Sei sulla pagina 1di 11

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves

de Lima

Reaproveitamento do Entulho da Construo Civil


Jernimo Pierezan (1); Rogrio Antocheves (2)(coordenador)
(1) Jernimo Pierezan, Universidade Federal do Pampa/UNIPA MPA (2) Rogrio Antocheves, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA jeronimopierezan@hotmail.com

Resumo
Buscam-se tecnologias que aumentem a eficincia do uso de energia, reduzindo o consumo de recursos naturais e gerem menos resduos e poluio. Por ser uma questo social devem -se propor solues que possam ser executadas com rapidez, mas que assegurem a qualidade, a quantidade e o custo de construo e de manuteno. Atravs da reciclagem de resduos de construes, demolies e reformas, apresentam-se tambm solues desenvolvidas e disponveis no B rasil. Porm, vale lembrar, que mesmo que se melhore a qualidade do processo, sempre haver perda e, portanto, resduo. Apesar de causar tantos problemas, o entulho deve ser visto como fonte de materiais de grande utilidade para a construo civil. Seu uso, alm de material para pavimenta o, serve tambm para substituir materiais normalmente extrados de jazidas ou pode se transformar em matria-prima para componentes de construo, de qualidade comparvel aos mat eriais tradicionais. Do ponto de vista social, a tecnologia de reciclagem apontada como uma das alternativas para a gerao de emprego e renda. A reciclagem de entulho pode ser realizada com instalaes e equipamentos de baixo custo, apesar de existirem opes mais sofisticadas tecnologicamente. Contudo, necessrio estimular a reciclagem, facilitando o acesso a locais de deposio regular estabelecidos pela prefeitura. A partir de uma c oleta eficaz possvel introduzir prticas de reciclagem para o reaproveitamento do ent ulho. O aproveitamento de res duos uma das aes que devem ser includas nas prticas comuns de produo de edificaes, visando a sua maior sustentabilidade. So citadas algumas possibilidades de reciclagem para este res duo e as vantagens especficas de cada uma. Palavra-Chave: resduos, reciclagem, sustentabilidade.

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves de Lima

Introduo

urgente a identificao das caractersticas tcnicas que propiciem a execuo de um edifcio ecologicamente correto tais como: condicionamento de ar, posicionamento de fachada em relao ao nascente/poente do sol, destinao de resduos slidos, reuso de gua dentre outros. Tambm, uma profunda reflexo das principais causas de um estudo preliminar inadequado ou apressado da fase inicial do projeto, tais como: anlise incoerente quanto ao correto uso da edificao, preocupao somente com questes financeiras construtivas sem projeo de custos de manuteno desta edificao. O desenvolvimento sustentvel tem como objetivo atender s necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das geraes futuras atenderem s suas prprias necessidades. Para isto, trs grandes desafios devem-se sustentar: garantir a disponibilidade de recursos naturais atravs dos produtos renovveis, respeitando sua velocidade de renovao, e dos no renov veis, utilizando-os de forma a garantir que tecnologias alternativas sejam desenvolvidas a tempo de substitui-los quando comearem a ficar escassos; no ultrapassar os limites da biosfera para assimilar resduos e poluio; reduzir a pobreza no mundo. Atravs destes trs itens o referido artigo busca tecnologias que aumentem a eficincia do uso de energia, reduzindo o consumo de recursos naturais e gerem menos resduos e poluio. A autoria do trabalho, consciente do problema e a fim de apresent-lo em uma disciplina da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, decidiu abordar o presente tema para desenvolver um documento sobre reutilizao do entulho gerado por construes, demolies ou reformas. Por ser uma questo social, o problema deve ser tratado alm das questes tcnicas e econmicas, abrangendo requisitos de desempenho do ambiente construdo e de rapidez, certamente sem deixar de lado a economicidade, no sentido de propor solues que possam ser executadas com rapidez, mas que assegurem a qualidade, a quantidade e o custo de construo e de manuteno. O presente artigo traz uma sntese dessa abordagem, apresentando tambm solues desenvolvidas e disponveis no Brasil. O aproveitamento de resduos uma das aes que devem ser includas nas prticas comuns de produo de edificaes, visando a sua maior sustentabilidade, proporcionando economia de recursos naturais e minimizao do impacto no meioambiente. O potencial do reaproveitamento e reciclagem de resduos da construo enorme, e a exigncia da incorporao destes resduos em determinados produtos pode vir a ser extremamente benfica, j que proporciona economia de matria-prima e energia.

Problema mundial

Em relao quantidade de materiais, (SOUZA, et al. (2006)) estima que em um metro quadrado de construo de um edifcio so gastos em torno de uma tonelada de materiais, demandando grandes quantidades de cimento, areia, brita, etc. Ainda, so gerados resduos devido s perdas ou aos desperdcios neste processo, mesmo que se melhore a qualidade do processo, sempre haver perda e, portanto, resduo. O resduo slido de construo e demolio responsvel por um grande impacto ambiental, e frequentemente disposto de maneira clandestina, em terrenos baldios e outras reas pblicas, ou em bota fora e aterros, tendo sua potencialidade desperdiada.
2

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves de Lima

Estima-se 70 milhes de toneladas de resduos que so despejados anualmente em aterros ilegais, nas margens de rios, crregos, estradas ou em terrenos baldios. O custo do desperdcio pesa no bolso da populao, no s pelo aumento dos gastos do empreendimento como tambm os encargos pela remoo e tratamento do entulho. Agora, o custo social praticamente impossvel de ser colocado na calculadora, uma vez que o acmulo de resduos provoca degradao ambiental e prejudica a qualidade de vida da populao. Em lugares que so atingidos pelo entulho, comum ocorrer enchentes, poluio visual e proliferao de doenas. Os ndices de perda de matrias-primas na construo civil so bastante elevados. Muitos autores divergem sobre as quantidades, mas o certo que so quantidades elevadas. Este fato tem duas consequncias imediatas e inevitveis: o setor repassa sua ineficincia para os preos dos imveis, que os proprietrios iro pagar. O setor produz um impacto ambiental desnecessrio ao utilizar matrias-primas naturais em quantidade superior ao necessrio, registrando uma contabilidade scio ambiental negativa. As obras de reforma, pela falta de uma cultura de reutilizao e reciclagem, geram muitos entulhos. Em todas as cidades a gerao de entulho se equivale quantidade de gerao de resduos slidos urbanos domsticos. E quando as cidades so submetidas a grandes intervenes urbanas, como novas avenidas, tneis ou obras de saneamento, geralmente a proporo de gerao de entulhos fica muito maior.

Gerao de empregos

Muito se tem ouvido falar em sustentabilidade nos dias atuais, e embora a maior parte das abordagens, at agora, tenha privilegiado o impacto no meio-ambiente (biodiversidade, nvel de tolerncia da natureza e dos recursos), esta comea a mudar (ou a ser ampliada), especialmente nos pases no desenvolvidos, entre eles o Brasil, devido necessidade de priorizao tambm de aspectos econmicos, sociais e culturais. Do ponto de vista social, a tecnologia de reciclagem apontada como uma das alternativas para a gerao de emprego e renda. O resultado que alm da economia de matria-prima e energia na produo de novos agregados, o uso e a reciclagem de resduos da construo e demolio proporcionam novas oportunidades de emprego para uma parcela da populao que frequentemente excluda, que passa a se organizar em grupos e efetivamente a gerar renda, tanto na coleta (catadores) quanto em cooperativas de reciclagem (na produo de novos materiais e componentes). inegvel, portanto, o benefcio trazido para a indstria, sucateiros e catadores em geral.

Caracterizao do material

O resduo de construo e demolio ou simplesmente entulho, possui caractersticas bastante peculiares. Por ser produzido num setor onde h uma gama muito grande de diferentes tcnicas e metodologias de produo e cujo controle da qualidade do processo produtivo recente, caractersticas como composio e quantidade produzida dependem diretamente do estgio de desenvolvimento da indstria de construo local (qualidade da mo de obra, tcnicas construtivas empregadas, adoo de programas de qualidade, etc.). Dessa forma, a caracterizao mdia deste resduo est condicionada a parmetros especficos da regio geradora do resduo analisado.

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves de Lima

4.1

Composio Qumica

O entulho , talvez, o mais heterogneo dentre os resduos industriais. Ele constitudo de restos de praticamente todos os materiais de construo (argamassa, areia, cermicas, concretos, madeira, metais, papis, plsticos, pedras, tijolos, tintas, etc.) e sua composio qumica est vinculada composio de cada um de seus constituintes. No entanto, a maior frao de sua massa formada por material no mineral (madeira, papel, plsticos, metais e matria orgnica).

4.2

Apresentao do Material

O entulho se apresenta na forma slida, com caractersticas fsicas variveis, que dependem do seu processo gerador, podendo apresentar-se tanto em dimenses e geometrias j conhecidas dos materiais de construo (como a da areia e a da brita), como em formatos e dimenses irregulares: pedaos de madeira, argamassas, concretos, plstico, metais, etc.

Figura 1 Porcentagem mdia dos constituintes do entulho (P INTO et al)

Reciclagem

Apesar de causar tantos problemas, o entulho deve ser visto como fonte de materiais de grande utilidade para a construo civil. Seu uso mais tradicional - em aterros - nem sempre o mais racional, pois ele serve tambm para substituir materiais normalmente extrados de jazidas ou pode se transformar em matria-prima para componentes de construo, de qualidade comparvel aos materiais tradicionais. possvel produzir agregados, areia e brita, para uso em pavimentao, conteno de encostas, canalizao de crregos e uso em argamassas e concreto. Da mesma maneira, podem-se fabricar componentes de construo, como blocos, tubos para drenagem,
4

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves de Lima

placas, entre outros. Para todas estas aplicaes, possvel obter similaridade de desempenho em relao a produtos convencionais, com custos muito competitivos. De qualquer forma, a compatibilidade entre as aplicaes e os materiais e componentes produzidos deve ser levada em conta. A produo de componentes deve considerar a necessidade de cuidados especiais para que a composio do entulho no prejudique o produto final. Alm disso, o controle da composio e do processamento do material indispensvel. A reciclagem de entulho pode ser realizada com instalaes e equipamentos de baixo custo, apesar de existirem opes mais sofisticadas tecnologicamente. Havendo condies, pode ser realizado na prpria obra que gera o resduo, eliminando os custos de transporte. possvel contar com diversas opes tecnolgicas, mas todas elas exigem reas e equipamentos destinados seleo, triturao e classificao de materiais. As opes mais sofisticadas permitem produzir a um custo mais baixo, empregando menos mo-deobra e com qualidade superior. Exigem, no entanto, mais investimentos e uma escala maior de produo. Por estas caracters ticas, adequam-se, normalmente, a cidades de maior porte.

Figura 2 Estao de reciclagem de entulho Estoril em Belo Horizonte (PMB H, 1998)

5.1

Coleta

Para resolver o problema do entulho preciso organizar um sistema de coleta eficiente, minimizando o problema da deposio clandestina. necessrio estimular, facilitando o
5

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves de Lima

acesso a locais de deposio regular estabelecidos pela prefeitura. A partir de uma coleta eficaz possvel introduzir prticas de reciclagem para o reaproveitamento do entul ho. A concentrao dos resduos torna mais barata a sua reciclagem, reduzindo os gastos com transporte, que, em geral, a varivel mais importante num processo de reciclagem. H, portanto, uma equao a ser resolvida, envolvendo custos e quantidade de locais para deposio regular. Estabelecer dias de coleta por bairro, onde a populao pode deixar o entulho nas caladas para ser recolhido por caminhes da prefeitura uma prtica j adotada em alguns municpios. Entretanto, s eficaz se for possvel manter a regularidade do atendimento, sem perder a confiana da populao. A divulgao dos locais e dias de recolhimento e o estabelecimento de medidas rigorosas de fiscalizao no podem ser dispensados. Porm, este sistema de coleta, apesar de muito prtico para os produtores do entulho, implica altos custos para a prefeitura.

Estatsticas

Estimativas da quantidade do entulho produzido no pas e no exterior so apresentadas abaixo.


Tabela 1 Estimativa de entulho produzido (PINTO et al). LOCAL GERA DOR Gerao Estimada (t/ano) 372.000 27.000 85.000 102.000 58.000 44.000 18.000 74.000 50.000 33.000 16.000 a 25.000 6.000 7.000

Local So Paulo Rio de Janeiro Braslia Belo Horizonte Porto Alegre Salvador Recife Curitiba Fortaleza Florianpolis Europa Reino Unido Japo

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves de Lima

7 7.1

Resultados Ambientais

Os principais resultados produzidos pela reciclagem do entulho so benefcios ambientais. A equao da qualidade de vida e da utilizao no predatria dos recursos naturais mais importante que a equao econmica. Os benefcios so conseguidos no s por se diminuir a deposio em locais inadequados como tambm por minimizar a necessidade de extrao de matria-prima em jazidas, o que nem sempre adequadamente fiscalizado. Reduz-se, ainda, a necessidade de destinao de reas pblicas para a deposio dos resduos.

7.2

Econmicos

As experincias indicam que vantajoso tambm economicamente substituir a deposio irregular do entulho pela sua reciclagem. O custo para a administrao muni cipal alto por metro cbico clandestinamente depositado. A produo de agregados com base no entulho pode gerar economias de mais de 80% em relao aos preos dos agregados convencionais. A partir deste material possvel fabricar componentes com uma economia de at 70% em relao a similares com matria-prima no reciclada. Esta relao pode variar, evidentemente, de acordo com a tecnologia empregada nas instalaes de reciclagem, o custo dos materiais convencionais e os custos do processo de reciclagem implantado. De qualquer forma, na grande maioria dos casos, a reciclagem de entulho possibilita o barateamento das atividades de construo.

7.3

Sociais

O emprego de material reciclado em programas de habitao popular traz bons resultados. Os custos de produo da infraestrutura das unidades podem ser reduzidos.

Utilizao do entulho

A seguir so citadas algumas possibilidades de reciclagem para este resduo e as vantagens especficas de cada uma.

8.1

Pavimentao

A forma mais simples de reciclagem do entulho a sua utilizao em pavimentao (base, sub-base ou revestimento primrio) na forma de brita corrida ou ainda em misturas do resduo com solo.
7

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves de Lima

O entulho, que pode ser usado sozinho ou misturado ao solo, deve ser processado por equipamentos de britagem/triturao at alcanar a granulometria desejada, e pode apresentar contaminao prvia por solo desde que em proporo no superior a 50% em peso. A eficincia desta prtica, j comprovada cientificamente, vem sendo confirmada pela utilizao, na prtica, por diversas administraes municipais como So Paulo e Belo Horizonte. 8.1.1 Vantagens forma de reciclagem que exige menor utilizao de tecnologia o que implica menor custo do processo; permite a utilizao de todos os componentes minerais do entulho (tijolos, argamassas, materiais cermicos, areia, pedras, etc.), sem a necessidade de separao de nenhum deles; economia de energia no processo de moagem do entulho (em relao sua utilizao em argamassas), uma vez que, usando -o no concreto, parte do material permanece em granulometrias gradas e possibilidade de utilizao de uma maior parcela do entulho produzido, como o proveniente de demolies e de pequenas obras que no suportam o investimento em equipamentos de moagem/ triturao .

8.2

Agregado para Concreto

O entulho processado pelas usinas de reciclagem pode ser utilizado como agregado para concreto no estrutural, a partir da substituio dos agregados convencionais (areia e brita). 8.2.1 Vantagens utilizao de todos os componentes minerais do entulho (tijolos, argamassas, materiais cermicos, areia, pedras, etc.), sem a necessidade de separao de nenhum deles; economia de energia no processo de moagem do entulho (em relao sua utilizao em argamassas), uma vez que, usando -o no concreto, parte do material permanece em granulometrias gradas; possibilidade de utilizao de uma maior parcela do entulho produzido, como o proveniente de demolies e de pequenas obras que no suportam o investi mento em equipamentos de moagem/ triturao e possibilidade de melhorias no desempenho do concreto em relao aos agregados convencionais, quando se utiliza baixo consumo de cimento . 8.2.2 Desvantagens
8

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves de Lima

a presena de faces polidas em materiais cermicos (pisos, azulejos, etc.) interfere negativamente na resistncia compresso do concreto produzido e consumo de gua em quantidade bastante superior devido grande absoro do entulho.

8.3 Agregado para Argamassa


Aps ser processado por equipamentos denomi nados "argamasseiras", que moem o entulho, na prpria obra, em granulometrias semelhantes as da areia, ele pode ser utilizado como agregado para argamassas de assentamento e revestimento. A partir da mistura de cimento, areia e gua, a frao mineral do entulho adicionada a uma caamba de piso horizontal, onde dois rolos moedores girando em torno de um eixo central vertical, proporciona a moagem e homogeneizao da mistura que sai do equipamento pronto para ser usada. 8.3.1 Vantagens utilizado do resduo no local gerador, o que elimina custos com transporte; efeito pozolnico apresentado pelo entulho modo; reduo no consumo do cimento e da cal, e ganho na resistncia a compresso das argamassas. 8.3.2 Desvantagens as argamassas de revestimento obtidas apresentam problemas de fissurao, possivelmente pela excessiva quantidade de finos presentes no entulho modo pelas argamasseiras.

8.4 Outros Usos


Preenchimento de vazios em construes; Preenchimento de valas de instalaes; e Entre outros.

Consideraes finais

O aproveitamento de resduos uma das aes que devem ser includas nas prticas comuns de produo de edificaes, visando a sua maior sustentabilidade, proporcionando economia de recursos naturais e minimizao do impacto no meioambiente. O potencial do reaproveitamento e reciclagem de resduos da construo
9

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves de Lima

enorme, e a exigncia da incorporao destes resduos em determinados produtos pode vir a ser extremamente benfica, j que proporciona economia de matria-prima e energia. Observa-se que a quantidade destes resduos elevada, requerendo um manejo ambientalmente adequado, com alternativas para a sua reduo, reutilizao e reciclagem. Isto pode ser viabilizado pela criao de um sistema eficiente de gesto municipal, incluindo a coleta seletiva em canteiros de obra e a oficializao de reas adequadas para a disposio e reciclagem dos resduos. O conceito de desenvolvimento sustentvel est criando profundas razes na soci edade e, certamente, dever atingir as atividades do macro complexo da construo civil, da extrao de matrias primas, produo de materiais de construo, chegando ao canteiro e as etapas de operao/manuteno e demolio. Os engenheiros civis devero ser preparados para o desenvolvimento destas atividades. O processo de implantao de programas de qualidade pelo qual passa a indstria da construo, certamente contribuir para a reduo do volume de resduos gerados por esse setor. No entanto, a quantidade de entulho produzida no diminuir de uma hora para outra. Alm disso, por mais eficaz que sejam as mudanas introduzidas nos processos construtivos, com o objetivo de reduzir os custos e a quantidade de resduos gerados, sempre haver um montante inevitavelmente produzido, que somado aos resduos de demolio, ainda representar um volume expressivo. Dessa forma, o estudo de solues prticas que apontem para a reutilizao do entulho na prpria construo civil, contribui para amenizar o problema urbano dos depsitos clandestinos deste material, proporcionando melhorias do ponto de vista ambiental, e introduz no mercado um novo material com grande potencialidade de uso.

Referncias

CORRA, L. R.. Sustentabilidade na Construo Civil. UFMG, Minas Gerais, 2009. JOHN, V. M.. Desenvolvimento Sustentvel, Construo civil, Reciclagem e Trabalho Multidisciplinar. USP, So Paulo, 1999. MOTTA, L. M. G. ; FERNANDES, C. Utilizao de Resduo Slido da Construo Civil em Pavimentao Urbana. 12 Reunio de Pavimentao Urbana, ABPv, Aracaju, Sergipe. 2003. PINTO et al, T. P.. Perda de Materiais em Processos Construtivos Tradicionais. So Carlos: Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de So Carlos, 1999. SOUZA et al, F. R. Estudo da eco-eficincia de argamassas e concretos reciclados com resduos de estaes de tratamento de gua e de construes e demolies. Programa de Ps-Graduao em Construo Civil. Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal de So Carlos UFSCar. So Carlos, SP. Dissertao (Mestrado). 2006. SPOSTO, R. M.. Os Resduos na Construo: Problema ou Soluo? - Revista Espao acadmico n 61, Junho/2006.
10

Universidade Federal do Pampa Di sciplina: Construo Civil II Trabalho sobre Sustentabilidade na Construo Civil Prof Rogrio Cattelan Antocheves de Lima

VAZ, J. C.. O Entulho, com a Reciclagem, Passa de Vilo a Aliado da Administrao Municipal ZORDAN, S. E.. Entulho da Indstria da Construo Civil. USP, So Paulo, 1999. ZORDAN et al, S. E.. A Utilizao do Entulho como Agregado na Confeco do Concreto. Campinas: Departamento de Saneamento e Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas. Dissertao (Mestrado), 1997.

11

Potrebbero piacerti anche