Sei sulla pagina 1di 26

TIPOS DE COPOS

As medidas dos copos utilizados nesta relao visam apenas ser uma referncia do tamanho destes copos, uma vez que constumam variar de um fabricante para outro. Existem outros tantos tipos de copos que no constam desta relao por considerarmos que os que aqui esto abrangem a maior parte dos tipos.

COPO AMERICANO

o copo do povo, com todo o respeito. Para se tomar uma boa cerveja na "padoca" o copo americano indispensvel.

COPO BALOON

algumas vezes esta denominao utilizada erroneamente para o copo do tipo snifter. Trata-se de um copo verstil servindo desde coquetis, cervejas at vinhos. Atualmente, para coquetis o copo do tipo hurricane mais utilizado. 450 600 ml.

BRANDY SNIFTER OU COPO CONHAQUE

o nome uma aluso ao ato de de se inalar os aromas do cognac e outros brandies. Tradicionalmente este copo tem a haste curta e o bojo arredondado de modo que a palma da mo possa aquecer o copo e assim desprender o bouquet da bebida. Atualmente os produtores de cognacs tm direcionado o seu marketing para que se beba estes famosos brandies tambm com gelo, como comum nos EUA. Neste caso o copo mais apropriado seria um on-the-rocks. tambm conhecido como copo napolon. Com tamanhos desde 100 at 1.500 ml.

CANECA DE CHOPP

as mugs disputam com as tulipas a preferncia dos bebedores de chope. Muitas vezes so armazenadas em congeladores e existem nos mais diversos formatos e tamanhos, sendo algumas gigantescas, utilizadas principalmente em festivais.

COGNAC / SOMMELIER

diferentemente do copo brandy snifter, este copo no to bojudo e tem a haste mais alta. Prprio para a degustao de cognacs. 180 ml

COQUETEL / MARTINI

a tradicional taa de coquetel imprescindvel em qualquer bar. A sua sofisticao e elegncia mpar contrasta com uma silueta de linhas retas e sbrias. Traduz todo o glamour dos anos de reinado dos coquetis clssicos. Serve coquetis gelados (mas sem gelo), no combina muito bem com decoraes mais vistosas e nem com canudos, mesmo que cortados. De 90 180 ml.

COFFEE MUG

tambm chamado de toddy ou caneca para hot drinks, usada especficamente para coquetis quentes, como o irish coffee. 450 ml.

CORDIAL,PONY OU CLICE / TAA DE LICOR

Servido aps as refeies, dada sua ao reconhecidamente digestiva, um dos souveniers prediletos da clientela que gosta de embolsar (literalmente) lembranas dos restaurantes. Existem nos mais diversos formatos, tendo em geral de 35 60 ml.

FLUTE

esta taa fina e elegante, que tem o formato parecido com uma flauta, substituiu a antiga taa de champagne (semelhante uma taa martini um pouco mais arredondada) justamente por reter por mais tempo o perlage que se desprende do champagne ou espumante. Serve de 180 280 ml

HIGHBALL

o tradicional copo long drink para servir bebidas destiladas ou coquetis refrescantes com bastante gelo e adicionando-se club soda, gua, refrigerante ou suco. Os mais esguios so chamados de collins, numa referncia famlia de drinques do mesmo nome. 250 410 ml.

HURRICANE

copo feito sob medida para servir coquetis tropicais e refrescantes. Combina com as mais extravagantes decoraes e pode ser substituido pelo baloon, menos usado atualmente. 450 ml

MARGARITA

copo especfico para se servir o coquetel margarita, principalmente se for frozen. Em algumas marcas a haste tem o formato de um cacto. De 350 500 ml.

OLD FASHIONED

clssico copo para servir essas bebidas este copo mais baixo, que deve ser suficientemente largo para acomodar as pedras de gelo e ter fundo grosso para impedir que a bebida esquente Tambm muito usado para vrios coquetis, como o prprio old fashioned e a famosa caipirinha.. Tem de 180 350 ml.

ON THE ROCKS

tambm chamado de double old-fashioned, tem um formato mais apropriado para servir bebidas com gelo, conforme sugere o seu nome. Em geral, de 350 ml.

PILSENER /COPO DE CERVEJA

semelhante a tulipa, sendo no entanto mais alto e com design mais sofisticado. De 350 500 ml

ROCKS

uma variao dos tipos on-the-rocks e old-fashioned. Tm se popularizado no pas com a proliferao de redes de restaurantes americanos. 250 350 ml.

SHERRY

em ingls o mesmo que xerez (ou jerez) e o copo usado para servir vinhos fortificados. Alm do prprio xerez, o madeira e o vinho do porto. Tambm pode substituir o copo do tipo cordial para servir licores ou ainda para grappa. 90 180 ml.

GUA

Os copos de gua so facilmente identificveis: so sempre os maiores e podem ou no ter p. Como a gua no tem sabor ou buqu que possa ser alterado, pode permanecer mais tempo em copos grandes, com ou sem pedras de gelo.

VINHO

Como pode ser consumido gelado, o vinho branco ganha taas menores, para o lquido no esquentar. O melhor segurar a taa pelo p, para evitar contato do calor das mos com a bebida, o que altera o sabor. Para vinho ros, o mesmo copo.

VINHO TINTO

geralmente servido em taas maiores e mais bojudas do que as de vinho branco, por no ser consumido gelado. O mais correto segurar a taa pelo p. Mas, no caso do vinho tinto, no se considera um erro segurar na prpria taa.

SHOT

o tpico copo do cowboy americano e tambm chamado de yankee shot. Serve bebidas sem gelo e geralmente puras, mas tambm podese preparar coquetis em camadas neste pequeno copo que tem de 35 60 ml. O seu similar brasileiro o copo de pinga, muito popular em cachaarias, botecos e padarias.

TULIPA

disputa com a caneca a preferncia para se beber chope. Muito popular no Brasil, encontrada em quase todos os bares. Entre 350 e 370 ml.

TUMBLER

tambm chamado de cooler, o tipo de copo para long ou tall drinks, servidos com bastante gelo, tanto para bebidas puras como para coquetis refrescantes com misturas de sucos, gua ou refrigerantes. Pode ser substitudo pelo highball. 300 450 ml.

VODKA / STEINHGER

copo semelhante ao shot porm um pouco mais alongado, tradicionalmente usado para servir destilados gelados, porm sem gelo, mas em territrios latinos e tropicais em geral, a cachaa ou aguardente tambm consumida neste modelo.

REFRIGERANTES E SUCOS DE FRUTAS

Os refrigerantes pedem copos maiores por serem consumidos em grande quantidade e rapidamente em geral com muito gelo. Os sucos de frutas, sejam naturais ou industrializados, pedem o mesmo tipo de copo: ligeiramente menor que o utilizado por refrigerantes. Esse formato ideal para a bebida fresca e mais concentrada, uma vez que abriga menos lquido e pede reposio mais freqente.

Potrebbero piacerti anche