Sei sulla pagina 1di 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

O Prefeito do MUNICPIO DE FELISBURGO, EDMRIO DIAS DA ROCHA, no uso de suas atribuies legais, estabelecem normas para a realizao de Concurso Pblico para provimento de cargo atualmente vago, em consonncia com as disposies constitucionais referentes ao assunto, Instrues Normativas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (n 05/2007, alterada pela n 04/2008 e n 08/2009), Smula n 116 do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e Legislao Municipal (em especial com a Lei Orgnica Municipal; Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Felisburgo, institudo pela Lei n 41, de 30/06/1998; Plano de Carreiras, de Cargos e Vencimentos da Prefeitura Municipal de Felisburgo, institudo pela Lei Complementar n 010, de 31/07/2006, alterado pela Lei n 129, de 08/11/2010, Lei n 187, de 24/04/2013 e Lei n 202, de 26/07/2013; e Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Pessoal do Magistrio da Prefeitura Municipal de Felisburgo, institudo pela Lei n 156, de 23/01/2012), conforme dispe este Edital.
I DAS DISPOSIES PRELIMINARES

ser prorrogado por uma nica vez, por igual perodo, mediante ato do Prefeito Municipal de FELISBURGO. 5. A fiscalizao e o acompanhamento do Concurso Pblico cabero Comisso Especial de Concurso Pblico, nomeada pelo Prefeito Municipal de FELISBURGO, atravs da Portaria n 260, de 24/07/2013. 6. O ato inaugural do presente Concurso Pblico, bem como suas retificaes, e o ato de homologao do resultado final sero publicados no quadro de avisos da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, no endereo eletrnico da empresa organizadora www.exameconsultores.com.br e em mdia impressa (Dirio Oficial do Estado Jornal Minas Gerais e Jornal de grande circulao da regio/municpio Estado de Minas). Os demais atos do Concurso Pblico sero publicados no quadro de avisos da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO e no endereo eletrnico da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br. 7. Integram o presente Edital os seguintes anexos: a) ANEXO I - Cargos, vencimento, nmero de vagas, Requisitos, Carga horria semanal, valor da taxa de inscrio e provas; a) ANEXO II - Atribuies dos cargos; b) ANEXO III - Modelos de procurao e formulrio para recurso; c) ANEXO IV - Programa de prova para as questes de mltipla escolha; d) ANEXO V Ficha Informativa de Ttulos Referente a Cursos; e) ANEXO VI - Cronograma do Concurso.
II - DO REGIME JURDICO E DO LOCAL DE TRABALHO

1. O Concurso Pblico ser regido por este Edital, por seus anexos e eventuais retificaes, e ser organizado pela empresa EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, sediada Av. do Contorno, n 3731, 3 andar, Bairro Santa Efignia, CEP 30110-017, Belo Horizonte, Minas Gerais, inscrita no CNPJ sob o n 04.976.094/0001-90, no municpio de Belo Horizonte sob o n 172.309/001-5 e no CRA/MG sob o n PJ2754. Telefone: (31) 3225-7833. Horrio de expediente: 8h30 s 12h e 13h s 18h. 2. A PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO est sediada Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo, Minas Gerais, inscrita no CNPJ sob o n 18.083.071/0001-60 - Telefone: (33) 37431205. Horrio de expediente: 7h s 13h. 3. Toda meno a horrio neste Edital ter como referncia o horrio oficial da cidade de Braslia-DF. 4. O prazo de validade do presente Concurso Pblico de 02 (dois) anos, contados da data da homologao do resultado final, podendo

1. Regime Jurdico: Estatutrio, nos termos da legislao municipal (Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Felisburgo, institudo pela Lei n 41, de 30/06/1998).

Pgina 1 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

2. Local de Trabalho: Dependncias da Prefeitura Municipal de Felisburgo, em todo territrio do municpio (zonas urbana e rural) ou nas dependncias de outras Entidades com as quais o Municpio de FELISBURGO mantm convnio, a critrio da Administrao.
III - DAS ESPECIFICAES DOS CARGOS E OUTROS DADOS

g) Ter aptido fsica e mental para o exerccio de suas atribuies, apurada por profissional ou junta mdica devidamente designada pela PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO.
V DOS PEDIDOS DE ISENO DA TAXA DE INSCRIO

1. Os cargos, vencimento (atualizado pela Lei n 046/2007, Lei n 072/2008, Lei n 098/2009, Lei n 137/2010, Lei n 160/2012 e Lei n 161/2012), nmero de vagas, requisitos, carga horria semanal, valor da taxa de inscrio e provas (tipos, n de questes, pontos e horrio de realizao) constam do ANEXO I deste Edital. 2. Ao nmero de vagas constante do ANEXO I deste Edital, podero ser acrescidas novas vagas que surgirem, seja por vacncia ou para preenchimento de novas vagas criadas, dentro do prazo de validade do Concurso Pblico.
IV DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA

1. Considerando os princpios fundamentais estabelecidos na Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, o candidato de baixa renda ou desempregado, que seja capaz de comprovar insuficincia de recursos financeiros, em razo de limitaes de ordem financeira, e desde que no possa arcar com o pagamento da taxa de inscrio sem que comprometa o sustento prprio e de sua famlia, poder requerer a iseno do pagamento da taxa de inscrio. 2. A caracterizao da hipossuficincia est condicionada declarao expressa do candidato, RESPONDENDO CIVIL E CRIMINALMENTE PELO SEU TEOR.
3. O pedido de iseno do pagamento da taxa de inscrio dever ser realizado VIA INTERNET, atravs do endereo eletrnico www.exameconsultores.com.br, conforme perodo e horrio estabelecido no ANEXO VI deste Edital.

1. O candidato aprovado no Concurso Pblico de que trata este Edital ser investido no cargo se atendidas as seguintes exigncias: a) Ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos polticos, na forma do disposto no art. 12, 1 c/c art. 37, inciso I da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. b) Estar em pleno exerccio de seus direitos civis e polticos. c) Estar quite com as obrigaes eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos. d) Estar quite com as obrigaes do Servio Militar, para os candidatos do sexo masculino. e) Possuir os requisitos exigidos para o exerccio das atribuies do cargo. f) Possuir idade mnima de 18 (dezoito) anos, no ato da posse no cargo.

4. O candidato, aps realizar o pedido de iseno do pagamento da taxa de inscrio, dever enviar os documentos abaixo relacionados, atravs dos Correios, por meio de Aviso de Recebimento AR, at a data estabelecida no ANEXO VI deste Edital (averiguando-se sua tempestividade pela data da postagem), dentro de um envelope devidamente identificado (PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO Concurso Pblico Edital n 01/2013, n de inscrio, nome completo e cargo pleiteado), endereado EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, situada Av. do Contorno, n 3731, 3 andar, Bairro Santa Efignia, CEP 30110-017, Belo Horizonte/MG, quais sejam:
a) Documento intitulado Comprovante de

Confirmao de Inscrio, gerado pelo sistema quando da solicitao do pedido de iseno de pagamento da taxa de inscrio;

Pgina 2 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

b) Fotocpia do comprovante de que

inscrito no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal Cadnico ou de que membro de famlia de baixa renda devidamente inscrita, nos termos do Decreto Federal n 6.135, de 26 de junho de 2007, com o respectivo nmero de identificao Social NIS1; c) Fotocpia legvel (frente/verso) da cdula de identidade ou outro documento equivalente, de valor legal; d) Fotocpia legvel (frente/verso) do CPF; e) Fotocpia do comprovante de residncia oficial (fatura de gua, energia eltrica ou telefone fixo) do ltimo ms, que prove mesmo domiclio; 4.1 Aos candidatos com dificuldade de acesso internet, ser disponibilizado ATENDIMENTO PRESENCIAL na Sede da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, situada Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895000, Felisburgo/MG, conforme perodo e horrio estabelecido no ANEXO VI deste Edital. O candidato dever estar munido dos documentos acima relacionados. 4.2 O candidato que no puder, pessoalmente, comparecer ao local de ATENDIMENTO PRESENCIAL, poder constituir um procurador (modelo de procurao constante do ANEXO III deste Edital), o qual dever apresentar no ato da inscrio o instrumento legal de procurao, alm dos documentos exigidos. 5. A anlise dos pedidos de iseno do pagamento da taxa de inscrio de competncia da empresa organizadora do Concurso. 6. Ser divulgado o resultado da anlise dos pedidos de iseno do pagamento da taxa de inscrio na data estabelecida no ANEXO VI deste Edital, nos termos do item I-6 deste Edital. 7. O interessado que tiver o pedido de iseno do pagamento da taxa de inscrio deferido, ser automaticamente inscrito no presente concurso pblico e poder imprimir o
1

Comprovante de Inscrio no endereo eletrnico da empresa organizadora www.exameconsultores.com.br (acessar a rea do Candidato localizada na parte superior do site) ou solicitar sua impresso na Sede da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, situada Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo/MG, a partir da data estabelecida no ANEXO VI deste Edital para disponibilizao do Comprovante Definitivo de Inscrio CDI de todos os candidatos. 8. Ao interessado que tiver o pedido de iseno do pagamento da taxa de inscrio indeferido assegurado o contraditrio e ampla defesa, conforme disposto no art. 5, inciso LV da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, e conforme consta no item XI deste Edital.
VI DAS INSCRIES

1. As inscries devero ser realizadas VIA INTERNET, atravs do endereo eletrnico www.exameconsultores.com.br, conforme perodo e horrio estabelecido no ANEXO VI deste Edital, no sendo aceitos fora do perodo estabelecido. 2. Aos candidatos com dificuldade de acesso internet, ser disponibilizado ATENDIMENTO PRESENCIAL na Sede da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, situada Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895000, Felisburgo/MG, conforme perodo e horrio estabelecido no ANEXO VI deste Edital. 3. O candidato que comparecer ao local de ATENDIMENTO PRESENCIAL para efetuar sua inscrio dever estar munido dos seguintes documentos: a) Original da cdula de identidade ou outro documento equivalente, de valor legal; b) Original do CPF. 4. O candidato que no puder, pessoalmente, comparecer ao local de ATENDIMENTO PRESENCIAL para efetuar sua inscrio, poder constituir um procurador (modelo de procurao constante do ANEXO III deste

A veracidade das informaes prestadas pelo candidato, poder ser consultada junto ao rgo gestor do Cadnico, vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome.

Pgina 3 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

Edital), o qual dever apresentar no ato da inscrio o instrumento legal de procurao, acompanhado dos documentos do candidato, conforme mencionado no subitem anterior. 5. A taxa de inscrio dever ser recolhida em conta a ser indicada pela PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, por meio de boleto bancrio, at a data estabelecida no ANEXO VI deste Edital, observado o horrio de atendimento e das transaes financeiras de cada instituio bancria. 6. Caso o vencimento indicado no boleto bancrio recaia em sbado, domingo ou feriado, o pagamento poder ser efetuado at o dia til imediatamente seguinte. 7. O boleto bancrio ser emitido em nome do requerente e dever ser impresso em impressora a laser ou jato de tinta, para possibilitar a correta impresso e leitura dos dados e do cdigo de barras, e dever ser pago no prazo nele indicado. A impresso desse documento em outro tipo de impressora de exclusiva responsabilidade do candidato. 8. Durante o perodo de inscrio, a segunda via do boleto bancrio poder ser obtida no endereo eletrnico www.exameconsultores.com.br, ficando indisponvel a partir do primeiro dia til aps a data determinada para pagamento. 9. A EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA no se responsabiliza por solicitao de inscrio via Internet no recebida por motivos de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados. Ressalta-se que tal disposio s ser vlida se as falhas ocorridas no forem de responsabilidade dos organizadores. 10. A prestao de informao falsa, pelo candidato ou seu procurador, quando da inscrio, bem como a apresentao de documentos falsos, poder acarretar o cancelamento da inscrio e a anulao de todos os atos decorrentes, em qualquer poca, assegurado o contraditrio e ampla defesa, conforme disposto no art. 5, inciso

LV da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, e conforme consta no item XI deste Edital. Se o candidato for aprovado e classificado para uma das vagas e o ato perpetrado for descoberto aps a homologao do concurso caber a Administrao Pblica a instaurao de processo Administrativo objetivando a anulao dos atos. 11. O candidato inscrito por procurao assume total responsabilidade pelas informaes prestadas por seu procurador, arcando com as consequncias de eventuais erros de seu representante. 12. O Manual do Candidato (Edital, contedo programtico, sugesto bibliogrfica, cronograma do concurso e outros anexos) estar disponvel para o candidato no local de ATENDIMENTO PRESENCIAL e tambm no endereo eletrnico www.exameconsultores.com.br.
VII OUTRAS INFORMAES SOBRE AS INSCRIES

1. A inscrio do candidato implicar o conhecimento e a tcita aceitao das normas e condies estabelecidas neste Edital, em relao s quais no poder alegar desconhecimento. 2. A taxa de inscrio, uma vez paga, somente ser devolvida nos seguintes casos: a) adiamento ou cancelamento ou suspenso do concurso; b) alterao da data de realizao das provas; c) excluso de algum cargo oferecido. 3. O Formulrio de Restituio da Taxa de

Inscrio ser disponibilizado no endereo eletrnico www.exameconsultores.com.br em at 03 (trs) dias teis aps a data de publicao do ato que ensejou o adiamento ou cancelamento ou suspenso do Concurso Pblico ou alterao da data de realizao das provas ou excluso de algum cargo oferecido. O preenchimento, assinatura e entrega do Formulrio de Restituio da Taxa de Inscrio dever

Pgina 4 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

ocorrer em at 30 (trinta) dias, por uma das seguintes formas:


a) mediante protocolo, dentro de um envelope, diretamente na Sede da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, situada Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo/MG, no horrio de expediente; ou diretamente na sede da EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, situada Av. do Contorno, n 3731, 3 andar, Bairro Santa Efignia, CEP 30110017, Belo Horizonte/MG. No envelope, na parte frontal, dever constar: Referente Restituio da Taxa de Inscrio Concurso Pblico Edital n 01/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, n de inscrio, nome completo e cargo pleiteado; b) atravs dos Correios, por meio de Aviso de Recebimento - AR (averiguando-se sua tempestividade pela data da postagem), endereado PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo/MG. No envelope, na parte frontal, dever constar: Referente Restituio da Taxa de Inscrio Concurso Pblico Edital n 01/2013 - PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, n de inscrio, nome completo e cargo pleiteado. c) por meio eletrnico, mediante e-mail para contato@exameconsultores.com.br (averiguando-se sua tempestividade pela data do envio), contendo a seguinte identificao: Referente Restituio da Taxa de Inscrio Concurso Pblico Edital n 01/2013 - PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, n de inscrio, nome completo e cargo pleiteado. 4. A restituio da taxa de inscrio ser processada nos 20 (vinte) dias teis seguintes ao trmino do prazo fixado no subitem anterior por meio de depsito bancrio na conta corrente indicada no respectivo Formulrio de Restituio da Taxa de Inscrio.

5. O valor a ser restitudo ao candidato ser corrigido monetariamente pela variao do IGPM desde a data do pagamento da inscrio at a data da efetiva restituio. 6. No sero recebidas inscries por via postal, fac-smile, correio eletrnico, condicional ou extempornea. 7. Caso o candidato se inscreva para mais de um cargo, havendo coincidncia quanto aos horrios de provas, dever optar por apenas um deles. 8. Efetivada a inscrio, no ser permitida alterao ou troca de cargo, exceto quando houver excluso do cargo para o qual o candidato se inscreveu. 9. O Comprovante de Inscrio dos candidatos estar disponvel no endereo eletrnico www.exameconsultores.com.br em, no mximo, 03 (trs) dias teis aps a efetivao do pagamento da taxa. O Comprovante de Inscrio dos candidatos poder ser solicitado tambm na Sede da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, situada Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo/MG, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obteno desse documento. 10. Para obter o Comprovante de Inscrio pela internet, no endereo www.exameconsultores.com.br, o candidato dever acessar a rea do Candidato localizada na parte superior do site. Aps, dever selecionar o Concurso para o qual se inscreveu no campo denominado "Histrico". 11. Ser permitida a inscrio do candidato que estiver cursando a escolaridade mnima exigida como requisito para o cargo, entretanto, caso seja convocado, o candidato dever apresentar no ato da posse o documento comprobatrio de concluso do curso, sem o qual no ter direito investidura no cargo pleiteado, alm de ser eliminado do presente concurso pblico. 12. Caso necessite de condies especiais para se submeter s provas previstas neste edital, o candidato dever solicit-las por escrito, no prazo de at 10 (dez) dias antes da data de

Pgina 5 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

realizao da prova, encaminhando atravs dos Correios por meio de Aviso de Recebimento - AR, dentro de um envelope devidamente identificado (PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO - Concurso Pblico Edital n 01/2013, n de inscrio, nome completo e cargo pleiteado), endereado EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, situada Av. do Contorno, n 3731, 3 andar, Bairro Santa Efignia, CEP 30110-017, Belo Horizonte/MG ou enviando por e-mail para contato@exameconsultores.com.br ou entregando pessoalmente na Sede da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, situada Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo/MG. 13. A candidata lactante poder amamentar durante a realizao das provas, desde que leve 01 (um) acompanhante, que ficar em local determinado pela Coordenao do Concurso Pblico e ser responsvel pela guarda da criana. Durante o perodo de amamentao, a candidata lactante ser acompanhada por fiscal, que garantir que sua conduta esteja de acordo com os termos e condies estabelecidos, no havendo compensao desse perodo no tempo de durao da prova.
VIII DAS PROVAS

o candidato que obtiver, no mnimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos. 1.1.4 O Programa de Prova para as questes de mltipla escolha consta do ANEXO IV deste Edital.

1.2 A Prova de Ttulos, de carter classificatrio, ser aplicada somente aos candidatos inscritos nos cargos de PROFESSOR I - PI PROFESSOR II - PII e SUPERVISOR(A) PEDAGGICO(A). 1.2.1 A Prova de Ttulos compreender:
Ttulo Certificado ou declarao ou atestado de concluso de CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU na rea de educao, realizado em instituio reconhecida pelo MEC e/ou pelo CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO, com carga horria mnima de 360 horas. Certificado ou declarao ou atestado de concluso de CURSO DE PS-GRADUAO STRICTO SENSU (MESTRADO) na rea de educao, realizado em instituio reconhecida pelo MEC e/ou pelo CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO. Certificado ou declarao ou atestado de concluso de CURSO DE PS-GRADUAO STRICTO SENSU (DOUTORADO) na rea de educao, realizado em instituio reconhecida pelo MEC e/ou pelo CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO. Valor Unitrio (Pontos) 02 (dois) pontos

03 (trs) pontos

05 (cinco) pontos

1.2.2

Os ttulos podero ser somados concomitantemente at o limite de 10 (dez) pontos e somente sero considerados aqueles que forem compatveis com o cargo optado pelo candidato. A concluso de curso dever ocorrer, no mximo, at o ltimo dia de inscrio neste Concurso Pblico, sendo desconsiderada aquela que ocorrer aps. Os ttulos referentes a cursos de especializao em nvel de PSGRADUAO LATO SENSU devero constar a carga horria mnima exigida ou acompanhar declarao ou atestado da Instituio que a mencione, sendo desconsiderados aqueles que se fizerem omitir. Os ttulos devero ser entregues na Sede da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, situada Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo/MG, conforme perodo e horrio estabelecido no ANEXO VI deste Edital,

1. O Concurso Pblico constar de provas Objetiva de Mltipla Escolha, de Ttulos e Prtica. 1.1 A Prova Objetiva de Mltipla Escolha, de carter eliminatrio e classificatrio, ser aplicada a todos os candidatos e ter durao mxima de 03 (trs) horas. 1.1.1 A empresa organizadora do Concurso Pblico manter um marcador de tempo em cada sala de provas para fins de acompanhamento pelos candidatos. Cada questo da prova objetiva de mltipla escolha comporta apenas uma resposta correta dentre 04 (quatro) alternativas oferecidas (A, B, C ou D). A Prova Objetiva de Mltipla Escolha valer 100 (cem) pontos e ser aprovado

1.2.3

1.2.4

1.1.2

1.2.5

1.1.3

Pgina 6 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

dentro de um envelope lacrado, com a seguinte identificao:


Concurso Pblico PREFEITURA MUNICIPAL DE Felisburgo PROVA DE TTULOS Nome completo do candidato - Cargo pleiteado

1.2.13 Todo documento expedido em lngua estrangeira somente ser considerado quando traduzido para a Lngua Portuguesa por tradutor juramentado. 1.2.14 A avaliao dos ttulos de competncia da empresa organizadora do Concurso. 1.3 A Prova Prtica, de carter eliminatrio, ser aplicada somente aos candidatos inscritos nos cargos de MOTORISTA - CNH "D" OU "E", MOTORISTA - CNH "D" OU "E"/ZONA RURAL, OPERADOR DE MQUINAS LEVES e OPERADOR DE MQUINAS PESADAS. 1.3.1 A Prova Prtica para os cargos de MOTORISTA - CNH "D" OU "E", MOTORISTA - CNH "D" OU "E"/ZONA RURAL constar de prtica de direo no permetro urbano e rural, em veculo a ser definido no ato da prova, avaliada por profissional habilitado, consumando em Laudo de Avaliao Tcnica, que verificar a capacidade prtica do candidato no exerccio e desempenho das tarefas do cargo, segundo sua categoria profissional.

1.2.6

Os ttulos podero ser encaminhados tambm via postal, endereados EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, situada Av. do Contorno, n 3731, 3 andar, Bairro Santa Efignia, CEP 30110017, Belo Horizonte/MG, postados, impreterivelmente, at a data estabelecida no ANEXO VI deste Edital, atravs dos Correios por meio de Aviso de Recebimento AR (averiguando-se sua tempestividade pela data da postagem). No sero aceitos ttulos encaminhados via fax ou correio eletrnico ou fora do prazo estabelecido. No sero considerados ttulos protocolados ou postados em data posterior preestabelecida. Quando da entrega dos ttulos, o candidato dever fazer acompanhar a Ficha Informativa de Ttulos referente a cursos, conforme modelo constante do ANEXO V deste Edital, devidamente preenchida.

1.2.7

1.2.8

1.2.9

1.3.1.1 A avaliao da Prova Prtica para os cargos de MOTORISTA - CNH "D" OU "E", MOTORISTA - CNH "D" OU "E"/ZONA RURAL dar-se- atravs dos conceitos APTO ou INAPTO. 1.3.1.2 A Prova Prtica para os cargos de MOTORISTA - CNH "D" OU "E", MOTORISTA - CNH "D" OU "E"/ZONA RURAL valer 100 (cem) pontos e ser considerado APTO o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos. 1.3.1.3 O candidato que obtiver o conceito INAPTO ser eliminado do Concurso. 1.3.1.4 A Prova Prtica para os cargos de MOTORISTA - CNH "D" OU "E", MOTORISTA - CNH "D" OU "E"/ZONA RURAL ser avaliada em funo da pontuao negativa por faltas cometidas (subtraindo-se pontos do total distribudo) durante todas as etapas do exame, atribuindo-se o seguinte: a) uma falta eliminatria: reprovao;

1.2.10 Juntamente com a Ficha Informativa de Ttulos deve ser apresentada uma cpia autenticada de cada certificado declarado. A cpia apresentada no ser devolvida em hiptese alguma e no ser considerada, para efeito de pontuao, a cpia que no esteja autenticada. 1.2.11 Sero de inteira responsabilidade do candidato as informaes prestadas por meio de procurador devidamente constitudo, bem como a entrega dos ttulos na data prevista, arcando o candidato com as conseqncias de eventuais erros. 1.2.12 Somente sero avaliados os ttulos dos candidatos que obtiverem a pontuao mnima exigida na Prova Objetiva de Mltipla Escolha.

Pgina 7 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

b) uma falta grave: 15,0 (quinze) pontos negativos; c) uma falta mdia: 7,5 (sete e meio) pontos negativos; d) uma falta leve: 2,5 (dois e meio) pontos negativos. 1.3.1.5 Constituem faltas no exame de direo: I. Faltas Eliminatrias: a) desobedecer sinalizao semafrica e de parada obrigatria; b) avanar sobre o meio fio; c) no colocar o veculo na rea balizada, em no mximo trs tentativas; d) avanar sobre o balizamento demarcado quando da colocao do veculo na vaga; e) usar a contramo de direo; f) no completar a realizao de todas as etapas do exame; g) avanar a via preferencial; h) provocar acidente durante a realizao do exame; i) exceder a velocidade indicada na via; j) cometer qualquer outra infrao de trnsito de natureza gravssima. II. Faltas Graves: a) desobedecer sinalizao da via, ou do agente da autoridade de trnsito; b) no observar as regras de ultrapassagem ou de mudana de direo; c) no observar a preferncia do pedestre quando ele estiver atravessando a via transversal na qual o veculo vai entrar, ou ainda quando o pedestre no tenha concludo a travessia, inclusive na mudana de sinal; d) manter a porta do veculo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dele; e) no sinalizar com antecedncia a manobra pretendida ou sinaliz-la incorretamente;

f) no usar devidamente o cinto de segurana; g) perder o controle da direo do veculo em movimento; h) cometer qualquer outra infrao de trnsito de natureza grave. III. Faltas Mdias: a) executar o percurso da prova, no todo ou parte dele, sem estar o freio de mo inteiramente livre; b) trafegar em velocidade inadequada para as condies adversas do local, da circulao, do veculo e do clima; c) interromper o funcionamento do motor, sem justa razo, aps o incio da prova; fazer converso incorretamente; d) usar buzina sem necessidade ou em local proibido; e) desengrenar o veculo nos declives; f) colocar o veculo em movimento, sem observar as cautelas necessrias; g) usar o pedal da embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens; h) entrar nas curvas com a engrenagem de trao do veculo em ponto neutro; i) engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso; j) cometer qualquer outra infrao de trnsito de natureza mdia. IV. Faltas Leves: a) provocar movimentos irregulares no veculo, sem motivo justificado; b) ajustar incorretamente o banco de veculo destinado ao condutor; c) no ajustar devidamente os espelhos retrovisores; d) apoiar o p no pedal da embreagem com o veculo engrenado e em movimento; e) utilizar ou Interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veculo; f) dar partida ao veculo com a engrenagem de trao ligada;

Pgina 8 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

g) tentar movimentar o veculo com a engrenagem de trao em ponto neutro; h) cometer qualquer outra infrao de natureza leve. 1.3.1.6 Avaliar-se- quanto prova prtica para os cargos de MOTORISTA - CNH "D" OU "E", MOTORISTA - CNH "D" OU "E"/ZONA RURAL a capacidade, ateno e percepo dos candidatos no trato das questes ligadas sua categoria profissional, a habilidade no manuseio de equipamentos, bem como o conhecimento de normas de segurana no trabalho. 1.3.1.7 No haver segunda chamada da Prova Prtica por ausncia do candidato, seja qual for o motivo alegado. 1.3.1.8 O candidato que faltar Prova Prtica ser eliminado do Concurso Pblico. 1.3.1.9 Para submeter-se Prova Prtica para os cargos de MOTORISTA - CNH "D" OU "E", MOTORISTA - CNH "D" OU "E"/ZONA RURAL, o candidato dever apresentar ao examinador a Carteira Nacional de Habilitao exigida para o cargo, conforme estabelecido no ANEXO I deste Edital, no sendo aceitos protocolos ou declaraes. 1.3.2 A Prova Prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS LEVES constar de execuo de manobra com equipamento, a ser definido no ato da prova, disponibilizado num canteiro de obras e ser avaliada por profissional competente, consumando em Laudo de Avaliao Tcnica, que verificar a capacidade prtica do candidato no exerccio e desempenho das tarefas do cargo, segundo sua categoria profissional.

nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos. 1.3.2.3 O candidato que obtiver o conceito INAPTO ser eliminado do Concurso. 1.3.2.4 A Prova Prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS LEVES ser avaliada observando-se os seguintes critrios: I. Checagem da Mquina - Pr-uso: a) Estrutura da Mquina Lataria, Chassi, Pneus e Material Rodante; b) Faris, Faroletes, Luz de R, Luzes de Freio, Lanternas Indicativas de Direo e Retrovisores. II. Checagem dos Nveis da Mquina: a) b) c) d) Nvel do leo do Motor; Nvel do leo do Hidrulico; Nvel do leo de Freio; Nvel da gua do Sistema de Arrefecimento.

III. Identificao e Checagem do Painel de Instrumentos da Mquina: a) Indicador da Temperatura da gua do Motor; b) Indicador da Presso do leo do Motor; c) Indicador da Carga da Bateria; d) Indicador do Nvel de Combustvel; e) Indicador da Temperatura do leo Hidrulico. IV. Checagem de Comandos: a) Alavancas do Freio de Estacionamento; b) Pedais de Freio / Neutralizador; c) Boto de Buzina. V. Procedimentos de Partida: a) b) c) d) Freio de Estacionamento Aplicado; Acionamento da Chave de Partida; Aquecimento do Motor; Checagem do Painel.

1.3.2.1 A avaliao da Prova Prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS LEVES dar-se- atravs dos conceitos APTO ou INAPTO. 1.3.2.2 A Prova Prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS LEVES valer 100 (cem) pontos e ser considerado APTO o candidato que obtiver

Pgina 9 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

VI. Teste de Operao: a) b) c) d) e) Carga; Transporte; Descarga; Retorno; Estacionamento.

PESADAS dar-se- atravs dos conceitos APTO ou INAPTO. 1.3.3.2 A Prova Prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS PESADAS valer 100 (cem) pontos e ser considerado APTO o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos. 1.3.3.3 O candidato que obtiver o conceito INAPTO ser eliminado do Concurso. 1.3.3.4 A Prova Prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS PESADAS ser avaliada observando-se os seguintes critrios: I. Checagem da Mquina - Pr-uso: a) Estrutura da Mquina Lataria, Chassi, Pneus e Material Rodante; b) Vazamentos; c) Peas; d) Conchas, Borda Cortante, Dentes e Escarificadores; e) Faris, Faroletes, Luz de R, Luzes de Freio, Lanternas Indicativas de Direo e Retrovisores. II. Checagem dos Nveis da Mquina: a) b) c) d) e) Nvel do leo do Motor; Nvel do leo da Transmisso; Nvel do leo do Hidrulico; Nvel do leo de Freio; Nvel da gua do Sistema de Arrefecimento.

VII. Procedimento de Parada: a) Freio de Estacionamento Aplicado; b) Arrefecimento do Motor. 1.3.2.5 Cada letra relacionada nos subitens de I a VII acima vale 4,0 (quatro) pontos, que sero distribudos aos candidatos por cada tarefa correta realizada. 1.3.2.6 Avaliar-se- quanto prova prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS LEVES a capacidade, ateno e percepo dos candidatos no trato das questes ligadas sua categoria profissional, a habilidade no manuseio de equipamentos, bem como o conhecimento de normas de segurana no trabalho. 1.3.2.7 No haver segunda chamada da prova Prtica por ausncia do candidato, seja qual for o motivo alegado. 1.3.2.8 O candidato que faltar Prova Prtica ser eliminado do Concurso Pblico. 1.3.2.9 Para submeter-se Prova Prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS LEVES, o candidato dever apresentar ao examinador a Carteira Nacional de Habilitao exigida para o cargo, conforme estabelecido no ANEXO I deste Edital, no sendo aceitos protocolos ou declaraes. 1.3.3 A Prova Prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS PESADAS constar de execuo de manobra com equipamento, a ser definido no ato da prova, disponibilizado num canteiro de obras e ser avaliada por profissional competente, consumando em Laudo de Avaliao Tcnica, que verificar a capacidade prtica do candidato no exerccio e desempenho das tarefas do cargo, segundo sua categoria profissional.

III. Identificao e Checagem do Painel de Instrumentos da Mquina: a) Indicador da Temperatura da gua do Motor; b) Indicador da Presso do leo do Motor; c) Indicador da Temperatura da Transmisso; d) Indicador de Presso da Transmisso; e) Indicador da Carga da Bateria; f) Indicador do Nvel de Combustvel; g) Indicador da Presso do Freio;

1.3.3.1 A avaliao da Prova Prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS

Pgina 10 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

h) Indicador da Temperatura do leo Hidrulico. IV. Checagem de Comandos: a) Alavancas do Freio de Estacionamento; b) Alavancas do Comando Hidrulico da Concha; c) Alavanca do Comando de Reverso; d) Alavanca do Comando da Transmisso; e) Pedais de Freio / Neutralizador; f) Boto de Buzina. V. Procedimentos de Partida: a) b) c) d) e) f) Transmisso em Neutro; Freio de Estacionamento Aplicado; Concha Baixa no Solo; Acionamento da Chave de Partida; Aquecimento do Motor; Checagem do Painel.

1.3.3.7 No haver segunda chamada da prova Prtica por ausncia do candidato, seja qual for o motivo alegado. 1.3.3.8 O candidato que faltar Prova Prtica ser eliminado do Concurso Pblico. 1.3.3.9 Para submeter-se Prova Prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS PESADAS, o candidato dever apresentar ao examinador a Carteira Nacional de Habilitao exigida para o cargo, conforme estabelecido no ANEXO I deste Edital, no sendo aceitos protocolos ou declaraes.
IX DA REALIZAO DAS PROVAS

1. As Provas (Objetiva de Mltipla Escolha e Prtica) sero realizadas no municpio de FELISBURGO, de acordo com horrios e data previstos, respectivamente, nos ANEXOS I e VI deste Edital. 2. A relao de candidatos inscritos e a confirmao de local, data e horrio de provas, sero divulgadas nos termos do item I-6 deste Edital, em data e horrio estabelecidos no ANEXO VI deste Edital. 3. Os portes de acesso aos locais de aplicao da Prova Objetiva de Mltipla Escolha sero fechados pontualmente no horrio divulgado para realizao das mesmas. 4. O candidato dever comparecer ao local das provas 30 (trinta) minutos antes do horrio fixado para o fechamento dos portes de acesso aos locais de aplicao das provas, considerado o horrio de Braslia, munido do Comprovante Definitivo de Inscrio - CDI, cdula oficial de identidade ou outro documento equivalente, original ou cpia autenticada, (com foto e assinatura), no sendo aceitos protocolos ou declaraes, e caneta esferogrfica azul ou preta. No caso de perda, furto ou roubo, o candidato dever apresentar boletim de ocorrncia feito pela autoridade policial. 5. Sero considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Ministrios Militares, pelas Secretarias de Segurana Pblica e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos

VI. Teste de Operao: a) b) c) d) e) f) Escavao; Carga; Transporte; Descarga; Retorno; Estacionamento.

VII. Procedimento de Parada: a) b) c) d) Transmisso em Neutro; Freio de Estacionamento Aplicado; Concha no Solo; Arrefecimento do Motor.

1.3.3.5 Cada letra relacionada nos subitens de I a VII acima vale 2,5 (dois e meio) pontos, que sero distribudos aos candidatos por cada tarefa correta realizada. 1.3.3.6 Avaliar-se- quanto prova prtica para o cargo de OPERADOR DE MQUINAS PESADAS a capacidade, ateno e percepo dos candidatos no trato das questes ligadas sua categoria profissional, a habilidade no manuseio de equipamentos, bem como o conhecimento de normas de segurana no trabalho.

Pgina 11 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

rgos fiscalizadores de exerccio profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte brasileiro (ainda vlido), certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministrio Pblico e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por rgo pblico que, por lei federal, valem como identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitao (somente o modelo novo, com foto, obedecido o perodo de validade). 6. No sero aceitos como documentos de identidade: certides de nascimento ou casamento, ttulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo ou modelo novo com o perodo de validade vencido), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegveis, noidentificveis e/ou danificados. 7. Os documentos devero estar em perfeita condies, de forma a permitirem, com clareza, a identificao do candidato e devero conter, obrigatoriamente, fotografia e data de nascimento. 8. No ser permitido o ingresso de candidatos no local de provas, em hiptese alguma, aps o fechamento dos portes. 9. O candidato que comparecer ao local das provas sem documento de identidade no poder, em nenhuma hiptese, participar de sua realizao, e estar automaticamente eliminado do concurso. 10. O candidato dever apor sua assinatura na lista de presena, de acordo com aquela constante do seu documento de identidade, vedada a aposio de rubrica. 11. Aps instalado em sala de provas, o candidato no poder consultar ou manusear qualquer material de estudo ou de leitura enquanto aguardar o horrio de incio das provas. 12. Em nenhuma hiptese haver segunda chamada ou repetio de prova, importando a ausncia ou retardamento do candidato em sua excluso no Concurso Pblico, seja qual for o motivo alegado. 13. O candidato no poder, em hiptese alguma, realizar a prova fora dos espaos fsicos,

datas e horrios predeterminados no Comprovante Definitivo de Inscrio CDI. 14. O horrio de incio efetivo das provas poder ser definido dentro de cada sala de aplicao, observado o tempo de durao estabelecido no presente Edital. 15. A inviolabilidade das provas ser comprovada no momento de rompimento do lacre dos malotes de provas, na presena dos candidatos, dentro de cada sala de aplicao. Dever haver assinatura de, no mnimo, 03 (trs) candidatos, em termo (Ata de Prova) no qual atestem que o lacre das provas no estava violado e que presenciaram seu rompimento, na presena dos demais candidatos. 16. Ao adentrar sala de provas, o candidato dever desligar o telefone celular, bem como todos os outros equipamentos eletrnicos que esteja a portar, s lhe sendo permitido tornar a lig-los fora das dependncias fsicas do local em que foi realizada a prova. 17. de responsabilidade exclusiva do candidato a conferncia do material recebido no momento da prova. Deve ser verificada a compatibilidade do Caderno de Questes com o cargo escolhido no momento da inscrio, falhas de impresso e dados pessoais impressos em todos os documentos recebidos. 18. Caso seja verificado algum erro ou defeito de impresso no Caderno de Questes, o candidato deve solicitar sua imediata substituio, sendo de sua inteira responsabilidade prejuzos decorrente da no solicitao imediata de substituio. 19. Caso seja verificado erro com relao ao cargo escolhido a EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA far a averiguao e confirmar ao candidato para qual vaga o mesmo realmente se inscreveu. 20. No ser permitido nenhum tipo de consulta durante a realizao das provas. 21. No haver guarda-volumes para objetos, documentos, equipamentos eletrnicos ou similares, no possuindo a PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO ou a EXAME

Pgina 12 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

AUDITORES & CONSULTORES LTDA qualquer responsabilidade sobre os mesmos, por eventual extravio, perda, furto, dentre outros. Os itens perdidos durante a realizao das provas escritas, que porventura venham a ser encontrados pela EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA sero guardados pelo prazo de 30 (trinta) dias, quando, ento, sero encaminhados Seo de Achados e Perdidos dos Correios. 22. O candidato dever transcrever suas respostas na folha de respostas, que o documento vlido para correo eletrnica, com caneta esferogrfica azul ou preta, vedada qualquer colaborao ou participao de terceiros. 23. Sero de inteira responsabilidade do candidato os prejuzos advindos das marcaes feitas incorretamente na folha de respostas. 24. No sero computadas questes no assinaladas na folha de respostas, ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legvel. 25. No se poder substituir a folha de respostas por erro do candidato e a ausncia de assinatura na mesma implicar em sua anulao. 26. Ao iniciar a prova, o candidato dever permanecer na sala pelo tempo mnimo de 30 (trinta) minutos. 27. Os 03 (trs) ltimos candidatos devero permanecer na sala de prova e somente podero sair juntos do recinto, aps a aposio de suas respectivas assinaturas em termo (Ata de Prova), a qual dever referir-se s ocorrncias em geral, ao rompimento do lacre e ao fechamento dos envelopes contendo os Cartes-Respostas. 28. O CANDIDATO, AO TERMINAR A PROVA, ENTREGAR AO FISCAL SOMENTE A SUA FOLHA DE RESPOSTAS, DEVIDAMENTE PREENCHIDA E ASSINADA. 29. No haver reviso de provas sem que haja recurso devidamente fundamentado.

30. No ser permitido o ingresso ou a permanncia de pessoas estranhas ao concurso pblico no estabelecimento de aplicao das provas, exceto quando for acompanhante de candidata lactante, conforme previsto no presente edital. 31. Ser excludo candidato que: do Concurso Pblico o

a) Se apresentar aps o horrio estabelecido; b) No comparecer s provas, seja qual for o motivo alegado; c) No apresentar a cdula oficial de identidade ou outro documento equivalente; d) Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovao prpria ou de terceiros, em qualquer etapa do concurso pblico; e) Durante a realizao das provas for colhido em flagrante comunicao com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito, ou atravs de aparelhos eletrnicos, mquinas calculadoras (tambm em relgios), agendas eletrnicas ou similares, BIP, telefone celular, pager, walkman, mquina fotogrfica, receptor, gravador etc, ou ainda que venha tumultuar a sua realizao; f) Ausentar-se do recinto da prova, a no ser momentaneamente, em casos especiais e desde que na companhia de um fiscal;

g) Usar de incorrees ou descortesia para com os coordenadores, membros da Comisso Especial de Concurso Pblico, fiscais de salas, auxiliares e autoridades presentes; h) No devolver recebida. a folha de respostas

X DA CLASSIFICAO FINAL E DESEMPATE

1. A classificao final dos candidatos ser ordenada por cargo, em ordem decrescente, de acordo com o total de pontos obtidos nas provas Objetiva de Mltipla Escolha, de Ttulos

Pgina 13 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

e Prtica (com indicao de pontos em cada prova). 2. Para efeito de desempate entre os candidatos aprovados com a mesma pontuao, inclusive os portadores de necessidades especiais, ter preferncia, sucessivamente, o candidato que: a) Tiver idade mais elevada, at o ltimo dia de inscrio neste Concurso Pblico, dentre aqueles que tenham idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos (pargrafo nico do artigo 27 da lei Federal n 10.741, de 01/10/2003 - Estatuto do Idoso); b) Obtiver o maior nmero de pontos na Prova Especfica, se houver; c) Obtiver o maior nmero de pontos na Prova de Gesto e Legislao em Sade Pblica, se houver; d) Obtiver o maior nmero de pontos na prova de Informtica, se houver; e) Obtiver o maior nmero de pontos na prova de Portugus; f) Obtiver o maior nmero de pontos na Prova de Conhecimentos Gerais;

d) questo da Prova Objetiva de Mltipla Escolha (desde que demonstrado erro material); e) gabarito da Prova Objetiva de Mltipla Escolha (erro na resposta divulgada); f) realizao das provas (Objetiva de Mltipla Escolha); na pontuao proferida e/ou no

g) resultado (erro classificao); h) qualquer certame. outra

deciso

2. Os recursos devero ser interpostos no prazo de 03 (trs) dias teis, a contar do primeiro dia til subseqente ao da publicao dos eventos acima no endereo eletrnico da empresa organizadora www.exameconsultores.com.br, esclarecendose que a publicao ser feita na mesma data no quadro de avisos da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, podendo assim o candidato valer-se da consulta. 3. Os recursos devero ser preenchidos em formulrio especfico (modelo constante do ANEXO III deste Edital) e poder ser encaminhado da seguinte forma: a) mediante protocolo, diretamente na Sede da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, situada Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo/MG, no horrio de expediente; ou diretamente na sede da EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, situada Av. do Contorno, n 3731, 3 andar, Bairro Santa Efignia, CEP 30110017, Belo Horizonte/MG; b) atravs dos Correios, por meio de Aviso de Recebimento - AR (averiguando-se sua tempestividade pela data da postagem), endereado PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo/MG. No envelope, na parte frontal, dever constar: Referente Recurso Administrativo Concurso Pblico Edital n 01/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE

g) Tiver idade mais elevada, at o ltimo dia de inscrio neste Concurso Pblico, dentre aqueles que tenham idade inferior a 60 (sessenta) anos.
XI DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

1. Sero admitidos recursos contra os seguintes eventos: a) indeferimento do pedido de iseno da taxa de inscrio; b) inscries (erro na grafia do nome; omisso do nome; erro no n de inscrio; erro no n da identidade; erro na nomenclatura do cargo; indeferimento de inscrio); c) local, sala, data e horrio de prova (erro no local e/ou sala; erro na data e/ou horrio);

Pgina 14 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

FELISBURGO, n de inscrio, nome completo e cargo pleiteado; c) por meio eletrnico, mediante e-mail para contato@exameconsultores.com.br (averiguando-se sua tempestividade pela data do envio), contendo a seguinte identificao: Referente Recurso Administrativo Concurso Pblico Edital n 01/2013 - PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO. 4. A anulao de qualquer questo, seja por recurso administrativo ou deciso judicial, resultar em benefcio de todos os candidatos, ainda que estes no tenham recorrido ou ingressado em juzo. 5. Os recursos devero ser preenchidos em formulrio especfico (modelo constante do ANEXO III deste Edital). 6. Ser indeferido liminarmente o pedido de recurso fora de contexto ou no fundamentado ou ainda aqueles a que se der entrada fora dos prazos estabelecidos. 7. Os recursos interpostos sero decididos em nica instncia. 8. A PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, atravs da Comisso Especial de Concurso Pblico, enviar os recursos protocolados pelos candidatos EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, situada Av. do Contorno, n 3731, 3 andar, Bairro Santa Efignia, CEP 30110-017, Belo Horizonte/MG. 9. Os recursos interpostos sero respondidos pela empresa organizadora do Concurso e respectivo parecer ser divulgado nos termos do item I-6 deste Edital em, no mximo, at a data do evento subsequente constante do cronograma de concurso.
XII DA IMPUGNAO DESTE EDITAL

2. A apresentao de impugnao e a soluo respectiva obedecero s mesmas regras estabelecidas no item XI deste Edital.
XIII DAS PESSOAS COM DEFICINCIA - PcD

1. s Pessoas com Deficincia - PcD que pretenda fazer uso das prerrogativas que lhes so facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 assegurado o direito de inscrio no presente Concurso Pblico. 2. As Pessoas com Deficincia - PcD devero observar a compatibilidade das atribuies do cargo ao qual pretende concorrer com a deficincia da qual portador. 3. Ficam assegurados 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas para cada cargo s Pessoas com Deficincia - PcD. Caso surjam novas vagas no decorrer do prazo de validade do presente Concurso Pblico, o mesmo percentual ser igualmente assegurado s Pessoas com Deficincia - PcD, devidamente aprovadas. 4. Para pleno atendimento ao subitem anterior no que diz respeito ao arredondamento, na hiptese de aplicao do percentual resultar em nmero fracionado, este ser arredondado para o primeiro nmero inteiro subsequente, sendo que o resultado da aplicao dessa regra deve ser mantido, sempre, dentro dos limites mnimo de 5% (cinco por cento) e mximo de 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas para cada cargo, conforme Legislao vigente, regendo-se a disputa pela igualdade de condies, atendendo assim, ao princpio da competitividade orientada pelo Supremo Tribunal Federal, por meio do Senhor Ministro Marco Aurlio, no documento MS 26.310-5/DF - Relator Ministro Marco Aurlio DJ 31.10.2007. 5. No havendo nomeao e posse conjunta de todos os aprovados, o 1 candidato de cada cargo com deficincia aprovado no concurso pblico ser nomeado para ocupar a 5 vaga, j que em se admitindo reservar vagas quando a oferta em Concurso Pblico for inferior a 5 (cinco) estar-se-ia ultrapassando o limite percentual de 20% (vinte por cento). Em seguida, o 2 candidato de cada cargo com

1. Este Edital poder ser impugnado no prazo de 03 (trs) dias teis, a contar do primeiro dia til subsequente ao da publicao de seu extrato no Dirio Oficial do Estado de Minas Gerais (Jornal Minas Gerais).

Pgina 15 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

deficincia aprovado no concurso pblico ser nomeado para ocupar a 21 vaga, o 3 para ocupar a 41 vaga, o 4 para ocupar a 61 vaga, e assim sucessivamente, obedecendo ao percentual estipulado pela lei do municpio, respeitando-se a ordem de classificao da lista dos candidatos aprovados com deficincia. 6. O candidato que quiser concorrer como deficiente dever declarar, no momento da inscrio, essa condio e a deficincia da qual portador. 7. O candidato dever entregar o Laudo Mdico (original ou cpia autenticada) COM EXPRESSA REFERNCIA AO CDIGO CORRESPONDENTE DA CLASSIFICAO INTERNACIONAL DE DOENA CID, na Sede da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, situada Avenida Brasil, n 969, Centro, CEP 39895-000, Felisburgo/MG, dentro de um envelope devidamente identificado (PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO Concurso Pblico Edital n 01/2013, n de inscrio, nome completo e cargo pleiteado) ou encaminhar via postal, endereado EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, situada Av. do Contorno, n 3731, 3 andar, Bairro Santa Efignia, CEP 30110-017, Belo Horizonte/MG, postado, impreterivelmente, atravs dos Correios por meio de Aviso de Recebimento AR, dentro de um envelope devidamente identificado (n de inscrio, nome completo e cargo pleiteado), at a data estabelecida no ANEXO VI deste Edital. 8. O Laudo Mdico valer somente para este concurso e no ser devolvido ao candidato. 9. Caso o candidato no apresente o laudo mdico com indicao da CLASSIFICAO INTERNACIONAL DE DOENA - CID, no ser considerado como deficiente e, portanto, apto para concorrer s vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opo no formulrio de inscrio. 10. O candidato que possua deficincia ou necessidade de atendimento diferenciado para a realizao das provas dever informar, no ato da inscrio, a deficincia ou a condio

especial que diferenciado.

motiva

atendimento

11. Se necessrio tempo adicional para a realizao das provas, o candidato devera solicitar no ato da inscrio e apresentar parecer emitido por especialista da rea de sua deficincia. 12. O atendimento diferenciado obedecer a critrios de viabilidade e de razoabilidade e ser comunicado ao candidato caso seja negado o seu requerimento. 13. Somente sero considerados como deficientes aqueles candidatos que se enquadrem nas situaes previstas no art. 4 do Decreto Federal n. 3.298/1999. 14. No sero considerados como deficincia os distrbios de acuidade visual, passveis de correo simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congneres. 15. O candidato com deficincia, se aprovado, quando de sua posse, ser submetido a exames mdicos e complementares, que ter deciso terminativa sobre a qualificao como deficiente ou no e o grau de deficincia que no o incapacite para o exerccio do cargo. Caso a deciso no o qualifique para o exerccio do cargo, assegurado o contraditrio e ampla defesa, conforme disposto no art. 5, inciso LV da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, podendo interpor recurso administrativo, em nica e ltima instncia administrativa, ao Senhor Prefeito Municipal, no prazo de 10 (dez) dias contados da data de sua intimao, da deciso que o desqualificou. 16. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas s Pessoas com Deficincia - PcD, estas sero revertidas aos demais concursados, com a estrita observncia da ordem de classificao. 17. Os candidatos com deficincia participaro Concurso em igualdade de condies com demais candidatos, no que se refere contedo das provas, avaliao e critrios aprovao, ao horrio de incio, ao local do os ao de de

Pgina 16 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

aplicao das provas e pontuao mnima exigida. 18. OS CANDIDATOS QUE CONCORREREM NA CONDIO DE DEFICIENTES, SE APROVADOS NO CONCURSO PBLICO, TERO SEUS NOMES PUBLICADOS NA LISTA GERAL DOS APROVADOS E EM LISTA PARTE.
XIV DAS DISPOSIES GERAIS

DE SER NOMEADO DENTRO DO NMERO DE VAGAS OFERECIDAS). 6. O candidato aprovado no presente concurso pblico ter o prazo de at 30 (trinta) dias, a contar da data da convocao, prorrogvel por igual perodo, tomar posse no cargo. A CONVOCAO SER ENVIADA PARA O ENDEREO INDICADO PELO CANDIDATO NO ATO DA INSCRIO (PESSOALMENTE E DIRETAMENTE) OU ATRAVS DOS CORREIOS, POR MEIO DE AVISO DE RECEBIMENTO - AR. 7. Quando a posse do candidato no ocorrer dentro do prazo previsto, sua nomeao ser considerada sem efeito, implicando no reconhecimento da desistncia e renncia em ocupar o cargo para a qual foi aprovado, reservando-se administrao o direito de convocar o prximo candidato. 8. No ato da posse o candidato dever apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos: a) laudo mdico favorvel, fornecido por profissional ou junta mdica devidamente designada pelo PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, de posse dos seguintes exames: hemograma completo com plaquetas; grupo sanguneo e fator Rh; urina rotina; eletrocardiograma; raio X de trax PA (os exames podero ser realizados na rede pblica ou privada de sade, com validade de at 30 (trinta) dias a contar da data de sua realizao). b) original e fotocpia de comprovante de residncia; c) original e fotocpia da certido de nascimento ou casamento ou averbaes, se houver; d) original e fotocpia da Cdula de Identidade ou Carteira de Identidade Profissional; e) original e fotocpia do CPF; f) original e fotocpia do carto de cadastramento no PIS/PASEP (se possuir);

1. No sero dadas, por telefone, informaes a respeito de datas, locais e horrios de realizao das provas. O candidato dever observar rigorosamente os comunicados a serem divulgados na forma prevista neste edital. 2. Ao entrar em exerccio, o candidato ficar sujeito ao cumprimento do estgio probatrio de 03 (trs) anos, durante o qual sua eficincia e capacidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo. 3. A PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO e a EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA no se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicaes referentes a este Concurso Pblico. 4. O candidato dever manter junto entidade em que prestou o concurso pblico, durante o seu prazo de validade, seu endereo atualizado, visando eventuais convocaes (realizadas atravs de envio de carta com aviso de recebimento no endereo indicado pelo candidato), no lhe cabendo qualquer reclamao caso esta no seja possvel, por falta da citada atualizao. 5. A APROVAO NO CONCURSO FICA CONDICIONADA OBSERVNCIA DAS DISPOSIES LEGAIS PERTINENTES, DA RIGOROSA ORDEM DE CLASSIFICAO, DO SEU PRAZO DE VALIDADE E LIMITES DE VAGAS EXISTENTES OU QUE VIEREM A VAGAR OU FOREM CRIADAS POSTERIORMENTE, SENDO QUE TODAS AS VAGAS OFERECIDAS SERO OBRIGATORIAMENTE PROVIDAS DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE DO CERTAME (OU SEJA, O CANDIDATO TEM O DIREITO

Pgina 17 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

g) 2 fotografias 3x4 recentes; h) Original e fotocpia do Ttulo de Eleitor com o comprovante de votao na ltima eleio; i) Original e fotocpia do Certificado de Reservista, de iseno ou de dispensa (se do sexo masculino); Original e fotocpia do comprovante de capacitao legal para o exerccio do cargo (diploma registrado ou declarao ou atestado ou certificado de concluso do curso emitido pela instituio de ensino, carteira de identidade profissional, registro no rgo de fiscalizao do exerccio profissional competente).

Felisburgo/MG, 13 de agosto de 2013.

EDMRIO DIAS DA ROCHA Prefeito do Municpio de Felisburgo

j)

k) declarao de bens que constituam seu patrimnio; l) declarao de que no infringe o art 37, inciso XVI da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 (Acumulao de Cargos e Funes) e ainda, quanto aos proventos de aposentadoria, o disposto no art 37, 10, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, com a redao dada pela Emenda Constitucional n 20/98;

9. Os casos omissos ou duvidosos sero resolvidos pela Comisso Especial de Concurso Pblico. 10. A PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO proceder guarda de todos os documentos relativos ao Concurso Pblico, observada a Resoluo n 14, de 24/10/2001 do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), que dispe sobre o Cdigo de Classificao de Documentos de Arquivos para a Administrao Pblica. 11. Caber ao Prefeito Municipal de FELISBURGO a homologao do resultado final, que dever ocorrer no prazo mximo de 30 (trinta) dias aps terem sido ultimadas todas as etapas editalcias.

Pgina 18 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

ANEXO I
CARGOS, VENCIMENTO, NMERO DE VAGAS, REQUISITOS, CARGA HORRIA SEMANAL, VALOR DA TAXA DE INSCRIO E PROVAS
Requisitos (escolaridade, Vencimento categoria (R$) profissional e Cand. Demais c/Defic. Conc. outras exigncias do cargo) Ensino superior com habilitao especfica na rea; 2.034,72 01 registro no rgo profissional competente N de Vagas2 828,23 04 Ensino mdio completo Ensino mdio com habilitao especfica na rea; registro no rgo profissional competente5 Ensino mdio; conhecimentos bsicos em informtica Ensino mdio completo Ensino superior com habilitao especfica na rea; registro no rgo profissional competente Ensino superior com habilitao especfica na rea; registro no rgo profissional competente Ensino superior com habilitao especfica na rea; registro no rgo profissional competente Alfabetizado Valor da Carga taxa de Horria inscrio Semanal (R$) 118,00 Provas N de Horrio de Pontos questes Realizao 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 20 20 20 40 20 20 20 40 20 20 20 40 20 20 20 40 20 20 20 40 20 20 20 40

Cargos

Tipos

ASSISTENTE SOCIAL

30h

Portugus C.Gerais4 Informtica Especfica Portugus Matemtica C.Gerais Especfica Portugus C.Gerais G.L.S.Pblica6 Especfica Portugus Matemtica C.Gerais Informtica Portugus Matemtica C.Gerais Informtica Portugus C.Gerais G.L.S.Pblica Especfica

14h

AUXILIAR DE ESPORTES

40h

48,00

14h

AUXILIAR DE SAUDE BUCAL

800,00

03

40h

46,00

14h

AUXILIAR DE SECRETARIA

678,00

01

40h

ENCARREGADO DE SEO

1.003,63

01

40h

39,00 58,00 118,00

14h

14h

ENFERMEIRO

2.034,72

04

40h

14h

FARMACEUTICO

1.500,00

01

40h

87,00

Portugus C.Gerais G.L.S.Pblica Especfica

10 10 10 10

20 20 20 40

14h

FISIOTERAPEUTA

2.049,07

02

30h7

119,00

Portugus C.Gerais G.L.S.Pblica Especfica Portugus Matemtica C.Gerais Rac.Lgico8

10 10 10 10 10 10 10 10

20 20 20 40 20 20 20 40

14h

GARI

680,00

01

19

40h

39,00

8h

2 3

N de Vagas: Cand c/Defic. (Candidato com Deficincia) + Demais Conc. (Demais Concorrentes) = N Total de Vagas. Lei Federal n 8.662, de 07/06/1993, Art. 5: A durao do trabalho do Assistente Social de 30 (trinta) horas semanais (Includo pela Lei n 12.317, de 2010). 4 C.Gerais: Conhecimentos Gerais. 5 Lei Federal n 11.889, de 24/12/2008, Art. 3: O Tcnico em Sade Bucal e o Auxiliar em Sade Bucal esto obrigados a se registrar no Conselho Federal de Odontologia e a se inscrever no Conselho Regional de Odontologia em cuja jurisdio exeram suas atividades. 6 G.L.S.Pblica: Gesto e Legislao em Sade Pblica. 7 Lei Federal n 8.856, de 01/03/1994, Art. 1: Os profissionais Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional ficaro sujeitos prestao mxima de 30 horas semanais de trabalho). 8 Rac. Lgico: Raciocnio Lgico.

Pgina 19 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

Cargos

MECANICO

MEDICO

MEDICO VETERINARIO

Requisitos (escolaridade, Vencimento categoria (R$) profissional e Cand. Demais c/Defic. Conc. outras exigncias do cargo) Ter concludo, no mnimo, a 4 srie 1.193,08 01 do ensino fundamental Curso superior completo; habilitao legal para o exerccio da 6.000,00 03 profisso de mdico; registro no conselho regional de medicina Ensino superior com habilitao especfica na rea; 2.049,26 01 registro no rgo profissional competente N de Vagas2 678,00 01 06 2 grau completo

Valor da Carga taxa de Horria inscrio Semanal (R$) 69,00 348,00

Provas N de Horrio de Pontos questes Realizao 10 10 10 10 20 20 20 40

Tipos Portugus Matemtica C.Gerais Especfica

40h

8h

20h

Portugus C.Gerais G.L.S.Pblica Especfica

10 10 10 10

20 20 20 40

14h

40h

119,00 39,00 39,00 64,00

Portugus C.Gerais Informtica Especfica Portugus Matemtica C.Gerais Informtica Portugus Matemtica C.Gerais Informtica Portugus Matemtica C.Gerais Legislao

10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

20 20 20 40 20 20 20 40 20 20 20 40 20 20 20 40 100 20 20 20 40 100 20 20 20 40

14h

MONITOR CRECHE, ENSINO E RECREAO

40h

14h

MONITOR DE PROGRAMAS SOCIAIS

678,00

01

04

2 grau completo Ter concludo, no mnimo, a 4 srie do ensino fundamental; possuir CNH D ou E; possuir curso de transporte escolar Ter concludo, no mnimo, a 4 srie do ensino fundamental; possuir CNH D ou E; possuir curso de transporte escolar Ensino superior com habilitao especfica na rea; registro no rgo profissional competente Ensino superior com habilitao especfica na rea; registro no rgo profissional competente

40h

14h

MOTORISTA - CNH "D" OU "E"

1.104,72

01

04

40h

8h

Prtica 64,00 Portugus Matemtica C.Gerais Legislao

13h

MOTORISTA - CNH "D" OU "E"/ZONA RURAL

1.104,72

02

40h

8h

Prtica 87,00 136,00 Portugus C.Gerais G.L.S.Pblica Especfica

13h

NUTRICIONISTA

1.500,00

01

40h

14h

ODONTOLOGO

2.350,00

03

40h

Portugus C.Gerais G.L.S.Pblica Especfica

10 10 10 10

20 20 20 40

14h

Pgina 20 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

Cargos

OPERADOR DE MQUINAS LEVES

OPERADOR DE MQUINAS PESADAS

Requisitos (escolaridade, Vencimento categoria (R$) profissional e Cand. Demais c/Defic. Conc. outras exigncias do cargo) Escolaridade em nvel de 1 grau completo e demonstrar 1.003,63 01 conhecimento prtico; possuir CNH C, D ou E9 Escolaridade em nvel de 1 grau completo e demonstrar 1.155,72 01 conhecimento prtico; possuir CNH C, D ou E10 N de Vagas2 Magistrio, Normal Superior ou Pedagogia

Valor da Carga taxa de Horria inscrio Semanal (R$)

Provas N de Horrio de Pontos questes Realizao

Tipos

40h

58,00

Portugus Matemtica C.Gerais Legislao

10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

20 20 20 40 100 20 20 20 40 100 20 20 20 40 10 20 20 20 40 10 20 20 20 40 10 20 20 20 40 10 20 20 20 40 10 20 20 20 40 10 20 20 20 40 20 20 20 40

8h

Prtica Portugus Matemtica C.Gerais Legislao Prtica Portugus Matemtica C.Gerais Especfica Ttulos Portugus Matemtica C.Gerais Especfica Ttulos Portugus C.Gerais C.Pedag. Especfica Ttulos Portugus C.Gerais C.Pedag. Especfica Ttulos Portugus C.Gerais C.Pedag. Especfica Ttulos Portugus C.Gerais C.Pedag. Especfica Ttulos Portugus C.Gerais G.L.S.Pblica Especfica Portugus Matemtica C.Gerais Informtica

13h

40h

67,00

8h

13h 14h 14h 14h 14h 14h 14h -

PROFESSOR I - PI (Educao Infantil 0 a 5 anos)

1.053,69

01

08

24h

61,00

PROFESSOR I - PI (Ensino Fundamental 1 ao 5 ano)

1.053,69

04

Magistrio, Normal Superior ou Pedagogia

24h

61,00

PROFESSOR II - PII (Biologia)

1.053,69

01

Licenciatura plena especfica

24h

61,00

PROFESSOR II - PII (Geografia)

1.053,69

01

Licenciatura plena especfica

24h

61,00

PROFESSOR II - PII (Letras/Ingls)

1.053,69

01

Licenciatura plena especfica

24h

61,00

PROFESSOR II - PII (Matemtica)

1.053,69

01

Licenciatura plena especfica Ensino superior com habilitao especfica na rea; registro no rgo profissional competente Ensino mdio; conhecimentos bsicos em informtica

24h

61,00

PSICOLOGO

2.049,07

02

119,00

14h

SECRETARIO ESCOLAR/ZONA RURAL

678,00

01

40h

39,00

14h

Lei Federal n. 9.503/97, art. 144: O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado execuo de trabalho agrcola, de terraplenagem, de construo ou de pavimentao s podem ser conduzidos na via pblica categorias C, D ou E" 10 Lei Federal n. 9.503/97, art. 144: O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado execuo de trabalho agrcola, de terraplenagem, de construo ou de pavimentao s podem ser conduzidos na via pblica categorias C, D ou E"

movimentao de cargas ou por condutor habilitado nas movimentao de cargas ou por condutor habilitado nas

Pgina 21 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

N de Vagas2 Cargos Vencimento (R$) Cand. Demais c/Defic. Conc.

Requisitos (escolaridade, categoria profissional e outras exigncias do cargo) Alfabetizado Curso superior em pedagogia ou normal superior, com especializao ou ps-graduao em superviso; conhecimentos bsicos em informtica11 Habilitao profissional (Ensino mdio com habilitao especfica na rea; registro no rgo profissional competente) Ensino mdio com habilitao especfica na rea; registro no rgo profissional competente

Valor da Carga taxa de Horria inscrio Semanal (R$) 39,00

Provas N de Horrio de Pontos questes Realizao 10 10 10 10 20 20 20 40

Tipos Portugus Matemtica C.Gerais Rac.Lgico

SERVENTE ESCOLAR/ZONA RURAL

678,00

02

40h

8h

SUPERVISOR(A) PEDAGGICO(A)

919,71

01

24h

54,00

Portugus Matemtica C.Gerais Especfica

10 10 10 10

20 20 20 40

14h

Ttulos

10

TECNICO AGROPECUARIO

1.003,63

01

40h

58,00

Portugus Matemtica C.Gerais Especfica

10 10 10 10

20 20 20 40

14h

TECNICO DE ENFERMAGEM

850,00

03

40h

49,00

Portugus C.Gerais G.L.S.Pblica Especfica

10 10 10 10

20 20 20 40

14h

N TOTAL DE VAGAS

05 94

89

11

Lei Federal n 9.394, de 20/12/1996, Art. 64: A formao de profissionais de educao para administrao, planejamento, inspeo, superviso e orientao educacional para a educao bsica, ser feita em cursos de graduao em pedagogia ou em nvel de ps-graduao, a critrio da instituio de ensino, garantida, nesta formao, a base comum nacional.

Pgina 22 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

ANEXO II
ATRIBUIES DOS CARGOS
ASSISTENTE SOCIAL: Desenvolver e coordenar aes de programas sociais implantados pelo municpio; efetuar levantamento de dados para identificar problemas sociais de grupos de pessoas, como menores, migrantes, estudantes da rede municipal e servidores municipais; elaborar e executar programas de capacitao de mo de obra e sua integrao no mercado de trabalho; elaborar ou participar da elaborao e execuo de campanhas educativas no campo da sade pblica, higiene e saneamento; organizar atividades ocupacionais de menores, idosos e desamparados; orientar comportamento de grupos especficos de pessoas, em face de problemas de habitao, sade, higiene, educao, planejamento familiar e outros; promover, por meio de tcnicas prprias e atravs de entrevistas, palestras, visitas a domiclios e outros meios, a preveno ou soluo de problemas sociais identificados entre grupos especficos de pessoas; organizar e manter atualizadas referncias sobre as caractersticas socioeconmicas dos servidores municipais, bem como dos pacientes assistidos nos postos de sade; participar da elaborao, execuo e avaliao dos programas de orientao educacional e pedaggicos na rede escolar municipal; aconselhar e orientar a populao nos postos de sade, escolas e creches municipais; orientar os servidores que auxiliem na execuo das atribuies tpicas da classe; e demais atribuies pertinentes profisso, segundo a classe, ordem ou conselho profissional especfico; dirigir veculos oficiais para exercer atividades prprias do cargo, desde que devidamente habilitado, e autorizado por chefia ou autoridade superior; executar outras tarefas afins. AUXILIAR DE ESPORTES: Desenvolver atividades de iniciao desportiva em escolinhas do gnero, programas e/ou projetos no Municpio, nas mais diversas modalidades de praticas corporais, ldicas e esportivas; incentivar, orientar e supervisionar a prtica de atividades esportivas dos muncipes, promovendo uma melhor qualidade de vida e zelando pela preservao da diversidade cultural, social e religiosa; responsabilizar-se pela organizao de equipes, pelo treino das mesmas, jogos de integrao, competies escolares, inclusive em mbito intermunicipal e interestadual, buscando desenvolver as habilidades corporais e promover o crescimento, a satisfao pessoal e a insero social de todos os participantes; elaborar e cumprir o calendrio de eventos esportivos do Municpio em parceria com as Secretarias Municipais; zelar pela realizao de competies saudveis, primando pelo respeito aos princpios esportivos que so modelo de civismo, dedicao e tica dentro e fora das quadras; reprimir as formas de violncia que possam manifestar-se entre os participantes, mantendo a disciplina e respeito mtuo; executar outras tarefas correlatas e afins com o desporto. AUXILIAR DE SAUDE BUCAL: Sob superviso do cirurgio dentista ou do THD, realizar procedimentos educativos e preventivos aos usurios, individuais ou coletivos, como evidenciao de placa bacteriana, escovao supervisionada, orientaes de escovao, uso de fio dental; preparar e organizar o instrumental e materiais (sugador, espelho, sonda, etc.) necessrios para o trabalho; instrumentalizar o cirurgio dentista ou THD durante a realizao de procedimentos clnicos (trabalho a quatro mos); cuidar da manuteno e conservao dos equipamentos odontolgicos; agendar o paciente e orient-lo quanto ao retorno e preservao do tratamento; acompanhar e desenvolver trabalhos com a equipe de Sade da Famlia no tocante sade bucal; dirigir veculos oficiais para exercer atividades prprias do cargo, desde que devidamente habilitado, e autorizado por chefia ou autoridade superior; utilizar os equipamentos de proteo individual, pertinentes ao exerccio de suas atribuies; desenvolver atividades administrativas (documentos, registros, encaminhamentos, outros) relativas ao exerccio do cargo, utilizando-se dos meios mecnicos e/ou informatizados disponveis para esse fim; executar outras tarefas afins. AUXILIAR DE SECRETARIA: Executar tarefas administrativas relativas sua funo; Receber, classificar, expedir, protocolar, distribuir e arquivar documentos em geral; Atender prontamente ao pblico em geral, prestando informaes e transmitindo avisos e esclarecimentos; Atender equipe tcnica, administrativa e aos professores nas atividades que estejam relacionadas ao servio da secretaria; Executar demais atribuies que lhe forem confiadas pela Direo ou diretamente pela Secretria; Divulgar resultados bimestrais e finais para os alunos; Conferir listagens de enturmao no incio do ano; Organizar os dirios dos professores; Manter sigilo sobre informaes confidenciais (tica profissional); Conhecer e aplicar a legislao

Pgina 23 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

do ensino na rea de sua competncia; Interpretar e aplicar normas relacionadas com a administrao de pessoal, material, patrimnio e servios gerais, especificamente no campo da educao; Proceder autenticao, registro e emisso de documentos comprobatrios da vida funcional de servidores da educao; Providenciar a concesso de direitos e vantagens do pessoal no mbito da escola; Organizar e manter atualizados cadastros, arquivos, fichrios, livros e outros instrumentos de escriturao de unidade escolar; Redigir documentos destinados comunicao, arquivo, informao e outros expedientes da rea pedaggica; Preparar certides, atestados, histricos escolares e outros documentos especficos solicitados; Coletar, apurar, selecionar, registrar e consolidar dados e informaes para os fins necessrios; Realizar trabalhos de protocolo, preparo, seleo, classificao, registro e arquivamento de documentos e formulrios; Realizar trabalhos digitao, impresso e duplicao na rea escolar; Atender, orientar e encaminhar as partes, informando sobre as questes da rea escolar; Zelar pelo uso e conservao do material, mobilirio e equipamentos sob sua guarda, na instituio escolar; Desempenhar outras atividades compatveis com a natureza do cargo, que lhe forem atribudas pelo Coordenador. ENCARREGADO DE SEO: Planejar e coordenar a execuo das atividades, prestando aos subordinados informaes sobre normas e procedimentos relacionados aos trabalhos e situao funcional de cada um. Organizar, coordenar e controlar processos e outros documentos, instruindo sobre a sua tramitao, para agilizao das informaes. Analisar o funcionamento das diversas rotinas, observando o desenvolvimento e efetuando estudos e ponderaes a respeito, para propor medidas de simplificao e melhoria dos trabalhos. Executar tarefas correlatas que lhe forem determinadas pelo seu superior. ENFERMEIRO: Conhecer as realidades das famlias pelas quais so responsveis, com nfase nas suas caractersticas sociais, econmicas, culturais, demogrficas e epidemiolgica; identificar os problemas de sade e situaes de risco mais comuns aos quais aquela populao est exposta; promover a interao e integrao com todas as aes executadas pelo Programa de Sade da Famlia e com os demais integrantes da Equipe da Unidade de Sade da Famlia; elaborar, com a participao da comunidade, um plano local para o enfrentamento dos problemas de sade e fatores que colocam em risco sade; executar, de acordo com a sua atribuio profissional, os procedimentos de vigilncia epidemiolgica, nas diferentes fases do ciclo da vida; valorizar a relao com o usurio e com a famlia, para criao de vinculo de confiana, de afeto de respeito; garantir acesso a continuidade do tratamento dentro de um sistema de referencia e contrarreferncia para os casos de maior complexidade; prestar a assistncia integral populao adstrita, respondendo demanda de forma contnua e racionalizada; coordenar, participar de e/ou organizar grupos de educao para sade; promover aes intersetoriais e parcerias com organizaes formais e informais existentes na comunidade para o enfretamento dos problemas identificados; fomentar a participao popular, discutindo com a comunidade conceitos de cidadania, de direito sade e suas bases legais; incentivar a formao e/ou participao ativa da comunidade nos Conselhos Locais de Sade e no Conselho Municipal de Sade; executar assistncia bsica e aes de vigilncia epidemiolgica e sanitria, no mbito de sua competncia; participar das atividades de grupos de controle de patolgicas como hipertensos, diabticos, de sade mental, e outros; executar aes de assistncia integral em todas as fases do ciclo de vida: criana, adolescente, mulher, adulto e idoso; realizar as atividades correspondentes s reas prioritrias de interveno na Ateno Bsica, definidas na NOAS/2001, no mbito da competncia de cada profissional; participar da realizao do cadastramento das famlias; participar da identificao das micro-reas de risco para priorizao das aes dos Agentes Comunitrios de Sade; executar em nvel de suas competncias, aes de assistncia bsica na unidade de sade, no domicilio e na comunidade; participar do processo de educao permanente, tcnica e gerencial; participar da consolidao, anlise e divulgao dos dados gerados pelo sistema de informaes do programa; participar do processo de programao e planejamento das aes, da organizao do trabalho da unidade de sade, considerando a anlise das informaes geradas pelos Agentes Comunitrios de Sade; participar da definio das aes e atribuies prioritrias dos Agentes Comunitrios de Sade para enfrentamento dos problemas identificados, alimentando o fluxo do sistema de informaes, nos prazos estipulados; incentivar o aleitamento materno exclusivo; orientar os adolescentes e familiares na preveno de Doenas Sexualmente Transmissveis DST/AIDS, gravidez precoce e uso de drogas. Realizar o monitoramento, dos casos de diarreia, das infeces respiratrias agudas, dos casos suspeitos de pneumonia, de dermatoses e parasitoses em criana; realizar o monitoramento dos recm-nascidos e das purperas; realizar visitas domiciliares peridicas para monitoramento das gestantes, priorizando ateno ao desenvolvimento da gestao; colaborar nos inquritos epidemiolgicos ou na investigao de surtos ou ocorrncia de doenas ou de outros casos de notificao compulsria; incentivar a comunidade na aceitao e

Pgina 24 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

insero social dos portadores de deficincia psicofsica; orientar s famlias e comunidade na preveno e no controle das doenas endmicas; realizar aes para a sensibilizao das famlias e da comunidade para abordagem dos direitos humanos; estimular a participao comunitria para aes que visem melhoria da qualidade de vida da comunidade; realizar aes educativas: a) sobre mtodos de planejamento familiar; b) sobre climatrio; c) nutrio; d) sade bucal; e) para preservao do meio ambiente; f) para preveno do cncer crvico-uterino e de mama encaminhando as mulheres em idade frtil para a realizao de exames peridicos nas comunidades de referncia; outras tarefas correlatas. FARMACEUTICO: Assessoramento e responsabilidade tcnica em: a) estabelecimentos industriais farmacuticos em que se fabriquem produtos que tenham indicaes e/ou aes teraputicas, anestsicos ou auxiliares de diagnstico, ou capazes de criar dependncias fsica ou psquica; b) rgos, laboratrios, setores ou estabelecimentos farmacuticos em que se executem controle e/ou inspeo de qualidade, anlise prvia, anlise de controle e anlise fiscal de produtos que tenham destinao teraputica, anestsica ou auxiliar de diagnsticos ou capazes de determinar dependncia fsica ou psquica; c) rgos, laboratrios, setores ou estabelecimentos farmacuticos em que se pratiquem extrao, purificao, controle de qualidade, inspeo de qualidade, anlise prvia, anlise de controle e anlise fiscal de insumos farmacuticos de origem vegetal, animal e mineral; d) depsitos de produtos farmacuticos de qualquer natureza; Realizar a fiscalizao profissional sanitria e tcnica de empresas, estabelecimentos, setores, frmulas, produtos, processos e mtodos farmacuticos ou de natureza farmacutica; Elaborar laudos tcnicos e a realizao de percias tcnico-legais relacionados com atividades, produtos, frmulas, processos e mtodos farmacuticos ou de natureza farmacutica; Desempenhar outros servios e funes, no especificados acima, que se situem no domnio de capacitao tcnico-cientfica profissional. FISIOTERAPEUTA: Executar tarefas dentro de sua especialidade adquirida atravs de curso superior especfico e registro no Conselho de Classe; Executar atividades administrativas conforme necessidade dos atendimentos e inclusive assinar como responsvel tcnico na rea de sua competncia; Exercer atividades dentro de Unidades Mdicas e/ou Hospitais e tambm em atendimento ao Programa de Sade da Famlia. Executar outras atividades correlatas. GARI: Varrer e capinar vias pblicas, realizar a coleta de lixo, podar rvores, cortar grama, cuidar de plantas, praas e jardins; executar servios braais de reparo e manuteno de vias pblicas, de estradas de rodagem e de obras em geral, de construo civil; roar margens de estradas de rodagem, limpar mata-burros, pontes, crregos, canaletas, bueiros e outros locais e reas; carregar e descarregar caminhes; executar outras tarefas correlatas. MECANICO: Executar tarefas operacionais que exijam qualificao profissional, notadamente nas reas de: Mecnica Pesada; Assessorar as chefias de departamentos e divises; Encarregar-se por turmas de trabalho; Executar outras atividades correlatas. MEDICO: Prestar assistncia mdico-cirrgica e preventiva; diagnosticar e tratar das doenas do corpo humano, nos programas de sade familiar ou em outros, que o Municpio desenvolver; realizar consultas clnicas aos usurios da sua rea adstrita; executar as aes de assistncia integral em todas as fases do ciclo de vida: criana, adolescente, adulto e idoso; realizar consultas e procedimentos na Unidade de Sade da Famlia (USF) e, quando necessrio, no domiclio; realizar as atividades clnicas correspondentes s reas prioritrias na interveno na ateno Bsica, definidas na Norma Operacional da Assistncia Sade (NOAS); aliar a atuao clnica prtica da sade coletiva; fomentar a criao de grupos de patologias especficas, como de hipertensos, de diabticos, de sade mental, etc.; realizar o pronto atendimento mdico nas urgncias e emergncias; encaminhar aos servios de maior complexidade, quando necessrio, garantindo a continuidade do tratamento na USF, por meio de um sistema de acompanhamento e referncia e contrarreferncia; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais; indicar internao hospitalar; solicitar exames complementares; verificar e atestar bito; dirigir veculos oficiais para exercer atividades prprias do cargo, desde que devidamente habilitado, e autorizado por chefia ou autoridade superior; executar outras tarefas afins. MEDICO VETERINARIO: Consiste em promover a assistncia mdica veterinria no municpio, atravs de trabalho coordenado pelo Departamento de Sade.

Pgina 25 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

MONITOR CRECHE, ENSINO E RECREAO: Monitorar as Atividades de Creche; Auxiliar nas atividades de ensinos e nos programas aos programas da educacional, social, cultural, esportivo, lazer e de sade; Auxiliar nos programas da rea educacional, social, cultural, esportivo e de lazer do Governo Federal e Estadual implantados no municpio; Executar as atividades dos programas municipais de ensino, creche e programas scio-educativos no atendimento a crianas, adolescentes e jovens; Executar nas unidades de educao e assistncia social, o acompanhamento de crianas, adolescentes e jovens do municpio; Coordenar e executar os projetos esportivos e de lazer do municpio; Acompanhar crianas, adolescentes e jovens na condio de risco social do municpio; Executar outras atividades correlatas. MONITOR DE PROGRAMAS SOCIAIS: Auxiliar nas atividades das reas social, cultural, esportivo, lazer e de sade; Auxiliar nos programas da rea social, cultural, esportivo e de lazer do Governo Federal e Estadual implantados no municpio; Executar as atividades dos programas municipais de ensino e programas scioeducativos, culturais, esportivos e de lazer no atendimento a crianas, adolescentes e jovens; Executar nas unidades de educao e assistncia social, o acompanhamento de crianas, adolescentes e jovens do municpio; Executar os projetos esportivos e de lazer do municpio; Acompanhar crianas, adolescentes, e jovens na condio de risco social do municpio; Executar outras atividades correlatas. MOTORISTA - CNH "D" OU "E": Dirigir ambulncias, nibus, micro-nibus, kombis, automveis e outros veculos automotores; conduzir estudantes, servidores, grupos de pessoas e estar disposio de autoridades, visitantes e outras personalidades conforme designao superior; verificar diariamente as condies do veiculo, antes de sua utilizao: pneus, gua do radiador, bateria, nvel e presso do leo, ampermetro, sinaleiras, freios, embreagem, direo, faris, combustvel, entre outros; fazer pequenos reparos de emergncia que no requeiram conhecimentos especiais, bem como trocar pneus, quando necessrio; anotar e comunicar o chefe imediato a quaisquer defeitos que necessitem dos servios de mecnica para reparo ou conserto; Preencher mapas e formulrios sobre a utilizao diria do veculo, anotando a quilometragem no comeo e final dos servios, os horrios de sada e chegada e os dados relativos ao abastecimento, para controles; comunicar chefia imediata, to rapidamente quanto possvel, qualquer ocorrncia extraordinria; transportar e recolher servidores em locais e horas determinadas, conduzindo-os conforme itinerrios estabelecidos ou instrues especficas; zelar pelo bom andamento da viagem, adotando as medidas cabveis na preveno ou soluo de qualquer incidente, para garantir a segurana dos passageiros, transeuntes e outros veculos; recolher, periodicamente, o veculo oficina para reviso e lubrificao; manter a boa aparncia do veculo; recolher o veiculo, aps o servio, deixando-o em local apropriado, com portas e janelas trancadas, e entregar as chaves aos responsveis pela guarda dos mesmos; utilizar os equipamentos de proteo individual, pertinentes ao exerccio de suas atribuies; desenvolver atividades administrativas (documentos, registros, encaminhamentos, outros) relativas ao exerccio do cargo, utilizando-se dos transportados, especialmente das crianas, observando o embarque e desembarque seguros, a adoo dos equipamentos e medidas de segurana previsto na legislao de trnsito, a velocidade controlada e a ordem no interior do veculo; executar outras tarefas correlatas. MOTORISTA - CNH "D" OU "E"/ZONA RURAL: Dirigir ambulncias, nibus, micro-nibus, kombis, automveis e outros veculos automotores; conduzir estudantes, servidores, grupos de pessoas e estar disposio de autoridades, visitantes e outras personalidades conforme designao superior; verificar diariamente as condies do veiculo, antes de sua utilizao: pneus, gua do radiador, bateria, nvel e presso do leo, ampermetro, sinaleiras, freios, embreagem, direo, faris, combustvel, entre outros; fazer pequenos reparos de emergncia que no requeiram conhecimentos especiais, bem como trocar pneus, quando necessrio; anotar e comunicar o chefe imediato a quaisquer defeitos que necessitem dos servios de mecnica para reparo ou conserto; Preencher mapas e formulrios sobre a utilizao diria do veculo, anotando a quilometragem no comeo e final dos servios, os horrios de sada e chegada e os dados relativos ao abastecimento, para controles; comunicar chefia imediata, to rapidamente quanto possvel, qualquer ocorrncia extraordinria; transportar e recolher servidores em locais e horas determinadas, conduzindo-os conforme itinerrios estabelecidos ou instrues especficas; zelar pelo bom andamento da viagem, adotando as medidas cabveis na preveno ou soluo de qualquer incidente, para garantir a segurana dos passageiros, transeuntes e outros veculos; recolher, periodicamente, o veculo oficina para reviso e lubrificao; manter a boa aparncia do veculo; recolher o veiculo, aps o servio, deixando-o em local apropriado, com portas e janelas trancadas, e entregar as chaves aos responsveis pela guarda dos mesmos; utilizar os equipamentos de proteo individual, pertinentes ao exerccio de suas atribuies;

Pgina 26 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

desenvolver atividades administrativas (documentos, registros, encaminhamentos, outros) relativas ao exerccio do cargo, utilizando-se dos transportados, especialmente das crianas, observando o embarque e desembarque seguros, a adoo dos equipamentos e medidas de segurana previsto na legislao de trnsito, a velocidade controlada e a ordem no interior do veculo; executar outras tarefas correlatas. NUTRICIONISTA: Analisar e interpretar, dentro de uma percepo crtica da realidade, os dados nutricionais da populao atendida pelos sistemas municipais de sade e educao, cuidando de sua alimentao, nutrio clnica e social, alimentao institucional, buscando, com sua avaliao, a educao e ateno diettica necessrias a permitir a manuteno de bons ndices de nutrio da populao; realizar as demais atribuies pertinentes profisso, segundo a classe, ordem ou conselho profissional especfico; desenvolver atividades administrativas (documentos, registros, encaminhamentos, outros) relativas ao exerccio do cargo, utilizando-se dos meios mecnicos e/ou informatizados disponveis para esse fim; utilizar os equipamentos de proteo individual, pertinentes ao exerccio de suas atribuies; dirigir veculos oficiais para exercer atividades prprias do cargo, desde que devidamente habilitado, e autorizado por chefia ou autoridade superior; executar outras atividades afins. ODONTOLOGO: Examinar, diagnosticar e tratar afeco da boca, dentes e regio maxilofacial, utilizando processos clnicos ou cirrgicos; prescrever ou administrar medicamentos, determinando via oral ou parenteral, para tratar ou prevenir afeces dos dentes e da boca; manter registros dos pacientes examinados e tratados; fazer percias odontoadministrativas, examinando a cavidade bucal e os dentes, a fim de fornecer atestados de capacitao fsica para admisso de pessoal na Prefeitura; efetuar levantamentos que identifiquem indicadores odontolgicos de sade pblica; participar do planejamento, execuo e avaliao de programas educativos de preveno dos problemas de sade bucal e programas de atendimento odontolgico voltados para os estudantes da rede municipal de ensino e para a populao de baixa renda; participar da elaborao de planos de fiscalizao sanitria; realizar levantamento epidemiolgico para traar o perfil de sade bucal da populao; realizar os procedimentos clnicos definidos na Norma Operacional Bsica do Sistema nico de Sade NOB/SUS e na Norma Operacional Bsica da Assistncia Sade (NOAS); realizar o tratamento integral, no mbito da ateno bsica, para a populao adstrita; encaminhar e orientar os usurios que apresentarem problemas mais complexos a outros nveis de assistncia, assegurando seu acompanhamento; realizar atendimentos de primeiros cuidados nas urgncias; realizar pequenas cirurgias ambulatoriais; prescrever medicamentos e outras orientaes na conformidade dos diagnsticos efetuados; emitir laudos, pareceres e atestados sobre assuntos de sua competncia; executar as aes de assistncia integral, aliando a atuao clnica de sade coletiva, assistindo as famlias, indivduos ou grupos especficos, de acordo com planejamento local; coordenar e participar das aes coletivas voltadas para a promoo e preveno em sade bucal; programar e supervisionar o fornecimento de insumos para as aes coletivas; capacitar as equipes de sade da famlia no que se refere s aes educativas e preventivas em sade bucal; supervisionar o trabalho desenvolvido pelo THD e ao ACD; dirigir veculos oficiais para exercer atividades prprias do cargo, desde que devidamente habilitado, e autorizado por chefia ou autoridade superior; Utilizar os equipamentos de proteo individual, pertinentes ao exerccio de suas atribuies; desenvolver atividades administrativas (documentos, registros, encaminhamentos, outros) relativas ao exerccio do cargo, utilizandose dos meios mecnicos e/ou informatizados disponveis para esse fim; executar outras tarefas afins. OPERADOR DE MQUINAS LEVES: Executar servios de destocamento, aragens, gradagens, adubaes, plantios, capinas, irrigaes e colheitas com mquinas e acessrios apropriados a cada uma dessas operaes; Zelar pela manuteno do equipamento, procedendo a simples reparos, limpeza, lubrificao e abastecimento; Montar e desmontar implementos; Executar outras tarefas correlatas. OPERADOR DE MQUINAS PESADAS: Trabalho que consiste em saber operar mquinas rodovirias, tais como, trator, patrol, retro, p-carrecadeira, etc. PROFESSOR I - PI: Comparecer s atividades do planejamento do ensino dentro da programao escolar; Comparecer s atividades escolares com a pontualidade necessria ao desenvolvimento do trabalho; Participar de reunies e Comisses para as quais tenha sido convocado; Tratar com urbanidade e iseno os colegas de trabalho; Respeitar a hierarquia administrativa e pedaggica em suas atitudes, atividades e reivindicaes; Zelar pelo patrimnio da escolar, particularmente de sua rea de atuao, preocupando-se pela conservao de bens e pelo bom uso do material colocado sua disposio; Guardar sigilo sobre

Pgina 27 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

assuntos reservados que envolvam ou possam envolver pessoas e autoridades nos planos administrativos e pedaggicos; Zelar pelo bom nome da Unidade de Ensino dentro e fora dela; Desenvolver suas atividades de acordo com a programao aprovada e empenhando-se pela constante qualificao ao processo ensino aprendizagem; Promover a avaliao constante do processo aprendizagem de acordo com o sistema adotado; Comunicar ao superior imediato qualquer irregularidade na atuao ou comportamento do aluno, no mbito de suas atividades; Cooperar com os superiores imediatos na soluo de problemas da administrao da escola; Qualificar-se permanentemente com vistas melhoria constante de seu desempenho como profissional e como educador; Apresentar nos prazos hbeis toda a escrita escolar sobre sua responsabilidade; Participar de atividades de carter cvico, social e cultural promovidos pelo seu setor de trabalho; Ministrar de acordo com o horrio do estabelecimento, cumprindo o numero de dias letivos fixados pela legislao vigente, registrando, no dirio de classe, a matria lecionada e a frequncia do aluno; Respeitar a diferena individual do aluno, considerando as possibilidades e limitaes de cada um, mantendo-o participante durante os perodos de aula; Manter a disciplina de sala e fora dela; Desenvolver o esprito de cooperao e solidariedade integrandose na vida da escola e da comunidade; Manter eficincia do ensino da rea e/ou turma especifica de sua atuao; Elaborar planejamento de curso, de unidade e de aula para sua disciplina e/ou turma, com apoio do pessoal tcnico-pedaggico, adotando a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; Atender a famlia do aluno quando for solicitado; Realizar outras atividades que, por natureza recaiam no mbito de sua competncia. PROFESSOR II - PII: Comparecer s atividades do planejamento do ensino dentro da programao escolar; Comparecer s atividades escolares com a pontualidade necessria ao desenvolvimento do trabalho; Participar de reunies e Comisses para as quais tenha sido convocado; Tratar com urbanidade e iseno os colegas de trabalho; Respeitar a hierarquia administrativa e pedaggica em suas atitudes, atividades e reivindicaes; Zelar pelo patrimnio da escolar, particularmente de sua rea de atuao, preocupando-se pela conservao de bens e pelo bom uso do material colocado sua disposio; Guardar sigilo sobre assuntos reservados que envolvam ou possam envolver pessoas e autoridades nos planos administrativos e pedaggicos; Zelar pelo bom nome da Unidade de Ensino dentro e fora dela; Desenvolver suas atividades de acordo com a programao aprovada e empenhando-se pela constante qualificao ao processo ensino aprendizagem; Promover a avaliao constante do processo aprendizagem de acordo com o sistema adotado; Comunicar ao superior imediato qualquer irregularidade na atuao ou comportamento do aluno, no mbito de suas atividades; Cooperar com os superiores imediatos na soluo de problemas da administrao da escola; Qualificar-se permanentemente com vistas melhoria constante de seu desempenho como profissional e como educador; Apresentar nos prazos hbeis toda a escrita escolar sobre sua responsabilidade; Participar de atividades de carter cvico, social e cultural promovidos pelo seu setor de trabalho; Ministrar de acordo com o horrio do estabelecimento, cumprindo o numero de dias letivos fixados pela legislao vigente, registrando, no dirio de classe, a matria lecionada e a frequncia do aluno; Respeitar a diferena individual do aluno, considerando as possibilidades e limitaes de cada um, mantendo-o participante durante os perodos de aula; Manter a disciplina de sala e fora dela; Desenvolver o esprito de cooperao e solidariedade integrandose na vida da escola e da comunidade; Manter eficincia do ensino da rea e/ou turma especifica de sua atuao; Elaborar planejamento de curso, de unidade e de aula para sua disciplina e/ou turma, com apoio do pessoal tcnico-pedaggico, adotando a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; Atender a famlia do aluno quando for solicitado; Realizar outras atividades que, por natureza recaiam no mbito de sua competncia. PSICOLOGO: Orientar, coordenar a aplicao, o estudo e a interpretao de testes psicolgicos e a realizao de entrevistas complementares; Orientar ou realizar entrevistas psico-sociais com candidatos orientao profissional, educacional, vital e vocacional; Orientar a coleta de dados estatsticos sobre os resultados dos testes e realizar a sua interpretao para fins cientficos; Realizar sntese e diagnsticos em trabalhos de orientao educacional, vocacional, profissional e vital; Planejar e executar ou supervisionar trabalhos de psicoterapia em casos de pessoas com problemas de ajustamento; Diagnosticar e orientar crianas e adolescentes, principalmente da rede pblica municipal de ensino, com problemas no ambiente escolar; Participar de reunies e realizar, trabalhos de estudos e experimentos; Selecionar baterias de testes e elaborar as normas de sua aplicao; Realizar trabalhos administrativos correlatos. SECRETARIO ESCOLAR/ZONA RURAL: Responder, perante o Diretor, pelo expediente geral da secretaria; Assinar todos os documentos que devam, por lei, conter sua assinatura; Atender comunidade, prestando

Pgina 28 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

esclarecimentos referentes escriturao escolar e legislao vigente, atravs de informes por escrito, quando se fizer necessrio; Assuntos considerados sigilosos devero ser respeitados sem divulgao; Recolher, selecionar, classificar e catalogar todos os documentos que circulam ou que devam ser arquivados definitivamente; Organizar os arquivos de modo racional e simples, mantendo-os sob sua guarda com o mximo sigilo; Garantir a perfeita conservao e restaurao dos documentos recolhidos; Organizar as fontes de pesquisa ou as pastas de procura de modo que qualquer documento exigido seja, rapidamente localizado; Manter em dia a escriturao da escola com o mximo de qualidade e o mnimo possvel de esforo; Manter atualizada a documentao escolar, zelando pela sua fidedignidade, de modo a poder ser utilizada por ocasio de coleta de dados ou para subsidiar os trabalhos de inspeo, superviso e orientao; Manter atualizada a legislao vigente, resolues, regulamentos, instrues, circulares e despachos que dizem respeito s atividades do estabelecimento; Identificar, interpretar e aplicar a legislao em vigor pertinente organizao da unidade escolar; Divulgar todas as normas procedentes de rgos superiores, estimulando o pessoal em exerccio na escola a respeit-las, valoriz-las e agir, corretamente, de acordo com as mesmas; Planejar seu trabalho de acordo com as necessidades da escola, estabelecendo objetivos claramente definidos e padres mnimos de desempenho; Elaborar cronograma de atividades de Secretaria, tendo em vista a racionalizao do trabalho e sua execuo em tempo hbil; Executar, controlar e avaliar as atividades planejadas e, se necessrio, replanej-las, a fim de adequar seu trabalho realidade da Escola; Participar a elaborao do planejamento e da avaliao das atividades da Escola, quando convocado; Participar das reunies como representando do estabelecimento, quando solicitado pelo Diretor; Participar da elaborao do Regimento e cumprir as disposies contidas no mesmo; Responder, perante o Diretor, pelo expediente e pelos servios gerais da Secretaria e auxili-lo, dando-lhe assistncia, executando ou fazendo executar suas determinaes; Atender e auxiliar o Inspetor Escolar em suas visitas Escola, apresentando-lhe a documentao solicitada; Atender Superintendncia Regional de Ensino, aluno e comunidade, para prestar esclarecimentos solicitados; Solicitar informaes ao Inspetor Escolar para esclarecimento de dvidas; Orientar seus auxiliares; Agir de modo a captar a confiana de seus liderados; Supervisionar o trabalho administrativo, evitando desperdcio de tempo do pessoal envolvido; Contribuir para o aumento de esforo individual, criatividade e satisfao de pessoal envolvido no trabalho; Participar da vivncia de tcnicas inerentes s suas atribuies, atravs de intercmbio com outros Secretrios, objetivando melhor desempenho de seu trabalho; SERVENTE ESCOLAR/ZONA RURAL: Cargo de natureza simples que consiste na execuo de tarefas rotineiras escolares como: limpeza do prdio, cozinhar e cuidar dos utenslios domsticos. SUPERVISOR(A) PEDAGGICO(A): Coordenar o planejamento a implementao do Projeto Pedaggico da escola, tendo em vistas as diretrizes definidas no plano de desenvolvimento da escola: a) Participar da elaborao do plano de desenvolvimento da escola; b) Delinear com os professores, o Projeto Pedaggico da escola; c) Coordenar a elaborao do currculo pleno da escola, envolvendo a comunidade escolar; d) Assessorar os professores na escolha e utilizao dos procedimentos e recursos didticos curriculares; e) Promover o desenvolvimento curricular, redefinindo, conforme as necessidades, os mtodos e materiais de ensino; f) Participar da elaborao do Calendrio Escolar; g) Articular os docentes de cada rea para o desenvolvimento do trabalho tcnico-pedaggico da escola definindo suas atividades especficas; h) Avaliar o trabalho pedaggico, sistematicamente, com vistas reorientao de sua dinmica (avaliao externa); i) Participar com o corpo docente, do processo de avaliao externa e da anlise de seus resultados; j) Identificar as manifestaes culturais caractersticas da regio e inclu-las no desenvolvimento do trabalho da escola; k) orientar o trabalho docente, colaborando na elaborao de instrumentos de avaliao e sua aplicao, fazendo o estudo e o registro dos resultados; l) Rever, anualmente, a Proposta Pedaggica; Coordenar o programa de capacitao do pessoal da escola: a) Analisar os resultados da avaliao sistmitica feita com os professores e identificar as necessidades dos mesmos; b) Realizar a avaliao de desempenho dos professores, identificando as necessidades individuais de treinamento e aperfeioamento; c) Efetuar o levantamento da necessidade de treinamento e capacitao dos docentes na escola; d) Manter intercmbio com instituies educacionais e/ou pessoas visando sua participao nas atividades de capacitao da escola; e) Analisar os resultados obtidos com as atividades de capacitao docente, na melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem; Realizar a orientao dos alunos, articulando o envolvimento da famlia no processo educativo: a) Identificar junto com os professores as dificuldades de aprendizagem dos alunos; b) Orientar os professores sobre estratgias mediante aos quais as dificuldades identificadas possam, ser trabalhadas nvel pedaggico; c) Encaminhar s instituies especializadas, os alunos com dificuldades

Pgina 29 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

que requeiram um atendimento teraputico d) Promover a integrao do aluno no mundo do trabalho, atravs da informao profissional e da discusso de questes relativas aos interesses profissionais dos alunos e configurao do trabalho na realidade social; e) Envolver a famlia no planejamento e desenvolvimento das aes da escola; f) Proceder, com auxlio dos professores, ao levantamento das caractersticas sociais, econmicas e lingusticas do aluno e sua famlia; g) Utilizar os resultados do levantamento como diretrizes para as diversas atividades do planejamento do trabalho escolar; h) Analisar com a famlia os resultados do aproveitamento do aluno, orientando se necessrio, para obteno de melhores resultados; i) Oferecer apoio s instituies escolares discentes, estimulando a vivncia da prtica democrtica dentro da escola; Realizar outras atividades que, por sua natureza recaiam no mbito de sua competncia. TECNICO AGROPECUARIO: Trabalho que consiste em orientar, supervisionar e imprimir a poltica agropecuria do municpio, em obedincia s normas traadas pelo Chefe imediato. TECNICO DE ENFERMAGEM: Atuar junto Estratgia de Sade da Famlia, realizando procedimentos inerentes ao programa; atender/preparar pacientes para encaminhamento ao mdico, verificar a presso e a temperatura, anotando em pronturio, comunicar ao mdico as condies do paciente; encaminhar pacientes para exames radiolgicos e outras, visando obteno de informaes complementares sobre o caso a ser diagnosticado; quando designado, colher material e realizar exames de laboratrio sob superviso do bioqumico; preparar e esterilizar material e instrumental, ambientes e equipamentos para permitir a realizao de exames, tratamentos, intervenes e outros tipos de atendimento; orientar pacientes sobre cuidados de higiene, alimentao, medidas preventivas e reaes de vacina; ministrar medicamentos prescritos por via oral, intramuscular, intravenosa, subcutnea e intradrmica; responsabilizar-se pelo controle e utilizao do equipamento, instrumentais, materiais e medicamentos colocados sua disposio; realizar trabalhos preventivos na rea da sade; participar de execuo de programas de sade e de campanhas de vacinao; prestar informaes sobre assuntos de sua especialidade; elaborar os relatrios peridicos e fornecer dados estatsticos sobre sua atividade; supervisionar o trabalho do pessoal auxiliar, realizando seu treinamento em servio ou no; proceder a socorro de urgncia; prestar servios em unidades de sade, comunidades e outros; executar outras atividades de natureza anlogas.

Pgina 30 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

ANEXO III
MODELOS DE PROCURAO E FORMULRIO PARA RECURSO

PROCURAO
Por este instrumento particular, eu ___________________________________________________________, portador do CPF n _________________, cdula de identidade n ________________________, residente _________________________________________, n _______, Bairro __________________, CEP ________________, na cidade de ___________________________, estado de __________, e-mail _____________________, nomeio e constituo como meu bastante procurador, para os fins de promover a minha inscrio no cargo de ____________________________________________ do Concurso Pblico da ___________________, Edital n 01/2013, o Sr(a). ____________________________________________________, portador da cdula de identidade n ______________________________, e-mail ____________________________________________, residente ___________________________________, n _______, Bairro ____________________, CEP ________________, na cidade de ___________________________, estado de __________, com os poderes especficos para, em meu nome, firmar o requerimento padro de inscrio e declarao de que estou de acordo com as normas do contidas no referido edital.

Local e data: ____________________, _____/_____/_____. Assinatura: ______________________________________

FORMULRIO PARA RECURSO


Exame Auditores & Consultores Ltda Concurso Pblico Edital n 01/2013 - Prefeitura Municipal de Felisburgo Candidato N de Inscrio Cargo Marque abaixo o tipo de recurso: Edital Inscries (erro na grafia do nome) Inscries (Erro no n de inscrio) Inscries (erro na nomenclatura do cargo) Indeferimento do pedido de iseno da Taxa de inscrio Inscries (omisso do nome) Inscries (erro no n da identidade) Inscries (indeferimento de inscrio)

Local, sala, data e horrio de prova (erro no local e/ou data; erro na data e/ou horrio) Gabarito da Prova Objetiva de Mltipla Escolha (erro na resposta divulgada) Realizao das Provas (Objetiva de Mltipla Escolha, de Ttulos e Prtica) Resultado (erro na pontuao e/ou classificao) Qualquer outra deciso proferida no certame. Especificar ___________________________________________________ Digitar ou datilografar ou escrever em letra de forma a justificativa do recurso, de forma objetiva:

Local e data: ____________________, _____/_____/_____. Assinatura: ______________________________________

Pgina 31 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

ANEXO IV
PROGRAMA DE PROVA PARA AS QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA CARGOS (Alfabetizado / 4 Srie do ensino fundamental completa) GARI; MECNICO; MOTORISTA CNH D OU E; MOTORISTA CNH D OU E/ZONA RURAL; SERVENTE ESCOLAR/ZONA RURAL. CONTEDO PROGRAMTICO PORTUGUS PARA GARI, MECNICO, MOTORISTA CNH D OU E, MOTORISTA CNH D OU E/ZONA RURAL E SERVENTE ESCOLAR/ZONA RURAL: Leitura, compreenso, interpretao, gnero, objetivo e meio de circulao de textos diversos (dentre outros, receitas, charges, bilhetes, notcias, tirinhas, cartuns, anncios, provrbios, contos...); Encontros voclicos e consonantais; Diviso silbica; Slaba tnica; Classes de palavras (artigo, substantivos, pronome, preposio, verbo, advrbio...) e suas flexes, classificaes e emprego; Tipos de frases; Pontuao; Alfabeto; Novo acordo ortogrfico. Sugesto Bibliogrfica: FARACO & MOURA. Gramtica Nova. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica-Teoria e exerccios. PASCHOALIN & SPADOTO. Gramtica-Teoria e Exerccios. Livros Didticos de Lngua Portuguesa para 1 ao 5 ano. Dicionrio Michaelis. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. MATEMTICA PARA GARI, MECNICO, MOTORISTA CNH D OU E, MOTORISTA CNH D OU E/ZONA RURAL E SERVENTE ESCOLAR/ZONA RURAL: Conjuntos (noo, igualdade desigualdade, tipos, pertence e no pertence, subconjuntos, unio e interseo). Nmeros naturais. Operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso e potenciao). Sistema de numerao decimal. Sistema monetrio brasileiro. Sentenas matemticas. Fraes. Nmeros decimais. Porcentagem. Problemas. Medidas: comprimento, superfcie, volume, massa, capacidade e tempo. Sugesto Bibliogrfica: GIOVANNI, Jos Ruy. A Conquista da Matemtica. Mtodo experimental. SP. FTD. CASTILHO, Snia Fiza da Rocha; DUARTE, Ana Lcia Amaral. Matemtica Orientada. Bhte. Ed. Viglia. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. CONHECIMENTOS GERAIS PARA GARI, MECNICO, MOTORISTA CNH D OU E, MOTORISTA CNH D OU E/ZONA RURAL E SERVENTE ESCOLAR/ZONA RURAL : Poltica e Economia nacionais. Sociedade e costumes nacionais (msica, literatura, artes, arquitetura, rdio, cinema, teatro, televiso, educao, sade, esporte, gastronomia...). Histria e Geografia nacionais. Descobertas e inovaes cientficas e tecnolgicas. Meio ambiente. Sugesto Bibliogrfica: Livros de Histria e Geografia (1 ao 5 ano do Ensino Fundamental). Revistas e Jornais de ampla circulao nacional. Almanaque Abril. Internet (entre outros, globo.com. abril.com.br. inovacaotecnologica.com.br. portal.mec.gov.br. portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm. g1.globo.com. folha.uol.com.br . oglobo.globo.com. cultura.gov.br/site. cinema.uol.com.br. suapesquisa.com . brasilescola.com. historiadaarte.com.br). Outras publicaes que abranjam o programa proposto. RACIOCNIO LGICO PARA GARI E SERVENTE ESCOLAR/ZONA RURAL: Associao de ideias a partir de imagens propostas, identificao de figuras (teste de inteligncia no verbal), para medir a habilidade do candidato em entender as relaes entre as pessoas, lugares, coisas, objetos, etc., e deduzir novas informaes das relaes fornecidas, atravs de raciocnio bsico. O teste serve tambm para verificar a capacidade de utilizar-se de raciocnio analtico e dedutivo, bem como na interpretao de sequencias numricas. Sugesto Bibliogrfica: ROCHA, Enrique. Raciocnio Lgico - Voc consegue aprender. Srie Provas e Concursos. So Paulo: Campus. CESAR, Benjamin e MORGADO, Augusto C. Raciocnio Lgico - Quantitativo. Srie Provas e Concursos. So Paulo: Campus. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. LEGISLAO PARA MOTORISTA CNH D OU E E MOTORISTA CNH D OU E/ZONA RURAL: Conhecimentos gerais sobre direo defensiva. Noes bsicas de primeiros socorros, mecnica e meio ambiente. Placas de sinalizao e regulamentao de trnsito. Lubrificao e conservao; Sugesto Bibliogrfica: Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei n 9503/97, alterada pela Lei n 9.602/98). Resolues do CONTRAN. SOBRINHO, Jos Almeida e Outros, Novo Cdigo de Trnsito Brasileiro. Editora Jurdica Mizuno, 1 ed. Campinas-SP. Outras publicaes que abranjam o programa proposto.

Pgina 32 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

ESPECFICA PARA MECNICO: Instrumentos e ferramentas; Conhecimentos operacionais de eletricidade de veculos e mquinas; Noes bsicas de: mecnica, operao e manuteno preventiva dos equipamentos automotivos de veculos leves e pesados e das mquinas; Conhecimento de sistema de funcionamento dos componentes dos equipamentos como: leitura do painel, nvel de leo, de gua, condies de freio e pneus; Diagnsticos de falhas de funcionamento dos equipamentos; Lubrificao e conservao dos veculos e das mquinas. Sugesto Bibliogrfica: Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei n 9503/97 e Anexos). ALMEIDA, F. Amaury. Manuteno de Automveis. ltima edio. CHOLLET, H. Motor e seus Acessrios. So Paulo: Hemus. ltima edio. CHOLLET, H. Veculos e seus Acessrios. So Paulo: Hemus. Cdigo Brasileiro de Trnsito. PAZ, M. Arias. Manual do Automvel. SENAI RJ GEP. DIEAD. Direo Defensiva. Unidade de Estudo. Rio de Janeiro. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. CARGOS (Ensino fundamental completo) OPERADOR DE MQUINAS LEVES; OPERADOR DE MQUINAS PESADAS. CONTEDO PROGRAMTICO PORTUGUS: Leitura, compreenso, interpretao, gnero, objetivo e meio de circulao de textos diversos (dentre outros, bulas, provrbios, charges, receitas mdicas e culinrias, notcias, tirinhas, cartuns, anncios, reportagens, contos, fbulas...); Pontuao; Acentuao grfica; Encontros voclicos e consonantais; Diviso silbica; Slaba tnica; Concordncia verbal e nominal; Regncia verbal e nominal; Classes de palavras (artigo, substantivo, adjetivo, advrbio, verbo, pronome, preposio...) suas flexes, classificaes e emprego. Frase, orao e perodo: termos principais da orao (classificaes). Novo acordo ortogrfico. Sugesto Bibliogrfica: FARACO & MOURA. Gramtica Nova. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica-Teoria e exerccios. PASCHOALIN & SPADOTO. Gramtica-Teoria e Exerccios. TERRA, Ernani. Curso Prtico de Gramtica. ANDR, Hildebrando A. de. Gramtica ilustrada. Livros Didticos de Lngua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Dicionrio Michaelis. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. MATEMTICA: Sistema de medida. Sistemas de numerao. Sistema mtrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo. Matemtica comercial: Razes e propores; Grandezas diretas e inversamente proporcionais; Regra de trs simples e compostas; Porcentagem; Juros Simples. Problemas com nmeros naturais. Divisibilidade. Potenciao (propriedades). Nmeros negativos (soma, diviso, multiplicao, subtrao). Equao e Inequao. Nmeros inteiros. Mdias (mdia aritmtica e ponderada). Mximo divisor comum e mnimo mltiplo comum. Raiz. Frao (classificao, simplificao, operao). Conjunto de nmeros naturais. Sugesto Bibliogrfica: BONGIOVANNI, VISSOTO E LAUREANO, 5 a 8 srie. Matemtica Vida. Ed. tica. IEZZI, Gelson. Matemtica 5 a 8 srie. Dolce Oswaldo, Machado Antnio - SP. Atual. GIOVANNI, Jos Ruy, CASTRUCCI, Benedito, JNIOR, Jos Ruy Giovanni. A Conquista da Matemtica Teoria e Aplicao 5 a 8 srie. Edio renovada. Editora FTD. SP. IMENES, Luiz Mrcio; LELLIS, Matemtica 5 a 8 srie. Editora Scipione. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. CONHECIMENTOS GERAIS: Poltica e Economia mundiais. Sociedade (msica, literatura, artes, arquitetura, rdio, cinema, teatro, televiso, educao, sade, esporte, gastronomia...). Histria e Geografia mundiais. Descobertas e inovaes cientficas e tecnolgicas. Meio ambiente. Sugesto Bibliogrfica: Livros de Histria e Geografia (1 ao 5 ano do Ensino Fundamental). Revistas e Jornais de ampla circulao nacional. Almanaque Abril. Internet (entre outros, globo.com. abril.com.br. inovacaotecnologica.com.br. portal.mec.gov.br. portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm. g1.globo.com. folha.uol.com.br. oglobo.globo.com. cultura.gov.br/site. cinema.uol.com.br. suapesquisa.com . brasilescola.com. historiadaarte.com.br). Outras publicaes que abranjam o programa proposto. LEGISLAO: Conhecimentos gerais sobre direo defensiva. Noes bsicas de primeiros socorros, mecnica e meio ambiente. Placas de sinalizao e regulamentao de trnsito. Lubrificao e conservao; Sugesto Bibliogrfica: Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei n 9503/97, alterada pela Lei n 9.602/98). Resolues do CONTRAN. SOBRINHO, Jos Almeida e Outros, Novo Cdigo de Trnsito Brasileiro. Editora Jurdica Mizuno, 1 ed. Campinas-SP. Outras publicaes que abranjam o programa proposto.

Pgina 33 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

CARGOS (Ensino mdio completo) AUXILIAR DE ESPORTES; AUXILIAR DE SADE BUCAL; AUXILIAR DE SECRETARIA; ENCARREGADO DE SEO; MONITOR DE CRECHE; ENSINO E RECREAO; MONITOR DE PROGRAMAS SOCIAIS; SECRETRIO ESCOLAR/ZONA RURAL; TCNICO AGROPECURIO; TCNICO DE ENFERMAGEM. CONTEDO PROGRAMTICO PORTUGUS PARA AUXILIAR DE ESPORTES, AUXILIAR DE SADE BUCAL, AUXILIAR DE SECRETARIA, ENCARREGADO DE SEO, MONITOR DE CRECHE, ENSINO E RECREAO, MONITOR DE PROGRAMAS SOCIAIS, SECRETRIO ESCOLAR/ZONA RURAL, TCNICO AGROPECURIO E TCNICO DE ENFERMAGEM: Leitura, compreenso, interpretao, gnero, objetivo e meio de circulao de textos diversos (dentre outros, charges, notcias, tirinhas, cartuns, anncios, reportagens, contos, fbulas, anncios, artigos cientficos e de opinio...); Classes de palavras (flexes, classificaes e emprego); Pontuao (classificao e emprego); Frase (classificaes); Perodo (termos essenciais, termos integrantes e termos acessrios da orao); Perodos compostos por coordenao e subordinao (classificaes); Oraes reduzidas; Concordncia verbal e nominal; Regncia verbal e nominal; Denotao e conotao; Figuras de linguagem; Vcios de linguagem; Pontuao; Novo acordo ortogrfico. Sugesto Bibliogrfica: FARACO & MOURA. Gramtica Nova. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica-Teoria e exerccios. PASCHOALIN & SPADOTO. Gramtica-Teoria e Exerccios. TERRA, Ernani. TERRA, Ernani; NICOLA, Jos de. Gramtica de Hoje. CUNHA, Celso. Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. TERRA, Ernani. Curso Prtico de Gramtica. ANDR, Hildebrando A. de. Gramtica ilustrada. CADORE, Lus Agostinho. Curso Prtico de Portugus. Livros didticos de Lngua Portuguesa e Literatura (teoria) para o Ensino Mdio e/ou Superior. Dicionrio Michaelis. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. MATEMTICA PARA AUXILIAR DE ESPORTES, AUXILIAR DE SECRETARIA, ENCARREGADO DE SEO, MONITOR DE CRECHE, ENSINO E RECREAO, MONITOR DE PROGRAMAS SOCIAIS, SECRETRIO ESCOLAR/ZONA RURAL E TCNICO AGROPECURIO: Conjunto dos nmeros naturais: a numerao decimal; operaes e resolues de problemas. Mltiplos e divisores de um nmero natural: divisibilidade; mximo divisor comum; mnimo mltiplo comum. Nmeros fracionrios: operaes com nmeros fracionrios; resolues de problemas. Fraes e nmeros decimais: Operaes com nmeros decimais. Sistema Mtrico Decimal: Permetro de figuras planas. reas de figuras planas (tringulos, quadrilteros, crculos e polgonos regulares). Conjunto dos nmeros inteiros relativos: Operaes e resolues de problemas. Conjunto dos nmeros racionais: Resoluo de equaes do 1 grau. Resoluo de problemas. Razo e proporo. Propriedades das propores. Diviso proporcional. Mdia aritmtica simples e ponderada. Regra de trs simples. Regra de trs, composta. Porcentagem, juros simples e montante. Conjunto dos nmeros reais: Operaes com polinmios. Produtos notveis. Fatorao. Sistemas de equaes do 1 grau com duas incgnitas. Equaes do 2 grau. Resoluo de problemas. Relaes mtricas e trigonomtricas nos tringulos retngulos: aplicao do teorema de Pitgoras. Funes: Funo do 1 grau. Funo quadrtica. Funo exponencial. Funo logartmica. Anlise Combinatria Simples. Geometria slida: prismas e pirmides, cilindros e cones, esfera - reas e volumes. Sugesto Bibliogrfica: DANTE, Luiz Roberto. Matemtica: contexto e aplicaes. Ensino Mdio. Volumes 1 e 2. Editora tica. GIOVANNI, Jos Ruy & GIOVANNI JNIOR, Jos Ruy. Matemtica pensar e descobrir: novo - 5 a 8 sries. Editora FTD. GOULART, Mrcio Cintra. Matemtica no ensino mdio. Volumes 1 e 2. Editora Scipione. IEZZI, Gelson & DOLCE, Osvaldo & MACHADO, Antnio. Matemtica e realidade. Atual Editora. SCIPIONE, Di Pierro Netto. Pensar matemtica: para o ensino fundamental. 5 a 8 sries. Ed. Scipione. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. CONHECIMENTOS GERAIS PARA AUXILIAR DE ESPORTES, AUXILIAR DE SADE BUCAL, AUXILIAR DE SECRETARIA, ENCARREGADO DE SEO, MONITOR DE CRECHE, ENSINO E RECREAO, MONITOR DE PROGRAMAS SOCIAIS, SECRETRIO ESCOLAR/ZONA RURAL, TCNICO AGROPECURIO E TCNICO DE ENFERMAGEM: Poltica e Economia mundiais. Sociedade (msica, literatura, artes, arquitetura, rdio, cinema, teatro, televiso, educao, sade, esporte, gastronomia...). Histria e Geografia mundiais. Descobertas e inovaes cientficas e tecnolgicas. Meio ambiente. Sugesto Bibliogrfica: Livros de Histria e Geografia (1 ao 5 ano do Ensino Fundamental). Revistas e Jornais de ampla circulao nacional. Almanaque Abril. Internet (entre outros, globo.com. abril.com.br. inovacaotecnologica.com.br. portal.mec.gov.br. portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm. g1.globo.com. folha.uol.com.br. oglobo.globo.com.

Pgina 34 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

cultura.gov.br/site. cinema.uol.com.br. suapesquisa.com . brasilescola.com. publicaes que abranjam o programa proposto.

historiadaarte.com.br). Outras

INFORMTICA PARA AUXILIAR DE SECRETARIA, ENCARREGADO DE SEO, MONITOR DE CRECHE, ENSINO E RECREAO, MONITOR DE PROGRAMAS SOCIAIS E SECRETRIO ESCOLAR/ZONA RURAL: Conceitos de Internet/Intranet. Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet: Ferramentas e aplicativos comerciais de navegao, de correio eletrnico, de grupos de discusso, de busca e pesquisa; Conceitos de proteo e segurana. Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informtica: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software: Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realizao de cpia de segurana (backup); Principais aplicativos comerciais para edio de textos e planilhas (Ex.: Word, Excel). Sugesto Bibliogrfica: MINK, Carlos. Microsoft Office 2000: Editora Makron Books Ltda. NORTON, Peter. Introduo Informtica. Editora Makron Books. NETO, Joo Souza. Redes de Computadores, Um Guia Prtico. Editora Msd. CORPORATION, Microsoft. Guia Microsoft Windows 98. CORPORATION, Microsoft. Guia Microsoft Office 2000. TORRES, Gabriel. Hardware Curso Completo. Editora Axcel Books. PERSON, Ron. Usando Word for Windows 95. Editora Campus. Srie Prtico e Comercial Fcil. Windows 98, Office 2000, Word 2000 e Excel 2000. Makron Books, 2000. Ajuda on-line do Sistema Operacional Windows 2000. Ajuda on-line do Microsoft Office 2000. Ajuda on-line do Microsoft EXCEL 2000. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. GESTO E LEGISLAO EM SADE PBLICA PARA AUXILIAR DE SADE BUCAL E TCNICO DE ENFERMAGEM: Organizao dos servios de sade no Brasil Sistema nico de Sade: princpios, diretrizes e controle social. Organizao da gesto, financiamento e legislao do SUS. Sade complementar. Planejamento e programao local de sade. Polticas Nacionais na rea da sade: Poltica Nacional de Ateno Bsica; Poltica Nacional de Sade Ambiental; Poltica Nacional de Humanizao, Poltica Nacional de Promoo da Sade. Epidemiologia e Indicadores de Sade. Sistemas de Informao em Sade. Vigilncia epidemiolgica e Doenas de Notificao Compulsria. Educao em sade. Sugesto Bibliogrfica: Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Artigos relacionados sade. Brasil. Ministrio da Sade. Conselho Nacional de Sade. Coletnea de Normas para o Controle Social no Sistema nico de Sade. Braslia: Editora do Ministrio da Sade. Brasil. Conselho Nacional de Secretrios de Sade. Legislao Estruturante do SUS. Braslia: CONASS. Brasil. Conselho Nacional de Secretrios de Sade. Sistema nico de Sade. Braslia: CONASS. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Guia de vigilncia epidemiolgica. Braslia: Ministrio da Sade. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Secretaria de Ateno Sade. Poltica Nacional de Promoo da Sade. Braslia: Ministrio da Sade. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Poltica Nacional de Ateno Bsica. Braslia: Ministrio da Sade. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria-Executiva. Ncleo Tcnico da Poltica Nacional de Humanizao. HumanizaSUS: poltica nacional de humanizao: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Braslia: Ministrio da Sade. Brasil. Ministrio da Sade. Conselho Nacional de Sade. Subsdios para construo da Poltica Nacional de Sade Ambiental. Braslia: Editora do Ministrio da Sade. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Cadernos de Ateno Bsica. Cadernos n 1 a 27. Srie A. Normas e Manuais Tcnicos. Disponveis em: http://200.214.130.35/dab/caderno_ab.php. BRASIL Portaria/ GM N 399 de 22/02/2006. Ministrio da Sade. Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gesto. Disponvel em http://www.saude.gov.br/dab. CECCIM, R.B. Educao permanente em sade: desafio ambicioso e necessrio. Interface, Botucatu - SP, v. 9, n. 16, p. 161177, 2005. Brasil. Ministrio da Sade. Gesto Municipal de Sade: textos bsicos. Rio de Janeiro: Brasil. Ministrio da Sade. ROUQUAYROL, M.Z. Epidemiologia & Sade. Rio de Janeiro: MEDSI. MENDES, EV (Org.). A organizao da Sade no Nvel Local. So Paulo: HUCITEC. STARFIELD, B. Ateno primria: equilbrio entre necessidades de sade, servios e tecnologia. Braslia: UNESCO, Ministrio da Sade. PINHEIRO, R.; MATTOS, R.A. (Org.). Os sentidos da integralidade na ateno e no cuidado sade. Rio de Janeiro: UERJ, IMS, ABRASCO. Sistemas de Informao em Sade. Disponvel em http://www.saude.gov.br/bvs. Czeresnia, D. & Freitas, C.M (org.). Promoo da sade: conceitos, reflexes e tendncias. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. Livros editados pelo Ministrio da Sade disponveis em: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/genero/livros.htm. Outras publicaes que abranjam o contedo proposto.

Pgina 35 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

ESPECFICA PARA AUXILIAR DE ESPORTES: Cultura corporal do movimento humano (jogos, lutas, dana, ginstica, e esporte. Preparao de atletas nas diversas modalidades esportivas; orientao tcnica e ttica de atletas e/ou equipes nas diversas modalidades esportivas. Atividade fsica, sade e qualidade de vida. Atendimento de emergncia e primeiros socorros no esporte. Planejamento e organizao de programas e eventos. O esporte e o jogo como agente de incluso social; e programas de atendimento comunidade. Sugesto Bibliogrfica: Revistas ou livros tcnicos / especficos da rea. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA AUXILIAR DE SADE BUCAL: Amlgama, Resina Composta (Tipo Adaptic), Resina Fotopolimerizvel, Curativo, Forramento, Profilaxia e aplicao Tpica de Flor, Exodontia (instrumental e material necessrio). Esterilizao: meios, material utilizado, aparelhos utilizados. Revelao de Radiografias: material utilizado, revelao, fixao, secagem. Indumentria Completa. Higiene dentria. Odontologia social: processo Sade/Doena. Epidemiologia em Sade Bucal. Polticas de Sade. Organizao e planejamento dos servios de sade. Fundamentos de Enfermagem: Medidas de biossegurana em odontologia. Primeiros socorros. Anatomia bucal e dental. Sugesto Bibliogrfica: FERREIRA, S.M. Manual de normas de biossegurana. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. CASTRO,N.M.; RIBEIRO,J.M.V.P. Controle de infeco hospitalar: guia prtico. Rio de Janeiro, Ed. Raventer. Ministrio Da Sade. Secretaria de Assistncia A Sade: Programa nacional DST/AIDS. Hepatites, AIDS e Herpes na prtica odontolgica. Braslia. CAPRONI. Manual de atendimento ao cliente. Belo Horizonte, Ed. Livraria Intrminas Ltda. SAQUY,C.P e COLS. Orientao profissional em odontologia, Ed. Santos. FATINATO, V.e COLS. Manual de esterilizao e desinfeco em odontologia, Ed. Livraria Santos. MOTTA, R.G. Materiais Dentrios, Ed. Niteri, UFF. CONCEIO, E.N., & COLS., Dentstica sade e esttica. Ed. Artmed. Garone, N.N. ET AL. Dentstica Restauradora restauraes diretas. Ed. So Paulo: Santos MONDELLI, J. ET AL. Dentstica Procedimentos Pr-clnicos. Ed. So Paulo: Santos. BARATIERI, L. Narciso. Procedimentos Preventivos e Restauradores, Quinfessence, Livraria e Editora Santos. PHILLIPS, R. W. Materiais Dentrios Skiners, Interamericana. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA TCNICO AGROPECURIO: Manejo e conservao do solo; Ao do clima; Manejo e principais culturas; Benfeitorias agrcolas; Horta e pomar domstico; Controle de pragas e doenas; Irrigao; Fruticultura; Pastagens; Forrageiras; Defensivos Agrcolas; Drenagem; Aplicao de Inseticidas; Toxicologia e Zoonoses. Sugesto Bibliogrfica: ANDREI. Compndio de Defensivos Agrcola. Organizao Andrei Editora Ltda. AQUINO, Brasil Pedroso. Arroz Irrigado. Editora Sagra. Conservao do Solo. Instituto Campineiro de Ensino Agrcola. Volume V. Campinas. So Paulo. MARIONI, Francisco A. M. Inseticidas. Seu Emprego e Combate as Pragas. Tomo I e II. Livraria Nobel. Fertilidade do Solo. Instituto Campineiro de Ensino Agrcola. Campinas. Grande Manual Globo. Agricultura. Pecuria. Receiturio Industrial. Editora Globo. Porto Alegre. Manual de fruticultura. Edio Ceres VII. Ed. Agronmica Ceres Ltda. So Paulo. Manual de Olericultura. Edio Ceres. Ed. Agronmica Ceres Ltda. So Paulo; BICCA, Eduardo F. Extenso Rural. Da pesquisa ao Campo. Ed. Agropecuria. FILHO, A. Bergamim; KIMATI, H; AMORIM, L. Manual de fitopatologia. Editora Agronmica Ceres: So Paulo. GALLO, Domingos. Manual de Entomologia Agrcola. Ed. Agronmica Ceres Ltda. So Paulo. Manual de Pastagens e Forrageiras, Formao, Conservao, Utilizao. Instituto Campineiro de Ensino Agrcola. Campinas. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA TCNICO DE ENFERMAGEM: Imunizao: conceito, importncia, tipos, principais vacinas e soros utilizados em sade pblica (indicao, contra-indicaes, doses, vias de administrao, efeitos colaterais), conservao de vacinas e soros (cadeia de frio). Doenas transmissveis: agente, forma de transmisso, preveno, sinais e sintomas, assistncia de enfermagem e vigilncia epidemiolgica das principais doenas transmissveis. Assistncia de enfermagem mulher: na preveno do Cncer crvico-uterino e de Mama, no Prnatal no planejamento familiar. Assistncia de enfermagem criana: no controle do crescimento e desenvolvimento, no controle das doenas diarricas, no controle das infeces respiratrias agudas (pneumonia, otites, amigdalites, infeces das vias areas superiores), no controle das principais verminoses (ascaradase, oxiorase, estrogiloidase, giardase, amebase e esquitossomose), na alimentao da criana (aleitamento materno e orientao para o desmame). Assistncia de enfermagem ao adulto. Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento e assistncia de enfermagem das patologias dos seguintes sistemas: Sistema cardiovascular, insuficincia cardaca congestiva e hipertenso arterial; Sistema respiratrio: asma e pneumonias; Sistema digestivo: gastrites e lceras ppticas; Sistema andcrino: diabetes mellitus; Sistema neurolgico: caracterizao dos nveis de conscincia e acidentes vascular cerebral; Sistema msculo-esqueltico: traumatismos (distenso, entoros, subluxao e fraturas); Procedimentos bsicos de enfermagem: verificao

Pgina 36 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

da presso arterial, pulso, temperatura e respirao, curativos (tcnicas, tipos de curativos), administrao de medicamentos (diluio, dosagem, vias e efeitos colaterais); Legislao em Enfermagem: Lei do exerccio profissional; Conceitos matemticos aplicados prtica profissional. Sugesto Bibliogrfica: BRUNNER. Enfermagem Mdica Cirrgica. Interamericana. Rio de Janeiro. NEVES, Jaime. Diagnstico e tratamento das doenas infecciosas e parasitrias. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. SHULL, Patrcia Dwyer. Enfermagem bsica - Teoria e prtica. Rideel, So Paulo. Ministrio da Sade. Cadernos da IX Conferncia Nacional da Sade. Braslia. Ministrio da Sade. Doenas Evitveis por Imunizao. Braslia. Ministrio da Sade. Programa de assistncia integral sade da mulher. Bases de ao programtica. Ministrio da Sade. Doenas infecciosas e parasitrias. Aspectos clnicos, vigilncia epidemiolgica e de controle-guia de bolso. Braslia. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. CARGOS (Ensino superior) ASSISTENTE SOCIAL; ENFERMEIRO; FARMACUTICO; FISIOTERAPEUTA; MDICO; MDICO VETERINRIO; NUTRICIONISTA; ODONTLOGO; PROFESSOR I PI (Educao Infantil 0 a 5 anos); PROFESSOR I PI (Ensino Fundamental 1 ao 5 ano); PROFESSOR II PII (Biologia); PROFESSOR II PII (Geografia); PROFESSOR II PII (Letras/Ingls); PROFESSOR II PII (Matemtica); PSICOLOGO; SUPERVISOR(A) PEDAGGICO(A). CONTEDO PROGRAMTICO PORTUGUS PARA ASSISTENTE SOCIAL, ENFERMEIRO, FARMACUTICO, FISIOTERAPEUTA, MDICO, MDICO VETERINRIO, NUTRICIONISTA, ODONTLOGO, PROFESSOR I PI (Educao Infantil 0 a 5 anos), PROFESSOR I PI (Ensino Fundamental 1 ao 5 ano), PROFESSOR II PII (Biologia), PROFESSOR II PII (Geografia), PROFESSOR II PII (Letras/Ingls), PROFESSOR II PII (Matemtica), PSICOLOGO E SUPERVISOR(A) PEDAGGICO(A): Leitura, compreenso, interpretao, gnero, objetivo e meio de circulao de textos diversos (dentre outros, charges, notcias, tirinhas, cartuns, anncios, reportagens, contos, fbulas, anncios, artigos cientficos e de opinio...); Classes de palavras (flexes, classificaes e emprego); Pontuao (classificao e emprego); Frase (classificaes); Perodo (termos essenciais, termos integrantes e termos acessrios da orao); Perodos compostos por coordenao e subordinao (classificaes); Oraes reduzidas; Concordncia verbal e nominal; Regncia verbal e nominal; Denotao e conotao; Figuras de linguagem; Vcios de linguagem; Pontuao; Novo acordo ortogrfico. Sugesto Bibliogrfica: FARACO & MOURA. Gramtica Nova. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica-Teoria e exerccios. PASCHOALIN & SPADOTO. Gramtica-Teoria e Exerccios. TERRA, Ernani. TERRA, Ernani; NICOLA, Jos de. Gramtica de Hoje. CUNHA, Celso. Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. TERRA, Ernani. Curso Prtico de Gramtica. ANDR, Hildebrando A. de. Gramtica ilustrada. CADORE, Lus Agostinho. Curso Prtico de Portugus. Livros didticos de Lngua Portuguesa e Literatura (teoria) para o Ensino Mdio e/ou Superior. Dicionrio Michaelis. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. MATEMTICA PARA PROFESSOR I PI (Educao Infantil 0 a 5 anos), PROFESSOR I PI (Ensino Fundamental 1 ao 5 ano) E SUPERVISOR(A) PEDAGGICO(A): Conjunto dos nmeros naturais: a numerao decimal; operaes e resolues de problemas. Mltiplos e divisores de um nmero natural: divisibilidade; mximo divisor comum; mnimo mltiplo comum. Nmeros fracionrios: operaes com nmeros fracionrios; resolues de problemas. Fraes e nmeros decimais: Operaes com nmeros decimais. Sistema Mtrico Decimal: Permetro de figuras planas. reas de figuras planas (tringulos, quadrilteros, crculos e polgonos regulares). Conjunto dos nmeros inteiros relativos: Operaes e resolues de problemas. Conjunto dos nmeros racionais: Resoluo de equaes do 1 grau. Resoluo de problemas. Razo e proporo. Propriedades das propores. Diviso proporcional. Mdia aritmtica simples e ponderada. Regra de trs simples. Regra de trs, composta. Porcentagem, juros simples e montante. Conjunto dos nmeros reais: Operaes com polinmios. Produtos notveis. Fatorao. Sistemas de equaes do 1 grau com duas incgnitas. Equaes do 2 grau. Resoluo de problemas. Relaes mtricas e trigonomtricas nos tringulos retngulos: aplicao do teorema de Pitgoras. Funes: Funo do 1 grau. Funo quadrtica. Funo exponencial. Funo logartmica. Anlise Combinatria Simples. Geometria slida: prismas e pirmides, cilindros e cones, esfera - reas e volumes. Sugesto Bibliogrfica: DANTE, Luiz Roberto. Matemtica: contexto e aplicaes. Ensino Mdio. Volumes 1 e 2. Editora tica. GIOVANNI, Jos Ruy & GIOVANNI JNIOR, Jos Ruy. Matemtica pensar e descobrir: novo - 5 a 8 sries. Editora FTD. GOULART, Mrcio Cintra. Matemtica no ensino mdio. Volumes 1 e 2. Editora Scipione. IEZZI, Gelson & DOLCE, Osvaldo & MACHADO, Antnio. Matemtica e realidade. Atual Editora. SCIPIONE, Di

Pgina 37 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

Pierro Netto. Pensar matemtica: para o ensino fundamental. 5 a 8 sries. Ed. Scipione. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. CONHECIMENTOS GERAIS PARA ASSISTENTE SOCIAL, ENFERMEIRO, FARMACUTICO, FISIOTERAPEUTA, MDICO, MDICO VETERINRIO, NUTRICIONISTA, ODONTLOGO, PROFESSOR I PI (Educao Infantil 0 a 5 anos), PROFESSOR I PI (Ensino Fundamental 1 ao 5 ano), PROFESSOR II PII (Biologia), PROFESSOR II PII (Geografia), PROFESSOR II PII (Letras/Ingls), PROFESSOR II PII (Matemtica), PSICOLOGO E SUPERVISOR(A) PEDAGGICO(A): Poltica e Economia mundiais. Sociedade (msica, literatura, artes, arquitetura, rdio, cinema, teatro, televiso, educao, sade, esporte, gastronomia...). Histria e Geografia mundiais. Descobertas e inovaes cientficas e tecnolgicas. Meio ambiente. Sugesto Bibliogrfica: Livros de Histria e Geografia (1 ao 5 ano do Ensino Fundamental). Revistas e Jornais de ampla circulao nacional. Almanaque Abril. Internet (entre outros, globo.com. abril.com.br. inovacaotecnologica.com.br. portal.mec.gov.br. portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm. g1.globo.com. folha.uol.com.br. oglobo.globo.com. cultura.gov.br/site. cinema.uol.com.br. suapesquisa.com . brasilescola.com. historiadaarte.com.br). Outras publicaes que abranjam o programa proposto. GESTO E LEGISLAO EM SADE PBLICA PARA ENFERMEIRO, FARMACUTICO, FISIOTERAPEUTA, MDICO, NUTRICIONISTA, ODONTLOGO E PSICOLOGO: Organizao dos servios de sade no Brasil Sistema nico de Sade: princpios, diretrizes e controle social. Organizao da gesto, financiamento e legislao do SUS. Sade complementar. Planejamento e programao local de sade. Polticas Nacionais na rea da sade: Poltica Nacional de Ateno Bsica; Poltica Nacional de Sade Ambiental; Poltica Nacional de Humanizao, Poltica Nacional de Promoo da Sade. Epidemiologia e Indicadores de Sade. Sistemas de Informao em Sade. Vigilncia epidemiolgica e Doenas de Notificao Compulsria. Educao em sade. Sugesto Bibliogrfica: Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Artigos relacionados sade. Brasil. Ministrio da Sade. Conselho Nacional de Sade. Coletnea de Normas para o Controle Social no Sistema nico de Sade. Braslia: Editora do Ministrio da Sade. Brasil. Conselho Nacional de Secretrios de Sade. Legislao Estruturante do SUS. Braslia: CONASS. Brasil. Conselho Nacional de Secretrios de Sade. Sistema nico de Sade. Braslia: CONASS. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Guia de vigilncia epidemiolgica. Braslia: Ministrio da Sade. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Secretaria de Ateno Sade. Poltica Nacional de Promoo da Sade. Braslia: Ministrio da Sade. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Poltica Nacional de Ateno Bsica. Braslia: Ministrio da Sade. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria-Executiva. Ncleo Tcnico da Poltica Nacional de Humanizao. HumanizaSUS: poltica nacional de humanizao: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Braslia: Ministrio da Sade. Brasil. Ministrio da Sade. Conselho Nacional de Sade. Subsdios para construo da Poltica Nacional de Sade Ambiental. Braslia: Editora do Ministrio da Sade. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Cadernos de Ateno Bsica. Cadernos n 1 a 27. Srie A. Normas e Manuais Tcnicos. Disponveis em: http://200.214.130.35/dab/caderno_ab.php. BRASIL Portaria/ GM N 399 de 22/02/2006. Ministrio da Sade. Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gesto. Disponvel em http://www.saude.gov.br/dab. CECCIM, R.B. Educao permanente em sade: desafio ambicioso e necessrio. Interface, Botucatu - SP, v. 9, n. 16, p. 161- 177, 2005. Brasil. Ministrio da Sade. Gesto Municipal de Sade: textos bsicos. Rio de Janeiro: Brasil. Ministrio da Sade. ROUQUAYROL, M.Z. Epidemiologia & Sade. Rio de Janeiro: MEDSI. MENDES, EV (Org.). A organizao da Sade no Nvel Local. So Paulo: HUCITEC. STARFIELD, B. Ateno primria: equilbrio entre necessidades de sade, servios e tecnologia. Braslia: UNESCO, Ministrio da Sade. PINHEIRO, R.; MATTOS, R.A. (Org.). Os sentidos da integralidade na ateno e no cuidado sade. Rio de Janeiro: UERJ, IMS, ABRASCO. Sistemas de Informao em Sade. Disponvel em http://www.saude.gov.br/bvs. Czeresnia, D. & Freitas, C.M (org.). Promoo da sade: conceitos, reflexes e tendncias. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. Livros editados pelo Ministrio da Sade disponveis em: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/genero/livros.htm. Outras publicaes que abranjam o contedo proposto. INFORMTICA PARA ASSISTENTE SOCIAL E MDICO VETERINRIO: Conceitos de Internet/Intranet. Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet: Ferramentas e aplicativos comerciais de navegao, de correio eletrnico, de grupos de discusso, de busca e pesquisa; Conceitos de proteo e segurana. Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informtica: tipos de computadores, conceitos de

Pgina 38 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

hardware e de software: Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realizao de cpia de segurana (backup); Principais aplicativos comerciais para edio de textos e planilhas (Ex.: Word, Excel). Sugesto Bibliogrfica: MINK, Carlos. Microsoft Office 2000: Editora Makron Books Ltda. NORTON, Peter. Introduo Informtica. Editora Makron Books. NETO, Joo Souza. Redes de Computadores, Um Guia Prtico. Editora Msd. CORPORATION, Microsoft. Guia Microsoft Windows 98. CORPORATION, Microsoft. Guia Microsoft Office 2000. TORRES, Gabriel. Hardware Curso Completo. Editora Axcel Books. PERSON, Ron. Usando Word for Windows 95. Editora Campus. Srie Prtico e Comercial Fcil. Windows 98, Office 2000, Word 2000 e Excel 2000. Makron Books, 2000. Ajuda on-line do Sistema Operacional Windows 2000. Ajuda on-line do Microsoft Office 2000. Ajuda on-line do Microsoft EXCEL 2000. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. CONHECIMENTOS PEDAGGICOS PARA PROFESSOR II PII (Biologia), PROFESSOR II PII (Geografia), PROFESSOR II PII (Letras/Ingls) E PROFESSOR II PII (Matemtica): Teoria e Prtica da Educao Conhecimentos Poltico-Pedaggicos - Funo social e poltica da escola: perspectiva crtica e perspectiva neoliberal; gesto democrtica e autonomia na organizao do trabalho escolar; colegiados escolares; projetos poltico-pedaggicos. A educao bsica no Brasil: acesso; permanncia; incluso e fracasso escolar. A o organizao da educao bsica: LDB Lei Federal n 9394/96; princpios e fins da educao nacional; diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para a educao Infantil; parmetros curriculares nacionais. Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao FUNDEB. Conhecimentos da Prtica de Ensino: processos e contedos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organizao do tempo e do espao e a avaliao escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relaes de poder na escola; currculo e cultura; tendncias pedaggicas na prtica escolar. o Sugesto Bibliogrfica: BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Parmetros Curriculares Nacionais Vol. I ao X MEC Braslia. FREIRE, Paulo. ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na pr-escola: revisitando teorias, descortinando prticas. So Paulo: Pioneira. KLEIN, Lgia Regina. Alfabetizao: quem tem medo de ensinar? So Paulo: Cortez. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliao da aprendizagem: estudos e proposies. So Paulo: Cortez. NEVES, Iara Conceio Bitencourt. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as reas. Porto Alegre: UFRGS. PIAGET, Jean; INHELDER Barbel. A Psicologia da criana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construo do conhecimento em sala de aula. So Paulo: Libertad. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA ASSISTENTE SOCIAL: :A identidade da profisso do Servio Social e seus determinantes ideopolticos. O espao ocupacional e as relaes sociais que so estabelecidas pelo Servio Social. A Questo Social, o contexto conjuntural, profissional e as perspectivas terico-metodolgicas do Servio Social psreconceituao. O espao scio-ocupacional do Servio social e as diferentes estratgias de interveno profissional. As possibilidades, os limites e as demandas para o Servio Social na esfera pblica, privada e nas ONGs. A instrumentalidade como elemento da interveno profissional. O planejamento da interveno e a elaborao de planos, programas, projetos e pesquisas na implantao de polticas sociais. O Servio Social na contemporaneidade: as novas exigncias do mercado de trabalho. Anlise da questo social. Fundamentos histricos, tericos e metodolgicos do Servio Social. Os fundamentos ticos da profisso. A consolidao da LOAS e seus pressupostos tericos. O novo reordenamento da Assistncia Social/SUAS suas interfaces com os segmentos da infncia e juventude, mulheres, idosos, famlia, pessoa com deficincia. A poltica social brasileira e os programas sociais de transferncia de renda na contemporaneidade: bolsa famlia, PETI, etc. Sugesto Bibliogrfica: IAMAMOTO, Marilda Vilela. O servio Social na Contemporaneidade. So Paulo: Cortez. IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovao e Conservadorismo no Servio Social. So Paulo: Cortez. MARTINELLI, Maria Lucia. Servio Social: identidade e alienao. So Paulo: Cortez. ARMANI, Domingos. Como Elaborar Projetos: guia prtico para elaborar e gesto de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial. NETTO, Jos Paulo. Ditadura e Servio Social: uma anlise do Servio Social no Brasil ps 64. So Paulo: Cortez. SPOSATI, Aldaza. Assistncia na Trajetria das Polticas Sociais Brasileiras. So Paulo: Cortez. SPOSATI, Aldaza. A Menina LOAS: um processo de reconstruo da Assistncia Social. So Paulo. Cortez. FALEIROS, Vicente de Paula. Estratgias em Servio Social. So Paulo. Cortez. FALEIROS, Vicente de Paula. Saber Profissional e o Poder Institucional. So Paulo. Cortez. FONSECA, Ana Maria Medeiros da. Familia e Poltica de Renda Mnima. So Paulo. Cortez. FALEIROS, Vicente de Paula. Poltica Social do Estado Capitalista. So Paulo. Cortez. CASTRO, Manuel Manrique. Histria do Servio Social na Amrica Latina. So Paulo. Cortez. SERRA, Rose Mary Sousa. A prtica Institucional do Servio Social. So Paulo. Cortez. SERRA, Rose Mary Sousa. Crise de maturidade no servio social: repercusses no mercado de trabalho. So Paulo. Cortez. RICO, E.M. e

Pgina 39 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

RAICHELIS, R. (Org.) Gesto Social: Uma questo em debate. So Paulo. Educ. BRASIL, CFESS. Resoluo n. 273/93 de 13 de maio de 1993. Institui o Cdigo de tica Profissional e d outras providencias. BRASIL Lei n 12.435 de 06 de julho de 2011. Lei Orgnica da Assistncia Social. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS/2004. Revista Servio Social & Sociedade n 50 XXII. Abril de 1996. O servio Social no sculo XXI. BRAGA e REIS CABRAL. O Servio Social Na Previdncia: trajetria, projetos profissionais e saberes. So Paulo: Cortez. BONETTI. D. et alli. Servio Social e tica: um convite a uma nova prxis. So Paulo: Cortez. SZYMANSKI. Heloisa. Viver em famlia como experincia de cuidado mtuo: desafios de um mundo em mudana . In: Revista Servio Social & Sociedade, n, 71. So Paulo, Cortez, 2002. VALRIA, Maria Costa Correia. Que controle social na poltica de assistncia social? In: Revista Servio Social & Sociedade, n, 72. So Paulo, Cortez, 2002. BARROSO, M.L. O novo cdigo da tica profissional da assistncia social. In: Servio Social e Sociedade (41). S.Paulo. Cortez. 1993. BRASIL. Lei n 8.662 de 7 de julho de 1993. Dispe sobre a profisso de Assistente Social e d outras providencias. BRASIL. Lei n 11.340 de 7 de agosto de 2006 Lei Maria da Penha. BRASIL. Decreto n 3.298 de 20 de dezembro de 1999 Regulamenta a Lei n 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispe sobre a Poltica Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia. BRASIL. Lei n 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispe o Estatuto da Criana e Adolescente e d outras providncias. BRASIL Lei n 10.741 de 1 de outubro de 2003. Dispe o Estatuto do Idoso e d outras providncias. BRASIL Lei n 10.836 de 9 de janeiro de 2004. Programa Bolsa Famlia. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Sistema nico de Assistncia Social. Norma Operacional Bsica NOB/SUAS. Braslia, dezembro, 2012. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Orientaes tcnicas para o Centro de Referncia de Assistncia Social. Disponvel em: < www.mds.gov.br > BRAVO, Maria Ins Souza. et al. (Org.) Sade servio social. So Paulo: Cortez. COSTA, Maria Dalva Horcio da. O trabalho nos servios de sade a insero dos (as) assistentes sociais. In: Revista Servio Social & Sociedade, n, 62. So Paulo, Cortez, MOTA, Ana Elizabete et al. (Org.) Servio social e sade. Formao e Trabalho Profissional. So Paulo: Cortez. VASCONCELOS, Eduardo Mouro. et al (Org.) Sade Mental e Servio Social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinariedade. So Paulo: Cortez. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA ENFERMEIRO: Administrao em Enfermagem de Sade Pblica. Tcnicas Bsicas de Enfermagem. Assistncia de Enfermagem na Ateno Integral Mulher no Ciclo Grvido - Puerperal. Assistncia de Enfermagem na Ateno Integral Criana. Crescimento e desenvolvimento. Controle das infeces respiratrias agudas. Controle das doenas diarricas e preveno a acidentes e intoxicaes. Vacinao. Aspectos imunolgicos e operacionais. Vacinas utilizadas. Conservao. programa e avaliao. Participao do Enfermeiro no Controle das Doenas Infecciosas e Parasitrias Prevalentes em Nosso Meio. Assistncia de Enfermagem ao Adulto Nvel Ambulatorial. Sugesto Bibliogrfica: BRUNNER. Enfermagem Mdica Cirrgica. Interamericana. Rio de Janeiro. NEVES, Jaime. Diagnstico e Tratamento das doenas infecciosas e parasitrias. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. SHULL, Patrcia Dwyer. Enfermagem bsica teoria e prtica. Rideel, So Paulo. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de acidentes e intoxicaes na infncia e adolescncia. Rio de Janeiro. Ministrio da Sade. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA FARMACUTICO: Farmacologia Bases fisiolgicas da farmacologia: mediadores qumicos, evoluo do conceito de mediao qumica, receptores farmacolgicos, receptores pr e ps-sinpticos, interao droga receptor, mensageiro secundrio. Farmacocintica: via de administrao de drogas, absoro, biodisponibilidade, meia-vida das drogas, distribuio, biotransformao, excreo. Farmacodinmica: mecanismo de ao das drogas, interao droga-receptor, relao dose-efeito, sinergismo, tipos de antagonismo, eficcia e potncia de uma droga. Principais grupos de frmacos - Drogas que atuam no sistema nervoso autnomo: agonistas e antagonistas colinrgicos; agonistas e antagonistas adrenrgicos. Drogas que atuam no sistema nervoso central: hipnticos, sedativos e ansiolticos. Drogas anticonvulsivantes; hipnoanalgsicos; drogas antidepressivas; analgsicos e antiinflamatrios (esteroidais e no esteroidais); drogas diurticas; drogas cardiovasculares; anti-hipertensivos, antiarrtmicos. Antineoplsicos. Drogas que atuam no sistema gastrointestinal: frmacos que controlam a acidez gstrica. Frmacos utilizados nas afeces do aparelho respiratrio. Drogas antiparasitrias: anti-helmnticos. Drogas antimicrobianas e antibiticas. Insulina e frmacos hipoglicemiantes orais. Vitaminas hidrossolveis e lipossolveis. Interaes farmacolgicas: interao medicamento - medicamento e medicamento-alimento. Anlise Farmacutica. Clculo de equilvalente grama, de miliequivalente grama e de miliosmol. Concentrao de solues em molaridade, normalidade, molalidade, peso/peso, peso/volume, volume/volume, ppm. Ensaio limite de ferro, metais pesados, cloreto, sulfato e arsnico. Anlise volumtrica por neutralizao, oxireduo, precipitao e complexao. Preparaes Farmacuticas e

Pgina 40 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

suas Elaboraes. Formas farmacuticas slidas, lquidas de uso oral e parenteral, cremes e pomadas preparao, vantagens e desvantagens das principais vias de administrao. Vigilncia Sanitria: Legislaes relacionadas a farmcias e drogarias (Biossegurana, Boas prticas de dispensao e manipulao, Medicamentos de uso controlado). Sugesto Bibliogrfica: BIER, Otto. Bacteriologia e Imunologia. So Paulo: Melhoramentos. Decreto 85.878/1981. Degrau Cultural. Srie Mdica. Rio de Janeiro. Farmacopia Brasileira, edies I, II, III e IV. KOROLKOVAS, Andrejus. Anlise Farmacutica. Rio de Janeiro: Guanabara Dois. KOROLKOVAS, Andrejus. Qumica Farmacutica. Rio de Janeiro: Guanabara Dois. LE MIR, A. Noes de o Farmcia Galnica. So Paulo: Organizao Andrei Editora Ltda. Portaria do Ministrio da Sade. (ANVISA) n 344/1998. OLIVEIRA, Lima A. Mtodos de Laboratrio Aplicados Clnica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. STEDMAN, Thomas Lathrop. Dicionrio Mdico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. USP XX. The United States Pharmacopeia and National Formulary. GOODMAN e GILMAN. As bases farmacolgicas da teraputica. Rio de Janeiro; McGraw-Hill. www.anvisa.gov.br. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA FISIOTERAPEUTA: Anatomia e Fisiologia: artrologia e miologia dos membros superiores e inferiores e do tronco; neuroanatomia; anatomia do sistema respiratrio e cardiovascular; neurofisiologia; fisiologia: respiratria, cardiovascular, articular e do envelhecimento; Avaliao e conduta fisioteraputica para as disfunes cardiovasculares (afeces vasculares perifricas crnicas e agudas, insuficincia cardaca, doena arterial coronariana), pneumolgicas (doena pulmonar obstrutiva crnica, afeces pleurais, bronquiectasia, Sndrome de Angstia Respiratria Aguda, insuficincia respiratria aguda, fibrose cstica, traumatismos torcicos, pneumonia e atelectasia), reumatolgicas (artroses, artrite reumatide, espondilite anquilosante, lpus eritematoso sistmico), geritricas (osteoporose, alteraes fisiolgicas decorrentes do envelhecimento, incontinncia urinria), traumatoortopdicas (desvios da coluna vertebral, fraturas, luxaes, leses de partes moles, leses articulares, complicaes osteoarticulares ps-traumticas: rigidez, distrofia simptico-reflexa, sndrome compartimental), neurolgicas (acidente vascular enceflico, traumatismo raque-medular, polineuropatias, doenas extra-piramidais, leses de nervos perifricos e paralisia facial) e dermatolgicas (paciente queimado, lceras de presso); Fisioterapia em pr e ps-operatrio de cirurgias torcicas, abdominais e ortopdicas; Fisioterapia em Terapia Intensiva: avaliao fisioteraputica e radiolgica do trax, abordagem cinesioteraputica do aparelho locomotor e do sistema respiratrio, sndrome de imobilismo, noes de assistncia ventilatria, monitorizao respiratria e desmame; Fisioterapia Geral cinesioterapia, eletroterapia, termoterapia, fototerapia. Sugesto Bibliogrfica: DELISA, J.A. Tratado de Medicina de Reabilitao. So Paulo: Manole. DORETTO, D. Fisiopatologia Clnica do Sistema Nervoso. Rio de Janeiro: Atheneu. Enciclopdie Mdico. Cirurcicale Kinesiterapia. Edition Techiniques do Brasil. verso em espanhol. GUYTON. Tratado de Fisiologia Mdica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. HOPPENFELD, S. Propedutica Ortopdica. Rio de Janeiro: Atheneu. KAPANDJI, I.A. Fisiologia Articular. So Paulo: Manole. KENDALL, F.P.; MC CREARY, E.K.; PROVANCE, P.G. Msculos Provas e Funes. So Paulo: Manole. KISNER, C.; COLBY, L. A. Exerccios Teraputicos Fundamentos e Tcnicas. So Paulo: Manole. LOW J, REED A. Eletroterapia Explicada Princpios e Prtica. So Paulo: Manole. PICKLES, C.C. ,SIMPSON, VANDERVORT. Fisioterapia Na Terceira Idade. So Paulo: Santos. SCANLAN, CRAIG D.; STOLLER, JAMES; WILKINS, ROBERT. Fundamentos da Terapia Respiratria de Egan. So Paulo: Manole, SPENCE A.P. Anatomia Humana Bsica. So Paulo, Manole. SULLIVAN , S.B. Fisioterapia, Avaliao E Tratamento. So Paulo: Manole. TARANTINO A B. Doenas Pulmonares. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. YOSHINARI e BONF. Reumatologia para o Clnico. Rocca. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA MDICO: Exame peridico de sade. Intoxicaes exgenas. Trombose venosa profunda e suas complicaes. Abordagem ao paciente portador de choque. Distrbios do equilbrio cido-bsico e hidroeletroltico. Hemorragias digestivas. Neoplasias. Insuficincia heptica e renal e suas complicaes. Coagulopatias. Osteoporose. Lupus eritematoso sistmico. Dengue. Infeces de pele. Doenas de Alzheimer e de Parkinson. Conjuntivites. Antibioticoterapia. Anemias. Hipertenso Arterial. Diabetes. Parasitoses Intestinais. Cefalias. Febre de Origem Indeterminada. Diarrias. lcera Pptica. Hepatite. Hipertireoidismo. Hipotireoidismo. Insuficincia Cardaca. Alcoolismo. Doenas Sexualmente Transmissveis. Cardiopatia Isqumica. Arritmias Cardacas. Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica. Asma Brnquica. Pneumonias. Tuberculose. Hansenase. Aids. Leishmaniose. Infeco Urinria. Epilepsia. Febre Reumtica. Artrites. Acidentes por Animais Peonhentos. Micoses Superficiais. Obesidade. Dislipidemias. Sugesto Bibliogrfica: BENNETT, J.C., PLUM, F. Cecil. Tratado de Medicina Interna. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan. ISSELBACHER, K.J., BRAUNWALD, E., WILSON, J.B., FAUCI, A.S., KASPER, D.L. Harrisson. Medicina Interna. Colonia Atlampa/Mxico: Nueva Editorial Interamericana. GOLDBERGER, E. Alteraes do equilbrio hdrico, eletroltico e cido-bsico. Rio de Janeiro.

Pgina 41 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

Editora Guanabara Koogan. GUS, I. Eletrocardiografia - o normal e o patolgico. Noes bsicas de vectocardiografia. So Paulo: Fundo Editorial Byk. KNOBEL, E. Condutas no paciente grave. So Paulo: Editora Atheneu. CINTRA DO PRADO et alls. Atualizao Teraputica. Ed. Artes Mdicas. PEDROSO, nio Roberto Pietra; OLIVEIRA, Reynaldo Gomes de. Blackbook clnica mdica: medicamentos e rotinas mdicas. Belo Horizonte: Blackbook. Manuais do Ministrio da Sade. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA MDICO VETERINRIO: Controle higinico e sanitrio dos alimentos. Fundamentos microbiolgicos na indstria de alimentos de origem animal. APPCC Na qualidade e segurana de alimentos. Zoonoses e Toxinfeces alimentares. Inspeo sanitria em estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal. Inspeo sanitria em estabelecimentos que abatem animais, processam e/ou industrializam alimentos de origem animal. Sugesto Bibliogrfica: AMATO NETO, V.; BALDY, J. L. S. Doenas transmissveis. So Paulo. Atheneu. HOBBS, B. C; ROBERTS, D. Toxinfeces e controle higinico sanitrio de alimentos. GIL, J. I e DURO, J. Manual de inspeo sanitria de carnes. Ministrio da Agricultura. Regulamento de inspeo industrial e sanitria de produtos de origem animal. (RIISPOA). Rio de Janeiro. Servio de Informao Agrcola. SILVA, Jr., E. A. Manual de controle higincio-sanitrio em alimentos. ltima edio. SWENSON, M. J. Dukes. Fisiologia dos animais domsticos. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA NUTRICIONISTA: Princpios Bsicos de Nutrio: digesto, absoro e metabolismo dos macro e micronutrientes. Nutrio nas diferentes fases do ciclo vital: gestao, aleitamento materno, lactao, infncia, adolescncia, fase adulta e velhice. Prescrio Diettica: Planejamento de cardpios e Adequao Nutricional. Dietoterapia em condies clnicas especficas: doenas carenciais, doenas metablicas, doenas cardiovasculares, obesidade e magreza, hipertenso, diabetes mellitus, hepatopatias, nefropatias, distrbios do trato digestrio, cncer, AIDS. Ateno ambulatorial e domiciliar. Indicadores e diagnstico do estado nutricional. Avaliao bioqumica. Avaliao nutricional individualizada. Recomendaes e necessidades de nutrientes. Aconselhamento nutricional. Terapia nutricional enteral. Higiene e Segurana Alimentar: APPCC. Microbiologia de Alimentos. Contaminao dos Alimentos. Toxicologia Alimentar. Administrao e Gerenciamento em UANs: Compra, Armazenamento e Estoque. Anlise de custos. Padronizaes e Rotinas. Dimensionamento, Recrutamento, Seleo e Capacitao de RH. Aspectos epidemiolgicos em carncias nutricionais (desnutrio, hipovitaminose A, anemia ferropriva, Crie dental) e doenas crnicas no trnsmissveis (diabetes, obesidade, dislipidemia). Indicadores e intervenes. Programas de Assistncia Sade da Criana e da Mulher. Avaliao nutricional em coletividades. Nutrio na promoo da sade. Polticas e programas de alimentao e nutrio: Programa Nacional de Alimentao Escolar, Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio, Sistema de Vigilncia Alimentar e Nutricional. Nutrio e sua relao com a sade da Comunidade. Segurana Alimentar e Nutricional Sustentvel. Educao Nutricional. Sugesto Bibliogrfica: MAHAN L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause. Alimentos, Nutrio e Dietoterapia. 12 edio. So Paulo: Editora Roca. 2010. 1351p. DUTRA DE OLIVEIRA, J.E; MARCHINI, J.S. Cincias Nutricionais. So Paulo: Sarvier, 1998, 403p. ABERC. Manual ABERC de Prticas de Elaborao e Servios de Refeies para Coletividades. S, J. B. P., ASSIS, F. C. C., PINTO, N. B. M., SABAINI, P. S. Boas prticas de fabricao (BPF) para restaurantes, lanchonetes e outros servios de alimentao. Viosa, Editora UFV, 2006. 68p. APPCC na qualidade e segurana microbiolgica de alimentos. So Paulo: Livraria Varela. FRANCO, B. D. G. M.; LANDGRAFF, M. Microbiologia dos Alimentos. So Paulo: Atheneu. TEIXEIRA, S.; MILET, Z.; CARVALHO, J.; BISCONTINI, T. M. Administrao aplicada s Unidades de Alimentao e Nutrio. So Paulo, Editora Atheneu, 2006. 219p. KINTON, R.; CESERANI, V.; FOSKETT, D. Enciclopdia de Servio de Alimentao. So Paulo: Varela. MEZOMO, I.F.B.A. Administrao de Servios de Alimentao. So Paulo. ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N.; ZANARDI, A. M. P. Gesto de Unidades de Alimentao e Nutrio. Metha, 2003. 202p. Resoluo - RDC n. 216, de 15 de setembro de 2004. Dispe sobre Regulamento Tcnico de Boas Prticas para Servios de Alimentao. ORNELLAS, L. H.. Tcnica Diettica. Seleo e Preparo de Alimentos. So Paulo: Atheneu. VASCONCELOS, F.A.G. Avaliao Nutricional de coletividades. Florianpolis: Editora da UFSC. WAITZBERG, Dan Linetsky. Nutrio Enteral e Parenteral Na Prtica Clnica. Rio de Janeiro: Atheneu. BRASIL. Ministrio da Sade. Guia Alimentar para a Populao Brasileira. Promovendo a alimentao saudvel. Braslia: Ministrio da Sade. Disponvel em: www.saude.gov.br/bvs. BRASIL. Ministrio da Sade. Guia Alimentar para crianas menores de 2 anos. Braslia: Ministrio da Sade. Disponvel em: www.saude.gov.br/bvs. BRASIL. Ministrio da Sade. Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio. 2 edio revista. Srie B, textos BA sicos de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2003. Disponvel em www.mds.gov.br/bolsafamilia/menu_superior/manuais-e-publicacoes-1. BRASIL. Ministrio da Sade. Vigilncia Alimentar e Nutricional SISVAN. Orientaes bsicas para a coleta, o processamento, a

Pgina 42 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

anlise de dados e a informao em servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2004. Disponvel em: www.saude.gov.br/alimentacao. Brasil. Ministrio da Educao. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao. Resoluo n 38, 16/7/2009 - Dispe sobre o atendimento da alimentao escolar aos alunos da educao bsica no Programa Nacional de Alimentao Escolar - PNAE. Disponvel em: http://www.fnde.gov.br/index.php/ae-legislacao. Brasil. Ministrio da Educao. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao. Lei n 11.947, de 16/6/2009 - Dispe sobre o atendimento da alimentao escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educao bsica. http://www.fnde.gov.br/index.php/aelegislacao. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA ODONTLOGO: Patologia e Diagnstico Oral. Cirurgia Buco Maxilo Facial. Radiologia Oral e Anestesia. Odontologia Preventiva e Social. Odontologia Legal. Odontopediatria e Ortodontia. Farmacologia e Teraputica Aplicada a Odontogia. Materiais Dentrios. Dentstica Operatria. Prtese Dentria. Procedimentos Clnicos-Integrados. Sugesto Bibliogrfica: ANDRADE, E.D., Teraputica Medicamentosa em odontologia Artes mdicas-diviso odontolgica. So Paulo-SP. WANNMACHER, L., FERREIRA, M.B.C. Farmacologia clinica para Dentistas. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro. GORZONI, M.L., NETO, J.T. Teraputica clinica do Idoso. Sarvier. APM. So Paulo. SHILLINGBURG E COLS, Fundamentos dos preparos dentrios. MEZZOMO, E. FRASCA, LCF, Atualizao na clinica odontolgica. Dor na ATM O que fazer? So Paulo: Artes mdicas. JANSON WA & COLS. Introduo a ocluso. Ajuste oclusal. Departamento de prtese Dental da F. O. de Bauru/USP. SOARES I.J. & GOLDBERG F., Endodontia tcnica e fundamentos. Ed. Artmed. GORLIN, R. J. e GOLDMAN, H. M. Patologia oral. Ed. Savalt. PICOSSE, M. Anatomia Dentria. Ed. Savier. BUSATO, A.L.S. et AL. Dentstica restauraes em dentes posteriores. Ed. So Paulo: Artes mdicas. MONDELLI, J. ET AL. Dentistica - Procedimentos Pr-clnicos. Ed. So Paulo: Santos. GARONE, N.N. ET AL. Dentstica Restauradora restauraes diretas. Ed. So Paulo: Santos. LOPES, L.N.F., Prtese Adesiva Procedimentos clnicos e laboratoriais, Ed. Cid Editora. CONCEIO,E.N.,& COLS., Dentstica sade e esttica. Ed. Artmed. BENNET, C.R & MONTHEIN. Anestesia local e controle da dor na prtica dentria. Ed. Guanabara Koogan. So Paulo. CASTRO. A. L. Estomologia. Ed. Santos. FURTADO, J. H. C. Fraturas Bucomaxilofaciais. Ed. Pancast. MC DONALD, R. E. e AVERY, D. R. Odontopediatria. Ed. Guanabara Koogan. MOYERS, R. E. Ortodontia. Ed. Guanabara Koogan. PHILLIPS, R. Materiais Dentrios de Skinner. Ed. Guanabara Koogan. SHAFFER, N. G. Tratado de Patologia Bucal. Ed. Guanabara Koogan. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA PROFESSOR I PI (Educao Infantil 0 a 5 anos): 1. Breve histrico da educao infantil no Brasil. 2. Perfil do profissional da educao infantil. 3. Desenvolvimento da criana de zero a quatro anos. 3.1 A importncia do brincar para o desenvolvimento da criana 3.2. A interveno do adulto mediando as relaes socioafetivas na infncia 4. A proposta pedaggica na educao infantil. 4.1 Aprendizagem significativa. 4.2 Parceria com a famlia. 4.3 O perodo de adaptao. 4.4 A educao inclusiva. 5. Avaliao na educao infantil. 6. Noes de higiene e sade. Sugesto Bibliogrfica: LIMA, Elvira Souza. Desenvolvimento e aprendizagem na escola: aspectos culturais, neurolgicos e psicolgicos. So Paulo: Sobradinho, 1997. Grupo de Estudos do Desenvolvimento Humano e Editora Sobradinho. BRASIL. Referencial curricular nacional para educao infantil. Braslia: MEC/Set. (Introduo, 1). Disponvel em: < www.mec.gov.br > BRASIL. Referencial curricular nacional para educao infantil. Braslia: MEC/Set. (Formao social e pessoal, 2). Disponvel em: < www.mec.gov.br > BRASIL. Referencial curricular nacional para educao infantil. Braslia: MEC/Set. (Conhecimento do mundo, 3). Disponvel em: < www.mec.gov.br > FREEDMAN, Adriana. O brincar no cotidiano da criana. So Paulo: Moderna. REVISTA PTIO Educao infantil. Porto Alegre, Artes Medica, ano I. Disponvel em: < www.patioonline.com.br. ESPECFICA PARA PROFESSOR I PI (Ensino Fundamental 1 ao 5 ano): Teoria e Prtica da Educao Conhecimentos Poltico-Pedaggicos - Funo social e poltica da escola: perspectiva crtica e perspectiva neoliberal; gesto democrtica e autonomia na organizao do trabalho escolar; colegiados escolares; projetos poltico-pedaggicos. A educao bsica no Brasil: acesso; permanncia; incluso e fracasso escolar. A o organizao da educao bsica: LDB Lei Federal n 9394/96; princpios e fins da educao nacional; diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para a educao Infantil; parmetros curriculares nacionais. Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao FUNDEB. Conhecimentos da Prtica de Ensino: processos e contedos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organizao do tempo e do espao e a avaliao escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relaes de poder na escola; currculo e cultura; tendncias pedaggicas na prtica escolar. o Sugesto Bibliogrfica: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, n 9.394, de 20 de dezembro

Pgina 43 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

de 1996. Parmetros Curriculares Nacionais Vol. I ao X MEC Braslia. FREIRE, Paulo. ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na pr-escola: revisitando teorias, descortinando prticas. So Paulo: Pioneira. KLEIN, Lgia Regina. Alfabetizao: quem tem medo de ensinar? So Paulo: Cortez. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliao da aprendizagem: estudos e proposies. So Paulo: Cortez. NEVES, Iara Conceio Bitencourt. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as reas. Porto Alegre: UFRGS. PIAGET, Jean; INHELDER Barbel. A Psicologia da criana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construo do conhecimento em sala de aula. So Paulo: Libertad. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA PROFESSOR II PII (Biologia): Trabalhando o corpo: Modificaes externas do corpo; Alimentao; Atividades fsicas do indivduo e suas reaes para o desenvolvimento harmnico do organismo; Relaes entre sade e nutrio; Higiene e sade - abordagem biolgica, social, poltica e econmica; Clulas /Tecidos /rgos /Aparelhos-Sistema; Clula animal e vegetal; Condies de vida determinante do estado de sade. Organismo saudvel/doente: Transformao e manuteno dos alimentos em energia bsica; Importncia e evoluo da gentica. Hereditariedade: Transmisso dos caracteres hereditrios; Cromossomos; Gens recessivos e dominantes; Primeira lei de Mendel; Herana e meio; Herana ligada ao sexo; Grupos sangneos; Fator RH - Eristoblastose fetal; Casamento consangneo; Doenas sexualmente transmissveis - abordagem biolgica, social, poltica e econmica. O meio e suas inter-relaes. Relaes ecolgicas; Cadeia e teia alimentar; Flora e fauna do estado e do pas; Utilizao adequada dos recursos; Matria; Transformaes da energia no meio ambiente e suas aplicaes; Fora/movimento dos corpos; Segurana/primeiros socorros; Plantas txicas e medicinais; Vcios sociais; Animais peonhentos; Microorganismos; Doenas causadas e ou transmitidas por: vrus, bactrias, protozorios, vermes, antrpodes. Matria: Propriedades fsicas e mudanas de estado da matria; Estrutura da matria; Substncia simples e composta; Misturas e mtodos de separao; Fenmenos fsicos e qumicos; Reaes qumicas; Ligaes qumicas - Valncia; Funes qumicas: xidos, cidos, sais e bases. Energia: Fora/movimento dos corpos; Equilbrio dos corpos; Trabalho e energia; Calor de temperatura; Ondas; Luz; Som; Eletricidade; Magnetismo. Explorando o universo: Viagem pelo espao; As descobertas espaciais e suas influncias; Desenvolvimento da astronutica e suas implicaes sociais, polticas, econmicas; Medidas: tempo, espao, velocidade; Recursos usados para medidas a grandes distncias; Importncia dos satlites espaciais; Evoluo de tempo e fenmenos metereolgicos; Explorao Aero-fotogramtrica; Gravitao; Movimentos dos corpos celestes; Fora de interao no movimento dos astros. Reinos: Animal, Vegetal e mineral. Sugesto Bibliogrfica: PIAGET, J. e Garcia, R. Psicognese e Histria das Cincias. Lisboa: Publicaes Don Quixote. REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representao Social, SP, Cortez; ALVARENGA, Beatriz; MAXIMO, Antnio. Curso de Fsica. So Paulo: Scipione. BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: Cincias. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF (5 a 8 sries). CURTIS, H. Biologia. So Paulo. Guanabara Koogan. FILHO, Aurlio Gonalves; TOSCANO Carlos. Fsica trmica e tica. So Paulo: Scipione. Vol2. NOVAIS, Vera Lcia D. De. Qumica geral. So Paulo: Atual. PERUZZO, Miraglia Francisco; CANTO, Eduardo Leite do. Qumica na abordagem do cotidiano. So Paulo: Moderna. SILVA JR, C. & Sasson, S. Biologia So Paulo: Atual. SOARES, Jos Luis. Biologia no Terceiro Milnio. So Paulo. Scipione. SOARES, Jos Luis. Programas de Sade. So Paulo. Scipione. STORER, T. I. e Usinger R. L. Zoologia Geral. So Paulo. Nacional. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA PROFESSOR II PII (Geografia): Teoria da Geografia: objetos de estudo e Geografia; conceitos e categorias bsicas da interpretao geogrfica; mtodos e interpretao geogrfica. Histria do pensamento geogrfico; as correntes da produo cientfica na produo geogrfica; as correntes do pensamento na produo geogrfica brasileira; geografia escolar e geografia acadmica. A aquisio das Relaes Espaciais: as relaes topolgicas elementares, projetivas e euclidianas; a aquisio das relaes espaciais e o desenvolvimento do raciocnio geogrfico. As Habilidades Bsicas do Raciocnio Geogrfico: localizao, orientao e representao espacial; escala, pensamento escalar e geografia escolar. As Linguagens da Interpretao Geogrfica: as principais linguagens da interpretao geogrfica utilizadas na geografia escolar; a cartografia como linguagem especial para a geografia escolar. Natureza e paisagem: abordagem geogrfica da natureza; caractersticas gerais da dimenso natural dos grandes conjuntos paisagsticos do globo; especificidades da inter-relao dos elementos naturais nas paisagens tropicais. Natureza e Sociedade: conceituao bsica; os elementos naturais na estruturao da paisagem; a natureza para a sociedade; sociedade e ambiente. Espao e Recursos Naturais: conceituao bsica; os recursos minerais e a economia; recursos energticos e recursos hdricos. Espao e Industrializao/Espao Agropecuria. Espao, Urbanizao, Circulao e Redes. Espao, Tecnologia e Globalizao. Espao e Cultura, Espao e Poder. Sugesto Bibliogrfica: BRANCO, S. M. O meio ambiente em debate. So Paulo: Moderna. BRASIL, Secretaria de

Pgina 44 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Braslia: MEC/SEF (5 a 8 sries). Almeida, Rosangela Doin de. O espao geogrfico: ensino e representao. So Paulo: Contexto. VERRIRE, J. As polticas de populao. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. VESENTINI, J. W. Geografia, natureza e sociedade. So Paulo. CARLOS, Ana Iani A. A geografia em sala de aula. So Paulo. Contexto. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA PROFESSOR II PII (Letras/Ingls): LETRAS Ortografia. Sistema oficial vigente. Relaes entre fonemas e grafias. Acentuao grfica. Morfologia: Estrutura e formao de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexo nominal e verbal. Sintaxe: Processos de coordenao e subordinao. Equivalncia e transformao de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordncia nominal e verbal. Regncia verbal e nominal. Crase. Pontuao. Interpretao de textos: Variedade de textos e adequao de linguagem. Estruturao do texto e dos pargrafos. Informaes literais e inferncias. Estruturao do texto: recursos de coeso. Significao contextual de palavras e expresses. Ponto de vista do autor. Literatura: Literatura contempornea. Alfabetizao e Lingustica. Sugesto Bibliogrfica: BECHARA, Evanildo. Gramtica da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro. Ed. Nacional. CARNEIRO. Agostinho Dias. Redao em construo. Moderna, SP. CUNHA, Celso Ferreira. Gramtica da lngua Portuguesa. Rio de Janeiro. Fename. FIORIN, Jos Luiz, SAVOLI, Francisco Plato. Para entender o texto: leitura e redao. So Paulo. Ed. tica. PASCHOALIN & SPADOTO. Gramtica, Teoria e Exerccios. So Paulo, Ed. FTD. TERRA, Ernani e DE NICOLA, Jos. Gramtica & Literatura para o 2. Grau. So Paulo, Ed. Scipione. KASPARY, Adalberto. Portugus para Profissionais Atuais e Futuros, Porto Alegre, Ed. Edital. E outros livros que abranjam o programa proposto. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. INGLS Anlise e interpretao: Identificao do tema central e das diferentes ideias contidas nos textos. Estabelecimento de relaes entre as diferentes partes nos textos. Identificao de enunciados que expressam lugar, tempo, modo, finalidade, causa condio, consequncia e comparao. Estudo do vocabulrio: significado de palavras e expresses num contexto. Semelhanas e diferenas de significados de palavras e expresses (falsos cognatos). Aspectos gramaticais/aplicao prtica: flexo do nome, do pronome e do artigo. Substantivos (contveis e no contveis em ingls). Flexo do verbo. Significado atravs da utilizao do tempo verbal e verbos auxiliares. Regncia e concordncia nominal/verbal. Preposies de tempo/lugar. Substantivos, adjetivos e verbos seguidos de preposio. Oraes com relao de causa, consequncia, tempo, modo, condio, concesso, comparao. Oraes relativas. Pronomes interrogativos. Frases interrogativas. Sugesto Bibliogrfica: Collins Cobuild English Grammmar. London: Harper Collins Publishers. Collins Cobuild Students Grammar. Glasgow: Harper Collins Publishers, CORDER, Pit S. An Intermediate English Practice Book .London: Longman Group Ltd. GRAVER, B.D. Advanced English Practice. London Oxford University Press; McCARTHY, Michael & ODELL, Felicity. English Vocabulary in Use (upper intermediate & advanced). Cambridge: Cambridge University Press; MURPHY, Raymond & SMALZER, William . Grammar in Use (intermediate). Cambridge: Cambridge University Press; QUIRK,R., GREENBAUM, S. G.LEECH G. & J. SVARTVIK. A Grammar of Contemporary English London: Longman; REDMAN, Stuart. English Vocabulary in Use (pre-intermediate & intermediate). Cambridge: Cambridge University Press; SWAN, Michael. Practical English Usage. Oxford University Press; CUDER, Ana Maria Cristina. TeensEnglish: As a foreign language. Volume 1, 2, 3 e 4. So Paulo: Scipione; MARQUES, Amadeu. A new time for english. Volumes 1 a 4. So Paulo: tica; OLIVEIRA, Abel de. English of course. Volume 1, 2 e 3. So Paulo: Scipione. BEAUMONT, Digby & GRANDER, Colin. The Hinemann Enghish Grammar. London: Hinemann. MURPHY, Raymond. English in Use. Cambridge: Cambridge University Press. SWAN, Michael. Pratical English Usage. Oxford. Oxford University. THOMPSON, A.J. A Pratical English Grammar. Oxford: Oxford University. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA PROFESSOR II PII (Matemtica): Conjuntos e operaes; Operaes em R; M.M.C. e M.D.C.; Nmeros primos; Critrios de divisibilidade Equaes; Inequaes; Sistemas de medidas (comprimento, massa, capacidade e tempo); Sistema de equaes; Clculo literal (soma, subtrao, multiplicao e diviso de polinmios); Produtos notveis e fatorao de expresses algbricas; Relaes; Funes (do primeiro grau, quadrtica, modular, exponencial, logartmica); Progresso aritmtica e geomtrica; Matrizes e determinantes; Anlise combinatria; Sistemas lineares; Binmio de Newton; polinmios; Nmeros complexos; rea, permetro, volume; Simetria de figuras planas; ngulos; Polgonos - classificao e propriedades; Semelhanas; Circunferncia; Teorema de Tales; Teorema de Pitgoras; Relaes mtricas nos polgonos regulares; Relaes mtricas no tringulo retngulo; Construo e interpretao de grficos : histogramas, grficos de barras, de setores, de linhas poligonais e curvas; Trigonometria; Geometria Analtica; Geometria Plana; Geometria Espacial. Sugesto Bibliogrfica: BIANCHINI, Edwaldo. Matemtica 1 grau. SP: Moderna. BONGIOVANNI, Vincenzo et al. Matemtica e vida. 1 grau. SP: tica. 2 grau. SP: tica. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais v.3: Matemtica. Braslia, MEC. GIOVANNI, Jos Rui. Aprendizagem e

Pgina 45 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

educao matemtica 1 grau. SP: FTD. GUELLI, Oscar. Matemtica: uma aventura do pensamento. 1 grau. SP: tica. MORI, Iracema. ANAGA, Dulce Satiko. Idias e desafios, 1 grau. SP: Saraiva. SAMPAIO, Jos Luiz P. CAVALCANTE, Sidney Luiz. Conjuntos e funes, 2 grau. SP: Moderna. YOSSEF, Antonio Nicolau. Matemtica; conceitos fundamentais 2 grau. SP: Moderna. ZAMBUZZI, Orlando A. et al. Matemtica 2 grau. SP: tica. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA PSICOLOGO: Avaliao Psicolgica: Fundamentos da medida psicolgica. Instrumentos de avaliao: critrios de seleo, avaliao e interpretao dos resultados. Utilizao das tcnicas de avaliao na prtica clnica. Tcnicas de entrevista. Psicologia do desenvolvimento normal e patolgico: desenvolvimento fsico, cognitivo e afetivo da criana, adolescente e adulto. Sade coletiva: Polticas de sade mental. Sade mental e famlia. Sade mental e trabalho. Equipes de sade mental. Sugesto Bibliogrfica: CORDIOLI, Aristides V. (org.) e colaboradores. Psicoterapias e Abordagens Atuais. Porto Alegre. Artes Mdicas. CUNHA, Jurema Alcides (org.) e colaboradores. Psicodiagnstico-R. Porto Alegre. Artes Mdicas. OCAMPO, Maria Lusa S. de. ARZENO, Maria Esther Garca. PICCOLO, Elza Grassano de (org.) e colaboradores. O Processo Psicodiagnstico e as Tcnicas Projetivas. So Paulo, SP. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. NUNES FILHO, Eustachio Portella. BUENO, Joo Romildo. NARDI, Antonio Egidio. Psiquiatria e Sade Mental. Conceitos Clnicos e Teraputicos Fundamentais. So Paulo, SP. Editora Atheneu. RAPPAPORT, Clara Regina, FIORI, Wagner da Rocha, DAVIS, Cludia. Psicologia do desenvolvimento. Teorias do Desenvolvimento. Conceitos Fundamentais. So Paulo. EPU. Editora Pedaggica e Universitria Ltda. BEZERRA JNIOR, Benilton. E Colaboradores. Cidadania e Loucura, Polticas de Sade Mental no Brasil. Petrpolis, RJ. em co-edio com ABRASCO. Outras publicaes que abranjam o programa proposto. ESPECFICA PARA SUPERVISOR(A) PEDAGGICO(A): Estrutura/Organizao: Educao Escolar. Constituio da Repblica Federativa do Brasil/1988 (Educao e Legislao). Parmetros Curriculares Nacionais (PCNS). Lei de diretrizes e bases da Educao (LDB) n. 9394/96. Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao FUNDEB. Didtica/Metodologia. Currculo Escolar. Planejamento, metodologia e avaliao do processo ensino-aprendizagem. Projetos de trabalho na prtica educativa. Construo do projeto-poltico pedaggico. Teorias de Aprendizagem/Desenvolvimento Humano. Concepo Interacionista: Piaget e Vygotsky. Estgios do Desenvolvimento Cognitivo. Construtivismo. Competncias e Habilidades. Formao Contnua do Profissional da Educao. Sugesto Bibliogrfica: VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. Cadernos Pedaggicos do Libertad. LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. Ed. Cortez. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler. Cortez Associados. HOFFMAMM, Jussara. Avaliao: Mito e Desafio - Uma perspectiva construtiva. Educao e realidade. PRZYBYLSKI, Edy. O Supervisor escolar em ao. Porto Alegre, Sagra. NRICI, Imdeo Guiseppe. Introduo superviso escolar. So Paulo, Atlas. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliao da aprendizagem escolar. So Paulo. Cortes. RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: o transitrio e o permanente na educao. So Paulo, Cortez. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Avaliao: concepo dialtica - libertadora do processo de avaliao escolar. Cadernos pedaggicos do Libertad. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como sujeito de transformao. Cadernos pedaggicos do Libertad. GROSSI, Esther Pillar, (org). Paixo de Aprender. Petrpolis. Vozes. FERREIRO, Emlia. Reflexes sobre Alfabetizao. So Paulo. Cortez. Parmetros curriculares nacionais: introduo aos parmetros curriculares nacionais/secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF. TORRES, Rosa Maria. Que (e como) necessrio aprender? So Paulo: Papirus. RAMOS, Cosete. Excelncia na educao: a escola de qualidade total. Rio de Janeiro. Qualitymark. E outras publicaes/legislaes que abranjam o programa proposto.

Pgina 46 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

ANEXO V
FICHA INFORMATIVA DE TTULOS REFERENTE A CURSOS
Nome do Candidato: CPF: Cargo:

Exame Auditores & Consultores Ltda Concurso Pblico - Edital n 01/2013 - Prefeitura Municipal de Felisburgo Nesta a. Tendo em vista o Edital que determina a entrega de ttulos referente a cursos, para o CONCURSO PBLICO, venho apresentar documentos que atestam minhas qualificaes, dando margem contagem de pontos na prova de ttulos conforme disposto no Edital n 01/2013. Estou ciente de que os documentos entregues, TODOS AUTENTICADOS, no sero devolvidos em hiptese alguma, uma vez que sero apensados aos demais documentos relativos ao Concurso Pblico. Ainda, DECLARO, para efeitos legais, que a falta ou incorreo de qualquer dos documentos que estiverem relacionados nesta ficha de minha nica responsabilidade, pois os documentos sero entregues em envelope lacrado e, portanto, no sero conferidos no ato da entrega. Documento(s) entregue(s) (numerar o documento de acordo com o nmero de ordem especificado abaixo): TTULO (Especificar)

b.

c.

d.

ORDEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Obs.: Na impossibilidade de comparecimento do candidato, ser aceito o ttulo entregue por procurador devidamente constitudo, acompanhado de cpia legvel do documento de identidade do candidato. Em anexo, cpia dos documentos autenticados.

__________________________, ______de ____________ de ____.

___________________________________________________________ Assinatura do candidato

Pgina 47 de 48

Organizao:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO


ESTADO DE MINAS GERAIS

Edital de abertura de Concurso Pblico n 01/2013

ANEXO VI
CRONOGRAMA DO CONCURSO
DATA HORRIO EVENTO LOCAL Atravs do endereo eletrnico www.exameconsultores.com.br, sendo que aos candidatos com dificuldade de acesso internet, Perodo para pedido de iseno de pagamento do valor da taxa de ser disponibilizado ATENDIMENTO inscrio. PRESENCIAL na Sede da PREFEITURA MUNICIPAL DE FELISBURGO, no horrio de 7h s 13h ltimo dia para postagem dos documentos exigidos no item IV-4 Atravs dos Correios, por meio de Aviso de deste Edital para pedido de iseno de pagamento do valor da Recebimento - AR (averiguando-se sua taxa de inscrio tempestividade pela data da postagem). Divulgao do resultado dos pedidos de iseno de pagamento do Nos termos do item I-6 deste Edital. valor da taxa de inscrio 14h Disponibilizao do Comprovante de Inscrio aos candidatos que tiveram o pedido de iseno de pagamento do valor da taxa de Nos termos do item V-7 deste Edital. inscrio deferido Atravs do endereo eletrnico www.exameconsultores.com.br, sendo que aos 9h do dia candidatos com dificuldade de acesso internet, Inscries dos Candidatos no Concurso Pblico; Entrega dos ttulos ser disponibilizado ATENDIMENTO 22/10/2013 s pelos candidatos inscritos no(s) cargo(s) mencionado(s) no item VIIIPRESENCIAL na Sede da PREFEITURA 23h59 do dia 1.2 deste Edital. MUNICIPAL DE FELISBURGO, exceto aos 21/11/2013 sbados, domingos e feriados, no horrio de 7h s 13h Entrega do Laudo Mdico pelo candidato que quiser concorrer como Sede PREFEITURA MUNICIPAL DE 7h s 13h FELISBURGO deficiente. Atravs dos Correios, por meio de Aviso de ltimo dia para envio do Laudo Mdico pelo candidato que quiser Recebimento - AR (averiguando-se sua concorrer como deficiente. tempestividade pela data da postagem) Estabelecimento bancrio, observado o horrio de ltimo dia para pagamento da taxa de inscrio (boleto bancrio) atendimento e das transaes financeiras de cada instituio ltimo dia para postagem dos ttulos pelos candidatos inscritos nos Nos termos do item VIII-1.2.6 deste Edital. cargos mencionados no item VIII-1.2 deste Edital. Disponibilizao do Comprovante Definitivo de Inscrio - CDI de todos os candidatos, divulgao da relao de candidatos inscritos, Nos termos do item I-6 deste Edital. 14h dos locais de realizao das Provas (Objetiva de Mltipla Escolha e Prtica) e confirmao de data e horrios de provas. Conforme previsto A divulgar, at a data e horrio constante do no ANEXO I deste Realizao das Provas: Objetiva de Mltipla Escolha e Prtica. evento anterior, nos termos do item I-6 deste Edital. Edital Divulgao do Gabarito Provisrio da Prova Objetiva de Mltipla 14h Escolha. Divulgao do Gabarito Definitivo, depois de decorrido o prazo recursal e emitidos os respectivos pareceres; Divulgao do Resultado Geral (em ordem alfabtica, contemplando todos os 14h candidatos envolvidos, classificados, excedentes, reprovados e ausentes). Divulgao do Resultado Final (em ordem de classificao, Nos termos do item I-6 deste Edital. contemplando somente os candidatos classificados e excedentes), 14h depois de decorrido o prazo recursal e emitidos os respectivos pareceres. 9h do dia 08/10/2013 s 23h59 do dia 10/10/2013

08/10/2013 a 10/10/2013

11/10/2013

22/10/2013

22/10/2013 a 21/11/2013

22/11/2013

At 06/01/2014

12/01/2014 14/01/2014

At 24/01/2014

At 31/01/2014 No prazo mximo de 30 (trinta) dias aps terem sido ultimadas todas as etapas editalcias

Homologao do resultado final.

Pgina 48 de 48

Potrebbero piacerti anche