Sei sulla pagina 1di 15

CARTILHA DO ESTGIO PROBATRIO

Carlos Alberto Boechat Rangel Jlio Canello

1. Apresentao
Nos plantes jurdicos realizados nos sindicatos e associaes, o Escritrio Boechat e Wagner Advogados Associados tem percebido o crescente nmero de consultas pelos novos servidores pblicos federais sobre temas ligados ao perodo de Estgio Probatrio. Na maioria em sua primeira investidura no Servio Pblico Federal, esses servidores esto preocupados primeiramente em superar as avaliaes do estgio probatrio, mas tambm ansiosos por usufruir de todos os direitos e benefcios comuns aos servidores que j passaram essa etapa. So habituais as negativas de direito pela Administrao com a argumentao de que servidores em estgio probatrio no preenchem determinados requisitos e nem fazem jus a determinados benefcios, bem como de avaliaes excessivas, produtivistas e extremamente subjetivas, dando poderes demasiados s chefias imediatas. Para auxiliar os servidores que se encontram nessa condio, os advogados Carlos Boechat e Julio Canello elaboraram uma cartilha sobre o perodo do Estgio Probatrio, tratando das obrigaes e direitos desses servidores. O presente texto aborda diversos aspectos da questo, sanando as principais dvidas, sempre levando em considerao as disposies legais, entendimentos doutrinrios e, especialmente, as posies do Judicirio sobre o assunto.

2. O que Estgio Probatrio?


Estgio probatrio ou estgio de formao o perodo/processo que visa aferir se o servidor pblico possui aptido e capacidade para o desempenho do cargo de provimento efetivo no qual ingressou por fora de concurso pblico. Tem incio com a entrada em exerccio no cargo, correspondendo aos primeiros anos de atividade, cujo cumprimento satisfatrio requisito para aquisio da estabilidade. Apesar da costumeira, porm equivocada prtica de diversos rgos, no se trata

apenas de um simples intervalo de tempo. Durante o estgio probatrio, a Administrao avalia o servidor quanto assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. O servidor que no for aprovado poder ser exonerado do cargo, deixando o servio pblico ou sendo reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. Caso aprovado, o servidor estar habilitado aquisio da estabilidade, depois de completar trs anos de exerccio. Em que pese algumas concepes antigas, o estgio probatrio no uma fase do concurso pblico. Este j encerrou, tendo ocorrido a nomeao, posse e a entrada em exerccio do novo servidor. Portanto, Estgio probatrio no se confunde com estgio experimental ou com curso de formao. O estgio experimental ou curso de formao a fase final do processo seletivo, ou seja, ltima etapa do concurso pblico, enquanto o estgio probatrio se d no incio do exerccio do cargo efetivo. Uma vez que no se trata de um quase-funcionrio, eventual exonerao ou reconduo no poder ser realizada sem o devido processo administrativo, devendo o servidor ter cincia das avaliaes a que foi submetido, bem como podendo recorrer da deciso tomada. O estgio probante , ainda, um perodo/processo cabvel apenas aos servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo que ingressaram atravs de concurso pblico. Dele ficam excludos todos os tipos de cargos temporrios ou de provimento precrio. Assim, no se submetem ao estgio probatrio: agentes contratados para empregos pblicos que no alcanam estabilidade, nomeados para cargos em comisso de livre designao e destituio (popularmente, cargos de confiana) ou nomeados para cargos de provimento e desligamento condicionado (como os servidores temporrios). O estgio liga-se apenas aos cargos de provimento efetivo em funo de sua consequncia principal: ser o requisito essencial para aquisio da estabilidade no servio pblico e no cargo. Esta, por sua vez, depende no apenas da aprovao do servidor no estgio, mas tambm do cumprimento de 3 (trs) anos de efetivo exerccio para os ingressantes a partir de 5 de junho de 1998 ou 2 (dois) anos para os que iniciaram as atividades antes dessa data. Vimos o que o estgio probatrio. Tambm, observamos as consequncias da aprovao ou reprovao, com ateno para necessidade de assegurar o contraditrio e a ampla defesa na avaliao. Dando sequncia, cabe diferenci-lo de outro importante instituto: a estabilidade.

3. Qual sua relao com a Estabilidade?


Estgio probatrio e Estabilidade so institutos jurdicos distintos. Porm, estabelecem entre si uma relao ntima e, at mesmo, indissocivel . Como se viu, o estgio o perodo/processo no qual o servidor avaliado para aferir se ele merece ou no permanecer no exerccio do cargo. J a estabilidade a garantia constitucional de permanncia no servio pblico, outorgada ao servidor ocupante de cargo de provimento efetivo por meio de concurso, adquirida aps o transcurso de 3 (trs) anos de atividade e aprovao em avaliao especial de desempenho.

Durante muito tempo, o estgio probante era entendido simplesmente como o intervalo de tempo existente entre a entrada do servidor em efetivo exerccio e a aquisio da estabilidade. Essa posio era predominante durante o perodo em que o prazo constitucional da estabilidade era de 2 (dois) anos (antes de junho de 1998). A Emenda Constitucional 19/98, porm, alterando o art. 41 da Constituio, disps que o prazo para aquisio da estabilidade seria de 3 (trs) anos de efetivo exerccio. Contudo, a Lei n 8.112/90 (RJU) continuava indicando que tal perodo era de 2 (dois) anos, como dizia desde sua edio. Diante disso, tm os Tribunais Superiores atualmente manifestado ser o prazo do estgio probatrio, alm do que dispe a lei, correspondente ao intervalo entre a entrada em efetivo exerccio do servidor e a aquisio da estabilidade . Assim, at 5 de junho de 1998 esse perodo correspondia a 2 (dois) anos, passando a ser de 3 (trs) anos a partir dessa data. Porm, estvel no inamovvel, muito menos vitalcio. Desse modo, o servidor estvel pode ser removido ou transferido pela Administrao. Alm disso, o cargo por ele ocupado tambm pode ser extinto, at mesmo durante o estgio probatrio, situao em que ele colocado em disponibilidade remunerada ou provido em outro cargo de nvel e atribuies equivalentes. O fato que o servidor estvel, aprovado em estgio probatrio, no pode ser exonerado ad nutum, nem ser demitido sumariamente. A perda do vnculo funcional somente pode ocorrer como uma penalidade administrativa mxima, atravs da demisso por infrao em processo administrativo ou judicial, em que seja assegurada a ampla defesa e o contraditrio. Alm disso, se a sentena judicial ou deciso administrativa forem invalidadas, o servidor demitido ser reintegrado ao servio pblico.

4. Como funciona?
Sabendo o que o estgio probatrio e discutidas suas relaes com a estabilidade, cabe agora desvendar como ele funciona. Assim, necessrio descrever sua sistemtica, com especial ateno para os procedimentos adotados pela Administrao e pelo servidor. A prpria Lei n 8.112/90 indica quais os fatores que devero ser observados na avaliao do servidor. Veja-se o que significa cada um deles: ASSIDUIDADE Ser assduo e pontual. Est relacionada frequncia sem faltas; j a pontualidade, inexistncia de atrasos, ausncias e sadas antecipadas. DISCIPLINA Respeito s leis, s normas e s disposies regulamentares, bem como o irrestrito cumprimento dos deveres de cidado e de servidor pblico, atendendo s tarefas para as quais designado, cumprindo com fidelidade e presteza as determinaes de sua chefia e superiores hierrquicos.

CAPACIDADE DE INICIATIVA Emprego de esforo pessoal e diligncia no desempenho das atribuies do cargo. Representa o domnio de forma atualizada dos conhecimentos, tcnicas e prticas, realizando projetos e tarefas sem precisar de empurrezinhos de colegas. PRODUTIVIDADE O quanto de tarefas, projetos e aes o servidor capaz de realizar com eficcia, de maneira clere e corretamente. RESPONSABILIDADE Assumir os resultados, positivos ou negativos, decorrentes dos atos praticados pelo prprio servidor ou, parcialmente, pela sua equipe de colaboradores. O cumprimento efetivo do estgio probatrio exige, como um processo (no apenas uma simples passagem de tempo), a adoo de procedimentos e aes tanto pela Administrao quanto pelo servidor. Embora as sistemticas adotadas sejam variadas nos diversos rgos da Administrao Pblica Federal, cabe indicar quais as etapas fundamentais usualmente seguidas. O primeiro passo a abertura de processo administrativo prprio para o Estgio Probatrio e a formao da Comisso de Avaliao. Embora ela nem sempre seja responsvel pela avaliao imediata do servidor, que muitas vezes feita pela sua chefia, ela quem coordena os trabalhos e confere andamento ao processo. Em determinados rgos, tal Comisso possui carter permanente, embora isso no seja obrigatrio. Uma vez instituda, ela deve comunicar o servidor quanto ao incio do processo de avaliao, informando, inclusive, os perodos de anlise, as datas de cada momento avaliativo, bem como esclarecendo a documentao que o servidor dever apresentar a cada ciclo avaliativo e os critrios que sero adotados. O perodo do estgio probatrio, em regra, convertido em dias, considerando-se, ainda, o direito ao descanso semanal remunerado. H casos em que o transcurso do intervalo pode ser suspenso. A Lei n 8.112/90 prev as hipteses de suspenso, relacionando-as s licenas e afastamentos que o servidor em perodo probante pode ter. Uma vez cessada a hiptese, a contagem dos dias de estgio probatrio retomada, conservando-se o perodo j transcorrido antes da suspenso. Assim, no so contados para estgio probatrio os dias de: - Licena por motivo de doena em pessoa da famlia; - Licena por motivo de afastamento do cnjuge; - Licena para atividade poltica; - Afastamento do pas para estudo ou misso oficial, bem como para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere; e - Participao em curso de formao. Por outro lado, h dias no trabalhados que so contados para fins de estgio probatrio, especialmente o descanso semanal remunerado e as frias, pois se trata de direitos assegurados na Constituio e so considerados dias de efetivo exerccio.

As avaliaes de desempenho acontecem conforme o cronograma de atividades fixado pela Comisso, com o servidor mostrando suas atividades e os avaliadores responsveis julgando o desempenho no cargo segundo os fatores indicados pela Lei. A cada fase, a Comisso ou o avaliador elabora um Relatrio Parcial de avaliao do servidor, indicando os resultados obtidos. A ltima fase acompanhada de um Relatrio Final, que necessariamente dever ser concludo mais de quatro meses antes do trmino do perodo de estgio probatrio. Em seguida, dada cincia ao servidor do resultado obtido, momento no qual poder apresentar recurso, se for o caso. Feito isso, ainda com quatro meses de antecedncia, a avaliao de desempenho segue para homologao da autoridade competente. bom lembrar que o servidor deve ser cientificado da concluso adotada pela Comisso de Avaliao ou avaliador, oportunizando a apresentao de recurso ou pedido de reconsiderao se a concluso for insatisfatria. Embora os resultados obtidos na avaliao de desempenho possam variar em pontuao ou conceitos de acordo com os indicadores e mtodos utilizados por cada rgo, o Relatrio Final do estgio probatrio somente pode ter duas concluses: aprovao ou reprovao. Quando se tratar de um novo servidor, a consequncia da reprovao ser a perda do cargo e o fim do vnculo funcional com a Administrao Pblica atravs de exonerao. J quando se tratar de servidor que anteriormente ocupou outro cargo pblico vindo nele a adquirir estabilidade, a consequncia da reprovao no ser o fim do vnculo funcional, mas to somente a reconduo ao cargo anteriormente ocupado. Outra consequncia da aquisio de estabilidade por fora de exerccio anterior no servio pblico que o servidor nessa situao poder requerer sua reconduo ao cargo anterior enquanto estiver em estgio probatrio no novo cargo, mesmo no ocorrendo reprovao. Essa a sistemtica geral adotada para a realizao do estgio probatrio na Administrao Pblica Federal. Salienta-se que a forma especfica do processo apresenta diferenas nos distintos rgos, entidades e carreiras, os quais possuem autonomia relativa no desenho de seus procedimentos internos.

5. E a Avaliao de Desempenho?
Uma das questes fundamentais no desenrolar do estgio probatrio a Avaliao de Desempenho. Dada sua importncia, cabe discutir os aspectos gerais de seu funcionamento. No h regras detalhadas para a avaliao do estgio com aplicao uniforme em toda a Administrao Pblica Federal. O que existe so orientaes gerais, bem como princpios, critrios e sistemas que devem ser observados por cada rgo, entidade e carreira.

Os critrios gerais decorrem da prpria Lei n 8.112/90 em interpretao que deve ser feita conforme as normas e princpios constitucionais. De incio, salienta-se que a avaliao de desempenho do estgio probatrio especial, no se confundindo com as avaliaes normais realizadas periodicamente pela Administrao, mesmo aquelas relativas a gratificaes de desempenho. Por ser especial, limita-se ao perodo de prova e deve aferir a aptido no desempenho do cargo segundo os fatores previstos na lei (assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade). Alm de especial, a avaliao obrigatria, no podendo ser dispensada. Assim, trata-se tanto de um dever da Administrao quanto de um direito do servidor, que, inclusive, pode exigi-la judicialmente. O servidor no pode vir a ser prejudicado no resultado do estgio em funo da falta de avaliao ou de sua realizao atravs de critrios e mtodos obscuros. necessrio que a avaliao ocorra e que o avaliado possa ficar ciente de todo o procedimento, especialmente quanto aos critrios e resultados, podendo, at mesmo, recorrer de decises eventualmente prejudiciais. Alm disso, uma avaliao nica no capaz de permitir a adequao e adaptao do servidor s exigncias do cargo, pois no ser possvel que o servidor melhore seu desempenho em um segundo ciclo avaliativo. apenas atravs de um processo avaliativo peridico, divido em etapas, que se torna possvel captar a evoluo do agente ao longo do tempo, garantindo-lhe chances de superar suas deficincias e tambm permitindo Administrao aferir melhor as potencialidades do novo servidor. Como dito, h critrios e princpios gerais a serem observados, porm no existe uma sistemtica uniforme e obrigatria para toda Administrao. De qualquer maneira, cabe destacar as formas e mtodos mais usuais, bem como as divises de ciclos comumente utilizadas: - 3 (trs) avaliaes divididas entre o 12, 24 e 30 ms do estgio; - 4 (quatro) avaliaes divididas entre o 6, 12, 24 e 30 ms do estgio; e - 4 (quatro) avaliaes divididas entre o 8, 16, 24 e 32 ms do estgio. Note-se que esses meses demarcam o momento de emisso dos Relatrios Parciais e Final do Estgio. O intervalo entre esses marcos corresponde ao perodo avaliativo propriamente dito, cujo desempenho no cargo segundo os fatores apontados pela lei ser objeto de atribuio de nota ou conceito. Em muitos casos, a avaliao efetiva, ou seja, a atribuio de notas ou conceitos ao servidor, realizada pela chefia imediata. Embora no haja nem vedao nem obrigatoriedade quanto a esse sistema, recomendvel que a chefia tenha participao no processo avaliativo, uma vez que quem acompanha mais fortemente o trabalho do servidor. Mesmo assim, a conduo do estgio no deve ficar a cargo unicamente dessa figura, sendo essencial a existncia da Comisso. Os critrios especficos, medidas de avaliao, pontuao, atribuio de conceitos,

julgamento pela aprovao ou reprovao, so dados pela regulamentao do prprio rgo, entidade ou carreira, que devem ser complementados pelos fatores indicados pela lei (assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade), cuja presena obrigatria nos formulrios de avaliao. Veja-se por oportuno que, aos poucos, a Administrao Pblica tem adotado metodologias inovadoras em sua sistemtica de avaliao de desempenho. Uma delas a autoavaliao do servidor, utilizada em cotejo com a anlise feita pela sua chefia, porm de menor importncia. Outro mtodo relevante e de crescente ateno a chamada Avaliao 360. Trata-se de uma forma de avaliao mltipla que inclui tanto a autoavaliao quanto a anlise realizada por diversos colaboradores, seja chefia, pares de trabalho, subordinados e mesmo usurios do servio pblico. Observadas as caractersticas gerais da avaliao de desempenho, que recebe especificao interna em cada entidade, rgo ou carreira, completa-se a compreenso do funcionamento do estgio probatrio. Agora, resta firmar aquilo que o servidor pode e no pode fazer durante esse perodo, ou seja, quais so seus direitos e suas limitaes, bem como apontar as questes ainda controvertidas sobre o assunto.

6. O que o permitido e o que vedado ao servidor durante o estgio probatrio?


O servidor durante o perodo de prova ainda no possui a totalidade dos direitos e benefcios que tem o servidor estvel, especialmente no que diz respeito a licenas e afastamentos. Resume-se, assim, brevemente, aquilo que permitido e o que vedado ao servidor em estgio probante, apresentando-se, posteriormente, os pontos que so alvo de controvrsias judiciais. PERMITIDO: Licenas: a) Licena por motivo de doena em pessoa da famlia; b) Licena por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro; c) Licena para tratamento da sade prpria; d) Licena para o servio militar; e) Licena para atividade poltica. Afastamentos: a) Afastamento para o exerccio de mandato eletivo; b) Afastamento para curso de formao decorrente de aprovao em concurso pblico para outro cargo da administrao pblica federal, podendo optar pela remunerao do cargo de origem;

c) Afastamento do pas para misso oficial ou para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere, com perda de remunerao. Outros Direitos: a) Recebimento integral da remunerao do cargo efetivo; b) Respeito ao devido processo, com as garantias da ampla defesa e do contraditrio; c) Recorrer de eventual deciso que o reprove no estgio probatrio e determine sua exonerao; d) Ocupar cargo de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao; e) Ser cedido a outro rgo ou entidade exclusivamente para ocupar Cargo de Natureza Especial (CNE), ou cargos em comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores (DAS), nveis 6, 5 e 4, ou equivalentes; f) Aposentadoria por invalidez ou compulsria por limite de idade; g) Remoo de ofcio, no interesse da Administrao. VEDADO: Em benefcio do servidor: a) Diminuio de vencimentos ou diferena da remunerao em relao ao servidor estvel na mesma posio funcional; b) Demisso ou imposio arbitrria de penalidade administrativa sem a devida instaurao de sindicncia ou processo disciplinar; c) Exonerao por reprovao no estgio de forma imotivada, ou seja, sem base em avaliaes de desempenho objetivas. Implicando limitaes ao servidor: a) Estabilidade e aprovao no estgio por simples decurso de tempo, sem a realizao de avaliao; b) Licena para capacitao; c) Licena para tratar de interesses particulares; d) Afastamento para participao de programa de ps-graduao stricto sensu; e) Ocupao de cargo comissionado em outro rgo ou entidade que no correspondam a DAS 6, 5, 4 ou equivalente; f) Remoo a pedido, a critrio da Administrao. Em que pese o deferimento ao servidor em estgio probatrio de determinadas licenas e afastamentos, cabe apontar que nem todos so contados para fins de estgio. Nesses casos ocorre suspenso do curso do perodo de prova. So elas: - Licena por motivo de doena de pessoa da famlia; - Licena por motivo de afastamento de cnjuge; - Licena para atividade poltica; - Afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil

participe ou com o qual coopere; e - Participao em curso de formao. Cabe destacar que no pode ocorrer diferenciao remuneratria em funo do perodo de prova, no podendo o servidor em estgio ter vencimentos menores do que o servidor estvel que se encontre em mesma posio e condio funcional. Do mesmo modo, no h reduo do direito ao devido processo e das garantias do contraditrio e da ampla defesa. A peculiaridade que, nesse perodo, o servidor tambm poder perder o cargo atravs de exonerao, na hiptese de ser reprovado no estgio. Ainda, no h qualquer diferena quanto a outros direitos e garantias, especialmente os de ordem remuneratria ou funcional, tais como frias, descanso semanal remunerado, 13 salrio, licena gestante, ausncia ao servio em funo de doao de sangue, alistamento eleitoral, casamento, falecimento do cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos, ou direito de petio. Alm disso, os deveres e proibies previstos na Lei n 8.112/90 aplicam-se a todos os servidores, inclusive queles em estgio probatrio.

7. Questes controvertidas
Existem permisses e vedaes que no so uniformes ou consensuais em todas as carreiras e rgos da Administrao Pblica Federal, verificando-se, at mesmo, divergncia no Judicirio a respeito da possibilidade ou no do exerccio de alguns direitos por parte do servidor em estgio probatrio. Mesmo no havendo como conferir certeza em relao a alguns pontos importantes do estgio probatrio, preciso identific-los, observando como a discusso tem se desenvolvido e quais as possveis solues. Vejamos as principais questes controvertidas. Greve: Embora os servidores em estgio probatrio no sejam estveis no servio pblico ou no cargo que ocupam, devem ter assegurados os direitos previstos aos demais servidores, salvo as limitaes expressas contidas na Lei. A concluso que eles tambm podem exercer seu direito constitucional greve. Cabe observar que a participao em movimento grevista no configura falta de habilitao para a funo pblica, no podendo o estagirio ser penalizado pelo exerccio de um direito seu. A soluo mais razovel seria a suspenso do perodo de prova durante o intervalo de paralisao. Embora a Lei no trate expressamente da hiptese de greve, h diversas decises judiciais que garantem aos servidores em estgio probatrio o direito greve, sem prejuzos de avaliao. O prprio Supremo Tribunal Federal j mostrou sua posio favorvel ao direito de greve do servidor em prova ao julgar o Recurso Extraordinrio n.

226.966, em novembro de 2008. Portanto, o Judicirio tem confirmado a possibilidade de o servidor em estgio probatrio exercer o direito de greve, sem prejuzos para sua avaliao de desempenho. Promoo e progresso: Uma das questes controvertidas diz respeito promoo e progresso na carreira. Pode o servidor em estgio probatrio participar de concurso de promoo? O exerccio no cargo durante o perodo de prova contado para cumprir o requisito de tempo necessrio para passagem posio funcional seguinte? Por uma amplitude mais geral, a resposta mais adequada : depende. O Regime Jurdico nico dos servidores pblicos civis federais (Lei n 8.112/90) no apresenta nenhuma restrio ou requisito claro ou expresso a respeito da relao entre promoo na carreira e estgio probatrio. Porm, algumas das legislaes que tratam de cada carreira especfica podem esclarecer o assunto, negando ou permitindo. Disso pode-se tirar uma importante concluso: somente havendo expressa vedao em lei ou regulamento que a Administrao pode impedir a progresso dos servidores durante o perodo de prova. Assim, no existindo regra que o diga, a desconsiderao arbitrria do exerccio das atividades durante o estgio probatrio ato ilegal, passvel de questionamento judicial. Contagem do tempo de estgio durante o exerccio de cargo comissionado: Desde o final de 1997, com a edio da Lei n 9.527, ficou claramente assegurada aos servidores em estgio probatrio a possibilidade de exercerem funo gratificada ou cargo comissionado no rgo ou entidade de lotao, bem como de serem cedidos para outros rgos desde que o cargo em comisso corresponda ao Grupo-DAS nvel 6, 5 e 4, ou equivalente. No h mais dvida sobre essa permisso. A controvrsia que permanece refere-se contagem de tempo durante tal exerccio. As atividades em cargo de comisso ou funo de direo so consideradas para fins de estgio probatrio ou correspondem a um perodo de suspenso? Diante do que diz a lei, quase consensual o entendimento de que o perodo de prova no impede o exerccio de tais cargos ou funes. Parte significativa da doutrina entende, porm, que durante esse exerccio o estgio probatrio encontra-se suspenso, ou seja, ao ser designado para funo ou cargo comissionado, a contagem de tempo do estgio fica parada, retornando apenas com a sada do cargo ou funo. A justificativa para essa posio que o novo servidor est sendo avaliado quanto aptido para o desempenho do cargo de provimento efetivo para o qual foi aprovado. Assim, ao exercer outro cargo ou funo, realizaria tarefas diversas e no poderia ser avaliado propriamente para fins de estgio. Desse modo, a permisso da lei no teria plenos efeitos.

Porm o que a Lei n 8.112/90 dispe a respeito do exerccio desses cargos e funes que tambm o servidor em estgio pode desempenh-los. No h, nela, nenhuma limitao ou restrio, inclusive quanto suspenso ou contagem de tempo. Sendo assim, para outra corrente, o servidor em tal condio considerado como em pleno exerccio de seu cargo efetivo para fins de estgio. Embora a controvrsia aparea no debate entre os juristas, com pouca repercusso no Judicirio, entendemos que a soluo mais adequada encontra-se entre as duas correntes: se o cargo comissionado ou funo de direo, chefia e assessoramento for desempenhado no prprio rgo ou entidade e contiver atribuies que so prprias do cargo de provimento efetivo ou a ela associadas, o desempenho nessa funo ou cargo deve ser considerado para fins de estgio. Todavia, se for caso de cesso para outro rgo ou entidade, ou o desempenho do cargo no tiver relao com as atribuies do cargo de provimento efetivo, deve-se suspender a contagem de tempo do estgio probatrio, retomando-a no momento de retorno s atividades originrias. bom lembrar que, em qualquer caso, deve-se ter cuidado com a legislao especfica de cada carreira e com a regulamentao prpria de cada rgo ou entidade. possvel que regras dessa estatura estabeleam limites, restries ou formas especficas para o desempenho de funes e cargos em comisso e seu aproveitamento para fins de estgio probatrio. Licena para desempenho de mandato classista e estabilidade sindical: A Lei 8.112/90 no prev a possibilidade de o servidor em estgio probatrio usufruir de licena para desempenho de mandato classista. Entretanto, tambm no existe vedao expressa concesso da mesma. Embora a prtica da Administrao seja negar essa possibilidade, h decises judiciais que garantem sua concesso, desde que seja suspenso o perodo de prova. No tocante estabilidade sindical durante o estgio probatrio, trata-se de ponto ainda controvertido que obteve importante resposta do Supremo Tribunal Federal: no.1 A Suprema Corte entendeu que h uma incompatibilidade essencial entre a estabilidade sindical e o estgio probatrio. Isso porque a admisso de algum tipo de estabilidade durante o perodo de prova acabaria tendo como efeito a prpria supresso ou trmino do estgio na prtica. Ou seja, uma vez adquirida a estabilidade sindical, o servidor teria alcanado o resultado ou efeito jurdico daquilo para que o estgio probatrio requisito: a estabilidade no servio. Alm disso, o STF tambm j entendeu que a estabilidade sindical incompatvel com o prprio regime jurdico administrativo de todos os servidores estatutrios, no sendo possvel para qualquer deles, no apenas para aqueles em perodo probante.
1

Nesse sentido, o acrdo proferido no RE 208.436/RS, Relator Min. Ilmar Galvo, Primeira Turma, julgado em 13/10/1998, DJ de 26/03/1999.

Aposentadoria: Outro aspecto controvertido durante o estgio probatrio a aposentadoria. possvel ao servidor nesse perodo aposentar-se? Sob quais condies? Embora no haja acordo no Judicirio ou entre os Juristas, existem indicativos importantes. Existem diferentes modalidades de aposentadoria para o servidor pblico. Ela pode se dar por invalidez, compulsoriamente por idade, ou voluntariamente, desde que cumpridos os requisitos legais e constitucionais de idade e contribuio. A resposta questo inicial diferente de acordo com a modalidade de aposentadoria em questo. Os Tribunais e a doutrina tm entendido que a aposentadoria por invalidez e compulsria por idade devem ser concedidas mesmo ao servidor em estgio probatrio. Isso porque no h restrio legal alguma quanto s mesmas, inexistindo exigncia de tempo de servio ou contribuio para essas modalidades. A situao mais delicada a da aposentadoria voluntria. Tanto o Supremo Tribunal Federal, quanto o Superior Tribunal de Justia tm entendido que a aposentadoria voluntria impossvel durante o estgio probatrio, pois consideram que, nessa etapa, o servidor no se encontra em plena titularidade ou exerccio do cargo. De qualquer forma, para os servidores que ingressaram no servio pblico aps a Emenda Constitucional 20/1998, a possibilidade de buscar aposentadoria voluntria antes de finalizar o estgio probatrio muito remota. Isso porque a regra atualmente vigente exige o mnimo de 5 (cinco) anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria. Remoo: Uma ltima questo controvertida diz respeito possibilidade de o servidor em estgio probatrio ser removido. Aqui tambm h diferentes entendimentos de acordo com a modalidade especfica de remoo. Segundo a Lei n 8.112/90, h trs tipos bsicos de remoo: de ofcio, no interesse da Administrao; a pedido, a critrio da Administrao; e a pedido, independentemente do interesse da Administrao. Essa ltima modalidade apresenta subdivises: remoo para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor, que foi deslocado no interesse da Administrao; por motivo de sade do servidor ou de familiar dependente; em virtude de processo seletivo. No caso da remoo de ofcio, no interesse da Administrao, no h dvida, pois se trata mais de um dever do servidor do que de um direito: mesmo durante o estgio probatrio possvel acontecer. Por outro lado, a princpio, a remoo a pedido, a critrio da Administrao, encontra-se vedada. Isso porque efetu-la traria maiores dificuldades para a conduo da avaliao de desempenho, sendo, em princpio, contrrio ao interesse pblico. O fato

que, em regra, a Administrao no concede tais pedidos de remoo, no sendo obrigada a faz-lo. Quanto ao ltimo permissivo, cabe observ-lo de acordo com cada uma de suas hipteses. Em sendo o pedido de remoo independente do interesse da Administrao possvel entender que seu cumprimento ser obrigatrio desde que o servidor cumpra os requisitos legais e regulamentares de cada hiptese. Assim, possvel a concesso de remoo no caso de acompanhamento de cnjuge ou companheiro servidor deslocado no interesse da Administrao e por motivo de sade do servidor ou familiar dependente, desde que comprovado perante junta mdica. De qualquer maneira, tais hipteses ainda no encontram total acolhida nos tribunais, no havendo plena segurana de xito no pedido. Do outro lado, a remoo atravs de processo seletivo ainda mais duvidosa. Aqui, a possibilidade depender do regulamento especfico do prprio concurso de remoo. Ou seja, como a lei no especifica, possvel que o regramento do processo seletivo impea os servidores em estgio probatrio de participar de concurso de remoo. Em alguns casos, tal regra est presente at mesmo no edital do concurso pblico. Sendo esse o caso, o servidor no poder ser removido.

ESCRITRIOS ASSOCIADOS

Wagner Advogados Associados Santa Maria, RS: 55-3026 3206 - wagner@wagner.adv.br Braslia, DF: 61-3226 6937 - wagner@wagner.adv.br Macap, AP: 96-3223 4907 - wagner@wagner.adv.br www.wagner.adv.br Advocacia Giacomini e Goldoni Campo Grande, MS: 67-3042-6464 - jrgiacomini@advocaciagiacominiegoldoni.com.br Boechat & Wagner Advogados Associados Rio de Janeiro, RJ: 21-2509 9032 - carlosboechat@openlink.com.br Brando Filho & Advogados Salvador, BA: 71-3241 4295 - asturaro@gmail.com Calaa Advogados Associados Recife, PE: 81-3032 4183 - waa.calaca@gmail.com Chapper & Cavada Sociedade de Advogados Pelotas, RS: 53-3225 8647 - chappercavada@hotmail.com Clnio Pachco Franco Advogados e Consultores Jurdicos Macei, AL: 82-3336 6620 - advocacia@cleniofrancoadvogados.com.br Dantas Mayer Advocacia Joo Pessoa, PB: 83-3222 6602 - mayeradv@terra.com.br Duailibe Mascarenhas Advogados Associados So Lus, MA: 98-3232 5544 - duailibemascarenhasadv@yahoo.com.br Ferreira & Formiga Advogados Associados Cuiab, MT: 65-3642 4047 - iej.adv@terra.com.br Fonseca, Assis & Reis Porto Velho, RO: 69-3224 6357 - eltonassis@hotmail.com Geraldo Marcos & Advogados Associados Belo Horizonte, MG: 31-3291 9988 gmarcoseadvogados@gmarcosadvogados.com.br Gomes e Bicharra Advogados Associados Manaus, AM: 92-3611 3911 - gomesebicharra@gmail.com Iunes Advogados Associados Goinia, GO: 62-3091 3336 - escritorio@iunes.adv.br

Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados Curitiba, PR: 41-3223 1050 - cvw@cvw.adv.br Pedro Maurcio Pita Machado Advogados Associados Florianpolis, SC: 48-3222 6766 - sc@pita.adv.br Romilton Marinho & Jos Alves Advogados Associados Porto Velho, RO: 69-3221 3620 - rxadv@brturbo.com.br Santana, Arajo & Costa Solues Jurdicas Aplicadas Aracaju, SE: 79-3211-6510 - sac@solucoes.juridicas.com.br Terciano & Tomaz Advogados Associados Vitria, ES: 27-3223 8372 - advterciano@uol.com.br Woida, Forbrig, Magnago & Advogados Associados Porto Alegre, RS: 51-3284 8300 - publico@woida.adv.br

Potrebbero piacerti anche