Sei sulla pagina 1di 20

DSGQ - GSE 001

Pgina: 1 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001


FOLHA DE REVISO
REVISO / A DATA 11/07/2008 27/09/2010 DESCRIO Emisso inicial - Nota em processos especiais. - Sistemtica na tratativa de item com disposio de sucata. - Sistemtica para envio de itens incompletos. PGINAS AFETADAS Todas 4, 13 e 14

Pgina: 2 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

APROVADO POR Adriano Bruder Di Creddo Adriano Bruder Di Creddo

A verso atualizada deste documento est disponvel no seguinte endereo da WEB:

http://www.embraer.com./ftp/pub/GSE

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001


0. INTRODUO

Pgina: 3 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

0.1 Generalidades mandatrio o atendimento s notas citadas neste documento como requisitos operacionais da Embraer. 0.2 Modelo de Processo Este documento no estabeleceu requisitos operacionais especficos para a clusula 0.2 da NBR ISO 9001:2000. Ver item 2. 0.3 Compatibilidade com outras Disciplinas para Sistemas de Gesto: Ver item 2. 0.4 EMBRAER A manuteno da competitividade da Embraer no mercado de Equipamentos de Apoio ao Solo EAS (Ground Support Equipment GSE) para o setor aeronutico est diretamente relacionada com a melhoria contnua da qualidade de seus produtos e, conseqentemente, da sua produtividade. Reconhecendo a importncia da participao de seus fornecedores neste processo, a Embraer est empenhada em desenvolver e atuar com fornecedores preparados e dispostos a compartilhar objetivos e compromissos deste programa, investindo na preveno de problemas, e no na deteco aps sua ocorrncia. Assim sendo, os requisitos contidos neste documento foram estabelecidos para orientar nossos Fornecedores no sentido de atender s necessidades da Embraer e beneficiar ambas as partes. A Embraer implementou um Sistema Integrado de Gesto (SIG MASSQ), contemplando o gerenciamento de Meio Ambiente, Sade e Segurana no Trabalho e Qualidade, atendendo os requisitos das Normas ISO 14001, OHSAS 18001 e AS 9100 respectivamente. Este trabalho envolve as atividades relacionadas com a disposio final dos resduos gerados e tambm sobras de matria-prima que tm impacto significativo sobre o meio ambiente.

1. Escopo 1.1 Generalidades: Ver item 2. 1.2 Aplicao Este documento aplica-se aos fornecedores nacionais da Embraer Unidade Botucatu, que fornecem produtos e servios relacionados a materiais categoria Equipamentos de Apoio ao Solo EAS (Ground Support Equipment GSE) para o setor aeronutico.
Os Fornecedores devem estar certificados por rgo de terceira parte de acordo com os requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, e em assim como as suas revises subseqentes. Devem tambm atender os requisitos operacionais especficos descritos neste documento. No caso de conflito entre este documento e as Especificaes Tcnicas aplicveis (Normas Embraer NEs, desenhos 2D e 3D, RMF, MNF, etc), estas ltimas devem prevalecer considerando sempre a sua ltima

reviso.

No caso de no atendimento a eventuais requisitos deste documento, o fornecedor dever preencher o formulrio Solicitao de Desvio (ANEXO 3) e submet-lo aprovao da Embraer (rea de Garantia da Qualidade de Fornecedores), previamente a qualquer alterao proposta. A Solicitao de Desvio pode ser revogada a qualquer momento quando constatado que a proposta de desvio aceita pela Embraer no estiver sendo cumprida pelo fornecedor. No caso de Solicitao de Desvio no aprovada ou revogada a Embraer informar por escrito os motivos da recusa e as aes de adequaes necessrias e conceder ao fornecedor 30 dias para se manifestar.

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001

Pgina: 4 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

2. Referncia Normativa Este documento segue a seqncia de itens da norma NBR ISO 9001:2000 e estabelece os requisitos operacionais complementares exigidos pela Embraer. Nota 1: Quando no houver requisito adicional neste DSGQ, fica vlido somente o especificado no respectivo requisito da norma NBR ISO 9001:2000. Os itens sem requisitos complementares so mantidos neste documento para facilitar a compreenso geral do mesmo. 3. Termos e definies Configurao: Caractersticas fsicas e funcionais de um produto, conforme definidas na documentao tcnica e obtidas no produto. O objetivo principal da Gesto de Configurao fornecer visibilidade integral da configurao atual do produto e da situao do atendimento aos seus requisitos fsicos e funcionais. DI Desenho ilustrativo. END Ensaios No-Destrutivos Fornecedor Organizao ou pessoa que vende produto ou servio para a Embraer e, que responde pela qualidade deste produto ou servio. Item - Termo genrico usado para designar matria-prima, componente, hardware, equipamento, servio, etc. LP Lista de Peas.
Nota QM tipo CD - Documento emitido pela EMBRAER ou pelo fornecedor para evidenciar e tratar uma no-conformidade encontrada durante a inspeo no produto.

OC Ordem de Compra. OM Ordem de Manufatura. OP Ordem de Produo. Pea Piloto (ou Pea de Try-out ou Pea Cobaia) Pea fabricada pelo fornecedor, com material prprio, semelhante ao fornecido pela Embraer, conforme desenhos ou especificaes Embraer, visando setup, desenvolvimento ou teste de processo. Processos Especiais - So processos cujos resultados no podem ser plenamente verificados atravs de inspeo e ensaio subseqentes do produto e onde, por exemplo, as deficincias do processo podem se tornar aparentes somente depois que o produto estiver em uso. Estes processos requerem monitoramento contnuo e controle dos parmetros, tais como: equipamentos, condies ambientais, composio dos banhos, qualificaes dos operadores, etc, para assegurar que os requisitos especificados sejam atendidos. So exemplos de processos especiais: solda, pintura, tratamentos trmicos e superficiais, Ensaios No-Destrutivos, etc. Nota: Requisitos especificados em Desenhos e Lista de Peas.

RBC Rede Brasileira de Calibrao Reparo - Processo que reduz, mas no elimina completamente a no-conformidade, tendo como objetivo reduzir o efeito da no-conformidade. Difere-se do retrabalho, pois as caractersticas de desenho, especificaes ou requisitos de contrato, no so totalmente atendidas. Requisitos de Garantia da Qualidade - So os requisitos relacionados com: - Gerao e manuteno de evidncias de que todos os requisitos aplicveis ao item foram, ou esto sendo, sistematicamente atendidos; - Organizao dos fatores tcnicos, administrativos e humanos, para deteco, reduo, eliminao e, sobretudo, preveno de no-conformidades.

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001

Pgina: 5 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

Retrabalho - Processo pelo qual uma no-conformidade completamente eliminada, de modo que as caractersticas de desenho, especificaes ou requisitos de contrato sejam totalmente atendidos. Solicitao de Desvio Solicitao de dispensa prvia de atendimento a um requisito, que pode ser temporria ou definitiva. No aplicvel para a descrio da no-conformidade de um produto.

4. Sistema de gesto da qualidade 4.1 Requisitos gerais A subcontratao somente realizada para fornecedores previamente aprovados pela Seo da Garantia da Qualidade de Fornecedores da Embraer. A qualquer tempo, para verificar o atendimento aos requisitos especificados, a Embraer, junto com seus clientes ou representantes de rgos governamentais, poder realizar auditorias de sistema da qualidade, de processo, de produto e visitas tcnicas nas instalaes do fornecedor (incluindo subfornecedores), O fornecedor ser previamente informado da visita e dever facilitar o trabalho dos auditores, indicando o pessoal de apoio, e permitindo o acesso s instalaes e a documentao pertinente. A Embraer pode solicitar ao fornecedor o acesso aos documentos e relatrios das suas auditorias de terceira parte. A critrio da Embraer, os resultados das auditorias realizadas pelos seus representantes nos fornecedores podem ser informados aos seus respectivos rgos certificadores de terceira parte. 4.2 Requisitos de documentao 4.2.1 Generalidades: Ver item 2. 4.2.2 Manual da qualidade: Ver item 2. 4.2.3 Controle de documentos: Ver item 2. 4.2.4 Controle de registros O fornecedor deve manter arquivada cpia dos documentos da qualidade enviados ou recebidos da Embraer durante um perodo de 07 (sete) anos, a menos que perodos mais longos sejam solicitados. Estes documentos so: Certificado de Conformidade, Relatrio de Inspeo (convencional) para cotas lineares ou para resultados de ensaios e testes, e Relatrio de Mquina Tridimensional (linhas de sistema, forma geomtrica), Ordem de Servio / Ficha de Fabricao, Ordem de Compra, Roteiro de Fabricao de OC. 4.3 Gesto da configurao A Embraer a detentora do controle da configurao de projeto, estabelecendo para isto os controles e revises necessrias dos desenhos do produto para atendimento das especificaes tcnicas e legislaes aplicveis. O controle da configurao do produto deve ser mantido pelo fornecedor, atravs de procedimentos documentados, aes de controle de configurao e verificao, e registros, conforme a complexidade e tecnologia envolvidas nas atividades de manufatura. 5. Responsabilidade da direo: Ver item 2. 5.1 Comprometimento da direo: Ver item 2. 5.2 Foco no cliente: Ver item 2.

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001


5.3 Poltica da qualidade: Ver item 2. 5.4 Planejamento: Ver item 2. 5.4.1 Objetivos da qualidade: Ver item 2. 5.4.2 Planejamento do sistema de gesto da qualidade: Ver item 2. 5.5 Responsabilidade, autoridade e comunicao: Ver item 2. 5.5.1 Responsabilidade e autoridade: Ver item 2. 5.5.2 Representante da direo: Ver item 2. 5.5.3 Comunicao interna: Ver item 2. 5.6 Anlise crtica pela direo: Ver item 2. 5.6.1 Generalidades: Ver item 2. 5.6.2 Entradas para a anlise crtica: Ver item 2. 5.6.3 Sadas da anlise crtica: Ver item 2. 6. Gesto de recursos: Ver item 2. 6.1 Proviso de recursos: Ver item 2. 6.2 Recursos humanos 6.2.1 Generalidades

Pgina: 6 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

O fornecedor deve manter uma lista atualizada com a identificao das diversas funes, incluindo o nome das pessoas alocadas em cada funo, e os treinamentos realizados. O fornecedor deve informar Seo da Garantia da Qualidade de Fornecedores da Embraer: Nome e cargo do responsvel por assegurar que os requisitos estabelecidos neste documento sejam atendidos; Quando mudanas significativas ocorrerem no Sistema Organizacional da sua empresa, envolvendo as reas de Controle da Qualidade, Produo e Processo de Fabricao. 6.2.2 Competncia, conscientizao e treinamento: Ver item 2. 6.3 Infra-estrutura 6.3.1 Armazenagem A estocagem das matrias-primas e insumos utilizados para a fabricao de peas da Embraer deve ser feita em local apropriado de maneira a evitar poeira, umidade, gases corrosivos ou qualquer outro tipo de dano. Para os materiais enviados pela Embraer necessrio que o local seja fechado e com o acesso restrito, contendo exclusivamente material da Embraer. Eventuais sobras de matrias-primas e insumos enviados pela Embraer, resultantes da fabricao de peas, inclusive envolvendo: retalhos, tarugos, termoplsticos; devem ser guardados em local fechado, com acesso restrito. Estas sobras devem ser estocadas separadas do local para guarda de matria-prima; e posteriormente devolvidas para a Embraer.

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001

Pgina: 7 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

Quando aplicvel, o fornecedor deve estabelecer uma sistemtica para controle dos materiais recebidos e tambm um local adequado para o armazenamento dos produtos perecveis. Este controle deve garantir que no seja utilizado produto com a data de validade vencida e, no caso de material fornecido pela Embraer, o mesmo deve ser devolvido para a Embraer ou descartado em locais por ela indicados. O local de armazenamento deve atender aos requisitos especificados pela Embraer para cada tipo de material utilizado (por exemplo: temperatura, umidade, segurana, descargas eltricas estticas, etc). Os produtos no-conformes devem estar identificados, devidamente protegidos e segregados em local fechado e com o acesso restrito. 6.3.2 Dispositivos de apoio produo Independente da propriedade do ferramental e dispositivos de apoio produo (gabaritos, moldes, chapelonas, calibradores, etc.), estes devem ser mantidos e no apresentar danos que possam gerar algum tipo de no-conformidade aos produtos. Quando aplicvel, os dispositivos (gabaritos, moldes, chapelonas, etc), fornecidos pela Embraer devem ser inspecionados antes da utilizao. Se no for possvel a execuo de uma determinada operao, o fornecedor deve contatar a rea de processos da Embraer. A manuteno e controles peridicos (dimensionais, visuais e testes prticos), devem ser controlados pelos fornecedores para garantir a qualidade do produto conforme requisitos especificados pela Embraer, assim como, a conservao dos mesmos em locais adequados de responsabilidade do fornecedor. Para a fabricao e/ou retrabalho de ferramentais, o fornecedor deve utilizar somente empresas aprovadas pela Embraer. 6.3.3 Infra-estrutura para medio e inspeo Quando requerida medio em sala de medidas com ambiente controlado, esta sala deve possuir um registrador contnuo de temperatura e umidade, que permita a visualizao do histrico das variaes medidas. Deve ser mantido um procedimento documentado informando sobre os limites de temperatura e umidade relativa permissveis para que sejam executadas as tarefas de calibrao e inspeo, bem como as aes corretivas a serem tomadas no caso de execuo de atividades de calibrao e inspeo fora dos limites pr-estabelecidos. O fornecedor deve possuir local adequado para inspeo final das peas acabadas, separado da rea de fabricao. O fornecedor deve possuir todos os meios adequados para inspecionar as caractersticas especificadas em desenho. 6.4 Ambiente de trabalho: Ver item 2. 7. Realizao do produto 7.1 Planejamento da realizao do produto 7.2 Processos relacionados a clientes: Ver item 2. 7.2.1 Determinao de requisitos relacionados ao produto: Ver item 2. 7.2.2 Anlise crtica dos requisitos relacionados ao produto O fornecedor deve possuir uma rotina documentada para anlise crtica das especificaes, desenhos, lista de peas, roteiros de operaes da Embraer, para os aspectos comerciais, requisitos tcnicos, prazos de entrega, requisitos de embalagem, etc. Devem ser considerados o processo de fabricao e os tipos de ferramentas necessrias para execuo do trabalho, instrumentos de medio adequados a todas as especificaes de desenho, reviso do desenho em anlise, alm dos demais requisitos constantes deste documento, bem como a carga x capacidade para a fabricao das peas, evitando a ocorrncia de atrasos na entrega.

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001


7.2.3 Comunicao com o cliente: Ver item 2. 7.3 Projeto e desenvolvimento: Ver item 2. 7.3.1Planejamento do projeto e desenvolvimento: Ver item 2. 7.3.2 Entradas de projeto e desenvolvimento: Ver item 2. 7.3.3 Sadas de projeto e desenvolvimento: Ver item 2. 7.3.4 Anlise crtica de projeto e desenvolvimento: Ver item 2. 7.3.5 Verificao de projeto e desenvolvimento: Ver item 2. 7.3.6 Validao de projeto e desenvolvimento: Ver item 2.

Pgina: 8 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

7.3.6.1-Documentao de verificao e validao de projeto e desenvolvimento: Ver item 2. 7.3.6.2 - Ensaio de verificao e validao de projeto e desenvolvimento: Ver item 2. 7.3.7 Controle de alteraes de projeto e desenvolvimento: Ver item 2. 7.4 Aquisio 7.4.1 Processo de aquisio O fornecedor no pode subcontratar terceiros para execuo de operaes no executadas internamente (Por exemplo: usinagem, medio de peas em tridimensional, tratamento trmico/superficial, pintura), sem a aprovao da respectiva Solicitao de Desvio pela Seo de Garantia da Qualidade de Fornecedores da Embraer. Em qualquer caso de subcontratao, deve ser mantida uma sistemtica documentada para a garantia da rastreabilidade dos produtos e tambm de toda a documentao da qualidade envolvida. O fornecedor deve assegurar previamente, que os servios adquiridos junto a terceiros atendam aos requisitos especificados pela Embraer. O fornecedor deve ter sistemtica de controle e de qualificao de seus fornecedores, por exemplo, a realizao de auditorias / verificaes peridicas nas instalaes da empresa em questo. 7.4.2 Informaes de aquisio: Ver item 2. 7.4.3 Verificao do produto adquirido Todos os produtos esto sujeitos a inspeo final e aceitao pela Embraer a despeito de qualquer pagamento ou inspeo prvia. 7.5 Produo e fornecimento de servio 7.5.1 Controle de produo e fornecimento de servio Quando solicitado pela Embraer o fornecedor deve implementar uma sistemtica de deteco de objeto estranho conforme NAS 412 (Foreign Object Damage / Foreign Object Debris Prevention - FOD). 7.5.1.1 Documentao da produo O planejamento para a fabricao do produto evidenciado pelo fornecedor, atravs do roteiro de operaes prprio, preparado previamente fabricao da primeira pea, que o documento bsico mais importante no processo de fabricao, devendo atender aos requisitos da Embraer e conter informaes completas de todos os recursos utilizados na fabricao do produto. O seu nvel de detalhamento deve possibilitar que todos seus usurios procedam sempre da mesma forma, tornando o processo repetitivo.
AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001

Pgina: 9 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

O plano de inspeo, tambm previamente elaborado e detalhado, deve ser seguido para a inspeo de todas as peas fabricadas, no podendo ser alterado a cada inspeo realizada. O roteiro de operaes deve ser elaborado por profissionais capacitados, com base em conceitos de manufatura que garantam a rastreabilidade e a qualidade do produto. terminantemente proibida a fabricao de peas piloto antes ou durante a fabricao de um lote, inclusive com matria-prima no enviada / controlada pela Embraer. O fornecedor deve emitir tambm uma Ordem de Servio formal que informe ao operador, no mnimo: Nmero da pea (nmero de desenho / reviso), Nmero do lote da matria-prima fornecida pela Embraer, Nmero do lote da matria-prima adquirida pelo fornecedor Nmero da OC Embraer, Seqncia de operaes com link lgico para as operaes do roteiro de operaes, Identificao do operador ou executante, A Embraer envia ao fornecedor uma OC para cada lote a ser fabricado. Este documento indica a seqncia de operaes a serem realizadas para a fabricao das peas, no se limitando s operaes sob responsabilidade do fornecedor, e deve ser devolvido Embraer junto com as peas produzidas. Em caso de extravio, rasura e/ ou inutilizao da OC, o fornecedor deve solicitar a emisso da OC 2 via Embraer, manter as peas, componentes e sub-conjuntos segregados e identificados at o recebimento da OC 2 via. Para os casos de envio parcial, o fornecedor deve enviar junto com o material a OC original (OC me) para que seja feito o devido lanamento e registro da OC filha na OC me. Aps este procedimento a OC original retorna ao fornecedor para viabilizar o envio do restante do lote. No se deve enviar, em hiptese alguma, qualquer tipo de material para a Embraer sem a OC. Quando por qualquer motivo a OC no retornar ao fornecedor, seja no envio da matria-prima, seja no retorno da OC me, o fornecedor deve comunicar imediatamente a Embraer, atravs da rea responsvel por este envio. Nas OCs emitidas para a fabricao de peas cuja tecnologia classificada como processo especial, o fornecedor dever registrar os parmetros do seu processo, no respectivo campo do Registro de Produo, na sua respectiva operao. O campo previsto para assinatura no deve ser preenchido pelo fornecedor. No so permitidas rasuras e / ou uso de corretivo nos campos da OC, e caso ocorra erro de preenchimento em algum campo, deve-se passar um trao sobre o erro, de forma a no ocult-lo, colocar um x no campo (verso), lanando a anotao no verso da OC, no campo (observaes). Deve-se iniciar o registro da no-conformidade na primeira folha da OC e continuar nas linhas e folhas subseqentes, para se ter uma seqncia lgica dos registros efetuados. 7.5.1.2 Controle de alterao de processo de produo: Ver item 2. 7.5.1.3 Controle de equipamento de produo, ferramentas e programas de mquinas de controle numrico Ver item 2. 7.5.1.4 Controle de trabalho temporrio externo s instalaes da organizao: Ver item 2. 7.5.1.5 Controle de operaes de servios associados: Ver item 2. 7.5.2 Validao dos processos de produo e fornecimento de servio O fornecedor dever ter seus processos especiais qualificados e aprovados pela Embraer, conforme requisitos aplicveis (exemplo: NEs, Normas Tcnicas, MNF, etc), podendo ser verificados pela Embraer antes do incio do fornecimento, por meio de uma avaliao nas instalaes do fornecedor.
AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001

Pgina: 10 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

Nota: Quando requerido pela Embraer, a realizao de teste de carga nas instalaes do fornecedor, somente poder ser realizada com o acompanhamento de um inspetor da Embraer. 7.5.3 Identificao e rastreabilidade Nenhuma gravao deve ser efetuada nas peas sem a devida autorizao formal da Embraer. Peas de alumnio no podem ser marcadas com grafite antes, durante ou depois do processo produtivo. O fornecedor deve possuir identificao do status da inspeo e ensaios que deve ser mantida para todas as peas e lotes ao longo de todas as etapas do processo de fabricao e/ou acabamento. O fornecedor deve elaborar um procedimento documentado para garantia da rastreabilidade e, onde aplicvel, identificao da direo de gro na matria-prima. responsabilidade do fornecedor garantir e informar (onde aplicvel) a rastreabilidade da matria-prima e componentes fornecidos pela Embraer. Para envio de peas para a Embraer, o fornecedor deve utilizar uma etiqueta de identificao conforme modelo indicado no ANEXO 4. O fornecedor deve identificar as peas e conjuntos, conforme a norma NE 01-103, nos casos de conformidade final e solicitado na OC. Esta identificao deve incluir: PN (conforme OC) Carimbo do Inspetor (do fornecedor) NMERO DO LOTE (conforme n da OC, exemplo: OC900012345/00001)

NOTAS: a) O fornecedor deve estabelecer e manter um controle interno de distribuio dos carimbos aos inspetores e a identificao deve contemplar o padro mostrado a seguir. b) O tamanho do carimbo a ser utilizado no relatrio de inspeo deve ser de 20 mm (comprimento) x 10 mm (altura), e a sua forma est mostrada a seguir:

XX YYY
ONDE : XX = INICIAIS DO FORNECEDOR YYY = N DO INSPETOR QUALIFICADO
c) No Relatrio de Inspeo, permitido o uso de assinaturas eletrnicas em substituio aos carimbos, sendo que, para isso, o fornecedor deve possuir um sistema de controle dessas assinaturas atravs de senhas individuais. 7.5.3.1 Rastreabilidade de itens enviados pela Embraer O fornecedor deve garantir a rastreabilidade produtos e servios fornecidos a Embraer, e dos materiais aplicados ao mesmo.

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001


7.5.4 Propriedade do cliente

Pgina: 11 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

7.5.4.1 Matria-prima, componentes e insumos: Por ocasio do recebimento de material enviado pela Embraer, o fornecedor deve: a) Realizar conferncia do material recebido, que deve constar de uma inspeo visual e confrontao dos dados da NF e OC (n lote) com a identificao do material recebido. Informar (atravs de e-mail), em no mximo 48 horas, rea de Logstica da Embraer sobre qualquer desvio ou irregularidade no material recebido. A emisso de documento de no-conformidade da Embraer deve ser no prazo de 05 dias teis em funo de problemas relacionados com a qualidade do material recebido. Deve ser verificado o n da OC e direo de gro (quando especificado) gravado em cada unidade recebida. O n do lote est identificado na OC e tambm na nota fiscal. Se nenhuma notificao for enviada a Embraer no prazo mencionado o material ser considerado aceito pelo fornecedor. b) Verificar se a operao da OC anterior a de sua responsabilidade foi executada (atravs da baixa desta operao). Atentar para os casos onde existe a necessidade de verificao preliminar de direo de gro e operaes de tratamento trmico. Aps a inspeo e aprovao, o material deve ser armazenado com a indicao do n do PN da pea que vai ser fabricada, n do lote e n da OC, de modo a evitar o uso incorreto do mesmo. 7.5.4.2 Ferramental O fornecedor tem a responsabilidade de usar adequadamente os ferramentais necessrios fabricao de peas (gabaritos, moldes, chapelonas, etc) tanto os de sua propriedade, quanto os disponibilizados pela Embraer para a sua produo; prevenindo quanto ocorrncia de danos aos mesmos e/ou aos produtos nele produzidos ou checados. Sempre que necessrio, estes ferramentais devem ser inspecionados antes da sua utilizao. Se no for possvel a execuo de uma determinada operao, o fornecedor deve contatar a rea de Processo da Embraer. A realizao de manuteno e os controles peridicos (dimensionais, visuais e testes prticos) devem ser executados pelo fornecedor para garantir a qualidade do produto conforme requisitos especificados pela Embraer. Para a fabricao / retrabalho de ferramentais, o fornecedor deve utilizar empresas aprovadas pela Embraer. 7.5.4.3 Material perecvel Quando aplicvel, o fornecedor deve estabelecer um sistema para controle e armazenamento dos produtos perecveis enviados pela Embraer. Este controle deve garantir que produtos com a data de validade vencida no sejam utilizados, e que o mesmo seja devolvido para a Embraer ou descartado em locais por ela indicados. Os materiais perecveis enviados especificamente para fabricao de uma determinada OC devem ser devolvidos imediatamente aps o trmino da sua fabricao. Deve ser mantida a temperatura de estocagem especificada para os materiais utilizados. Caso a data de validade do produto esteja prxima da expirao, o fornecedor deve devolv-lo para a Embraer no mnimo 30 dias antes do vencimento, a menos que o produto seja consumido no processo de fabricao durante este perodo. Os produtos com data de validade vencida devem ser devolvidos imediatamente e deve ser emitida Nota CD. 7.5.5 Preservao do produto As peas usinadas de alumnio e ao carbono devem ser protegidas com leo definido na NE40-026 (Proteo de superfcies metlicas com leo anticorrosivo). Para a limpeza de peas de alumnio, utilizar a NE40-012 como referncia.
AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001


No utilizar querosene para a limpeza de peas.

Pgina: 12 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

Para a utilizao do processo de tamboreamento em peas fabricadas, o fornecedor deve atender os requisitos definidos na NE44-006. 7.6 Controle de dispositivos de medio e monitoramento Caso o fornecedor execute as calibraes dos seus dispositivos internamente, deve assegurar que as condies ambientais sejam adequadas a estas atividades e o responsvel por estas calibraes deve possuir evidncia de treinamento e manter processo de qualificao onde essas evidncias fiquem registradas. Para as calibraes executadas externamente, a empresa aprovada deve possuir os padres rastreveis junto a RBC, ou ser credenciada junto ao INMETRO, exceto no caso da calibrao peridica do registrador contnuo de temperatura e umidade, mencionado no item 6.3.3, executada por empresa subcontratada, onde suficiente que os padres utilizados estejam rastreados junto a RBC. 8. Medio, anlise e melhoria: Ver item 2. 8.1 Generalidades: Ver item 2. 8.2 Medio e monitoramento: Ver item 2. 8.2.1 Satisfao dos clientes: Ver item 2. 8.2.2 Auditoria interna: Ver item 2. 8.2.3 Medio e monitoramento de processos: Ver item 2. 8.2.4 Medio e monitoramento de produto O fornecedor deve possuir todos os meios adequados para inspecionar as caractersticas especificadas em desenho, e que estejam relacionadas com as operaes executadas por ele. Deve ser evidenciado atravs do relatrio de inspeo que os produtos fabricados atendem aos requisitos especificados do Desenho Ilustrativo (DI). O fornecedor deve elaborar um relatrio de inspeo (ANEXO 1), com os resultados de: inspees visuais, dimensionais (encontrada em todas as peas), com os valores de todas as peas fabricadas, aplicvel a todas as tecnologias. Indicar o tipo e nmero do instrumento utilizado na inspeo das caractersticas, evidenciando onde aplicvel, o equipamento de medio utilizado, relatrios pertinentes, tolerncia utilizada para cada caracterstica medida e a especificao aplicvel. Para os materiais provenientes de operaes de tratamento trmico dispensada a inspeo dimensional bem como e emisso do RI. Neste caso, o Certificado de Conformidade deve conter os resultados encontrados dos ensaios solicitados na operao correspondente da OC (visual, dureza, espessura de camada, e demais solicitados). 8.2.4.1 Para Itens no-metlicos (material composto, termoplsticos, tapearia, inscrio tcnica, etc): Deve-se inspecionar 100% das caractersticas dimensionais e em todas as peas de um lote, observando o exposto a seguir: - Itens de tapearia esto dispensados de medio e reporte (no RI) das caractersticas dimensionais; - Para itens fabricados parcialmente ou totalmente atravs de gabaritos, chapelonas, dispositivos e / ou qualquer tipo de ferramental de propriedade e responsabilidade Embraer, no necessrio medir e reportar (no RI) as caractersticas dimensionais que so determinadas por tais ferramentais. Portanto, os Relatrios de Inspeo Final devem conter toda e qualquer cota referente s caractersticas no determinadas pelo ferramental (Ex: ajuste e posicionamento de mantas, recortes, furos no
AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001

Pgina: 13 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

gabaritados, etc.) e que podem ser dimensionadas com instrumentos convencionais (paqumetro, trena, altmetro, micrmetro, etc). 8.2.4.2 Documentao de inspeo Por ocasio da expedio das peas, o fornecedor deve certificar-se que todos os requisitos citados na Ordem de Compra foram atendidos e evidenciar a qualidade do produto, anexando os seguintes documentos originais (sem rasuras ou com corretivo): Relatrio de Inspeo utilizando o modelo (ANEXO 1), Certificado de Conformidade (ANEXO 2), que deve evidenciar claramente as informaes de rastreabilidade de todos os materiais utilizados na fabricao e montagem das peas. 8.3 Controle de produto no-conforme 8.3.1. Quando for detectada uma no-conformidade, deve ser emitida uma Nota de QM atravs de meio eletrnico (WEB e/ou Desktop Remoto), relatando detalhadamente a mesma; 8.3.2. O fornecedor deve consultar periodicamente se h Notas de QM em sua conta e tambm se h disposio da Embraer para as Notas de QM emitidas. O fornecedor no pode dispor sobre no-conformidades relativas a itens cujo projeto da Embraer, ou sobre itens de seu projeto, que j estejam incorporados ao produto Embraer. 8.3.3. Nos casos onde a disposio da Embraer for sucatar, as peas devem ser identificadas (etiqueta ANEXO 4) e enviadas para Embraer com NF de simples remessa, onde deve ser mencionado o nmero da Nota de QM. As peas sucatadas devem estar inutilizadas e embaladas separadamente das demais aprovadas. mandatrio o envio das peas sucatadas e aprovadas numa mesma remessa, porm em Notas Fiscais diferentes, para encerramento da quantidade total prevista na OC Embraer. No permitida a permanncia de peas pendentes nos fornecedores para posterior envio. 8.3.4. No caso de devoluo de matria-prima e insumos, os materiais devem estar identificados (etiqueta ANEXO 4) ao serem devolvidas. Deve ser emitida a Nota de QM e o responsvel da rea de processos da Embraer dever ser informado do problema ocorrido, assim como concordar com a referida devoluo. 8.3.5. No se deve enviar peas para a Embraer sem a disposio final da Embraer. 8.3.6. Sucata (Sem responsabilidade do Subcontratado) Para os casos de no-conformidades com CT origem diferente do seu, o Subcontratado deve emitir documento de no-conformidade com a devida orientao, aprovao e disposio final da Engenharia de Produo GSE - Embraer (e-mail). Esta aprovao (nome, ramal e rea) deve ser registrada no campo descrio do documento. As peas somente devem ser sucatadas aps disposio final da Embraer. 8.3.7. Sucata (Com responsabilidade do Subcontratado) Quando o produto fabricado apresentar no-conformidade com CT origem do Subcontratado e aps anlise prvia ficar caracterizado que a sua utilizao invivel, a disposio de sucata deve ser definida pelo mesmo, e no deve ser emitido documento de no-conformidade. As peas sucatadas devem ser inutilizadas (por exemplo: marteladas ou serradas), identificadas (formulrio Etiqueta de Sucata), e enviadas para EMBRAER com Nota Fiscal de simples remessa, onde devem ser mencionados o motivo da devoluo e o nmero da Ordem de QM ou Nota de QM EMBRAER. 8.3.8. O fornecedor deve gravar o nmero da Nota de QM em produtos no-metlicos e subconjuntos, quando aplicvel. Esta gravao no se faz necessria quando as peas forem retrabalhadas e atenderem a condio original de projeto. A gravao deve ser realizada conforme a norma especificada no desenho. 8.3.9. Para peas fabricadas com trao nmero errado, o fornecedor deve contatar o Departamento de Subcontratos da Embraer, que aps anlise poder alterar / emitir OC possibilitando ou no a utilizao da(s) pea(s) nesta condio. Caso o aproveitamento no seja autorizado, deve ser emitida a Nota de QM com responsabilidade do fornecedor, sucatando a(s) pea(s) produzida(s).
AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001


O fornecedor no deve emitir Nota de QM para os casos descritos abaixo: material enviado para fornecedor errado; devoluo de material por motivo de cancelamento da OC; devoluo de material por motivo de troca de fornecedor,

Pgina: 14 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

material recebido por fornecedor no qualificado ou que declinou da fabricao.

Nota: Para os casos de envio de peas incompletas ou inacabadas por solicitao da Embraer ou incapacidade do fornecedor, a autorizao para envio do material para concluso na Embraer, de responsabilidade da Engenharia de Produo GSE - Embraer. O fornecedor dever emitir a Nota de QM do tipo CD no APLIC011 (End item com operao incompleta). A Engenharia de Produo GSE - Embraer dever enviar para o fornecedor o nmero da Ordem de Produo (OP) gerada para concluir as peas. Esta situao deve estar claramente identificada na documentao de entrega (Certificado de Conformidade e Relatrio de Inspeo) com informao do nmero da Nota de QM e OP. 8.4 Anlise de dados: Ver item 2. 8.5 Melhorias: Ver item 2. 8.5.1 Melhoria contnua: Ver item 2. 8.5.2 Ao corretiva: Ver item 2. 8.5.3 Ao preventiva: Ver item 2.

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001


ANEXO 1 RELATRIO DE INSPEO Data: Identificao da Empresa

Pgina: 15 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

1 2
de

RELATRIO DE INSPEO

Reviso: Folha:

INSPEO VISUAL

11
INSPEO DIMENSIONAL Referencia Especificado Tolerncia Encontrado Mnimo mximo Instrumento utilizado Tipo Nmero

INSPEO ANTES TRATAMENTO (S)

12 19 26

13 20 27

14 21 28

15 22 29

16 23 30

17 24 31

18 25 32

INSPEO APS TRATAMENTO (S)

INSPEO APS MONTAGEM

TRATAMENTO (S) EXECUTADO (S) TRATAMENTO ESPECIFICAO EMBRAER LAUDO

33
Observao:

34

35

36

Inspetor:

37

Laudo:

38

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001


Instrues para preenchimento do Relatrio de Inspeo

Pgina: 16 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

Data de emisso do relatrio; Reviso do relatrio (controle de revises do fornecedor); N de pginas do relatrio; N do relatrio; PN fabricado; Cdigo Embraer do PN fabricado; Qtde de peas aprovadas; N da ordem de fabricao (OC ou OM); Reviso do desenho (antiga reviso da LP); Reviso da folha do desenho 2D utilizado. Deve ser indicada a reviso de todas as folhas utilizadas na fabricao; 11) Laudo da inspeo visual; - Inspeo dimensional (antes tratamento): 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) N de referncia da cota no desenho ou plano de inspeo; Dimenso especificada no desenho ou norma; Tolerncia especificada no desenho ou norma; Dimenso mnima encontrada no lote inspecionado; Dimenso mxima encontrada no lote inspecionado; Descrio do instrumento utilizado na medio; N do instrumento utilizado na medio;

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10)

- Inspeo dimensional (aps tratamento): 19) 20) 21) 22) 23) 24) 25) N de referncia da cota no desenho ou plano de inspeo; Dimenso especificada no desenho ou norma; Tolerncia especificada no desenho ou norma; Dimenso mnima encontrada no lote inspecionado; Dimenso mxima encontrada no lote inspecionado; Descrio do instrumento utilizado na medio; N do instrumento utilizado na medio;

- Inspeo dimensional (aps montagem): 26) 27) 28) 29) 30) 31) 32) N de referncia da cota no desenho ou plano de inspeo; Dimenso especificada no desenho ou norma; Tolerncia especificada no desenho ou norma; Dimenso mnima encontrada no lote inspecionado; Dimenso mxima encontrada no lote inspecionado; Descrio do instrumento utilizado na medio; N do instrumento utilizado na medio;

- Tratamentos executados: Descrio do tratamento realizado; Especificao (Norma Embraer) aplicvel; Laudo da inspeo do tratamento; Indicar a diferena de peas aprovadas x peas solicitadas. (EX: lote parcial, lote complementar, peas sucatas, etc) e todos os desvios relacionados ao PN fabricado. (EX: Nota de QM, CPM, Nota PR, etc); 37) Assinatura ou carimbo do inspetor ou responsvel pela Qualidade. OBS: no caso de assinatura eletrnica, a sua utilizao deve estar claramente identificada juntamente com a assinatura. 38) Laudo final do lote inspecionado.
AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

33) 34) 35) 36)

DSGQ - GSE 001

Pgina: 17 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

ANEXO 2 CERTIFICADO DE CONFORMIDADE

CERTIFICADO DE CONFORMIDADE N
Razo social: Inscrio estadual: CNPJ: Endereo completo:

Emitido pelo nosso Controle da Qualidade, que se destina : EMBRAER - EMPRESA BRASILEIRA DE AERONUTICA S/A.
1. DADOS DE ORIGEM 1.1 OC EMBRAER n : 1.2 LOTE EMBRAER n : 1.3 ORDEM n: 2. DADOS DESSA REMESSA 2.1 CDIGO EMBRAER E2.2 PN n 2.3 REVISO: DESENHO (LP) Folha 1 / DESENHO ( 2D ) Folha 2 / Folha 3 / 2.4 QUANTIDADE: 2.5 N DAS OPERAES EXECUTADAS: 3. OBSERVAES:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Certificamos que as operaes por ns executadas foram inspecionadas pelo nosso Controle da Qualidade, estando conforme desenho acima mencionado. As operaes foram aprovadas em todas as caractersticas conforme evidncias reportadas no relatrio de inspeo n ________________, que permanecer arquivado nesta Empresa pelo prazo mnimo de 07 (sete) anos disposio do Contratante. As operaes_________________ executadas pela ____________ foram aprovadas e esto evidenciadas pelo Certificado de Conformidade n ___________________, mantido em nosso arquivo junto com este certificado, tambm pelo perodo de 7 anos. ___________________________________________________ (NOME) Responsvel da Qualidade
AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001

Pgina: 18 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

Instrues para preenchimento do Certificado de Conformidade 1. DADOS DE ORIGEM 1.1 OC EMBRAER n : n da Ordem de Compra (PO). 1.2 LOTE EMBRAER n : n de lote da matria prima, n de lote dos componentes. a) Nos casos de segue operao onde a operao anterior foi realizada em OP, o lote a ser indicado o n da OP, conforme est indicado na Nota Fiscal (Ex: F0xxxxxxxxxxxx) b) Nos casos de OM, o lote a ser indicado o n indicado na Nota Fiscal e no cabealho ou primeira operao da OM. 1.3 ORDEM n: n da ordem de fabricao (OC ou OM) 2. DADOS DESSA REMESSA 2.1 CDIGO EMBRAER E-: cdigo Embraer do PN fabricado 2.2 PN n: PN fabricado 2.3 REVISO: DESENHO (LP): reviso do desenho (antiga reviso da LP). DESENHO (2D): reviso da folha do desenho 2D utilizado. Deve ser indicada a reviso de todas as folhas utilizadas na fabricao. 2.4 QUANTIDADE: qtde de peas aprovadas. Caso a quantidade de peas aprovadas seja diferente da quantidade de peas indicadas na Ordem de Fabricao, o motivo da diferena deve ser claramente indicado no campo observaes. 2.5 N DAS OPERAES EXECUTADAS: n das operaes executadas citadas na Ordem de fabricao (OC ou OM), incluindo as operaes realizadas em terceiros. 3. OBSERVAES: a) Indicar a diferena de peas aprovadas x peas solicitadas. (EX: lote parcial, lote complementar, peas sucatas, etc) b) Indicar todos os desvios relacionados ao PN fabricado. (EX: Nota de QM, CPM, Nota PR, etc) No texto de operaes realizadas em terceiros, devem ser indicados o n das operaes realizadas, o nome do fornecedor e o n dos respectivos documentos.

ASSINATURA: Assinatura do inspetor ou responsvel pela Qualidade. No caso de assinatura eletrnica, a sua utilizao deve estar claramente identificada juntamente com a assinatura.

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001

Pgina: 19 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

ANEXO 3 SOLICITAO DE DESVIO


LOGOTIPO DO FORNECEDOR

SOLICITAO DE DESVIO
A SER PREENCHIDO PELO FORNECEDOR IDENTIFICAO DO FORNECEDOR

N:

NOME: Documento EMBRAER

MFIR:
CARACTERIZAO DO REQUISITO NO ATENDIDO

Reviso

Item

Descrio do requisito no atendido Descrio da proposta do fornecedor Perodo de durao do desvio: Justificativa

Descrio detalhada sobre como a qualidade do produto e os resultados esperados no sero afetados (prejudicados) por esse desvio, destacando vantagens da alternativa proposta:

Responsvel pela qualidade do fornecedor

Visto

Data

A SER PREENCHIDO PELA QUALIDADE EM FORNECEDORES EMBRAER REAS / RESPONSVEIS CONSULTADOS


REA RESPONSVEL
APROVADO PLENAMENTE

PARECER
APROVADO COM RESTRIES REPROVADO

VISTO

DATA

No caso de "aprovado com restries", descrio clara das restries

Justificativa reas a serem informadas sobre esse desvio Aprovao do Responsvel pela Qualidade em Fornecedores EMBRAER

Visto

Data

IMPORTANTE: O DESVIO SOLICITADO POR MEIO DESSE DOCUMENTO SOMENTE SER ACEITVEL APS A APROVAO FORMAL DA QUALIDADE EM FORNECEDORES DA EMBRAER. O SIMPLES PREENCHIMENTO DESSE DOCUMENTO POR PARTE DO FORNECEDOR, EM HIPTESE ALGUMA, SIGNIFICA ACEITE E
AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

DSGQ - GSE 001


CONCORDNCIA DA EMBRAER.

Pgina: 20 de 20 Revision: A Date: 27/09/10

ANEXO 4 ETIQUETA DE IDENTIFICAO: SITUAO DE INSPEO E ENSAIOS

IDENTIFICAO DO SUBCONTRATADO

SITUAO DE INSPEO E ENSAIOS

( ) APROVADA ( ) TRATAMENTO TRMICO ( ) SUCATA ( ) RETRABALHO ( ) PEAS ENVIADAS PARA ANLISE ( ) DEVOLUO DE MATRIA-PRIMA/INSUMOS (Neste caso preencha o campo abaixo)
Caractersticas da Pea

( ) 1 Usinado

( ) 2 - No-metlico ( ) 3 Sub-conjunto ( ) A Estamparia Contato Embraer: ________________ / Motivo da devoluo: ______________________

PN: __________________ CDIGO EMBRAER: ______________ ORDEM:___________________ QUANTIDADE: __________________ NF: __________________ DATA: ____ / ____ / ____ CD: _________________ RESPONSVEL: _________________ CAMPO PARA USO A CRITRIO DO FORNECEDOR

AS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO INCLUEM NEGCIOS SECRETOS DA EMBRAER E PRIVILEGIADA E CONFIDENCIAL. ESTAS INFORMAES NO PODEM SER COPIADAS OU UTILIZADAS EM TODOS E QUAIQUER MEIOS EXCETO SE EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA EMBRAER

Potrebbero piacerti anche