Sei sulla pagina 1di 6

PUC Gois - Dep.

de Engenharia

Origem do Universo
Big Bang H 15.000.000.000 de anos atrs, do nada (universo com raio zero), com temperatura infinita aparecem o espao, o tempo e a energia! A GRANDE EXPLOSO Tudo o que existe no universo provm deste mesmo evento estando ele at hoje em expanso por conta deste evento. A matria (estabilizao de tomos) se origina s a partir de algum tempo com o decrscimo da temperatura (3.000K) e densidade da energia inicial.

Estrutura Externa da Terra


Atmosfera e Oceanos

Origem das Galxias e Estrelas


Variaes de densidades no Universo em expanso originou concentraes de matria em regies com maior energia gravitacional formando as Galxias. A radicalizao desse processo de concentrao, a partir de nuvens de gs (nebulosas), onde predominam o Hidrognio e o Hlio misturados a partculas slidas que integram a poeira interestelar culminam na formao das estrelas.

Origem dos Elementos Qumicos


Reaes termonucleares dos gases bsicos (H e He) originam a maioria dos outros elementos, at o Fe em termos de complexidade. Outros elementos mais pesados so gerados por processos mais complexos como nas exploses de Supernovas, que so consequncias da evoluo de crostas de matria mais densa nas grandes estrelas.

Origem do Sistema Solar


H 4,6 bilhes de anos a nebulosa solar resultou possivelmente da exploso de uma supernova. A abundncia de elementos constituintes do Sistema Solar um dos indicativos de sua histria de formao. O Sistema Solar , portanto, constitudo pelo Sol, como estrela de mdia grandeza, formando He pela queima de H h 4,6 bi de anos, em distribuio harmnica com os outros corpos (planetas, satlites, asterides, cometas, poeira e gases) que se formaram ao mesmo tempo que a estrela central.

Acredite se quiser!
Inicialmente o sistema solar existia como uma grande nuvem de poeira, rochas e gases. Ele era composto de hidrognio e hlio produzido pelo Big Bang, bem como elementos pesados ejetados por supernovas. Ento, a 4,6 bilhes de anos uma estrela prxima foi destruda em uma supernova e a exploso enviou em uma onda de choque atravs da nebulosa solar, fazendo-a adquirir um momento angular. Quando a nuvem circulante se achatou alguns gases e poeiras se aglomeraram devido a gravidade se tornando eventualmente planetas. Porque o momentum angular inicial precisava se conservar, a massa aglomerada comeou a rodar mais rpido (da mesma forma que o patinador roda mais rpido quando encolhe os braos e pernas). O perodo de rotao atual da Terra resultado de sua rotao inicial e outros fatores, incluindo a frico das mars e possivelmente a hiptese do impacto gigante. http://en.wikipedia.org/wiki/Earths_rotation

Cincias do Ambiente - Ernesto Camelo de Castro

PUC Gois - Dep. de Engenharia

http://www.cern.ch

Partindo do Sol

CERN, a Organizao Europia para Pesquisa Nuclear, um dos maiores e mais respeitados centros de pesquisas cientfica do mundo. Ele trabalha com os fundamentos da fsica investigando do que feito o universo e como ele funciona. No CERN, os maiores e mais complexos instrumentos cientficos do mundo so usados para estudar os constituintes bsicos da matria as partculas fundamentais. Pelo estudo do que acontece quando estas partculas se colidem, os fsicos desvendam as leis da natureza. Os instrumentos usados no CERN so aceleradores de partculas (LHC Large Hadron Collider 27km) e detectores. Os aceleradores atuam sobre feixes de partculas para aumentar suas velocidade e energia antes de faz-los colidir entre si ou com objetos estacionrios. Os detectores observam e registram os resultados dessa coliso.

A Magnetosfera
A Terra se comporta como um grande im. O campo magntico da Terra equivale a um campo de um dipolo, cujo eixo faz um ngulo de 11,5 com o eixo de rotao da Terra (atualmente). Os polos magnticos migram a uma velocidade de 0,2 por ano ao redor do polo geogrfico em uma trajetria irregular, no entanto sem se afastar mais do que 30 deste. As linhas de fora do campo magntico da Terra atingem distncias de 10 a 13 raios terrestres, mas a intensidade de campo varia em quase 40% dependendo de onde nos encontramos na superfcie da Terra.

A Magnetosfera
O ngulo de desvio magntico das bssolas que se orientam pelo magnetismo da Terra em relao ao seu eixo de rotao ou o Norte Geogrfico chamado de declinao magntica. 95% do campo magntico da Terra originam-se em seu interior. Somente pequena parte provm de fontes externas.

Blindagem Magntica
O Sol emite gases ionizados constantemente em direo Terra, chamados vento solar. A magnetosfera tem importante papel na proteo contra estas partculas que podem causar danos biosfera. Nos plos magnticos, no entanto, estas partculas penetram at a atmosfera superior ou ionosfera inferior (60 a 100km). A maior condutividade eltrica dessas regies um atrativo para as atividades de radiocomunicao.

Cincias do Ambiente - Ernesto Camelo de Castro

PUC Gois - Dep. de Engenharia

Gravidade e Fora Centrfuga


A matria atrai a matria na razo direta das massas e na razo inversa do quadrado de suas distncias (1687 Sir Isaac Newton)
FG = G[(m1m2)/ r2]
(G = constante gravitacional universal)

Variaes da Gravidade
A gravidade mdia aproximada na superfcie da Terra de 980 Gal. Ela varia em torno de 5,3 Gal pelo simples fato da mudana de localizao entre os plos e o Equador. Ela tambm influenciada pela atrao exercida pela Lua e pelo Sol, bem como pelas diferenas de altitude. Fora estas razes, diferenas no valor medido em relao ao previsto da gravidade so denominadas anomalias gravimtricas e so atribudas a variaes na densidade do material geolgico da regio em questo.
Mapa de anomalia gravimtrica do Estado de Nova Jersey

A fora centrfuga atua na direo perpendicular ao eixo de rotao, afastando deste os corpos materiais.
Fcf = m2r
( = velocidade angular de rotao)

A soma vetorial da acelerao gravitacional e da acelerao centrfuga que denominada acelerao da gravidade ou simplesmente gravidade. A unidade utilizada na medio gravimtrica o Gal, que equivale ao cm/s2.

Esferas da Terra
Atmosfera

Composio da Atmosfera

Biosfera

Oxignio 21%

Argnio 0.93%

Hidrosfera

Litosfera
Nitrognio 78%
Dixido de Carbono 0.033%

Outros Gases 0.037%

Cincias do Ambiente - Ernesto Camelo de Castro

PUC Gois - Dep. de Engenharia

Concentrao da Atmosfera
km 10000 8000 6000 4000 2000
Originalmente nossa atmosfera era muito parecida com as atmosferas de Venus e Marte.

97% 30 km

Troposfera

Estratosfera
Camada de oznio (15 - 55km) Absoro de grande parte da radiao ultravioleta

Presso e Temperatura

Cincias do Ambiente - Ernesto Camelo de Castro

PUC Gois - Dep. de Engenharia

Latitude

Interaes com a radiao solar


Amrica do Sul (14 Set 2004) Satlite Aqua Sensor MODIS (250m)

Rondnia

Bolivia

Mato Grosso

La Paz

Hidrosfera
71% da superfcie da Terra 3.800 m de profundidade mdia 94% nos oceanos e mares, 2% congelados nas calotas polares e 4% na forma de gua doce armazenada nos continentes, biosfera e atmosfera. Esses 4% nos continentes esto predominantemente no subsolo.
Apenas 1,5% de toda a gua dos continentes se encontra na superfcie, armazenada em lagos ou correndo nos rios.

Cincias do Ambiente - Ernesto Camelo de Castro

PUC Gois - Dep. de Engenharia

Topografia e Umidade do Ar

Distribuio Heterognea

Bibliografia de Referncia
(1) Teixeira, W.; Toledo, M.C.M.; Fairchild, T.R.; Taioli, F. (Orgs.) 2000. Decifrando a Terra. Oficina de Textos, CEN, So Paulo, SP. (2) Strahler, A. N.; Strahler, A. H. 1987. Modern Physical Geography. (3rd. Ed.) John Wiley & Sons, New York. Origem da Terra: (1) cap. 1 pgs. 2-13, Atmosfera: (1) partes dos caps. 1 e 4. (2) cap. 3 pags. 3943 e cap. 5 pags. 80-87. Magnetismo e Gravidade: (1) cap. 4 pgs. 63-75. (2) cap. 3 pags. 43-44. Hidrosfera: (1) muito detalhado nos caps. 7, 13 e 20. (2) cap. 3 pags. 45-46.

Cincias do Ambiente - Ernesto Camelo de Castro

Potrebbero piacerti anche