Sei sulla pagina 1di 4

Dificuldades de Relacionamento Enfrentadas por Indivduos que Possuem Transtorno de Personalidade Borderline

Escrito por: Kelly Mayana Pacheco de Sousa

Resumo: O presente artigo apresenta caractersticas e definies do transtorno de personalidade borderline, assim como um apanhado sobre as dificuldades que indivduos portadores desse transtorno possuem em seus relacionamentos, posto ser um transtorno caracterizado principalmente por uma tendncia marcante a agir impulsivamente e sem considerao das conseqncias, juntamente com acentuada instabilidade afetiva. Palavras-chave: Transtorno, personalidade, borderline, relacionamento.

1. Introduo
Em indivduos com o transtorno borderline possvel destacar uma exagerada reatividade no humor, impulsividade, relacionamentos intensos e instveis. Apresentam diversas sensaes, por vezes conflitantes, manifestam raiva, tristeza, vergonha, pnico, terror e sentimentos crnicos de vazio e solido. Por existir nesses indivduos caractersticas to conflitantes, estes acabam por terem seus relacionamentos afetados e costumam ter freqentes problemas relacionados convivncia social. As pessoas que convivem com tais indivduos geralmente sentem dificuldades em entender seus comportamentos e a lidar com eles. vlido, portanto, evocar tais caractersticas para que esse transtorno torne-se mais compreensivo no que concerne a sua manifestao.

2. Caractersticas do Transtorno de Personalidade Borderline


Para uma melhor compreenso do transtorno de personalidade borderline necessrio ter conhecimento a cerca das principais caractersticas e comportamentos que permeiam a vida de um indivduo com tal transtorno. O DSM-IV coloca o transtorno da Personalidade Borderline como caracterizado por um padro evasivo de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, autoimagem e afetos e acentuada impulsividade, que comea no incio da idade adulta e est presente em uma variedade de contextos. A pessoa para estar dentro deste diagnstico deve apresentar no mnimo cinco dos critrios expostos pelo DSM-IV. O Transtorno de Personalidade Borderline tambm est presente na classificao da Organizao Mundial de Sade (CID-10). Neste caso, ele est includo no captulo

dos Transtornos de Personalidade Emocionalmente Instvel sendo subdivido em dois tipos, o Impulsivo e o Borderline. Ambos apresentam, de acordo com esta classificao, uma tendncia marcante a agir impulsivamente e sem considerao das conseqncias, juntamente com acentuada instabilidade afetiva. Nessas pessoas a capacidade de planejar pode ser mnima e os acessos de raiva intensa podem, com freqncia, levar a exploses comportamentais e de violncia. Essas exploses costumam ser facilmente precipitadas, principalmente quando esses atos impulsivos so criticados ou impedidos por outros. No Tipo Borderline ou Limtrofe alm das caractersticas comuns ao Impulsivo vrias caractersticas de instabilidade emocional esto presentes. Somado impulsividade, h perturbao varivel da auto-imagem, dos objetivos e das preferncias internas, incluindo a sexual. O paciente Borderline freqentemente se queixa de sentimentos crnicos de vazio. Existe uma propenso a se envolver em relacionamentos intensos e instveis e pode estar relacionado com esforos excessivos para evitar abandono e uma srie de ameaas de suicdio ou at atos de autoleso. Tanto o DSM-IV quanto a CID-10 trazem como caractersticas marcantes e centrais a presena da instabilidade em vrios mbitos o que aponta para reais dificuldades que indivduos borderline podem apresentar em seus relacionamentos.

3. Relacionamento de Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline


As dicotomias so uma constante em todos os mbitos da vida de uma pessoa com transtorno de personalidade borderline. Comportamentos de exploso afetiva, instabilidade de humor, impulsividade, cimes intensos, apresentam-se na vida do borderline de maneira muito intensa e persistente. Eles vivem no limite das emoes. O paciente borderline um ser frgil, s vezes cordial, amigvel, competente, at envolver-se em situaes difceis, estressantes, em que aflora um padro caracterstico de desorganizao, instabilidade da auto-imagem, humor e relaes interpessoais, sendo propenso a episdios psicticos breves em momentos de intensa ansiedade ou em situaes no estruturadas, suscetvel de passar por episdios de despersonalizao ou desrealizao (ROMARO, 2002). Com tais caractersticas, o transtorno acaba por afetar as relaes interpessoais e muitos preconceitos e incompreenso permeiam seus relacionamentos. As pessoas com transtorno de personalidade borderline so, muitas vezes, rotuladas de irresponsveis, egostas, desequilibradas, "problemticas, o que s agrava sua instabilidade e faz com elas se aproximem mais e mais da loucura, j que dificilmente sozinhas conseguiro contornar a dificuldade (CARNEIRO, 2004).

Os indivduos borderline experimentam muitas vezes, uma desregulao interpessoal. Seus relacionamentos podem ser caticos, intensos e marcados por dificuldades. Por terem esta estruturao, tende a apresentar dificuldades profundas nos relacionamentos interpessoais, com marcadas dificuldades no mbito social e familiar, que tambm se expressam nas manifestaes transferenciais e contratransferenciais (ROMARO, 2012). Tais pacientes tendem, de fato, a experimentar afetos intensos, intempestivos e instveis, entretanto raramente suas vivncias afetivas incluem a experincia do prazer.

4. Concluso
Diante das informaes levantadas notrio que o indivduo que possui transtorno de personalidade borderline tende a apresentar grandes dificuldades nas suas relaes interpessoais, principalmente devido a sua instabilidade emocional e sua impulsividade, pois eles experimentam as emoes de modo muito extremo e intenso e so capazes de passar de um estado a outro por motivos que para a maioria das pessoas seriam suprfluos. Dessa forma, so propensos a conflitos freqentes em seus relacionamentos e em sua vida social. Sua maneira de se comportar diante de determinadas situaes chegam a assustar as pessoas que convivem ao seu redor. Tanto com o parceiro, seja na escola, no trabalho, no emprego, suas crises emocionais freqentemente vem acompanhada de grande repercusso. Por conta desse padro de instabilidade vivido pelo borderline, parece de essencial importncia a participao da famlia e de todos que rodeiam esses indivduos, pois uma maneira de tentar se relacionar bem com eles entender o contexto do adoecimento que eles vivem.

Sobre o Artigo:
Artigo desenvolvido na disciplina de Psicopatologia II ministrada pela professora Lucienia Libnea, para obteno de nota

Sobre o Autor:
Kelly Mayana Pacheco de Sousa - Aluna do curso de psicologia, 6 perodo, da Universidade Estadual do Piau- UESPI; do campos Faculdade De Cincias MdicasFACIME/CCS

Referncias:
BARLOW, D.H. Manual clnico dos transtornos psicolgicos. Porto Alegre: Artmed, 1999. CABALLO, V.E. Manual de transtornos da personalidade. So Paulo: Santos, 2007. CARNEIRO, L.L.F. Borderline no limite entre a loucura e a razo. Revista Cincia e Cognio, Rio de Janeiro, v.03, p. 66-68, Nov. 2004. Disponvel em: < http://www.cienciasecognicao.org/pdf/m14420.pdf>. Acesso em 12 de julho de 2011. ASSOCIAO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual de diagnstico e estatstico de transtornos mentais DSM-IV. Porto Alegre: Artes Mdicas, 4a. edio, 1995. ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. Classificao dos transtornos mentais e de comportamento da CID 10: descries clnicas e diretrizes diagnsticas. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993. ROMARO, Rita Aparecida. O sentimento de excluso social em personalidade borderline e o manejo da contratrasferncia. Revista Mudanas, So Paulo, vol10 (1), p. 62-71, 2002. Disponvel em: http://www.ritaromaro.com.br/admin/banners/43/artigo__o_sentimento_de_exclusao _social_em_personalidade_borderline.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2011. SOUSA, Ana Carolina Aquino. Transtorno de personalidade borderline sob uma perspectiva analtico-funcional. So Paulo: Brasil, 2003. Disponvel em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S151755452003000200004&script=sci_artt ext >. Acesso em 15 de julho de 2011.

Fonte: http://artigos.psicologado.com/psicopatologia/transtornospsiquicos/dificuldades-de-relacionamento-enfrentadas-por-individuos-que-possuemtranstorno-de-personalidade-borderline#ixzz2dINDjOQi Psicologado - Artigos de Psicologia

Potrebbero piacerti anche