Sei sulla pagina 1di 9

Captulo 2: A Cultura

Fonte: ricardo-pereira.zip.net/05/11/2008

O conceito antropolgico de cultura Por influncia do darwinismo, no incio da antropologia social, o projeto de dar conta da diversidade cultural levou naturalistas e historiadores a debruarem-se sobre os relatos de viajantes. Exploradores e administradores coloniais falavam sobre comportamentos exticos das sociedades inferiores, mais simples e incivilizadas. Nesse perodo, o pesquisador julgava as sociedades pesquisadas como inferiores porque o seu parmetro de comparao era pautado numa viso industrial da tcnica, ou seja, a sociedade era desenvolvida e civilizada se desenvolvesse tecnologia no patamar colocado pelas sociedades capitalistas.

Fonte: www.colegioanchieta-ba.com.br/06/12/2008

O relativo isolamento geogrfico destas sociedades e povos tambm contribuiu para esta viso. Assim, a Antropologia Social ficou vista como cincia das sociedades primitivas. Mas com a persistncia destas sociedades em resistirem at a atualidade de forma bastante diferente da tradio europia, colocou um problema crucial para esta viso evolucionista da diversidade humana. Afinal, porque, mesmo em contato com os povos ocidentais, tais culturas no evoluram. O prprio conceito de evoluo cultural foi colocado em questo. A partir dos prprios resultados das pesquisas sobre povos com culturas diferenciadas, muitos pesquisadores concentraram suas investigaes para sub-grupos ou subculturas no interior das sociedades complexas e civilizadas: comunidades camponesas, grupos marginalizados nas regies urbanas e grupos pertencentes s classes populares e altas da sociedade moderna. Tais estudos culminaram por desembocar em crtica da viso de mundo ocidental etnocentrista, pois via que o comportamento dito estranho e extico existia tambm dentro da cultura dita superior. A noo de cultura o que separava o determinismo biolgico racial das manifestaes de comportamento aprendidas pelos indivduos. Para o determinismo biolgico racial, a raa determina o comportamento dos indivduos de um determinado grupo social. O conceito de raa era usado para justificar o domnio sobre escravos, por exemplo, uma vez que se um povo era racialmente inferior, poderia ser escravizado sem problemas. Estes aspectos eram considerados ento como de ordem biolgica ou gentica no debate das relaes entre raa e cultura. O antroplogo Edward Tylor (1832-1917) foi um dos primeiros a definir o conceito de cultura fora da viso biologista e geneticista da poca, sem considerar o conceito de raa: Cultura, dizia ele, o todo complexo que inclui conhecimentos, crenas, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hbitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade. Apesar de ser mais uma lista de itens do que uma definio ou uma teoria que descreva e explique a diversidade humana, na prtica, essa definio abriu o campo para o estudo da cultura e da diversidade humana mais interessada em aspectos culturais do que em aspectos biolgicos. Para o a antropologia atual, cultura um sistema simblico. Ela estuda o que considera uma caracterstica fundamental e comum a toda sociedade: atribuir, de forma sistemtica e estruturada, significados e sentidos s coisas do mundo. Assim, uma cultura seria diferente de outra porque atribui sentido diferente s coisas e situaes sociais. Cada cultura observa, separa, pensa e classifica, atribuindo uma ordem ao mundo, de uma

maneira especfica. Cabe antropologia compreender o sistema simblico de cada sociedade e sua diversidade nas sociedades humanas. Um bom exemplo desse conceito pode ser percebido no filme Os deuses devem estar loucos (1980). Em pleno deserto de Kalahari, no Botswana, junto frica do Sul, um avio sobrevoa tranquilamente os cus africanos. Um dos seus tripulantes lana, inadvertidamente, uma garrafa de Coca Cola - daquelas de vidro, bojudas no meio e estreitas no gargalo e com as letras da marca bem impressas - smbolo da moderna civilizao de consumo deste final de sculo. Por perto, brinca um grupo de crianas. Com a curiosidade que lhes caracterstica, deslocam-se, rapidamente, ao local, a fim de observarem e apanharem o estranho objeto. De incio, a garrafa faz as delcias das crianas e dos adultos: apreciam-na, viram-na, reviram-na, inventam-lhe mltiplas e variadas utilidades para o seu uso, e divertem-se com a sua presena. No entanto, passado algum tempo, esta simples e inofensiva garrafa de Coca-Cola comea a ser disputada e a tornar-se alvo de srias querelas no seio do grupo, despertando sentimentos de posse e invejas. Concluso: as culturas so diferentes porque um mesmo objeto, crena ou valor, para uma cultura, tm um significado completamente diferente do que para outra.

fonte: images.quebarato.com.br/06/12/2008

Componentes estruturais da cultura A cultura no um emaranhado de costumes e normas soltas na sociedade. para entendermos sua organizao, vamos analisar alguns dos seus segmentos: trao cultural, complexo cultural, subcultura e contracultura. a) Trao cultural: a menor unidade da cultura de um povo. Pode ser material, como a rede para dormir, ou no material, como, por exemplo, as formas de as pessoas se cumprimentarem. b) Complexo cultural: um conjunto de traos culturais relacionados entre si. A festa junina um bom exemplo de complexo cultural, pois envolve vrias traos culturais, materiais e no materiais, reunidos num mesmo evento (que a festa em si). As comidas, vestimentas, decoraes e objetos tpicos representam os traos culturais materiais; j a quadrilha, com seus diversos passos, a msica, os costumes etc. representam os traos culturais no materiais da festa.

Festa Junina: um complexo cultural


fonte: www.yoletravassos.com.br/.../festa_junina_g.jpg/01/12/2008

c) Subcultura: o grupo que convive dentro de uma cultura maior, apresentando semelhanas e diferenas em relao cultura dominante. A subcultura no desafia as normas da cultura dominante, apenas apresenta diferenas que a caracterizam como um segmento dentro da cultura maior. As colnias de imigrantes no Brasil so um tipo de subculturas, pois seus componentes se organizam, trocam experincias e relembram momentos do pas de origem. Os jovens, com sua linguagem, modo de vestir, preferncia musical, aparncia extravagante tambm formam uma subcultura com relao cultura dominante dos adultos. d) Padro cultural: o conjunto de normas que rege o comportamento dos indivduos de determinada cultura ou sociedade. em outras palavras: quando os membros de uma sociedade agem de uma forma semelhante, esto expressando os padres culturais do grupo. Por exemplo, o casamento monogmico e a lngua portuguesa so padres culturais da sociedade brasileira. Nas sociedades contemporneas encontramos grupos e pessoas que contestam certos valores culturais dominantes e vigentes, opondo-se radicalmente a eles, num movimento chamado de contracultura. O movimento hippie, que achava ser o trabalho assalariado contra a liberdade pessoal, um exemplo marcante de contracultura. A cultura dominante os taxou de vagabundos e preguiosos, que deveriam ser combatidos para no propagarem o mau exemplo.

Hippies na dcada de 60. Fonte: moonbeammcqueen.wordpress.com/02/12/2008

As relaes entre as culturas Etnocentrismo Etnocentrismo uma viso do mundo onde o nosso prprio grupo tomado como centro de tudo e todos os outros so pensados e sentidos atravs dos nossos valores, nossos modelos, nossas definies do que a existncia. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferena; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. No etnocentrismo se misturam a) elementos intelectuais e racionais e b) elementos emocionais e afetivos. Estes dois planos do esprito humano (sentimento e pensamento) vo compondo um fenmeno no apenas fortemente presente na histria das sociedades, como tambm facilmente encontrvel no nosso dia-a-dia. O estudo do etnocentrismo, na antropologia, pode ser expresso como a procura de sabermos os mecanismos, as formas, os caminhos e razes, pelos quais existem tantas e to profundas distores nas emoes, pensamentos, imagens que fazemos da vida daqueles que so diferentes de ns. Este problema no exclusivo de uma determinada poca nem de uma nica sociedade. Talvez o etnocentrismo seja, dentre os fatos humanos, um daqueles de mais unanimidade. Um bom exemplo que ilustra a questo do etnocentrismo a experincia de um choque cultural. De um lado, conhecemos um grupo do eu, o nosso grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmos deuses da mesma forma, empresta vida significados em comum e procede, por muitas maneiras, semelhantemente. A, ento, de repente, nos deparamos com um outro, o grupo do diferente que, s vezes, nem sequer faz coisas como as nossas, a tal ponto que no reconhecemos como possveis. E, mais grave ainda, este outro tambm sobrevive sua maneira, gosta dela, tambm est no mundo e, ainda que diferente, tambm existe como ns. Este choque gerador do etnocentrismo nasce, talvez, na constatao das diferenas. uma espcie de mal-entendido sociolgico. A diferena ameaadora porque fere nossa prpria identidade cultural. como se pensssemos:

Como aquele mundo de doidos pode funcionar (espanto)? Como que eles fazem (curiosidade perplexa)? Eles s podem estar errados ou tudo o que eu sei est errado (dvida ameaadora)! No, a vida deles no presta, selvagem, brbara, primitiva (hostilidade)!

Os ideais do nazismo so, em grande parte, etnocntricos. Fonte: www.usabilidoido.com.br/imagens/hitler.jpg/02/12/2008

Relativismo cultural Ao contrrio da postura etnocntrica, a postura do relativismo cultural defende que: (a) cada cultura tem especificidades prprias, resultantes de fatores scio-histricos que definem a identidade dos seus membros; por isso (b) no admissvel a existncia de culturas superiores e inferiores; e (c) uma cultura no pode ser compreendida de fora, ou seja, no podemos impor nossos conceitos e parmetros culturais para julgar uma cultura diferente da nossa. Na histria da antropologia, o relativismo surgiu como reao ao etnocentrismo e ao evolucionismo social (teoria evolucionista). O etnocentrismo evolucionista privilegiava a objetividade na investigao de outras culturas, ignorando atitudes de respeito pela identidade e pela diferena culturais. O relativismo cultural constitui uma contribuio importante para a antropologia e para o processo de aprendizagem multicultural, j que desenvolveu tcnicas de investigao das complexidades e da diversidade cultural. O relativismo cultural defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorizao moral e tica dos mesmo. No podemos, dessa formar, comparar culturas, no sentido de conferir maior valor a uma ou outra. So todas equivalentes. Em suas manifestaes mais extremas, o relativismo chega a comparar o vudu com a cincia ocidental e a legitimar a poligamia, sacrifcios.

A posio relativista j foi criticada por defensores dos direitos humanos, que consideram certos hbitos de determinados povos como um atentado aos direitos bsicos do ser humano, tal como a extrao do clitris feminino em determinadas tribos africanas. Transculturao e sincretismo Chama-se transculturao o processo pelo qual as diversas culturas trocam entre si elementos culturais. Um exemplo: os imigrantes libaneses que vieram para o Brasil introduziram na nossa cultura o hbito de comer quibe, comida tpica de sua cultura. Em contrapartida, muitos deles aprenderam a apreciar o feijo e o arroz, pratos essenciais da cultura brasileira. O sincretismo consiste na fuso de traos culturais provenientes de culturas diferentes, que tem como resultado um novo complexo cultural. A umbanda, uma religio afro-brasileira, por exemplo, rene aspectos do cristianismo e de crenas africanas trazidas pelos escravos para o Brasil. uma das manifestaes de sincretismo religioso em nossa cultura. Tipos de cultura: erudita, popular e de massa No vivemos em uma sociedade homognea, toda produo cultural est sujeita a avaliao que dependem da posio social do grupo a que ela pertence. Para exemplificar vamos estabelecer algumas distines, considerando as seguintes divises: - A Cultura Erudita a produo acadmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade, produzida por uma minoria de intelectuais. Alm de ser produzida formalmente, seus traos so complexos e refinados, exigindo uma elevada formao e sensibilidade esttica de quem os aprecia. Alguns exemplos dos traos desta cultura podem ser a msica clssica, o ballet, as artes plsticas, os conhecimentos cientficos etc.

fonte: www.caiozip.com/paris_opera.jpg/03/11/2008

- A Cultura Popular identificada com folclore, conjunto das lendas, contos e concepes transmitidas oralmente pela tradio. produzida pelo homem do campo, das cidades do interior ou pela populao suburbana das grandes cidades. Sua produo est empenhada em resgatar tradies e valores culturais, no seguindo, por isso, tendncias de moda. O povo simples o autor da produo cultural. Alguns exemplos de manifestaes dessa cultura podem ser vistos nas festas populares, nas danas regionais, nas lendas, nos ensinamentos e prticas que so passados de gerao em gerao de modo informal.

- A Cultura de Massa aquela resultante dos meios de comunicao de massa, tais como a indstria fonogrfica (msica), a cinematogrfica (cinema), Tvs, Rdios, etc. Produzida de cima para baixo, j que o consumidor no participa de sua produo, esse tipo de cultura, veiculada pela indstria cultural (como veremos no prximo tpico), impe padres e homogeneza o gosto, atravs das modas culturais. Indstria Cultural e a cultura como mercadoria Para Adorno e Horkheimer, representantes da Escola de Frankfurt, a indstria cultural a indstria da diverso. Ela no provoca construo de juzo crtico. O consumidor da indstria cultural distrado e, por isso, no est preocupado com a anlise das obras. No h uma preocupao profunda com a forma e o produto cultural tem como finalidade principal o entretenimento . No h o desejo de que a massa questione, e sim que ela simplesmente alimente o sistema , consumindo essa espcie de "pacote" que lhe "imposto". Uma outra caracterstica da indstria cultural, destacada pelos pensadores da Escola de Frankfurt, a banalizao das obras de arte, sobretudo as obras eruditas. Banalizar as obras de arte significa subtrair da obra a sua aura, ou seja, aquele algo que a torna nica e rara (e por isso, de grande valor artstico). Foi o que ocorreu com a famosa obra de arte, a "Monalisa", que foi reproduzida em camisetas, chaveiros e rplicas pelo mundo inteiro. Ela perdeu a aura que a tornava nica, aparecendo nos mais inusitados locais. Explorada de vrias maneiras pela indstria do entretenimento, hoje ela at virou motivo de piada na Internet. A cultura vira um mero produto para consumo imediato. Depois de consumido, tal como qualquer mercadoria, descartado. A sociedade moderna possibilita a reproduo tcnica e muda a relao espectador - obra de arte. A indstria cultural no cria um sujeito crtico e sim um sujeito condicionado, alienado, passivo e facilmente manipulado. Alm das caractersticas acima mencionadas, podemos destacar outras: - Homogeneizao: os produtos da indstria cultural so produzidos de forma massificada, ou seja, so dirigidos a todos, sem considerar as diferenas estticas, de classe, tnicas, regionais, culturais etc. As pessoas so tratadas como um todo homogneo;

Massificao Fonte: bp3.blogger.com/.../s320/massificao+copy.png/02/12/2008

- A produo cultural no feita ou promovida pelas massas populares. O povo apenas o alvo e no a origem dessa produo; - Pasteurizao dos traos das culturas erudita ou popular: a indstria cultural faz adaptaes sobre determinadas obras de arte eruditas ou populares, retirando a sua originalidade, oferecendo uma viso plida de arte. Um exemplo disto, a criao da msica sertaneja (cultura de massa), com ritmos, temas e valores prprios, a partir da msica caipira (cultura popular); - Alm do entretenimento, o interesse econmico ou lucro principal fator motivador da produo da indstria cultural; - O pblico-alvo da indstria cultural no se reconhece por meio de sua produo, por isso no possui uma ligao vivencial com ela; - Alienao: a indstria cultural desloca os indivduos da realidade em que vivem, colocando-os num plano fictcio, movido pelas iluses e desejos de consumo.

Potrebbero piacerti anche