Sei sulla pagina 1di 16

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre.

In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre


Claudio Marcio Coelho 1

Resumo: O pensamento de Gilberto Freyre foi discutido por pesquisadores de diversas reas das cincias humanas e sociais. Muitos destes estudiosos reconheceram a importncia de suas proposies para a compreenso do Brasil, outros destacaram suas deficincias, distores e limitaes. Apesar das divergncias, os crticos e entusiastas da obra de Freyre concordam que a obra Casa-Grande & Senzala representa uma importante renovao para a pesquisa social brasileira. Freyre foi um pesquisador-detetive. Analisou diversos documentos oficiais, ms no desprezou as fontes extra-oficiais. O autor utilizou fontes inovadoras como: livros de etiqueta, cadernos de modinhas e de receitas de bolos e doces, entre outras. Freyre interpretou suas fontes como indcios reveladores e encarou o passado colonial brasileiro como um enigma, convidando seus leitores a refletir sobre a infncia do Brasil. O indiciarismo presente na anlise freyreana permitiu a identificao de aspectos estruturantes de nossa cotidianidade colonial. Aspectos micro-sociolgicos da histria ntima surgiram dos encontros e desencontros entre a casa-grande e a senzala. Freyre identificou indcios acerca de nossa formao poltica: relaes que persistem ao longo de nossa histria mandonismo, autoritarismo, personalismo, favorecimento, particularismo e a frouxido nas relaes polticas e sociais.

Introduo

Casa-Grande & Senzala considerada uma obra de carter histrico-social, inovadora e polmica que apresenta uma perspectiva a frente dos parmetros tericos e metodolgicos discutidos pelos precursores das cincias sociais no Brasil de 1930. Nela, Gilberto Freyre descreveu a formao do Brasil com um p na cozinha e com um olhar que mirou o canavial da perspectiva do alpendre (Ventura, 2000:76). Publicada em 1933, tornou-se um clssico da sociologia
1. Claudio Marcio Colho Cientista Social (2000), com Mestrado em Histria Social das Relaes Polticas pela Universidade Federal do Esprito Santo (2007). Tambm Coordenador Administrativo do NEI- Ncleo de Estudos Indicirios, vinculado ao Departamento de Cincias Sociais da UFES. membro da Diretoria Executiva do CEDOC - Centro de

66

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

brasileira, destacando-se juntamente com Evoluo poltica do Brasil (1934), de Caio Prado Jnior, e Razes do Brasil (1936), de Srgio Buarque de Holanda, obras marcantes na anlise da formao da sociedade brasileira.

Para o romancista Aldous Huxley, Casa-Grande & Senzala uma obra de valor incontestvel. O Jornal The Economist, de Londres, considera o livro uma grande obra de literatura e sociologia (apud Medeiros, 1980:215). Os antroplogos Roquete-Pinto e Darcy Ribeiro reafirmaram a importncia da obra clssica de Freyre e reconheceram seu carter indispensvel como fonte de pesquisa sobre a formao do Brasil. O crtico de literatura Roberto Ventura considera o livro uma das obras mais polmicas e significativas j publicadas no Brasil.
O ensaio de Freyre foi aclamado como uma ruptura nos estudos histricos e sociais tanto pelo tema - a formao de uma sociedade agrria, escravocrata e hbrida quanto pela idias, como a valorizao do escravo negro e da cultura afro-brasileira, mas, sobretudo pela linguagem, fortemente oral e coloquial, avessa a qualquer rano acadmico ou jargo especializado (Ventura, 2000:10).

Os historiadores Lucien Febvre e Fernand Braudel, e o crtico Roland Barthes reconheceram G.Freyre como um escritor sensvel matria palpvel. Para estes consagrados pensadores, Casa-Grande & Senzala representa uma importante renovao nos estudos histricos e sociais. (Ventura, 2000:15). Freyre contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do pensamento social brasileiro. Seu ensaismo surgiu concomitantemente com o processo de institucionalizao da sociologia brasileira (Roland, 2000:21).

Diferentemente dos entusiastas da obra freyreana, a historiadora Maria Alice Medeiros afirma que G.Freyre no elaborou um esquema alternativo de interpretao histrica (de forma clara e consistente) sobre a formao do

Documentao e Memria Poltica e Social do Esprito Santo e da Linha de Pesquisa Gnero e Sexualidade do NEI.

67

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

Brasil, pois adotou uma abordagem marcantemente cultural, funcional e psicolgica das relaes sociais, o que levou a anlise a assumir contornos indefinidos, no muito precisos, o que acaba, na verdade, por desorientar o leitor. Os elementos culturais foram hiperdimensionados, o que certamente prejudicou o trabalho de reconstruo histrica em sua totalidade. Questes fundamentais para a compreenso da formao do Brasil como a dominao de classe, as relaes de conflito e de explorao foram evitadas. Para Medeiros, o autor
...no desenvolve em seu trabalho uma perspectiva histrica, de tal modo que o processo de colonizao do pas fica reduzido, em muitas passagens, a imagens abstratas e estereotipadas da realidade retratada. Ao desprender os aspectos culturais (e nestes, os psicolgicos) da sua realidade histrica correspondente, Freyre est esvaziando esta categoria de anlise, transformando-as num instrumento descritivo apenas (Medeiros, 1980:224).

O socilogo Fernando Henrique Cardoso reconhece as deficincias tericas da obra. No entanto, apesar do conservadorismo, das idealizaes, do gosto pela palavra sufocando o rigor cientfico e das contradies a
...etnografia do livro , no dizer de Darcy Ribeiro, de boa qualidade [...] por trs das descries, s vezes romanceadas e mesmo distorcidas, h muita pesquisa [...] todos que vem lendo Casa-Grande e Senzala, h 70 anos, mal iniciada a leitura, sentem que esto diante de obra marcante (Cardoso, 2003:05).

Para F.H. Cardoso intil rebater as crticas, elas procedem. O fato que, apesar das limitaes, Casa-Grande & Senzala, foi, e ser referncia para a compreenso do Brasil (Cardoso, 2003:05).

O pensamento de Freyre foi marcantemente discutido por historiadores, socilogos, antroplogos, filsofos. Muitos de seus crticos reconheceram a importncia de suas proposies para a compreenso do Brasil. Outros

68

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

destacaram

suas

deficincias,

distores

limitaes.

Apesar

das

divergncias, seus crticos geralmente concordam em um ponto importante: a obra de Freyre representa uma inovao terica e metodolgica para a pesquisa histrica e social, pois o autor pesquisou fontes at ento desprezadas pela maioria dos cientistas sociais brasileiros na dcada de 30.

1- O indiciarismo na obra de Gilberto Freyre

No prefcio primeira edio de Casa-Grande & Senzala, Freyre descreveu as fontes que pesquisou: confisses e denncias reunidas pela visitao do Santo Ofcio; livros de assentos de senhores de engenho; cadernos recolhedores de fatos; inventrios; cartas de sesmaria; testamentos; correspondncia da corte e ordens reais, pastorais e relatrios de bispos; atas de sesses de Ordens Terceiras, Confrarias e Santas Casas; atas e registro geral da Cmara de So Paulo; livros de batismo, de bitos e casamentos; autos de processos familiares; estudos de genealogia; relatrios de juntas de higiene; documentos parlamentares; estudos e teses mdicas; documentos publicados pelo Arquivo Nacional, pela Biblioteca Nacional e Instituto Histrico Brasileiro, pelos Institutos de So Paulo, Pernambuco e Bahia; cartas e arquivos de famlias; livros de viagem; cartas de Jesutas; livros e cadernos de modinhas, de receitas de bolos e doces; colees de jornais; livros de etiqueta; relatos, cantigas e contos do folclore rural; relatos de ex-escravos; literaturas do romance brasileiro.

As fontes analisadas pelo autor denunciam a realizao de uma pesquisa marcantemente detalhada, abrangente e inovadora. A importncia que Freyre atribuiu a fontes como: cadernos recolhedores de fatos, cartas, livros de viagem, cadernos de modinhas, receitas de bolos e doces, jornais, livros de etiqueta, relatos de ex-escravos, cantigas e contos do folclore rural, entre outras, demonstram a renovao metodolgica que inaugurou nas cincias sociais brasileiras em 1930.

69

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

Gilberto Freyre utilizou um mtodo de pesquisa que valorizava as fontes marginais, documentos de pouca importncia para a pesquisa cientfica acadmica2.

historiador

italiano

Carlo

Ginzburg

est

estudando

um

modelo

epistemolgico que considera milenar, pois remonta as origens da prpria humanidade. Este paradigma est alicerado na valorizao, investigao e anlise de dados pequenos, irrelevantes, imperceptveis e infinitesimais, geralmente desprezados pelos pesquisadores. Trata-se do Paradigma Indicirio.

A investigao indiciria sempre esteve presente no cotidiano dos primeiros grupos humanos, principalmente nas tcnicas utilizadas pelos caadores. O homem aprendeu a importncia da observao e da intuio desde os primrdios da histria humana.
Durante inmeras perseguies, ele aprendeu a reconstruir as formas e movimentos das presas invisveis pelas pegadas na lama, ramos quebrados, bolotas de esterco, tufos de plos, plumas emaranhadas, odores estagnados. Aprendeu a farejar, registrar, interpretar e classificar pistas infinitesimais como fios de barbas. Aprendeu a fazer operaes com rapidez fulminante, no interior de um denso bosque ou numa clareira cheia de ciladas. [...] O caador teria sido o primeiro a narrar uma histria porque era o nico capaz de ler, nas pistas mudas uma srie coerente de eventos. Decifrar ou ler as pistas dos animais so metforas (Ginzburg, 1989:151-2).

Compreendemos o termo mtodo como uma ferramenta que o pesquisador utiliza no estudo dos fenmenos por ele investigados. De fato, Gilberto Freyre praticava o que os especialistas chamam de pluralismo documental, terico e metodolgico. Nosso propsito neste artigo, identificar e discutir como Freyre lanou mo dos princpios e procedimentos do mtodo indicirio na pesquisa social. Um mtodo marcantemente plural, e que faz uso de diferentes procedimentos na investigao e anlise dos fenmenos estudados, exigindo uma postura terico-metodolgica pautada por uma perspectiva inter e transdisciplinar.

70

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

Para Ginzburg, o Paradigma Indicirio ainda no foi devidamente teorizado e sistematizado como um modelo cientfico de anlise da realidade. O autor pretende demonstrar sua importncia nas cincias humanas, o que possibilita o reconhecimento de um modelo epistemolgico que valorize aspectos fundamentais na anlise histrica. A histria humana pode ser reconstruda (desvendada) com base em rastos, pistas, indcios (Ginzburg, 2002:57). Para tal, o pesquisador deve rejeitar a facilidade do paralelo, ou seja, deve desconfiar das interpretaes, das inferncias e das concluses imediatas e prematuras. O pesquisador precisa duvidar das evidncias, pois o que caracteriza esse saber a capacidade, a partir de dados aparentemente negligenciveis, remontar a realidade complexa no experimentvel

diretamente, pois se a realidade opaca, existem zonas privilegiadas sinais, indcios que permitem decifr-la (op. cit, 1989:152 e 177). Ginzburg lembra que, ningum aprende o ofcio de conhecedor [...] limitando-se a pr em prtica regras preexistentes (op. cit, 1989:189).

Segundo Ginzburg, por volta do final do sculo XIX, emergiu silenciosamente no mbito das cincias humanas um modelo epistemolgico (caso se prefira, um paradigma) ao qual at agora no se prestou suficiente ateno. Embora amplamente operante este paradigma no foi explicitamente teorizado. Sua anlise talvez possa ajudar na superao dos incmodos resultantes da contraposio racionalismo versus irracionalismo (op. cit, 1989:143).

No ensaio Sinais: Razes de um Paradigma Indicirio, da obra Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e Histria (1989) Ginzburg analisa as razes do paradigma indicirio na modernidade. O autor constri uma abordagem detetivesca do tema e investiga as bases deste modelo epistemolgico a partir da contribuio pioneira do mdico e especialista em arte, o italiano Giovanni Morelli. Morelli desenvolveu um mtodo de investigao da autenticidade de obras de arte pictrica (quadros). Seu mtodo foi considerado revolucionrio e inovador por seus admiradores; mecnico e grosseiramente positivista por seus crticos mais contundentes. De qualquer forma, Morelli provocou uma revoluo

71

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

nas galerias de arte da Europa entre 1874 e 1876. Esta discusso alcanou tamanha notoriedade que at hoje os historiadores da arte discutem o mtodo morelliano.

Ginzburg explica o mtodo morelliano a partir das proposies do prprio Morelli.


Os museus da Europa, dizia Morelli, esto cheios de quadros atribudos de maneira incorreta. Mas devolver cada quadro ao seu verdadeiro autor difcil: muitssimas vezes encontramo-nos frente a obras no-assinadas, talvez repintadas ou num mau estado de conservao. Nestas condies, indispensvel poder distinguir os originais das cpias. Para tanto, porm (dizia Morelli), preciso no se basear, como normalmente se faz, em caractersticas mais vistosas, portanto mais facilmente imitveis, dos quadros: os olhos erguidos para o cu dos personagens de Perugino, o sorriso dos de Leonardo, e assim por diante. Pelo contrrio, necessrio examinar os pormenores mais negligenciveis, e menos influenciados pelas caractersticas da escola a que o pintor pertencia: os lbulos das orelhas, as unhas, as formas dos dedos das mos e dos ps. Dessa maneira Morelli descobriu, e escrupulosamente catalogou, a forma de orelha prpria de Botticelli, a de Cosm Tura e assim por diante: traos presentes nos originais, mas no nas cpias (op. cit, 1989:144).

Segundo Ginzburg, o renovado interesse pelos trabalhos de Morelli mrito de E.Wind, que viu neles um exemplo tpico da atitude moderna em relao obra de arte atitude que leva a apreciar os pormenores (op. cit, 1989:145).

O mtodo morelliano consiste na identificao e investigao dos aspectos menos vistosos, minuciosos, geralmente negligenciados, e menos

influenciados pela escola a que o pintor pertence. Os pormenores tornam-se reveladores quando so encarados indcios ou pistas. Morelli valorizava os fatos particulares na anlise, e considerava os dados secundrios ou marginais como centrais na anlise. Para Ginzburg, os problemas da investigao morelliana no eram de ordem esttica, mas de ordem filolgica.

72

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

Segundo Wind a psicologia moderna corrobora a proposta investigativa de Morelli, pois nossos pequenos gestos inconscientes revelam nosso carter mais do que qualquer atitude formal, cuidadosamente preparada por ns (apud Ginzburg, 1989:146).

A anlise de Wind constitui uma preciosa intuio sobre a influncia do mtodo morelliano na psicanlise clnica. A analogia de Wind conduz a um trecho do ensaio de Freud, O Moiss de Michelangelo (1914), que pouco estudado. Neste ensaio, Freud revelou as similaridades entre o mtodo psicanaltico e o mtodo morelliano. No primeiro pargrafo da segunda parte, Freud afirma:
Muito antes de ter tido qualquer oportunidade de ouvir falar em psicanlise, soube que um conhecedor de arte russo, Ivan Lermolieff, provocara uma revoluo nas galerias de arte da Europa entre 1874 e 1876, colocando em dvida a autoria de muitos quadros, mostrando como distinguir com certeza as cpias dos originais e criando artistas hipotticos para obras cuja suposio anterior de autoria fora desacreditada. Conseguiu isso insistindo em que a ateno deveria ser desviada da impresso geral e das caractersticas principais de um quadro, dando-se nfase significao de detalhes de menor importncia, como o desenho das unhas, do lbulo de uma orelha, de aurolas e de outras trivialidades no consideradas que o copista desdenha imitar e que, no entanto, cada artista executa sua maneira prpria e caracterstica. Fiquei ento extremamente interessado ao descobrir que o pseudnimo russo ocultava a identidade de um mdico italiano chamado Morelli, que morrera em 1891, como Senador do Reino da Itlia. Parece-me que seu mtodo de investigao tem estreita relao com a tcnica da psicanlise mdica. Esta tambm tem por hbito penetrar em coisas concretas e ocultas atravs de elementos pouco notados ou desapercebidos, dos detritos ou refugos, por assim dizer, de nossas observaes (Freud, 2000, vol. XIII, O Moiss de Michelangelo: parte II).

Para Ginzburg, as similaridades entre Morelli e Freud quanto ao mtodo de investigao da realidade, seja a busca de signos pictricos (no caso de Morelli), ou de sintomas (no caso de Freud), no constitui uma notvel coincidncia, a partir da qual pesquisadores de reas distintas chegaram ao

73

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

mesmo mtodo por caminhos diferentes. Freud apreciava o mtodo morelliano por consider-lo um mtodo interpretativo centrado sobre os resduos, sobre os dados marginais, considerados reveladores (op. cit, 1989:149).

Castelnuovo demonstrou a intrigante similaridade entre o mtodo morelliano e o mtodo de investigao do personagem-detetive Sherlock Homes, criado por Arthur Conan Doyle. O paralelismo entre Morelli e Holmes constitui uma comparao aparentemente sem sentido, entre um especialista em arte e um detetive de literatura de fico. A anlise pormenorizada do mtodo de investigao de ambos reveladora. Morelli buscava caractersticas

minuciosas que identificassem signos pictricos; Holmes, por sua vez, buscava pistas que elucidassem crimes.

Segundo Castelnuovo, no conto A Caixa de Papelo (1892), Sherlock Holmes literalmente d uma de Morelli. A semelhana dos mtodos pode ser verificada na anlise de Wind.
Os livros de Morelli escreve Wind tm um aspecto bastante inslito se comparados aos de outros historiadores da arte. Eles esto salpicados de ilustraes de dedos e orelhas, cuidadosos registros das mincias caractersticas que traem a presena de um determinado artista, como um criminoso trado pelas suas impresses digitais... qualquer museu de arte estudado por Morelli adquire imediatamente o aspecto de um museu criminal... (apud Ginzburg, 1989:145).

Ginzburg identificou um aspecto que aproxima metodologicamente Morelli, Freud e Doyle: a semitica mdica. A medicina uma cincia que se empenha exaustivamente no diagnstico de doenas inacessveis observao direta, considerando tambm os aspectos indiretos, muitas vezes classificados como irrelevantes, mas preciosos para o mdico-observador atento. O mdico fundamenta sua anlise a partir de sintomas que se manifestam de forma imediata, porm no despreza os sintomas que se apresentam de forma indireta. Sua viso anato-patologista construda na formao acadmica

74

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

valoriza os pormenores psico-fisiolgicos que podem desvendar a doena. Um mdico atento aos detalhes, e que aprendeu a duvidar das evidncias, desenvolve um olhar treinado como um detetive a procura de pistas reveladoras. Evita a anlise superficial e as concluses precoces. Descobre que o diagnstico resulta de uma anlise detetivesca do processo sadedoena, e desenvolve o que S.Holmes declarou no conto Um Estudo em Vermelho (1887): Em mim a observao uma segunda natureza (Doyle, 1988:35).

A analogia proposta por Ginzburg poderia com justia incluir o nome de Gilberto Freyre, pois o mtodo de pesquisa freyreano consiste na busca de fontes, isto , indcios reveladores acerca da formao da sociedade brasileira. Freyre foi um pesquisador-detetive, por isso, no se baseou, como normal mente se faz, em caractersticas mais vistosas (Morelli apud Ginzburg: 1989:144).

F.H.Cardoso revelou algumas categorias do Mtodo Indicirio na obra freyreana. Para Cardoso discpulo da escola paulista de sociologia , Freyre analisa fragmentos (pormenores) e convida seus leitores a construir pistas (indcios) para entender relaes sociais e histricas.
...Gilberto Freyre no conclui. Sugere, incompleto, introspectivo, mostra o percurso, talvez mostre o arcabouo de uma sociedade. Mas no totaliza. No oferece, nem pretende, uma explicao global. Analisa fragmentos e com eles faznos construir pistas para entender partes da sociedade e da histria (Cardoso, 2003:6).

Mas o Mtodo Indicirio no busca a rigorosidade cientfica no sentido da cincia galileana. Seu rigor se constri de forma flexvel, aliado a sensibilidade, instinto e tcnica, que se articulam para o alcance de uma verdade possvel, superando a verdade absoluta dos positivistas e a impossibilidade da verdade dos ps-modernos.

75

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

Este mtodo constitui formas de saber ou conhecer a realidade, que so imponderveis, pois dependem do golpe de vista, da intuio e do faro do pesquisador. A fora do mtodo indicirio est na representao da realidade de forma concreta, e sua fraqueza est na dificuldade de submet-lo as vantagens da abstrao terica.

De fato, Freyre confiava em sua intuio e faro de pesquisador. Sua obra apresenta-se como uma espcie de sociologia da auto-anlise, onde o autor constri a histria de suas memrias ntimas a partir da conciliao de razo, emoo e rigorosidade cientfica flexvel. Seu lirismo e saudosismo podem ser facilmente identificados na escrita introspectiva e na narrativa emocionada do passado3.

Freyre lanava mos de todos os recursos possveis, nele, no se verificava auto-censura na escolha dos temas, s vezes o ntimo e o social se conjugavam em um s plano.
...Casa-Grande & Senzala comea pelo familiar que, segundo Hegel, o mistrio do mistrio. Para alcanar o contentamento de si, o conhecimento da subjetividade do pai, da me, dos filhos, da criadagem. Na forma de reconstruir a vida dos nossos antepassados quase desaparece da narrativa a viso adulta. a histria da vida de menino no Brasil [...] Quanto ao mtodo, ele mesmo, pessoal, intransfervel (Vasconcellos, 2000: 20).

Freyre ensaiou a construo de uma histria do cotidiano e privilegiou temas valorizados por historiadores franceses representantes da Nova Histria, movimento que surgiu na Frana a partir de 1960, difundido pelos herdeiros da Escola dos Annales, iniciada nos anos 30, por Marc Bloch e Lucien Febvre (Burke, 1991:23). Historiadores como Fernand Braudel, interessaram-se pela histria da vida material, enquanto Georges Duby e Philippe Aris voltaram sua

Roger Bastide chamava Freyre de Proust da Sociologia.

76

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

ateno para a histria da famlia, da sexualidade, do amor, do corpo e das mulheres, valorizando o estudo do cotidiano e da vida privada.

O historiador Peter Burke lembra que Fernand Braudel esteve no Brasil, passando pela USP, nos anos 30, quando ministrou aulas memorveis. Naquela ocasio, Braudel conheceu Gilberto Freyre e ficou impressionado com a representao da casa-grande como microcosmo e como metfora da sociedade hbrida, agrria e escravocrata. Braudel escreveu a introduo edio italiana de Casa-Grande & Senzala, em 1965 (Burke, 1991:116; Ventura, 2000:86).

Obras literrias, como os romances histricos dos irmos Goncourt exerceram influncia no pensamento freyreano. Para os Goncourt, a histria ntima de um povo um verdadeiro romance. Casa-Grande & Senzala apresenta similitudes com grandes obras romanescas como A Comdia Humana, de Balzac (1799-1850), O Ciclo dos Rougon-Macquart, de Zola (1840-1902). Nestas obras, os romancistas franceses procuram entender, de forma semelhante aos historiadores sociais, a interao indivduo-sociedade ou sociedade-indivduo (Ventura, 2000:61-62).

2- Indiciarismo e poltica no pensamento de Gilberto Freyre

Para Freyre, a sociedade brasileira nasceu na intimidade da vida privada das fazendas, das Casas-Grandes, das Senzalas, acima do Estado e da Igreja (Roland, 2000:25). A igreja era subserviente aos senhores de engenho. A figura do Estado s entrou em cena com a chegada da corte de Dom Joo VI, no incio do sculo XIX, momento de centralizao poltica, de urbanizao e de re-europeizao do Brasil.

O portugus trouxe para o Brasil comportamentos ligados a sua plasticidade cultural, a valorizao dos excessos e paixes, ao personalismo das relaes

77

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

sociais. Estas caractersticas somaram-se a colonizao implantada nos trpicos: Senhores de Engenho com poder de verdadeiros Senhores Feudais; Sociedade Patriarcal, Agrria e Escravocrata centrada no poder de Famlias Influentes; subservincia da Igreja; ausncia de um Estado Organizado4.

Este contexto contribuiu para que a vida pblica se confundisse com a vida privada. Este fenmeno foi estudado pelo antroplogo Roberto Damata. Na obra Carnavais, Malandros e Heris (1979), Damata discute esta caracterstica da formao do Brasil. A Casa e a Rua se confundem nas relaes sociais. A Rua espao pblico, muitas vezes se torna a extenso da Casa espao privado. A vida pblica tornou-se o palco da valorizao dos excessos, das paixes pessoais e a extenso dos interesses da vida privada (Damata, 1979).

Os senhores de engenho e as famlias mais ricas transferiram para a vida pblica seu autoritarismo e seus interesses particulares. Eis a gnese do autoritarismo, do coronelismo e do oligarquismo na sociedade brasileira. Voc sabe com quem est falando? Eis o eco do mandonismo dos Senhores de Engenho, e de seus herdeiros: os Coronis.

Ricardo Benzaquen de Arajo (1994) ressalta um aspecto, que a primeira vista, no percebido pela maioria dos leitores e crticos da obra freyreana. Para Freyre, as paixes e seus excessos foram sempre gabados pelos colonizadores. Esse contexto scio-cultural no favoreceu a vida pblica e menos ainda a democracia. Sua anlise descortina algo aparentemente surpreendente, o aspecto poltico de sua obra, um politicismo, como tudo nela, original (Cardoso, 2003:07).

Como vemos, a obra freyreana revela indcios importantes acerca de nossa formao poltica, e apresenta os desafios da consolidao da democracia brasileira. A vida pblica vivenciada pelos brasileiros como a extenso das
Em Razes do Brasil (1936), Sergio Buarque de Holanda corrobora a anlise de Freyre. Para Holanda, o elemento portugus instituiu no Brasil, uma sociedade caracterizada pela falta de hierarquia organizada e pela frouxido das relaes sociais (Holanda, 1988).
4

78

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

relaes familiares, e as razes desta invaso do pblico pelo privado devem ser procuradas na histria ntima da casa-grande microcosmo social e cenrio multifacetado das relaes de mandonismo e de favorecimento na histria das relaes polticas no Brasil. De fato, o estudo de Gilberto Freyre desnuda o vnculo entre a histria ntima e a instncia poltica.

As relaes sociais construdas na intimidade da casa-grande constituem o embrio da formao do Estado brasileiro. O mandonismo dos coronis e o nepotismo das oligarquias, fenmenos sociais que tanto influenciaram nossa histria poltica, tm suas origens na tirania dos senhores de engenho e na supremacia das famlias mais ricas do regime patriarcal-rural.

O politicismo de Freyre, embora acusado de conservadorismo, contribuiu para a elaborao de obras clssicas do pensamento poltico brasileiro, como: Os Donos do Poder (1958), de Raymundo Faoro. Faoro valorizou as proposies sociais e polticas da anlise de Freyre. No Brasil patriarcal-rural sempre prevaleceu o que Faoro chama de o poder das minorias.

Segundo o cientista poltico Mauro Petersen, talvez a maior contribuio e inovao do pensamento poltico de Freyre tenha sido sua constatao de que o Brasil de 1930, no era um pas de brancos, negros ou ndios. O Brasil se formou como um pas hbrido, como uma nao mestia. Freyre superou as proposies racistas de Slvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha (pioneiros das cincias sociais brasileiras), e elaborou uma teoria social que valorizou o aspecto positivo da miscigenao, reafirmando o carter mestio de nossa formao. Apesar das limitaes e das acusaes de conservadorismo, o pensamento poltico freyreano desnuda indcios polticos importantes, que no podem ser ignorados.

79

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

Referncias

ARAJO, Ricardo Benzaquen de. Guerra e Paz: Casa-Grande & Senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

BURKE, Peter. A revoluo francesa da historiografia: a Escola dos Annales, 1929-1989. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991.

CARDOSO, Fernando Henrique. Quase mito. Caderno mais! Brasil: frente e verso. Jornal Folha de So Paulo, n 606, p. 4-7, ano 2003.

DAMATA, Roberto. Carnavais, malandros e heris. So Paulo: Zahar, 1979.

DOYLE, A. Conan. Um estudo em vermelho. So Paulo: tica, 1988.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formao do patronato poltico brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1958.

FREUD, Sigmund. O Moiss de Michelangelo. In: Edio Eletrnica das Obras Completas de Freud. Trad. Jayme Salomo. So Paulo: Imago, 2000.

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1933.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria. So Paulo: Cia. das Letras, 1989.

______. Relaes de fora histria, retrica, prova. So Paulo: Cia. das Letras, 2002.

80

COELHO, Claudio M. Casa-grande & senzala: indiciarismo e poltica na obra de Gilberto Freyre. In: SINAIS Revista Eletrnica - Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.02, v.1, Outubro. 2007. pp.66-81.

HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1936.

MEDEIROS, Maria Alice de A. Casa-Grande & Senzala: uma interpretao. Dados, Revista de Cincias Sociais. Rio de Janeiro, vol. 23, n 2, 1980, 215 236 pp.

ROLAND, Maria Ins de. Gilberto Freyre. So Paulo: cone, 2000.

VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. O xar de Apipucos. So Paulo: Casa Amarela, 2000.

VENTURA, Roberto. Casa-Grande e Senzala. So Paulo: Publicafolha, 2000.

81

Potrebbero piacerti anche