Sei sulla pagina 1di 5

Resina Uria-Formaldedo

Alunos: Hanna Martiniano, Eduardo M., Nathlia Rosa, Letcia Bellucci e Marcelo T.S. 3 QUIN. Turma: 01e 02 Disciplina: Polmeros Professor: Ricardo Data realizao do experimento: 11/06/2013 Entrega relatrio: 25/06/2013

Suzano-SP 2013.

1. Introduo
Polmeros de condensao: Dentre as reaes de polimerizao que caracterizam a formao de plsticos sintticos, tm-se um grande destaque os polmeros de condensao. Neste tipo de reao, ocorre processos de eliminao de outra molcula, sendo que geralmente esta molcula a gua. Em outros processos, so observadas a liberao de outros tipos de molculas, como por exemplo o HCl, NH3, etc. No caso destes tipos de reao, no necessria a dupla ligao entre os carbonos para que ocorra a adio, mas sim de grupos especficos dos compostos para que ocorra a condensao de um molcula mais simples, e consequentemente a unio entre as molculas de interesse. (PEREIRA, 2009). Um exemplo deste tipo de reao que foi o primeiro de importncia industrial o baquelite, formado pela unio do fenol com molculas de formaldedo: (FELTRE,2004)

Representao da reao entre fenol e formaldedo na formao do baquelite, imagem retirada de Qumica, volume 3 Ricardo Feltre

Por possuir hidrognio ao redor, esses tipos de reaes possuem a caracterstica de serem polmeros tridimensionais, sendo assim bem rgidos e termofixos, isto , no podem ser amolecidos e remoldados pelos calor, em altas temperaturas podem at mesmo se decompor: (IBID.)

Imagens: Ricardo Feltre Volume 3

2. Objetivo: realizar a produo de uma resina a partir da uria e do


formaldedo

3. Parte Experimental:
3.1 Materiais e reagentes
Balana semi-analtica; Pipeta graduada; Bquer de 100 mL; Pra de suco; Formas para molde; cido Clordrico P.A Uria P.A; Formaldedo P.A. 3.2 Procedimento experimental Pesou-se cerca de 7,5 g de uria e adicionou-se em 15 mL de formol, Agitou-se o sistema at que toda a uria fosse dissolvida no formol. Na capela, colocou-se a soluo dentro da forma molde e foi adicionado gota a gota, 1,5 mL de HCl concentrado, mantendo-se tambm um agitamento constante dentro da forma molde. Esperaram-se alguns segundos e observou-se o ocorrido.

4. Resultados obtidos e discusso


Verificou-se que ao adicionar o HCl concentrado na soluo j preparada, no demorou muito at que ocorresse a polimerizao da resina uria-formol. Sabe-se que esta reao seria um processo natural, j que ocorre atravs da condensao de molculas de gua, isto , um polmero de condensao. Porm, o cido clordrico serviu como catalisador da reao, fazendo com que o mesmo fosse rapidamente obtido. Foi observado tambm a alta temperatura no momento da formao, verificando ento que uma reao

do tipo exotrmica, consequentemente tendo tambm a liberao de vapores de gua, que so caractersticos da polimerizao por condensao.

5. Concluso
Percebe-se que perfeitamente possvel de ser obter polmeros sintticos como meio avaliativo, sem que o mesmo tenha que ter processos industriais de larga escala, como no exemplo do baquelite. Apesar do baquelite ser um dos exemplos mais interessantes no que se diz polmeros de condensao, a resina uria-formol demonstrou perfeitamente um desses exemplos, atravs da rpida e macroscpica polimerizao das molculas de uria e formol.

6. Questes:
1) Represente as reaes ocorridas na sntese da resina uria-formol.

2) O que se pode observar sobre a elasticidade da resina formada?


No possui elasticidade, um polmero do tipo tridimensional, consequentemente possui certa rigidez.

3) Qual a principal aplicao deste tipo de resina?


Quando puro, possui transparncia, com isso, utilizado como vidro plstico.

7. Referncias:
PEREIRA, F.S.G. Polmeros: Fundamentos Cientficos e Tecnolgicos . Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Pernambuco Recife, 2009.

FELTRE, R. Qumica volume 3 6 edio So Paulo: Moderna, 2004.

Potrebbero piacerti anche