Sei sulla pagina 1di 36

editorial EDITORIAL

como muito gosto que vos comunico que a 1 edio do Jornal do frum est terminada. Este jornal tem a assinatura de todos vocs, muito mais que um conjunto de artigos, este jornal a voz de todos os membros do frum, sem vocs este trabalho no teria o mesmo significado. Desde j um obrigado a todos os membros, no apenas por expressarem a vossa opinio, mas tambm por fazerem parte desta plataforma. Sinceramente, quando a ideia do jornal surgiu pensei que apenas seria uma ideia e nada mais que isso, pensei que o projeto iria apenas ficar por a mesmo, um projeto Mas as coisas concretizaram-se, todos os elementos do jornal mostraram empenho e dedicao, foi sem dvida uma grande surpresa para mim, sabendo que estamos todos de frias e que este no seria o momento mais indicado para trabalhar, no entanto, todos tiraram um pouco do seu tempo para vos proporcionar uma boa edio e isso de realar. Quero tambm aqui deixar em nome de todos os membros do Jornal um grande obrigado ao Brtolo por ajudar a tornar este projeto em algo real, mostrando todo o apoio e interesse desde o 1 dia. Esperamos obter de todos vocs um bom feedback, queremos fazer deste jornal, o jornal mais lido por todos os amantes da NBA, queremos ser a vossa voz.

STAFF
Diogo Vasconcelos (diogojcv) Flvio Silva (PIERCE#34) Antnio Oliveira (Vince Carter) Alexandre Farripas (Farripas) Diogo Costa (Shramm) Tiago Silva (11Slamdunker)

S mais uma coisa, disfrutem desta edio FAANTAAASTICA!

DIRETOR DE INFORMAO DIRETOR GRAFICO JORNALISTAS

We Love this Game! Diogo Vasconcelos

TRABALHO DE SCOUTING
Contactos: nbaportugal@sapo.pt nba-portugal.forum-livre.com/forum

NBA Portugal - setembro 2013

11
06 11 16 20 23
Vencedores da off season: Cavs e Clippers Equipa que mais vai fazer frente aos Heat: Indiana Pacers

indice

25 30 32 35

O Regresso de: Greg Oden

Resumo e Anlise: Summer League 2013

A equipa que saiu mais a perder nesta off season: LA Lakers

Perdidos & Achados: Vince Carter

Rookie que tem mais possibilidades de ganhar o premio de rookie do ano : Victor Oladipo.

Entrevista Rookie do ms no Frum: Crazy Tuga

The Return : Derrick Rose

NBA Portugal - setembro 2013

off-season
Equipas Vencedoras da Off Season:

LA CLIPPERS
Segundo os nossos estimados membros uma das equipas vencedoras desta off season so os Los Angels Clippers. Pois bem, estes comearam com uma movimentao pr-free agency e contrataram Doc Rivers. E com isso (no s por isso, mas tambm) conseguiram o primeiro objetivo: assegurar a continuidade da sua maior estrela e para muitos o melhor PG da atualidade, Chris Paul. Normalmente os GMs das equipas da NBA para garantirem a continuidade das suas maiores estrelas (para alm de lhes oferecer contratos milionrios) contratam outras superestrelas, mas os Clippers nesta off season foram mais frente, pensaram diferente, mas bem. Porque no assegurar a continuidade da sua maior estrela proporcionando-lhe ser treinada por um treinador de renome e com provas dadas na liga? Foi inovador e eficaz. Mas a equipa de LA no ficou por aqui: trocaram o Eric Bledsoe que apesar do seu potencial, com Paul contratado por cinco anos, estava condenado a ser suplente, o que era um desperdcio tanto para ele, como para a equipa, de que valia ter um bom PG no bench quando o podiam utilizar como moeda de troca para ter disposio outros jogadores para o elenco? Foi o que fizeram, trocaram-no por bons jogadores para posies que precisavam mais e tambm trocaram um Caron Butler em fase descendente da carreira por dois shooters, algo que precisavam. Com Redick e Dudley, vai haver mais espao para Paul penetrar e para Griffin jogar perto do cesto. E o ataque dos Clippers, que j era bom, pode ser bem melhor. O Paul um jogador que cria espaos, consegue encontrar sempre a melhor soluo para o ataque, depois os seus companheiros tm que fazer o resto por a bola no cesto e com bons atiradores essa tarefa fica mais simples.

NBA Portugal - setembro 2013

off-season
Conseguiram ainda um bom back up para o Chris Paul, um suplente a preo de saldo, Darren Collison. Mais uma grande move dos Clippers, utilizaram o Point Guard Eric Bledsoe para melhorar o seu roster e conseguiram posteriormente outro bom PG free agente. O ex-Mavs fez a sua temporada de rookie (a melhor da sua carreira, provavelmente) ao lado de Chris Paul nos Hornets e essa deve ter sido uma das razes porque aceitou a proposta dos Clippers (conseguia bem mais do que 2 milhes por 2 anos, de certeza). Um base com 12 pts e 5 ast de mdia em 2012-13, por um milho/ano? Uma excelente contratao para os Clippers. Chegaram tambm a acordo para renovar com Matt Barnes e Ryan Hollins, mantendo dois elementos de um dos pontos fortes do ano passado, o banco.

No nos podemos ainda esquecer da boa escolha que os Clippers fizeram no darft deste ano. Escolheram Reggie Bullock, um jogador com um potencial incrvel, um jogador que certamente trar equipa capacidade de tiro, mais um atirador para o Doc Rivers ter sua disposio. Convenhamos que o Doc Rivers que fez a troca da vida dele, caso continuasse em Boston iria sacrificar alguns anos da sua carreira com o processo de rebuild dos Celtic, algo que para um treinador com o gabarito dele difcil de digerir.

Por todas as razes que j referi os Clippers so tambm segundo o nosso Tribunal a equipa no Oeste com mais capacidade para ganhar o campeonato. Mas eu aqui iria mais longe um pouco, os Clippers de facto tiveram uma grande off season, parece que finalmente conseguiram colmatar as debilidades dos outros anos, no esqueamos que esta equipa uma equipa que apenas tem ameaado, ou seja, tm sido considerados contenders desde a contratao do Chris Paul, mas a verdade que tem faltado sempre alguma coisa equipa nestes ltimos 2 anos. Este ano reforaram-se bem, tanto no seu roster como tambm o seu staff. No entanto eu acho que esta considerada a equipa mais capaz de conquistar o anel em Oeste no tanto pela sua melhoria evidente, mas mais pela falta de melhoria das outras equipas grandes do Oeste.

NBA Portugal - setembro 2013

off-season
Ora vejamos: Os Rockets tiveram a contratao mais sonante desta off season, o Dwight Howard, este vais ser uma mais-valia para a equipa, ir certamente projetar a equipa para voos maiores, mas no apenas um jogador que vai fazer a equipa candidata ao titulo, preciso escavar mais, no bom caminho eles esto, se conseguirem juntar mais algumas peas do calibre do Howard e do Harden nos prximos anos, ento a sim sero verdadeiros contenders, mas para j no. Os Spurs so sem dvida uma equipa espetacular e provaram isso o ano passado ao chegarem final e a levarem a serie a jogo 7 contra os Heat, no podendo esquecer que tiveram com uma mo e meia na taa no jogo 6. A derrota dos Spurs na final foi devastadora, no apenas por terem perdido a oportunidade de conquistar mais um campeonato, mas tambm porque provavelmente aquela seria a ultima grande oportunidade do seu big three. Todos nos sabemos que o Duncan e o Manu no caminham para novos, por isso a tendncia da equipa ser piorar. Os Thunder apesar de terem dois dos melhores jogadores da liga, Durant e Westbrook, a equipa ainda no conseguiu encontrar um substituto do Harden, um substituto capaz de levar a equipa de novo a uma final. Se o ano passado a presena do Martin ajudou a disfarar a ausncia deste, este ano OKC perdeu o substituto de Harden, Martin, como tambm no encontrou substituto para o substituto, caricato mas este o cenrio neste momento. No Oeste existem ainda outras equipas capazes de fazer frente aos Clippers como os Memphis (equipa que eliminou a equipa de LA no ano passado) e os Warriors, a aquisio do Iguodola foi sem duvida boa para a franquia, um campeo Olmpico faz sempre jeito a qualquer equipa, no entanto, a equipa de San Francisco perdeu dois jogadores importantssimos na fantstica jornada transata, Jack e Landry, logo ser difcil dizer que esto muito mais fortes que o ano passado e capazes de disputar o 1 lugar em Oeste. Em relao aos Memphis, tem um bom roster e provaram o ano passado que so capazes de bater o p a qualquer equipa, mas perderam o capito do navio, o seu treinador Lionel Hollins.

Moral da histria, os Clippers segundo os nossos membros so os mais fortes no Oeste, derivado s suas good moves na off season, mas tambem na minha opinio porque a concorrencia no esteve capaz de acompanhar esta evoluo qualitativa da equipa de LA.

NBA Portugal - setembro 2013

off-season
Cleveland Cavaliers
Outra equipa que saiu por cima nesta off season, segundo os nossos membros, foram os Cleveland Cavaliers. Os Cavs apos a sada de Lebron James tm passado por uma verdadeira travessia no deserto, tm estado arredados dos playoff, mas a verdade que aos poucos a equipa e toda a cidade tem-se reerguido. Estamos perante a fenix da NBA, verdade que tm tido alguma sorte na loteria do draft, porm tm sabido aproveitar essa mesma sorte e feito boas escolhas, se por um lado Irving seria a escolha lgica em 2011 na 1 posio, Thompson no seria assim to lgico, este tem evoludo e tem mostrado o porque de ter sido escolhido na 4 posio do draft. Em 2012 os Cavs escolherem Dion Waiters tambm este na 4 posio do draft, muitos questionaram na altura a sua escolha, talvez por ter feito parte da sua carreira Universitria como jogador que saa do banco para ajudar a equipa, mas a verdade que este mostrou todo o seu talento no seu ano de rookie e deu mais uma vez razo aos dirigentes de Cleveland, sabiam bem o que estavam a fazer. Esta equipa o ano passado j tinha um bom ncleo de jogadores, mas isso no chegava (pelo menos a curto prazo) para ir aos playoff, ento nesta off season os Cavs tiveram a sua chance e aproveitaram. Contrataram o free agente Jarret Jack, um excelente base, com experiencia e com capacidade de assumir na hora da deciso, a contratao de Jack um excelente backup para Irving, para alm de o poder substituir na rotao da equipa, Jack tambm pode jogar lado a lado com este, como fazia com Curry nos Golden State Warriors. Jack sinonimo de experiencia e versatilidade no backcourt dos Cavs. Os Cavaliers tambem contrataram Earl Clark, um jogador que o ano passado ao servio dos Los Angels Lakers mostrou ter capacidade para entrar na rotao de uma equipa contender, este ser um bom suplente de Tristan Thompson, um jogador no to eficaz que o primeiro no paint, mas que consegue lanar de fora, coisa que hoje em dia na NBA muito apreciado, um big guy com um mid range slido. Para a posio de PF j vimos que os Cleveland esto bem servidos, por isso que se levanta a questo de onde Anthony Bennett, 1 escolha do draft de 2013 ir jogar, como 1 escolha do draft difcil acreditar que os Cavs o coloquem no bench, tambem difcil engolir que venham a sacrificar o talento de Tristan Thompson, logo a opo mais sensata seja adaptar Bennett a SF e ver no que d, Bennett provavelmente o jogador mais completo do draft de 2013, um jogador com inmeras armas ofensivas, se conseguir melhorar na defesa (algo que certamente Mike Brown o ajudara) ento a transio para SF no ser assim to difcil.

NBA Portugal - setembro 2013

off-season
Mas a big move da antiga equipa de Lebron foi mesmo a contratao de Andrew Bynum, para muitos considerado o 2 melhor Center da NBA. Nesta contratao preciso ressalvar de novo o trabalho de Chris Grant, no s conseguiu persuadir Bynum a assinar com os Cavs (equipas interessadas nos servios dele no faltavam), como tambm reduziu o risco da sua contratao ao mximo ao assinar apenas por 1 ano, com outro ano de opo da equipa. Segundo consta, do montante de US$ 12 milhes acertados, apenas a metade seria garantida, o restante depende de algumas metas especificadas no contrato. Provavelmente quantidade de jogos, minutos, pontos, presena no All-Star Game, classificao para os playoffs, etc. Bynum um dos poucos legtimos seven footers da NBA, no um big guy qualquer, de costas para o cesto provavelmente o jogador mais talentoso em atividade, ou melhor, quando consegue estar em atividade, sim porque no podemos esquecer que este jogador tem joelhos muito frgeis, joelhos esses que o ano passado o fizeram descansar toda a temporada, da esta contratao ser considerada de risco elevado caso os dirigentes dos Cavs no salvaguardassem os interesses da equipa como o fizeram. Caso Bynum consiga os nmeros de 2011-2012 (ano que foi orientado por Mike Brown nos Lakers) 18,7 pontos, 11,8 rebounds e com um FG de 55,8%, numa mdia de 35 min por jogo, ento os Cavs sero uma das equipas mais temidas no Este.

Texto: Diogo Vasconcelos (diogojcv)

10

NBA Portugal - setembro 2013

Pacers

Equipa que mais vai fazer frente aos Heat


Segundo os nossos ilustres jurados, os Indiana Pacers so a equipa com mais possibilidades de destronar os Heat na Conferencia Este. Para os Indiana Pacers ganhar algum destaque nesta off season, ainda na ressaca do ttulo do Miami Heat, s mesmo o terrorismo psicolgico promovido pela mdia de Los Angeles sobre o possvel rapto de Paul George para os Lakers em 2014, por mais que o jogador diga que no tem plano algum para fazer uma mudana, nem que fosse para voltar para casa. Sem nenhuma Mega troca, sem se envolver com nada que se refira a Dwight Howard, num mercado pequeno, natural que os Pacers no atraiam tantas manchetes, mesmo, a despeito do retorno de Larry Bird ao comando de suas operaes, e todos sabemos que Bird sinnimo de sucesso. De qualquer forma, quietinhos no seu canto, a diretoria dos Pacers fizeram um timo trabalho, primeiro, seguraram David West e, depois, reforaram seu elenco, com duas das melhores menores contrataes da NBA. Da mesma forma que a franquia em si, Chris Copeland e CJ Watson no tm o maior reconhecimento na liga ou mesmo entre os free agents que andavam disponveis. Mas a chegada deles a Indianpolis faz muito sentido e pode ter um tremendo impacto nos playoffs. Pensem assim: os Pacers levaram os Miami Heat ao stimo jogo. Certamente esta equipa no esteve to perto como os San Antonio Spurs, mas que essa possibilidade existiu na final da Conferncia isso no h dvida. Erik Spoelstra e as suas estrelas ficaram contra a parede. Roy Hibbert e David West foram uma dupla sensacional no garrafo, o que levou mesmo a pairar na Florida o fim

Indiana Pacers

do ciclo dos Heat. E, entre as diversas histrias produzidas pelo grande embate entre os Pacers e os Heat, alm da ascenso de George e Hibbert, esteve bem patente o calcanhar de aquiles da equipa de Indiana, a completa anemia do seu bench. preciso lembrar que com o 5 inicial em quadra, os Pacers venceram a final. O problema foi o complemento das partidas, em que qualquer substituto da rotao de Vogel que ia para dentro das quatro linhas apenas piorava a fluidez do jogo da equipa de Indiana. DJ Augustin, Sam Young, Tyler Hansbrough, Ian Mahinmi, Gerald Green e Orlando Johnson. Eram estes os jogadores que Frank Vogel tinha disposio.

NBA Portugal - setembro 2013

11

Pacers
Que equipa da NBA pode expirar a ser campe com um banco destes? Augustin, em especial, foi um horror. No d para aliviar. Sem confiana alguma, mal conseguia cruzar a linha divisria da quadra diante da forte presso que os defensores de Miami colocavam na bola. A insegurana era tanta que Paul George e Lance Stephenson se viram obrigados a levar a bola em diversos ataques. Alm disso, quando estabelecidos no meio campo contrrio, Augustin tambm no conseguia se libertar para lanar ou criar situaes por conta prpria. Em 97 minutos nas finais de Este, ele lanou apenas nove vezes, sendo cinco de trs pontos (tendo convertido dois lanamentos, o que d um aproveitamento de 40%, que, isolado, parece timo, mas, neste contexto, no vale nada de nada). Diminuto, Augustin tambm foi vulnervel na defesa. Basicamente: contribuies nulas num confronto de alto nvel. Troc-lo pelo Watson uma grande evoluo. No que o jogador ex-Nets e Bulls seja um craque. Mas tem muito mais recursos para jogar por conta prpria e, ao mesmo tempo, pode dividir a quadra com George Hill sem baixar muito a defesa da equipa. Agora os nmeros (todos da temporada passada): em mdia, 16,8% das posses de bola com Augustin terminaram em turnover, comparando com 12,1% de Watson. Em assistncias, Augustin venceu por 21,6% a 17,2%, uma percentagem que praticamente anulado pelo seu nmero de turnovers; nos lanamentos de trs pontos, Watson tem vantagem 41,1% contra 35,3% de Augostin. No resto dos lanamentos de campo, Watson teve 41,8% contra 35% de Augostin, o que resulta tambm num nmero muito melhor nas mtricas avanadas da True Shooting (lanamentos de dois, de trs pontos e lances livres) e na Effective Field Goal % (lanamentos de campo, mas com um peso maior nos lanamentos de trs pontos, que valem mais). J Chris Copeland chega a Indiana para reforar e muito o frontcourt. O rookie de 29 anos, foi uma das surpresas da temporada passada, um excelente shooter, especialmente de longa distncia. Por outro lado, o mid range no l o seu forte, embora Copeland consiga colocar a bola no cesto metendo um ou dois dribles antes, essa, na verdade, a sua maior diferena quando comparado com shooters como Steve Novak. Copeland consegue ajustar o seu lanamento, ou seja, no aquele gnero de shooter que praticamente s puxa o gatilho, um jogador muito mais verstil. Num banco limitado como o dos Pacers, essa uma grande qualidade.

12

NBA Portugal - setembro 2013

Pacers
Via Draft, os Indiana Pacers deixou graaaaande parte dos especialistas atnitos ao escolher Solomon Hill, da universidade de Arizona, na 23 posio, sendo que, para boa parte dos sites especializados, ele estava cotado apenas para a segunda ronda do draft. A aposta do GM Kevin Pritchard a de que ele chegue pronto, maduro equipa, j preparado para dar o seu contributo a Vogel j na abertura da regular season. Algo que no aconteceu no ano passado com a escolha Miles Plumlee. Hill tem 22 anos e apenas um ano mais jovem que Paul George, por exemplo. Tendo iniciado a sua carreira em Arizona como PF, trabalhou bastante nos quatro anos seguintes para migrar para o permetro. Durante a liga de vero de Orlando, fez um bom papel como SF, embora os seus movimentos no sejam nada naturais, como prova dessa transio no seu jogo. Suas mdias foram de 12 pontos, 5,2 rebounds, 2,6 assistncias, 0,8 roubos de bola e 0,4 blocos em 28,8 minutos, com um FG de 55,6% nos lanamentos trs pontos e 48,9% nos restantes. No geral, foi um slido desempenho para um atleta de quem no se exigir muito alm de bom posicionamento defensivo e a converso dos long range jumpers. Se este jogador tivesse entrado na equipa o ano passado ele assumiria os minutos do limitado Sam Young na rotao, mas agora com o retorno de Granger a histria outra, isto partindo da ideia de que Granger vai voltar a 100%, coisa que neste momento no garantido. O veterano fez falta nos playoffs, embora a sua ausncia tenha forado George e Stephenson a elevarem o seu rendimento de modo significativo. No ltimo ano de contrato, Granger pode funcionar tanto como um srio candidato a sexto homem, num cenrio ideal, como um starter de alta qualidade.

NBA Portugal - setembro 2013

13

Pacers
Caso este se apresente bem em quadra, muito se vai especular tambm sobre uma eventual troca, j que est no ltimo ano de contrato. Para uma equipa que no dispe de muitos recursos financeiros, encontrar uma negociao que envolvesse Granger certamente no ser utpico. Os Pacers simplesmente no podem adicionar salrios muito robustos para os prximos anos na periferia do seu elenco, uma vez que George j tem encaminhada uma renovao de contrato astronmica. Isso depois de Hibbert e West tambm acertarem por valores altssimos. E pronto, foi baseada neste informao que os nossos membros escolheram a equipa de Indiana como a principal ameaa aos Heat, mas a verdade que a grande contratao da equipa aconteceu posteriormente, os Pacers assinaram com Scola numa troca com os Phoenix Suns. A equipa de Arizona, em plena reconstruo, recebeu em troca Gerald Green, Miles Plumlee e uma escolha da 1 ronda no prximo Draft da NBA, considerado por 100 em 100 especialistas como um dos mais fortes desde 2003 (ano de LeBron, Melo, Wade, Bosh e Darko). Scola um dos PF com mais argumentos tcnicos da liga. O seu estilo de jogo sempre dependeu mais da tcnica do que do atleticismo, por isso um estilo de jogo em que a idade no tem tanta preponderncia e os seus 33 anos no pesam tanto como em jogadores que dependem da capacidade atltica. No o jogador mais atltico da liga, mas esperto e com muitos recursos, o que encaixa perfeitamente no estilo de jogo dos Pacers. um jogador bastante semelhante a David West, ambos j no caminham para novos, no entanto, baseiam o seu jogo na tcnica. Ter David West em campo para a equipa de Indiana sinnimo de aproveitamento no paint, mas quando este saia para

descansar a equipa ficava limitadssima neste quesito do jogo, agora j no vai ficar mais, David West pode descansar (o que sempre bom para um jogador em que os anos j pesam) que a equipa de Indiana vai continuar a carregar no ataque, mas com Scola. A presena do craque sul-americano tambm refora, desta maneira, indiretamente a rotao exterior, j que Copeland pode ser aproveitado como reserva de Paul George. Caso Danny Granger esteja em forma, os minutos de Copeland vo ficar bem limitados, mas Vogel s tem de agradecer aos seus dirigentes, tendo um jogador de bom nvel como o dcimo ou dcimo-primeiro jogador da sua rotao.

14

NBA Portugal - setembro 2013

Pacers
A equipa ficara mais ou menos assim:

GEORGE HILL, CJ WATSON, DONALD SLOAN LANCE STEPHENSON, ORLANDO JOHNSON PAUL GEORGE, DANNY GRANGER, SOLOMON HILL DAVID WEST, LUIS SCOLA, CHRIS COPELAND ROY HIBBERT, IAN MAHINMI

Pensem que atletas como G. Hill, Stephenson, George, Granger, S. Hill e Copeland podem fazer mltiplas funes em quadra, aumentando consideravelmente as alternativas para a comisso tcnica.

Se Copeland e CJ Watson no valeram tantas manchetes, com Scola a histria fica diferente. Erik Spoelstra, Tom Thibodeau, Mike Woodson e Jason Kidd certamente j esto avisados, os Pacers esto na corrida ao to desejado anel. Cuidado com eles!

Texto: Diogo Vasconcelos (diogojcv)

NBA Portugal - setembro 2013

15

lakers

A equipa que saiu mais a perder nesta off season:

Quando se fala dos Los Angels Lakers, de imediato saltam alguns nomes memria. Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Michael Cooper, Shaquille ONeal, Derek Fisher, Andrew Bynum, Pau Gasol e claro Kobe Bryant. Sem dvida que foram anos de glria com todos estes jogadores. Porm a ltima temporada dos Lakers tinha tudo para ser bem sucedida no papel e na verdade nem um esboo conseguiram mostrar. Para muitos a pior poca dos Lakers para outros est la perto, mas algo certo foi sem dvida a equipa desiluso da temporada 2012-2013. Um pesadelo que preciso contornar e corrigir para que do mesmo no se volte a repetir.

Mas onde os Lakers erraram?


Os Lakers so conhecidos por gigantes contrataes e quando se mistura o aclamado melhor Centro da NBA, Dwight Howard com jogadores como Steve Nash, Kobe Bryant, Pau Gasol e Metta World Peace, nunca se sabe como estes vo interagir e jogar em equipa. Nunca na vida ningum deveria estar espera de atirar para um campo cinco grandes estrelas e que automaticamente jogassem uns com os outros como se fossem velhos conhecidos e fizessem um jogo em equipa como ningum viu. As personalidades chocam, o tipo de jogo choca e quanto mais estrelas mais egos preciso gerir, um treinador tem que lidar com isso tudo.

16

NBA Portugal - setembro 2013

lakers
Porm no foi apenas aqui que os Lakers falharam.
Infelizmente uma leso pode provocar bastantes estragos numa equipa e sem dvida que foi um dos pontos fulcrais na m temporada dos Lakers, todos os nomes referidos anteriormente estiveram todos fora por leses ao longo da regular season. Steve Nash tem 38 anos, lesionou-se logo no 2 jogo da temporada ficando de fora praticamente o resto da temporada. Uma equipa como os Lakers necessitava de um construtor ofensivo coisa que durante grande parte da poca no foi possvel por Nash se encontrar lesionado, sem dvida quando jogava via-se uma envolvncia na equipa, uma tentativa de construo ofensiva slida, porm no foi suficiente, para alm da leso de Kobe Bryant e Steve Nash existiu mais nomes na folha clinica da equipa de Los Angels. Pau Gasol comeou a temporada de forma desastrosa, no conseguia encestar de nenhum lado, falta de concentrao ou falta de ligao com o resto da equipa, fizeram com que tivesse o pior incio de temporada da sua carreira. Apesar de ter apenas estado em 49 jogos esta poca, 673 pontos no total deixa muito a desejar comparado com os restos dos anos anteriores. Para complicar esta falta de energia ou conexo, Gasol lesionou-se por trs vezes numa s poca, perdendo grande parte dos jogos importantes e mais dos que os jogos a conexo de jogo com Dwight Howard. Apesar do regresso em grande aps as leses, recuperando o mpeto de Hall of Fame no foi suficiente para que os Lakers fossem bem sucedidos. Claro que os Lakers no foram terrveis, mas isso deve-se a um nome Kobe Bryant. Bryant teve uma das melhores pocas da sua carreira, uma percentagem surpreendente de concretizao e mais do que isso tomou as rdeas da equipa, assumindo o papel de Steve Nash quando este se encontrava lesionado, no foi egosta partilhando a bola, grande parte das vezes tomou as melhores decises dentro do campo, porm o seu jogo defensivo deixou algo a desejar e a sua liderana no incio da poca no foi a melhor comparando com o que se assistiu no resto da temporada. Porm, se os Lakers chegaram onde chegaram foi sem dvida graas a Kobe Bryant que agarrou a equipa quando toda a gente estava descrente e espalhou algum brilho pelos cus de Los Angels. Infelizmente quando tudo parecia estar encaminhado, Bryant lesionou-se fazendo com que os Lakers ficassem desamparados sem saber o que fazer sem o seu lder.

NBA Portugal - setembro 2013

17

lakers
Acabando esta lista de jogadores temos claro Dwight Howard. Howard era ou o aclamado melhor centro da NBA, contudo na melhor das hipoteses a sua temporada foi mediana. Howard estava a recuperar de uma leso nas costas ainda no incio da temporada, apesar da sua recuperao Howard no pareceu nunca ter encaixado na equipa dos Lakers, teve bons momentos mas quando a equipa mais precisava Howard fazia uma falta desnecessria ou era expulso do jogo, algo estranho para um jogador com tanto potencial. Na minha anlise pessoal, foi o facto de Howard no ter o lugar privilegiado numa equipa dominada por Kobe Bryant, o centro de uma equipa e de um franchising. Howard na minha opinio o melhor exemplo de como um jogador no deve ser demasiado mimado quando no consegue atingir aquilo que se propem, a frustrao toma domnio e no campo isso bem visvel. Claro est que no poderia tambm deixar de deitar culpas para uma poca to miservel a Mike DAntoni, apesar de no ter propriamente culpa de tudo o que se passou, tem a sua quota-parte. Sem dvida que a quando a altura da substituio de treinador, Phil Jackson era o nome que mais se falava, aquando da contratao de DAntoni toda a gente ficou surpreendida, os prprios adeptos voltaram a gritar We want Phil. Apesar disto DAntoni tentou levar a equipa no melhor sentido, porm, fracassou em todas as tentativas, foram vrias as rotaes, foram vrias as mudanas tticas, desde transformar os Lakers numa equipa mais defensiva a ofensiva e vice-versa. Deixar jogar um jogador lesionado tanto tempo seguido, o caso de Kobe Bryant, como andar com uma bomba prestes a explodir, Bryant liderava a equipa porm forar um jogador a aguentar tanto peso perante uma leso demasiado arriscado. O resultado ficou vista. certo que Mike DAntoni tinha a presso toda do seu lado, porm deveria ter sido mais consistente e rigoroso em certas atitudes e decises. Pode ser que com uma pr-temporada disponvel para treinar, visualizar e ensinar a sua equipa consiga alcanar o que os Lakers no foram capazes de concretizar nesta temporada. Sendo assim todos tiveram uma certa parte da culpa nos erros cometidos pelos Los Angels Lakers, desde uma fraca construo do plantel, com poucas alternativas ao 5 inicial, os treinadores e mesmo os dirigentes, urgente que a equipa de Los Angels encontre uma soluo.

18

NBA Portugal - setembro 2013

lakers
Solues para 2014
Perante o cenrio negro da temporada anterio, os Lakers comearam a pr-temporada com uma facada nas costas, a sada de Dwight Howard para os Houston Rockets. Para muitos foi considerado um traidor, foram vrias as peregrinaes e rezas para que Howard no abandonasse a equipa, porm ser a cara de uma nova franchising dominada por jovens jogadores foi bastante mais apelativo. A meu ver no foi de estranhar esta sada, Howard um jogador que vai em busca da fama, um jogador cheio de mediatismo e que gosta de ser mimado, sendo o protagonista principal de uma nova equipa. A sada de Dwight Howard d uma nova possibilidade equipa de Los Angels de criar um novo plantel, urgente criar um plantel jovem e sem tanto mediatismo como o da poca passada, Metta World Peace foi para New York, abriu uma nova porta para contrataes durante a poca de free agency. Para colmatar a saida de Dwight Howard os Lakers foram contratar Chris Kaman, jogador experiente com vrios anos no ativo, sem dvida que uma mais valia para a equipa de Los Angels, uma boa substituio para a defesa. De seguida contrataram jogadores mais jovens ou jogadores experientes mas que no tm tanto mediatismo como jogadores que passaram pela equipa dos Lakers, as novas contrataes so: Jordan Farmar , Elias Harris, Wesley Johnson, Nick Young, todos eles jogadores relativamente jovens e bastante mais rpidos do que plantel da poca passada. A nica dvida que pode existir se Kobe Bryant vai estar pronto para o incio da poca na sua forma normal, juntamente com Steve Nash e Pau Gasol os estragos podem ser feitos. Os Los Angels Lakers vo ter que optar nas prximas pocas no sistema que esto a apostar neste momento, uma estratgia mais pensada, contratar jogadores que se encontram na Free Agency parece a melhor aposta que tem a fazer este ano, os Lakers so uma das equipas, se no a equipa com mais possibilidades monetrias, sendo assim para a prxima poca de 2014-2015 poderemos ter algumas surpresas. Na minha opinio os Los Angels Lakers vo ser melhor que o ano passado, a qumica da equipa vai estar mais assegurada, Mike DAntoni tem mais tempo para preparar uma boa equipa, isto claro, se no forem assombrados de novo com leses. Porm no vejo uma equipa vencedora este ano, uma equipa melhor que o ano passado, mais consistente e mais segura, porm a meu ver, ainda no vai ser desta que Kobe Bryant vai conseguir outro anel.

Texto: Diogo Costa (Shramm)

NBA Portugal - setembro 2013

19

oladipo Rookie que tem mais possibilidades de ganhar o premio de rookie do ano : Victor

Oladipo
O Draft de 2013 foi sem dvida uma caixinha de surpresas, comeando logo pela primeira escolha, por parte dos Cavaliers, que surpreenderam tudo e todos ao escolherem Anthony Bennett. Mas a verdade que no so apenas as escolhas, trocas no dia do Draft, potencial ou o talento que marcaram a edio deste ano. Se repararmos com ateno, no existiu nenhum jogador que se poder tornar numa fora na liga como Lebron ou Durant por exemplo. Isso at poder acontecer mas, para evitar erros no futuro, s se pode, por enquanto, afirmar que foi mais um Draft com algumas futuras superstars que podero ajudar e muito as suas respetivas equipas. E aqui que surge a discusso, sobre quem ser o Rookie of the Year ou o candidato mais forte para tal. No tendo este Draft nenhum jogador que se destaque de forma significativa em relao aos restantes, a competio ser renhida e o nmero das escolhas poder no refletir se o jogador em causa ser um candidato mais forte ou no, tal como no ano passado em que Damian Lillard (6 escolha) foi o ROY passando frente da 1 e 2 escolha (A.Davis e MKG).

20

NBA Portugal - setembro 2013

oladipo

Antes de se escrever este artigo foi feito um questionrio aos utilizadores do nosso frum a fim de saber qual o rookie em que depositavam mais confiana para ganhar tal destino e como devem calcular, no foi a primeira escolha mas sim a segunda Victor Oladipo. E porqu Oladipo? Eis as razes para tal escolha:

Em primeiro lugar foi um jogadore que passou mais do que o mnimo de tempo (1 ano) na Universidade estando assim com um jogo mais desenvolvido, at porque teve mais tempo para o fazer, e isso acaba por coloc-lo logo na corrida, j que est mais preparado para o ritmo da NBA. Fazendo a ponte do primeiro para o segundo argumento, para alm de Oladipo estar mais preparado para contribuir de forma maior, vai para uma equipa em que, em principio, ser o franchise player tendo em conta o dfice de qualidade que os Orlando Magic tm apresentado, o que automaticamente lhe d uma grande vantagem para se mostrar e lutar por tal recompensa. O seu estilo de jogo o ideal para a Liga. Estamos numa era em que o basquetebol uma modalidade de grande atlecismo e isso que caracteriza o prprio estilo de jogo de Oladipo atleticismo, excelente defesa, grande energia dentro de campo. um grande ressaltador para um Guard, algo que geralmente no se v muito na NBA o que o poder traar como jogador diferente, pois tem algo de original que o pode destacar perante os restantes candidatos.

NBA Portugal - setembro 2013

21

oladipo
Para terminar, o prprio cenrio onde Oladipo est instalado propcio para que seja o candidato mais forte e com confiana mais depositada. Para reforar este argumento deve-se acrescentar que para os Orlando Magic melhorarem o facto de terem sofrido 101 pontos por jogo na poca passada, ser essencial ter Oladipo o mximo de tempo possvel dentro de campo, permitindo-lhe ter mais espao para se afirmar na liga. Em relao aos Magic numa viso geral, ter Victor Oladipo ao lado de Aaron Afflalo no backcourt juntamente com Tobias Harris, Moe Harkless, Andrew Nicholson a ajudar na rotao e o jovem prodgio Nikola Vucevic a contribuir dentro da paint, esta equipa conta j com uma excelente base para o futuro.

Texto: Antnio Oliveira (Vince Carter)

22

NBA Portugal - setembro 2013

rose

Derrick Rose
Como regressar Rose? Ele que afirmara no querer voltar enquanto no sentisse que poderia ser igual ao Rose que se tornou no MVP mais jovem de sempre da NBA, que apenas voltaria quando estivesse a 110%. Ser que todo este pesadelo de relaes pblicas valeu a pena? Deveria ter acontecido h 6 meses ou h 5 ou h 4, mas a verdade que no aconteceu. Por entre a recusa dos Bulls em declar-lo como inactivo para a temporada inteira e as declaraes do mesmo em que afirmava no saber quando estaria pronto, passando pelas declaraes do seu agente (e exjogador dos Bulls, B.J. Armstrong) nos escritrios da empresa, nos quais dizia que a Team Rose j tinha decidido que Derrick no jogaria na temporada 2012/2013. No esqueamos tambm, o seu irmo Reggie Rose, que criticou as escolhas da direco dos Bulls, no que toca a rodear o seu irmo com o talento necessrio para ser campeo. Tudo isto tornou-se num pesadelo de relaes pblicas, para os Bulls e para o prprio Derrick Rose, que outrora era 100% amado pelos fs dos Bulls e agora existem muitos que duvidam da sua capacidade mental e da sua dedicao para com os Bulls e os seus colegas, que jogaram com diversas leses, incluindo Noah que pouco antes da srie com os Brooklyn Nets, no conseguia andar. Rose era visto antes dos jogos dos Bulls, a fazer lanamentos e a afundar, algo que deixava ansiosos os fs dos Bulls e que eventualmente comearam a desesperar esses mesmos fs que viam o mesmo Rose a fazer aquilo que costumava fazer, mas que se recusava quer a voltar a jogar, quer a declarar-se inactivo at ao fim da temporada.

NBA Portugal - setembro 2013

23

rose

Rose ter a presso toda em cima dos seus ombros. No s pelo que se passou durante a temporada passada, mas porque j neste vero, numa entrevista num programa srvio, afirmou ser o melhor jogador da NBA. Conseguir ele demonstrar isso? Ter tambm que conseguir conquistar de volta os fs que o abandonaram ou que esto cpticos a seu respeito. Nada de novo para ele, que recordemos est habituado presso exterior. Recordemos que ele foi a 1 escolha no draft, tendo sido escolhido pela equipa da sua cidade natal, Chicago. tambm visto como o salvado dos Bulls na era ps-Jordan. Foi o prprio Rose que questionou porque no po-

deria ser o MVP e a verdade que no fim dessa poca, foi ele o MVP. Ter mais uma vez que provar que est a 100% nos Bulls, conquistar os fs e embora seja provvel que no consiga provar que o melhor da NBA (dificilmente tirar esse titulo a LeBron James), ter que provar que est a 110% e que continua a ser o velhor Rose, algo que ele afirmou que teria que voltar a ser, de modo a sentir-se confortvel no regresso quadra.

Texto: Alexandre Farripas (Farripas)

24

NBA Portugal - setembro 2013

oden

e m o c l ! We n e d O g e r G
Perdido num limbo para l de melanclico, tentando colocar o corpo em ordem, seis anos depois de ter sido escolhido com o nmero um do Draft de 2007 Greg Oden est de volta famosa liga Americana. Criado em Indiana, um estado sagrado na produo de craques e no cultivo do grande jogo como um todo, o adolescente Oden parecia destinado a grandes feitos. A ser mais um da linhagem dos Super Centers americanos, colocado desde novo no patamar de gente como Alcindor e Chamberlain. Acreditem, este era o cenrio que o rodeava nos anos Universitrios. No havia dvidas a respeito do seu talento. A ponto de, em 2007, mesmo com algumas questes mdicas j levantadas na poca, os Portland Trail Blazers o escolherem frente de Kevin Durant que j nessa altura mostrava claros sinais de vir a ser o que hoje em dia, dos melhores jogadores da atualidade, o melhor scorer da liga. No entanto na cabea de muita gente, da maioria dos GMs da liga no se podia desperdiar um big guy como Oden, da mesma forma que os Portland o escolheram na altura, qualquer GM com essa possibilidade o teria feito, o desenlace da histria j todos conhecemos, uma tragdia digna de cinema. Oden s conseguiu disputar duas temporadas pelos Blazers. Na somatria dessas duas campanhas, chegou a 82 partidas, um nmero extremamente irnico, j que representa a exata medida de uma temporada regular. Foram diversas contuses e leses, as mais graves no joelho. Ao todo, o atleta precisou passar por cinco cirurgias nos joelhos, repito, cinco, trs delas daquelas mais temidas, as de microfratura. No disputa um jogo desde 5 de dezembro de 2009 (sim, 2009, muito triste). Nesse perodo, Oden imergiu num estado depressivo, assumiu publicamente ter-se tornado um alcolatra e teve muita dificuldade para lidar com a presso/decepo dos apaixonados adeptos da nica franquia profissional de Portland (entre as quatro grandes ligas). J no bastassem os problemas fsicos, ainda teve fotos, digamos, ntimas suas vazadas na internet e perdeu um primo de quem era muito prximo, devido ao cancro deste. Alm disso, ainda viu um cachorro cego, do qual cuidou por quatro anos, cair da varanda do oitavo andar de um hotel. Sem brincadeira.

NBA Portugal - setembro 2013

25

oden
Durante duas pr-temporadas apresentou-se ao servio dos Blazers sem estar 100% reabilitado. Foi apressada a sua reabilitao e isso obviamente no deu certo. Acabou dispensado em 2012, quando a equipa precisava de abrir espao na sua folha salarial para fechar uma troca que, meses depois, lhe renderia Damien Lillard, rookie do ano. Para tirar tudo isto da cabea, Oden afastou-se da competio por um tempo. Retomou as aulas na universidade de Ohio State, fugiu dos microfones, tentou viver uma vida normal, na medida do possvel. At voltar aos campos de basket, gradualmente, trabalhando primeiro o seu corpo, chegou a passar pelo mesmo tratamento com plasma na Alemanha, um procedimento eternizado por Kobe Bryant e Alex Rodrguez. O fato de ter visitado Portland em Abril s pode ter sido encorajador, aparentemente, no h mais traumas vindos dali. Pelo menos da sua parte. Foi como (ver) um fantasma, disse sem muitas cerimnias LaMarcus Aldridge, na ocasio. Aldridge que supostamente viria a formar com o rapaz uma nova edio das Torres Gmeas no Noroeste americano. Ele apareceu magro. Disse que estava a vestir os seus fatos da noite do Draft, completou. No dia 5, de todo modo, estava l o big guy na plateia para ver o jogo contra os Memphis Grizzlies. Quando foi mostrado no ecr do pavilho, ouviu aplausos e vaias. O que isso para ele depois do que ele passou? Nada. Agora, aos 25 anos, Oden tenta um ltimo retorno NBA (em principio). Com todo o cuidado do mundo, abortou qualquer plano de disputar a ltima temporada, mesmo que estivesse fisicamente apto e que o assdio das equipas j tenha sido grande, especialmente por parte de Boston e Cleveland. Mas no havia motivos para pressas. Ficou a treinar por conta para atingir nveis fsicos e mentais. Segundo relatos de DeShaun Thomas, recm-draftado pelos Spurs e formado na mesma universidade, o jogador est magro, em forma. Ele parece incrvel. Corre, levanta pesos. Podemos estar diante dum regresso, mesmo, afirmou.

26

NBA Portugal - setembro 2013

oden
difcil dizer o que esperar do jogador nesta situao. Primeiro pela desconfiana quanto sua durabilidade, depois quanto s suas habilidades estarem apuradas depois de mais de quatro anos sem jogar um nico jogo. Mesmo que esteja a 100%, o que ele pode oferecer hoje? No h como saber. O que temos em mos hoje muito pouco. Nas 82 partidas que realizou, Oden tem de mdia 9,4 pontos, 7,3 rebounds e 1,4 blocos. A princpio, nada de outro mundo. A sua mdia de minutos, porm, era de apenas 22 min. Fazendo as projees por 36 minutos, ento, chegamos a nmeros mais expressivos como 15,3 pontos, 11,9 rebotes e 2,3 tocos, com 57,7% FG nos lanamentos e com um lance livre de fazer inveja a Dwight Howard (66,6% no geral e 76,6% em 2009). Para os que no so muitos fs de projees estatsticas, vale notar, ento que nos seus ltimos sete jogos antes da leso do dia 5 de dezembro, ele tinha mdias de 15,6 pontos, 9,1 rebounds e 2,4 blocos em apenas 26 minutos. Oden tinha/tem tudo para ser uma fora da natureza. Mas suas articulaes no permitiram na altura. De todo modo, levando em conta os centenas de milhes que a liga americana movimenta, no era de estranhar que alguma equipa ainda tentasse alguma coisa com este jogador. Miami Heat, Spurs, Pelicans, Mavs e Kings, todas estas equipas estavam interessadas nos servios de Oden, mas quem levou a melhor foram os Heat. Se analisarmos a opo de Oden podemos concluir que foi a melhor opo para ele neste momento, os Heat so os atuais campees, foram campees duas vezes sem Oden logo no existira tanta presso sobre ele como existiria noutras equipas, j para no falar do fator Lebron, fator esse que tira presso a qualquer jogador que rodeia o MVP da liga. Lebron certamente o ir proteger dos holofotes e deixa -lo regressar gradualmente competio o que neste momento tudo o que Oden necessita.

NBA Portugal - setembro 2013

27

oden
O autor Mark Titus, ex-companheiro de Oden na equipa de Ohio State, foi o ltimo a fazer uma grande entrevista com o Center, para o Grantland, uma entrevista memorvel. O material gerou bastante polmica em Portland. Em entrevistas aos sites locais, Titus relatou uma histria bastante saborosa, que revela muito do humor que Greg tem, mas que nunca pde manifestar em pblico, devido a tantos contratempos na sua carreira. Os dois foram jantar, aps o jantar foram para a casa de Oden, que conduzia uma van nada luxuosa, que provavelmente custou US$ 18 mil, segundo Titus. O interior estava um pouco trabalhado, mas nada de mais. Tinha algumas luzes, um bom rdio, mas nada que merecesse grande destaque. Olhei para ele com aquele olhar do tipo: isto?. E ele: Sim, no quero desperdiar o meu dinheiro em carros luxuosos. E a ele continuou: E queres saber de uma coisa? Uma semana depois de ter comprado esta van, descobri que o Kevin Durant teve exatamente a mesma van por dois anos. Eu nunca vou conseguir sair da sombra do Kevin Durant, disse Oden soltando uma gargalhada. Todos nos concordamos que Oden nunca ir chegar perto do patamar que est Kevin Durant neste momento, isso certo, mas ainda pode trazer muito NBA e como amante do jogo espero sinceramente que este rapaz de Indiana tenha toda a sorte do mundo, j passou por muitas desiluses na vida, mas a verdade que ainda est de p pronto para a luta.

Texto: Diogo Vasconcelos (diogojcv)

28

NBA Portugal - setembro 2013

O nico Sobre a NBA Em Portugus Regista-te j e Participa em nba-portugal.forum-livre.com/forum

Procura a pgina do Frum NBA Portugal no Facebook


NBA Portugal - setembro 2013

29

summer league

A liga de vero da NBA, que serve de preparao e espao para que jovens talentos demonstrem o seu potencial teve mais uma edio no passado ms de julho. Esta liga recebe jogadores com trs anos de NBA, rookies escolhidos no draft do presente ano, e free agentes que assinam com as equipes para fazer testes durante a competio. Em 2013, o evento realizou-se em Orlando de 7 a 12 de julho, e depois mudou-se para Las Vegas realizando-se de 12 a 22 julho. Na etapa realizada em Orlando, no Amway Center, podemos destacar claramente o rookie da casa, Victor Oladipo. O tcnico Jacque Vaughn decidiu testar Oladipo como PG, uma posio necessitada na equipa dos Magic, Oladipo no decepcionou acabando por ser um dos grandes destaques de toda a competio.

Victor Oladipo terminou a SummerLeague de Orlando com mdia de 19 pontos e 5 assistncias, um bom registo para a adaptao a PG. Oladipo teve sua melhor atuao contra o Celtics, conseguindo 18 pontos, 7 assistncias, 6 ressaltos e 5 desarmes. Podemos esperar coisas muito boas de Victor Oladipo na temporada que se avizinha pelas excelentes indicaes que o jovem deixou durante a etapa de Orlando. Em Orlando, podemos indicar mais nomes que deixaram boas indicaes. Jeremy Lamb, dos Oklahoma City Thunder, foi um dos destaques conseguindo um registo de 18.8 pontos por partida, deixando claro que vai dar tudo para conseguir o seu espao na equipa treinada por Scott Brooks. Kelly Olynik, 12 escolha do draft deste ano, eram muitas as dvidas em relao ao jovem canadiano antes do draft o que o fez cair varias posies. Mas Olynyk mostrou estar preparado para entrar em grande nvel na liga principal, conseguindo um registo de 19.5 pontos e 8.0 ressaltos por partida, com um double-double (19 pontos e 10 ressaltos frente aos Rockets) e dois jogos acima dos 20 pontos (25 contra os Magic e 21 contra o Pacers). Olynyk deixou alguma esperana aos adeptos dos Celtics para a temporada difcil que se prev, depois das sadas dos grandes cones da equipa nos ltimos anos.

30

NBA Portugal - setembro 2013

summer league

Outro dos destaques da SummerLeague em Orlando foi o j conhecido Andre Drummond. O Poste de Detroit, fez a sua melhor atuao frente a equipa dos Miami Heat registando 23 pontos e 18 ressaltos. O campeo da etapa de Orlando foi a equipa dos Oklahoma City Thunder, vencendo os Houston Rockets por 85-77. Quanto a etapa realizada em Las Vegas, destacamos o jogador dos Toronto Raptors Jonas Valanciunas. O Center Lituano foi considerado o MVP da competio, deixando excelentes indicaes e mostrando ser um caso serio para se afirmar na equipa dos Raptors. Jonas Valanciunas registou dois double-doubles, estando em evidncia frente aos Spurs, onde comandou os Rockets a vitoria com 19 pontos e 13 ressaltos. Cody Zeller, 4 escolha do draft de 2013 pelos Charlotte Bobcats, mostrou que os Bobcats tero sido bem-sucedidos na sua escolha. Zeller, demostrou ao novo tcnico, Steve Clifford, que ser uma pea a ter em conta para vir do banco e jogar na rotao da estrela da companhia, o recm-chegado Al Jefferson. Cody Zeller conseguiu o seu melhor registo na partida frente aos Dallas Mavericks com 21 pontos e 13 ressaltos.

Por fim, destacamos da etapa de Las Vegas o SG de Golden State, Kent Bazemore. Bazemore utilizou a sua experiencia conquistada de jogar na liga principal na temporada passada e teve trs jogos acima dos 20 pontos, com destaque para os 25 pontos e 6 ressaltos na vitria sobre Dallas. Kent Bazemore foi o lder da equipa dos Warriors que acabou por se sagrar campe do torneio de vero disputado em Las Vegas. Na Final da etapa de Las Vegas os Golden State Warriors venceram a equipa dos Phoenix Suns por 91-77. Os Warriors continuam com grandes performances na SummerLeague. A sequncia positiva da equipa dura desde 2010, h trs temporadas que os Warriors no sabem o que perder em Ligas de Vero. J so 15 triunfos consecutivos.

Texto: Flvio Silva (PIERCE#34)

NBA Portugal - setembro 2013

31

V.CARTER

VINCE CARTER
AIR CANADA WITH THE SLAM DUNK
Air Canada with the slam dunkoh my goodness!! Tpica expresso dos comentadores que acompanhavam os Raptors durante uma longa poca.

Para a primeira edio do Perdidos &Achados decidimos ir ao livro de memrias e recordar um dos melhores, seno o melhor, dunker de todos os tempos Vince Carter ou como era conhecido na altura Half Man Half Amazing. E agora perguntam-se: O que feito deste homem? Como ficou esquecido? Onde que ele anda? Ora vamos comear, pelo nicio, onde tudo comeou. Vincent Lamar Carter foi escolhido no draft de 1998 na 5 pick pelos Golden State Warriors tendo sido trocado de imediato para os Toronto Raptors, equipa que havia sido formada recentemente e que contava com um dos piores recordes da liga. Depois de se ter afirmado como starter e ter retirado o estatuto de equipa perdedora aos Raptors, Carter comeou logo a fazer histria no mundo do basquetebol e na sua prpria equipa. Em 1998 desempenhou uma das melhores exibies no dunk contest de 1998, dunk contest esse que foi eleito por muitos como o melhor de sempre. Depois disso VC tornouse um fenmeno na liga, liderava as votaes para o All-Star Game e era dos jogadores mais adorados e acarinhados por parte de adeptos e seguidores da NBA espalhados por todo o mundo. Mas voltando sua carreira numa viso geral, aps inmeros recordes batidos e a sada do seu primo e brao direito T-Mac para Orlando, Vince tornou-se o lder da franquia canadia-

32

NBA Portugal - setembro 2013

V.CARTER
na a 100% e alcanou vrias idas aos Playoffs. Idas essas que foram de curta durao, devido ao excesso de leses e tambm s fracas peas que o rodeavam, tendo comeado assim um ambiente de desiluso e desespero pelo tal anl que mais tarde acabara por resultar na sua sada de Toronto. Ainda assim Air Canada contnuou a produzir das mais fantsticas jogadas de sempre, e a lutar pelo seu sonho, mas simplesmente parecia que nada corria como ele pretendia e estava perante uma mar de azar. Em 2004, depois de vrias alteraes de treinadores, dirigentes, etc, o pedido de troca estava em cima da mesa. Carter ainda tentou, mais tarde, voltar atrs mas o acordo j estava feito e rumou para New Jersey formando um trio com Jason Kidd e Richard Jefferson. Esta sada para NJ foi como uma facada nas costas para milhares de adeptos dos Raptors, que viam o seu representante, o seu dolo fugir de cena, sendo que ainda hoje, quase dez anos depois contnua a ser assobiado sempre que visita o ACC (Air Canada Center), portanto como se deve calcular, o impacto que Carter tinha no era apenas nos Raptors mas tambm no Canad inteiro, pois era a voz do basquetebol canadiano l fora. Em New Jersey, os highlights nicos e espetaculares continuaram, as leses tambm e a dificuldade em atingir o seu maior objetivo parecia aumentar cada vez mais, tendo mesmo provocado novamente a sada do seu brao direito em NJ Jason Kidd (tal como T-Mac). Mais tarde Carter rumou para o seu estado de origem (Florida) representando os Orlando Magic ao lado de Howard onde, mais uma vez, no teve sucesso em concretizar o seu sonho. E comeava assim a ser perdida a imagem de glria, atlecismo tremendo, que caracterizava Carter no nicio da sua carreira. Tantas expectativas, tanta esperana de que Carter ia levar Toronto, New Jersey, Orlando ao patamar que todos aspiravam e nada parecia resultar, chegando mesmo a um ponto em que Carter acabara por cair num autntico esquecimento e desprezo total devido, tambm, ao aparecimento de outros fenmenos na liga como Lebron, Durant, Griffin entre outros. Agora jogando nos Mavericks, ainda continua a perseguir o seu sonho e sempre que os joelhos lhe permitem consegue sempre levantar o

NBA Portugal - setembro 2013

33

V.CARTER
pblico e os comentadores, que nunca esqueem o que os seus joelhos j fizeram...

Vintage Vince Carter right there !! E isto tudo revela que no basta ter apenas talento, porque era algo que no faltava em Vince, mas tambm fundamental ter sorte. Como possvel que um jogador que esteja h quinze anos na liga nunca tenha ganho um anl, sabendo que existem outros que num curto espao de tempo ganharam dois ou trs? Existem tambm outras questes que merecem ser colocadas: Como foi possvel cair no esquecimente um jogador deste calibre? Que com 36 anos ainda consegue fazer afundanos e jogadas acrobticas melhores do que alguns novatos cujos joelhos esto em muito melhor estado!? Agora que se aproxima cada vez mais o cenrio de retiro, muitos se perguntam se ser um Hall of Famer legtimo tendo em conta que nunca foi campeo. Mas a verdade que pelo impacto que teve no Canad (at ao ponto que ainda assobiado, quase 10 anos depois e serve de inspirao para muitos jovens na NBA) e de ser um dos que produziu das jogadas mais espectaculares de todo o sempre juntamente com o facto de ter uma estadia longa (j l vo 15 anos !!) na NBA, no deixa dvidas, a meu ver, que merece tal reconhecimento.

Texto: Antnio Oliveira (Vince Carter)

34

NBA Portugal - setembro 2013

Entrevista User do ms no Frum

Entrevista

Crazy Tuga

Quando e como descobriste a NBA? Descobri a NBA h muito tempo, sempre ouvi falar de Michael Jordan, Chicago Bulls, Lakers, mas quando realmente descobri a NBA foi a cerca de 5 anos s, antes disso nem sabia o nome de todas as equipas... foi uma paixo repentina e muito forte mesmo . Qual a tua equipa favorita? Chicago Bulls. Qual o teu jogador favorito? Derrick Rose claro!! O que mais aprecias nele? Muita coisa, a sua personalidade, pelo menos aquilo que passa c para fora logicamente, a sua postura perante o jogo, o resto explica-se na frase de Frank Vogel: Allen Iverson speed, Jason Kidd vision, Chauncey Billups shooting, and Michael Jordans athleticism. E eu concordo, claro que pode ser um pouco de fanatismo e tenho noo disso mas acredito mesmo nesta frase e sobretudo acredito que ele ainda vai evoluir muito... Jogas ou j jogaste basquetebol? No, fui jogador federado de Hquei em patins, depois de surgir a paixo pelo basket fui fazendo uns jogos com amigos entre eles alguns que j jogaram e que jogam atualmente... Posso dizer que dou uns toques mas j tarde para pensar em entrar numa equipa infelizmente. Achas que alguma coisa havia de mudar na NBA? Sinceramente no, ainda no pensei nisso sequer porque comparando-a a outras ligas de outras modalidades considero-a fascinante e perfeita...

Como descobriste o Frum? Foi atravs do facebook do NBA FANS - PORTUGAL, eles tm nos gostos o facebook do frum e por a cheguei ao frum. O que achas dos aspetos do frum? Impecvel, estou l h pouco tempo, mas gosto muito, estou para ver o comportamento em tempo de competio, por agora torna-se mais chato no h grande coisa para discutir, s previses e sinceramente no gosto muito de fazer previses e anlises pr-jogos ou pr -poca... Mas os membros so impecveis. Podamos ser mais, pelo menos ativos, a parte grfica estava boa, ficou ainda melhor com as mudanas, tpicos muito interessantes e diversificados... Gostava de ver mais gente por l e pouco posso acrescentar porque ainda no vi o movimento em tempo de poca ativa.

NBA Portugal - setembro 2013

35

Regista-te j e Participa em nba-portugal.forum-livre.com/forum

36

NBA Portugal - setembro 2013

Potrebbero piacerti anche