Sei sulla pagina 1di 31

UNIP INTERATIVA Projeto integrado multidisciplinar III Cursos Superiores de Tecnologia

SOLUES EM TECNOLOGIA DA INFORMAO Melhoras no processo de novas tecnologias da Software Developer

Polo Sudoeste 2012

UNIP INTERATIVA Projeto integrado multidisciplinar III Cursos Superiores de Tecnologia

SOLUES EM TECNOLOGIA DA INFORMAO Melhoras no processo de novas tecnologias da Software Developer

Polo Sudoeste 2012

RESUMO

O projeto integrado multidisciplinar III foi elaborado a fim de mostrar-lhes um estudo de anlise de impacto, e possveis melhoras no processo de tecnologia da informao de uma empresa intitulada Software Developer que contratou nossa consultoria chamada Consulting localizada em So Paulo. O objetivo do estudo era apresentar solues prticas para a Software Developer conseguir superar suas dificuldades tanto tcnicas como sociais. muito importante a interao entre a consultoria e a empresa. A consultoria deve expor todas as falhas da empresa a fim de que ela tome conhecimento de sua real situao e possa melhorar com as solues proposta pela consultoria. Comeamos explicando como acontece a quebra de um servidor, mostrando os principais pontos que influenciam nesse acontecimento. de suma importncia estudar os erros a fim de que eles no se repitam. Em seguida demonstramos os melhores servidores existentes hoje no mercado apresentando em conjunto suas caractersticas tcnicas. Falamos sobre um bom sistema gerenciador de banco de dados, como ele trabalha e quais as suas principais caractersticas. Abordamos sobre os vrios nveis de arquitetura de banco de dados, explicamos o que uma virtualizao, apresentado seus pontos positivos e seus pontos negativos. Outro assunto que mereceu nossa devida ateno tambm foi um aspecto social que a empresa enfrentou. Problemas internos de empregador e empregado, que acabam por atingir a empresa como um todo. Uma empresa jamais deve permitir este tipo de atitude. Solues voltadas para a tica empresarial foram apresentadas.

ABSTRACT

Our PIM III is designed to show a study of impact analysis, process and possible improvements in information technology from a company called Software Developer which engaged our consulting business called Consulting located in Sao Paulo. The aim was to present practical solutions for the Software Developer can overcome their difficulties, both technical and social. It is very important interaction between the firm and consultancy. The consultancy should expose all the flaws of the company so that it becomes aware of his real situation and can improve the solutions proposed by the consultants. We begin by explaining how it happens to break a server, showing the main points that influence this event. It is of utmost importance to study the mistakes so that they do not recur. Then we show the best servers on the market today jointly presenting their technical characteristics. We talked about a good management system database, how it works and what its main features. Approached on various levels of database architecture, we explain what is virtualization, presented its positives and its drawbacks. Another issue that deserves our attention was also a social aspect that the company faced. Internal problems of employer and employee, which eventually reach the company as a whole. A company should never allow this kind of attitude. Solutions focused on business ethics have been presented.

SUMRIO

INTRODUO.................................................................................................................................................. 1. COMO ACONTECE O CRASH DO SERVIDOR!.................................................................................... 2. TIPOS DE SERVIDORES EXISTENTES HOJE NO MERCADO DE TRABALHO........................... 2.1 Ferramentas Case.................................................................................................................................. 3 QUAL A IMPORTNCIA DE UM BANCO DE DADOS PARA UMA EMPRESA................................ 4. NVEIS DE ARQUITETURA DE UM BANCO DE DADOS................................................................... 5. CARACTERSTICAS DE UM BOM SGBD.............................................................................................. 6. SOLUES PARA MELHORAR O DESEMPENHO DE UM SERVIDOR......................................... 6.1 Virtualizao......................................................................................................................................... 6.1.1 Viso Geral da Virtualizao.............................................................................................................. 6.2 Configuraes Tcnicas de um Servidor MY SQL............................................................................... 7. REAL SITUAO DA SOFTWARE DEVELOPER, E COMO ACHAR SOLUES EM T.I. E DE PROCESSOS NA EMPRESA.................................................................................................................... 8. ASPECTOS TCNICOS............................................................................................................................... 9. ASPECTOS SOCIAIS CONCLUSO.................................................................................................................................................... REFERNCIAS.................................................................................................................................................

INTRODUO

Nos noticirios, na rua e em todo lugar, vemos o resultado da globalizao. Atingiu um nvel to alto que tudo hoje gira em torno da informao. Foi preciso criar sistemas que ligassem os diversos pontos no mundo. A partir de ento surgiu um novo conceito no mundo, Tecnologia da Informao. Como se define o termo Tecnologia da Informao? Tecnologia da Informao nada mais , do que, o conjunto de qualquer atividade e soluo que tenha sido provida por algum recurso de computao. Na verdade no existe uma definio exata desta rea. Existem tantas reas voltadas para TI que no conseguimos defini-la completamente. Os sistemas de informao so utilizados impreterivelmente nas empresas. Um sistema de informao atualizado e bem estruturado que faz uma empresa ganhar mercado. No entanto necessrio tambm um profissional qualificado para administrar essas tecnologias em uma empresa. ento nesse ponto que entra o papel do Gestor de Tecnologia de Informao. Sua funo alm de coordenar as diversas aplicaes computacionais em uma empresa tambm integrar diversas solues de informtica e trazer rapidez empresa. O resultado de um mundo globalizado se reflete principalmente no mtodo de trabalho das empresas atualmente. Computadores de mesa, laptops, palmtops, smartphones so itens indispensveis em uma empresa de mdio porte. Esses equipamentos requerem uma atualizao peridica, e um bom gestor de TI deve estar qualificado para tal tarefa.

1. COMO ACONTECE O CRASH DO SERVIDOR! Para uma empresa o banco de dados o corao do sistema. Da a importncia de sempre estar fazendo manuteno em tal. O banco de dados deve funcionar rapidamente e com segurana. Sua disponibilidade deve ser de 100%. Se o banco de dados pra, a empresa tambm pra. Muitos fatores podem contribuir para o colapso de um banco de dados. Entre eles podemos citar: * Falta de qualificao do profissional encarregado do banco de dados. * Falta de interesse, mesmo por parte da empresa dependente do banco de dados. * Falta de informao da empresa sobre a real importncia de seu banco de dados. * Uso ineficiente de ndices este problema gera falhas, perda de desempenho do servidor, ocasionando um consumo excessivo de recursos e como resultado final pode fazer com que o banco de dados inteiro fique indisponvel por tempo indeterminado. * Senha do Login SA em branco o resultado que o banco de dados ficar vulnervel. * Abandono do servidor essa a pior de todas as falhas que uma empresa pode cometer. A seguir, a citao de Mauro Pichiliani, mestre em computao que atua como consultor de banco de dados com enfoque na rea de tunning:
J cheguei a acessar um servidor remotamente e notar que h pelo menos seis meses ningum fazia uma faxina peridica no servidor. Isso quer dizer que ningum verificava se os logs estavam com alguma mensagem de erro, se o Transacion Log estava cheio, se a rotina de backup era adequada, se algum job falhou, se era preciso fazer um expurgo na base e outras tarefas que no so essenciais para a operao, mas que precisam ser realizadas periodicamente.

Este nos mostra o resultado da falta de manuteno no servidor de banco de dados. * Falta de estratgia de backup * Ausncia de um DBA * Falta de recursos de hardware e software Em relao ausncia de um DBA apresentamos mais uma vez a citao de Pichiliani. Sua opinio com respeito a este problema: A ausncia de um DBA uma questo cultural, no meu ponto de vista. Se muitas vezes encontro a realidade onde j difcil a contrao de um desenvolvedor para um projeto imagina ento contratar um DBA, que geralmente profissional raro no mercado e com um valor hora alto.

Bom, basto dizer que confiar bancos de dados gigantes na mo de desenvolvedores que conhecem um pouco do banco uma pssima idia. No querendo desmerecer os desenvolvedores, mas na minha experincia de consultoria tenho encontrado muitas equipes de desenvolvedores atolados de trabalho e com responsabilidades muito aqum do que foram inicialmente combinadas. Querer colocar a responsabilidade de um banco de dados grande e complexo na mo de um desenvolvedor cujo principal objeto programar a receita para se dar mal. Por isso creio que a partir de um certo volume de dados, e de acordo com a complexidade do sistema e do banco de dados, crucial contar com a presena de ao menos um DBA na equipe, seja ele permanente ou no. Pichiliani comentou tambm a respeito da falta de recursos de hardware e software. Hardware caro. Hardware para servidor de banco de dados ento mais caro ainda. Infelizmente esta afirmao uma constante que dificilmente vai ser modificada nos prximos anos. Por isso na maioria das vezes em que necessrio investir em hardware j fico preparado para montar uma defesa com argumentos, dados, estatsticas e evidncias conclusivas de que realmente necessrio realizar um upgrade ou montar uma nova plataforma para atender as necessidades. Alm disso, tambm j encontrei problemas com o custo relacionado com software. Deixando de lado a questo da pirataria, vrias vezes tiveram a oportunidade de me deparar com locais onde a edio do SQL Server no era a edio mais recomendada para o ambiente em que ele estava sendo utilizado. Motivo? O custo envolvido na compra da edio correta. Infelizmente o mximo que podemos fazer nestes casos provar com argumentos slidos que preciso investir no software tambm, alm claro de cruzar os dedos e esperar que isso faa algum efeito. Bom, estas foram apenas algumas situaes ruins nas quais encontrei durante consultorias de bancos de dados. Espero que ao descrev-las poucas pessoas se identifiquem com as situaes, pois caso contrrio a minha hiptese de que pouca ateno vem sendo dada rea de banco de dados ir se confirmar. De qualquer maneira, espero que a exposio de problemas como estes possam trazer tona a gravidade de algumas situaes e que esta discusso fornea um incentivo para que os responsveis procurem solues para os problemas o mais rpido possvel.

2. TIPOS DE SERVIDORES EXISTENTES HOJE NO MERCADO DE TRABALHO H vrios tipos de servidores hoje atualmente. Com o avano cada vez mais rpido da informtica temos uma concorrncia cada vez mais acirrada entre as empresas que desenvolvem esses servidores. Quem ganha com isso, somos ns, que temos um produto com uma qualidade cada vez mais elevada. Hoje podemos contar com o DB2, Oracle, Ingres, SQL Server, Sybase, Progress, Clipper, dBaseIII, dBaseIV, Access, FoxPro e ainda o FoxPro e o Paradox. Abaixo apresentaremos algumas caractersticas doa bancos de dados mais utilizados hoje na atualidade. Oracle: Este banco de dados oferece economias em escala em grids (ingls) de baixo custo e gerenciamento descomplicado (ingls) que facilitam: A reduo de custos de paralisaes com arquitetura de mxima disponibilidade (ingls) Mudanas nos sistemas de TI para a obteno de maior rapidez com o Real Application Testing Particionamento e compactao de dados para executar consultas com mais agilidade e menos discos Proteo segura (ingls) e dados de auditoria, e capacidade de recuperao total de dados Eliminao de redundncia ociosa com o Active Data Guard A Oracle possui uma facilidade de uso muito grande, com uma boa potncia e uma relao custo/desempenho tima. J vem pr-ajustado e pr-configurado pra um ambiente de trabalho. Contm um conjunto totalmente integrado de ferramentas de gerenciamento muito simples de usar, sem contar com os recursos completos de distribuio, replicao e utilizao da web. O usurio ainda pode contar com um recurso de acessos a dados distribudos e replicados que permite o compartilhamento de dados relacionais entre aplicativos e servidores. As capacidades internas de utilizao da Web proporcionam uma soluo completa para a implementao de uma Intranet. Para Flvio Aurlio de Moraes em seu artigo no site HTML Staff no atual ambiente de computao em constante modificao, os novos grupos de usurios exigem o acesso rpido e eficiente s informaes. Eles exigem solues de baixo custo que permitam a acelerao do

processo de tomada de decises. fundamental a capacidade de reagir rapidamente s necessidades de mudanas empresariais, o que exige solues gerenciveis, potentes e de boa relao custo-benefcio. O Oracle atende s demandas de grupos de trabalho distribudos e diversificados. O servidor Oracle reduz os custos de implementao, ao mesmo tempo em que utiliza a mais ampla variedade de hardwares. Dos ambientes com um s servidor para pequenas empresas at ambientes com vrias filiais, amplamente distribudos, o servidor Oracle contm todos os recursos necessrios para criar aplicativos de acordo com a empresa, garantindo o acesso eficiente e seguro aos dados, gerenciando os dados da corporao de maneira simples e completa. A facilidade de manuseio desse servidor impressiona! Ele inclui recursos de fcil utilizao para ambientes computadorizados com grupos de trabalho distribudos. Com um processo de instalao intuitivo rpido e fcil o Oracle j est apto a trabalhar, pois ele j vem pr-configurado e pr-ajustado. A ferramenta grfica Oracle Enterprise Manager, totalmente integrada, permite que os administradores executem tarefas complexas de gerenciamento com a facilidade de apontar e clicar atravs do mouse. A combinao de potncia e simplicidade permitem que qualquer administrador, experiente ou no, gerencie o banco de dados Oracle8, deixando parte de seu tempo livre para outras tarefas. Acesso a dados distribudos: O Oracle oferece um novo nvel de sistemas de computao para usurios de grupos de trabalho distribudos. Consultas e atualizaes distribudas permitem o compartilhamento de dados entre vrios servidores e o two-phase commit garante a consistncia dos dados. A replicao de dados permite que os usurios criem vrias cpias de leitura de partes de tabelas ou tabelas completas com consistncia transacional e integridade de dados garantida. Atualizaes baseadas em eventos ou conforme demandas proporcionam a flexibilidade mxima. Os links de bancos de dados permitem que dados remotos sejam definidos e utilizados como se fossem locais, garantindo que os aplicativos nunca precisem de recodificao, caso os dados sejam transferidos de um n a outro. Capacidade de uso na Web: O servidor Oracle8 oferece aos usurios um servidor intranet completo, com todos os recursos. Aplicativos de Web podem acessar, rpida e facilmente, quaisquer dados armazenados no banco de dados Oracle e podem apresentar documentos Web gerados dinamicamente aos usurios finais. Todos os componentes so totalmente configurveis e gerenciveis atravs de uma srie de HTML. Ajuste automtico do Banco de Dados: O gerenciador do servidor Oracle otimiza automaticamente o desempenho do banco de dados. Depois de analisar os recursos do sistema e os requisitos de aplicativos durante o processamento do banco de dados, o Oracle Self-Tuner reco-

10

menda os valores apropriados para os parmetros mais crticos do banco de dados e aplicaes em momentos de baixa utilizao. Fcil gerenciamento local: O Oracle Enterprise Manager permite o gerenciamento fcil dos bancos de dados do servidor Oracle, atravs de uma interface totalmente grfica. Ferramentas de gerenciamento local executam tarefas crticas rpida e facilmente, de forma independente ou em conjunto com o console de gerenciamento central. As tarefas de gerenciamento local incluem. .. Inicializao e parada temporria do banco de dados; .. Criao do usurio e atribuio de funes/privilgios; .. Monitorao de sesses do usurio final; .. Backup e recuperao do banco de dados; .. Criao de tabela e gerenciamento de tamanhos; .. Importao e exportao de dados. Fcil gerenciamento central: Oracle Enterprise Manager contm um console nico, integrado, de gerenciamento para a administrao central de vrios grupos de trabalho remotos, permitindo o tipo de gerenciamento distncia, essencial em ambientes grandes e distribudos. Os administradores visualizam uma representao grfica personalizada de objetos-chave, incluindo ns, bancos de dados, listeners, usurios, funes e perfis que podem ser agrupados com base em qualquer critrio. Eles podem programar e automatizar trabalhos e eventos em objetos ou grupos de objetos especficos, simplificando o desempenho das operaes de gerenciamento. O Oracle Intelligent Agent, implantado em todos os bancos de dados de servidores Oracle, executa com eficincia trabalhos e eventos enviados pelo console do Oracle Enterprise Manager. Instrumentando o banco de dados, o Oracle Intelligent Agent automatiza a coleta de dados e a deteco de problemas, funcionando independentemente do status do console ou das conexes da rede, garantindo a alta disponibilidade do banco de dados. Acesso aberto a dados: O Oracle valoriza seu investimento nas ferramentas e aplicativos existentes, oferecendo um acesso aberto aos dados atravs de uma variedade de mtodos padro. Entre estes mtodos, encontram-se ODBC, Oracle Objects for OLE, JDBC e drivers originais da Oracle. Oferecendo conectividade aberta com implementao livre, o Oracle ajusta-se a qualquer ambiente, independentemente dos padres vigentes na corporao. O Oracle Objects for OLE oferece um controle personalizado (OCX ou ActiveX) combinado a um servidor OLE que permite a explorao da funcionalidade original do Oracle a aplicativos Windows.

11

Banco de Dados para computao baseada em redes: O Oracle um dos principais componentes da NCA baseada em padres abertos. Foi projetado para atender demanda dos mtodos de sistemas centralizados em redes e de desenvolvimento orientado a objeto. A NCA proporciona capacidade mxima de extenso, com base em padres industriais abertos, como CORBA e IIOP. Seja para grupos de trabalho tradicionais e aplicativos empresariais ou para comrcio eletrnico na Web, o Oracle8 e a NCA oferecem a potncia, robustez, integrao de rede e flexibilidade para suportar os aplicativos mais exigentes. Extensvel: O Oracle proporciona um sistema nico de gerenciamento de banco de dados capaz de atender a novos requisitos de dados, agora e futuramente. O Oracle ConText Cartridge permite que o Oracle gerencie texto com a mesma segurana, escalabilidade, integridade e inteligncia com que gerencia dados estruturados. O Oracle Vdeo Cartridge armazena, gerencia e produz vdeos de alta resoluo e tela cheia, alm de udio de alta fidelidade de um servidor para um cliente, atravs de uma rede. Devido ao carter aberto da arquitetura do cartucho de dados sob a NCA, os desenvolvedores podem estender as capacidades do Oracle desenvolvendo cartuchos adicionais; Otimizado para o sistema operacional: O Oracle8 oferece a mais avanada e escalvel plataforma de banco de dados de cliente leve ou cliente/servidor disponvel. Para garantir o mais alto nvel de desempenho em todos os sistemas operacionais suportados, o Oracle8 Server otimizado para aproveitar recursos especficos do sistema operacional, como o modelo de encadeamento no Windows NT e dos drivers registrar-aguardar e do sistema de E/S assncrono em sistemas Unix. SQL Server: O SQL Server um excelente banco de dados para a plataforma Microsoft Windows e a opo em sistemas de gerenciamento de banco de dados escolhido por uma grande variedade de clientes empresariais e programadores. O SQL Server oferece uma plataforma eficiente e flexvel suportando banco de dados com enorme volume de informaes, ele se adapta perfeitamente a aplicativos existentes e fornece um ambiente de baixo custo para personalizar e desenvolver novos aplicativos criados exclusivamente para atender s necessidades de uma corporao. O SQL Server pode ser usado tanto no Windows 95 ou Windows 98 quanto no Windows NT com uma base nica de cdigos, fornecendo 100 por cento de compatibilidade do aplicativo com uma variedade de opes de distribuio. Dentre suas caractersticas principais, temos:

12

Facilidade de criar, gerenciar e distribuir: O SQL Server foi desenvolvido para reduzir o custo total da empresa, facilitando a criao, o gerenciamento e a distribuio de aplicativos baseados no processamento de transaes on-line (ou no) O SQL Server fornece ajuste e administrao automatizados ao banco de dados com excelente desempenho, bem como ferramentas sofisticadas para operaes complexas. Inovaes na facilidade de uso, escalabilidade, confiabilidade e desempenho, um modelo de programao rpido e simples para desenvolvedores, backup ativo e gerenciamento fazem do SQL server a escolha ideal para operaes da empresa. Desenvolvido para computao mvel: O SQL Server para Windows 95, Windows 98 ou Windows NT Workstation permite ao usurio acessar dados e aplicativos a partir de qualquer lugar. O SQL Server oferece muitas opes de replicao para assegurar que alteraes efetuadas em dados sejam automaticamente sincronizadas, incluindo alteraes realizadas com o sistema operando off-line. Uma plataforma ideal para comrcio: O SQL Server perfeitamente compatvel com o Windows NT e com sua tecnologia Internet Information Server (IIS), fornece a plataforma ideal de banco de dados para o comrcio eletrnico. O SQL Server oferece preo/desempenho, fcil distribuio, excelente capacidade de gerenciamento, consulta de texto inovadora, fcil publicao na Web, alm da confiabilidade, escalabilidade e seguranas necessrias para manter um site de comrcio dinmico. Armazenamento de dados eficiente: O SQL Server fornece uma plataforma completa que torna fcil e rpido desenvolver, criar, manter e usar solues de armazenamento de dados, permitindo sua organizao tomar decises empresariais baseadas em informaes oportunas e precisas. Pelas caractersticas descritas anteriormente sobre os dois Gerenciadores, percebe-se que os prs e os contras de cada um, hora facilita, hora dificulta a escolha ideal. Quando se fala em segurana e portabilidade de base de dados, o Oracle desponta como o favorito pela sua facilidade de manuteno. A ferramenta grfica Oracle Enterprise Manager, totalmente integrada, permite que os administradores executem tarefas complexas de gerenciamento com a facilidade do apontar e clicar do mouse. O Oracle oferece um novo nvel de sistemas de computao para usurios de grupos de trabalho distribudos. Sistemas amplamente distribudos, sejam eles cliente/servidor ou sistemas de clientes simples so agora viveis por uma frao do custo e complexidade dos sistemas tradicionais. O SQL Server, apesar de possuir descendncia nobre, a Microsoft, trata-se de um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados, Relacional, SGBDR, que funciona unicamente sob sistema operacional Windows NT. Possui um mdulo que permite sua utilizao no Sistema Operacional Windows 95. Por um outro lado, a alocao fsica necess-

13

ria para a sua utilizao, torna at certo ponto, invivel num servidor que possua Hard Disk de baixa capacidade. Independente se a base tiver 1 ou 100000 registros, o espao fsico alocado ser sempre o mesmo. O SQL Server tambm possui uma interface bastante amigvel. Ambos, Oracle e SQL Server, possuem acesso via ODBC, JDBC, DAO e outros. Sybase: A Sybase IQ combina extraordinrias velocidade e agilidade com baixo custo total de propriedade, permitindo que as empresas realizem anlises e relatrios que antes eram impossveis, no eram prticos ou tinham custo proibitivo. Isso possvel por meio da abordagem exclusiva de processamento de indexao baseada em colunas do Sybase IQ para os processos de analticos e de relatrios. Saiba como o Sybase IQ pode melhorar os resultados de teste da pesquisa de consulta e como ele se compara com o seu aplicativo analtico corporativo RDBMS atual. Esses so um dos principais bancos de dados que so muito utilizados hoje em dia. A criao de um banco de dados no se d de forma desorganizada. Na modelagem de dados so utilizados recursos muito teis que auxiliam diretamente o criador do banco de dados. Essas ferramentas utilizadas fazem uma ponte entre a parte tcnica em si, mais voltada a bits e bytes, e a parte organizacional do banco de dados. Essas ferramentas so conhecidas como ferramentas CASE.

14

2.1. FERRAMENTAS CASE Como se define ferramentas CASE? So ferramentas computacionais que auxiliam na criao dos diagramas de um banco de dados. Sua finalidade acelerar o processo de representao dos diagramas, com suas tabelas e relacionamentos. CASE significa Computer-Aided Software Engineering, em portugus fica: Engenharia de Software Auxiliada por Computador. Ela auxilia o analista de sistema prevendo possveis incompatibilidades entre as entidades-relacionamento. So elaborados vrios diagramas que, em conjunto, constituem praticamente a planta do futuro banco de dados. A concluso que chegamos aqui que essas ferramentas jamais podem ser dispensadas no projeto de um banco de dados. Mesmo um timo analista de sistema, um timo especialista em criao de banco de dados necessita dessa ajuda fundamental. Entre as ferramentas CASE disponveis hoje no mercado, podemos citar a Erwin, a Oracle Designer, Genexus, Clarify entre outras que podem ser facilmente encontradas hoje em dia.

15

3. QUAL A IMPORTNCIA DE UM BANCO DE DADOS PARA UMA EMPRESA Por que importante um banco de dados para uma empresa? Ser que somente as empresas que trabalham com informtica que necessitam de um banco de dados? Percebemos o interesse desses assuntos por observar que est havendo uma crescente valorizao dos servidores de bancos de dados e dos SGBDs (Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados). Isto, conseqentemente gera mais investimentos pra essa rea que por sua vez pode dar um retorno na quantidade e na qualidade desses bancos de dados hoje presentes no mercado. S pra ilustrar, hoje em dia j h no mercado uma srie de aplicativos necessrios para a manipulao de contas bancrias em sistemas de arquivos. Esses aplicativos permitem por exemplo: dbito e crdito em outra conta bancria; um programa para adicionar uma nova conta; fazer pagamentos e dbitos; calcular aplicaes; inserir novas alquotas. Todas essas funcionalidades s existem hoje justamente porque surgiram vrios problemas e necessidades com relao a essa organizao bancria. E esse ciclo nunca termina, sempre haver um novo problema, uma nova necessidade, e sempre haver uma nova soluo para um novo problema. Outro ponto importantssimo que toda empresa deve levar em considerao a real finalidade do banco de dados. Por exemplo, de modo geral, todo servidor de banco de dados deve a todo custo evitar os seguintes erros que sero relatados a seguir: * Difcil acesso * Isolamento * Redundncia e inconsistncia * Problemas de segurana * Problemas de integridade dos dados armazenados

16

4. NVEIS DE ARQUITETURA DE BANCO DE DADOS Todo banco de dados se divide em nveis de arquitetura. Segundo DATE (2003:29), esses nveis so: * Nvel interno o nvel que se ocupa do modo como os dados so fisicamente armazenados dentro do sistema. * Nvel externo ou nvel lgico, se ocupa do modo como os dados sero vistos pelo usurio. * Nvel conceitual basicamente um nvel indireto entre os dois outros nveis citados acima.

17

5. CARACTERSTICAS DE UM BOM SGBD Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados um programa com recursos especficos, que tem por objetivo manipular as informaes contidas em um banco de dados. Sua funo facilitar e simplificar o acesso aos dados pelos usurios, gerenciando grupos complexos de informaes e fornecendo segurana contra os problemas que venham a ocorrer no sistema a invaso de acessos restritos. Um banco de dados se compe basicamente de: * Gerenciador de arquivos: gerencia o espao de armazenamento * Gerenciador do banco de dados: gerencia a interface entre os dados e os programas aplicativos * Processador de consultas: traduz os comandos numa linguagem que o gerenciador do banco de dados possa interpretar * Pr-compilador da DML: converte comandos DML para gerar o cdigo apropriado * Compilador da DDL: converte comandos DDL em um conjunto de tabelas contendo metadados. As principais caractersticas de um banco dados que de modo nenhum devem deixar de ser executadas so: * Evitar a redundncia: evitar inconsistncias de informaes * Manipulabilidade: deve facilitar o uso de um banco de dados mesmo pra aquelas pessoas que no tem muito conhecimento tcnico de tal. * Independncia fsica: o esquema do modelo lgico deve manter-se afastado do nvel fsico do SGBD a fim de evitar abstraes, simplificando a interao do usurio com o sistema * Independncia lgica: o nvel fsico do SGBD pode ser alterado a qualquer hora independente da utilizao do usurio * Centralizao administrativa: deve permitir o gerenciamento dos SGBDs de maneira centralizada * Rapidez dos acessos: deve permitir o acesso rpido e gil aos dados * Preservar a integridade: preservar a coerncia entre os dados * Compartilhamento: dever permitir o acesso simultneo ao banco de dados * Segurana dos dados

18

6. SOLUES PARA MELHORAR O DESEMPENHO DE UM SERVIDOR Em primeiro lugar, essas melhoras devem ser desempenhadas por um profissional qualificado na rea. Esse o primeiro requisito. No adianta nada a empresa pagar menos para um profissional de outra rea (que no est habilitado no manuseio de um banco de dados) para que ele realize servios extras no seu banco de dados. 6.1. Virtualizao Uma soluo que at pouco tempo atrs no era muito comentada, tinha a ver com virtualizao. O que se entende por virtualiao? Virtualizao um modelo de gerenciamento de servidores que visa economia e reduo de custos da empresa. A virtualizao isola um programa ou uma estao de trabalho dentro da rede. Ela cria diversos servidores dentro de um servidor fsico. muito til esse mtodo pois reduz drasticamente o custo da empresa, alm de otimizar as aplicaes. O processo de virtualizao se d da seguinte forma: instalado um aplicativo de virtualizao no sistema operacional que dentro dele tem instalado diversos outros sistemas operacionais, e como resultado temos ai uma boa economia de espao e uma boa reduo de gastos com o CPU. 6.1.1. Viso Geral da Virtualizao De uma forma bem simples, quando o usurio ligar o computador, o sistema operacional que vai carregar no estar instalado no HD comum do computador em uso, mas sim dentro do servidor virtualizado que estar ligado rede. Todas as funcionalidades que aparentemente estaro no computador do usurio, na verdade esto sendo transferidas do servidor para o computador do usurio. Outro benefcio muito importante a economia de tempo que se tem ao instalar um aplicativo para algum usurio. Em vez de instalar o aplicativo direto na mquina usada, o aplicativo colocado no desktop do usurio remotamente, sendo que o aplicativo j est instalado em rede, e melhor de tudo que tudo isso pode ser feito sem que o usurio ou o tcnico de TI necessite sair do seu trabalho. Enfim, essa soluo til para se economizar tempo e espao com relao aos servidores, alm de que trar um nvel de segurana e confiabilidade muito maior para qualquer empresa.

19

6.2. Configuraes Tcnicas de um Servidor MY SQL Abaixo, esta a citao na ntegra de dicas para melhorar e muito o desempenho de um servidor banco de dados My SQL. Abaixo esto alguns dos fatores que podem fazer um banco de dados trabalhar de maneira lenta e de modo redundante. 1. Design Defeituoso do Banco de Dados 2. Consultoria mal feita. 3. Fatores Server Design Defeituoso do Banco de Dados O design de um banco de dados o fator mais importante para garantir o desempenho e manuteno do banco de dados. Aqui est o que precisamos para criar uma tabela: 1. Use valores numricos quando o programa precisar armazenar nmeros negativos. 2. Use valores de comprimento varivel, em vez de valor fixo. 3. No utilizar campos grandes desnecessariamente. Para a maioria dos programas de comrcio eletrnico o ideal usar tabelas suficientes para armazenar a contagem de estoque. A rea descrita como unsigned smallint pode armazenar um valor mximo de 65535. 4. No devemos ignorar a normalizao, ela nos ajuda a evitar a repeties desnecessria de dados. Se a tabela e ser criada no crescer a um nvel significativo no haver nenhum ponto na normalizao. Por exemplo, se a tabela de usurio tem apenas 20 linhas (ou seja, 20 funcionrios de uma empresa), todas as tentativas de normalizao so desperdiadas. 5. Utilize as teclas. Se a tabela est sendo pesquisado para 90% das vezes por data fim, faz mais sentido por a data da ordem do ndice. Lembre-se, como uma tabela ser usada deve determinar a forma como foi concebido. Passar um tempo aqui vai poupar anos de frustrao. Consultoria mal feita Hoje em dia no mercado h poucos consultores qualificados para exercer com competncia a sua funo. Infelizmente esses consultores mal qualificados acabam por exercer sua funo mal feita. E pra concluir ainda existem empresas que se deixam levar por essas irregularidades. A conseqncia que a empresa acaba pagando por um servio do qual no precisa, ou se realmente precisa, o servio mal efetuado. A seguir apresentaremos duas situaes muito comuns no cenrio empresarial. A primeira situao aborda se realmente necessrio efetuar uma con-

20

sultoria no banco de dados de uma empresa. A segunda situao aborda quando a empresa realmente precisa de uma consultoria porm ela mal feita pelo profissional qualificado na rea: a) Consultas desnecessrias: importantssimo uma empresa perguntar: precisamos de uma consultoria? Se realmente precisamos de uma consultoria, onde conseguir um timo consultor? Qual a melhor empresa de consultoria? b) Consultas ineficientes: Muitas consultoras no utilizam a estrutura da tabela MySQL ou funes de forma correta. A empresa que preza a integridade de seu banco de dados deve ficar atenta a qual consultoria contratar. Os pontos de partida para comear a olhar as reas problemticas so: 1. Uso desnecessrio de comandos Select quando todo o processamento est sendo feito em uma nica coluna. Quanto mais dados for coletado a partir do servidor do MySQL mais trabalho haver a ser feito. 2. Usar uma sub-consulta em vez de uma juno. Em um banco de dados corretamente projetado, a juno incrivelmente rpido. 3. Recursos de chaves. Lembre-se de utilizar o comando EXPLAIN para verificar o uso de chaves e ento usar o recurso-chave na sua declarao, onde as clusulas para forar a utilizao de chaves. Fatores Server Mesmo com todas as configuraes estando selecionadas corretamente, pode ainda haver outras fatores que estejam causando a lentido do banco de dados. So eles: 1. Fatores de Hardware 2. Servidor de configurao relacionado Solues de hardware: 1. Quanto mais memria RAM para o sistema melhor. Especialmente til para o MySQL, pois o mesmo obtm muitos dados da memria RAM. 2. Se possvel comprar uma memria RAM rpida. Memrias lentas s atrasam o desenvolvimento do sistema. 3. Depois de definida o fator memria RAM, atentar para o fator velocidade do processador. O MySQL pode usar vrios processadores. Quando estivermos satisfeito com o hardware, podemos olhar um conjunto de variveis em my.cnf: a) key_buffer_size: Este artigo descreve a memria disponvel para armazenar as chaves de ndice. O valor padro 8 MB, mas voc pode configur-lo para 25% da RAM. b) query_cache_size:

21

c) table_open_cache: Isso determina o nmero de descritores de tabela MySQL que ir manter o cache. O valor padro 64. Mas, se voc tem 100 usurios acessando simultaneamente uma tabela, em seguida, esse valor deve ser pelo menos 100. Voc tambm tem que levar em consideraes junta etc. Assim, esse valor tambm deve ser mantido elevado. Todas essas especificaes fazem a diferena com relao velocidade e o desempenho de um servidor de banco de dados. Se levadas em considerao podemos acelerar a um nvel considervel a velocidade e o desempenho de um servidor de banco de dados.

22

7. REAL SITUAO DA SOFTWARE DEVELOPER, E COMO ACHAR SOLUOES EM T.I. E DE PROCESSOS NA EMPRESA. J faz algum tempo que o servidor da Software Developer vem sofrendo com algumas falhas. Entre o ano de 2009 a 2011 ocorreram vrios problemas na empresa. O Gestor da rea de Tecnologia de Informao desperdiou um pouco a sua capacidade de solucionar problemas ao trocar todos os equipamentos de informtica da empresa, sendo que o problema se concentrava mais especificamente no servidor de banco de dados. Segundo um alerta do Administrador de Banco de Dados, o servidor pode parar de vez dentro de alguns meses por falta de hardware. A Software Developer vem sofrendo tambm com outros tipos de problemas que envolvem aspectos legais, ticos e sociais. Aspectos estes de extrema importncia para a boa funcionalidade das atividades profissionais. Segundo o DBA da Software Developer existem vrios problemas na modelagem da base de dados do servidor de banco de dados. Um relatrio feito pelo DBA mostra muitos dados desnecessrios no servidor que esto apenas ocupando espao e que poderiam ser removidos a fim de fazer uma limpeza geral no servidor e deixar apenas os arquivos realmente teis. Neste caso, o gerente aguarda um maior problema para poder trocar o DBA, pois este seu velho amigo pessoal. Isso remota a responsabilidade do gerente diante do custo, deveres e obrigaes potencias a deciso que realizou, ou seja, fez uma ao tica sob sua conduta profissional. Porm, isto pode no ter um resultado eficaz para a Software Developer, como uma possvel estagnao no tempo de produtividade da empresa, devido falta de atualizaes de dados. Um exemplo de cumplicidade pode comprometer a boa relao tico-social entre funcionrios com diferentes autoridades de uma mesma empresa, como ocorre a seguir:
Numa situao conversam o gestor de TI da empresa e outro colega de outra rea. O gestor comentou que estava pensando se promoveria ou no o funcionrio Jos da Silva, pois este, numa reunio de feedback, comentou que estava fazendo um tratamento devido a uma enfermidade. Ento o colega ainda pensou que se trataria de um assunto confidencial, mesmo assim, no quis disser nada na hora ou mesmo na empresa.

Fato este que no se trata de um Segredo Profissional praticado pelo colega de outra rea. Significa o contrrio, onde uma grande autoridade da empresa, Gestor de TI, d informaes de sentido tcnico-administrativos a um funcionrio de outra rea que se empreende conhecer a terceira pessoa sobre quem ouviu comentrio.

23

Outra realidade a relao da empresa com o descarte de materiais de informtica inutilizveis ou antigos. O mtodo utilizado pela empresa pode ser o mais simples. Porm, o fato que muitas vezes no levado em considerao o respeito ao meio ambiente. A empresa, priorizando seus lucros para diminuir algumas operaes, deve analisar sua responsabilidade social. De um ngulo, percebemos que o descaso com o destino final de lixo eletrnico gera um OPEX elevado para a empresa, ou seja, ela possui fundos de capital de giro guardados. Por outro lado, atualmente, empresas e organizaes em geral tm em vista o respeito ao meio ambiente de acordo com normas e regulamentos. Alm de tudo, a Software Developer ter a oportunidade de melhorar sua relao pblica no trabalho. O Contrato de Trabalho formaliza negociaes sob aspectos jurdicos para se evitar mudanas, excluso ou resguardar direitos e obrigaes entre as partes envolvidas. E a Software Developer, com o intuito de preveno aos seus encargos, permiti no contabilizar os dias assinados de frias de seus funcionrios em vias contratuais e decidi com o prprio funcionrio o quanto ir remuner-lo. Porm, esta situao, desarmoniza o envolvimento entre as partes, j que os funcionrios tm em suas mos a oportunidade de uma ao judicial contra a empresa, assegurada no Direito do Trabalho, pois a parte mais favorecida nessa rea por ser a mais fraca economicamente nas relaes trabalhistas, alm do direito coletivo do trabalho, como associao profissional ou sindical e direito de greve. Medidas preventivas empresariais pode ser o maior investimento para a falncia das mesmas. Numa tica Emprica o Gestor da rea de TI havia decidiu, aps uma entrevista para admisso de funcionrios, no contratar um determinado candidato quando notou que este era de uma religio especifica, mesmo sabendo tambm que era o mais preparado vaga. Ento acabou contratando outro. Por mais que o comportamento do gestor tenha uma explicao plausvel, entre outras palavras, certo fundamento tico-racional amadurecido nos valores aprendidos em meio familiar, por exemplo, no se trata de uma escolha que poderia ser regulada por outro campo da tica, o Cdigo de tica Profissional e serve para formalizar um compromisso de todo e qualquer profissional sobre sua determinada ocupao diante da sociedade. Sobretudo, descartar uma pessoa bem mais preparada para exercer um cargo no constitui em nada num diferencial competitivo para a empresa neste cenrio onde a lei crescer e sobreviver.

24

Os clientes devem ser tratados com cordialidade, honestidade, respeito e dignidade, sempre mantendo sigilo em relao s informaes confidenciais da empresa e dos seus clientes, exceto quando a divulgao autorizada ou ordenada judicialmente. Houve uma falta de tica gravssima da Software Developer com relao a um de seus clientes. Foi assinado em contrato que o cdigo-fonte utilizado em um dos projetos de desenvolvimento de software que a Software Developer faria para um de seus clientes seria por direito do cliente em questo. Em hiptese alguma a Software Developer poderia realizar qualquer tipo de manipulao com o cdigo-fonte de seu cliente. Houve violao explcita de patente quando um dos analistas da Software Developer usou o cdigo-fonte de seu cliente anterior para agilizar um outro projeto de software que a empresa havia recebido. Tem-se, pois, a integridade como a maior qualidade exigida de um funcionrio no exerccio de suas funes dentro da empresa, acompanhada de um tratamento de cordialidade, honestidade, respeito e dignidade dado ao cliente, o que envolve o sigilo das informaes confidenciais. Ou seja, nesta questo, fica claro a falta de um Cdigo de tica Empresarial para regular o comportamento do funcionrio da Software Developer. Todos os problemas apresentados acima devem ser discutidos a fim de que sejam corrigidos! Nossa funo no apenas apresentar problemas, mas tambm resolv-los. Nos prximos captulos iremos propor solues prticas para melhorar a imagem da empresa e resolver outros problemas tcnicos que esto pertinentes a empresa.

25

8. ASPECTOS TCNICOS Podemos comear explicando um pouco mais sobre a deciso de escolha de um servidor de banco de dados para a Software Developer. O banco de dados deve atender a demanda requerida pela empresa. Por exemplo, caso a empresa perceba que necessite de muitas informaes a serem processadas, fica bvio que ela precisar de um banco de dados com recursos para tais. Ainda h uma soluo vivel tambm para aumentar o desempenho do servidor de banco de dados, caso a empresa no tenha recursos para ampliar seu conjunto de hardware. Pode-se optar pela opo de tunning do servidor, o que necessitaria um profissional qualificado para tal funo. Percebemos no caso da Software Developer que e empresa no precisar apenas de um tunning no servidor, mas tambm de uma ampliao do seu conjunto de hardware. Infelizmente essa a necessidade do momento. A troca de equipamentos de comunicao, smartphones, laptops e etc. que foi efetuada pelo Gestor de TI foi uma falta de conhecimento grave. A empresa perdeu tempo e dinheiro com esse fato. O problema se concentrava no servidor de banco de dados. Qualquer tunagem ou atualizao seja de hardware ou de software deveria ser feita impreterivelmente no servidor de banco de dados! A melhor soluo para a Software Developer seria a ampliao do hardware do banco de dados. A empresa tem um bom OPEX em reserva devido falta de respeito ao meio ambiente por d um destino imprprio ao seu lixo eletrnico. Porm esse problema ser tratado mais tarde. O fato em questo que podemos pelo menos aproveitar uma parte desse OPEX para ajudar a reestruturar o servidor de banco de dados da Software Developer. 50% desse OPEX em reserva seriam o suficiente para uma ampliao do banco de dados. Ampliao essa que supria as reais necessidades da empresa. Perdemos dinheiro com a troca de smartphones, laptops, computadores de mesa. Agora precisamos recuperar esse investimento perdido. Atentemos tambm para o tempo. Segundo o DBA o banco de dados poder parar de funcionar definitivamente caso no seja encontrado uma soluo logo. O administrador est fazendo a parte dele, est alertando sobre os problemas do servidor visando o bem-estar da empresa como um todo. inadmissvel qualquer estratgia por parte da chefia para retirar o cargo do DBA se utilizando de um trabalho do mesmo. O fato do servidor de banco de dados estar beira do colapso no culpa do DBA. Sua funo administrar o servidor e garantir a existncia de uma infra-estrutura bsica de dados cujo formato e contedo atenda s necessidades com relao a informaes, alm de garantir o acesso a base de dados ntegras, consistentes e seguras. A parte administrativa efetuada sim por ele, porm quem libera os recursos a empresa. Alm

26

de que houve uma falta de sincronismo entre o DBA e o Gestor de TI. Mesmo com os alertas do DBA o gestor de TI ainda investiu pesado em equipamentos at o momento desnecessrios. O problema principal o servidor de banco de dados a beira do colapso. Como resolver? A troca parcial ou total de hardware seria uma boa alternativa levando em conta o capital que a empresa tm guardado em seus cofres. A questo de software seria bem contornada, visto que a prpria empresa desenvolvedora de tais. Deve ser feita uma anlise em conjunto do DBA com o Gestor de TI da empresa. Os dois precisam aprender a trabalhar em equipe de forma ordeira e sincronizada. Os dois profissionais devero fazer o levantamento de dados para a Software Developer afim de instalar o o novo servidor de banco de dados. Deve-se usar tunning no servidor para intensificar o desempenho de tal. Foram apresentadas algumas configuraes para um bom desempenho de um banco de dados MySQL no captulo 6 parte 2. Este servidor o indicado para a Software Developer, tanto pelo seu alto desempenho como pela sua aceitao geral.

27

9. ASPECTOS SOCIAIS Uma soluo definitiva deve ser encontrado para a total falta de tica do gerente da empresa com relao a sua atitude ao DBA da empresa. Como j comentado em captulos anteriores as decises do gerente deve ser a melhor possvel para a empresa. Segundo leis trabalhistas, essa atitude pode at prejudicar a empresa. O DBA poderia requerer uma ao na justia por discriminao ou parcialidade. Um gerente de uma empresa com o porte da Software Developer cometer essas irregularidades inadmissvel. Isto prova que ele no tm profissionalismo e competncia para gerenciar. Este processo deveria ser muito bem avaliado pela administrao encarregada e aplicar a hiptese de demisso do gerente. A empresa necessita de profissionais com tica e respeito. Sua situao tcnica no as melhores, e ainda tm esses problemas internos sociais. Est a beira da falncia. Falta de comunicao e sincronismo entre os administradores a receita para o colapso. A demisso do gerente seria a melhor soluo para a empresa, porm somente aps a concluso da instalao do novo servidor de banco de dados, pois a empresa no pode ficar sem uma gerencia nessas horas. Alm de que seria difcil recrutar outro gerente no momento. Logo aps esta etapa surgi outro problema bem complicado por sinal. Um analista de sistema da Software Developer se utilizou de um cdigo-fonte sem a prvia autorizao do dono. Essa situao constrangedora complica porque caso o fato sai da empresa, a mesma pode sofrer com uma ao judicial requerida pelo proprietrio da patente do cdigo-fonte. O melhor a fazer seria um acordo entre as partes envolvidas ou at mesmo, em ltimo caso uma indenizao a ser paga pela empresa ao proprietrio legal da patente do cdigo-fonte. Essa melhor soluo encontrada. Tudo deve ser feito de forma transparente!

28

CONCLUSO

A empresa abordada no projeto de grande porte na rea comercial, com efeito, tem dificuldades em programar uma poltica de gerenciamento para seus servidores de bancos de dados tanto para recursos fsicos quanto atualiz-los, alm da segurana de suas informaes tcnico-administrativas, desrespeito ao meio ambiente ou questes ilegais. Verificou-se a oportunidade de desenvolver este trabalho com base nas melhores prticas das disciplinas: Administrao de Bancos de dados, tica e Legislao Profissional e Matemtica Aplicada. Objetivando contribuir em busca constante de melhoras no processo de TI da empresa e que tenha grande importncia de utilizao para ela. Por meio das definies elencadas no esqueleto do projeto, verificou-se a necessidade de implementao de uma poltica de segurana aos servidores que se encontravam vulnerveis e desatualizados. Tambm se fez para questes de responsabilidade social e ambiental, alm de uma tica interna. Inicialmente vimos quais fatores implicam na queda de desempenho da empresa como um todo. Apresentamos comentrios de especialistas da rea. Abstramos solues prticas e chegamos concluso de que essa uma tarefa rdua que poderia levar a empresa ao colapso. Colocando em prtica os conhecimentos adquiridos no curso e, mais tarde, as instrues que a empresa recebeu de nossa consultoria, como a troca de hardware do servidor de banco de dados e um plano gerencial eficaz, a Software Developer poder recuperar-se desta fase obscura. muito importante que as instrues apresentadas no sejam colocadas em prtica para bom desenvolvimento de nossos conhecimentos e crescimento da empresa. E que a Software Developer continue na sua trajetria, juntamente com a Consulting, solucionando problemas onde tenha o envolvimento de todos.

29

REFERNCIAS

BHTi Magazine: O papel de um DBA. 05 de maio de 2010. Disponvel em: bhtimagazine.com.br BLANCHARD, Kenneth; LORBER, Robert. O gerente minuto em ao. Traduo Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Record, 1985. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 25.ed. So Paulo: Saraiva, 2000. BRITO, Jos Augusto Pereira. Uma reflexo sobre a revoluo da informao e da comunicao. In: Mrcia Mello Costa de Liberal (org.). Um olhar sobre tica e cidadania. So Paulo: Mackenzie, 2002. CARRION, Valentin. Comentrios e consolidao das leis do trabalho. 24.ed. So Paulo: Saraiva, 2003. COMPARATO, Fbio Konder. tica: direito, moral e religio no mundo moderno. So Paulo: Companhia das letras, 2006. CORRA, Gustavo Testa. Aspectos jurdicos da internet. So Paulo: Saraiva, 2000. Gesto da Tecnologia da Informao. Disponvel em: 2beal.org/ti/manuais DIREITO NA INTERNET. Base de dados jurdicos. Disponvel em: bdjur.almedina.net/ GALLIANO, A. Guilherme. O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo: Harbra, 1986. GANDINI, Joo Agnaldo Donizeti; et al. A segurana dos documentos digitais . Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n 54, fev. 2002. Disponvel em: jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2677 GUIA PARA ADMINISTRADORES. Artigos de Higiene e Segurana no Trabalho. Disponvel em: www.segurancaetrabalho.com.br JORGE NETO, Francisco Ferreira; CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa. Responsabilidade e as Relaes do Trabalho. So Paulo: LTR, 1998. LEIS EM TECNOLOGIA. Artigos sobre jurisdio em meios informatizados. Disponvel em: www.ibrajus.org.br/revista/artigo.asp?idArtigo=42 LIBERAL, Mrcia Mello Costa de. Um olhar sobre tica e cidadania (org.). So Paulo: Mackenzie, 2002. LIBERAL, Mrcia Mello Costa de; SOUZA NETO, Joo Clemente de. Apontamentos para uma compreenso da tica na dinmica das transformaes sociais. In: Mrcia Mello Costa de Liberal (org.). Um olhar sobre tica e cidadania. So Paulo: Mackenzie, 2002. MELO, Ivo Soares. Sistemas de Informao. 3.ed. So Paulo: Saraiva, 1987.

30

MILENE, K. A vida dura de um DBA. Disponvel em: keniamilene.wordpress.com/2007/09/02/a-vida-dura-de-um-dba/ MONTALVO, Prof. Alberto. Biblioteca do lder: direo e liderana. 5.ed. So Paulo: Novo Brasil, 1978. PICHILIANI, M. Banco de Dados: principais problemas em consultoria de banco de dados. Disponvel em: www.htmlstaff.org PRADO JR., Caio. Coleo Primeiros Passos: O que filosofia?. 37.vol. So Paulo: Brasiliense, 2000. RUDIO, Franz Victor. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. 15.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1986. SARGENTIM, Ermnio. Dicionrio de idias afins. So Paulo: IBEP, 1990. SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL. tica & Trabalho. Rio de Janeiro, 1997.

Potrebbero piacerti anche