Sei sulla pagina 1di 4

Universidade Federal de Lavras Departamento de Cincia Exatas Conceitos de fsica B - GEX133 Turma: 22-B 1 Avaliao Nome:__________________________________________________________

Matrcula:________________________________Nota:___________________ Data:____________________

1 - A Lei de Coulomb nos permite encontrar a fora entre duas cargas pontuais. Trs cargas pontuais so mantidas fixas, tal como ilustrado abaixo.

Considere o seguinte comentrio sobre esta situao: "A fora eltrica na carga do meio ser zero devido s outras cargas. Usando a lei de Coulomb, a fora devido carga +Q positiva, e a fora devido carga -Q negativa. As foras se cancelam." a) Voc concorda com essa afirmao? Explique.

b) Como a lei de Coulomb se aplica a situaes em que h mais de duas cargas pontuais?

2 - Cada um dos seguintes casos envolvem a comparao da fora resultante exercida sobre eltrica +q em dois casos diferentes. a) Nos casos A e B mostrada na figura abaixo, h duas cargas pontuais positivas + Q a uma distncia s de uma terceira carga pontual positiva +q.

A fora resultante sobre a carga eltrica +q no caso A maior, menor, ou igual fora resultante sobre a carga eltrica +q no caso B? Explique.

b)

No caso E uma carga pontual positiva com +Q est a uma distncia s de uma terceira carga pontual positiva +q. No caso F, 10 cargas pontuais +Q/10, esto ao longo de um arco de raio s centrado em uma carga pontual positiva +q.

A fora eltrica sobre a carga +q no caso E maior, menor ou igual fora eltrica sobre a carga + q no caso F? Explique.

3 Um pequeno basto semicircular fino tem uma carga total +Q distribuda uniformemente nele. Uma carga negativa pontual Q colocada como mostra a figura ao lado. Uma carga pontual +q colocada no ponto C (o ponto C est equidistante da carga -Q e de todos pontos do basto. Seja Fp e Fb as foras na carga de teste devido a carga pontual e ao basto respectivamente.

a)

O mdulo da fora resultante Fp sobre a carga de teste maior, menor ou igual o mdulo da fora resultante Fb sobre a carga de teste? Explique.

4 Uma carga pontual +q colocada perto de um basto de metal descarregado.

a) Esquematize a distribuio de cargas no basto. b) Existe uma fora diferente de zero no basto, quando a carga +q colocada prxima a ele? Explique.

5 Um pedao de papel dobrado em trs partes iguais como mostra a figura abaixo. Quantos vetores rea so precisos para descrever a superfcie do papel? Esquematize os vetores rea na viso lateral e identifique A1, A2 e A3.

6 No tutorial carga voc explorou a regio ao redor de um basto carregado com uma bola que tinha carga de mesmo sinal que o basto. Sabemos que um basto carregado gera um campo eltrico ao redor dele. Desenhe vetores em cada um dos pontos assinalados para representar o campo eltrico E naquele ponto.

O mdulo ou direo do campo eltrico mudaria no ponto A se: a) A carga do basto fosse aumentada? Explique.

b) O mdulo da carga de teste fosse aumentada? Explique.

c)

O sinal da carga de teste fosse mudada? Explique.

E a fora sobre a carga de teste, mudaria se: a) A carga do basto fosse aumentada? Explique.

b) O mdulo da carga de teste fosse aumentada? Explique.

c)

O sinal da carga de teste fosse mudada? Explique.

Potrebbero piacerti anche