Sei sulla pagina 1di 18

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO

RONALDO BORGES DE QUADROS VOLNEI FERNANDES MACHADO

FIBRA PTICA

Sombrio (SC) 2011

RONALDO BORGES DE QUADROS VOLNEI FERNANDES MACHADO

FIBRA PTICA

Trabalho apresentado disciplina de Cabeamento Estruturado, do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio. Professor: Prof. Andr Alessandro Stein

Sombrio (SC) 2011

LISTA DE FIGURAS Figura 01-Estrutura da fibra ptica............................................................................05 Figura 02-Refrao....................................................................................................06 Figura 03-Reflexo....................................................................................................06 Figura 04-Estrutura tight buffer e loose buffer................................................................09 Figura 05-Fibra multimodo com ndice em degrau ........................................................10 Figura 06-Fibra multimodo com ndice gradual............................................................. 11 Figura 07-Fibra monomodo ........................................................................................12 Figura 08-Tipos de conectores..................................................................................13 Figura 09- Transmissor e receptor de fibra ptica.....................................................14 Figura 10-Emenda mecnica.....................................................................................15

SUMRIO 1 INTRODUO...........................................................................................................4 2 DESENVOLVIMENTO................................................................................................5 2.1 Princpio de funcionamento das fibras pticas.................................................5 2.2 Por que utilizar Fibras pticas?..........................................................................5 2.3 Conceito refrao e reflexo................................................................................5 2.4 ptica: atenuao, disperso, largura de banda, multiplexao.....................7 2.5 Fontes de luz: LED (light emission diode)..........................................................8 2.6 Estrutura tight buffer e loose buffer....................................................................9 2.7 Tipos de fibra ptica : monomodo, fibra plstico............................................10 2.7.1 Fibras multimodo (MMF MultiMode Fiber).....................................................10 2.7.3 Multimodo de ndice gradual...........................................................................11 2.7.4 Fibras Monomodo (SMF - Single Mode Fiber)...............................................11 2.8 Terminaes pticas: tipos de conectores......................................................12 2.8.1 Caractersticas..................................................................................................12 2.8.2 Aplicao...........................................................................................................13 2.8.3 Tipos de conectores........................................................................................13 2.9 Transmissores e receptores pticos.................................................................13 2.10 Emendas pticas: por fuso e mecnico.......................................................14 2.10.1 Emenda por fuso..........................................................................................15 2.10.2 Emenda mecnica..........................................................................................15 3 CONCLUSO..........................................................................................................16 REFERNCIAS...........................................................................................................17

4 1 INTRODUO Desde que foram desenvolvidas, as fibras pticas representaram uma revoluo na forma de transmitir informaes. A fibra ptica vem sendo utilizada para transmitir voz, televiso e sinais de dados por ondas de luz, por meios de fios finos e flexveis, constitudos de vidro ou plstico que, comparados com fios metlicos, apresentam inmeras vantagens. No mais mera curiosidade de laboratrios de pesquisas. So, agora, uma importante tecnologia, provada e aprovada, um realidade reconhecida. Na rea dos Sistemas de Telecomunicaes, a fibra ptica possui um campo bem vasto de estudo. Por isto o estudo de conceitos bsicos de tica usado tanto em fibras como em feixes pticos. O sistema ptico parte ptica e parte eletrnica. O entendimento de segmentos ptico, eletrnico e de comunicaes vem a ser, ento, importante para o estudo de estruturas pticas.

5 2 DESENVOLVIMENTO 2.1 Princpio de funcionamento das fibras pticas A luz se propaga no interior de uma fibra ptica fundamentada na reflexo total da luz. Quando um raio de luz se propaga em um meio cujo ndice de refrao n1 (ncleo) e atinge a superfcie de um outro meio com ndice de refrao n2 (casca), onde n1>n2, e desde que o ngulo de incidncia (em relao normal) seja maior ou igual ao ngulo crtico, ocorrer o que denominado de reflexo total, do que resulta o retorno de raio de luz ao meio com ndice de refrao n1. Figura 01 : Estrutura da fibra ptica.

Fonte: Clube do hardware 2.2 Por que utilizar Fibras pticas? As fibras pticas so utilizadas como meio de transmisso de ondas eletromagnticas, em forma de luz. Uma caracterstica importante o fato de no ser suscetvel interferncia eletromagntica, por no transmitir pulsos eltricos, o que as tornam ideais em muitas aplicaes. Na construo de redes, as fibras pticas apresentam grandes vantagens: grande capacidade de transmisso de dados; insensibilidade s perturbaes eletromagnticas; atenuaes muito reduzidas, permitindo ligaes de dezenas de quilmetros sem amplificadores; do origem a cabos com dimetros menores, mais leves e flexveis, o que permite uma diminuio dos custos de colocao e montagem. 2.3 Conceito refrao e reflexo A refrao ocorre quando a luz passa do ar, um meio menos refrigente, para gua, mais refrigente. Ou seja, quando a luz se dirige de um meio ambiente onde o ndice de refrao menor para outro onde o ndice de refrao maior, ocorre assim uma mudana do sentido e velocidade da luz, que consiste a refrao.

6
Figura 02: refrao.

Fonte: educar.

Agora a luz que est na gua, como tende a se expandir vai em direo a parede do recipiente, mas como a luz no passa por essa, deduz-se que o ndice de refrao do recipiente menor que o da gua pois acontece o fenmeno de reflexo total que para acontecer precisa de duas exigncias: do sentido da propagao da luz seja do meio mais para o menos refrigente e que o ngulo de incidncia da luz seja maior que o ngulo limite.
Figura 03: reflexo.

Fonte: Educar.

Como a luz no tem por onde sair, quando libera-se a gua, est sair com a luz que tentara expandir-se, sendo que o ar possui (como j se falou) menor refrigencia que a gua ocorrendo o fenmeno de reflexo total novamente, e a luz ficar se refletindo na correnteza d'gua. A fibra ptica consiste em um ncleo central, cujo ndice de refrao maior do que o ndice de refrao do material que o reveste. H tambm uma jaqueta revestindo e protegendo o ncleo e o revestimento contra a abraso e outros efeitos. H uma fonte de luz na entrada do ncleo da fibra que emite um cone de luz para dentro dela. A luz ento conduzida ento somente se o ncleo satisfaz a condio de reflexo interna total. O feixe de luz que entra na fibra, comea a percorrer um caminho de ziguezague entre as paredes do ncleo.

7 2.4 ptica: atenuao, disperso, largura de banda, multiplexao A luz que se propaga na fibra ptica sofre atenuaes, um pouco de luz absorvida pela casca, imperfeies no material utilizado na fabricao, entre outros fatores tambm atenuam o sinal. O grau de atenuao depende do comprimento da onda de luz transmitida. Por isso a fibra no um meio de transmisso 100% eficiente. A disperso a principal responsvel pela limitao da largura de banda do sinal transmitido, um alargamento temporal do sinal ptico resulta na superposio de diversos pulsos do sinal. A disperso um efeito em que os modos geradores de uma frente de onda de luz so separados quando trafegam pela fibra ptica, o que ocasiona a chegada delas outra extremidade espalhadas em relao ao tempo. A disperso do pulso classificada em : disperso intermodal e disperso intramodal O resultado da geometria da guia de onda e das diferenas dos ndices de refrao que permitem fibra propagar vrios modos ou raios de luz, define a disperso multimodo ou intermodal.. As fibras multimodos so mais susceptveis disperso intermodal, observando-se a os vrios modos com que os raios de luz percorrem caminhos diferentes a um determinado ponto em tempos distintos. Em todas as fibras est presente a disperso material, intramodal ou cromtica, porque decorrente da dependncia do ndice de refrao do material da fibra com relao ao comprimento de onda. Com somente uma fonte de luz (monocromtica uma cor somente) no existe disperso cromtica - o que torna essa fonte, que gera uma luz mais pura e com menor largura espectral, efetivamente melhor do que um LED convencional. A ideia bsica de multiplexao que diferentes tipos de sinais podem ser transportados por um sistema de transmisso ptico, ou seja, um meio em que possvel transmitir dois ou mais canais de informao simultaneamente. So definidos trs tipos de multiplexao: Time Division Multiplexing (TDM) em tempos diferentes, Frequency Division Multiplexing (FDM) em freqncias diferentes, Wavelength Division Multiplexing (WDM) por comprimento de onda.

8 Modulao o processo pelo qual, atravs de uma portadora, um sinal em vez de ser transmitido em sua forma original transmitido com mudana de amplitude, frequncia ou de fase.

2.5 Fontes de luz: LED (light emission diode) As fontes de luz mais comuns para os sistemas de comunicao por fibra ptica so os LEDs, porque emitem luz invisvel prxima do infravermelho. Sua operao como a operao bsica de um diodo comum. Uma pequena tenso aplicada entre seus terminais, fazendo uma pequena corrente fluir atravs da juno. Este diodo formado por duas regies de material semicondutor, dopado com impurezas do tipo P e do tipo N. A regio P a que possui menos eltrons do que tomos, o que implica em lacunas onde h espaos para os eltrons na estrutura cristalina. J a regio N caracterizada por apresentar mais eltrons livres do que lacunas. O comprimento de onda emitido pelo LED depende dos nveis internos de energia do semicondutor. Os comprimentos de onda mais usados em aplicaes de fibra ptica so de 820 e 850 nm. Em temperatura ambiente, a largura de banda tpica de 3dB de um LED de 820 nm de 40 nm, aproximadamente. A potncia de luz de um LED , aproximadamente, proporcional injeo de corrente, devido a algumas recombinaes entre eletrns e lacunas que no produzam ftons. O LED no 100% eficiente. Existem dois tipos de LED mais utilizados em sistemas de comunicao por fibras pticas: emissores de borda e emissores de superfcie, sendo que os emissores de superfcie so mais comumente utilizados, porque oferecem melhor emisso le luz. Mas as perdas de acoplamento so maiores nestes emissores e eles apresentam larguras de banda de modulao menores que os emissores de borda. Os trs tipos bsicos de laser so: a gs, slido ou semicondutor. Apenas o laser semicondutor encontra aplicao prtica em sistemas de comunicao por fibras pticas devido a custo, dimenses e tenso de alimentao. mais indicado para sistemas de longas distncias por acoplar maiores potncias em fibras pticas. Com operao bastante similar ao LED, possuem os mesmos materiais em sua

9 constituio, embora arranjados de maneira diferente. Abaixo de um limite bem definido (thresold) de corrente, o ILD se comporta como um LED: apresenta emisso espontnea e uma irradiao de luz mais ampla (menos direcionada). Acima do thresold, porm, o laser comea a oscilar. 2.6 Estrutura tight buffer e loose buffer Tight buffer consiste numa camada, em geral um plstico duro, a qual est em contato direto com a camada primria. Com uma espessura de 0,25 a 1 mm de dimetro, garante rigidez fibra contra micro-curvaturas e outras influencias externas e usada preferencialmente em aplicaes no interior de edifcios. Loose buffer quando a fibra colocada no interior de um tubo oco, bastante resistente. Esta configurao permite isolar a fibra de foras externas. Apresenta um dimetro de 1 a 2 mm e sua aplicao tanto pode ser no interior como no exterior de edifcios, sendo que no ultimo caso so necessrias estruturas mais complexas. Uma variante de loose buffer resulta de quando a cavidade oca interna do tubo de proteo cheia com um composto repelente umidade ( em geral uma geleia hidrfoba, base de derivados de petrleo ou compostos de silicone). Combina-se assim a vantagem do mtodo tight buffer com o loose buffer, garantindo-se tambm uma barreira de proteo contra infiltraes de gua na imediata vizinhana da fibra. Tal configurao, dada a sua importncia e uso generalizado, recebe a designao de filled loose buffer jacket.
Figura 04: estrutura tight buffer e loose buffer

Fonte: Belden emea

10 2.7 Tipos de fibra ptica : monomodo, fibra plstico Existem dois tipos de fibras pticas: as fibras multimodo e as monomodo. A escolha de um destes tipos depender da aplicao qual se destinar o uso da fibra. As fibras multimodo so mais utilizadas em aplicaes de rede locais (LAN), enquanto as fibras monomodo so mais utilizadas para aplicaes de redes de longa distncia (WAN). 2.7.1 Fibras multimodo (MMF MultiMode Fiber) So fibras que possuem vrios modos de propagao, o que faz com que os raios de luz percorram por diversos caminhos o interior da fibra. Devido a esta caracterstica, elas se classificam de duas formas: fibras multimodo de ndice degrau ou de ndice gradual. 2.7.2 Multimodo de ndice degrau Possuem um ncleo composto por um material homogneo de ndice de refrao constante e sempre superior ao da casca. As fibras de ndice degrau possuem mais simplicidade em sua fabricao e, por isto, possuem caractersticas inferiores aos outros tipos de fibras, sendo que uma das deficincias que podemos enumerar a banda passante que muito estreita, o que restringe a capacidade de transmisso da fibra. A atenuao bastante alta quando comparada com as fibras monomodo, o que restringe as aplicaes com fibras multimodo com relao distncia e capacidade de transmisso.
Figura 05: fibra multimodo com ndice em degrau

Fonte: Static

11

2.7.3 Multimodo de ndice gradual Possuem um ncleo composto de um ndice de refrao varivel. Esta variao permite a reduo do alargamento do impulso luminoso. So fibras mais utilizadas que as de ndice degrau. Sua fabricao mais complexa porque somente conseguimos o ndice de refrao gradual dopando com doses diferentes o ncleo da fibra, o que faz com que o ndice de refrao diminua gradualmente do centro do ncleo at a casca. Mas, na prtica, esse ndice faz com que os raios de luz percorram caminhos diferentes, com velocidades diferentes, e cheguem outra extremidade da fibra ao mesmo tempo praticamente, aumentando a banda passante e, consequentemente, a capacidade de transmisso da fibra ptica.
Figura 06: fibra multimodo com ndice gradual

Fonte: espec

2.7.4 Fibras Monomodo (SMF - Single Mode Fiber) As fibras monomodo possuem um nico mode de propagao, ou seja, os raios de luz percorrem o interior da fibra por um s caminho. Tambm se diferenciam pela variao do ndice de refrao do ncleo em relao casca, e se classificam em ndice degrau standard, disperso deslocada (dispersion shifted) ou non-zero dispersion. Por possurem suas dimenses mais reduzidas que as fibras multimodos, as fibras monomodais tm a fabricao mais complexa. Contudo, as caractersticas destas

12 fibras so muito superiores s multimodos, principalmente no que diz respeito banda passante, mais larga, o que aumenta a capacidade de transmisso. Apresentam atenuao mais baixa, aumentando, com isto, a distncia entre as transmisses sem o uso de repetidores. Os enlaces com fibras monomodo, geralmente, ultrapassam 50 km entre os repetidores, dependendo da qualidade da fibra ptica. As fibras monomodo do tipo disperso deslocada (dispersion shifted) tm concepo mais moderna que as anteriores e apresentam caractersticas com muitas vantagens, como baixssima atenuao e largura de banda bastante larga. Contudo, apresentam desvantagem quanto fabricao, que exige tcnicas avanadas e de difcil manuseio (instalao, emendas), com custo muito superior quando comparadas com as fibras do tipo multimodo.
Figura 07: fibra monomodo

Fonte:

2.8 Terminaes pticas: tipos de conectores Basicamente constitudas de conectores, as terminaes pticas realizam a conexo entre as fibras pticas e os equipamentos, que podem ser uma fonte de luz, detectores de luz ou mesmo equipamentos de medio. 2.8.1 Caractersticas O conectores pticos so acessrios compostos de um ferrolho, onde se encontra a terminao ptica, e de uma parte responsvel pela fixao dessas fibras na extremidade do ferrolho. realizado um polimento para atenuar os problemas de reflexo da luz. Podemos detectar com o aumento da atenuao, basicamente, dois

13 tipos de perdas: a perda de insero e perda de retorno. A perda de insero, ou atenuao, a perda de potncia luminosa que ocorre na passagem da luz nas conexes, geralmente causada por irregularidades no alinhamento dos conectores e irregularidades intrnsecas s fibras pticas. A perda de retorno, ou reflectncia, a quantidade de potncia ptica refletida na conexo, e a luz refletida retorna at a fonte luminosa, cuja causa principal est na face dos ferrolhos dos conectores, que refletem parte da luz que no entra no interior da fibra ptica do conector do lado oposto. Esta perda no influi diretamente na atenuao total. Contudo, pode degradar o funcionamento da fonte luminosa e, assim, afetar a comunicao. 2.8.2 Aplicao So utilizados na conexo das fibras pticas das seguintes formas: extenses pticas ou pig-tail, cordo ptico e cabo multicordo. 2.8.3 Tipos de conectores Existem no mercado vrios tipos de conectores, cada um voltado para uma aplicao. So constitudos de um ferrolho com uma face polida, onde feito o alinhamento da fibra, e de uma carcaa provida de uma capa plstica. So todos "machos", ou seja, os ferrolhos so estruturas cilndricas ou cnicas, dependendo do tipo de conector.
Figura 08: tipos de conectores

Fonte: desmonta & cia

2.9 Transmissores e receptores pticos So responsveis por converter sinais eltricos em sinais ticos que iro trafegar na fibra. A fonte tica modulada pela sua intensidade, atravs da variao da corrente eltrica injetada no gerador tico. A fonte tica um semicondutor, e pode ser de dois tipos: LED (Light-Emitting Diode), que utiliza o processo de foto-gerao por

14 recombinao espontnea, e o diodo LASER ( Light Amplification by Simulated Emission of Radiation) que utiliza o processo de gerao estimulada de luz. Existem diferenas funcionais entre LEDs e LASERs, estas caractersticas esto mostradas na tabela 1 abaixo.
Tabela 1 Diferenas funcionais entre LEDs e LASERS. Caractersticas Potncia tica Custo Utilizao Largura do Espectro Tempo de Vida Velocidade Divergncia na Emisso Acoplamento na Fibra Mono-modo Sensibilidade a Temperatura Taxa de Dados Modo Distncia

Laser alta alto complexa estreita menor rpido menor melhor substancial alta Multimodo ou Monomodo longa

LED baixa baixo simples larga maior lento maior pior insignificante baixa Multimodo pequena

Tambm chamados de fotodetectores, os receptores ticos so responsveis pela converso dos sinais ticos recebidos da fibra em sinais eltricos. Devem operar com sucesso nos menores nveis de potncia ticas possveis, convertendo o sinal com um mnimo de distoro e rudo, a fim de garantir o maior alcance possvel. Os fotodetectores mais utilizados so os foto-diodos, e os mais comuns so PIN e APD (Avalanche PhotoDiode). Figura 09: transmissor e receptor de fibra ptica

Fonte: panorama 2.10 Emendas pticas: por fuso e mecnico

15 2.10.1 Emenda por fuso Neste tipo de emenda a fibra introduzida numa mquina, chamada mquina de fuso, limpa e clivada, para, aps o alinhamento apropriado, ser submetida um arco voltico que eleva a temperatura nas faces das fibras, o que provoca o derretimento das fibras e a sua soldagem. O arco voltico obtido a partir de uma diferena de potencial aplicada sobre dois eletrodos de metal. Aps a fuso a fibra revestida por resinas que tem a funo de oferecer resistncia mecnica emenda, protegendo-a contra quebras e fraturas. Aps a proteo a fibra emendada acomodada em recipientes chamados caixa de emendas. As caixas de emendas podem ser de vrios tipos de acordo com a aplicao e o nmero de fibras. Umas so pressurizveis ou impermeveis, outras resistentes ao sol, para instalao area. A clivagem o processo de corte da ponta da fibra ptica. efetuada a partir de um pequeno ferimento na casca da fibra ptica (risco) e a fibra tracionada e curvada sob o risco, assim o ferimento se propaga pela estrutura cristalina da fibra. 2.10.2 Emenda mecnica Este tipo de emenda baseado no alinhamento das fibras atravs de estruturas mecnicas. So dispositivos dotados de travas para que a fibra no se mova no interior da emenda e contm lquidos entre as fibras, chamados lquidos casadores de ndice e refrao, que tem a funo de diminuir as perdas de Fresnel (reflexo). Neste tipo de emenda as fibras tambm devem ser limpas e clivadas. Este tipo de emenda recomendado para aqueles que tem um nmero reduzido de emendas a realizar pois o custo desses dispositivos relativamente barato, alm de serem reaproveitveis. Figura 10: emenda mecnica

Fonte: provitel

16 3 CONCLUSO Com a migrao de tecnologias de rede para protocolos de maiores velocidade (Gigabit e 10 Gigabit Ethernet), passou-se a difundir mais o uso de fibras pticas para aplicaes de rede local. Com este artigo, mostramos os principais conceitos para se iniciar o estudo sobre fibras pticas, podendo, assim, acertar na escolha do tipo certo de fibra para sua aplicao. A escolha do tipo certo de fibra ptica muito importante. Primeiro, preciso entender a sua aplicao, conhecendo suas reais necessidades para, a ento, decidir o tipo de fibra mais adequado.

17 REFERNCIAS CAMPOS, A. L. G. Fibras pticas uma realidade reconhecida e aprovada . RNP Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Disponvel em: <http://www.rnp.br/newsgen/0203/fibras_opticas.html#ng-5>. Acesso em: 05 nov. 2011. LIMA, C. Introduo as fibras pticas. Clube do hardware. Disponvel em: <http://www.clubedohardware.com.br/artigos/371>. Acesso em: 05 nov. 2011. DICA tcnica # 13. As vantagens de utilizar cabos de fibra ptica. Belden. Disponvel em: <http://www.belden.com.br/dicaTecnica13.asp>. Acesso em: 05 nov. 2011. O cabo de fibra ptica. Refrao e reflexo. Educar. Disponvel em:

<http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/fibraoptica/photo.htm>. Acesso em: 05 nov. 2011.

Potrebbero piacerti anche