Sei sulla pagina 1di 5

PRECIPITAES NO TRINGULO MINEIRO E MANEJO PARA CONTROLE DE EROSO

Gabriela Izidrio, Guilherme Camargos2, Lbia Pistore, Maria Olvia Teixeira4 Acadmico do Curso de Engenharia Ambiental, Disciplina de Climatologia, Universidade de Uberaba, Av. Nen Sabino, 1801, CEP 38055-500, Uberaba MG, e-mail: gabithais@hotmail.com; 2 Acadmico do Curso de Engenharia Ambiental, Disciplina de Climatologia, Universidade de Uberaba, Av. Nen Sabino, 1801, CEP 38055-500, Uberaba MG, e-mail: grcamargos@hotmail.com;
1

Acadmico do Curso de Engenharia Ambiental, Disciplina de Climatologia, Universidade de Uberaba,


Av. Nen Sabino, 1801, CEP 38055-500, Uberaba MG, e-mail: libynha_Imp@hotmail.com; 4 Acadmico do Curso de Engenharia Ambiental, Disciplina de Climatologia, Universidade de Uberaba, Av. Nen Sabino, 1801, CEP 38055-500, Uberaba MG, e-mail: maria.oliviatg@hotmail.com. RESUMO: A precipitao pluviomtrica de suma importncia para determinar o clima de uma determinada regio. O estudo sobre esse elemento tornou-se muito importante para o desenvolvimento de tcnicas que venham prever eventos climticos extremos e a beneficiar a agricultura de uma regio. PALAVRAS CHAVE: precipitao, climticos, manejo, controle eroso.

INTRODUO
O termo precipitao pluviomtrica entendido como qualquer partcula dgua na forma lquida ou slida provida da atmosfera, variando de acordo com a altitude, ou seja, a quantidade de chuva maior nos pontos mais altos e nas encostas expostas a ventos midos. Consiste em uma importante varivel de entrada para o conhecimento e entendimento da dinmica do meio fsico. O relevo influencia diretamente no comportamento da precipitao e da mesma forma a altitude, onde ambos so indispensveis na modelagem e mapeamento da chuva, evitando estimativas menos tendenciosas e menos precisas. A precipitao tambm varia de acordo com a latitude, portanto, regies prximas do Equador so mais chuvosas. Esse fenmeno natural afeta grandiosamente a produtividade agrcola independente da regio e as caractersticas do solo como a eroso. Assim, estudos sobre precipitao pluviomtrica so importantes, pois caracterizam o clima da regio ao ser estudado, auxiliando na previso de algumas chuvas extremas que so formadas devido s massas de ar quente e frio. Tambm vale ressaltar a importncia para o estudo de tcnicas a serem implantadas em um determinado local, como os sistemas de irrigao e o manejo de culturas. Tais tcnicas evitam grandes perdas na produtividade e dficit hdrico.

De maneira geral, o conhecimento sobre a precipitao de uma determinada regio auxilia o desenvolvimento agrrio, sendo a precipitao pluvial a forma mais econmica e ambientalmente correta de se usar a gua na agricultura. Assim possvel alarmar esses eventos evitando os desastres causados pelos mesmos. Esta pesquisa fundamental para estudo de estratgias ligadas ao planejamento do meio ambiente, gerao de energia e manejo da agricultura, principalmente em condies tropicais. O presente artigo tem como principal objetivo estudar a distribuio temporal da precipitao pluviomtrica.

DESENVOLVIMENTO
A precipitao pluviomtrica que determina o clima de uma regio se consiste de gotas de gua no estado lquido sobre a superfcie da Terra. A precipitao forma-se nas nuvens, porm nem todas as chuvas atingem o solo, algumas se evaporam antes mesmo de cair, num fenmeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em perodos / locais de ar seco. A chuva tem um importante papel no ciclo hidrologico, pois este influencia diretamente no volume da gua nos lenoes freaticos, corregos, rios e nascentes.

nas nuvens que acontece a formao e o inicio da precipitao. As nuvens um conjunto visvel de partculas diminutas de gelo ou gua em seu estado lquido ou ainda de ambos ao mesmo tempo (mistas), que se encontra em suspenso na atmosfera, aps terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenmenos atmosfricos. A nuvem pode tambm conter partculas de gua lquida ou de gelo em maiores dimenses e partculas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaas ou de poeiras. As nuvens apresentam diversas formas, que variam dependendo essencialmente da natureza, dimenses, nmero e distribuio espacial das partculas que a constituem e das correntes de ventos atmosfricos. A forma e cor da nuvem dependem da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe, bem como das posies relativas ocupadas pelo observador e da fonte de luz (sol, lua, raios) em relao nuvem. Estes estudos referentes precipitao que interferem grandiosamente no clima da regio do Tringulo Mineiro, na qualidade de solo e os manejos necessrios para que este solo esteja em condies favorveis para plantio, sendo necessrio o planejamento de atividades agrcolas, com melhores aproximaes e dados mais confiveis. A amostragem simples ao acaso no a forma mais certa para fazer estimativas relacionadas a eventos naturais, pois na maioria das vezes os resultados no satisfazem. O estudo da variabilidade temporal define o grau de correlao temporal das amostras permitindo estimar as precipitaes com mnimas variaes. Este estudo pode prever a ocorrncia de um evento extremo, esse pode ser aplicado na construo civil e tambm na agricultura e ser importantssimo em produes cientificas. Os dados que retrata a precipitao na regio do triangulo mineiro foram feitos pela Estao Experimental Getlio Vargas. Outros dados foram obtidos do Laboratrio de Climatologia e Recursos Hdricos do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlndia no perodo de 1914 2000. As analises foram de precipitaes mensais e anuais. Com o auxilio de clculos de estticas (mdia, mediana, varincia entre outros) fez-se a representao grfica, atravs de histogramas, e assim foi possvel verificar sua adequao a distribuio normal. As informaes so de 62 anos da srie estudada, e as falhas foram observados nos primeiros anos da obteno dos dados.

N a regio do triangulo mineiro a estao de seca vai de maio a setembro e estao chuvosa de outubro e abril. Os limites do intervalo de confiana so de 95% para a mdia mensal que revelam diferenas significas entre a precipitao das duas estaes, no havendo interseo dos intervalos para os meses de abril a setembro, e outubro a maro. Os valores da precipitao anual identificaram pouca varincia devida esse valor ser a somatria de toda a chuva do ano, pois determinados meses so mais secos. A chuva tem anualmente a funo de moldagem do solo, uma parte dessa gua que precipitada e se deposita no solo, formando os lenes freticos outra parte dessa gua evapora ou absolvida pelas plantas. Se a precipitao se prolonga no tempo, a gua atinge o solo e fica inicialmente retida nas depresses do terreno, iniciando-se a infiltrao. Durante este perodo inicial, o aumento do caudal nos cursos de gua nulo ou muito pequeno (produzido apenas pela precipitao direta na rede hidrogrfica). Se a precipitao continua, ultrapassando a capacidade das depresses do terreno e da infiltrao, a gua transborda das depresses e forma uma pelcula que se escoa sobre o solo e se encaminha para a rede hidrogrfica, dando origem ao escoamento superficial. Ajustando o modelo de semivariogramas, pode utilizar este para realizar estimativas mensais em curto perodo de tempo e nesses casos uma aplicao prtica pode estar associada s falhas existentes nos registros histricos. Alguns fatores que podem ter contribudo para a dependncia temporal fraca e/ou ausncia so: espaamento de tempo entre as observaes correspondentes h um ano, a utilizao de totais mensais e anuais ausncia de registros em alguns anos. Quando se inicia uma precipitao e o solo se encontra seco (com dficit de gua relativamente sua capacidade de reteno, toda a gua infiltrada fica retida no solo. medida que aumenta o teor de gua no solo, velocidade de infiltrao diminui e aumenta a quantidade de gua que se escoa superfcie do terreno para os cursos de gua. Quando o solo atinge a sua capacidade mxima de reteno, a gua infiltrada circula para maiores profundidades por ao da gravidade, podendo reaparecer superfcie noutro local, com algum diferimento no tempo escoamento sub superficial ou ir alimentar as reservas de gua subterrneas, as quais alimentaro os cursos de gua tambm com diferimento no tempo escoamento subterrneo.

Algumas tcnicas e modelos hidrolgicos so utilizados para caracterizar e quantificar, o escoamento superficial originado das chuvas intensas que imprescindvel para soluo de problemas em reas urbanas e rurais do ponto de vista ambiental, econmico e social. O principal objetivo do hidrlogo quantificar um evento hidrolgico, que j tenha ocorrido, mas principalmente prever acontecimento e suas possveis consequncias atravs de correlao da variao da descarga com o tempo atravs de clculos matemticos associados a SIG Sistema de Informaes Geogrficas que emprega mtodos hidrolgicos e hidrulicos, porm o problema se relaciona com o nvel de preciso da influncia que fatores ambientais e antrpicos proporcionam sobre a eroso dos solos e tambm as consequncias finais ao meio. Para elaborao de projetos de obras hidrulicas, vertedores de barragens, sistemas de drenagem, galerias pluviais e dimensionamento de bueiros, necessrio de 3 grandezas que caracterizam as precipitaes mximas: intensidade, durao e frequncia. Os parmetros da equao de chuva intensa so obtidos por meio de regresso no-linear, com base nas informaes extradas de pluviogramas no qual apresenta dificuldades em funo da falta de registros pluviogrficos, obstculos para obteno, baixa densidade da rede de pluvigrafos e pequeno perodo de observaes disponvel. No entanto algumas metodologias (isozonas e DAEE-CETESB) foram criadas para obteno de chuvas de menor durao a partir de dados pluviomtricos. O mtodo das isozonas observa reas homlogas cuja relao entre as precipitaes de 1 e 24 h, para um mesmo TR, sendo constante e independente das alturas de precipitao sendo que esta relao constante permite determinar a correlao entre os dados de postos pluviogrficos e pluviomtricos, para tempos de durao de chuvas inferiores a 24 h, e a da desagregao da chuva de 24 h, obtendo resultado por meio de equaes de chuvas intensas encontraram desvios entre 7,5 e 54,0%, recomendando a busca de outro mtodo de clculo pois para utilizar este mtodo deve-se dispor de uma srie histrica anual de dados de pluvimetros relativos s mximas chuvas dirias. Para locais que no se dispe de postos pluviogrficos, recorre a mtodos de regionalizao via sistema de informaes geogrficas e relaes regionais,

objetivando se ajustar uma distribuio terica aos dados observados de chuvas, com a finalidade de se estimar valores para localidades desprovidas de postos pluviogrficos. Para anlise de hidrgrafas os dados de chuva so avaliados como valores pontuais e deveria ser na forma de distribuio temporal para uma efetiva caracterizao de variabilidade pois assim as funes de densidade de probabilidade f(x) e as de distribuio acumulada tem sido as mais utilizadas. Em reas urbanas, chuvas intensas provocam cheias nos sistemas de drenagem naturais e ocasionam picos de escoamento nas galerias pluviais, sendo seu estudo fundamental para a determinao da chuva de projeto para esses sistemas. No meio rural, o conhecimento das caractersticas das chuvas intensas de grande importncia, uma vez que a sua intensidade fator expressivo no processo de eroso do solo. Conhecer a distribuio temporal de chuvas intensas de um determinado local torna mais preciso a previso hidrolgica dos projetos de engenharia em reas rurais e urbanas, permitindo a caracterizao e a quantificao, com maior preciso, do escoamento superficial, o que pode ser efetuado pela aplicao de mtodos de anlise de hidrgrafas. Conceitualmente, a erosividade da chuva descrita como uma interao entre a energia cintica e o momento do escoamento superficial. O ndice de erosividade funo da intensidade e durao da precipitao, e da massa, dimetro e velocidade da gota de chuva. Para determinar o Fator R, registros pluviogrficos de perodos de chuva de 20 a 30 anos devem ser analisados. Dos fatores do processo, a capacidade da chuva em causar eroso, considerada o fator mais ativo da eroso hdrica. O fator R ao longo do ano define a melhor poca para o estabelecimento das prticas de manejo e conservao do solo. A determinao do fator essencial na respectiva regio climtica servindo como parmetro para trabalhos de extenso e assistncia rural, definindo pocas crticas quanto ocorrncia da eroso. Determinar a erosividade da chuva envolve uma seleo e leitura de uma srie de registros de dados de chuvas escassos e de difcil acesso ocorrendo que as informaes relativas erosividade disponveis apenas para pequeno nmero de localidades no Brasil. O escoamento superficial uma parcela do ciclo hidrolgico relacionado ao deslocamento das guas

sobre as superfcies do solo, at encontrar uma calha definida. Este considerado o principal processo associado eroso hdrica, embora apresente importante papel na liberao das partculas de solo pelas gotas de chuva, ocorrendo quando a intensidade da precipitao excede a taxa de infiltrao da gua do solo. Assim, de grande importncia obter o mtodo mais adequado e confivel para determinar o escoamento superficial. Dados de volume mximo de escoamento superficial so oportunos em estudos de manejo do solo e da gua, para determinar a eficincia dos mtodos de preparo e manejo do solo e no planejamento de irrigao suplementar (Pathak et al.,1981). Eles tambm so utilizados no projeto de diques, canais e outras estruturas para o controle da eroso. Se o objetivo armazenar ou reter todo o escoamento superficial, o conhecimento do volume total de escoamento superficial suficiente mas, se o problema transferir o excesso de gua de um lugar para outro, torna-se imprescindvel conhecer a vazo de escoamento superficial, especialmente a vazo correspondente a um perodo de retorno particular. A eroso hdrica identificada como a principal causa do empobrecimento do solo agrcola, em cujo processo a estrutura do solo destruda pelo impacto da chuva que atinge a superfcie do terreno e, em seguida, o material solto, rico em nutrientes e matria orgnica removido do local causando o assoreamento dos rios (Pissarra et. al., 2005). Este processo influenciado pela chuva, solo, topografia, cobertura e manejo do solo e prticas conservacionistas. A interveno humana acelera esses processos erosivos por meio da ocupao e uso intensivo do solo, removendo gradativamente as camadas superficiais do solo. A eroso causada pelas chuvas um fator que representa a capacidade que as chuvas tm de provocar a eroso do solo. Esta erosividade dependente da intensidade com que as chuvas ocorrem em determinada regio e do impacto das gotas sobre a superfcie do solo. reas com cobertura vegetal so menos susceptveis a eroso hdrica como nos sistemas conservacionistas de preparo do solo. reas descobertas e fisicamente degradadas, tpicas de sistemas convencionais de preparo de solo, sofrem alta eroso hdrica em decorrncia da ao direta do impacto das gotas da chuva que desagregam e transportam partculas de solo. Estudos, concluram que o sistema plantio direto mais eficaz no controle de perdas de solo, reduzindo em 68% em relao ao manejo com uma

arao associada a duas gradagens e 52% em relao escarificao associada a uma gradagem. A eroso hdrica do solo ocasiona perda de nutrientes, alm de contaminar mananciais e outras reas fora do local de origem da eroso e diminuir a produtividade agrcola pelo empobrecimento do solo. A contaminao dos mananciais, neste caso, ocasionada pelo escoamento superficial, a qual transporta sedimentos coloidais que contm nutrientes, em geral em altas concentraes. Alm disso, a gua do escoamento superficial transporta sedimentos solveis, alguns deles em altas concentraes, podendo causar eutrofizao das guas onde depositam. Dentre as condies fsicas de superfcie do solo que influem na eroso se destacam aquelas que determinam a qualidade da estrutura e do espao poroso do solo. O solo submetido ao cultivo intenso tem sua estrutura original alterada com fracionamento dos agregados em unidades menores e consequentemente reduo no volume de macro poros e aumentos nos volumes de micro poros e na densidade do solo. Um solo com estrutura de boa qualidade apresenta boa capacidade de reteno, infiltrao, permeabilidade e armazenamento de gua no seu interior, o que resultar em uma menor erodibilidade. A reduo na produtividade dos solos tem sido causada principalmente pela prtica incorreta do manejo do solo e pela eroso hdrica. A eroso hdrica um dos critrios a serem considerados quando se avalia a sustentabilidade de ambientes de solo sob florestas. Em virtude da necessidade de se produzir quantidades crescentes de alimentos e impossibilidade de cultivar a terra sem riscos de eroso estabeleceu-se um limite tolervel ou aceitvel de perdas de solo, definindo como sendo a intensidade mxima de eroso que ainda permitir alto nvel de produtividade das culturas de forma mais econmica. Evidncias comprovam a necessidade de uma viso completa do problema, analisando a capacidade do ambiente em absorver os impactos produzidos pela eroso, incluindo fatores econmicos e socioambientais. Uma maneira de manter o solo sem a eroso fazer um manejo adequado, utilizar tambm cobertura verde que diminuir a velocidade das gotas de chuva aumentando a infiltrao e diminuindo a eroso e o arrastamentos das partculas de nutrientes do solo.

CONCLUSES
Para o controle de eroso (laminar, sulcos voorocas) as prticas conservacionistas so primordiais para o sucesso e conteno das perdas que acarreta ao solo. Levando em considerao as precipitaes na regio do Tringulo Mineiro em determinadas pocas existem pelo menos um evento histrico de grande intensidade e relevncia com elevado saldo de prejuzos. Eventos histricos com alta intensidade, durao e frequncia sempre devem ser considerados numa escala onde eventos climticos se caracterizam mesmo que a cada 30 anos para se traar planejamentos e metas em reas abrangentes do agronegcio. Evitar perdas de camada rica em nutrientes e matria orgnica para a eroso causada por evento de precipitao sem dvida a forma sustentvel, ambiental e econmica para manuteno da produo agrcola. Traar prticas para ter a chuva como aliada e sem custo sem dvida alguma a forma que traz menos prejuzos e com custo para se reorganizar produtivamente. Existem vrios modelos para coleta temporal e espacial com vrias ressalvas nos dados coletados. O que realmente relevante para xito em qualquer planejamento agrcola no ignorar as informaes, distinguir e interpretar o que pode ocorrer esporadicamente. Mesmo sem uma eficiente quantidade de dados de uma determinada regio possvel tendo em vista a tecnologia disponvel nos dias atuais parmetros de regies distintas.

REFERNCIAS
DA SILVA, Jos Waldemar; GUIMARES, Ednaldo Carvalho; TAVARES, Marcelo. Variabilidade temporal da precipitao mensal e anual na estao climatolgica de Uberaba MG. Cincias agrotcnicas, Lavras, v.27, n. 3, p.665-674, maio/jun., 2003. SANTOS, Glnio G.; GRIEBELER, Nori P.; DE OLIVEIRA, Luiz F. C. Chuvas intensas relacionadas eroso hdrica. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, v.14, n. 2, p.115123, 2010.

Potrebbero piacerti anche