Sei sulla pagina 1di 45

A espiritualidade e o mundo material

Copyright 1991 by Jlio J. Golin

Projeto grfico: Luiz Carlos da Silveira

Fotocomposio: Urandi A. N. Boniotti

Arte final: LC Composies Eletrnicas Ltda. Fone: (041) 225-5398

Impresso no Brasil Printed in Brazil

Novo Endereo Editora Luz Ltda Av. Nossa Senhora do Carmo, 1650 loja 58 Carmo Tel: (031) 286-3271 Fax: (031) 286 0076 Cep 30330-000 Belo Horizonte MG

O trabalho aqui apresentado foi compilado e elaborado por Jlio Joo Golin para a palestra de abertura do 5 Seminrio da Associao Azul de Estudos e Pesquisas da Mente.Por ter como tema a espiritualidade e o mundo material, que visa integrar os princpios fundamentais para o melhoramento das relaes do homem consigo e com seus semelhantes, que resolvemos edita-lo para que mais pessoas se beneficiem dele. Editora Luz Ltda.

JLIO JOO GOLIN Licenciado em Matemtica com Mestrado em Geodsia. Foi professor de clculo na Universidade Federal do Paran por 5 anos e professor de Fundamentos da Matemtica na PUC Pontifcia Universidade Catlica do Paran por 3 anos.Exerce o cargo de Diretor da Banestado S/A Corretora de Cmbio, Ttulos e Valores Mobilirios pela segunda vez. Foi Diretor do Banco Gulfinvest S/A, no Rio de Janeiro por um ano e meio. Dedica-se pesquisa das habilidades humanas desde 1980. o presidente da Associao Azul de pesquisas e Estudos da mente, a qual promove no Brasil o treinamento D.O.M. Desenvolvimento e Orientao Mental.

Ser possvel harmonizar os desenvolvimentos intelectual, material e espiritual?

Meu objetivo ao organizar estes pensamentos de ajudar aos que buscam seu desenvolvimento em harmonia, haja vista a quantidade de dogmas que nossa sociedade nos incute nas escolas e religies que passam a nos bloquear ao desejarmos acelerar nosso crescimento.

Sempre que posso, procuro lembrar s pessoas que a acomodao o agente principal, responsvel pelas crises humanas e, que a forma de evit-las buscar a compreenso e manter-se em ao, onde se pode aprender e ensinar:

Como dizia P. R. Sarkar:

A nica coisa que temos aprendido aprender a dividir e subdividir a humanidade; nunca aprendemos como reunir as pessoas. Tudo isto se deve aos ensinamentos defeituosos dos dogmas.Os dogmas so enfermidades psicofsicas .

Portanto vamos abrir nossos limites e desejar compreender como podemos harmonizar nosso desenvolvimento intelectual, material e espiritual.

Voc poderia perguntar, por que esses assuntos? Sinto que eles tm provocado as maiores crises interiores para os que desejam acelerar seu desenvolvimento integral. Hoje tenho conscincia de que nossa lgica interior , a qual denominamos de razo, e o nosso ego so os principais agentes que bloqueiam nosso desenvolvimento global, vejamos por qu? a razo o agente que nos limita de acordo com nossa realidade, que formada pelas informaes que recebemos do meio em que vivemos, mais as experincias prprias que realizamos, as quais denominamos conhecimentos.

Dentro da nossa realidade esto nossos limites que so geradores de nossos medos. Temos que procurar ampliar nossos limites para nos livrarmos dos medos.

A sabedoria no pode afastar o medo, mas o medo pode afastar a sabedoria .

ego o sentimento interno que visa primeiro atender s nossas necessidades e dos nossos familiares, mesmo que sejam em detrimento do bem-estar dos outros. Isto faz com que nosso crculo de amizades torne-se muito restrito. Por outro lado, ele tambm de certa forma, o agente que provoca a busca do nosso bem-estar, em conseqncia nos estimula para a busca do desenvolvimento.

10

O ego o agente responsvel pela inveja. A inveja pode ser um agente motivador de desenvolvimento, superar o alvo . Ou um agente destruidor para os acomodados, pois estes preferem destruir ao invs de sair de sua acomodao.

P. R. Sarkar disse: Os seres humanos tero que se preparar e mover-se valentemente de acordo com a natureza do caminho. Somente esse movimento d proteo essncia da vida . Assim sendo, para melhorar nossa compreenso, vamos nos mover e analisar como funcionam os sistemas de troca em nossa vida, para nos integrarmos ao todo. Inicialmente precisamos pensar sobre como o sistema de trocas no universo... Como voc acha que funciona o sistema de trocas na natureza...? Lembre-se: todo sistema de trocas que se preza tem uma moeda que o representa... Qual o nome dessa moeda?

11

Penso que a moeda que representa o sistema de trocas no universo o amor . Esse sistema tem uma lei muito simples que o rege: dando que se recebe . A operao mais forte nesse sistema : dividir para receber multiplicado . a liquidao nesse sistema regida pela regra: o agente que recebe no obrigatoriamente aquele que retribui . No Sermo da Montanha, Cristo disse: no saiba a tua mo esquerda o que faz a tua direita, para que fique em segredo, e teu Pai que tudo v em segredo te pagar . Lembre-se sempre que voc ajudar e depois contar ou mostrar para os outros, o seu pagamento ser o carinho e admirao da sua platia. Uma observao: nunca faa aos outros o que no gostarias que lhe fizessem .

12

Outro sistema que reage nossas necessidades o sistema de troca criado pelo ser humano, que tem leis regionais e atualmente tambm regido por normas mundiais, ou seja, todos os pases seguem determinadas normas para que o sistema funcione de forma global. O ser primitivo trocava seus excedentes para atender s suas necessidades. Mas com o desenvolvimento da capacidade de produzir e relacionar-se, o ser humano comeou a sentir a dificuldade das distncias para o bom relacionamento no sistema de trocas. Para superar esta dificuldade, criou o padro ouro para representar qualquer mercadoria. Assim, o sistema de trocas tornou-se mais prtico.

13

Com o passar do tempo e com a evoluo humana, o homem passou a produzir muito mais e aumentar cada vez mais o seu potencial de relacionamento. Assim as trocas ficaram mais freqentes, as distncias aumentaram e surgiram dois problemas: o peso e a segurana do ouro. Foi a que se criou a moeda ou o papel moeda garantido por ouro em depsito. Atualmente as moedas so lastreadas tambm na capacidade de produo de bens, ou seja, alem do ouro em depsito, estima-se a potencialidade do pas e a capacidade de produo de seu povo. Com certeza continuaremos a melhorar nosso sistema de trocas no mundo, porque existir evoluo em nossos relacionamentos. Evoluir nos relacionamentos criar mais amizades ou at inimizades.

14

Lembrete: a amizade e inimizade nascem do interesse. Um interesse atrai outro interesse, como o im atrai a limalha. Assim sendo, com certeza muito iremos evoluir no sistema de trocas. Agora que temos uma idia do por qu da criao das varias moedas, podemos nos fazer algumas perguntas:

1) Quando gastamos as moedas que possumos? Quando encontramos algo que atenda uma ou algumas das necessidades que temos . 2) Quando ganhamos moedas? Quando atendemos s necessidades de algum. Observe que aquilo que vale para voc gastar tambm vale para os outros.

3) Quando ganhamos menos? Quando fazemos algo que muitos podem fazer, ou seja, quando atendemos necessidades que muitos so capazes de atender . Na verdade ganhamos menos quando fazemos coisas comuns e que no requerem habilidades especiais. 4) Quando ganhamos muito? Quando desenvolvemos nossas habilidades para atender necessidades de forma
15

que poucos sejam capazes de atend-las como ns, ou seja, quando desenvolvemos uma especializao para atender necessidades . Um lembrete: Muitas vezes achamos que os outros so injustos e rigorosos conosco. Na verdade queremos que os outros nos avaliem com nossos padres de avaliao, que normalmente so egostas. Mas devemos lembrar-nos de que o meio que deve nos avaliar.

16

Vamos fazer uma avaliao dessa histria e compara-la com nossos padres de comportamento.
Um empresrio que sabia harmonizar seus desenvolvimentos intelectual, material e espiritual, tinha a fama entre seus funcionrios e parceiros empresariais, de ser uma pessoa honesta e justa. Um de seus funcionrios, sentindo-se injustiado porque um de seus colegas ganhava mais do que ele, apesar de terem a mesma funo, resolveu procurar o patro para que lhe reparasse a injustia. Quando chegou na presena do patro argumentou: Meu senhor, vs que sois justo, peo que repare a injustia que estais cometendo comigo . Com o ar de surpresa disse o patro: Meu filho, por favor, qual a injustia que estou cometendo contigo? retrucou o funcionrio: Eu e meu colega de repartio temos a mesma funo e ele recebe um salrio maior que o meu e isto uma injustia . O patro continuou: Prometo estudar teu caso com todo carinho e voltaremos a conversar . Assim despediram-se e continuaram seus afazeres. No dia seguinte, o patro chama o funcionrio descontente e pede: por favor, vai at a banquinha e compra-me meia dzia de laranjas. Mais do que depressa o solcito funcionrio saiu e, momentos depois j estava de volta com as laranjas do patro. - Senhor, aqui esto as laranjas. Continua o patro: Muito obrigado! Senta-te aguarda, pois ainda quero conversar contigo

17

Em seguida chamou o outro que ganhava mais e deu a ele a mesma tarefa que tinha dado ao que se dizia injustiado. Este ltimo demorou um pouco mais e quando chegou disse: - Patro desculpe pela demora? Mas fui banquinha e no gostei das laranjas. Estavam murchas e achei caras. Lembrei-me da outra banca mais adiante e fui at l, as laranjas estavam um pouco melhores e at mais baratas, mas resolvi ir a uma frutaria logo adiante e encontrei l, laranjas recm colhidas e mais baratas, aqui esto! Mais uma vez desculpe-me, mas sou da opinio que se o senhor gosta de laranjas, deveria comprar mais . o patro agradeceu e disse que iria pensar sobre a orientao. Aps o funcionrio ter sado, o patro voltou-se para o que se considerava injustiado dizendo: Meu filho, voc viu porque ele ganha mais do que voc? o funcionrio pediu desculpas e saiu pensando no que viu.

Vamos pensar tambm...

18

Quando desenvolvemos nossas habilidades para atender as necessidades dos outros, com certeza passamos a ganhar muito mais e assim comeamos a acumular moedas ou a fazer patrimnio. Quando isso ocorre, normalmente comeamos a gerar os primeiros sentimentos de apego. Na maioria das vezes para defender nosso patrimnio, fazemos inimizades e at destrumos outras vidas. Precisamos aprender a no ter apegos e a cultivar a humildade. Assim, muito poderemos fazer para ajudar nossos semelhantes a crescerem conosco, principalmente se ensinarmos aos outros aquilo que deu certo para ns.

19

Muitas pessoas tm possibilidades de ter , mas preferem no ter . Para livrarem-se dos problemas gerados pelo apego. Isto fuga ou comodismo e isto no bom para o desenvolvimento do ser como um todo. Aos que fugirem das suas responsabilidades a natureza um dia com certeza cobrar por no terem participado da evoluo humana. Na verdade essas pessoas enterram seus talentos para evitar os apegos ao invs de desenvolverem suas habilidades de humildade. Lembre-se da histria bblica sobre os talentos. Se voc no a conhece, vale a pena l-la. Vamos desenvolver nossas habilidades at ao ponto em que possamos superar nossos apegos, assim poderemos continuar sendo agentes de desenvolvimento.

20

Cristo disse: Bem-aventurados os pobres de esprito, porque deles o reino dos cus. Muitas pessoas interpretam essa afirmao de forma a gerar alento aos acomodados. Penso que Cristo ao fazer tal afirmao foi claro: pobre de esprito no significa no ter capacidade de troca. Pobre de esprito quer dizer: no ter apegos. Lembre-se: Ser humilde sem ter muito fcil, mas podemos ser humildes tendo e assim poderemos ser canais para ajudar na evoluo humana .

21

Apego!
Um jovem optou pela vida dedicada a espiritualidade e ficou sob a orientao de um mestre, durante algum tempo. Depois foi enviado a outro orientador, munido de sua esteira, manto e uma tigela de madeira. Mas quando l chegou, ficou escandalizado, porque o novo mestre vivia num palacete e todos os dias lhe dava aulas, passeando num grande e belssimo jardim. O jovem no se conformava e como protesto, negouse ao conforto: continuou com sua tnica surrada, dormia na esteira e comia na tigela de madeira, manifestando claramente, sua estranheza e revolta. Um dia pegou fogo numa ala do palacete. Os criados corriam aflitos, mas o mestre olhava impassvel. O aluno nervoso retorcia as mos e por fim explodiu: - Mestre, faa alguma coisa! Minha esteira e minha tigela esto naquela ala! - Veja! Disse o mestre, sorrindo serenamente - Voc est aflito com a possvel destruio de seus miserveis pertences, enquanto eu no me preocupo com todas as riquezas que l esto... Diga-me, filho, o que desapego? O discpulo sem resposta ficou calado.

22

De todos os apegos que o ser humano pode desenvolver o pior de todos, nos meus valores, o apego misrias e pobreza. Fomos criados para nos apegarmos sade, felicidade e criatividade... Quero deixar um lembrete aos homens que se apegam em demasia ao seu trabalho: a esposa casada com seu marido, mas o marido casado com seus negcios . Vamos lutar para contrariar esse provrbio.

23

Tendo conscincia dos aspectos que comentamos, podemos optar em ganhar muito, mdio ou pouco. Isso depender do nosso arbtrio. Encontramos muitas pessoas reclamando que a sociedade injusta, que deveria haver mais distribuio de rendas. Entretanto quando pedimos para essas pessoas pagarem o preo da especializao, ouvimos mil desculpas do por qu no querem melhorar seus nveis de desenvolvimento, ou seja, preferem acomodar-se, continuar vivendo infeliz e reclamando de tudo e de todos. Essas pessoas deveriam lembrar-se de que a felicidade se encontra dando, nunca recebendo. E se algum pretende dar, primeiro precisa ter.

24

A inrcia no nos livra do trabalho e a renncia ao mundo no traz perfeio. impossvel ter um s instante de inatividade absoluta, pois a natureza obriga todo e qualquer ser atividade. Devemos cumprir as tarefas necessrias, pois fazer muito melhor que no fazer. Cuidado: O mundo no se interessa pela verdade, prefere seguir as pegadas de quem mostrou o caminho . Uma dica: Onde comea uma tarefa com empenho, superando a preguia e a indolncia, onde a inteligncia se alia a disposio para o trabalho, l mora a felicidade .

25

Todos nos conhecemos as regras, mas o que mais dificulta que queremos tirar vantagens de tudo e muitas vezes acrescentamos leis inexistentes que acabam aumentando nossas limitaes. Para que fique mais clara essa idia, vou contar a fbula da cobra que queria iniciar-se na espiritualidade.
Perto de uma estrada que conduzia vila, vivia uma cobra muito venenosa. Picava muitas pessoas e animais. Todos tinham medo de passar por ali. Um dia, um santo passava pela estrada, os habitantes da vila avisaram-no para que no passasse ali. Justificaram: Uma cobra muito venenosa vive a, ela o picar. Por favor, no v por esse caminho . Mas o santo no se importou e continuou. Mais adiante viu a cobra vindo ao seu encontro para pic-lo. Pegou ento um pouco de gua do cantil e jogou-a sobre a cobra, recitando um mantra... Imediatamente a cobra acalmou-se e o santo disse-lhe para que no picasse mais ningum. Visto que o santo podia comunicar-se com os animais. A cobra muito calma e feliz quis ser discpula do santo e este disse-lhe: Est bem, darte-ei iniciao quando passar por aqui de volta, depois de minha viagem. At l voc deve seguir alguns princpios do cdigo moral e no picar mais ningum a partir de hoje . Quando as pessoas viram que o santo no fora picado, ficaram muito curiosas e foram olhar a cobra. Perceberam que ela estava calma e no picava ningum.

26

As crianas comearam a atirar pedras e gravetos... Para ver a cobra movimentar-se. A cobra quase morreu de tanto ser incomodada. Muito mal, foi para a toca. Desde ento, toda vez que saia da toca, as crianas batiam-lhe severamente, ela estava machucada por todo o corpo e muito mal. Resolveu ficar na toca e no sair mais. Depois de alguns meses o santo voltou, no encontrou a cobra. Perguntou ao povo e s crianas e mostraram-lhe que ela estava dentro da toca. O santo ento, chamou-a. Com grande dificuldade a cobra saiu do buraco e ficou aos ps do santo. O que isto? Que aconteceu? E, com voz fraca, a cobra respondeu: Isto tudo devido os seus ensinamentos. Voc disse para eu no picar mais ningum. Desde ento, as crianas atiraram pedras em mim. No posso nem mesmo alimentar-me. Estou morrendo mestre! Oh! Eu disse a voc para no picar. Por acaso tambm disse para no levantar a cabea e silvar? De agora em diante, se algum chegar perto, levante a cabea e silve, mas no pique.

27

Depois de dar iniciao cobra, o santo se foi. Novamente as crianas voltaram para bater na cobra. E ento, ela levantou a cabea e silvou. Oh, meu deus, a cobra se levantou novamente, corram, corram! Gritavam as crianas. Desde ento, a cobra passou a viver em paz. Ningum a perturbava e ela no picava ningum.

Lembre-se disso: silve, mas no pique. Ou dito dentro da nossa realidade: No machuque ningum, mas ameace quando necessrio .

28

Agora que relembramos o sistema de trocas do universo e o criado pelo ser humano, podemos ento fazer uma reflexo de como podemos nos adaptar e atender a ambos, com objetivo de vivermos e assim contribuirmos para que o mundo seja melhor de se viver. importante que as dicas a seguir sejam compreendidas e colocadas em prtica: Quem se limita a estudar os livros, continua sendo tolo. S inteligente quem pe em prtica o que aprendeu neles . O doente para melhorar precisa tomar o remdio certo. De que lhe adianta s saber o nome do remdio?

29

Para que haja harmonia em nosso desenvolvimento, fundamental que em nossos projetos intelectuais ou materiais, o ponto alvo seja a felicidade dos que se beneficiaro com ele. Assim, todo o universo convergir suas foras para que este projeto se torne uma realidade. Com este tipo de projeto, teremos o mximo do nosso potencial interior, pois teremos muito mais facilidade de concentrao e de permanncia em nveis interiores para trabalhar neles. Sempre que nossos projetos visarem a felicidade dos que nele se envolverem, estaremos na realidade projetando amor e o que o universo espera de ns, para assim nos oferecer muito amor. Quando algum faz um projeto egosta, com certeza far pessoas sofrem e assim estar s. Pois nestes projetos o universo no participar. E, mais cedo ou tarde, o sofrimento ser inevitvel para o egosta.

30

Outro lembrete importantssimo: Evite a crtica. Sei que evitar a crtica no tarefa fcil, mas temos que tentar e fazer todo empenho possvel. Por que temos que evitar a crtica? A crtica o agente que nos tira de sintonia com os nveis de criatividade. O crtico no cria. Mas o criativo sempre melhora o mundo sua volta. Ao invs de criticar, quando no concordamos com certas coisas, devemos procurar uma forma de fazer melhor. Quando encontrarmos essa forma de fazer melhor, teremos duas opes: a primeira, a de continuarmos criticando e nos vangloriarmos por sabermos outra forma de fazer melhor ou uma segunda opo, que acho a mais correta, que de fazer com que as pessoas que podem execut-la, tomem conhecimento, se no fsica, faa-o mentalmente. Assim, com certeza, teremos feito nossa parte e continuaremos em sintonia com os nveis que desejam processar a evoluo do ser humano.

31

Mantenha em sua lembrana: Voc um ser humano especial. J sabe e est procurando melhorar o uso do seu potencial. Assim estamos aptos para usar em todos os momentos a lei mxima da criatividade que diz: Tudo pode ser melhorado . Devemos lembrar que o desejo da natureza que: Todo ser nasceu para viver feliz na terra . Temos que procurar aprender e ensinar, pois isto viver. A maioria de ns quer sempre aprender, porque acha difcil ensinar. Lembrar-se de que ao ensinar transformamos as informaes em conhecimentos. o conhecimento que nos d viso, no o olho. No nascemos s para acumular informaes. Ns precisamos repassar nossos conhecimentos para ampli-los e a forma mais simples que conheo para ensinar: pelo exemplo. Esta a forma natural para ensinarmos.

32

Em conseqncia disso, devemos usar nosso potencial interior para desenvolvermos as atividades para as quais nos achamos habilitados. Podemos fazer isso muito melhor do que as outras pessoas que no descobriram formas de usar seu potencial interior. Como mostraremos para outras pessoas que elas tambm podem acelerar seus desenvolvimentos, para ter uma vida melhor, se no funciona para ns? Lembre-se: A forma natural para ensinarmos pelo exemplo. O temperamento de cada qual se manifesta na aparncia, nos gestos, no andar, nos movimentos, nas palavras, na expresso dos olhos e da boca. Preste ateno em voc e naqueles que esto sua volta, porque o corpo nunca mente.

33

Uma colaborao de algum que no necessita mais de bajulaes...


Acomodar-se fcil. No precisa esforo e nem se desprende energia. simplesmente soltar-se, deixar-se levar. Desenvolver-se custa. difcil. preciso persistncia e coragem. Coragem caracterstica dos fortes, dos que acreditam e ousam. O corajoso no desiste nunca e luta sempre, porque sabe o que quer, o que tem em mente aquilo que deseja conseguir. Mesmo sendo pequenas as possibilidades; lana mo do que est ao seu alcance e no perde esperana de vencer. Mesmo que os outros descreiam, mesmo que sejam adversas as condies, ele enfrenta a descrena, enfrenta as suas limitaes, e tenta e ousa um passo a mais. Para ser bom preciso coragem. Porque no fcil vencer o egosmo, o comodismo, o amor prprio. um ato de coragem estender a mo quele que lha negou quando voc precisava.

34

um ato de coragem ser justo quando o ru lhe perseguiu e lhe fez mal. um ato de coragem, no punir o inimigo, quando depende de suas mos derrot-lo. um ato de coragem reconhecer o erro se voc no estava no caminho certo. um ato de coragem desprender-se daquilo que se ama, se esse bem no o faz crescer. ato de coragem no se perder a calma e conseguir dominar-se quando todos esto contra. Ter coragem viver cada dia como se a vida durasse aquele dia apenas, e fosse sua nica oportunidade de viver. um ato de coragem assumir completamente sua existncia.

35

Vamos juntos desejar e agir para que possamos melhorar o uso do nosso potencial interior. Proponho assumirmos a responsabilidade de que quando soubermos fazer algo que nos ajudou e ajudaria outras pessoas a viver melhor e no conseguimos ensin-las, a deficincia nossa. Por no termos desenvolvido nossa habilidade de ensinar ou de encontrar uma forma de motivar outras pessoas a experimentar aquilo que temos a oferecer. Assumindo esta responsabilidade, podemos nos habilitar como agentes da natureza, para ajudar a transformar este planeta num mundo melhor de se viver. Vamos manter em nossas mentes que espiritualidade no se compra, nem se vende, se aprende observando e, se conhece vivenciando, para estimular a espiritualidade devemos usar a natureza e as palavras simples para que todos os seres humanos possam compreender, pois, s atravs do intelecto os humanos cada vez mais afastar-se-o do caminho.

36

DEUS? Vamos analisar esta fbula:


Em um reinado, o rei comeou a notar que o primeiroministro estava chegando tarde todos os dias. s vezes chegava at mesmo depois do prprio rei. O rei no estava gostando da situao, mas no queria magoar o primeiroministro, que era um homem muito piedoso. Era tambm de grande ajuda ao rei e ao povo em geral. As pessoas o respeitavam muito. Assim, o rei no queria ir contra a opinio do povo, mas tambm no podia tolerar a habitual preguia do primeiro-ministro por muito mais tempo. Certo dia, quando a corte j estava reunida, como de costume, o primeiro-ministro chegou atrasado. O rei estava de mau humor e perguntou a ele: por que voc est chegando tarde? O primeiro-ministro respondeu: Majestade, esqueci da hora por causa da minha meditao e minha devoo a Deus. E o rei continuou: Bem, no importa o que voc faz, mas, se o que voc diz verdade, ento responda-me algumas perguntas: se voc responder satisfatoriamente, tudo o que quiser lhe ser dado, do contrrio, voc ser degolado.

37

O primeiro-ministro compreendeu que o rei estava realmente zangado com ele, e respondeu: Est bem, majestade, tentarei responder . E o rei fez as seguintes perguntas: Onde Deus vive? Est sentado em que direo? E o que Ele faz? O primeiro-ministro entendeu que ele no queria apenas respostas, mas sim, provas. As questes tinham de ser provadas! Mas como provar que Deus existe? Ento perguntou: Majestade, peo quinze dias para dar-lhe as respostas. Por favor, conceda-me! E o rei respondeu: Esta bem, voc ter esse prazo e durante todo esse perodo no precisar vir corte. Mas se suas respostas no forem satisfatrias, voc no ter alternativa seno a de ser degolado. O primeiro-ministro cumprimentou o rei e voltou para a casa com o corao apertado. Comeou a pensar e argumentar durante todas as horas do dia. Ficou triste e preocupado, no saa do seu quarto, nem mesmo para alimentar-se. Passaram-se vrios dias e sua filha mais nova percebeu a diferena e questionou: Pai, por que voc no est comendo todos os esses dias? Voc parece to triste e preocupado, qual o problema? O primeiro-ministro tentou fugir s perguntas? No se preocupe filha, ficarei bom, so apenas alguns problemas na corte .

38

A menina insistiu: No papai, voc tem que dizerse tentarei ajud-lo. Nunca vi voc assim antes.voc tem de dizer-me qual o problema . E o pai: No se preocupe comigo. De qualquer modo j estou velho. Quanto tempo posso viver neste mundo? S quero ver voc feliz. A filha sentiu muita dor ao ouvir estas palavras e disse: O que aconteceu? Voc est to deprimido. Por favor, conte-me ou no comerei mais at que voc diga tudo. No posso suportar ver voc assim. O pai, ento teve de contar: Sabe, este um problema que no pode ser resolvido. O rei est zangado comigo, porque quando eu adoro Deus, s vezes chego atrasado na corte. Ento, furioso, o rei fez trs perguntas para que eu responda: Onde Deus vive? Em que direo est sentado? O que ele faz? E tenho de dar as respostas em quinze dias. Se o rei no as achar satisfatrias, serei degolado como punio. Mas como satisfazer o rei? Ele quer provas. Se ele ficar satisfeito, poderei pedir-lhe o que quiser . E a filha argumentou: este o seu problema? Voc no est comendo h tantos dias por causa disso? Voc e o rei so duas crianas. Esquea esse pequeno problema. No h mais problema. Venha, alimentar-se, que eu responderei as questes. O primeiro-ministro sorriu da simplicidade com que a filha tratava o problema. Passou a alimentar-se e continuou meditando sobre o seu problema...

39

Passado o prazo de quinze dias, o rei mandou buscar o primeiro-ministro. Quando a carruagem chegou, a filha disse: Papai descanse, eu irei e darei as respostas. Mas o pai contra-argumentou: Minha filha, no, no! No pode ser! O rei turro! A filha insistiu: No se preocupe que eu irei! Papai, voc est aflito sem motivos. Deixe-me ir satisfazer o rei, no permitirei que voc v. E ento, ela seguiu at a corte. O rei estava esperando. E a garota disse: Majestade, minha presena suficiente para responder suas perguntas. Meu pai no precisa vir responder coisas to simples. Por favor, faa a primeira pergunta. O rei olhou para ela de modo incrdulo: Onde Deus vive? Ela replicou: Por favor, ordene que me tragam um pouco de leite para que eu possa responder. Trouxeram-lhe o leite. Ela, ento, comeou a bater o leite e quando a nata apareceu, perguntou: Pode dizer-me, majestade, onde que a nata estava neste leite? O rei disse: A nata esta presente em todo o leite.

40

A garota continuou: Mas vossa majestade no pode v-la nas condies normais. Somente quando batido adequadamente a nata apareceu. Assim Deus. Ele existe em todos os lugares neste universo. Mas s pode ser visto por quem desnata sua mente com o pensamento em Deus. Assim como o leo na mostarda s pode ser encontrada depois de moermos muito bem a semente; assim como o fogo na madeira s pode ser tirado depois de esfregarmos outra madeira; assim tambm Deus est presente em todo o universo: para realiz-lo temos de abrir nossos olhos intuitivos, concentrar-nos na mente csmica, atravs da meditao e das prticas espirituais. Temos por fim que controlar as atitudes da mente. O rei ficou muito satisfeito com a resposta e fez a segunda pergunta: Em que direo Ele est sentado? A menina, ento, pediu que fechassem todas as portas e janelas da corte. Tudo ficou muito escuro. Ela, a seguir, pediu um palito de fsforo e acendeu-o, perguntando ao rei: Majestade, em que direo a luz est indo? O rei respondeu: Em todas as direes.

41

E a garota continuou: Deus tambm est em todas as direes ao mesmo tempo. Ele no tem limites. A corte j estava impressionada com as respostas da menina. Ela pergunta: Qual a terceira questo? O rei faz a terceira pergunta: O que Deus faz? Disse ela: Majestade, o senhor quem est querendo saber e sou eu quem est respondendo. Vossa majestade deve sentar-se e um lugar inferior e dar-me um lugar superior para sentar-me, antes de responder-lhe esta questo. Sorrindo, o rei desceu do trono e a menina sentou-se em seu lugar. Ela pediu que seu pai fosse trazido corte. Quando chegou, estava preocupado pensando: O rei deve estar muito zangado. Estava tambm preocupado com o que poderia acontecer sua filha, mas vendo-a sentada no trono do rei, ficou aliviado. Olhou em torno e no pode entender o que estava acontecendo.

42

A filha pediu-lhe que se sentasse e disse ao rei: Majestade isto que Deus faz. Aquele que pequeno, amanh ser grande. Aquele que grande hoje, amanh deixa de ser. O que desconhecido vem tona. Antes vossa majestade no era o nosso rei, hoje vossa majestade o nosso rei e no futuro vossa majestade no ser mais rei. A criao, a operao e a destruio o seu trabalho, isto que Ele faz. O rei estava realmente satisfeito com as respostas da menina e disse ao primeiro-ministro: honorvel primeiroministro estou realmente grato pelas respostas de sua filha. Pode pedir o que quiser. Deus o abenoe!

E eu peo a Deus que nos abenoe! O brigado por ter lido ...

43

Quando algum no aprende aquilo que sei e que poderia ajudlo a viver melhor, a deficincia minha.

44

45

Potrebbero piacerti anche