Sei sulla pagina 1di 1

O captulo 8 do livro do Creswell aborda mtodos quantitativos, especificamente a pesquisa de levantamento (survey) e a pesquisa experimental.

Mtodos estes que refletem o paradigma pspositivista, para o qual h uma preocupao em examinar o relacionamento entre variveis, teste de hipteses, observaes empricas, medidas, anlise estatstica etc. Nestes mtodos, a validade e confiabilidade dos escores apurados dos instrumentos levam a uma interpretao significativa dos dados.

O autor apresenta uma organizao estilo manual para tratar da pesquisa de levantamento e da pesquisa experimental. Inicialmente define, depois apresenta os componentes, um check-list de questes, a preocupao com a populao e a amostra, o instrumento, as variveis, a anlise e interpretao dos dados. O autor apresenta tambm alguns exemplos de aplicao para ilustrar a fundamentao. Assim, uma pesquisa de levantamento fornece uma descrio quantitativa ou numrica de tendncias, atitudes ou opinies sobre uma populao estudada a partir de uma amostra dela. E numa pesquisa experimental, os pesquisadores procuram identificar algo numa amostra e generalizar a uma populao, no entanto, a inteno de base de um modelo experimental para testar o impacto de um tratamento (ou uma interveno).

So componentes ou itens indispensveis na apresentao de um desenho tipo survey (pesquisa de levantamento): a identificao de um propsito/objetivo; uma justificativa para uso do survey; indicao se a pesquisa ser longitudinal ou transversal; e, especificao da forma de coleta de dados. O autor apresenta uma interessante e til tabela check-list para o desenho de uma pesquisa com o mtodo survey.

Quanto populao e a amostra dela, preciso que identifiquemos a populao de estudo, os aspectos essenciais dela e da amostra referida, se de estgio nico ou mltiplo, que indiquemos o processo de seleo dos indivduos, se o estudo ir envolver estratificao da populao antes de selecionar a amostra etc. preciso tambm discutir os procedimentos de seleo da amostra a partir de listas disponveis e indicar o nmero de pessoas na amostra e os procedimentos utilizados para calcular esse nmero.

O pesquisador tambm precisa apresentar detalhes sobre o instrumento de coleta a ser usado no estudo proposto. Neste caso, importante discutir se um instrumento concebido para esta pesquisa, um instrumento modificado, ou um instrumento intacto desenvolvido por outra pessoa. Se for usar um instrumento j existente, preciso falar sobre a sua validade e confiabilidade, preciso apresentar relatos de medida de consistncia interna. Ou, se necessrio, preciso reestabelecer a validade e confiabilidade do instrumento. O autor tambm fala da importncia de se apresentar os planos para um teste piloto ou de campo, indicando, inclusive, o nmero de pessoas que sero submetidas ao teste do instrumento.

Potrebbero piacerti anche