Sei sulla pagina 1di 9

O Transtorno de Ansiedade Generalizada

Escrito por: Vinicius Sampaio Dottaviano

Resumo: A ansiedade um dos principais males que o ser humano carrega atualmente. Ela vem de um sentimento de desespero e pressa em querer realizar o que se deseja e alcanar o que sonhamos, construindo assim a nossa felicidade. Ocorre que a ansiedade , exatamente, o principal obstculo para se alcanar sucesso em cada uma destas metas. Uma das maiores fontes de ansiedade aquela motivada pelos relacionamentos afetivos. Algumas pessoas sofrem de ansiedade por desejar encontrar o par ideal, a chamada alma gmea com que todos sonham e acabam, exatamente por causa dessa atitude ansiosa, por afastar ao invs de atrair seja quem for. Palavras-Chave: ansiedade, ser humano, desejo, sonho, felicidade, meta, relacionamento, afeto.

Os Modelos Comportamentais da Ansiedade


As manifestaes objetivas da ansiedade so inespecficas, e comumente esto associadas a diversos estados emocionais, tais como medo, expectativa, ira, entre outros. Essas manifestaes so as reaes fsicas sentidas pelas pessoas, dentre as quais se podem citar: sudorese, taquicardia, tremores, calafrios etc. A ansiedade pode ser considerada normal ou patolgica. Sendo assim, como diferenciar um estado normal de um patolgico? Esta avaliao deve levar em considerao quatro aspectos: Intensidade; Durao; Interferncia; e Freqncia com a qual ocorrem os sintomas. Caso sejam considerados desproporcionais, pode-se considerar a ansiedade patolgica. Contudo, esta uma deciso arbitrria e subjetiva de quem avalia. (GENTIL, 1997) Desta forma, Gentil (1997) afirma que somente podemos saber se algum est ansioso por deduo, ou questionando e comparando sua resposta com nossa prpria experincia e conceito de ansiedade. De acordo com o DSM IV (1994), os transtornos de ansiedade classificados so: Transtornos de pnico com agorafobia. Transtornos de pnico sem agorafobia. Transtorno obsessivo-compulsivo. Transtorno de estresse ps-compulsivo.

Transtorno de estresse ps-traumtico. Transtorno de ansiedade generalizada. Transtorno de ansiedade devido a uma condio mdica geral. Transtorno de ansiedade induzida por substncia. Transtorno de ansiedade no especificado. Agorafobia sem histria de transtorno de pnico. Fobia especfica. Fobia social. Tanto a ansiedade quanto o medo possuem suas razes nas reaes de defesas. Neste sentido, quando uma pessoa se defronta com uma situao de perigo, que ameaa seu bem-estar ou sua sobrevivncia, o organismo se prepara para enfrentar ou fugir. Quando esta ameaa apenas potencial, ou seja, quando o indivduo identifica a situao como a possibilidade de receber uma punio, entende-se esta resposta como ansiedade. Contudo quando o perigo real, e a reao desencadeada por estmulos bem definidos, tem-se o medo. (GRAEFF & BRANDO, 1999) At aqui foi feita uma diferenciao entre a ansiedade normal e patolgica, e entre ansiedade e medo, mas como o modelo comportamental entende a ansiedade? Para entender a ansiedade no modelo comportamental, necessrio antes discutirmos alguns aspectos centrais dentro da anlise do comportamento. Um dos pontos mais importantes no modelo comportamental a anlise funcional. Skinner (1974) afirma que as variveis externas das quais o comportamento uma funo, do margem ao que pode ser chamado de anlise causal ou funcional. Tentamos prever e controlar o comportamento de um organismo individual. Portanto, a anlise funcional a possibilidade de se descrever quais as variveis que esto controlando o comportamento. Neste mesmo livro, Skinner comenta uma formulao adequada da interao entre um organismo e seu ambiente deve sempre especificar trs coisas: a ocasio em que a resposta ocorre; a prpria resposta; e as conseqncias reforadoras. Isto significa fazer a anlise da trplice contingncia, que tem como pressuposto bsico a frmula: S - R - C. A importncia da anlise funcional se caracteriza pela possibilidade de o analista do comportamento conseguir identificar quais os estmulos que determinam a emisso de um determinado comportamento, assim como quais as conseqncias que mantm este comportamento.

Neste sentido, Meyer (1997), afirma que a anlise funcional o instrumento bsico de trabalho do analista de comportamento, pois possibilita identificar as contingncias que esto operando um comportamento, assim como inferir quais as que operaram no passado. Estando com essas informaes, pode-se propor ou criar novas relaes de contingncias que alterem os padres de comportamento dos indivduos. Mudanas de comportamento s se do quando ocorrem mudanas nas contingncias. (Meyer, 1997) O comportamento das pessoas pode ser controlado pelas contingncias ou por regras. Os comportamentos controlados pelas contingncias so aqueles que esto associados ao ambiente, enquanto que os que so controlados pelas regras esto associados a regras que agem como instruo para o comportamento, por exemplo, proibido passar no farol vermelho. De acordo com Guedes (1997), o comportamento de seguir regras instalado pela comunidade verbal, pois depende da cultura e dos valores sociais. Contudo, se os comportamentos governados por regras s ocorrem na presena destas, pode-se concluir que as regras no ensinam para a vida, ou seja, se as conseqncias naturais para tais comportamentos no aparecerem, eles deixaro de ser emitidos. Neste sentido pode-se dizer que os comportamentos governados pelas regras tambm dependem das contingncias. Outro aspecto importante o papel das emoes no modelo comportamental. As emoes so vistas como comportamentos encobertos, pois ocorrem sob a pele e o nico que tem realmente acesso ao que acontece consigo, o prprio sujeito (DELITTI E MEYER, 1995). Para Skinner (1974), os sentimentos e outros estados subjetivos no so causas de comportamentos observveis, mas sim comportamentos e, portanto, devem ser analisados como tal. Neste sentido, as emoes so vistas como conseqncias/respostas de uma situao anterior. Portanto, a ansiedade, vista como resposta emocional, deve ser entendida dentro de uma anlise funcional, identificando quais as contingncias que a mantm no repertrio comportamental do indivduo. Conhecendo-se a funo do comportamento ansioso no dia-a-dia do cliente, possvel alterar as contingncias que operaram o comportamento ansioso e com isto promover mudana de comportamento.

Ansiedade Normal X Ansiedade Anormal


A ansiedade tem dois componentes: psicolgicos e somticos. O comportamento psicolgico varia de individuo para individuo, e fortemente influenciado pela personalidade e pelos mecanismos de enfrentamento. As manifestaes somticas podem ser mais sucintamente descritas pelo paciente e podem variar em estados de gravidade (comprometimentos fsicos e psicolgicos).

Outros fatores a serem considerados antes de fazer um diagnstico so: idade, sexo, situao scio-econmica, precipitadores culturais e modo de apresentao do paciente. Qualquer transtorno fsico, por exemplo, o hipertireoidismo, que possa produzir sintomas similares deve ser descartado antes de se poder fazer um diagnstico de um estado de ansiedade funcional. As foras motivadoras so chamadas de impulsos. Os impulsos primrios so os instintos biolgicos; por exemplo: fome, sede, desejo sexual, evitamento da dor, etc. Os impulsos secundrios so adquiridos atravs do aprendizado, e sua evoluo modulada por um sistema de recompensa e punio, um processo chamado reforo. A ansiedade conceitualizada como um poderoso impulso secundrio. A ansiedade como um processo aprendido poder desenvolver-se em torno de automveis aps um acidente automobilstico, por exemplo; alm disso, uma vez iniciada por um determinado estimulo, a reao ansiosa poderia ser estendida para outros estmulos, atravs de dois mecanismos denominados: generalizao e formao de pistas. Atravs do mecanismo de generalizao, o sujeito em questo poderia tornar-se ansioso acerca de todos os tipos de transporte, por causa de sua similaridade com o estmulo prejudicial original. Atravs do segundo mecanismo, de formao de pista, os objetos associados com o acidente, por exemplo: semforos, carros de policia e ambulncia; poderiam posteriormente induzir ansiedade. A generalizao do estmulo e as formaes de pistas so mecanismos adaptativos normais, que so subjacentes ao processo de aprendizado a partir da experincia, e so lapidados, rotineiramente, pela nossa capacidade para discriminar entre os estmulos. A ansiedade intensa prejudica a capacidade para discriminar e leva as generalizaes e formataes de pistas excessivas e mal adaptadas. Um outro aspecto crtico na definio do transtorno de ansiedade generalizada a falta de uma correspondncia entre um estimulo conhecido e o afeto de ansiedade. Entretanto, vrios outros estudiosos sugeriram que mltiplas pistas em combinaes variadas e complexas, por ex: luzes, rudos, e mesmo a passagem do tempo, podem reforar a ansiedade, portanto, tornar muito difcil a extino da resposta comportamental. A ansiedade uma experincia comum a qualquer ser humano. Quem j no se sentiu apreensivo, com dor de cabea, palpitao, respirao rpida, aperto no peito, desconforto abdominal ou inquietao? Em muitos casos a ansiedade uma resposta adaptativa e positiva para diversos acontecimentos da nossa vida. A ansiedade ocorre quando o individuo confrontado com uma situao especifica, como exemplos: a) desempenho em pblico, b) o beb se sente ameaado

com o afastamento dos pais. A ansiedade um acompanhante normal do crescimento das mudanas, de experincias novas e inditas, do encontro da prpria identidade e do sentido da vida de uma pessoa.

Quando a Ansiedade Passa a Ser Anormal


H trs fatores a considerar ao fazer uma distino entre ansiedade normal e ansiedade generalizada: 1 - Nvel de ansiedade. Em muitas situaes, normal ter um nvel de ansiedade, mas se a ansiedade ultrapassa os nveis normais, ela pode ser considerada anormal. 2 - A justificativa para a ansiedade. Ansiedade de qualquer nvel seria considerada anormal se no houvesse uma justificativa realista para a ansiedade na situao. Pessoas com ansiedade generalizada interpretam uma situao como ameaadora, tornando-se ansiosas, mas isto no justifica a ansiedade. 3 - A ansiedade anormal se ela leva conseqncias negativas. Por exemplo, ansiedade que conduz a mau desempenho no trabalho, retrao social ou hipertenso (presso sangunea elevada), seria considerada anormal. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) tem como caracterstica essencial uma ansiedade ou preocupao exagerada que pode abranger diversos eventos ou atividades de vida da pessoa por um perodo de pelo menos seis meses ou mais com sintomas somticos.

Curso e Prognstico
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) crnico e flutuante com perodos de agravamento e remisso dos sintomas. H na literatura alguns casos de pacientes com idade mdia de 40 anos que relatam histria de quase 20 anos de sintomas ansiosos graves, e isso geralmente leva o paciente a sofrer com esse estado de ansiedade elevado durante anos. Sem o tratamento os sintomas no remitem. (Barlow, 1999) O diagnstico precoce, o tratamento psicoterpico e farmacolgico por dois anos e ausncia de co-morbidades so fatores de bom prognstico, mas a longa durao, presena de quadros co-mrbidos, incluindo transtornos de personalidade e a dificuldade de seguir o tratamento, pioram o prognstico. Abuso de drogas, quadros depressivos com risco de suicdio, dificuldades sociais e econmicas so complicaes comuns no TAG.

Epidemiologia
Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), no mundo, a taxa de prevalncia do TAG anual ocorre de 3 a 8%, ele quatro vezes mais freqente que o Transtorno de Pnico. O transtorno diagnosticado mais em mulheres do que em homens, numa proporo de 2 para 1. Em um estudo 80% dos pacientes com TAG, tiveram ao menos um outro transtorno de ansiedade durante a vida, e 7% tiveram depresso maior. Determinar a idade de inicio dos sintomas difcil, porque a maioria no sabe quando isso ocorreu. Muitos relatam que sempre foram assim, relatam que talvez seu incio ocorreu quando adolescentes ou adultos. Nas clnicas americanas que trabalham com Transtorno de Ansiedade, 12% dos indivduos de (TAG), os pacientes chegam ateno dos mdicos por volta dos 20 anos, apenas 1/3 dos pacientes com (TAG) busca o tratamento psiquitrico. Muitos procuram clnicos gerais, cardiologistas, pneumologistas em busca de um tratamento somtico do transtorno.

Etiologia
A causa do TAG ainda hoje no bem conhecida. Segundo os mais recentes estudos, o grupo afeta um grupo heterogneo de pacientes, talvez porque certo grau de ansiedade seja normal e adaptativo, difcil a diferena entre a ansiedade normal e patolgica. (Barlow, 1999)

Fatores Biolgicos
O TAG ocorre dentro de alguns padres familiares, como: crescer no convvio de pais e irmos ansiosos, que podem influenciar no desenvolvimento de um grau de ansiedade maior. No h um, digamos, gene especfico para TAG, talvez o que se herde uma suscetibilidade para que o transtorno se desenvolva. Em uma famlia, sem histria de transtorno de ansiedade, a chance de um dos membros ter o TAG menor, em torno de 2%.

Tratamentos: Farmacolgicos e Psicoterpicos.


I. O TRATAMENTO FARMACOLGICO (Dados: Food and Drugs Administration FDA). - Benzodiazepnicos. Os benzodiazepnicos, principalmente o alprazolam, so utilizados no tratamento farmacolgico de escolha para transtornos de ansiedade generalizada. Sua notvel segurana e eficcia estabelecida representam um avano importante nesta rea particularmente difcil da teraputica.

- Buspirona. A buspirona um agente ansioltico azaspirona, cuja eficcia foi efetivamente demonstrada em vrios estudos. A vantagem relatada, sobre outros benzodiazepnicos, a ausncia de dependncia fsica, adico, sndrome de abstinncia, abuso, e interao com o lcool. - Betabloqueadores. Os sintomas autonmicos associados com ansiedade so funes da atividade simptica beta-adrenrgica. A conscincia subjetiva desses sintomas (por ex., palpitaes) foi implicada na induo e exacerbao da ansiedade. Neste contexto, o uso do propranolol, um agente beta-bloqueador perifrico, que reduz os sintomas autonmicos, foi proposta. II. O TRATAMENTO PSICOTERPICO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL. Pacientes ansiosos e deprimidos geralmente tm pensamentos negativos e irrealistas sobre si mesmos e sobre seu ambiente. Esses esquemas mentais tm sido descritos como uma trade consistindo de autopercepo negativa, vivncia do ambiente como negativo e punitivo e expectativas negativas quanto ao futuro. A terapia cognitiva um processo de curto prazo e altamente estruturado, no qual o terapeuta exerce um papel didtico, estabelecendo agendas e distribuindo tarefas para serem realizadas em casa e incentivando a automonitoria cognitiva. O objetivo identificar suposies mal-adaptativas, analisar sua validade e encorajar a rejeio de pensamentos exagerados ou imprecisos, para uma discusso sobre o uso da terapia cognitiva tambm no tratamento da depresso que, segundo novos estudos, est sendo considerada uma das mais indicadas para esse tipo de transtorno. Ainda referente Terapia Cognitivo Comportamental, destacam-se: -Preocupao Geral e Tipos Especficos: 1. Problemas imediatos que esto ancorados na realidade e so modificveis (conflitos interpessoais). Estado de nimo voltado para o futuro no qual se est disposto ou preparado para tentar enfrentar os acontecimentos negativos. A apreenso ansiosa associa-se a um estado de elevado afeto negativo e super excitao crnica, uma sensao de incontrolabilidade e um centrar a ateno sobre estmulos relativos ameaa pessoal; 2. Hbitos pessoais, vestir-se de modo apropriado para situaes especficas e atribulaes dirias; 3. Problemas imediatos que esto ancorados na realidade, mas que no so modificveis (preocupaes sobre doena, pobreza, guerras, violncia); 4. Acontecimentos muito improvveis que no se baseiam na realidade e que por tanto, no so modificveis (cair na runa, ficar gravemente doente).

- Esquemas de Tratamento: 1. 2. 3. 4. Apresentao do tratamento; Anlise comportamental e treinamento em perceber; Intervenes especficas sobre a preocupao; Reavaliao da valorao da preocupao.

- Anlise comportamental e treinamento em perceber:


Aumentar a conscincia do paciente. Discriminao dos tipos de preocupaes. - Intervenes especficas sobre a preocupao:

Treinamento em soluo de problemas adaptado; Orientao em relao ao problema; Habilidades de soluo de problemas; Exposio funcional cognitiva. - Treinamento em soluo de problemas adaptado (TSP):

Aplicam-se as preocupaes com problemas que se baseiam na realidade:


o o

Problemas modificveis centrar no problema; Problemas no modificveis centrar na emoo.

- Orientao em relao ao problema:


Enfatizar a importncia de reconhecer as reaes aos problemas que so contraproducentes e corrigi-las, utilizando tcnicas de reavaliao cognitiva; Reaes s situaes problema = expresses de intolerncia ante a incerteza; Envolve as reaes cognitivas, afetivas e comportamentais ante o problema. - Habilidade de soluo de problemas:

Definir o problema (objetividade, especificidade e clareza); Gerao de solues alternativas (turbilho de idias); Tomada de decises (avaliar de modo realista as conseqncias de cada soluo gerada estratgias); Aplicar e avaliar a soluo. - Exposio funcional cognitiva

Empregada para preocupaes referentes a acontecimentos altamente improvveis que no se apiam na realidade;

Utilizar a tcnica das setas descendentes, identificando a pior imagem sobre a preocupao; Se... Fosse verdade, a que levaria? ou O que isso significaria para voc?. - Reavaliao da valorao da preocupao:

Como os pacientes com TAG costumam superestimar as vantagens e subestimar as desvantagens de preocupar-se necessrio examinar e reavaliar sua avaliao da utilidade da preocupao; Utilizar tcnicas cognitivas para corrigir crenas errneas sobre as vantagens e desvantagens de cada preocupao especfica.

Fonte: http://artigos.psicologado.com/psicopatologia/transtornos-psiquicos/otranstorno-de-ansiedade-generalizada#ixzz2dNC3Ogea Psicologado - Artigos de Psicologia

Potrebbero piacerti anche