Sei sulla pagina 1di 21

PROGRAMAS SYNGENTA NA PROTEO FITOSSANITRIA DA MANGEIRA E MANEJO DA INDUO FLORAL COM CULTAR COMO FATOR DE LUCRATIVIDADE

Andr Lus Gnaccarini Villela Eng. Agr, Suporte Tcnico ao Mercado, Syngenta Proteo de Cultivos Ltda., fone 81 3423-4811. E-mail: andre.villela@syngenta.com

INTRODUO

O cultivo da mangueira (Mangifera indica L.) no Vale do So Francisco vem passando, nos ltimos anos por um processo de tecnificao guiado pelo aumento das exigncias nacionais e internacionais (Eurepgap, USA-Gap, Produo Integrada de Frutas, Certificaes) no processo produtivo para atender quesitos que proporcionem que o sistema possa identificar/comprovar a rastreabilidade do produto final a ser comercializado quanto aos processos utilizados para sua produo atravs de anotaes no caderno de campo, que comprovem a conformidade das Boas Prticas Agrcolas uso de defensvos agrcolas registrados e de maneira correta e segura com respeito ao meio ambiente, com os objetivos de garantir a inocuidade da fruta alimento que no cause adversidade sade e produo de frutos com qualidade fsica (pradronizvel), biolgica (sanidade) e qumica (resduos).

MANEJO FITOSSANITRIO

Observa-se frequentemente o uso desordenado dos defensivos agrcolas a campo no controle fitossanitrio da mangueira, prejudicado a produo e comercializao no mercado externo e interno, cada dia mais exigentes, assim como, incidindo na produtividade e por conseqncia na lucratividade. Pode-se

atribuir esse fato, em parte, falta de uma estratgia objetiva no manejo de pragas (doenas e insetos praga), resultando na chegada da fruta na casa de embalagem com maior fonte de inculo, resultando em maiores perdas por descarte de materiais j apresentando sintomas e sinais que depreciam o fruto para a comercializao, menor eficincia do controle de doenas em ps-colheita pelo tratamento trmico e qumico, diminuindo o aproveitamento de frutos aptos exportao com significativo aumento dos riscos de que a carga apresente patologias no porto de destino.

Programas de Tratamento

Frente a esse cenrio, a Syngenta, nos ltimos anos vem formatando uma estratgia de controle de pragas (doenas e insetos praga) denominada Programas Syngenta para a Manga. A filosofia dessa estratgia est na proteo do cultivo visando manuteno do potencial produtivo da mangueira evitando o gasto energtico resultante do ataque das pragas planta. Assim a planta drena fotoassimilados para a produo de frutos, resultando na qualidade fsica e maior produtividade. Benefcios da adoo dessa estratgia: Planejamento: A vantagem da otimizao dos recursos humanos e da infraestrutura da fazenda pelo planejamento prvio das atividades relacionadas aos tratos fitossanitrios resulta em reduo de custos e organizao dos setores operacionais e logsticos da propriedade, pelos fatores: Previso do investimento: Apesar dos Programas de Uso apresentarem flexibilidade em funo do clima e presso das pragas, h uma previso do investimento pelo conhecimento das principais pocas e estdios fenolgico da planta em funo dos danos e necessidade de proteo. Facilidade ao produtor: A produo compreende em complexo de processos (manejo de solo, adubao, nutrio, poda, comercializao, etc.) entre eles a proteo fitossanitria que demandam tempo e conhecimento especficos, assim a Syngenta em sua especialidade, traz uma recomendao segura ao produtor advinda do acmulo de conhecimentos sobre a proteo de plantas. Segurana de retorno: Tem-se evidenciado os riscos recorrentes da falta de qualidade devido ao ataque de pragas na cultura da manga. A Syngenta oferece

uma proposta de tratamento previamente testada e com resultados comprovados a campo, com uma maior segurana de retorno ao capital investido. Manejo da Resistncia das Pragas aos Defensivos: A estratgia de controle contempla a alternncia de defensivos de diferentes grupos qumicos e modos de ao recomendados pelos comits de ao contra resistncia a defensivos, resultando no controle mais fcil, pois evita o aumento das populaes com baixa sensibilidade aos defensivos, promovendo maior eficincia no controle. Flexibilidade: Pelo do conhecimento das principais pragas incidentes na cultura e seu potencial de causar dano formatou-se o melhor posicionamento dos diferentes produtos durante o ciclo da cultura, considerando-se: o complexo de doenas e as principais fases de ocorrncia e seu controle; pocas do ano X intensidade de doena pela favorabilidade sua ocorrncia.

Setor de Fungicidas Fundamentos e Recomendaes

Associaremos brevemente os estdios fenolgicos s principais pragas e opes de controle qumico (Figura 1). Conhecidas as principais pragas e pocas de ocorrncia/dano, pode-se estabelecer uma estratgia de controle (Programa de Tratamento), visando manter a s populaes de pragas e a presso da doena abaixo do nvel de dano econmico. Vale salientar ainda que, para frutferas in natura, os danos que interferem na qualidade visual da fruta so irreversveis, depreciando o produto final para comercializao.

Figura 1. Ciclo da Mangueira x Ocorrncia de Doenas e Insetos Praga


Ms de produo
01 02 Crescim. Vegetativo Aplic. Cultar 03 04 05

Ciclo c/ Cultar
06 07 08 09 10 11 12

Paraliz. Crescimento Induo Florao Frutificao Colheita Poda

Odio

Antracnose Morte descendente Microcaro Cochonilha Tripes Lagartas da Pancula

Crescimento Vegetativo

Durante esse perodo, deve-se atentar para o ataque do microcaro (Aceria mangiferae) que leva morte das gemas laterais, provocando um superbrotamento (Figura 2), plantas raquticas com copa mal estruturada, sendo tambm vetor do fungo Fusarium spp., o principal agente causal da malformao (Figura 3).

Figura 2. Malformao dos ramos produtivos

Figura 3. Malformao do boto floral

Para o seu controle, recomenda-se o uso do enxofre elementar, que auxilia a nutrio, visto que esse elemento essencial para a formao da metionina, presente no processo da elongao do tubo polnico na fecundao das flores. H tambm a utilizao do Vertimec (abamectina), na dosagem de 100 mL do produto comercial/100 L gua, caso as populaes apresentem-se elevadas. Outra praga incidente nesta fase a mosquinha-da-manga (Erosomyia mangiferae), para seu controle recomenda-se o uso de inseticidas piretrides seletivos a inimigos naturais. Florao

Certamente, este o principal perodo para a proteo da produo, visto que neste estdio fenolgico em que ocorrem os principais danos causados por insetos praga e a instalao da principal doena da mangueira, a antracnose.

antracnose

(Colletrotichun

gloeosporioides)

ataca

ramos

novos,

inflorescncias, folhas e frutos, causando desfolhamento, queda de flores e frutos e diminuio da produtividade e qualidade. Uma vez infectado, o fruto apresentar os sintomas aps o incio da sua maturao, geralmente em ps colheita. O controle qumico deve-se iniciar em pr-florada (gemas entumecidas) com a utilizao de um fungicida sistmico Amistar (Azoxistrobinana) dose de 120 g do produto comercial/ha. Outras pulverizaes devem ser realizadas durante o florescimento e frutificao em intervalos de 15 a 20 dias, alternando com princpios ativos com diferentes modos de ao como o triazol Score (Difenoconazole) na dose de 200 mL/ha, auxiliando tambm no controle de odio (Oidium mangiferae) e seguindo assim a estratgia anti-resistncia recomendada pelo FRAC (Fungicide Resistance Action Commite). Uma pulverizao em pr-colheita pode ser realizada, caso haja forte presso de doena com Amistar (Azoxistrobina) na dose de 120 g/ha ou 15 g/100 L de gua, respeitando o intervalo de segurana de dois dias antes da colheita. Em complemento ao tratamento a campo, utiliza-se o tratamento em ps-colheita, onde os frutos so imersos em soluo contendo Tecto SC (Thiabendazole) na dosagem de 400 mL/100 L de gua durante um minuto com espalhante adesivo (Agral) a 0,05 %. Este Programa de Tratamento tem-se mostrado a campo altamente eficiente no controle do complexo de doenas da mangueira (antraconse, odio, morte descendente, alternaria e fusarium). nesta fase tambm que ocorrem os principais danos causados por insetospraga, como: Tripes (Selenothrips rubrocinctus e Frankliniella schultzei) e lepidptero da inflorescncia (Pleuroprucha asthenaria), esta ltima sendo favorecida pela malformao da pancula. No controle desses insetos, recomenda-se o uso de inseticidas piretrides seletivos a inimigos naturais e inseticidas fisiolgicos especficos de baixa toxicologia respectivamente.

Frutificao e maturao

Passado o perodo crtico de ataque de doenas e pragas que lesionam diretamente a fruta, devemos atentar para uma importante praga que pode trazer restries exportao, principalmente para os mercados americano e japons, as moscas-das-frutas (Anastrepha spp. e Ceratites capitata). Outra praga incidente nestas fases so as cochonilha (Aulacaspis tubercularis, Pseudaonidia tribitiformis e Pseudococcus adonidum), onde

recomenda-se o uso de inseticidas do grupo dos neonicotinides seletivos a inimigos naturais.

CONSIDERAES FINAIS

A evoluo dos conhecimentos e de mtodos de previso e mensurao de doenas levar a substituio de intervalos definidos entre as aplicaes, para aplicaes com critrios mais precisos, ajudando o setor a utilizar os defensivos de forma mais correta e segura. Todos os produtos acima citados esto registrados junto ao MAPA para a cultura da mangueira, seguindo a legislao brasileira e os protocolos para exportao. Vale salientar tambm os cuidados dispensados para uma boa qualidade do fruto, que tem incio com raleio, toalete, inclusive a pintura dos frutos com a Cal para evitar queimaduras do sol no lado poente da planta. Com estes cuidados possvell se obter frutos de boa qualidade, tamanho uniforme, colorao, etc. bom lembrar, que para que todo esse processo tenha sucesso imprescindvel o acompanhamento nutricional rigoroso dentro das necessidades da mangueira. Com este manejo e a induo floral com o uso do Cultar (paclobrutazol) possvel programar a produo para melhores janelas de mercado (Figura 4).

Figura 4. Sazonalidade de preos da manga nos mercados domestico e internacional.

Tcnicas do Manejo da Induo Floral

Existem uma srie de prticas envolvendo poda, nutrio e irrigao, alm do regulador de crescimento vegetal Cultar. As tcnicas do manejo da induo floral devem ser ajustadas de acordo com cada fase fenolgica e o controle fitossanitrio adequado acima citado. Para fazer um bom manejo de poda, necessrio conhecer a anatomia da mangueira, como pancula, gema apical, gema axial, regio anelar, primeiro, segundo e terceiro fluxo, etc. A poda de ps-colheita possibilita obter melhor material de produo para a safra seguinte, como gemas mais homogneas e mais frteis; plantas com menor porte, facilitando operaes de raleio, colheita, etc...; mais arejadas, com melhor

arquitetura, facilitando as pulverizaes com produtos qumicos no controle de insetos-praga e doenas e, ainda, promovendo melhor qualidade de frutos (Figura 5).

Figura 5

Fatores que influenciam o processo da florao

Como afirmado anteriormente, a nutrio a base fundamental para o sucesso do manejo da induo floral. O manejo da poda na ps-colheita, permite a renovao da parte area da planta como tambm estimula a renovao das razes efetivas as quais so responsveis pela absoro dos elementos chaves para sntese de fotoassimilados, assim como do Cultar, aplicado via solo aps a emisso do segundo fluxo vegetativo. nas razes tambm, onde produzida a citocinina, o fitormonio mais importante na diferenciao do tecido vegetativo em reprodutivo.

Temperatura

A temperatura um fator muito importante no florescimento da mangueira. Em condies naturais, com temperatura diurna de 31 oC e noturna 25 oC, os ramos

10

no floresceram, (Shu & Sheen, 1987). Nas regies tropicais, onde no ocorrem temperaturas frias durante a noite, a florao da mangueira s acontece quando os brotos (gemas) atingem determinada idade (maturao).

Giberelina

A biossntese de giberelina mais acentuada em temperaturas elevadas, favorecendo a brotao dos ramos e suprimindo a florao da mangueira, (NuezElizea & Davenport, 1995). O regulador de crescimento vegetal Cultar, inibe a biossntese da giberelina, contribuindo para a inibio do crescimento dos ramos, promovendo a maturao das gemas e consequentemente favorecendo a florao. Os ramos vegetativos em desenvolvimento so fontes de giberelina e auxina.

Citocinina

A citocinina por sua vez, sintetizada no pice das razes e transportadas via xilema para as gemas apicais, desempenhando um importantssimo papel na diferenciao do tecido vegetativo em reprodutivo. Os estudos anatmicos dos brotos da mangueira demonstram que a gema apical composta de primrdios foliares e primrdios florais e para que haja a diferenciao floral necessrio um verdadeiro equilbrio entre os hormnios. A auxina e a giberelina so responsveis pelo crescimento vegetativo e a Citocinina pelo crescimento reprodutivo (Tongunpai et al., 1996), esse balano hormonal que influencia a florao.

Etileno

No processo fisiolgico da florao da mangueira, temos ainda o etileno como um grande responsvel pela maturao dos rgos reprodutivos da planta (Fellipe,1979). Quando a planta inicia a biosntese do etileno se observa exudao de ltex nas gemas apicais e uma acentuada epinastia nas folhas maduras (Davenport & Nuez-Elizea, 1997). Alm do etileno endgeno, temos o etefon, conhecido quimicamente como cido 2-cloroetil-fosfonico, que aplicado em

11

pulverizao entre 200 e 300 ppm numa soluo com ph<3, se transforma em etileno dentro da planta, estimulando tambm a planta a continuar produzindo etileno necessrio at a total maturao dos ramos (Figura 6).

Figura 6

Fonte: Davenport, 1995.

Cultar ( Paclobutrazol )

O Cultar tem sido utilizado para otimizar a florao da mangueira promovendo a paralisao do crescimento vegetativo e reduzindo o alongamento da brotao (Tongumpai et al., 1999; Chen, 1997; Ferrari & Sergent, 1996; Nunes-Elizea & Davenport, 1995; Daziel & Laurence, 1994; Tongumpai et al., 1989). A principal ao do Cultar inibir o processo de biosntese de giberelinas. O Cultar absorvido atravs das razes, tecidos, ramos e folhagem (Tongumpai et al, 1991; Burondka & Gunjate, 1993), entretanto nas condies do semi-rido, a melhor recomendao a aplicao via solo. O Cultar absorvido pelas razes, circulando pelo xilema at as folhas e gemas. Em movimento acroptalo, no tem mobilidade pelo floema (Ferrari & Sergent, 1996), portanto no deixa resduo nos frutos.

12

O Cultar deve ser aplicado no solo mido devendo-se irrigar logo aps, j que a gua o veculo de conduo do produto para o permetro radicular. A aplicao deve ser bem distribuda em pequenas covas ou em sulco circular com 10 a 15 cm de profundidade a uma distncia do tronco que varia de 60 a 150 cm dependendo da idade da planta, observando-se ainda a localizao da maior concentrao das razes efetivas (Figura 7). Tambm comum a aplicao do Cultar no colo da planta (Figura 8). O movimento do Cultar no interior da planta lento, chegando at as gemas meristemticas, inibindo a diviso celular e comprometendo a biosntese de giberelina pela inibio da oxidao de kaurene para cido karenico, reduzindo o nvel de diviso celular sem causar citoxicidade (Daziel & Lawrence, 1984); as conseqncias fisiolgicas so reduo do crescimento vegetativo e um melhor aproveitamento de substncias assimilveis pela planta. As folhas das plantas tratadas com Cultar, apresentam colorao verde escura intensa, contendo um maior teor de clorofila. Outro incremento do Cultar, o favorecimento de maior ndice de flores hermafroditas, que permite maior frutificao (Bernadi & Moreno, 1993; Voom et al., 1993; Kurian & Yer, 1993).

Figura 7

13

Figura 8

Aplicao no Colo da Planta

Fonte: Engo Agro M.Sc. Francisco Fernandes da Costa

Para o sistema de irrigao por gotejamento (Figura 9), recomendado fazer a aplicao sempre abaixo de cada gotejo ou em sulco linear ao lado dos gotejadores. importante cobrir o Cultar logo aps a aplicao, pois o mesmo sensvel a fotodecomposio. O Cultar deve ser diludo em um a dois litros de gua por planta, para facilitar a distribuio (Albuquerque et al, 1999a).

14

Figura 9

Fonte: Engo Agro M.Sc. Francisco Fernandes da Costa

Para obter sucesso na aplicao do Cultar importante observar o critrio de dosagem recomendado, (Albuquerque et al., 1999a, 1999b; Albuquerque & Mouco, 2000), que determina de um modo geral, a dosagem de um grama do principio ativo (Paclobutrazol) por metro linear do dimetro da copa da mangueira; entretanto na prtica recomendam-se maiores cuidados e bom senso, analisando-se um conjunto de caractersticas como: histrico da planta, tipo de solo, se drenado ou no, vigor vegetativo da planta, variedade e o residual no solo remanescente da aplicao da safra anterior, que poder ser observado visualmente aps a poda com a emisso dos brotos vegetativo. Quando o resduo do Cultar significativo, observa-se nos brotos um vigor vegetativo comprometido, neste caso recomenda-se reduzir a dosagem em 50 a 70 % com relao safra anterior (Albuquerque & Mouco, 2000). No que diz respeito variedade, vale destacar a capacidade de vegetao da planta, assim, como a Kent e Haden, que possuem um vigor vegetativo elevado, portanto, exigem uma dose de Cultar bem maior do que a cultivar Tommy Atkins, (Tabela 1). O manejo da induo floral no Vale do So Francisco, alm do Cultar e do etefon ainda conta com um terceiro elemento, o sulfato de potssio (K2SO4) o qual aplicado de 2 a 2,5% em duas ou trs aplicaes com um intervalo de sete dias a

15

partir de sessenta dias de aplicao do Cultar, comum tambm se aplicar o sulfato de potssio nestas mesmas dosagens, intercalando-se com o etefon com intervalo de sete dias. O on potssio interfere na relao potssio/nitrognio (K/N), evitando que a planta vegete e colaborando com a maturao dos ramos, melhorando a fertilidade da gema. Dando continuidade ao manejo da induo floral, vem a ltima operao que a quebra da dormncia que normalmente feita com nitrato de potssio (KNO3), nitrato de clcio (CaNO3) e ultimamente com o nitrato de amnia (NH4NO3), que a campo vem dando bons resultados, alm do baixo custo. Esses nitratos so usados em pulverizaes aps um perodo de noventa a cem dias da aplicao do Cultar. O nitrato de potssio usado na concentrao de 3 a 4%, o nitrato de clcio de 2 a 3% e o nitrato de amnia a 1,5%.

Tabela 1. Recomendao de dosagem de paclobutrazol (Petrolina, PE)

Dimetro (m) 2,00 2,25 2,50 2,75 3,00 3,25 3,50 3,75 4,00 4,25 4,50 4,75 5,00 5,25

rea (m2) 3,14 3,98 4,91 5,94 7,07 8,30 9,62 11,04 12,57 14,19 15,90 17,72 19,64 21,65

PBZ (gr) 1,65 1,80 2,00 2,20 2,45 2,70 2,90 3,20 3,60 4,00 4,45 4,90 5,35 5,80

PBZ (gr/m linear) 0,83 0,80 0,80 0,80 0,82 0,83 0,83 0,85 0,90 0,94 0,99 1,03 1,07 1,10

PBZ (gr/m2) 0,53 0,45 0,41 0,37 0,35 0,33 0,30 0,29 0,29 0,28 0,28 0,28 0,27 0,27

16

5,50 5,75 6,00 6,25 6,50

23,76 25,97 28,27 30,68 33,18

6,30 6,80 7,35 8,10 8,90

1,15 1,18 1,23 1,30 1,37

0,27 0,26 0,26 0,26 0,27

Fonte: Albuquerque & Mouco (2002)

O nmero de pulverizaes de 4 a 6 aplicaes, em intervalos de sete dias. As pulverizaes com nitratos so mais recomendadas nos horrios de temperaturas mais baixas, no incio da noite ou pela madrugada, para melhor absoro. As respostas s aplicaes do nitrato, variam bastante e dependem de diversos fatores, como: condies climticas, equilbrio nutricional da planta, variedade e principalmente do estado nutricional (grau de maturao) das gemas.

bom salientar que a irrigao dever ser reduzida aos sessenta dias da aplicao do Cultar e s deve retornar aos ndices normais, quando for observada a florada acima de 50% (Figura 10).

17

Figura 10

Fonte: Engo Agro M.Sc. Francisco Fernandes da Costa

Conforme se observa no quadro acima, possvel identificar as diversas fases da cultura, e dando nfase florao, neste devido momento que se devem observar os maiores cuidados fitossanitrios, ou seja, as pulverizaes contra pragas e doenas to propcias nesta fase.

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALBUQUERQUE, J.A.S. de; MOUCO, M. A. do C. Efeitos, doses e aplicaao do paclobutrazol em mangueira sob condies de alta temperatura do ar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 16., 2000, Fortaleza. Resumos... Fortaleza: Embrapa Agroindstria Tropical: SBF, 2000. CD-ROM.

ALBUQUERQUE, J.A.S. de; MOUCO, M. A. do C.; REIS, V.C. Application methods of paclobutrazol on mango crops. In: INTERNATIONAL MANGO SYMPOSIUM, 6.; 1999, Pattaya, Thailand. Working abstracts & program. Pattaya: Kasetsart University; ISHS; / HSST, 1999a. 225p.

ALBUQUERQUE, J.A.S. de; MOUCO, M. A. do C.; MEDINA, V.D.; SANTOS, C.R.; TAVARES, S.C.C. de H. O cultivo da mangueira irrigada no Semi-rido Brasileiro. Petrolina, PE: Embrapa Semi-rido; VALEXPORT, 1999b 77p.

AVILAN, L.A.; ALVAREZ, C.R. EL mango. Caracas: Editorial America, 1990. 401p.

BEN-TAL, Y. Flowering: its control by vegetative growth inhibition. Acta Horticulturae, Wageninger, n.179, p. 329-335, 1986.

BERNARDI, M.; MORENO, M. Reporte tcnico, Paclobutrazol, ZENECA Mexicana S.a de C.V. Evaluacin experimental del fitorregulador cultar.[S.1.: s.n.], 1993. 50p. 1993.

BURONDKAR, M. M.; GUNJATE, R.T. Control of vegetative growth and induction of regular and early cropping in Alphonso mango with paclobutrazol. Acta Horticulturae, Wageninger, n.341, p.206-215, 1993.

CHACKO, E. K. Mango flowering-still an enigma Acta Horticulturae, Wageniner, n.291, p.12-20, 1992.

19

CHARNIVICHIT,

S.;

TONGUMPAI,

P.;

SAGUAWSUPYAKORN,

C.;

PHAVAPHUTANOW, L.; SUBHARDDRABANDHUS, S. Efect of paclobutrazol on canopy size control and flowering of mango, cv nan dok mai twai n.4, after hard pruning. Acta Horticulturae, Wageningen, n.291, p.60-66, 1991.

CHEN, W. S. Endogenous growth substances in relation to shoot growth and flower bud development of mango. Journal of American Society Horticulturae of Science, V.112, N.2, P.360-363, 1987.

CULL, B. W. Mango crop management. Acta Horticultura, Wageningen, n.291, p.154-173, 1991.

DAVENPORT, T. L.; NUEZ-ELISEA, R. Reproductive Phisiology. In: LITZ, R.E. The mango. Wallingford: CAB International, 1997, p.69-121.

DAZIEL, J.; LAWRENCE, D.K. Biochemical and biological effects of kaurene oxidase inhibitors, such as paclobutrazol. British Plant Grownth Regulators Group Monograph, v.4, p.1-14, 1984.

FELIPPE, G. M. Etileno. In: FERRI, M. G. Fisiologia Vegetal. 2.ed. So Paulo: E.P.U.., 1979. p.163-192.

FERRARI, D.F.: SERGENT, E.A. Promocin de la floracin y frutifacacin en mango (Mangifera indica, L.) cv. Haden, com paclobutrazol. Revista de la Facultad de Agronomia, Maracay, n.22, p.9-17, 1996.

International Simposium On Tropical And Subtropical Fruits (3:2004:Fortaleza, Ce , Brasil). Fruits For Health World: Programa And Abstracts. Fortaleza : Embrapa Agroindstria Tropical, 2004. 183 p. Embrapa Agroindstria Tropical, Documentos, 83.

20

NUEZ-ELISEA, R. Ethylene and endogenons factors possibly envolved in mango flowering. Acta Horticulturae, Wageningen, n.275, p.441-447, 1990.

NUEZ-ELISEA, R; DAVENPORT, T.L. Efect of leaf age, duration of coal temperature treatament, and photoperiodo on bud dormaney release na floral unitiaton in mango. Scientia Horticulturae, Amsterdam, v.62, p.63-73, 1995.

NUEZ-ELISEA, R; DAVENPORT, T.L. Expression of the endogenous flowering promoter in mango (Mangifera indica, L). Proceedings of the Plant Growth Regulator of Society Ameriacan, p.245-247, 1989.

21

Potrebbero piacerti anche