Sei sulla pagina 1di 2

Alguns Pontos Prticos

1. O tempo mnimo para esta orao de 20 minutos. So recomendados dois perodos cada dia, um logo ao despertar e o outro tarde ou no incio da noite. O perodo pode ser estendido a 3- minutos ou mais com a prtica. 2. O fim do perodo de orao pode ser indicado por um timer, desde que no tenha um tic-tac audvel nem um alarme muito forte. 3. Possveis sintomas fsicos durante a orao: a. podemos sentir dores leves, comiches ou contraes em vrias partes do corpo, ou uma agitao generalizada. Isto em geral se deve ao desatamento de ns emocionais no corpo. b. Podemos tambm experimentar sensaes de peso ou de leveza nas extremidades. Isto se deve, usualmente, ao aprofundamento do nvel de ateno espiritual. c. Em qualquer caso, no devemos prestar ateno, e muito suavemente retornar palavra sagrada. 4. Os principais efeitos da Orao centrante so experimentados na vida diria, no propriamente no perodo da orao. 5. A Orao Centrante nos familiariza com a primeira linguagem de Deus, que o silncio.

Maneiras de Aprofundar Nosso Relacionamento com Deus


1. Pratique dois perodos de 20-30 min de Orao Centrante diariamente. 2. Leia a palvra de Deus nas Escrituras e estude Mente Aberta, Corao Aberto. 3. Selecione uma ou duas prticas especficas para a vida diria, como sugerido em Mente Aberta, Corao Aberto, captulo 12. 4. Junte-se a um grupo de apoio de Orao Centrante ou a um programa de formao (se disponveis na sua rea). a. Os grupos encorajam seus membros a perseverar na prtica individual. b. Oferecem oportunidades para a aprendizagem regular por meio de fitas de udio e vdeo, leituras e discusses. c. Oferecem oportunidades de apoio e partilha na viagem espiritual.

Orao Centrante
(A Orao do Consentimento) por Dom Thomas Keating, OCSO
Aquiete-se e saiba que eu sou Deus. (Salmo 46,10)

O Mtodo da

A Orao Contemplativa
Podemos pensar em orao como pensamentos ou sentimentos expressos em palavras. Mas essa somente uma forma de expresso. Na tradio crist, a Orao Contemplativa considerada um puro dom de Deus. a abertura de mente e corao de todo nosso ser a Deus, o Mistrio Supremo, para alm de pensamentos, palavras e emoes. Com o auxlio da graa abrimonos para Deus que, pela f, sabemos estar dentro de ns, mais ntimo do que a respirao, mais ntimo do que o pensamento, mais ntimo do que nossas escolhas mais ntimo do que a prpria conscincia.

O que a Orao Centrante e no :


1. No uma tcnica, mas uma maneira de cultivar um relacionamento mais profundo com Deus. 2. No um exerccio de relaxamento, mas poder ser muito repousante. 3. No uma forma de auto-hipnose, mas uma maneira de aquietar a mente, mantendo-a ao mesmo tempo alerta. 4. No um dom carismtico, mas um caminho de transformao. 5. No uma experincia parapsicolgica, mas um exerccio de f, esperana e amor desprendido. 6. No se limita a sentir a presena de Deus, sendo mais um aprofundamento da f na presena permanente de Deus. 7. No uma forma de orao reflexiva ou espontnea, mas um simples descanso em Deus para alm de pensamentos, palavras e emoes. Livros publicados, em portugus:
Intimidade com Deus Thomas Keating, OCSO (Paulus Editora, 1999) Orao Centrante M. Basil Pennington, OCSO (Editora Palas Athena, 2002) Mente Aberta, Corao Aberto Thomas Keating, OCSO (Edies Loyola, 2005) Convite ao Amor Thomas Keating, OCSO (Edies Loyola, 2005) Portal na Internet: www.oracaocentrante.org

Pontos para Desenvolvimento


1. Durante o perodo de orao, vrios tipos de pensamento podem surgir: a. Divagao da imaginao ou da memria. b. Pensamentos e sentimentos que despertam atraes ou averses. c. Percepes sbitas ou insights psicolgicos. d. Auto-observaes do tipo Como estou indo?, ou Esta paz maravilhosa!. e. Pensamentos e sentimentos derivados da liberao de material do inconsciente. f. Quando envolvido por qualquer um desses pensamentos, retorne muito suavemente palavra de amor. 2. Durante esta orao evitamos analisar a nossa experincia, abrigar expectativas ou ter metas especficas, tais como: a. Repetir a palavra sagrada continuamente. b. No pensar em nada. c. Esvaziar a mente. d. Sentir paz ou consolao. e. Alcanar uma experincia espiritual.

A Orao Centrante
A Orao Centrante um mtodo que se destina a facilitar o desenvolvimento da Orao Contemplativa ao preparar nossas faculdades para receber este dom. uma tentativa de apresentar o ensinamento de tempos anteriores em forma atualizada. A Orao Centrante no pretende substituir outras formas de orao, mas lanar sobre elas nova luz e profundidade de significado. ao mesmo tempo um relacionamento com Deus e uma disciplina para promover esse relacionamento. Este mtodo de orao um movimento para alm da conversa com Cristo, em direo comunho com Ele.

Base Teolgica
A fonte da Orao Centrante, como acontece com todos os mtodos dirigidos Orao Contemplativa, a Trindade que habita em ns: Pai, Filho e Esprito Santo . O foco da Orao Centrante o aprofundamento de nosso relacionamento com o Cristo vivo. Ela tende a estabelecer comunidades de f e ligar os membros entre si com amizade e amor.

A Raiz da Orao Centrante


Escutar a palavra de Deus nas Escrituras (Lectio Divina ) uma forma tradicional de cultivar a amizade com Cristo. uma forma de escutar os textos das Escrituras como se estivssemos conversando com Cristo, com Ele sugerindo os tpicos da conversa. O encontro dirio com Cristo, e a reflexo sobre Sua palavra, leva-nos para alm do mero conhecimento a uma atitude de amizade, confiana, e amor. A conversa se simplifica e d lugar comunho. So Gregrio Magno (Sculo VI), ao sintetizar a tradio contemplativa crist, disse ser ela um descanso em Deus. Este era o significado clssico da Orao Contemplativa na tradio crist durante os primeiros dezesseis sculos.

Roteiro Bsico para a Prtica:


1. Escolha uma palavra sagrada (ou palavra de amor) como smbolo de sua sua inteno de dar assentimento presena e ao interior de Deus. 2. Sentado confortavelmente, com os olhos fechados, aquiete-se brevemente e, silenciosamente, comece a repetir a palavra sagrada como smbolo de seu assentimento presena e ao de Deus em voc. 3. Quando se sentir envolvido por pensamentos*, volte muito suavemente palavra de amor. 4. Ao final do perodo de orao, permanea em silncio, com os olhos fechados, por uns 2 minutos.
*Pensamentos incluem impresses sensoriais, sentimentos, imagens, e reflexes.

II. Sentado confortavelmente, com os olhos fechados, aquiete-se brevemente e, silenciosamente, comece a repetir a palavra sagrada como smbolo de seu assentimento presena e ao de Deus em voc. 1. Sentar-se confortavelmente significa com relativo conforto de forma a no encorajar o sono durante o tempo de orao. 2. Qualquer que seja a posio de sentar escolhida, devemos manter a coluna ereta. 3. Fechamos os olhos como smbolo de nosso desligamento do que est acontecendo em volta e dentro de ns. 4. Iniciamos a repetio da palavra de amor suavemente, to delicadamente como se estivssemos depositando uma pena sobre um floco de algodo. 5. Se cairmos no sono, devemos continuar a orao por alguns minutos aps despertar, se dispusermos de tempo. III. Quando se sentir envolvido por pensamentos, volte muito suavemente palavra de amor. 1. A palavra pensamentos refere-se, genericamente, a toda forma de percepo, como impresses sensoriais, sentimentos, imagens, recordaes, planos, reflexes, conceitos, comentrios e experincias espirituais. 2. Os pensamentos so partes inevitveis, integrais e normais da Orao Centrante. 3. Um mnimo de esforo indicado para voltar muito suavemente palavra de amor. Esta a nica forma de ao que iniciamos durante o perodo da Orao Centrante. 4. No decorrer da nossa orao, a palavra sagrada pode tornar-se vaga ou mesmo desaparecer. IV. Ao final do perodo de orao, permanea em silncio, com os olhos fechados, por uns dois minutos. 1. Os minutos adicionais permitem-nos estender a atmosfera de silncio para nossa vida diria. 2. Se esta orao for praticada em grupo, o lder pode recitar vagarosamente uma orao tal como o Pai Nosso, enquanto os outros escutam.

Uma Palavra de Sabedoria de Jesus


A Orao Centrante se baseia na palavra de sabedoria de Jesus no Sermo da Montanha: ...Quando orares, entra em teu aposento interior, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo. E teu Pai, que v no segredo, te recompensar. (Mt 6, 6) Inspira-se tambm em contribuies escritas por expoentes da herana crist contemplativa, incluindo Joo Cassiano, o autor annimo da Nuvem do No Saber, Francisco de Sales, Teresa dvila, Joo da Cruz, Teresa de Lisieux e Thomas Merton.

Explicao do Roteiro Bsico


I. Escolha uma palavra sagrada (ou palavra de amor) como smbolo de sua inteno de dar assentimento presena e ao interior de Deus. 1. A palavra de amor expressa nossa inteno de consentir na presena de Deus e em Sua ao interior. 2. A palavra sagrada deve ser escolhida em breve perodo de orao ao Esprito Santo. Use uma palavra de uma ou duas slabas, tais como: Deus, Senhor, Jesus, Abba, Pai, Me, Maria, Amm, Shalom. Outras possibilidades incluem: Amor, Oua, Paz, Misericrdia, Soltar, Silncio, Quietude, F, Confiana. 3. Um simples olhar interior para a Presena Divina, ou ateno respirao, pode ser mais adequado para algumas pessoas do que a palavra de amor. O mesmo roteiro bsico aplica-se a essas possibilidades. 4. A palavra escolhida sagrada no por seu significado prprio, mas pelo significado que lhe conferimos como expresso de nossa inteno de dizer sim a Deus. 5. Uma vez escolhida uma palavra de amor, no devemos mud-la durante o perodo de orao, pois isto desencadearia pensamentos.

Potrebbero piacerti anche