessrio que manifesteis, perante todo o povo, o vosso desejo de assumir este ministrio. Queres, pois, ser consagrados ao servio da Igreja, mediante a imposio de minhas mos e a graa do Esprito Santo? Fr. Francisco: Quero! Fr. Jander: Quero! Dom Marcos Piatek: Quereis desempenhar, com humildade e amor, o ministrio dos Diconos, como colaboradores da Ordem Sacerdotal para o bem do povo cristo? Fr. Francisco: Quero! Fr. Jander: Quero!

Dom Marcos Piatek: Quereis guardar o mistrio da f, como diz o Apstolo, com a conscincia pura, e proclamar essa mesma f, atravs de palavras e atos, conforme o Evangelho e a Tradio da Igreja? Fr. Francisco: Quero! Fr. Jander: Quero! Dom Marcos Piatek: Vs, que estais prontos para abraar o celibato, em sinal de vossos coraes consagrados ao Cristo Senhor, quereis guardar para sempre o celibato por amor ao Reino dos Cus, a servio de Deus e da humanidade? Fr. Francisco: Quero! Fr. Jander: Quero! Dom Marcos Piatek: Quereis, de acordo com o vosso estado, perseverar e progredir no esprito de orao e, neste mesmo esprito, segundo vossas condies, realizar fielmente a Liturgia das Horas com o Povo de Deus, em seu favor e pelo mundo inteiro? Fr. Francisco: Quero! Fr. Jander: Quero! Dom Marcos Piatek: Queres imitar sempre, na vossa vida, o exemplo de Cristo, de cujo Corpo e Sangue estareis a servio? Fr. Francisco: Quero, com a graa de Deus! Fr. Jander: Quero, com a graa de Deus! (Os eleitos se aproximam do Bispo, ajoelham-se e pe as mos entre as dos Bispos, um por vez) Dom Marcos Piatek: Prometes respeito e obedincia ao Bispo Diocesano e ao teu legtimo Superior? Fr. Francisco: Prometo. Fr. Jander: Prometo. Dom Marcos Piatek: Deus, que te inspirou este bom propsito, te conduza sempre mais perfeio. LADAINHA MONIO: (Todos se levantam. O Bispo de p, sem mitra e de mos postas, voltado para o povo, convida) Dom Marcos Piatek: Roguemos, irmos e irms, a Deus Pai todo-poderoso que derrame com bondade a sua bno sobre estes seus servos chamados Ordem do Diaconado. (Os eleitos se prostram e canta-se a ladainha, qual todos respondem; nos domingos e no Tempo Pascal, todos permanecem de p; nos outros dias, de joelhos) LADAINHA (Terminada a ladainha, s o Bispo se levanta, sem mitra de mos estendidas)

Dom Marcos Piatek: Senhor Deus, ouvi as nossas splicas e acompanhai com vosso auxlio o que ser feito por nosso ministrio; santificai, com vossa bno, estes nossos irmos que julgamos aptos para o servio dos santos ministrios. Por Cristo, Nosso Senhor. ASS: Amm! IMPOSIO DAS MOS E PRECE DE ORDENAO Monico: A ORDENAO DIACONAL marcada pela Orao Consecratria. O Bispo conferir, pela imposio das mos, o Esprito Santo e consagrar os fratres Francisco Sebastio Nazar de Andrade CSsR e Jander Castro de Arajo CSsR, Diconos da Igreja. Acompanhemos em silncio e em esprito de profunda orao. (Os eleitos se levantam, aproximam-se do Bispo, que est de p junto cadeira presidencial, com mitra, ajoelham-se diante do Bispo) Dom Marcos Piatek: (impe as mos sobre Francisco e Jander em silncio). (O Bispo de p, sem mitra, em frente cadeira, de mo estendidas, diz a Prece de Ordenao; os eleitos devem est ajoelhados) Assisti-nos, ns vos pedimos, Deus todo-poderoso, fonte de todas as graas, que dividis as responsabilidades, repartis os servios, e assinalais os ofcios. Imutvel em vs mesmo, tudo renovais e, dispondo todas as coisas em vossa eterna providncia, por vossa palavra, fora e sabedoria, que Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, concedeis a cada momento, o que mais nos convm. Na variedade dos dons celestes e na diversidade dos membros, fazeis crescer com admirvel unidade, pela fora do Esprito Santo, o corpo de Cristo, a vossa Igreja. Para edificao do novo templo, constitustes trs ordens de ministros para servirem ao vosso nome, como outrora escolhestes os filhos de Levi para o servio do antigo santurio. Assim, no incio da Igreja, os apstolos de vosso Filho, movidos pelo Esprito Santo, escolheram sete homens de bem para ajud-los no servio dirio, confiando-lhes a distribuio dos alimentos, pela orao e imposio das mos, a fim de que eles prprios pudessem dedicar-se mais orao e pregao da palavra. Olhai tambm com bondade, Senhor, estes vossos servos que consagramos como Diconos para o servio do vosso altar. ENVIAI SOBRE ELES, SENHOR, NS VOS PEDIMOS, O ESPRITO SANTO QUE OS FORTALEA COM OS SETE DONS DA VOSSA GRAA, A FIM DE EXERCEREM COM FIDELIDADE O SEU MINISTRIO. Resplandeam neles as virtudes evanglicas: o amor sincero, a solicitude para com os enfermos e pobres, a autoridade discreta, a simplicidade de corao e uma vida segundo o Esprito. Brilhem em sua conduta os vossos mandamentos, para que o exemplo de sua vida desperte a imitao do vosso povo e, guiando-se por uma conscincia reta, permaneam firmes e estveis no Cristo. Assim, imitando na terra o vosso Filho, que no veio para ser servido, mas para servir, possam reinar com Ele no cu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Esprito Santo.

Todos: Amm (Terminada a Prece de Ordenao, todos se sentam. O Bispo recebe a mitra, senta. Os Ordenados se levantam e recebem as vestes diaconais)) ENTREGA DAS VESTES DIACONAIS Monio: Os neodiconos Francisco Sebastio Nazar de Andrade CSsR e Fr. Jander Castro de Arajo CSsR so revestidos das vestes Diaconais: A ESTOLA, sinal visvel de sua prontido de servio permanente ao Povo de Deus e a DALMTICA. Acompanhemos, cantando. CANTO PARA AS VESTES ENTREGA DO LIVRO DOS EVANGELHOS Monio: O Dicono est a servio do Altar, da Caridade e da Palavra. Ele constitudo anunciador da Palavra de Deus. Por isso, ele recebe o Livro dos Evangelhos. (Os ordenados, com as vestes diaconais aproximam do Bispo que est com mitra e ajoelham-se; o Bispo entrega a cada um o Livro dos Evangelhos, dizendo): Dom Marcos Piatek: Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constitudo mensageiro; transforma em f viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares. SCULO DA PAZ Monio: O bispo Dom Marcos Piatek acolhe os novos Diconos em seu presbitrio, com o sculo da paz. Acompanhemos. Dom Marcos Piatek: A Paz esteja contigo! Neodicono: O amor de Cristo nos uniu. (Os diconos presentes acolhem os Ordenados que vo fazer parte do presbitrio) CANTO DE ACOLHIMENTO

LITURGIA EUCARSTICA
PROCISSO DAS OFERENDAS CANTO DAS OFERENDAS ORAO SOBRE AS OFERENDAS ORAO EUCARSTICA SANTO CORDEIRO COMUNHO OREMOS: ORAO PS-COMUNHO

RITOS FINAIS
BENO FINAL

Potrebbero piacerti anche