Sei sulla pagina 1di 108

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa.

PATRCIA LIMA QUINTO

Aula 3 Sistema Operacional: Windows 7 e Tpicos Relacionados


Ol, pessoal!

"A imaginao tudo, uma viso antecipada das atraes da vida que viro. -- Einstein

Pensamento positivo, muita garra, estudo e rumo batalha, que ser cada vez com mais soldados a seu favor. Contem comigo nessa trajetria!!!

Nesta aula abordaremos os principais conceitos relacionados ao Sistema Operacional Windows 7, que tema garantido na prova! Alguns pontos da teoria so abordados sob a forma de exerccios. Fiquem atentos e bons estudos! Profa Patrcia Quinto Twitter: http://www.twitter.com/pquintao Facebook: http://www.facebook.com/professorapatriciaquintao

Contedo desta aula Conceito de Sistema Operacional. Sistema Operacional Windows 7. Lista de Questes Comentadas. Questes Apresentadas na Aula. Gabarito. Conceito de Sistema Operacional

Pgina 01 08 55 97 108

O sistema operacional um programa responsvel por controlar o funcionamento do computador, como um gerente dos vrios recursos disponveis do sistema. Tanembaum

Esta definio muito interessante, pois deixa claro que o Sistema Operacional (SO) um programa que deve controlar/gerenciar o funcionamento da mquina (hardware) e ao mesmo tempo gerenciar tudo que ela disponibiliza, oferecendo recursos de interatividade e usabilidade que facilitem a vida do usurio.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 1

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

A evoluo dos sistemas operacionais est, grande parte, relacionada ao desenvolvimento de equipamentos cada vez mais velozes, compactos e baratos, e necessidade de aproveitamento e controle desses recursos. O surgimento de novos computadores (celulares, tablets, etc.) leva ao surgimento de novos Sistemas Operacionais (SOs) apropriados para esses equipamentos. Hoje j temos: SO para celulares; SO para tablets; SO para aparelhos eletrnicos; SOs Distribudos (Segundo Tanenbaum, um sistema distribudo um conjunto de computadores independentes entre si que apresenta a seus usurios como um sistema nico e coerente). Cloud Computing (Computao na Nuvem): O SO executado na nuvem e utilizamos seus recursos via Internet. Utiliza a memria e as capacidades de armazenamento e clculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet (Exemplos de SOs desse tipo: youOS, eyeOS, etc.).

Figura. Tela do YouOS

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Exemplos de sistemas operacionais ativos: Windows, Linux (vrias distribuies), Solaris, FreeBSD, Unix System V, MINIX, OpenBSD, NetBSD, Android, Symbian, BlackBerry OS, PalmOS, Mac OS X, MeeGo, etc. Principais Funes de um Sistema Operacional Permitir que os programas armazenem e obtenham informao. A persistncia dos dados (HD, pendrive, etc.) um fator primordial para o uso do computador. Imagine atualmente um computador que no possa armazenar dados aps ser desligado... A persistncia dos dados e programas foi e continuar sendo fundamental !!! Isolar os programas dos detalhes especficos de hardware. Quando um programa quiser escrever algo na tela (monitor), basta um comando de escrita (print). Quando quiser ler um arquivo no HD, basta utilizar o comando de abertura de arquivo (open) e a seguir um de leitura (read). Como feita a abertura do arquivo ou a leitura de dados do mesmo, deve ser um problema do SO e no do programador. Controlar o fluxo de dados entre os componentes de um computador. Por exemplo, o ato de salvar um arquivo que voc est editando em disco, escanear um documento ou simplesmente copiar um arquivo do pendrive para o HD. Permitir que os programas sejam executados sem a interferncia de outros programas. A ideia simples, as aes realizadas no editor de imagens no podem interferir no funcionamento lgico do navegador e nem do editor de texto. Neste ponto comeamos a trabalhar com a ideia de contextos independentes de execuo do programa e reas isoladas de memria para cada um. Quando quisermos trocar dados entre os programas podemos, por exemplo, utilizar a rea de transferncia (<ctrl-c> e <ctrl-v>). Permitir que os programas independentes cooperem periodicamente e compartilhem informaes. O exemplo mais simples de compartilhamento o da rea de transferncia, mas os programas atuais utilizam muito os protocolos de rede (TCP e UDP e seus esquemas de portas) para fazer a comunicao entre programas ou mesmo entre as janelas de um mesmo programa. Responder aos erros ou a solicitaes dos usurios. Exemplos: apertar a tecla <esc> para tentar cancelar uma ao, imprimir um documento, salvar um documento, <ctrl><alt><del> no Windows para acionar o gerenciador de tarefas, etc. Facilitar o acesso aos recursos do sistema. As interfaces grficas dos SOs modernos facilitam muito isso, pois o usurio leigo no precisa digitar um monte de comandos complexos para realizar uma ao; Impor um
www.pontodosconcursos.com.br 3

Profa Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

escalonamento entre programas que solicitam recursos. A ideia estabelecer a ordem com que os programas acessam um recurso. Por exemplo a impressora, toda vez que voc manda imprimir algum documento ele colocado na fila de impresso. Esse gerenciamento da impressora realizado pelo SO. Resumindo.... O Sistema operacional o software que controla a alocao e utilizao dos recursos de hardware, como memria, uso da CPU, espao em disco e perifricos. Alm disso, o software fundamental do computador, sobre o qual todos os outros softwares so executados e para o qual os softwares so desenvolvidos. Quer dizer, quando um programador desenvolve um software, ele o faz para um sistema operacional especfico.

Funes do Sistema Operacional: -Gerenciamento do processador; -Gerenciamento da memria; -Gerenciamento de dispositivos E/S; -Gerenciamento de armazenamento; -Interface de aplicativos; -Interface do usurio.

Sistema Operacional um tipo de software bsico que atua como um intermedirio entre o usurio e o hardware do computador. Para trabalhar de forma gil com os sistemas operacionais grficos, preciso conhecer bem o sistema e suas funcionalidades. Certamente, a banca explora vrias maneiras de realizar uma tarefa no Windows e, em especial, cobra itens que no fazem parte da rotina dos usurios mais comuns ou pouco experientes. Manipulao de Arquivos e Pastas Arquivo: um bloco de informaes relacionadas, que est gravado em uma unidade de armazenamento. Tudo o que salvamos no computador vira arquivo. Um arquivo tem de ter um nome, para que se possa identific-lo e diferenci-lo dos demais arquivos na mesma unidade. Arquivos de dados: contm informaes de usurios. Exemplos: arquivos de texto, imagens, sons, vdeos.
www.pontodosconcursos.com.br 4

Principais tipos de arquivos:

Profa Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Arquivos de programas (Arquivos Executveis): contm instrues que sero executadas pelo processador.

Figura Alguns exemplos de arquivos de formatos comuns Os arquivos possuem Nome, data de criao, dono e outros atributos. Tais atributos (incluindo o nome) se encontram no diretrio onde o arquivo est registrado. Dentro de propriedades de arquivos possvel observar todos os dados dos arquivos, vide figura seguinte.

Figura. Exemplo de propriedades de um arquivo de imagem A tabela seguinte destaca algumas extenses de arquivos muito cobradas em provas:
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 5

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Extenso DOC XLS EXE TXT PPT GIF MP3 MPG

Tipo de arquivo Documento criado pelo Microsoft Word. Planilha do Microsoft Excel. Arquivo executvel (um programa). Arquivo de texto simples. Arquivo de apresentao de slides do PowerPoint. Arquivo de imagem. Arquivo de som em formato compactado. Arquivos de vdeo em formato compactado.

Uma pasta, tambm conhecida como diretrio, um pequeno compartimento lgico, criado em uma unidade para organizar melhor seu contedo para o usurio. As pastas so gavetas que podem guardar arquivos ou outras pastas, e, portanto, no pode ser chamada de um tipo de disco, ela criada/alterada e/ou apagada do disco. A criao de novas pastas no Windows Explorer pode ser feita pelo usurio, de modo a facilitar a forma com que os arquivos possam ser armazenados. Voc Sabia!!

Cada disco, pasta, arquivo, aplicao, impressora e computador em rede so representados na tela por um cone. Para evitar a proliferao de cones na tela, gerando uma poluio visual, o Windows organiza os cones em pastas, coloca essas pastas dentro de outras pastas, e assim por diante. Os diretrios (pastas) podem ser organizados em rvores (formando ramificaes), ou seja, um diretrio dentro do outro. Toda unidade de armazenamento possui um diretrio principal, do qual todos os demais diretrios nascem: o Diretrio Raiz.

Caracteres Curinga Utilizamos alguns caracteres especiais que funcionam como mscaras que substituem ocorrncias nos resultados das pesquisas. Os caracteres que utilizamos so o asterisco (*) e o ponto de interrogao (?). O * substitui uma quantidade indeterminada de caracteres quaisquer, enquanto que o ? substitui APENAS UM CARACTERE, qualquer que seja ele. Funciona assim:
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 6

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Pesquisa por *.jpg Retorna todos os arquivos que terminem com .jpg, como: casa.jpg, casamento.jpg, cachorro.jpg e gato.jpg. Pesquisa por ca*.jpg Retorna todos os arquivos que comecem com ca, tenham qualquer quantidade de caracteres no meio e terminem com .jpg, como: casa.jpg, casamento.jpg e cachorro.jpg. No retorna gato.jpg. Retorna todos os arquivos que comecem com ca, seguidos por dois caracteres quaisquer e que terminem com .jpg, como: casa.jpg. No retorna casamento.jpg, cachorro.jpg, nem gato.jpg .

Pesquisa por ca??.jpg

Podemos combinar as mscaras entre si: Pesquisa por ca??.* Retorna todos os arquivos que comecem com ca, seguidos por dois caracteres quaisquer, seguidos por . e que terminem com quaisquer caracteres, como: casa.jpg, casa.doc, casa.gif, capa.gif, capa.xls, etc.

No possvel usar caracteres curinga em um caminho. Por exemplo, C:\Arquivos de programas\*.xl? e C:\Programa ?????\ no so permitidos. Voc no pode especificar um nome de arquivo com uma extenso curinga. Por exemplo, meu_arquivo.xl? no permitido. Vamos ento ao estudo dos sistemas operacionais (ambiente Windows) que podem ser cobrados na sua prova! Principais Verses do Sistema Operacional Windows Windows 95 (Ago/95) Windows 98 (Jun/98) Windows NT (1993) Windows 2000 (Fev/00) Windows ME (Set/00) Windows XP (Out/01) Windows Server 2003 (Abr/03) Windows Vista (Jan/07) Windows Server 2008 (Fev/08) Windows 7 (Out/09)

Windows 8 (Nov/12)
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 7

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

O Windows 7 Rumo ao estudo do Windows 7, o novo sistema operacional da Microsoft que j vem sendo cobrado bastante nos ltimos concursos. Fundamentos do Windows Depois que voc liga o computador e ele passa por seus processos de inicializao, a tela de boas-vindas do Windows 7 aparece. A aparncia da tela e o processo exato de logon no Windows dependem de haver mais de uma conta de usurio em seu computador e de sua conta ser ou no protegida por senha. Se houver apenas uma conta e ela no for protegida por senha, a tela de boas-vindas exibir o nome e a imagem de sua conta de usurio. Para fazer logon no Windows, voc clica na imagem. Se houver apenas uma conta e ela for protegida por senha, a tela de boas-vindas exibir o nome e a imagem de sua conta de usurio e uma caixa de senha. Para fazer logon no Windows, voc digita sua senha e, ento, pressiona Enter ou clica no boto Ir. Se houver vrias contas, a tela de boas-vindas exibir os nomes e as imagens de todas as contas de usurio ativas. Para fazer logon no Windows, voc clica na imagem de sua conta de usurio e, se sua conta for protegida por senha, digita a senha.

Depois que voc faz logon, o Windows 7 carrega o seu perfil de usurio e, em seguida, exibe o seu ambiente de trabalho. Conhecido como rea de trabalho, esse ambiente reflete as configuraes que voc determinou para personalizar o Windows. Vamos ento compreenso dos principais elementos da rea de trabalho.

Desktop (rea de Trabalho) o nome dado tela inicial do sistema operacional Windows, sobre a qual ficam todos os outros elementos grficos, como janelas, cones e barras. Na figura seguinte pode-se visualizar 3 itens importantes, a partir dos quais podemos encontrar e executar as tarefas do Windows. O boto Iniciar, a barra de tarefas e a rea de trabalho propriamente dita, onde visualizamos o cone Lixeira.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Boto Iniciar

rea de Trabalho

Barra de Tarefas

Os gadgets da rea de trabalho so miniprogramas que oferecem visualizao instantnea de informaes e acesso fcil a ferramentas usadas com frequncia. A seguir destacamos alguns dos gadgets que vm com o Windows 7: Calendrio, Relgio, Clima, Manchetes do Feed, Apresentao de Slides e Quebra-cabeas de Imagens. Exemplos: Relgio Se voc apontar para o gadget Relgio, um boto Fechar e um boto Opes aparecero prximos dele.

O Relgio

Manchetes do Feed

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Manchetes do Feed Esse gadget pode exibir ttulos atualizados frequentemente de um site que fornea feeds, tambm conhecidos como RSS feeds, XML feeds, contedo agregado ou web feeds. Geralmente, os sites oferecem feeds para distribuir notcias e blogs. Para receber feeds, preciso ter uma conexo com a Internet. Por padro, o gadget Manchetes do Feed no exibir manchetes. Para iniciar a exibio de um pequeno conjunto de manchetes pr-selecionadas, clique em Exibir manchetes. No Windows Vista, os gadgets foram agrupados na Barra Lateral. O Windows 7 os liberta na tela, onde voc pode mov-los e redimension-los como preferir.

Voc Sabia!! O termo Gadget pode ser conhecido como uma espcie de apetrecho tecnolgico que tem por fim facilitar as tarefas de quem o utiliza. Equipamentos como iPhones, tocadores mp3 e PDAs so considerados Gadgets. Tambm o termo pode ser utilizado para designar os miniaplicativos desenvolvidos para tornar mais simples a vida dos usurios tanto no oferecimento de informaes teis quanto na melhoria de servios pr-existentes. cone Uma representao visual de um programa, pasta, arquivo ou outro objeto ou funo. Por padro, o Windows associa diversos cones a objetos conhecidos, como lixeira etc.

Figura. cone atribudo Lixeira Da mesma forma, os programas que so instalados no sistema j se encarregam de atribuir cones aos seus arquivos de dados e aos seus arquivos executveis.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

10

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura.

cones atribudos por programas instalados no Windows

Os cones podem ser alterados a qualquer momento. Nada impede, por exemplo, que associemos o cone dos arquivos de Excel a todos os arquivos do Word. Isso, entretanto, em nada afeta o contedo do arquivo nem o programa ao qual o arquivo est associado. Atalho uma forma direta de acessar objetos dos quais precisamos com mais frequncia. So representados por cones e podem estar na rea de trabalho, na barra de tarefas do Windows ou mesmo em qualquer pasta do sistema. Podemos ter atalhos para programas, pastas ou arquivos especficos, para outros computadores ou para sites na rea de trabalho ou em qualquer outra pasta. Via de regra, ao aplicarmos um clique duplo a um atalho, o sistema operacional executa o alvo do atalho clicado. Assim, se acionamos um atalho para uma pasta, o sistema abre uma janela referente pasta alvo. Em outra hiptese, se acionamos um atalho para um endereo da Internet, o sistema abre o navegador de Internet padro na pgina alvo do atalho. Um atalho possui uma seta curva em sua base inferior. Isto o diferencia visualmente do objeto que ele referencia.

Figura. cones de atalhos so identificveis pela presena de uma seta no canto inferior esquerdo de seus cones Atalhos tambm podem ser ativados clicando-se com o boto direito do mouse e selecionando abrir no menu exibido. Se clicamos com o boto direito em um atalho e selecionamos a opo Propriedades, no menu, aberta uma janela que traz informaes sobre o funcionamento do atalho, como o tipo de atalho, o seu alvo, a configurao da janela a ser aberta, entre outros.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 11

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Quando o atalho recebe um clique duplo, a pasta original, de disco, programa ou documento acionada. Alm disso, uma tecla de atalho pode ser associada ao cone de atalho para encurtar caminhos. Obs.: As operaes que fazemos em um atalho incidem somente sobre ele e no sobre seu alvo!! Por exemplo, se excluirmos um atalho cujo alvo um programa, o programa continua intacto! H vrias formas de se criar um atalho: Pode-se clicar sobre a rea de trabalho com o boto direito do mouse e selecionar Novo -> Atalho.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

12

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

A mais direta e comum clicar sobre o objeto alvo com o boto direito do mouse e selecionar Criar atalho.

Outra forma muito comum clicar sobre o objeto alvo com o boto direito do mouse e selecionar Enviar para rea de trabalho (criar atalho). Essa operao cria o atalho diretamente na rea de Trabalho.

Janelas O Windows 7 exibe informaes em janelas. Elas so a alma da interface do Windows. Uma janela pode preencher a tela inteira ou ocupar apenas parte dela. Independente de seu tamanho, uma janela contm alguns elementos tpicos: Barra de Ttulo Barra de Status Barra de Ferramentas Barra de Rolagem cone do Menu Controle Localizada na parte superior da janela, pode indicar o objetivo da janela, o nome do programa em execuo na janela e/ou o nome do arquivo aberto no programa. Localizada na parte inferior da janela, fornece informaes sobre o contedo da janela e, s vezes, sobre elementos na tela para os quais voc aponta para outro, como segue. Algumas janelas oferecem faixas de botes de atalho que substituem os comandos de menu. Aparece no lado direito ou na parte inferior da janela se ela no grande o suficiente para mostrar todo o seu contedo. O cone ao lado do ttulo na verdade um menu que oferece comandos para dimensionar (tamanho), mover, minimizar, maximizar, restaurar e fechar a janela. Um clique nesse cone abre um menu com as principais operaes aplicveis a janelas. A combinao de teclas Alt + Barra de Espao produz o mesmo efeito. Voc pode clicar duas vezes neste
www.pontodosconcursos.com.br 13

Profa Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

cone para fechar a janela. Limites da Janela (Fronteira) Boto Minimizar Boto Restaurar Para redimensionar uma janela com o mouse, basta posicionar o ponteiro sobre uma de suas bordas, clicar e arrastar at que se tenha o efeito desejado. Permite reduzir a janela a um boto na barra de tarefas do Windows (o que chamado de minimizar a janela). Quando a janela preenche a tela inteira, voc clica no boto Restaurar abaixo para que ela ocupe apenas parte da tela (o que chamado de reduzir a janela). Quando a janela ocupa apenas parte da tela, voc clica no boto Maximizar para que ela preencha a tela (o que chamado de maximizar a janela). Permite fechar a janela. Se a janela contm um programa ou arquivo, fech-la tambm poder encerrar o programa ou fechar o arquivo.

Botes de Gerenciamento de Janela

Boto Maximizar

Boto Fechar

Obs.1: Quando a janela ocupa apenas parte da tela, ela circundada por uma moldura. Voc pode arrastar as bordas da moldura para mudar o tamanho da janela. Obs.2: Os botes Maximizar e Restaurar compartilham uma posio na barra de ttulo; apenas um boto aparece por vez. Pode-se maximizar ou reduzir o tamanho de uma janela, clicando Obs.3: duas vezes em sua barra de ttulo. Obs.4: Para mover uma janela com o mouse, basta clicar sobre sua barra de ttulos e arrast-la ao local desejado. Com o teclado, a operao similar de redimensionamento. S podemos mover ou redimensionar janelas que no estejam maximizadas. Voc pode fechar uma janela de vrias formas: Clique no boto Fechar (o X, no canto superior direito). Pressione Alt + F4. D um duplo clique no cone de controle no canto superior esquerdo. Clique o cone de controle no canto superior esquerdo e em seguida, selecione Fechar no menu que aparecer.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 14

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Boto direito do mouse no boto da barra de tarefas da janela e, em seguida, escolha Fechar no menu de atalho. Feche o programa que voc est usando, faa logoff ou desligue o computador. Trabalhando com vrias Janelas O sistema permite trabalhar com vrias janelas abertas ao mesmo tempo. Ento possvel editar um texto enquanto l as mensagens de e-mail. Quando isto acontece, uma das janelas abertas a janela ativa, ou seja, aquela que est apta a receber os comandos, a interagir com o usurio. Esta janela fica frente das demais (em primeiro plano) e recebe os dados do teclado. importante salientar que mesmo uma janela sem o foco continua trabalhando. Uma impresso, por exemplo, no interrompida quando a janela perde o foco para outra. Dizemos neste caso, que a execuo est sendo feita em segundo plano. Obs.1: Para ativar uma janela de segundo plano, clique em qualquer lugar dela. Se outras janelas esto cobrindo-a, clique em seu nome na barra de tarefas. Obs.2: Para alternar entre as janelas abertas, utilize as teclas Alt + Tab. Um pequeno painel aparece no centro da tela, preenchido com os cones de pastas e programas abertos, cada vez que pressionar Alt + Tab e segurar por um determinado tempo.

Importante! Alt + Tab Alt + Esc Alterna entre janelas de programas abertos. Alterna entre janelas na ordem em que foram abertas.

Novas Tcnicas de Gerenciamento de Janelas O Windows 7 apresenta novas tcnicas de gerenciamento de janelas, destacadas a seguir: a)Aero Peek Torna as janelas abertas temporariamente invisveis para que voc possa ver a rea de trabalho do computador.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

15

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

b)Aero Shake Minimiza as janelas em que voc no est trabalhando para que possa se concentrar em uma tarefa especfica ( como se a sua mesa estivesse toda bagunada, voc recolhe tudo com exceo do que est sendo usado no momento e quando voc precisa abre a gaveta e est tudo l, fcil, no mesmo!!). Obs.: Aero Shake permite minimizar rapidamente TODAS as janelas abertas EXCETO a que voc quiser. Depois, voc pode restaurar todas as janelas, com a mesma facilidade. Veja como: Na janela que voc deseja manter aberta, arraste (ou sacuda) a barra de ttulo de um lado para o outro, rapidamente. Para restaurar as janelas minimizadas, sacuda a janela aberta novamente.

Figura. Aero Shake. Fonte: Microsoft, 2010. c)Snap Dimensiona janelas rapidamente especficas da rea de trabalho. para se encaixar em reas

Podemos utilizar o Snap por exemplo para organizar janelas lado a lado (til ao comparar dois documentos ou ao arrastar arquivos de um lugar para outro), para expandir janelas verticalmente (interessante para ler documentos mais longos); para maximizar uma janela, podendo se concentrar melhor nela, sem se distrair com outras janelas abertas. Veja esses exemplos ilustrados a seguir:

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

16

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura. Snap. Fonte: Microsoft, 2010. Abas Uma janela pode conter abas (ou guias). Abas so recursos similares a etiquetas que utilizamos em arquivos fsicos de pastas suspensas e possibilitam que alternemos entre elas sem sair da janela. Na prtica, funcionam como subdivises de janelas. Usando o Menu Iniciar Para abrir o menu Iniciar, clique no boto Iniciar no canto inferior esquerdo da tela, pressione a tecla de logotipo do Windows ou, ainda, pressionando Ctrl + Esc. O menu Iniciar seu elo central para os programas, ferramentas de gerenciamento e estrutura de armazenamento de arquivos de seu computador. a porta de entrada para programas, pastas e configuraes do computador. Use o menu Iniciar para realizar as seguintes atividades comuns:

iniciar programas; abrir pastas usadas com frequncia; pesquisar arquivos, pastas e programas; ajustar configuraes do computador; obter ajuda com o sistema operacional Windows; desligar o computador; fazer logoff do Windows ou alternar para outra conta de usurio.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

17

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

rea de itens fixados

Indicador de listas de salto

Pastas pessoais

Bibliotecas

Programas abertos recentemente

Ferramentas de gerenciamento de computador

Caixa de pesquisa do menu Iniciar

Figura. O menu Iniciar do Windows 7 O painel esquerdo do menu Iniciar fornece acesso eficiente aos programas e a outros itens instalados em seu computador. Vamos a seus elementos:

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

18

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

rea de itens fixados

Lista de programas abertos recentemente

Menu Todos os Programas

Permite acessar rapidamente programas, pastas ou arquivos especficos inserindo links para eles nessa rea. Obs.: Essa rea no fica visvel at a primeira vez que voc fixa um item nela. Exibe links para os 10 ltimos programas que voc iniciou. Pode-se ajustar esse nmero ou remover a lista inteiramente. Os programas que aparecem aqui podem variar, dependendo da edio do Windows 7 em execuo no seu computador e dos programas instalados pelo fabricante da mquina. Fornece acesso maioria dos programas e utilitrios instalados em seu computador. Isso inclui os programas instalados como parte do Windows 7, os programas instalados pelo fabricante do computador e os programas que voc tiver instalado. (A maioria dos utilitrios de instalao de programa adiciona um link para o programa no menu Iniciar.) Os programas e utilitrios do Windows 7 que no esto disponveis a partir da raiz do menu Todos os Programas so agrupados nas pastas abaixo listadas: Acessrios: Essa pasta contm links para os seguintes programas e utilitrios: Calculadora, Prompt de Comando, Conectar a um Projetor de Rede, Conectar a um Projetor, Centro de Boas-Vindas, Painel de Entrada de Expresses Matemticas, Bloco de Notas, Paint, Conexo de rea de Trabalho Remota, Executar, Ferramenta de Captura, Gravador de Som, Notas Autoadesivas, Central de Sincronizao, Windows Explorer e WordPad. Tambm esto includas as subpastas Facilidade de Acesso, Ferramentas de Sistema, Tablet PC e Windows PowerShell. Jogos: Essa pasta contm links para os jogos que vm previamente instalados com o Windows 7. Manuteno: Contm links para as seguintes ferramentas de manuteno preventiva Backup e Restaurao, Criar um Disco de Recuperao do Sistema, Ajuda e Suporte e Assistncia Remota do Windows. Inicializar: Contm links para os programas que voc deseja que iniciem automaticamente com o Windows 7.
www.pontodosconcursos.com.br 19

Profa Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Listas de Salto

Caixa de Pesquisa do Menu Iniciar

Recurso til do Windows 7, que exibe um salto para arquivos recentemente abertos com o programa, tarefas relacionadas ou aes comuns que voc pode executar dentro do programa. Por exemplo, apontar para Microsoft Word 2007 na tela anterior exibe uma lista dos documentos do Word com que voc trabalhou recentemente. Pode ser usada para localizar arquivos, pastas, programas e mensagens de e-mail armazenados no computador.

O painel direito do menu Iniciar dividido em trs sees, cujo contedo pode variar, dependendo das propriedades do menu Iniciar especificadas. As opes possveis so as seguintes:

A seo superior fornece rpido acesso aos locais de armazenamento de arquivo. Ela exibe a imagem e o nome de sua conta de usurio e links para as bibliotecas Documentos, Imagens e Msicas. Clicar no nome de sua conta de usurio exibe todas as suas pastas pessoais (as pastas do Windows especificamente associadas sua conta de usurio). Isso inclui as pastas Contatos, rea de Trabalho, Downloads, Favoritos, Links, Jogos Salvos e Pesquisas, assim como suas pastas Documentos, Msicas, Imagens e Vdeos.

A seo do meio fornece acesso aos jogos instalados com o Windows 7 e janela Computador, a partir da qual voc pode acessar todos os dispositivos ligados em seu computador ou na rede. Essa seo tambm pode exibir links para o menu Favoritos do Internet Explorer, para uma lista dos 15 arquivos com que voc trabalhou mais recentemente, para uma janela que exibe o contedo de seu computador e para uma janela que exibe os computadores, programas, pastas e arquivos que voc pode acessar em sua rede. A seo inferior fornece acesso s ferramentas de gerenciamento do computador. Ela pode exibir links para conexes de rede existentes, para a janela Painel de Controle a partir da qual voc pode acessar todas as configuraes de sistema do Windows 7, para as configuraes padro para abrir vrios tipos de arquivos e mdia, para a janela Dispositivos e Impressoras e para a central de Ajuda e Suporte do Windows.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

20

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Observe que na parte inferior do painel direito do Menu Iniciar est o boto Desligar. O clique na seta ao lado do boto Desligar exibe um menu com opes adicionais para alternar usurios, fazer logoff, reiniciar ou desligar.

Funo Desligar Trocar Usurio Fazer logoff Bloquear Reiniciar Suspender

Aes Desliga completamente o computador. Alterna entre os usurios, sem fechar a sesso, isto , sem fechar os programas em funcionamento do usurio anterior. Fecha todos os programas do usurio encerrando a sesso de trabalho. Bloqueia o computador (Win + L). O computador vai ser desligado e religado imediatamente. um estado de economia de energia que permite que o computador reinicie rapidamente a operao de energia plena (geralmente aps vrios segundos) quando voc desejar continuar o trabalho. Colocar o computador no estado de suspenso como pausar um DVD player o computador imediatamente para o que estiver fazendo e fica pronto para reiniciar quando voc desejar continuar o trabalho.

Observaes

Quando voc terminar de usar o Windows, no necessrio fazer logoff. Voc pode optar por bloquear o computador ou permitir que outra pessoa faa logon usando a Troca Rpida de Usurio.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

21

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Se voc bloquear o computador, apenas voc ou um administrador poder desbloque-lo. Depois de fazer logoff, qualquer usurio pode fazer logon sem a necessidade de reiniciar o computador.

Janela Executar Obs.: A janela Executar pode ser aberta de vrias formas no Windows 7: Com as teclas WINDOWS + R (R de Run - executar).

Pelo boto Iniciar -> Todos os programas-> Acessrios -> Executar. Voc tambm pode usar a caixa de pesquisa do menu Iniciar para que a janela seja exibida. Para isso, siga os passos seguintes: o clique no boto Iniciar. o Na caixa de pesquisa, digite executar e, na lista de resultados que ir aparecer, clique em Executar, conforme ilustrado na tela seguinte.

o Nesse momento, a janela Executar ser exibida, na qual podemos digitar comandos para abrir arquivos, pastas, programas, e, quando voc estiver conectado Internet, acessar sites.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 22

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

o Por exemplo, ao digitarmos C:\Windows e clicarmos em Ok, o Windows abre a pasta C:\Windows.

o Digitando http://www.pontodosconcursos.com.br/, o Windows abre o navegador diretamente no site do Ponto dos Concursos, desde que estejamos conectados Internet. A tabela seguinte destaca alguns comandos que podem ser executados por meio da tela anterior, destacando as aes que sero realizadas pelo Windows: Comandos explorer calc regedit msconfig Ao Abre o Windows Explorer. Abre a Calculadora. Abre o programa de Controle de Registros do Windows. Abre o programa de configurao da Inicializao do Sistema Windows, permitindo escolher qual programa deve ou no ser carregado com o Windows. Abre o Bloco de Notas. Abre o Prompt de Comando do Windows. Abre o Internet Explorer. Abre o Paint. Abre a janela Executar.

notepad cmd iexplore mspaint executar

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

23

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comeando Rapidamente

Clique em Ponto de Partida, no menu Iniciar, para exibir a janela Ponto de Partida, do Painel de Controle, que contm links para algumas das tarefas que voc provavelmente desejar executar quando configurar um novo computador.

A Barra de Tarefas A barra de Tarefas duas vezes mais alta do que nas verses anteriores do Windows para que voc possa ver seu contedo mais claramente. O boto Iniciar ainda aparece na extremidade esquerda da barra de tarefas e a hora e a data ainda aparecem prximas extremidade direita. Contudo, o que aparece entre elas passou por uma transformao, cones maiores, agrupamento melhorado, visualizaes de miniatura de janela a partir das quais voc pode ver e trabalhar com o contedo da janela e a capacidade de mover botes da barra de tarefas para onde voc desejar, tudo isso contribui para a maior utilidade desse recurso. O boto Mostrar rea de Trabalho aparece na extremidade direita da barra de tarefas. (Se voc usou verses anteriores do Windows, notar que a aparncia do boto mudou significativamente.) Clicar no boto Mostrar rea de Trabalho minimiza todas as janelas correntemente abertas para que voc possa acessar os cones e atalhos de sua rea de trabalho. Apontar para o boto torna todas as janelas abertas transparentes para que voc possa ver a rea de trabalho. Clicar no boto outra vez exibe as janelas abertas novamente. Atalho de teclado: Pressionar a tecla do logotipo do Windows + D tem o mesmo efeito de se clicar o boto Mostrar rea de Trabalho.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 24

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Bibliotecas no Windows 7 Ao abrir o Windows Explorer o novo sistema de Bibliotecas permite acesso rpido s principais pastas do usurio.

As bibliotecas so pastas virtuais que no esto fisicamente presentes no disco rgido, mas que exibem o contedo de vrias pastas como se os arquivos estivessem armazenados juntos em um s lugar!

A instalao do Windows 7 inclui quatro bibliotecas padro, que so: Documentos, Msicas, Imagens e Vdeos.

Biblioteca Documentos. Utilizada para organizar documentos de processamento de texto, planilhas, apresentaes e outros arquivos relacionados a texto. Por padro, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Documentos so armazenados na pasta Meus Documentos. Biblioteca Msicas. Use esta biblioteca para organizar suas msicas digitais, como as que voc copia de um CD de udio ou as baixadas da Internet. Por padro, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Msicas so armazenados na pasta Minhas Msicas. Biblioteca Imagens. Utilizada para organizar suas imagens digitais, sejam elas obtidas da cmera, do scanner ou de e-mails recebidos de outras pessoas. Por padro, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Imagens so armazenados na pasta Minhas Imagens. Biblioteca Vdeos. Use esta biblioteca para organizar e arrumar seus vdeos, como clipes da cmera digital ou da cmera de vdeo, ou arquivos de vdeo baixados da Internet. Por padro, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Vdeos so armazenados na pasta Meus Vdeos.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

25

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Para abrir as bibliotecas Documentos, Imagens ou Msicas, clique no boto Iniciar e, em seguida, em Documentos, Imagens ou Msicas, conforme ilustrado a seguir.

possvel abrir bibliotecas comuns a partir do menu Iniciar Alm das bibliotecas padro, voc pode criar suas prprias bibliotecas, sendo que uma pasta pode pertencer a mais de uma biblioteca.

Compreendendo as Partes de uma Janela Quando voc abre uma pasta ou biblioteca, ela exibida em uma janela. As vrias partes dessa janela foram projetadas para facilitar a navegao no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e bibliotecas. Veja a seguir uma janela tpica e cada uma de suas partes:

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

26

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Fonte: Help do sistema Windows 7 Partes da Janela 1. Painel de navegao Funo Use o painel de navegao para acessar bibliotecas, pastas, pesquisas salvas ou at mesmo todo o disco rgido. Use a seo Favoritos para abrir as pastas e pesquisas mais utilizadas. Na seo Bibliotecas, possvel acessar suas bibliotecas. Voc tambm pode usar a pasta Computador para pesquisar pastas e subpastas. 2. Botes Voltar e Avanar Permite navegar para outras pastas ou bibliotecas que voc j tenha aberto, sem fechar, na janela atual. Esses botes funcionam juntamente com a barra de endereos. Depois de usar a barra de endereos para alterar pastas, por exemplo, voc pode usar o boto Voltar para retornar pasta anterior. Use a barra de ferramentas para executar tarefas comuns, como alterar a aparncia de arquivos e pastas, copiar arquivos em um CD ou iniciar uma apresentao de slides de imagens digitais. Os botes da barra de ferramentas mudam para mostrar apenas as tarefas que so relevantes. Por exemplo, se voc clicar em um arquivo de imagem, a barra de ferramentas mostrar botes diferentes daqueles que mostraria se voc clicasse em um arquivo de msica. Use a barra de endereos para navegar para uma pasta ou biblioteca diferente ou voltar anterior. exibido apenas quando voc est em uma biblioteca (como na biblioteca Documentos). Use o painel de biblioteca para personalizar a biblioteca ou organizar os arquivos por propriedades distintas. Use os ttulos de coluna para alterar a forma como os itens na lista de arquivos so organizados. Por exemplo, voc pode clicar no lado esquerdo do cabealho da
www.pontodosconcursos.com.br 27

3. Barra de ferramentas

4. Barra de endereos 5. Painel de biblioteca

6. Ttulos de coluna

Profa Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

coluna para alterar a ordem em que os arquivos e as pastas so exibidos ou pode clicar no lado direito para filtrar os arquivos de maneiras diversas. (Observe que os cabealhos de coluna s esto disponveis no modo de exibio Detalhes). 7. Lista de arquivos aqui que o contedo da pasta ou biblioteca atual exibido. Se voc usou a caixa de pesquisa para localizar um arquivo, somente os arquivos que correspondam a sua exibio atual (incluindo arquivos em subpastas) sero exibidos. Digite uma palavra ou frase na caixa de pesquisa para procurar um item na pasta ou biblioteca atual. A pesquisa inicia assim que voc comea a digitar. Portanto, quando voc digitar B, por exemplo, todos os arquivos cujos nomes iniciarem com a letra B aparecero na lista de arquivos. Utilize-o para ver as propriedades mais comuns associadas ao arquivo selecionado. Propriedades do arquivo so informaes sobre um arquivo, tais como o autor, a data da ltima alterao e qualquer marca descritiva que voc possa ter adicionado ao arquivo.

8. A caixa de pesquisa

9. Painel de detalhes

Obs.: Use o painel de visualizao para ver o contedo da maioria dos arquivos. Se voc selecionar uma mensagem de e-mail, um arquivo de texto ou uma imagem, por exemplo, poder ver seu contedo sem abri-lo em um programa. Caso no esteja vendo o painel de visualizao, clique no boto Painel de visualizao na barra de ferramentas para ativ-lo. Modos de Exibio O programa Windows Explorer do sistema operacional Microsoft Windows 7 serve para gerenciar arquivos, pastas e unidades locais e de rede do computador. A figura seguinte destaca os modos de exibio do Windows 7. So eles: cones Extra grandes. cones Grandes, cones Mdios, cones Pequenos, Lista,
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 28

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Detalhes, Lado a Lado, e Contedo. As possibilidades existentes so:

cones: os quatro modos de exibio de cones (Extra Grandes, Grandes, Mdios e Pequenos) mostram um cone e um nome de arquivo para cada pasta ou arquivo presente na pasta atual. Em todos os modos de exibio, exceto em cones Pequenos, os cones exibem o tipo de arquivo ou, no caso de arquivos grficos (incluindo apresentaes do PowerPoint), o contedo do arquivo atual. Lista: esse modo semelhante a cones Pequenos no sentido de mostrar os nomes dos arquivos e das pastas acompanhados por um pequeno cone representando o tipo de arquivo. A nica diferena que os itens so organizados em colunas em vez de em linhas. Detalhes: fornece informaes detalhadas sobre os arquivos, incluindo nome, tipo, tamanho e data de modificao. Voc pode ocultar qualquer uma dessas propriedades e pode exibir uma variedade de outras que podem ser pertinentes aos tipos de arquivos especficos, incluindo autor e ttulo. Lado a lado: para pastas, esse modo de exibio mostra um cone de tamanho mdio e o nome e tipo da pasta. Para arquivos, o cone mostra o contedo do arquivo e acompanhado pelo nome, tipo e tamanho do arquivo. Contedo: para pastas, esse modo de exibio mostra um cone, o nome da pasta e a data. Para arquivos, o cone mostra o contedo do arquivo e acompanhado pelo nome, tipo e tamanho e data do arquivo. Quaisquer marcas tambm so mostradas.

Lixeira um recurso do sistema que guarda arquivos e pastas que foram excludos. A lixeira pode ser configurada disco rgido. Em caso de se ter que configuremos percentuais basta clicarmos duplamente o at ela no Windows Explorer. para ocupar uma determinada porcentagem do vrios discos no computador, o sistema permite diferentes para cada um. Para abrir a lixeira, seu cone da rea de trabalho ou navegarmos

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

29

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Resumindo, uma pasta do Windows usada para armazenar temporariamente documentos, pastas e arquivos que no so mais utilizados pelo usurio. Quando selecionamos um arquivo e clicamos DEL, o sistema operacional exibir uma mensagem de aviso perguntando se o usurio deseja mover o arquivo para a Lixeira.

possvel recuperar um arquivo da lixeira no Windows 7 de vrias formas diferentes (Importante): clique no item com o boto direito e escolher Restaurar. Nesse caso, o arquivo retornar para o local original, em que estava antes de ser excludo;

arrastando o item para fora da Lixeira ele ser movido para o local desejado; selecione o(s) arquivo (s) a serem restaurados e clique no boto Restaurar este item.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

30

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

possvel ESVAZIAR a lixeira clicando com o boto direito do mouse sobre o seu cone e escolhendo a opo Esvaziar Lixeira. Depois que limparmos a lixeira, no ser mais possvel recuperar os arquivos apagados.

Para excluir um arquivo e NO envi-lo para a lixeira, basta pressionar (ao apagar o arquivo) as teclas Shift + Delete. Importante

Figura. Lixeira Podemos excluir um objeto sem que ele v para a lixeira. Para isso, basta mantermos a tecla SHIFT pressionada enquanto executamos uma das formas de excluso de objetos. Podemos configurar a lixeira por meio das propriedades. Clicando com o boto direito do mouse sobre a Lixeira e escolhendo a opo Propriedades, obtemos a janela seguinte. Se no desejar enviar para a lixeira os arquivos apagados, marque a opo no mover os arquivos para a lixeira.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

31

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura.

Propriedades de Lixeira

Obs.: S vo para a lixeira os arquivos que estiverem em discos rgidos locais do computador. Arquivos em unidades removveis, como pen drives, ou em discos em rede so excludos definitivamente. Painel de Controle Voc pode mudar quase todos os aspectos da aparncia e funcionamento do Windows. possvel mudar a cor de fundo da tela e colocar uma imagem na rea de trabalho (papel de parede) com a sua fotografia favorita, por exemplo. no Painel de Controle que encontramos a maioria das opes que alteram algum comportamento geral do computador. Em algumas situaes, como para ajustar as configuraes de apenas um elemento particular (como o disco rgido, a Lixeira, ou um aplicativo especfico), basta clicar com o boto direito no cone do item a ser ajustado e, no menu de atalho resultante, aparecer se for permitido ao item selecionado a opo Propriedades. Escolhendo esta opo aparecer uma janela contendo as definies ou as informaes sobre esse objeto. A janela Painel de Controle (Iniciar Painel de controle) contm as ferramentas para a configurao de Hardware e Software do sistema. Mais Novidades do Windows 7 Dentre as principais novidades ainda no mencionadas, dessa verso, merecem destaque: Aparncia elegante da interface do usurio, que foi melhorada em relao s verses anteriores, com recursos como molduras de janela
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 32

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

transparentes, esquemas de cores ampliados, nova barra de tarefas e suporte para telas touch screen e multi-toque, etc.

WordPad, editor de texto com formatao do Windows, com sua interface no padro do Office 2007 e com novas ferramentas. Pode conter imagens, tabelas e outros objetos, no entanto, a formatao limitada se comparada com o Word. A extenso padro gerada pelo WordPad a .rtf. Lembre-se que por meio do programa WordPad podemos salvar um arquivo com a extenso .doc, dentre outras.

Figura. Tela do WordPad, no Windows 7 Paint, editor simples de imagens do Windows, com sua interface no padro do Office 2007 e com novas ferramentas. A extenso padro a .bmp. Permite manipular arquivos de imagens com as extenses: .jpg ou .jpeg, .gif, .tiff, .png, entre outras.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

33

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura. Tela do Paint, no Windows 7 O Microsoft Windows PowerShell um novo prompt de comando do Windows que comparado ao antigo cmd.exe muito mais poderoso. voltado ao uso de scripts para manuteno de sistemas por parte de administradores, oferecendo maior controle do sistema e agilidade na automatizao de tarefas como backup, transferncia de arquivos, parametrizao de aplicaes, entre outras. Os recursos de segurana introduzidos no Windows Vista foram refinados no Windows 7 para maximizar a sua utilizao e minimizar as interrupes. Certos programas que at ento eram instalados com o Windows, como: o Windows Movie Maker, o Windows Photo Gallery, o programa de gerenciamento de e-mails (conhecido em suas verses anteriores como Windows Live Mail, Windows Mail ou Outlook Express), foram retirados do sistema operacional para concentrar os recursos do Windows 7 no gerenciamento de seu computador. Alguns desses programas agora podem ser obtidos gratuitamente como parte da famlia de programas do Windows Live. Possui Internet Explorer 8.0. Para quem no gosta de teclado e mouse, o Windows 7 vem com muito mais compatibilidade com a tecnologia Tablet. Para compatibilidade com programas corporativos de pequenas e mdias empresas, o novo sistema operacional conta com suporte ao modo Windows XP, que pode ser baixado no site da Microsoft. Suporte a 64 bits. Os termos 32 bits e 64 bits se referem maneira como o processador de um computador (tambm chamado de CPU) processa informaes. A verso de 64 bits do Windows processa grandes quantidades de RAM (memria de acesso aleatrio) com maior eficcia do que um sistema de 32 bits.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

34

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Um novo modo de exibio da estrutura de armazenamento de arquivos, chamada de biblioteca, d acesso a vrios locais de armazenamento a partir de uma nica janela. Importante Painel de Controle O Painel de Controle do Windows 7 pode ser exibido em trs modos de visualizao, que so: Categoria, que exibe os itens agrupados de acordo com sua utilidade; cones Grandes, que exibe todos os itens separadamente, em cones maiores. cones Pequenos, que exibe todos os itens separadamente, mas em cones de tamanhos menores. Clicar em cones Pequenos ou em cones Grandes na lista Exibir Por mostra a janela Todos os Itens do Painel de Controle.

Figura. Modos de exibio no Windows 7

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

35

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Painel de controle do Windows 7, em modo de visualizao por categoria. Observe que os links para as tarefas mais comuns esto disponveis sob o nome da categoria

Painel de controle do Windows 7, em modo de visualizao por cones Grandes


Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 36

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Alterando a Resoluo de Tela do seu Computador Aumentar a resoluo da tela significa fazer com que o monitor exiba mais linhas e colunas na mesma tela. Como teremos mais linhas e colunas em uma tela que no mudou suas dimenses, o tamanho dos itens mostrados na rea de trabalho fica menor. Por conseguinte, como os itens da rea de trabalho ficam menores, a rea disponvel na rea de trabalho aumenta, ou seja, conseguimos visualizar mais itens. Portanto, uma resoluo de tela mais alta (ou maior) implica em uma reduo do tamanho dos itens e em um aumento do tamanho da rea de trabalho. Para alterar a resoluo da tela no Windows 7: Acesse a opo Vdeo , no Painel de Controle. Essa opo aparecer no modo de exibio por cones Grandes ou cones Pequenos. Se exibir o modo Categoria, clicar em Ajustar a resoluo da tela.

Nesse momento, a seguinte tela ser exibida:

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

37

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Clique na lista suspensa prximo Resoluo, mova o controle deslizante at a resoluo desejada e clique em Aplicar. Clique em Manter alteraes para usar a nova resoluo ou em Reverter para voltar para a resoluo anterior.

Central de Aes!! um local central para exibir alertas e tomar providncias que podem ajudar a executar o Windows uniformemente. Obs.: A Central de Aes substituiu a Central de Segurana do Windows nesta verso do Windows!!! A Central de aes do Windows gerencia as configuraes do firewall, o Windows Update, as configuraes do software antispyware, a segurana da Internet e as configuraes de controle da Conta do Usurio (UAC). Tambm monitora as configuraes de manuteno do computador e fornece links para solues de problemas e outras ferramentas que podem ajudar a corrigir problemas.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 38

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Voc pode ver rapidamente se h novas mensagens na Central de Aes posicionando o mouse sobre o cone da mesma barra de tarefas. na rea de notificao na

Clique no cone para exibir mais detalhes e clique em uma mensagem para resolver o problema. Ou abra a Central de Aes para exibir a mensagem inteira. Se estiver tendo um problema com o computador, verifique a Central de Aes para ver se o problema foi identificado. Caso no tenha sido, voc tambm pode encontrar links teis para solues de problemas e outras ferramentas que podem ajudar a corrigir problemas.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

39

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Controle de Conta de Usurio (UAC) O Windows 7 possui dois grandes grupos de usurio: um grupo de usurios padro, com acesso restrito aos arquivos e funcionalidades, e um outro grupo, composto pelos administradores, que tem acesso privilegiado.

O Controle de Conta de Usurio (UAC) pode ajudar a impedir alteraes no autorizadas no computador solicitando permisso antes de executar aes capazes de afetar potencialmente a operao do computador ou que alteram configuraes que afetam outros usurios.

A tabela a seguir fornece uma descrio das configuraes de UAC (observe que o Controle de Conta de Usurio do Windows 7 disponibiliza quatro nveis de controle ao usurio que acessa o sistema por meio da conta de administrador ) e o possvel impacto de cada configurao na segurana do computador.
Configurao

Descrio Voc ser notificado antes que os programas faam alteraes no computador ou nas configuraes do Windows que exijam as permisses de um administrador. Quando voc for notificado, sua rea de trabalho ficar esmaecida e voc dever aprovar ou negar a solicitao na caixa de dilogo UAC para poder executar qualquer outra ao no computador. O

Impacto na Segurana

Sempre notificar

Essa a configurao mais segura. Quando voc for notificado, dever ler com cuidado o contedo de cada caixa de dilogo antes de permitir que sejam feitas alteraes no computador.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

40

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Configurao

Descrio esmaecimento da rea de trabalho chamado de rea de trabalho protegida, pois outros programas no podem ser executados enquanto ela estiver esmaecida.

Impacto na Segurana

Notificar-me somente quando programas tentarem fazer alteraes no meu computador

Voc ser notificado antes que os programas faam alteraes no computador que exijam as permisses de um administrador. Voc no ser notificado se tentar fazer alteraes nas configuraes do Windows que exijam as permisses de um administrador. Voc ser notificado se um programa fora do Windows tentar fazer alteraes em uma configurao do Windows.

normalmente seguro permitir que faam alteraes nas configuraes do Windows sem que voc seja notificado. Entretanto, alguns programas fornecidos com o Windows podem ter comandos ou dados transmitidos a eles e algum software malintencionado pode se aproveitar disso usando esses programas para instalar arquivos ou alterar configuraes em seu computador. Voc deve ser sempre cuidadoso em relao aos programas que permite que sejam executados em seu computador. Essa configurao igual a "Notificar-me somente quando programas tentarem fazer alteraes no meu computador", mas voc no ser notificado na rea de trabalho protegida. Como a caixa de dilogo UAC no est na rea de trabalho protegida nessa configurao, outros programas 41

Notificar-me somente quando programas tentarem fazer alteraes no meu computador (no esmaecer minha rea de trabalho)

Voc ser notificado antes que os programas faam alteraes no computador que exijam as permisses de um administrador. Voc no ser notificado se tentar fazer alteraes nas configuraes do Windows que exijam as permisses de um administrador. Voc ser notificado se um programa fora do Windows tentar fazer

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Configurao

Descrio alteraes em uma configurao do Windows.

Impacto na Segurana podem interferir na aparncia da caixa de dilogo. Isso representar um pequeno risco segurana se j houver um programa malintencionado em execuo no computador.

Nunca notificar

Voc no ser notificado antes que qualquer alterao seja feita no computador. Se voc tiver feito logon como administrador, os programas podero fazer alteraes no computador sem o seu conhecimento. Se voc tiver feito logon como um usurio padro, todas as alteraes que necessitam de permisses de um administrador sero automaticamente negadas. Se voc selecionar essa configurao, precisar reiniciar o computador para concluir o processo de desativao do UAC. Depois que voc desativa o UAC, as pessoas que fizerem logon como administrador tero sempre as permisses de um administrador.

Essa a configurao menos segura. Quando voc configura o UAC para nunca notificar, abre o computador para possveis riscos segurana. Se voc configurar o UAC para nunca notificar, dever ser cuidadoso em relao aos programas que executar, pois eles tero o mesmo acesso ao computador que voc. Isso inclui ler e fazer alteraes em reas protegidas do sistema, seus dados pessoais, arquivos salvos e tudo o que estiver armazenado no computador.Os programas podero tambm se comunicar e trocar informaes com tudo aquilo a que seu computador se conectar, incluindo a Internet.

Windows Update

O Windows Update ajuda a manter o seu computador atualizado, oferecendo at a opo de baixar e instalar automaticamente as atualizaes de segurana para o seu computador.
www.pontodosconcursos.com.br 42

Profa Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Windows Defender

O Windows Defender (anteriormente conhecido por Windows AntiSpyware) uma funcionalidade do Windows 7 que ajuda a proteger o seu computador fazendo anlises regulares do disco rgido do seu computador e oferecendo-se para remover qualquer spyware ou outro software potencialmente indesejado que encontrar. Tambm oferece uma proteo que est sempre ativa e que vigia locais do sistema, procurando alteraes que assinalem a presena de spyware e comparando qualquer arquivo inserido com uma base de dados do spyware conhecido que constantemente atualizada.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

43

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Verificao de Erros O verificador de erros pode ser obtido ao clicar com o boto direito do mouse sobre uma determinada unidade, e, em seguida, na guia Ferramentas, selecionar a opo Verificar agora...

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

44

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Esse boto nos permite varrer a unidade em busca de erros, defeitos ou arquivos corrompidos e caso o usurio deseje tenta corrigi-los automaticamente. Para corrigir automaticamente os problemas detectados pela verificao em arquivos e pastas, selecione Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente, na tela ilustrada a seguir. Caso contrrio, a verificao do disco relatar os problemas, mas no os corrigir.

Para executar uma verificao de disco completa, selecione na tela anterior o item Procurar setores defeituosos e tentar recuper-los. Essa verificao tenta localizar e reparar erros fsicos no disco rgido e pode demorar mais para ser concluda. Para verificar se h erros em arquivos e erros fsicos, selecione ambas as opes Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente e Procurar setores defeituosos e tentar recuper-los. Ferramentas de Sistema A seguir tem-se a descrio das principais ferramentas do sistema, que esto disponveis no Windows 7:

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

45

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Agendador de Tarefas

Permite o agendamento de programas e realizar backup.

tarefas

como

abrir

Voc deve estar com logon de Administrador para executar essas etapas. Se no tiver efetuado logon como Administrador, voc s poder alterar as configuraes que se aplicarem sua conta de usurio. Se voc costuma usar um determinado programa regularmente, poder usar o Assistente de Agendador de Tarefas para criar uma tarefa que abre o programa para voc automaticamente de acordo com a agenda que voc escolher. Por exemplo, se voc usa um programa financeiro em um determinado dia de cada ms, poder agendar uma tarefa que abra o programa automaticamente para que voc no corra o risco de esquecer. Computador Permite consultar unidades de discos e outros itens de hardware conectados ao computador.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

46

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Desfragmentador Reorganiza os arquivos no disco rgido para otimizao de seu funcionamento, de modo que cada arquivo seja de Disco armazenado em blocos contguos, ao invs de serem dispersos em diferentes reas do disco e elimina os espaos em branco.

Informaes do Sistema

Exibe informaes computador.

sobre

hardware

software

do

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

47

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Limpeza de Disco Auxilia na tarefa de liberar espao em disco. Permite liberar espao no disco rgido (HD), ao localizar e remover arquivos temporrios do computador quando voc decide que no os quer mais. Se existir mais de uma unidade ou partio no computador, o utilitrio pedir que voc escolha a unidade que a Limpeza de Disco dever limpar.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

48

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Restaurao do Sistema

Recurso do Windows que permite que sejam estabelecidos pontos de restaurao do sistema. Caso o usurio, por qualquer motivo, queira voltar o computador para o estado em que ele se encontrava em um ponto de restaurao, basta acionar a Restaurao do sistema. O Windows desinstalar eventuais programas que tenham sido instalados no perodo e retornar configuraes porventura alteradas sem, no entanto, excluir dados ou arquivos salvos no disco rgido. Alm disso, as alteraes feitas pela Restaurao do sistema so reversveis, j que sempre que voc usar a Restaurao do Sistema, um ponto de restaurao ser criado antes de continuar, portanto, voc pode desfazer as alteraes se o problema no for corrigido. Se voc usar a Restaurao do Sistema quando o computador estiver no modo de segurana ou usar as Opes de Recuperao do Sistema, no poder desfazer a operao de restaurao. No entanto, voc poder executar a Restaurao do Sistema novamente e escolher um ponto de restaurao diferente, se houver.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

49

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Firewall do Windows

Ajuda a impedir que hackers ou programas malintencionados obtenham acesso ao seu computador pela Internet ou por uma rede.

Nota Algumas vezes, a instalao de um programa ou driver pode tornar o funcionamento do Windows lento ou imprevisvel. A Restaurao do Sistema retorna os programas e os arquivos do sistema do seu computador para um momento em que tudo funcionava bem, provavelmente evitando horas de aborrecimento para solucionar o problema.
www.pontodosconcursos.com.br 50

Profa Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Ela NO afeta seus documentos, imagens ou outros dados. Acessada pelo menu Iniciar -> Todos os programas -> Acessrios -> Ferramentas de Sistema -> Restaurao do Sistema.

Ferramenta Lupa A ferramenta Lupa est disponvel nos recursos de acessibilidade do Windows 7 e serve para ampliar a tela (ou trechos dela) de forma a facilitar a leitura. Para acess-la, clique em menu Iniciar -> Todos os programas -> Acessrios -> Lupa, conforme ilustrado a seguir.

Tambm, pode-se digitar lupa na barra de execuo do Windows 7.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

51

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Ao escolher a ferramenta lupa ela automaticamente ligada pelo sistema, ento voc percebe que sua tela imediatamente alterada. Aps alguns minutos com o mouse parado, o cone da lupa exibido na tela, e um clique sobre ele abre a barra de tarefas do programa, listada a seguir.

Aes possveis nessa barra: aumentar ou diminuir a quantidade de zoom aplicada na imagem, clicando-se nos botes de + e -; alterao dos modos de exibio, que podem ser: tela inteira (faz com que todo o contedo exibido em sua tela tenha as letras ampliadas), lente (tem efeito parecido ao de segurar uma lupa sobre um texto) e ancorado (faz com que uma rea no topo de sua tela exiba o texto aumentado, enquanto o restante da tela permanece com as letras em tamanho normal). Caiu em prova! (CESPE/Correios - Cargos de Nvel Superior - Conhecimentos Bsicos Exceto os Cargos 3, 4, 5, 16 e 26/2011) A ferramenta Lupa, no Windows 7, permite aumentar temporariamente uma parte da tela visualizada. Item correto.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 52

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Edies do Windows 7 O Windows 7 est disponvel em vrias edies, embora nem todas estejam disposio para todas as pessoas. As trs edies de consumidor padro do Windows 7 so: Windows 7 Home Premium Windows 7 Professional Projetada para o usurio de computador domstico tpico. Projetada para o usurio empresarial tpico. a edio mais verstil e poderosa do Windows 7. Combina os recursos fceis de usar do Home Premium e os recursos comerciais do Professional, incluindo a possibilidade de se executarem vrios programas de produtividade do Windows XP no Modo Windows XP. Para maior segurana, voc pode criptografar seus dados com o BitLocker e o BitLocker To Go.

Windows 7 Ultimate

Obs.: Utilizamos a Criptografia de Unidade de Disco BitLocker para ajudar a proteger todos os arquivos armazenados na unidade em que o Windows est instalado (unidade do sistema operacional) e em unidades de dados fixas (como unidades de disco rgido internas). Voc pode usar o BitLocker To Go para ajudar a proteger todos os arquivos armazenados em unidades de dados externas (como unidades de disco rgido externas ou unidades flash USB). Diferentemente do Sistema de Arquivos com Criptografia (EFS), que permite criptografar arquivos individuais, o BitLocker criptografa toda a unidade. Voc pode fazer logon e trabalhar com os arquivos normalmente, mas o BitLocker pode ajudar a impedir que hackers acessem os arquivos do sistema necessrios para descobrir a sua senha ou que acessem a unidade removendoa do computador e instalando-a em outro. Quando voc adiciona novos arquivos a uma unidade criptografada com o BitLocker, o BitLocker os criptografa automaticamente. Os arquivos permanecem criptografados somente enquanto esto armazenados na unidade criptografada. Os arquivos copiados para outra unidade ou computador so descriptografados. Se voc compartilhar arquivos com outros usurios, por exemplo, via rede, esses arquivos sero criptografados enquanto estiverem armazenados na unidade criptografada, mas podero ser acessados normalmente por usurios autorizados.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

53

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

As edies seguintes esto disponveis para equipamentos ou mercados especficos: Windows 7 Starter Projetada especificamente para pequenos computadores portteis, como netbooks. Essa verso elimina alguns dos recursos mais atrativos da interface Aero, exige menos memria. Disponvel apenas para clientes de licenciamento por volume da Microsoft. Disponvel apenas nos mercados emergentes, como Mxico, ndia e Repblica Popular da China. Rumo s questes!!!

Windows 7 Enterprise Windows 7 Home Basic

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

54

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Questes de Provas Comentadas 1- (CESPE/2012/Cmara dos Deputados/Arquiteto e Engenheiros) A respeito do sistema operacional Windows 7 correto destacar que o Controle de Conta de Usurio do Windows 7 disponibiliza quatro nveis de controle ao usurio que acessa o sistema por meio de uma conta de usurio padro. Comentrios O Controle de Conta de Usurio (UAC) do Windows 7 disponibiliza quatro nveis de controle ao usurio que acessa o sistema por meio da conta de Administrador (com acesso privilegiado ao sistema). Os quatro nveis de controle so: Sempre notificar, Notificar-me somente quando programas tentarem fazer alteraes no meu computador, Notificar-me somente quando programas tentarem fazer alteraes no meu computador (no esmaecer minha rea de trabalho), Nunca notificar. Gabarito: item errado. 2- (CESPE/2012/Cmara dos Deputados/Arquiteto e Engenheiros) Em geral, h, no sistema operacional Windows 7, uma pasta de sistema denominada Arquivos de Programas, na qual esto contidos os arquivos necessrios para o funcionamento de alguns programas instalados pelo usurio. Apagar ou mover esses arquivos pode prejudicar o funcionamento desses programas instalados. Comentrios A pasta Arquivos de Programas , por padro, a que contm todos os aplicativos instalados no sistema, como Word, Excel, Internet Explorer, etc. Quando um programa instalado, geralmente ele pergunta o local de instalao e mostra esta pasta como padro. Se o usurio desejar, poder modificar o local de instalao neste momento. Ao deletar arquivos dessa pasta, ou realizar mudanas em sua localizao, os programas de computador a eles relacionados podem ser (e provavelmente sero) afetados. Gabarito: item correto. 3- (CESPE/Tcnico Judicirio Operao de Computadores TREGO/2009) Arquivo a parte fsica da memria que retm informaes com tamanho pr-definido.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

55

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O arquivo um bloco de informaes relacionadas, que est gravado em uma unidade de armazenamento, e, portanto, no equivale a um dispositivo fsico. Tudo o que salvamos no computador vira arquivo. Um arquivo tem de ter um nome, para que se possa identific-lo e diferenci-lo dos demais arquivos na mesma unidade.

Figura Alguns exemplos de arquivos de formatos comuns Gabarito: item errado. 4- (CESPE/Tcnico Judicirio Operao de Computadores/TREGO/2009) Pasta um tipo de disco que armazena informaes de documentos de forma ordenada. Comentrios Uma pasta, tambm conhecida como diretrio, um pequeno compartimento lgico, criado em uma unidade para organizar melhor seu contedo para o usurio. As pastas so gavetas que podem guardar arquivos ou outras pastas, e, portanto, no pode ser chamada de um tipo de disco, ela criada/alterada e/ou apagada do disco. Gabarito: item errado. 5- (Indita) O Windows Explorer do Windows 7 permite a visualizao do contedo de uma pasta por meio de quatro modos de exibio: cones grandes, cones pequenos, listas e detalhes. Comentrios O programa Windows Explorer do sistema operacional Microsoft Windows 7 serve para gerenciar arquivos, pastas e unidades locais e de rede do
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 56

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

computador. A figura seguinte destaca os modos de exibio do Windows 7, que so: Contedo, Lado a Lado, Detalhes, Lista, cones Pequenos, cones Mdios, cones Grandes e cones Extra grandes.

As possibilidades existentes so:

cones: os quatro modos de exibio de cones (Extra Grandes, Grandes, Mdios e Pequenos) mostram um cone e um nome de arquivo para cada pasta ou arquivo presente na pasta atual. Em todos os modos de exibio, exceto em cones Pequenos, os cones exibem o tipo de arquivo ou, no caso de arquivos grficos (incluindo apresentaes do PowerPoint), o contedo do arquivo atual. Lista: esse modo semelhante a cones Pequenos no sentido de mostrar os nomes dos arquivos e das pastas acompanhados por um pequeno cone representando o tipo de arquivo. A nica diferena que os itens so organizados em colunas em vez de em linhas. Detalhes: fornece informaes detalhadas sobre os arquivos, incluindo nome, tipo, tamanho e data de modificao. Voc pode ocultar qualquer uma dessas propriedades e pode exibir uma variedade de outras que podem ser pertinentes aos tipos de arquivos especficos, incluindo autor e ttulo. Lado a lado: para pastas, esse modo de exibio mostra um cone de tamanho mdio e o nome e tipo da pasta. Para arquivos, o cone mostra o contedo do arquivo e acompanhado pelo nome, tipo e tamanho do arquivo. Contedos: para pastas, esse modo de exibio mostra um cone, o nome da pasta e a data. Para arquivos, o cone mostra o contedo do arquivo e acompanhado pelo nome, tipo e tamanho e data do arquivo. Quaisquer marcas tambm so mostradas.

Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

57

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

6- (Indita) No Windows Explorer do Windows 7, para selecionar um conjunto de arquivos intercalados deve-se clicar nos arquivos com a tecla Shift pressionada. Comentrios possvel selecionar vrios arquivos de uma s vez: Clique no primeiro e, segurando SHIFT, clique no ltimo para selecionar uma sequencia de arquivos. Clique no primeiro e, segurando CTRL, clique nos demais arquivos para selecionar vrios deles alternadamente (arquivos no-adjacentes).

Nesse caso, usa-se a tecla CTRL para selecionar objetos no consecutivos; a tecla SHIFT seleciona objetos adjacentes (consecutivos)!! Portanto, no Windows Explorer do Windows 7, para selecionar um conjunto de arquivos intercalados deve-se clicar nos arquivos com a tecla CTRL pressionada. Gabarito: item errado. 7- (Indita) No Windows 7, para compartilhar arquivos e impressoras com outros usurios de computador da rede, as configuraes Descoberta de Rede e Compartilhamento de Arquivo e Impressora devem estar ativadas. Comentrios Quando a descoberta de rede est ativa, seu computador visvel no Windows Explorer, e quando o compartilhamento de arquivo de impressora ativado os recursos do computador que voc compartilhar tambm estaro visveis para a rede. Portanto, para utilizarmos o compartilhamento no Windows 7, a Descoberta de Rede e o Compartilhamento de Arquivo e Impressora devero estar ativos na mquina. Para verificar se o seu computador est configurado para compartilhar arquivos com outros usurios de computador da rede: Acesse a Central de Rede e Compartilhamento

, disponvel no Painel de Controle.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

58

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

No painel esquerdo da Central de Rede e Compartilhamento, clique em Alterar as configuraes de compartilhamento avanadas.

Na rea Domstica ou de Trabalho da janela Configuraes de compartilhamento avanadas, faa o seguinte:


o

Sob Descoberta de Rede, verifique se Ativar Descoberta de rede est selecionado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

59

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO o

Sob Compartilhamento de Arquivo e Impressora, verifique se Ativar compartilhamento de arquivo e impressora est selecionado.

Se voc tiver habilitado as opes clique em Salvar Alteraes, e pronto!

Gabarito: item correto. 8- (Indita) No Windows Explorer do Windows 7 temos um novo recurso que nos permite exibir um conjunto de arquivos e pastas relacionados em uma biblioteca. Comentrios No Windows Explorer do Windows 7 voc pode exibir um conjunto de arquivos e pastas relacionados em uma biblioteca. As bibliotecas exibem o contedo de vrias pastas como se os arquivos estivessem armazenados juntos em um s lugar! Gabarito: item correto. 9- (Indita) No Windows 7, possvel tornar um diretrio restrito (com permisses somente de leitura), usando-se funcionalidade encontrada na lista Compartilhar com, que acessada a partir da barra de ferramentas do Windows Explorer. Comentrios Para ilustrar a questo, criei um diretrio C:\DadosPatricia\ApostilaWindows7, que ser compartilhado com permisses somente de leitura. Vamos l? Aps termos criado o diretrio que se deseja compartilhar, basta selecion-lo, e, em seguida, acessar a barra de ferramentas do Windows Explorer. Na tela que ir aparecer, pode-se configurar as opes de compartilhamento da pasta para restringir o acesso mesma, conforme especificado na questo. Para isso, clique na lista Compartilhar Com, conforme ilustrado a seguir, e selecione a opo Grupo Domstico (Leitura).

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

60

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Quando voc for compartilhar uma pasta, dever especificar as pessoas com quem a estar compartilhando e o que cada pessoa (ou grupo) poder fazer com o contedo da pasta. As opes de permisso so:

Leitura. Nesse caso o usurio poder abrir um arquivo da pasta compartilhada, mas no poder salvar as alteraes feitas no arquivo da pasta compartilhada. Leitura/gravao. O usurio pode abrir e editar um arquivo e salvar as alteraes feitas no arquivo da pasta compartilhada.

Gabarito: item correto. 10- (CESPE/MPE-PI/Tcnico Ministerial/rea: Administrativa/ 2012) Quando um programa instalado em um computador, normalmente, so criadas pastas onde arquivos relacionados a esse programa so armazenados. A remoo de arquivos dessas pastas de armazenamento poder comprometer o correto funcionamento do programa. Comentrios Ao excluir um arquivo de uma pasta na qual foi instalado o programa, ou mesmo uma biblioteca de referncia (.dll) para o correto funcionamento do aplicativo, o programa passar a no funcionar de maneira correta. Gabarito: item correto. 11(CESPE/MPE-PI/2012) O Windows no permite que pastas que contenham arquivos ocultos sejam excludas.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 61

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Permite sim a excluso dessas pastas! Gabarito: item errado. 12(CESPE/Tcnico Judicirio Operao de Computadores TREGO/2009) Arquivo a parte fsica da memria que retm informaes com tamanho pr-definido. Comentrios O arquivo um bloco de informaes relacionadas, que est gravado em uma unidade de armazenamento, e, portanto, no equivale a um dispositivo fsico. Tudo o que salvamos no computador vira arquivo. Um arquivo tem de ter um nome, para que se possa identific-lo e diferenci-lo dos demais arquivos na mesma unidade.

Figura Alguns exemplos de arquivos de formatos comuns Gabarito: item errado. 13- (CESPE/Tcnico Judicirio Operao de Computadores/TREGO/2009) Pasta um tipo de disco que armazena informaes de documentos de forma ordenada. Comentrios Uma pasta, tambm conhecida como diretrio, um pequeno compartimento lgico, criado em uma unidade para organizar melhor seu contedo para o usurio. As pastas so gavetas que podem guardar arquivos ou outras pastas, e, portanto, no pode ser chamada de um tipo de disco, ela criada/alterada e/ou apagada do disco. Gabarito: item errado.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 62

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

14- (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) A criao de novas pastas no Windows Explorer pode ser feita pelo usurio, de modo a facilitar a forma com que os arquivos possam ser armazenados. Comentrios Fcil! As pastas so criadas por qualquer usurio nos locais em que possui permisso de acesso, com o objetivo de facilitar a organizao dos arquivos que possui. Gabarito: item correto. 15- (CESPE/EBC/2011) No Microsoft Windows Explorer, para procurar um arquivo, uma opo clicar no cone Pesquisar e, na janela disponibilizada, escrever o nome ou parte do nome do arquivo, ou ento um trecho do texto contido no documento. Em qualquer desses casos, pode-se utilizar o caractere asterisco (*) em substituio ao nome, ou parte do nome, ou extenso do arquivo. Comentrios O asterisco (*) um dos curingas do Windows que tem como objetivo facilitar a pesquisa entre os arquivos do computador. EX: *.xls (ir localizar arquivos .xls no computador sem se importar com o nome do arquivo). Lembre-se de que a interrogao (?) tambm um curinga, mas ao invs de substituir "qualquer coisa", no caso do asterisco, substitui um caracter. Ex: ???.xls (ir localizar arquivos com a extenso .xls que tenham como nome do arquivo apenas trs (3) caracteres. Gabarito: item correto. 16- (CESPE/MPE-PI/ Tcnico Ministerial/rea: Administrativa/ 2012) No Windows, um arquivo excludo nem sempre ir para a Lixeira. Comentrios Isso mesmo, no sempre que um arquivo deletado vai para lixeira! Se o arquivo estiver em uma unidade de rede ou removvel, ele no ser movido para a Lixeira. Tambm se o arquivo tiver tamanho maior que a capacidade da lixeira ele excludo definitivamente sem passar por ela. A combinao de
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 63

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

teclas de atalho Shift + Delete ir excluir diretamente o arquivo tambm sem envi-lo para a lixeira. Gabarito: item correto. 17- (CESPE/AL-ES/Procurador/2011) Na rea de trabalho do Windows 7, possvel criar arquivos, diretrios e atalhos. Comentrios Podemos criar na rea de trabalho arquivos, diretrios (pastas) e atalhos. Lembrando, o atalho uma forma direta de acessar objetos dos quais precisamos com mais frequncia. Podemos ter atalhos para arquivos, programas, pastas ou mesmo para endereos da Internet.

Figura. cones de atalhos so identificados pela presena de uma seta no canto inferior esquerdo de seus cones Gabarito: item correto. 18(CESPE/MPE-PI/Tcnico Ministerial/rea: Administrativa/2012) Caso um computador X esteja com o sistema operacional Windows 7 e outro computador Y esteja com o sistema operacional Windows XP ou Windows Vista, ser possvel, por meio do recurso Transferncia fcil, transferir arquivos, configuraes de programa, configuraes de usurio e favoritos da Internet do computador Y para o computador X. Comentrios O recurso de Transferncia Fcil pode ser acionado atravs do caminho: boto Iniciar -> Todos os Programas -> Acessrios -> Ferramentas de sistema -> Transferncia Fcil e permite exatamente as funcionalidades reportadas na questo, sendo que o usurio poder utilizar-se de um cabo de transferncia fcil, uma rede ou mesmo pendrive e disco rgido para fazer tal procedimento. Gabarito: item correto. 19- (CESPE/MPE-PI/2012) No Windows 7, o gerenciamento de energia, no plano denominado alto desempenho, nunca ativa o modo conhecido
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 64

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

como suspender, embora desative a tela se o programa ficar ocioso por um tempo especfico. Comentrios O plano de energia uma coleo de configuraes de hardware e de sistema que gerenciam o uso da energia do computador. Voc pode usar planos de energia para reduzir a quantidade de energia usada por seu computador, aumentar o desempenho ou equilibrar os dois. A Microsoft destaca que o Windows 7 oferece os seguintes planos de energia para ajudar voc a gerenciar a energia do seu computador: Equilibrado, Economia de energia e Alto Desempenho.

A seguir uma descrio de cada um deles: Equilibrado: oferece desempenho total quando necessrio e economiza energia durante os perodos de inatividade. Este o plano ideal para a maioria das pessoas, ou seja, quem usa o laptop com regularidade, mas que tem sua disposio uma tomada ou bateria secundria.

Economia de energia: economiza energia reduzindo o desempenho do sistema. Este plano pode ajudar os usurios de PC mveis a obter o mximo proveito da carga de uma bateria nica.

Alto desempenho: maximiza o desempenho e a capacidade de resposta do sistema. Os usurios de PCs mveis percebero que a bateria no dura tanto quando eles utilizam este plano. Indicado por exemplo para quem deseja executar softwares pesados ou que necessitem de uma tima visualizao da tela (como jogos e programas para a edio de imagens ou vdeos). O gerenciamento de energia, nesse plano, nunca ativa o modo conhecido como suspender, embora desative a tela se o programa ficar ocioso por um tempo especfico.

Gabarito: item correto.


Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 65

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

20- (CESPE/EBC/2011) A ferramenta Scandisk permite a formatao do disco rgido, por meio da leitura dos dados de setores defeituosos, transferindo-os para setores bons, e marcando os defeituosos, de modo que o sistema no os use mais. Comentrios O Scandisk (Windows 98) ou Verificador de Erros (Windows XP e posteriores) no formata o disco rgido. Gabarito: item errado. 21- (Cespe/AL-ES/ Cargos de Nvel Mdio/2011) O Windows 7 imune a certificados digitais autoassinados. Comentrios Um certificado autoassinado serve apenas para uso pessoal, e no traz a garantia sobre a identidade do autor. criado pelo prprio autor do site ou criador de um documento do Microsoft Office, por exemplo. Portanto, se o prprio Office que da Microsoft permite a criao dos certificados autoassinados, claro que o Windows 7 no ir bloque-los. Os certificados mais comuns so obtidos atravs de uma Autoridade Certificadora. Gabarito: item errado. 22- (CESPE/AL-ES/ Cargos de Nvel Mdio/2011) 2003 incompatvel com o Windows 7. Comentrios O Microsoft Office compatvel com o sistema operacional Windows 7. Gabarito: item errado. 23- (CESPE/AL-ES/ Cargos de Nvel Mdio/2011) O Windows 7 suporta tecnologias de 32 bits e de 64 bits nos processadores. O Microsoft Office

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

66

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Com exceo do Windows 7 Starter (verso mais simples do Windows 7), que s est disponvel na arquitetura x86 (32 bits), todas as outras edies podem ser utilizadas em arquitetura x86 (32 Bits) e x64 (64 Bits). Gabarito: item correto. 24- (CESPE/AL-ES/Cargos de Nvel Mdio/2011) A rea de trabalho do Windows 7 no suporta a lixeira, porque foi introduzido nesse software novo conceito de recuperao de arquivos que tenham sido apagados. Comentrios A Lixeira normalmente exibida na rea de trabalho. Se preferir, pode ocultla. Para isso: Clique com o boto direito do mouse na rea de trabalho e escolha a opo Personalizar.

No painel esquerdo, clique em Alterar cones da rea de trabalho e siga um destes procedimentos:
o

Para remover a Lixeira da rea de trabalho, desmarque a caixa de seleo Lixeira. Para exibir a Lixeira na rea de trabalho, marque a caixa de seleo Lixeira. Clique em OK.

Nota: Mesmo que voc no opte por mostrar a Lixeira, por algum tempo os arquivos excludos continuaro sendo movidos para a Lixeira at serem excludos permanentemente. Gabarito: item errado.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 67

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

25- (CESPE/AL-ES/ Cargos de Nvel Mdio/2011) Por meio do menu Iniciar do Windows 7, o usurio consegue ver todas as conexes Internet efetuadas nos ltimos dois dias. Comentrios Essa consulta pode ser feita no Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Visualizar Eventos (via MMC - Microsoft Management Console). Gabarito: item errado. 26(CESPE/AL-ES/Cargos de Nvel Mdio/2011) A tela mostrada na figura seguinte, presente em sistemas Windows 7, equivale ao Gerenciador de Dispositivos.

Comentrios Em geral, o Gerenciador de dispositivos usado para: exibir status dos drivers de dispositivo, atualizar drivers de dispositivo, definir configuraes de drivers de dispositivo, remover drivers de dispositivo, solucionar problemas relacionados aos drivers de dispositivo. A tela mostrada na figura, presente em sistemas Windows 7, equivale ao prompt de comando. No Windows XP Professional/Vista/7, possvel abrir uma janela de comando do tipo prompt do DOS por meio do comando cmd.exe. Observe ento a janela de comando do tipo prompt do DOS (tela preta!!) que ser exibida aps a execuo do comando.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

68

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item errado. 27- (CESPE/AL-ES/Procurador/2011) O Windows 7 suporta a instalao de software com extenso .amb, que permite a criao da pasta system32. Comentrios A extenso .amb no tem relao com o contexto da questo, e utilizada pela Paragon AIMMS, conforme visto em http://www.fileinfo.com/extension/amb. Gabarito: item errado. 28- (CESPE/AL-ES/Procurador/2011) O Windows 7 no imune a vrus de computador. Comentrios Fcil essa!! O sistema operacional Windows 7 no imune a vrus, da a necessidade de reforar a segurana do nosso computador. Gabarito: item correto. 29- (CESPE/AL-ES/Procurador/2011) O Internet Explorer em sua verso 6 o navegador padro utilizado no Windows 7. Comentrios O navegador padro do Windows 7 o Internet Explorer 8, que pode ser atualizado para a verso 9. Gabarito: item errado. 30- (CESPE/AL-ES/Procurador/2011) O Windows 7 tem suporte nativo a redes locais. Comentrios
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 69

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Sim, totalmente compatvel e pode ser utilizado em redes locais. Gabarito: item correto. 31- (CESPE/AL-ES Procurador/2011) No Windows 7, a instalao e configurao de hardware e software pode ser feita a partir do(a) Power Shell. Comentrios O Microsoft Windows PowerShell um novo prompt de comando do Windows que comparado ao antigo cmd.exe muito mais poderoso. voltado ao uso de scripts para manuteno de sistemas por parte de administradores, oferecendo maior controle do sistema e agilidade na automatizao de tarefas como backup, transferncia de arquivos, parametrizao de aplicaes, entre outras. No Windows 7, a instalao e configurao de hardware e software pode ser feita a partir do Painel de Controle,utilizando-se as opes Hardware e Sons (para instalao e configuraes de hardwares) e Programas (para gerenciar os softwares instalados no computador).

Gabarito: item errado. 32- (CESPE/Correios - Cargos de Nvel Superior - Conhecimentos Bsicos - Exceto os Cargos 3, 4, 5, 16 e 26/2011) A ferramenta Lupa, no Windows 7, permite aumentar temporariamente uma parte da tela visualizada. Comentrios
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 70

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

A ferramenta Lupa est disponvel nos recursos de acessibilidade do Windows 7 e serve para ampliar a tela (ou trechos dela) de forma a facilitar a leitura. Gabarito: item correto. 33(CESPE/Correios - Cargos de Nvel Superior - Conhecimentos Bsicos - Exceto os Cargos 3, 4, 5, 16 e 26/2011) No sistema operacional Windows 7, o aplicativo Transferncia Fcil do Windows permite que sejam copiados arquivos e configuraes de um computador para outro. Comentrios Isso mesmo! O aplicativo Transferncia Fcil do Windows permite a transferncia de arquivos, e-mails e configuraes de um computador para outro. Pode-se escolher exatamente quais arquivos devem ser copiados para o novo computador, e, se porventura algum problema for encontrado nessa transferncia, ela no ser adiada, e, ao final, o sistema fornecer um relatrio completo de tudo o que no foi migrado. Gabarito: item correto. 34- (CESPE/DETRAN-ES Contador/2010) O Windows 7 permite a gravao de CD e DVD no formato sistema de arquivos dinmico ou no formato mastered, mas no est habilitado para gravao de DVD-Vdeo. Comentrios No Windows 7 o sistema de gravao foi aprimorado, e nos permite gravar arquivos utilizando apenas o Explorer, sem necessidade de programas adicionais. Veja um exemplo a seguir: 1. Localize a pasta com os arquivos e selecione o que gostaria de gravar. Em seguida, clique no boto Gravar, localizado na barra de ferramentas.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

71

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

2. Caso no tenha nenhuma mdia no gravador, insira o CD/DVD quando o sistema solicitar. 3. A prxima janela pedir que o usurio insira um rtulo para o CD/DVD. Coloque, de preferncia, um nome que seja referente ao seu contedo. Escolha, em seguida, o formato de gravao a ser utilizado, que pode ser: Dinmico ou Mastered, conforme informado na questo. Discos formatados com a opo Sistema de Arquivos Dinmico (Como uma unidade Flash USB): permite gravar arquivos como em um disco rgido ou pendrive; com esse formato possvel inserir, excluir e modificar os arquivos depois de gravados; pode-se manter um disco na unidade de gravao e copiar arquivos sempre que precisar. este sistema s pode ser usado em computadores que possuam Windows XP, Vista ou 7. Discos formatados com a opo Mastered (como um reprodutor de CD/DVD): grava arquivos da maneira com a qual estamos acostumados; com esse formato no possvel alterar ou excluir arquivos, mas pode ser utilizado em qualquer computador que suporta mdias desse tipo;

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

72

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

no copia os arquivos imediatamente, ou seja, necessrio selecionar todos os arquivos que sero copiados para o disco e, em seguida, gravlos de uma s vez; o seu uso convenientes se quiser gravar uma grande quantidade de arquivos, como um CD de msica; compatvel com computadores mais antigos e dispositivos como CD players e DVD players.

4. Caso escolha o formato de sistema dinmico, o sistema precisar formatar o CD/DVD para modificar o sistema de arquivos. Depois disso, basta copiar e colar os arquivos do computador na mdia. 5. Caso prefira o modelo tradicional (mastered), o Windows ir preparar o disco para a gravao. Em seguida, clique no boto Gravar em disco, localizado na barra de ferramentas.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

73

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

6. Uma nova janela surgir com informaes sobre a gravao. Confirme o rtulo do CD/DVD e escolha a velocidade de gravao (8x, 4x, 2.4x). Clique em Avanar para iniciar a gravao. Por fim, cabe destacar tambm que o Windows 7 est habilitado para gravao de DVD-Vdeo, conforme mostrado a seguir.

Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Which-CD-or-DVDformat-should-I-use Gabarito: item errado.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

74

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

35- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010) As bibliotecas, no Windows 7, gerenciam arquivos, mas no os armazenam, embora tenham a capacidade de monitorar as pastas que contm os itens, permitindo que os arquivos sejam acessados e organizados de vrias maneiras. Comentrios As bibliotecas so pastas virtuais que no esto fisicamente presentes no disco rgido, mas que exibem o contedo de vrias pastas como se os arquivos estivessem armazenados juntos em um s lugar! O modo de exibio da estrutura de armazenamento de arquivos, chamada de biblioteca, d acesso a vrios locais de armazenamento a partir de uma nica janela.

Ao abrir o Windows Explorer o novo sistema de Bibliotecas permite acesso rpido s principais pastas do usurio. Gabarito: item correto. 36- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010) No Windows 7, sempre que um arquivo excludo, ele transferido e enviado automaticamente para a lixeira, a menos que o usurio selecione o arquivo e pressione Shift + Delete, o que provoca a excluso definitiva do arquivo.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 75

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O arquivo no enviado automaticamente para a lixeira. Gabarito: item errado. 37- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010) A restaurao do sistema [no Windows 7] uma forma de desfazer alteraes do sistema do computador para um ponto anterior no tempo. A restaurao do sistema, entretanto, no pode ser usada para recuperao de arquivos pessoais. Comentrios A restaurao do sistema um recurso do Windows que permite que sejam estabelecidos pontos de restaurao do sistema. Caso o usurio, por qualquer motivo, queira voltar o computador para o estado em que ele se encontrava em um ponto de restaurao, basta acionar a Restaurao do sistema. O Windows desinstalar eventuais programas que tenham sido instalados no perodo e retornar configuraes porventura alteradas sem, no entanto, excluir dados ou arquivos salvos no disco rgido. Alm disso, as alteraes feitas pela restaurao do sistema so reversveis e o sistema no far recuperao de arquivos pessoais. Gabarito: item correto. 38- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) O Aero Shake um recurso da rea de trabalho [do Windows 7] que permite minimizar todas as janelas abertas, de forma relativamente rpida, exceto a janela ativa, na qual se deseja trabalhar. Para isso, suficiente clicar duas vezes o canto superior esquerdo dessa janela. Comentrios O Aero Shake um recurso do Windows 7 que minimiza as janelas em que voc no est trabalhando para que possa se concentrar em uma tarefa especfica ( como se a sua mesa estivesse toda bagunada, voc recolhe tudo com exceo do que est sendo usado no momento e quando voc precisa abre a gaveta e est tudo l, fcil, no mesmo!!). No necessrio clicar duas vezes no canto superior esquerdo da janela. Quando voc est com vrias janelas abertas, basta voc "sacudir" a janela que voc est usando e todas as outras so minimizadas, poupando tempo e trabalho. E, simplesmente, basta voc sacudir novamente e todas as janelas so restauradas.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 76

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item errado. 39- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) O acesso imediato rea de trabalho pode ser feito clicando-se o boto Mostrar rea de Trabalho, o que minimiza as janelas abertas. Caso, em seguida, se clique novamente o mesmo boto, apenas a janela que estava em primeiro plano voltar a ser exibida. Comentrios O boto Mostrar rea de Trabalho, que minimiza as janelas abertas, encontrase listado a seguir nas diversas verses do Windows. No Windows XP:

No Windows Vista:

No Windows 7: Alguns usam o clicar com o boto direito do mouse na barra de tarefas e escolhem:

Ou mesmo minimizando cada janela aberta para ter acesso rea de trabalho, algo custoso e enfadonho. Na verdade o que dificulta sua localizao que a Microsoft mudou seu formato e principalmente sua posio na barra de tarefas do Windows 7, voc nem imagina aonde! Veja:

Pois , ele apenas essa barrinha que fica no canto direito da barra de tarefas do Windows 7, clique nela e voc ter acesso limpo a sua rea de trabalho.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 77

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Bem, mas complementando a resposta, caso se clique novamente o mesmo boto, todas as janelas que estavam abertas sero reexibidas. Gabarito: item errado. 40- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No Windows 7, possvel usar criptografia para proteger todos os arquivos que estejam armazenados na unidade em que o Windows esteja instalado. Nesse caso, os arquivos que forem adicionados a essa unidade sero automaticamente criptografados. Comentrios No Windows 7 Ultimate temos o recurso de Criptografia de unidade de disco BitLocker, que nos possibilita criptografar unidades de disco, e at pendrives (nesse caso ele precisa estar conectado e ter sido reconhecido pelo sistema). Para acessar o recurso, entre no Menu Iniciar -> Painel de Controle - > Sistema e Segurana. Em seguida, clique em Criptografia de unidade de disco BitLocker.

Nesse momento, uma janela aberta e nela estaro listadas as unidades de armazenamento presentes no computador. Basta ento escolher a unidade de armazenamento que deseja ativar o BitLocker e em seguida clique na opo Ativar BitLocker.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 78

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Ao final, pode-se observar que a proteo est ativada quando ela estiver com o cadeado dourado volta do desenho da unidade. O cadeado na cor cinza, representa que o BitLocker est ativado, porm voc desbloqueou a unidade mediante a senha ou Smartcard.

Essa funcionalidade est presente tanto no Vista quanto no Windows 7, porm conforme dito anteriormente, s para as verses Ultimate. Gabarito: item correto. 41- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No Windows 7, qualquer usurio est autorizado a excluir um arquivo que esteja armazenado em uma pasta pblica. Comentrios

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

79

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Somente os usurios que usam o mesmo computador, ou que usam outros computadores da mesma rede estaro autorizados a excluir um arquivo que esteja armazenado em uma pasta pblica. Gabarito: item errado. 42- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010) A ferramenta de backup do Windows 7 permite escolher a mdia em que as cpias sero gravadas. Entretanto, quando a mdia escolhida for CD ou DVD, no ser possvel gerar backups incrementais. Nessas mdias, sempre que houver a necessidade de gerar uma cpia de segurana, ela ser uma cpia completa. Comentrios possvel fazer backup em outra unidade ou DVD. E se estiver usando as edies Professional ou Ultimate do Windows 7, voc tambm ter a opo de fazer o backup dos arquivos em uma rede. A seguir vamos checar como se d a realizao de backup no Windows 7. No campo Pesquisar programas e arquivos digite a palavra backup. Na Caixa de dilogo seguinte possvel selecionar as vrias opes de backup e, ainda, a criao de um Ponto de restaurao do sistema

Tipos de Backup possveis: Backup de cpia Um backup de cpia copia todos os arquivos selecionados, mas no os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo no desmarcado). A cpia til caso voc queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela no afeta essas outras operaes de backup. Backup dirio Um backup dirio copia todos os arquivos selecionados que foram alterados no dia de execuo do backup dirio. Os arquivos no so marcados como
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 80

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo no desmarcado). Backup diferencial Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incremental. No marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo no desmarcado). Se voc estiver executando uma combinao dos backups normal e diferencial, a restaurao de arquivos e pastas exigir o ltimo backup normal e o ltimo backup diferencial. Backup incremental Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo desmarcado). Se voc utilizar uma combinao dos backups normal e incremental, precisar do ltimo conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados. Backup normal Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo desmarcado). Com backups normais, voc s precisa da cpia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal executado quando voc cria um conjunto de backup pela primeira vez. Mantenha os seus backups em local seguro!! Sempre mantenha o armazenamento ou a mdia removvel usada para backups (como discos rgidos externos, DVDs ou CDs) em local seguro para impedir que pessoas no autorizadas acessem seus arquivos. Gabarito: item errado. 43(ESAF/2010/Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro) No Windows, o Bloco de Notas a) serve para transformar arquivos de imagens com extenso .meg para formato .bmp. b) serve para criar ou editar arquivos de texto que no exijam formatao. c) serve para compactao automtica de arquivos de texto, segundo formatao Singlepoint, que ocupem pelo menos 64KB. d) serve para criar e compilar programas que no ultrapassem 64KB. e) possui mais possibilidades de formatao em blocos do que o processador de texto Word.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

81

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O sistema operacional Microsoft Windows originalmente vem com dois editores . de texto, o (Notepad) e o Bloco de Notas um editor de texto plano, NO sendo capaz de agregar formataes ao texto, como negrito, itlico etc. Os arquivos gerados pelo Bloco de Notas possuem a extenso .txt. WordPad, diferentemente do Bloco de Notas, um editor de texto rico (rich text), tendo-se em vista que pode salvar arquivos de texto com algumas formataes bsicas (estilo, tamanho e cor da fonte, negrito, itlico, sublinhado, marcadores, dentre outros). Os arquivos gerados por esse programa podem ser salvos com a extenso .rtf (rich text file) ou .txt. Alm disso, pode abrir arquivos com a extenso .doc gerados pelo Word, mas geralmente perde grande parte da formatao original desses arquivos. Gabarito: letra B. 44- (ESAF/2009/Ministrio da Fazenda/Assistente TcnicoAdministrativo) Em um computador executando o sistema operacional Windows, possvel listar todos os componentes de hardware instalados ao selecionar, no Painel de Controle, a opo a) Gerenciador de programas e recursos. b) Centro de rede e compartilhamento. c) Gerenciador de desempenho. d) Gerenciador de dispositivos. e) Gerenciador de segurana. Comentrios O Gerenciador de Dispositivos fornece informaes sobre os componentes de hardware que esto presentes no seu computador. Tambm nos permite atualizar os driveRs de dispositivo para o hardware instalado no computador, modificar as configuraes de hardware e solucionar problemas. Gabarito: letra D. 45- (ESAF/Analista de Finanas e Controle AFC-STN /2005) O NTFS um sistema de arquivos usado pelo DOS, Windows 95, Windows 98 e Windows 2000. Oferece vrios recursos, entre eles a possibilidade de compactar arquivos e pastas individualmente. O NTFS apresenta uma confiabilidade semelhante ao sistema de arquivos FAT 32 utilizada pelo Linux.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 82

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O sistema de arquivos NTFS no pode ser usado pelo DOS, Windows 95, Windows 98, Windows ME, Windows 7, etc. Tambm, mais confivel que o sistema FAT 32, que, por sinal, no o sistema utilizado pelo Linux. Principais recursos do NTFS: Pode compactar automaticamente arquivos e pastas (so reescritos de forma que ocupem menos espao no disco). Pode usar criptografia: embaralhamento automtico dos arquivos e pastas gravados para que no possam ser identificados e/ou lidos por pessoas no autorizadas (mesmo que se roube aquele disco rgido-HD). No possui a limitao de 2 TB (Terabytes) para o tamanho mximo da partio, e nem de 4 GB (Gigabytes) para o tamanho mximo do arquivo. Utiliza journaling (registro das mudanas feitas nos arquivos da partio) o arquivo novo gravado em um novo cluster, se faltar energia voc no perde os arquivos (novo e antigo). Cota de disco: permite que o administrador defina limites de utilizao tamanho da partio para cada usurio. Gabarito: item errado. 46- (ESAF/AFRF-TI/2005) Com o sistema de arquivos NTFS possvel ter um controle de acesso a arquivos com a possibilidade do gerenciamento de usurios, incluindo suas permisses de acesso e escrita nesses arquivos. Comentrios O NTFS permite esse controle de acesso a arquivos destacado no enunciado da questo. Alm disso, o administrador pode definir limites de utilizao (tamanho) da partio para cada usurio! Gabarito: item correto. 47- (ESAF/Tributria e Aduaneira - AFRF/2005) Em relao aos conceitos de organizao e de gerenciamento de arquivos e pastas correto afirmar que a) uma pasta constitui um meio de organizao de programas e de documentos em disco e pode conter apenas arquivos. b) uma pasta compartilhada pode ser acessada por qualquer usurio da rede, independente de senha.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 83

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

c) a forma mais eficiente para armazenar arquivos, visando localizao posterior, criar uma nica pasta e, nela, salvar todos os arquivos que forem sendo criados ou copiados. Isso evita que tenham que ser abertas vrias pastas para procurar um determinado arquivo, agilizando em muito na sua localizao. d) a pesquisa de arquivos no Windows pode ser feita levando-se em conta diversos critrios. O critrio mais utilizado, por ser mais simples e prtico, o tamanho do arquivo. e) no sistema operacional Windows, a pasta, geralmente localizada em um servidor de arquivos, que os administradores podem atribuir a usurios individuais ou grupos, denominada pasta base. Os administradores utilizam as pastas base para consolidar os arquivos dos usurios em servidores de arquivos especficos com a finalidade de facilitar o backup. As pastas base so usadas por alguns programas como a pasta padro para as caixas de dilogo Abrir e Salvar como. Comentrios Item a. Uma pasta pode conter tanto arquivos quanto outras pastas. (O item a falso). Item b. O acesso pasta compartilhada s poder ser efetivado se o usurio tiver a permisso. Alm disso, caso o acesso pasta compartilhada seja controlado por senha, ela tambm ser necessria. (O item b falso). Item c. No aconselhvel armazenar arquivos dessa forma. O ideal organiz-los em pastas de acordo com o assunto, por exemplo. (O item c falso). Item d. O critrio mais utilizado, por ser mais simples e prtico, pelo nome do arquivo (ordenao alfabtica crescente ou decrescente), e no pelo seu tamanho. (O item d falso). Item e. Quando um usurio deseja salvar um arquivo que foi criado em seu computador, no Word ou no Excel por exemplo, e no especifica a pasta que ser utilizada, por padro o arquivo salvo na pasta Meus Documentos (Essa a pasta que aparece na sua rea de trabalho do Windows XP e no menu Iniciar do Windows, que o usurio utiliza para armazenar seus arquivos de documentos, fotos, msicas, etc.). A pasta base semelhante pasta Meus Documentos, s que estar armazenada em um servidor de arquivos (que porventura exista no seu ambiente corporativo). Nesse caso, o usurio no ir salvar o arquivo em seu disco rgido local e sim em um drive (disco) da rede !! Complementando, o servidor de arquivos armazena arquivos diversos, oriundos de clientes, em um local centralizado. Esses arquivos podem ter restrio de leitura ou alterao. Evita cpias de documentos desatualizadas,
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 84

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

uma vez que basta atualizar no servidor para que todos tenham acesso ltima verso disponvel. Por exemplo, quando voc abre um aplicativo de processamento de textos, esse aplicativo executado no seu computador e o documento armazenado no servidor de arquivos carregado na memria do seu computador. Quando o documento for gravado de volta para o servidor, qualquer pessoa na rede que possui acesso apropriado, ou permisso, poder visualiz-lo. Gabarito: letra E. 48- (ESAF/Auditor do Tesouro Nacional- Pref. de Natal - RN/2008) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos bsicos de Informtica, de sistemas operacionais e de organizao de arquivos: I. Considerando a forma de acesso s memrias secundrias de um computador, como por exemplo, a memria RAM, o HD e o CD-ROM, correto afirmar que se trata de memrias que o processador pode enderear diretamente, sem as quais o computador no pode funcionar. II. O Ext2 (second extended file system) um sistema de arquivos para dispositivos de memria flash (disco rgido, disquete, pen drive). Foi desenvolvido para o Windows NT e superiores. Utilizando o aplicativo ext2fat.sys nativo no Windows NT e superiores possvel, no sistema operacional Windows, transformar o sistema de arquivo de uma unidade de disco de Ext2 para Fat32, desde que este no seja o disco onde o sistema operacional est instalado. III. O USB (Universal Serial Bus) um tipo de conexo concebida na ptica do conceito de Plug and Play, que permite a conexo de perifricos sem a necessidade de desligar o computador. IV. Em um computador, a memria Cache L1 uma memria esttica pequena presente dentro do processador. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV Comentrios
Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

85

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Item I. A memria que a CPU consegue enderear (acessar) diretamente a Memria Principal. Tipos bsicos de memria principal: RAM e ROM. -RAM (Random Access Memory): armazenamento temporrio de dados que sero usados pela CPU; voltil; a capacidade varia muito, e tem aumentado a cada dia. os dados so gravados no momento de sua fabricao.

-ROM (Read Only Memory): O HD (disco rgido) e CD-ROM so exemplos de memrias secundrias. A memria auxiliar (conhecida como memria secundria, ou memria de massa) um meio utilizado para o armazenamento de dados e programas por tempo indefinido. Essa memria faz armazenamento NO voltil, externo CPU. Tambm no so endereadas diretamente pela CPU, mas precisam estar conectadas a um barramento de expanso e ligadas por meio de circuitos controladores destes barramentos. O item I falso. Item II.O EXT2 um sistema de arquivos antigo usado no LINUX, e no reconhecido pelo Windows NT e superiores! Nem o seu sucessor EXT3 entendido pelo Windows. O item II falso. Item III. O barramento USB (Universal Serial Bus Barramento Serial Universal) utiliza a tecnologia plug and play (um conjunto de especificaes desenvolvidas pela Intel para permitir que um computador detecte e configure automaticamente um dispositivo e instale os drivers de dispositivos apropriados). O item III verdadeiro. Item IV. A memria cache uma memria de altssima velocidade de acesso controlada e gerida pelo hardware. Fisicamente pode tanto integrar o microprocessador (cache interna), como consistir de chips adicionais instalados na placa-me do micro (cache externa). O tamanho da memria cache varia, geralmente, de 256 KB at 12 MB. O item IV verdadeiro. Gabarito: letra C. 49- (CESPE/DETRAN-ES Contador/2010) Julgue os itens seguintes, relacionados a conceitos de organizao, de segurana e de gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas. O Windows 7 permite a gravao de CD e DVD no formato sistema de arquivos dinmico ou no formato mastered, mas no est habilitado para gravao de DVD-Vdeo.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 86

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios No Windows 7 o sistema de gravao foi aprimorado, e nos permite gravar arquivos utilizando apenas o Explorer, sem necessidade de programas adicionais. Veja um exemplo a seguir: 1. Localize a pasta com os arquivos e selecione o que gostaria de gravar. Em seguida, clique no boto Gravar, localizado na barra de ferramentas.

2. Caso no tenha nenhuma mdia no gravador, insira o CD/DVD quando o sistema solicitar. 3. A prxima janela pedir que o usurio insira um rtulo para o CD/DVD. Coloque, de preferncia, um nome que seja referente ao seu contedo. Escolha, em seguida, o formato de gravao a ser utilizado, que pode ser: Dinmico ou Mastered, conforme informado na questo. Discos formatados com a opo Sistema de Arquivos Dinmico (Como uma unidade Flash USB): permite gravar arquivos como em um disco rgido ou pendrive; com esse formato possvel inserir, excluir e modificar os arquivos depois de gravados; pode-se manter um disco na unidade de gravao e copiar arquivos sempre que precisar.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

87

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

este sistema s pode ser usado em computadores que possuam Windows XP, Vista ou 7. Discos formatados com a opo Mastered (como um reprodutor de CD/DVD): grava arquivos da maneira com a qual estamos acostumados; com esse formato no possvel alterar ou excluir arquivos, mas pode ser utilizado em qualquer computador que suporta mdias desse tipo; no copia os arquivos imediatamente, ou seja, necessrio selecionar todos os arquivos que sero copiados para o disco e, em seguida, gravlos de uma s vez; o seu uso convenientes se quiser gravar uma grande quantidade de arquivos, como um CD de msica; compatvel com computadores mais antigos e dispositivos como CD players e DVD players.

4. Caso escolha o formato de sistema dinmico, o sistema precisar formatar o CD/DVD para modificar o sistema de arquivos. Depois disso, basta copiar e colar os arquivos do computador na mdia. 5. Caso prefira o modelo tradicional (mastered), o Windows ir preparar o disco para a gravao. Em seguida, clique no boto Gravar em disco, localizado na barra de ferramentas.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

88

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

6. Uma nova janela surgir com informaes sobre a gravao. Confirme o rtulo do CD/DVD e escolha a velocidade de gravao (8x, 4x, 2.4x). Clique em Avanar para iniciar a gravao. Por fim, cabe destacar tambm que o Windows 7 est habilitado para gravao de DVD-Vdeo, conforme mostrado a seguir.

Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Which-CD-or-DVDformat-should-I-use Gabarito: item errado. Com relao ao sistema operacional Windows 7, julgue os prximos itens.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 89

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

50- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) Ao se desligar o computador clicando o boto Iniciar e, em seguida, Desligar, todos os programas sero fechados. Nesse caso, os arquivos de trabalho eventualmente abertos e modificados sero automaticamente salvos. Comentrios O sistema ir exibir uma mensagem dando ao usurio a oportunidade de salvar os arquivos que estavam abertos no sistema, mas os arquivos no sero salvos automaticamente. Gabarito: item errado. 51- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) O Aero Shake um recurso da rea de trabalho que permite minimizar todas as janelas abertas, de forma relativamente rpida, exceto a janela ativa, na qual se deseja trabalhar. Para isso, suficiente clicar duas vezes o canto superior esquerdo dessa janela. Comentrios O Aero Shake um recurso do Windows 7 que minimiza as janelas em que voc no est trabalhando para que possa se concentrar em uma tarefa especfica ( como se a sua mesa estivesse toda bagunada, voc recolhe tudo com exceo do que est sendo usado no momento e quando voc precisa abre a gaveta e est tudo l, fcil, no mesmo!!). No necessrio clicar duas vezes no canto superior esquerdo da janela. Quando voc est com vrias janelas abertas, basta voc "sacudir" a janela que voc est usando e todas as outras so minimizadas, poupando tempo e trabalho. E, simplesmente, basta voc sacudir novamente e todas as janelas so restauradas. Gabarito: item errado. 52- (CESPE/Tcnico Judicirio - rea Administrativa - TRE-MA/2009) A barra de ferramentas do Windows, geralmente localizada no rodap da tela do monitor, apresenta o boto Iniciar e cones associados aos programas que esto em execuo. Comentrios Olha a pegadinha! A barra que aparece na rea de trabalho e que apresenta o boto Iniciar a barra de tarefas e no a barra de ferramentas!
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 90

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item errado. 53(CESPE/Tcnico Judicirio - rea Administrativa - TRE-MA/2009) Os menus de atalho, para se realizar acesso rpido a opes avanadas de configurao de rede e dispositivos mveis, podem ser acionados apenas a partir da rea de trabalho do Windows. Comentrios No existe menu de atalho para a opo indicada na rea de trabalho. Gabarito: item errado. 54- (CESPE/Tcnico Judicirio/rea Administrativa - TRE-MA/2009) No Windows, para se excluir definitivamente um arquivo do computador, deve-se remov-lo para a lixeira a partir do gerenciador de arquivos e, em seguida, deve-se tambm remov-lo da lixeira. Comentrios Para que um arquivo seja excludo definitivamente, aps a excluso ele deve ser removido da lixeira. Existem outras maneiras de fazer isto como segurar a tecla [Shift] quando for excluir o arquivo no o enviar para a lixeira. Existe, ainda, a possibilidade de configurar o Windows para que ele no envie os arquivos excludos para a lixeira. Gabarito: item correto. 55- (CESPE/Tcnico Judicirio/rea Administrativa - TRE-MA/2009) Para se criar um novo arquivo ou diretrio, o usurio deve, antes, estar certo do que vai fazer, pois no possvel alterar o nome de um arquivo criado. Comentrios possvel alterar o nome de um arquivo criado. Gabarito: item errado. 56- (CESPE/Tcnico Judicirio/rea Administrativa - TRE-MA/2009) Para se remover programas do computador, basta excluir a pasta inteira que os contm, por meio do comando Delete, contido no diretrio Arquivos de programas, do Windows.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 91

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Remover os arquivos do computador no implica na excluso completa do programa instalado. Em muitos casos, o programa cria itens na rea de trabalho, no menu Iniciar, pastas especiais para os arquivos gerados na sua utilizao, alm de realizar configuraes no sistema durante o processo de instalao. Por isso, a forma correta utilizar a opo Adicionar ou remover programas do Painel de Controle. Gabarito: item errado. 57- (CESPE/Tcnico Judicirio/rea Administrativa - TRE-MA/2009) O usurio que deseja criar um novo diretrio deve selecionar uma rea no computador, clicar no arquivo que deseja guardar e salv-lo com outro nome, para no haver sobreposio. Comentrios Confuso aqui! Diretrio no um termo comum no ambiente Windows. O correto pasta. Existem vrias maneiras de criar uma pasta, mas nenhuma delas requer a criao de uma cpia de qualquer arquivo! Gabarito: item errado. 58- (CESPE/Tcnico Judicirio/rea Administrativa - TRE-MG/2009) O programa Internet Explorer 7.0 permite a navegao em pginas internas e externas, alm de possibilitar a organizao de pastas e arquivos. Comentrios O Internet Explorer 7.0 permite a navegao em pginas que porventura estejam na mquina do usurio ou na Internet, no entanto, no possibilita a organizao de pastas e arquivos (tal funo pode ser desempenhada pelo Windows Explorer). Gabarito: item errado. 59- (FGV/ SEFAZ-RJ/Auditor Fiscal da Receita Estadual - prova 1/2011) No contexto dos sistemas operacionais Windows, os mais modernos operam com base em um recurso, baseado em dois aspectos, descritos a seguir: I. fornecido um tempo s aplicaes em execuo, sendo o controle da CPU feito pelo prprio sistema operacional. Dessa forma, independentemente do fato de uma dada aplicao ter ou no terminado o
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 92

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

que estava fazendo, esgotado seu time slice, o sistema operacional retoma o controle da CPU e o repassa para o prximo da fila. II. Cada aplicao roda em um espao prprio, de modo que, em caso de problemas, a aplicao em pane finalizada, permanecendo as demais ativas em execuo. Esse recurso conhecido por a) Multitarefa Preemptiva. b) Segmentao Paginada. c) Escalonamento Round Robin. d) Multiprocessamento Particionado. e) Multiprogramao com Swapping. Comentrios Essa questo explora um conceito importante, envolvendo a multitarefa preeemptiva. Vamos l! Dividindo os conceitos para conquistar :-)!! Sistemas monotarefa: capazes de executar apenas uma tarefa de cada vez. Ex.: MS-DOS. Sistemas multitarefa: capazes de executar vrias tarefas simultaneamente. Ex.: Microsoft Windows, Unix, Linux. Multitarefa o nome que se d possibilidade de executar mais de uma tarefa ou programa ao mesmo tempo. Para isto necessria a atuao conjunta do sistema operacional, que gerencia a execuo dos programas, e do microprocessador (ou CPU), que executa as instrues. H duas formas de controlar o tempo fornecido aos programas. So elas: Multitarefa preemptiva Nesse caso o controle da CPU feito pelo prprio sistema operacional. Ou seja: independentemente do fato de um dado programa ter ou no terminado o que estava fazendo, esgotada sua "fatia de tempo time slice" o sistema operacional retoma o controle da CPU e o repassa para o prximo da fila. Sua grande vantagem que nenhum programa, por mais mal comportado que seja, pode se apoderar do controle da mquina e travar o sistema. O Windows XP por exemplo utiliza multitarefa preemptiva!! Multitarefa cooperativa Depende da cooperao de cada programa. Em outras palavras: se um programa mal feito tomar para si o controle da CPU e se recusar a devolvlo por um tempo demasiadamente longo, parece que os demais programas
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 93

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

travaram. O Windows 3.1 e o Windows 98 ainda usavam multitarefa cooperativa. Gabarito: letra A. 60- (FCC/TRT - 14 Regio (RO e AC) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao/2011) No Windows 7, uma forma mais rpida de bloquear o computador, ao invs de usar as teclas Ctrl + Alt + Del, pressionar simultaneamente as teclas a) Alt + B b) Shift + B c) F3 + L d) logotipo Windows + L e) Ctrl + S Comentrios Bem fcil! Basta pressionar simultaneamente a tecla com o logotipo do Windows + L, que o computador ser bloqueado rapidamente. Gabarito: letra D. 61- (FCC/TRT - 22 Regio (PI) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao/2010) No Windows 7, a barra de menus do Windows Explorer, que padro no Windows XP, pode ser exibida por meio de simples toque na tecla a) Ctrl. b) Shift. c) F3. d) Alt. e) F9. Comentrios Basta um toque na tecla ALT para exibir a barra de menus do Windows Explorer no Windows 7. Gabarito: letra D.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

94

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

62- (FCC/Tcnico da Fazenda Estadual SP/2010) Considere as seguintes afirmaes sobre a barra de tarefas do Windows 7: I. Posso mov-la para qualquer uma das extremidades da tela e tambm posicion-la no meio, dividindo a rea de trabalho em duas partes. II. Posso mudar a ordem dos cones dos programas que esto minimizados, apenas clicando e arrastando-os para a posio desejada. III. Posso adicionar a barra de ferramentas Endereo e navegar na Internet a partir da barra de tarefa. IV. Em algumas edies do Windows 7, se eu apontar o mouse para o boto Mostrar rea de trabalho, as janelas abertas ficaro transparentes. Se eu clicar nesse boto, as janelas abertas sero minimizadas. Se clicar novamente, as janelas voltaro a sua posio inicial. Est correto o que consta APENAS em (A) II, III e IV. (B) I, II e III. (C) I e II. (D) II e III. (E) I e III. Comentrios As assertivas II, III e IV esto corretas. A afirmao I est errada, pois no possvel posicionar a barra de tarefas no meio da tela, de forma que a rea de trabalho seja dividida em duas partes. Gabarito: letra A. 63- (FCC/2005/CEAL/Auxiliar Tcnico-Adaptada) No Windows Explorer do Windows 7 (vlido para Windows Vista e XP), para selecionar um conjunto de arquivos intercalados, deve-se clicar nos arquivos com: a) a tecla Shift pressionada; b) as teclas Alt + Ctrl pressionadas; c) as teclas Shift + Alt pressionadas; d) as teclas Shift + Ctrl pressionadas; e))a tecla Ctrl pressionada.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

95

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios possvel selecionar vrios arquivos de uma s vez: Clique no primeiro e, segurando SHIFT, clique no ltimo para selecionar uma sequncia de arquivos. Clique no primeiro e, segurando CTRL, clique nos demais arquivos para selecionar vrios deles alternadamente (arquivos no adjacentes). possvel renomear vrios arquivos de uma vez. Basta selecionar mais de um e realizar o processo conhecido para renomear.

Nesse caso, usa-se a tecla CTRL para selecionar objetos no consecutivos; a tecla SHIFT seleciona objetos adjacentes (consecutivos). A resposta questo a alternativa E. Gabarito: letra E. Consideraes Finais Bem, espero que estejam conseguindo assimilar os conceitos j apresentados, que sero de grande valia no dia da prova. Caso tenham dvidas, no deixem de nos enviar pelo frum do curso. Boa sorte a todos e que Deus os abenoe sempre!! At a prxima aula! Profa Patrcia Lima Quinto Referncias Bibliogrficas Informtica-FCC-Questes Comentadas e Organizadas por Assunto, de Patrcia Lima Quinto, 2012. Ed. Gen/Mtodo. Novo! Notas de aula, profa Patrcia Lima Quinto. 2011/2012. Manuais do sistema Windows XP, Vista e Windows 7.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

96

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Lista das Questes Apresentadas na Aula 1- (CESPE/2012/Cmara dos Deputados/Arquiteto e Engenheiros) A respeito do sistema operacional Windows 7 correto destacar que o Controle de Conta de Usurio do Windows 7 disponibiliza quatro nveis de controle ao usurio que acessa o sistema por meio de uma conta de usurio padro. 2- (CESPE/2012/Cmara dos Deputados/Arquiteto e Engenheiros) Em geral, h, no sistema operacional Windows 7, uma pasta de sistema denominada Arquivos de Programas, na qual esto contidos os arquivos necessrios para o funcionamento de alguns programas instalados pelo usurio. Apagar ou mover esses arquivos pode prejudicar o funcionamento desses programas instalados. 3- (CESPE/Tcnico Judicirio Operao de Computadores TREGO/2009) Arquivo a parte fsica da memria que retm informaes com tamanho pr-definido. 4- (CESPE/Tcnico Judicirio Operao de Computadores/TREGO/2009) Pasta um tipo de disco que armazena informaes de documentos de forma ordenada. 5- (Indita) O Windows Explorer do Windows 7 permite a visualizao do contedo de uma pasta por meio de quatro modos de exibio: cones grandes, cones pequenos, listas e detalhes. 6- (Indita) No Windows Explorer do Windows 7, para selecionar um conjunto de arquivos intercalados deve-se clicar nos arquivos com a tecla Shift pressionada. 7- (Indita) No Windows 7, para compartilhar arquivos e impressoras com outros usurios de computador da rede, as configuraes Descoberta de Rede e Compartilhamento de Arquivo e Impressora devem estar ativadas. 8- (Indita) No Windows Explorer do Windows 7 temos um novo recurso que nos permite exibir um conjunto de arquivos e pastas relacionados em uma biblioteca.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

97

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

9- (Indita) No Windows 7, possvel tornar um diretrio restrito (com permisses somente de leitura), usando-se funcionalidade encontrada na lista Compartilhar com, que acessada a partir da barra de ferramentas do Windows Explorer.

10- (CESPE/MPE-PI/Tcnico Ministerial/rea: Administrativa/ 2012) Quando um programa instalado em um computador, normalmente, so criadas pastas onde arquivos relacionados a esse programa so armazenados. A remoo de arquivos dessas pastas de armazenamento poder comprometer o correto funcionamento do programa. 11(CESPE/MPE-PI/2012) O Windows no permite que pastas que contenham arquivos ocultos sejam excludas. 12(CESPE/Tcnico Judicirio Operao de Computadores TREGO/2009) Arquivo a parte fsica da memria que retm informaes com tamanho pr-definido. 13- (CESPE/Tcnico Judicirio Operao de Computadores/TREGO/2009) Pasta um tipo de disco que armazena informaes de documentos de forma ordenada. 14- (CESPE/TJ-ES/CBNS1_01/Superior/2011) A criao de novas pastas no Windows Explorer pode ser feita pelo usurio, de modo a facilitar a forma com que os arquivos possam ser armazenados. 15- (CESPE/EBC/2011) No Microsoft Windows Explorer, para procurar um arquivo, uma opo clicar no cone Pesquisar e, na janela disponibilizada, escrever o nome ou parte do nome do arquivo, ou ento um trecho do texto contido no documento. Em qualquer desses casos, pode-se utilizar o caractere asterisco (*) em substituio ao nome, ou parte do nome, ou extenso do arquivo. 16- (CESPE/MPE-PI/ Tcnico Ministerial/rea: Administrativa/ 2012) No Windows, um arquivo excludo nem sempre ir para a Lixeira.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

98

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

17- (CESPE/AL-ES/Procurador/2011) Na rea de trabalho do Windows 7, possvel criar arquivos, diretrios e atalhos. 18(CESPE/MPE-PI/Tcnico Ministerial/rea: Administrativa/2012) Caso um computador X esteja com o sistema operacional Windows 7 e outro computador Y esteja com o sistema operacional Windows XP ou Windows Vista, ser possvel, por meio do recurso Transferncia fcil, transferir arquivos, configuraes de programa, configuraes de usurio e favoritos da Internet do computador Y para o computador X. 19- (CESPE/MPE-PI/2012) No Windows 7, o gerenciamento de energia, no plano denominado alto desempenho, nunca ativa o modo conhecido como suspender, embora desative a tela se o programa ficar ocioso por um tempo especfico. 20- (CESPE/EBC/2011) A ferramenta Scandisk permite a formatao do disco rgido, por meio da leitura dos dados de setores defeituosos, transferindo-os para setores bons, e marcando os defeituosos, de modo que o sistema no os use mais. 21- (Cespe/AL-ES/ Cargos de Nvel Mdio/2011) O Windows 7 imune a certificados digitais autoassinados. 22- (CESPE/AL-ES/ Cargos de Nvel Mdio/2011) 2003 incompatvel com o Windows 7. O Microsoft Office

23- (CESPE/AL-ES/ Cargos de Nvel Mdio/2011) O Windows 7 suporta tecnologias de 32 bits e de 64 bits nos processadores. 24- (CESPE/AL-ES/Cargos de Nvel Mdio/2011) A rea de trabalho do Windows 7 no suporta a lixeira, porque foi introduzido nesse software novo conceito de recuperao de arquivos que tenham sido apagados. 25- (CESPE/AL-ES/ Cargos de Nvel Mdio/2011) Por meio do menu Iniciar do Windows 7, o usurio consegue ver todas as conexes Internet efetuadas nos ltimos dois dias.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

99

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

26- (CESPE/AL-ES/Cargos de Nvel Mdio/2011) A tela mostrada na figura seguinte, presente em sistemas Windows 7, equivale ao Gerenciador de Dispositivos.

27- (CESPE/AL-ES/Procurador/2011) O Windows 7 suporta a instalao de software com extenso .amb, que permite a criao da pasta system32. 28- (CESPE/AL-ES/Procurador/2011) O Windows 7 no imune a vrus de computador. 29- (CESPE/AL-ES/Procurador/2011) O Internet Explorer em sua verso 6 o navegador padro utilizado no Windows 7. 30- (CESPE/AL-ES/Procurador/2011) O Windows 7 tem suporte nativo a redes locais. 31- (CESPE/AL-ES Procurador/2011) No Windows 7, a instalao e configurao de hardware e software pode ser feita a partir do(a) Power Shell. 32- (CESPE/Correios - Cargos de Nvel Superior - Conhecimentos Bsicos - Exceto os Cargos 3, 4, 5, 16 e 26/2011) A ferramenta Lupa, no Windows 7, permite aumentar temporariamente uma parte da tela visualizada.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

100

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

33(CESPE/Correios - Cargos de Nvel Superior - Conhecimentos Bsicos - Exceto os Cargos 3, 4, 5, 16 e 26/2011) No sistema operacional Windows 7, o aplicativo Transferncia Fcil do Windows permite que sejam copiados arquivos e configuraes de um computador para outro. 34- (CESPE/DETRAN-ES Contador/2010) O Windows 7 permite a gravao de CD e DVD no formato sistema de arquivos dinmico ou no formato mastered, mas no est habilitado para gravao de DVD-Vdeo. 35- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010) As bibliotecas, no Windows 7, gerenciam arquivos, mas no os armazenam, embora tenham a capacidade de monitorar as pastas que contm os itens, permitindo que os arquivos sejam acessados e organizados de vrias maneiras. 36- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010) No Windows 7, sempre que um arquivo excludo, ele transferido e enviado automaticamente para a lixeira, a menos que o usurio selecione o arquivo e pressione Shift + Delete, o que provoca a excluso definitiva do arquivo. 37- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010) A restaurao do sistema [no Windows 7] uma forma de desfazer alteraes do sistema do computador para um ponto anterior no tempo. A restaurao do sistema, entretanto, no pode ser usada para recuperao de arquivos pessoais. 38- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) O Aero Shake um recurso da rea de trabalho [do Windows 7] que permite minimizar todas as janelas abertas, de forma relativamente rpida, exceto a janela ativa, na qual se deseja trabalhar. Para isso, suficiente clicar duas vezes o canto superior esquerdo dessa janela. 39(CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) O acesso imediato rea de trabalho pode ser feito clicando-se o boto Mostrar rea de Trabalho, o que minimiza as janelas abertas. Caso, em seguida, se clique novamente o mesmo boto, apenas a janela que estava em primeiro plano voltar a ser exibida.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

101

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

40- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No Windows 7, possvel usar criptografia para proteger todos os arquivos que estejam armazenados na unidade em que o Windows esteja instalado. Nesse caso, os arquivos que forem adicionados a essa unidade sero automaticamente criptografados. 41- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) No Windows 7, qualquer usurio est autorizado a excluir um arquivo que esteja armazenado em uma pasta pblica. 42- (CESPE/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES/2010) A ferramenta de backup do Windows 7 permite escolher a mdia em que as cpias sero gravadas. Entretanto, quando a mdia escolhida for CD ou DVD, no ser possvel gerar backups incrementais. Nessas mdias, sempre que houver a necessidade de gerar uma cpia de segurana, ela ser uma cpia completa. 43(ESAF/2010/Agente de Fazenda - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro) No Windows, o Bloco de Notas a) serve para transformar arquivos de imagens com extenso .meg para formato .bmp. b) serve para criar ou editar arquivos de texto que no exijam formatao. c) serve para compactao automtica de arquivos de texto, segundo formatao Singlepoint, que ocupem pelo menos 64KB. d) serve para criar e compilar programas que no ultrapassem 64KB. e) possui mais possibilidades de formatao em blocos do que o processador de texto Word. 44- (ESAF/2009/Ministrio da Fazenda/Assistente TcnicoAdministrativo) Em um computador executando o sistema operacional Windows, possvel listar todos os componentes de hardware instalados ao selecionar, no Painel de Controle, a opo a) Gerenciador de programas e recursos. b) Centro de rede e compartilhamento. c) Gerenciador de desempenho. d) Gerenciador de dispositivos. e) Gerenciador de segurana.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 102

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

45- (ESAF/Analista de Finanas e Controle AFC-STN /2005) O NTFS um sistema de arquivos usado pelo DOS, Windows 95, Windows 98 e Windows 2000. Oferece vrios recursos, entre eles a possibilidade de compactar arquivos e pastas individualmente. O NTFS apresenta uma confiabilidade semelhante ao sistema de arquivos FAT 32 utilizada pelo Linux. 46- (ESAF/AFRF-TI/2005) Com o sistema de arquivos NTFS possvel ter um controle de acesso a arquivos com a possibilidade do gerenciamento de usurios, incluindo suas permisses de acesso e escrita nesses arquivos. 47- (ESAF/Tributria e Aduaneira - AFRF/2005) Em relao aos conceitos de organizao e de gerenciamento de arquivos e pastas correto afirmar que a) uma pasta constitui um meio de organizao de programas e de documentos em disco e pode conter apenas arquivos. b) uma pasta compartilhada pode ser acessada por qualquer usurio da rede, independente de senha. c) a forma mais eficiente para armazenar arquivos, visando localizao posterior, criar uma nica pasta e, nela, salvar todos os arquivos que forem sendo criados ou copiados. Isso evita que tenham que ser abertas vrias pastas para procurar um determinado arquivo, agilizando em muito na sua localizao. d) a pesquisa de arquivos no Windows pode ser feita levando-se em conta diversos critrios. O critrio mais utilizado, por ser mais simples e prtico, o tamanho do arquivo. e) no sistema operacional Windows, a pasta, geralmente localizada em um servidor de arquivos, que os administradores podem atribuir a usurios individuais ou grupos, denominada pasta base. Os administradores utilizam as pastas base para consolidar os arquivos dos usurios em servidores de arquivos especficos com a finalidade de facilitar o backup. As pastas base so usadas por alguns programas como a pasta padro para as caixas de dilogo Abrir e Salvar como. 48- (ESAF/Auditor do Tesouro Nacional- Pref. de Natal - RN/2008) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos bsicos de Informtica, de sistemas operacionais e de organizao de arquivos: I. Considerando a forma de acesso s memrias secundrias de um computador, como por exemplo, a memria RAM, o HD e o CD-ROM,
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 103

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

correto afirmar que se trata de memrias que o processador pode enderear diretamente, sem as quais o computador no pode funcionar. II. O Ext2 (second extended file system) um sistema de arquivos para dispositivos de memria flash (disco rgido, disquete, pen drive). Foi desenvolvido para o Windows NT e superiores. Utilizando o aplicativo ext2fat.sys nativo no Windows NT e superiores possvel, no sistema operacional Windows, transformar o sistema de arquivo de uma unidade de disco de Ext2 para Fat32, desde que este no seja o disco onde o sistema operacional est instalado. III. O USB (Universal Serial Bus) um tipo de conexo concebida na ptica do conceito de Plug and Play, que permite a conexo de perifricos sem a necessidade de desligar o computador. IV. Em um computador, a memria Cache L1 uma memria esttica pequena presente dentro do processador. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV 49- (CESPE/DETRAN-ES Contador/2010) Julgue os itens seguintes, relacionados a conceitos de organizao, de segurana e de gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas. O Windows 7 permite a gravao de CD e DVD no formato sistema de arquivos dinmico ou no formato mastered, mas no est habilitado para gravao de DVD-Vdeo. Com relao ao sistema operacional Windows 7, julgue os prximos itens. 50- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) Ao se desligar o computador clicando o boto Iniciar e, em seguida, Desligar, todos os programas sero fechados. Nesse caso, os arquivos de trabalho eventualmente abertos e modificados sero automaticamente salvos. 51- (CESPE/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES/2010) O Aero Shake um recurso da rea de trabalho que permite minimizar todas as janelas abertas, de forma relativamente rpida, exceto a janela ativa, na
Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

104

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

qual se deseja trabalhar. Para isso, suficiente clicar duas vezes o canto superior esquerdo dessa janela. 52- (CESPE/Tcnico Judicirio - rea Administrativa - TRE-MA/2009) A barra de ferramentas do Windows, geralmente localizada no rodap da tela do monitor, apresenta o boto Iniciar e cones associados aos programas que esto em execuo. 53(CESPE/Tcnico Judicirio - rea Administrativa - TRE-MA/2009) Os menus de atalho, para se realizar acesso rpido a opes avanadas de configurao de rede e dispositivos mveis, podem ser acionados apenas a partir da rea de trabalho do Windows. 54- (CESPE/Tcnico Judicirio/rea Administrativa - TRE-MA/2009) No Windows, para se excluir definitivamente um arquivo do computador, deve-se remov-lo para a lixeira a partir do gerenciador de arquivos e, em seguida, deve-se tambm remov-lo da lixeira. 55- (CESPE/Tcnico Judicirio/rea Administrativa - TRE-MA/2009) Para se criar um novo arquivo ou diretrio, o usurio deve, antes, estar certo do que vai fazer, pois no possvel alterar o nome de um arquivo criado. 56- (CESPE/Tcnico Judicirio/rea Administrativa - TRE-MA/2009) Para se remover programas do computador, basta excluir a pasta inteira que os contm, por meio do comando Delete, contido no diretrio Arquivos de programas, do Windows. 57- (CESPE/Tcnico Judicirio/rea Administrativa - TRE-MA/2009) O usurio que deseja criar um novo diretrio deve selecionar uma rea no computador, clicar no arquivo que deseja guardar e salv-lo com outro nome, para no haver sobreposio. 58- (CESPE/Tcnico Judicirio/rea Administrativa - TRE-MG/2009) O programa Internet Explorer 7.0 permite a navegao em pginas internas e externas, alm de possibilitar a organizao de pastas e arquivos.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

105

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

59- (FGV/ SEFAZ-RJ/Auditor Fiscal da Receita Estadual - prova 1/2011) No contexto dos sistemas operacionais Windows, os mais modernos operam com base em um recurso, baseado em dois aspectos, descritos a seguir: I. fornecido um tempo s aplicaes em execuo, sendo o controle da CPU feito pelo prprio sistema operacional. Dessa forma, independentemente do fato de uma dada aplicao ter ou no terminado o que estava fazendo, esgotado seu time slice, o sistema operacional retoma o controle da CPU e o repassa para o prximo da fila. II. Cada aplicao roda em um espao prprio, de modo que, em caso de problemas, a aplicao em pane finalizada, permanecendo as demais ativas em execuo. Esse recurso conhecido por a) Multitarefa Preemptiva. b) Segmentao Paginada. c) Escalonamento Round Robin. d) Multiprocessamento Particionado. e) Multiprogramao com Swapping. 60- (FCC/TRT - 14 Regio (RO e AC) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao/2011) No Windows 7, uma forma mais rpida de bloquear o computador, ao invs de usar as teclas Ctrl + Alt + Del, pressionar simultaneamente as teclas a) Alt + B b) Shift + B c) F3 + L d) logotipo Windows + L e) Ctrl + S 61- (FCC/TRT - 22 Regio (PI) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao/2010) No Windows 7, a barra de menus do Windows Explorer, que padro no Windows XP, pode ser exibida por meio de simples toque na tecla a) Ctrl. b) Shift. c) F3. d) Alt.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 106

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

e) F9. 62- (FCC/Tcnico da Fazenda Estadual SP/2010) Considere as seguintes afirmaes sobre a barra de tarefas do Windows 7: I. Posso mov-la para qualquer uma das extremidades da tela e tambm posicion-la no meio, dividindo a rea de trabalho em duas partes. II. Posso mudar a ordem dos cones dos programas que esto minimizados, apenas clicando e arrastando-os para a posio desejada. III. Posso adicionar a barra de ferramentas Endereo e navegar na Internet a partir da barra de tarefa. IV. Em algumas edies do Windows 7, se eu apontar o mouse para o boto Mostrar rea de trabalho, as janelas abertas ficaro transparentes. Se eu clicar nesse boto, as janelas abertas sero minimizadas. Se clicar novamente, as janelas voltaro a sua posio inicial. Est correto o que consta APENAS em (A) II, III e IV. (B) I, II e III. (C) I e II. (D) II e III. (E) I e III. 63- (FCC/2005/CEAL/Auxiliar Tcnico-Adaptada) No Windows Explorer do Windows 7 (vlido para Windows Vista e XP), para selecionar um conjunto de arquivos intercalados, deve-se clicar nos arquivos com: a) a tecla Shift pressionada; b) as teclas Alt + Ctrl pressionadas; c) as teclas Shift + Alt pressionadas; d) as teclas Shift + Ctrl pressionadas; e))a tecla Ctrl pressionada.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

107

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ CNJ PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito
1. Item errado. 2. Item correto. 3. Item errado. 4. Item errado. 5. Item errado. 6. Item errado. 7. Item correto. 8. Item correto. 9. Item correto. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item correto. Item correto. Item correto. Item correto. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item correto. Item errado. Item correto. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. Item correto. Item errado. Item correto. Item errado. Item correto. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item errado. Letra B. Letra D. Item errado. Item correto. Letra E. Letra C. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item errado. Item errado. Item errado. Item errado. Letra A. Letra D. Letra D. Letra A.

63.

Letra E.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

108

Potrebbero piacerti anche