Sei sulla pagina 1di 3

Crculo Bblico da Comunidade Cristo Rei

Parquia/Santurio So Judas Tadeu So Paulo, 2 de maio de 2013

Estudo da Carta aos Hebreus 8 Encontro

O santurio da nova aliana


1. Acolhida
Todos: Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amm! Animador: Ufa! J faz quase um ms que realizamos nosso ltimo crculo bblico. J nos cumprimentamos com abraos e beijos ao chegarmos, mas, nesse nosso reencontro, vamos nos acolher novamente, desejando-nos a Paz de Cristo.
(Tempo para o abrao e os cumprimentos)

Animador: Depois de algum tempo parados, com certeza nos esquecemos de muita coisa que estvamos refletindo. Nossa tarefa hoje vai ser um pouco mais difcil. Por isso, vamos cantar pedindo que o Esprito Santo nos ajude. Canto: Vem Esprito Santo, Vem disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=nbOFVXPzmy4 Vem, Esprito Santo, vem, vem iluminar. Nossos caminhos, vem iluminar. Nossas idias, vem iluminar. Nossas angstias, vem iluminar. As incertezas, vem iluminar. Toda a Igreja, vem iluminar. A nossa vida, vem iluminar. Nossas famlias, vem iluminar. Toda a terra, vem iluminar.

2. Orao inicial
Oremos! Deus, Nosso Pai, que seu Santo Esprito, presente neste nosso encontro, nos ajude a continuarmos nossa reflexo sobre nossa f, para no nos engasgarmos com o alimento que slido, com as reflexes srias, de adulto, que passamos a fazer desde nosso ltimo encontro. Nos ajude a seguirmos adiante e a colocarmos nossa f em prtica. Tudo isso Vos pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amm!

3. Recordao
Leitor 1: Vamos fazer um percurso sobre o que j estudamos. No 1 encontro, com o ttulo Senhor, aumentai a nossa f!, fizemos uma introduo Carta aos Hebreus e vimos o motivo pelo qual decidimos estud-la. Leitor 2: Em nosso 2 encontro iniciamos a leitura da carta propriamente dita. Com o ttulo Jesus est acima dos anjos, vimos que Jesus, mesmo sendo superior aos anjos, se rebaixou, se fez homem e foi humilhado. Tudo isso para cumprir o que estava escrito nos livros sagrados. Leitor 1: No 3 encontro, intitulado Queremos o descanso divino, vimos que a escritura diz que, aqueles que receberam a graa de ouvir a promessa de Deus, mas desrespeitaram a aliana que fizeram com Deus, no entraro no descanso divino. Ns no queremos ficar de fora da casa do Senhor, no mesmo? Leitor 2: No 4 encontro, refletimos sobre o perdo. Falamos sobre o Pai-Nosso e sobre nosso pedido para Ele nos perdoe como ns perdoamos nossos irmos. O ttulo do Encontro,

2 Somos santos e pecadores, j deixava claro que Deus nos perdoa muito mais do que ns perdoamos nossos irmos. Ainda bem! Leitor 1: No 5 encontro, a Carta aos Hebreus nos passou um pito. Disse-nos que somos lentos demais para entender e passar a cumprir o que Jesus nos ensinou. J deveramos estar comendo alimentos slidos, refletindo sobre coisas mais srias, sobre atos concretos, mas, no entanto ainda precisvamos de algum para nos levar. Leitor 2: Em seguida fizemos uma parada para celebrar o que j tnhamos aprendido. No apenas no estudo da Carta aos Hebreus, mas tambm no decorrer destes cinco anos de crculo bblico. Neste 6 encontro (celebrao), lembramos que este nosso momento Maria. Leitor 1: Finalmente, no nosso ltimo encontro, o 7, com o ttulo O sacerdote eternocomeamos a comer alimentos slidos, a refletir sobre coisas de adultos. Usamos tambm um trecho da Carta de Tiago e do Catecismo da Igreja para nos lembrar que precisamos ter f para ultrapassarmos a cortina e adentrarmos no descanso divino, mas que essa f precisa ser complementada por obras. Uma f sem obras uma f morta (Tg 2, 14-18). Animador: Agora, estamos aqui, neste 8 encontro sobre a Carta aos Hebreus, retomando a reflexo sobre temas de adulto. Com a ajuda do Esprito Santo, vamos tentar superar nosso entendimento de santurio terrestre, para entender que o nossoculto deve ser um culto de ligao ntima com Deus, com seu projeto, que est acima das leis e das instituies.

4. Deus nos fala pela Bblia


Animador: Depois desta longa recordao, necessria apenas por causa do longo perodo que vamos ler e refletir sobre o captulo 8 da Carta aos Hebreus. Vamos falar sobre os trechos que consideramos mais significativos, assim como as dvidas que tiveram sobre o texto. Antes, vamos cantar. Canto: Lmpada para os meus ps disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=435oVelYN3k Tua palavra lmpada para os meus ps Senhor! Lmpada para os meus ps Senhor! Luz para o meu caminho! Leitura: Carta aos Hebreus 8.
(Antes de iniciar a leitura, dar tempo para que cada um abra a Bblia e encontre o texto. Instruir aqueles que no acharem). (Como o trecho um pouco longo, divida a leitura entre dois leitores Leitor 1 (1-5); Leitor 2 (6-13), enquanto os demais acompanham a leitura. Depois, d mais um tempo para que cada um releia em silncio algum trecho no qual tenha tido dvida, ou que queira fixar mais a reflexo).

2 vezes

Animador: Quais os pontos que nos parecem ser mais relevantes neste trecho? O que mais nos marcou? Vamos ouvir cada um e refletirmos juntos.
(tempo para exposio voluntria e para o debate reflexivo)

5. Tempo de converso
Animador: Se estamos comendo alimentos slidos para nutrir nossa f e sabemos que a nutrio deve ser completada com obras concretas, diante do que vimos hoje, como devemos agir para fazer tudo de acordo com o que nos foi mostrado e, assim, respeitarmos a nova aliana que desejamos firmar com o verdadeiro sacerdote, Jesus Cristo, para adentramos em nosso descanso divino, ainda aqui neste mundo?

(Tempo para reflexo pessoal em silncio. Respeitado o momento de silncio, o grupo expe suas reflexes. O grupo, como adultos, precisa comear a pensar em um compromisso um ato concreto a ser realizado)

6. Preparando o prximo encontro


Leitor 2: O alimento slido mais difcil de ser ingerido. Por isso, importante pelo menos lermos o prximo trecho (captulo 9) em casa. Assim nossa digesto ser mais fcil e no teremos uma congesto. Quem puder, faa anotaes sobre pontos mais importantes e sobre suas dvidas para agilizarmos a reunio e aprofundarmos o debate. Quem no puder, tudo bem. Animador: Antes de terminarmos nosso encontro, vamos ouvir a leitura de um texto:

A Metfora da ponte
Por um primeiro momento, imaginemos que estamos todos numa jornada de sada de um lugar com destino a outro. Estamos, ento, atravessando por uma ponte pnsil, daquelas que balanam ao menor movimento. Somos muitos. Conhecemos muito bem de onde samos, o lugar, o clima, as formas de vida... Mas temos um total desconhecimento acerca do lugar para onde estamos indo. Olhamos para o incio da ponte, de onde partimos, e temos a sensao de que estamos deixando algo conhecido, e olhando para o ponto final da ponte, o nosso ponto de chegada, e nos lembramos de que nada sabemos daquele lugar. Existiro l monstros? O clima humano? A vida baseada nos princpios biolgicos que conhecemos? No sabemos. Por isso, toma conta de ns um mal estar, um medo, um temor que nos faz refletir. Ser que bom continuar? Parar, no podemos. A ponte balana demais! As crianas choram! Os mais idosos sentam-se, agarram-se s amarras da ponte e negam-se a caminhar mais. Outros negam-se a sentir o mal estar, acreditando que tudo passar, e continuam parados, conversando como se nada estivesse acontecendo. Alguns decidem voltar. Dirigem-se ao ponto de partida. Mas sentem um fenmeno estranho: quanto mais andam em direo ao incio da ponte, mais este se distancia, parecendo cada vez mais um ponto longnquo no horizonte. Todos descobrem, portanto, que no existe retorno. S a caminhada para frente, para o desconhecido.

7. Encerramento
Animador: Vamos rezar o Creio Nicenoconstantinopolitano. Ele a Declarao de nossa f catlica. Ento, em comunho com toda a Igreja, professemos agora a nossa f: Todos: Creio em um s Deus, Pai todo-poderoso,/ criador do cu e da terra,/ de todas as coisas visveis e invisveis./ Creio em um s Senhor, Jesus Cristo,/ Filho Unignito de Deus,/ nascido do Pai antes de todos os sculos:/ Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,/ gerado, no criado, consubstancial ao Pai./ Por ele todas as coisas foram feitas./ E por ns, homens, e para a nossa salvao, desceu dos cus:/ e se encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem./ Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos;/ padeceu e foi sepultado./ Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras,/ e subiu aos cus, onde est sentado direita do Pai./ E de novo h de vir, em sua glria,/ para julgar os vivos e os mortos;/ e o seu reino no ter fim./ Creio no Esprito Santo, Senhor que d a vida,/ que procede do Pai e do Filho;/ e com o Pai e o Filho adorado e glorificado:/ ele, que falou pelos profetas./ Creio na Igreja, una, santa, catlica e apostlica./ Professo um s batismo para a remisso dos pecados./ E espero a ressurreio dos mortos/ e a vida do mundo que h de vir./ Amm. Animador: Esta a f, que da Igreja recebemos e alegremente professamos, motivo de nossa esperana e alegria em Cristo Jesus, nosso Senhor! Todos: Amm! Animador: Vamos concluir nosso encontro com um Pai-Nosso e uma Ave Maria e nossas oraes de costume e, ao final, lembrar que estivemos e continuaremos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo.
Este roteiro foi preparado pelo Crculo Bblico da Comunidade Eclesial Cristo Rei (http://cebcristorei.blogspot.com.br/). Desde que no haja finalidades comerciais, pode ser reproduzido livremente.

Potrebbero piacerti anche