Sei sulla pagina 1di 1

Descobrir um exemplo gera oportunidades diversas de raciocnio[1]

Cristina Loureiro

Em menos de dois minutos, capaz de desenhar um quadriltero que tenha dois ngulos rectos e nenhum par de lados paralelos? (Discroll, et al.). Os autores do artigo em referncia apresentam trs resolues diferentes. Numa delas, a pessoa que resolveu a questo afirma que comeou por pensar que os dois ngulos no poderiam ser adjacentes pois isso originava dois lados paralelos, concluindo assim que os ngulos rectos deveriam ser opostos e que os outros dois ngulos deveriam somar 180. Uma segunda pessoa pensou num tringulo rectngulo que reflectiu segundo a hipotenusa, obtendo um exemplar do quadriltero pedido (figura 1). A terceira pessoa, pensou num crculo dividido por um dimetro, considerou um ponto num dos semi-crculos e um ponto no outro, ligou cada um destes pontos com os extremos do dimetro e obteve uma soluo, compreendendo assim que obteria um nmero infinito de solues movendo os pontos e sobre os semi-crculos, sendo que todos estes quadrilteros tinham uma diagonal rgida comum (figura 2). Este desafio aqui discutido uma outra verso da proposta, explorada na nota anterior (Revista 109), e que era a de construir sobre a estrutura ponteada do geoplano um quadriltero s com 2 ngulos rectos opostos. So duas discusses com orientaes diferentes. Esta centra-se na discusso da diversidade de ataque de um problema e das diferentes resolues geradas. A outra orientou-se para o estudo das conexes presentes no raciocnio geomtrico, visto que recorreu a correspondncias numricas proporcionadas pela estrutura ortonormada do geoplano. Para continuar esta discusso, deixo dois novos desafios de descoberta de exemplos, agora sobre uma estrutura circular representada por um geoplano circular (figura 3): (1) construo de quadrilteros com 2 ngulos rectos e sem nenhum par de

Figura 1

Figura 2

lados paralelos; (2) construo de quadrilteros com um par de lados paralelos. Como reflexo final deixo a ideia de que fazer variar a estrutura sobre a qual se formula um problema ajuda-nos a entender o potencial da estrutura fsica de suporte ao raciocnio geomtrico. por isso que nunca demais frisar que os materiais manipulveis no ensino da Matemtica so um meio e no um fim. A sua escolha deve ser bastante criteriosa pois dela dependem os raciocnios que sero desenvolvidos. Voltando ao incio da discusso deste artigo, as trs pessoas que apresentaram trs raciocnios totalmente diferentes conceberam o quadriltero pedido com base em conhecimentos geomtricos distintos e optaram por suportes visuais totalmente diferentes para encontrar um exemplo do quadriltero pedido, no entanto, todas raciocinaram visualmente.

Nota
[1] Este artigo continua a srie de textos curtos sobre ideias matemticas importantes iniciada na revista n. 108.

Referncias Bibliogrcas
Driscoll, M., Egan, M., DiMatteo, R. W. e Nikula, J. (2009). Fostering Geometric Thinking in the Middle Grades. In Timothy V. Craine e Rubenstien Rheta (Eds.), Understanding Geometry for a Changing World. 71th NCTM Yearbook: 155171. Reston: NCTM.
Cristina Loureiro ESE de Lisboa

Figura 3
10 Educao e Matemtica #112

Potrebbero piacerti anche