Sei sulla pagina 1di 4

O que Indstria Cultural?

Teixeira Coelho
Captulo 01 Industria Cultural e Cultural Industrial 1.1 Industria Cultural, Meios de Comunicao de Massa e Cultura de Massa Meios de Comunicao de Massa x Cultura de Massa a 2 depende da 1.

Meios de Comunicao de Massa

comea a surgir com Guttemberg (sc XV)

Cultura de Massa surge com os primeiros jornais, j que, at ento, s a elite letrada tinha acesso aos meios de comunicao. Junto ao jornal o romance de folhetim, a opereta, o cartaz e o teatro em revista situam a Cultura de Massa na segunda metade do sculo XIX. Industria Cultural de mercado (sc XIX) Variao Cultural Diversidade Cultural o termo denota a necessria presena da indstria (sc. XVIII) e a economia

resultados da histria da comunidade. subjugar uma cultura aos critrios de outra (racismo) acompanha a variedade histrica.

Hierarquizao das Culturas

Estudos sistemticos e detalhados de muitas culturas permitiram destruir os falsos argumentos dessas concepes preconceituosas. No existe relao necessria entre caractersticas fsicas de grupos humanos e suas formas culturais, nem tampouco a multiplicidade das culturas implica quebra da. unidade biolgica da espcie humana. A diversidade das culturas existentes acompanha a variedade da histria humana, expressa possibilidades de vida social organizada e registra graus e formas diferentes de domnio humano sobre a natureza.

Relativismo Cultural

o ponto de vista ser sempre do observador.

Passa-se assim da demonstrao da diversidade das culturas para a constatao do relativismo cultural. Observem o quanto essa equao enganosa. S se pode propriamente respeitar a diversidade cultural se se entender a insero dessas culturas particulares na histria mundial. Se insistirmos em relativizar as culturas e s v-las de dentro para fora, teremos de nos recusar a admitir os aspectos objetivos que o desenvolvimento histrico e da relao entre povos e naes impe. No h superioridade ou inferioridade de culturas ou traos culturais de modo absoluto, no h nenhuma lei natural que diga que as caractersticas deuma cultura a faam superior a outras. Existem, no entanto, processos histricos que as relacionam e estabelecem marcas verdadeiras e concretas entre elas.

Cultura e Sociedade

alteridade prxima.

Assim, tanto no estudo de culturas de sociedades diferentes quanto das formas culturais no interior de uma sociedade, mostrar que a diversidade existe no implica concluir que tudo relativo, apenas entender as realidades culturais no contexto da histria de cada sociedade, das relaes sociais dentro de cada qual e das relaes entre elas. Nem tudo que diverso o da mesma forma. No h razo para querer imortalizar as facetas culturais que resultam da misria e da opresso. Afinal, as culturas movem-se no apenas pelo que existe, mas tambm pelas possibilidades e projetos do que pode vir a existir.

Captulo 02 O que se entende por Cultura De maneira genrica: o que caracteriza uma populao humana 1Concepo aspectos de uma realidade social.
A primeira dessas concepes preocupa-se com todos os aspectos de uma realidade social. Assim, cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existncia social de um povo ou nao, ou ento de grupos no interior de uma sociedade. Podemos assim falar na cultura francesa ou na cultura xavante. Do mesmo modo falamos na cultura camponesa ou ento na cultura dos antigos astecas. Nesses casos, cultura refere-se a realidades sociais bem distintas. No entanto, o sentido em que se fala de cultura o mesmo: em cada caso dar conta das

caractersticas dos agrupamentos a que se refere, preocupando-se com a totalidade dessas caractersticas, digam elas respeito s maneiras de conceber e organizar a vida social ou a seus aspectos materiais.

2Concepo vida social.

conhecimentos, idias e crenas, e maneiras como esses aspectos existem na

Neste caso, quando falamos em cultura estamos nos referindo mais especificamente ao conhecimento, s idias e crenas, assim como s maneiras como eles existem na vida social. Observem que mesmo aqui a referncia totalidade de caractersticas de uma realidade social est presente, j que no se pode falar em conhecimento, idias, crenas sem pensar na sociedade qual se referem. O que ocorre que h uma nfase especial no conhecimento e dimenses associadas. Entendemos neste caso que a cultura diz respeitei a uma esfera, a um domnio, da vida social.

Cultura

Do latim colere (cultivar).

O termo foi usado na Roma Antiga para designar a educao de uma pessoa (acepo, por vezes, usada at os dias atuais). Sc. XIX poderia das naes europias em outros povos intensifica e passa a tomar ares cientficos. Cultura Nacional comunidade. estudos sobre a cultura se

o que caracteriza a Nao. Traos comuns entre os membros da

Preocupaes que surgem com o estudo da Cultura: 1) o conceitos de alta cultura, isto , cultura dominante; 2) conceito de qualquer cultura.
Cultura pode por um lado referir-se alta cultura, cultura dominante, e por outro, a qualquer cultura. No primeiro caso, cultura surge em oposio selvageria, barbrie; cultura ento a prpria marca da civilizao. Ou ainda, a alta cultura surge como marca das camadas dominantes da populao de uma sociedade; se ope falta de domnio da lngua escrita, ou falta de acesso cincia, arte e religio daquelas camadas dominantes. No segundo caso, pode-se falar de cultura a respeito de qualquer povo, nao, grupo ou sociedade humana. Considera-se como cultura todas as maneiras de existncia humana.

Cultura passa a ser entendida como uma dimenso da realidade social, a dimenso no material, uma dimenso totalizadora, pois entrecorta os vrios aspectos desta realidade todo o conhecimento de uma sociedade sobre si mesma e como este transmitido. Cultura estudo dos processos de simbolizao. atravs destes signos que se transmite a cultura (cdigos). Cultura = processos globais, fatores de mudana social e motivo de conflito de interesses. Processo Social transformao por que passam as sociedades (a cultura uma das dimenses deste processo) Constituio Histrica sociedade. produto coletivo da vida humana. Contedo e produto de cada

Captulo 03 A Cultura em nossa sociedade Popular x Erudito o chamado erudito se refere ao refinamento que uma pequena camada social tinha acesso nos fins da Idade Mdia. Assim, o popular se torna aquilo que manifestado pelas classes dominadas. Indstria Cultural setor especfico. Ncleo da uma cultura homogeinizadora, transmitida atravs da chamada comunicao de massa (aparato das sociedades modernas)
No h dvida de que a indstria da cultura, centrada nesses meios de comunicao de massa, um elemento muito importante dessas sociedades modernas. O ritmo acelerado de produo e consumo, principalmente nos perodos de expanso das economias desses pases, anda acompanhado de uma comunicao rpida e generalizada. As mensagens e informaes circulam com velocidade compatvel com a dos produtos materiais dessas sociedades. Alm do mais, a indstria cultural ela mesma uma esfera de atividade econmica, com inverses de capital, recrutamento de mo-de-obra especializada, desenvolvimento de novas tcnicas, produo de bens e servios. Da mesma forma, esses meios de comunicao so elementos fundamentais da prpria organizao social, e esto sem dvida associados ao exerccio do poder e ordenao da vida coletiva.

Meios de Comunicao de Massa personagens da paisagem social, capazes de solidificar comportamentos e idias das camadas dominantes.
No h dvida de que a indstria da cultura, centrada nesses meios de comunicao de massa, um elemento muito importante dessas sociedades modernas. O ritmo acelerado de produo e consumo, principalmente nos perodos de expanso das economias desses pases, anda acompanhado de uma comunicao rpida e generalizada. As mensagens e informaes circulam com velocidade compatvel com a dos produtos materiais dessas sociedades. Alm do mais, a indstria cultural ela mesma uma esfera de atividade econmica, com inverses de capital, recrutamento de mo-de-obra especializada, desenvolvimento de novas tcnicas, produo de bens e servios. Da mesma forma, esses meios de comunicao so elementos fundamentais da prpria organizao social, e esto sem dvida associados ao exerccio do poder e ordenao da vida coletiva. Por todas essas razes, esses meios de comunicao de massa fazem parte da paisagem social moderna. Eles penetram em todas as esferas da vida social, no meio urbano ou rural, na vida profissional, nas atividades religiosas, no lazer, na educao, na participao poltica. Tais meios de comunicao no s transmitem informaes, no s apregoam mensagens. Eles tambm difundem maneiras de se comportar, propem estilos de vida, modos de organizar a vida cotidiana, de arrumar a casa, de se vestir, maneiras de falar e de escrever, de sonhar, de sofrer, de pensar, de lutar, de amar.

Indstria Cultural projeto dos interesses dominantes. As mensagens transmitidas no representam a cultura da sociedade. Captulo 04 Cultura e relaes de poder

Preocupaes com a Cultural surgem aliadas ao progresso da sociedade e seu conhecimento, bem como s novas formas de dominao.
Hoje em dia os centros de poder da sociedade se preocupam com a cultura, procuram defini-la, entend-la, control-la, agir sobre seu desenvolvimento. H instituies pblicas encarregadas disso; da mesma forma, a cultura uma esfera de atuao econmica, com empresas diretamente voltadas para ela. Assim, as preocupaes com a cultura so institucionalizadas, fazem parte da prpria organizao social. Expressamseus conflitos e interesses, e nelas os interesses dominantes da sociedade manifestam sua fora. uma caracterstica dos movimentos sociais contemporneos a exigncia de que esse setor da vida social seja expandido e democratizado. Isso particularmente importante quando se considera as mazelas culturais de um povo como o nosso, como, por exemplo, o analfabetismo, o controle do conhecimento e seus benefcios por uma pequena elite, a pobreza do servio pblico de educao e de formao intelectual das novas geraes. Como vocs podem ver, as preocupaes com a cultura mantm sua proximidade com as relaes de poder. Continuam associadas com as formas de dominao na sociedade, e continuam sendo instrumentos de conhecimento ligados ao progresso social.

Cultura e Mudana Social dominao.

lutas pela universalizao e lutas contra as relaes de

por isso que as lutas pela universalizao dos benefcios da cultura so ao mesmo tempo lutas contra as relaes de dominao entre as sociedades contemporneas, e contra as desigualdades bsicas das relaes sociais no interior das sociedades. So lutas pela transformao da cultura.

Observao Adicional:
Contracultura um movimento que tem seu auge na dcada de 1960, quando teve lugar um estilo de mobilizao e contestao social e com ele novos meios de comunicao em massa. Jovens inovando estilos, voltando-se mais para o anti-social aos olhos das famlias mais conservadoras, com um esprito mais libertrio, resumindo como uma cultura underground, cultura alternativa ou cultura marginal, focada principalmente nas transformaes da conscincia, dos valores e do comportamento, na busca de outros espaos e novos canais de expresso para o indivduo e pequenas realidades do cotidiano. Surgiu ento a contracultura que pode ser definida como um iderio altercador que questiona valores centrais vigentes e institudos na cultura ocidental. Justamente por causa disso, so pessoas que costumam se excluir socialmente e alguns se negam a se adaptarem as vises aceitas pelo mundo. Com o vultoso crescimento dos meios de comunicao, a difuso de normas, valores, gostos e padres de comportamento se libertavam das amarras tradicionais e locais como a religiosa e a familiar -, ganhando uma dimenso mais universal e aproximando a juventude de todo o globo, de uma maior integrao cultural e humana. Destarte, a contracultura desenvolveu-se na Amrica Latina, Europa e principalmente nos EUA onde as pessoas buscavam valores novos.

Potrebbero piacerti anche