Sei sulla pagina 1di 4

INTRODUO

O jogo de xadrez jogado entre dois adversrios, que movimentam peas num tabuleiro quadrado chamado tabuleiro de xadrez. O jogador com as peas brancas comea o jogo. Diz-se ser a vez do jogador, quando seu adversrio completou um lance. Objetivo: O objetivo de cada jogador colocar o rei adversrio sob ataque, de tal forma que o adversrio no tenha lance legal a evitar a captura de seu rei no lance seguinte. O jogador a alcanar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu mate no adversrio. O jogador que levou o mate, perdeu a partida.

O Tabuleiro e as Peas

Quando ns falamos de peas de cor preta ou branca estaremos nos referindo ao lado das peas de cor mais escura ou mais clara respectivamente. Chamamos de casa cada um dos quadrados do tabuleiro.

O tabuleiro deve ser posicionado de tal maneira que a casa do canto inferior, direita do jogador seja branca. As peas do jogo de xadrez so:

PEO

TORRE

CAVALO

RAINHA OU DAMA

BISPO

REI

As peas so distribudas no tabuleiro de acordo com o desenho ao lado. Note que quando o tabuleiro possui indicao de letras e nmeros as peas brancas devem iniciar do mesmo lado das letras.

Note tambm a posio do rei e da rainha no incio do jogo:

Rei branco casa preta Rei preto casa branca Rainha branca casa branca Rainha preta casa preta Movimento das peas

TORRE A torre se movimenta para frente e para trs, para a direita e para a esquerda, quantas casas quiser, mas no pode pular nenhuma outra pea.

BISPO O bispo se movimenta na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se encontrava no incio do jogo, podendo ir para frente e para trs, quantas casas quiser, mas no pode pular nenhuma outra pea.

CAVALO O cavalo tem um movimento especial que parece a letra L. O cavalo se movimenta 2 casas para frente ou para trs e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou para trs. O cavalo a nica pea do xadrez que pode pular outras peas.

RAINHA A Rainha, tambm conhecida como Dama, a pea mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trs, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas no pode pular nenhuma outra pea.

REI O Rei movimenta-se apenas 1 casa em qualquer direo. O Rei nunca pode se movimentar para uma casa que esteja sob ataque ou capturar uma pea que esteja defendida por uma pea adversria. No diagrama o rei preto s pode ir para cima, pois indo para a esquerda ou em diagonal estar sob ataque da torre branca. Quando estudarmos os movimentos especiais veremos que existe uma situao em que o rei pode andar 2 casas.

PEO O peo s se movimenta para frente, sendo a nica pea que no se move para trs. No primeiro lance de cada peo ele pode avanar 1 ou 2 casas. partir do segundo lance de cada peo ele ir movimenta-se apenas 1 casa.

Objetivo do Jogo de Xadrez


O objetivo do jogo do xadrez dar o mate no rei adversrio. O mate acontece quando o rei est sob ataque de uma ou mais peas adversrias e: O rei no pode se movimentar para nenhuma casa sem ataque; A pea que est atacando no pode ser capturada; Nenhuma pea pode se colocar na frente da pea que est atacando.

Fonte de pesquisa http://baquara.com/xadrez/movimentos.htm

Potrebbero piacerti anche