Sei sulla pagina 1di 12

Produo, v. 20, n. 4, out./dez. 2010, p. 657-668 doi: 10.

1590/S0103-65132010005000058

Anlise ergonmica do trabalho e o reconhecimento cientfico do conhecimento gerado


Carlos Antonio Pizoa,*, Nilton Luiz Menegonb
b a, *capizo@uem.br, UEM, Brasil menegon@dep.ufscar.br, UFSCar, Brasil

Resumo
Este texto contextualiza na Anlise Ergonmica do Trabalho (AET) as preocupaes de pesquisadores da rea de ergonomia sobre o reconhecimento cientfico dos mtodos de pesquisa sobre o trabalho. Com base nessas preocupaes e numa reviso sobre as caractersticas da pesquisa-ao feita uma anlise terica da simbiose entre esse mtodo de pesquisa e a AET, e como isto contribui para que os conhecimentos gerados na AET possam ter seu reconhecimento cientfico facilitado junto aos pares das reas de conhecimento em que a ergonomia permeia.

Palavras-chave
Ergonomia da atividade. Pesquisa. Cincia.

1. Introduo
Iniciando com uma sucinta apresentao da anlise ergonmica do trabalho, este texto parte de duas vises: a primeira busca, tendo por pano de fundo a anlise ergonmica do trabalho, levantar as preocupaes de pesquisadores da rea de ergonomia sobre o tema cientificidade do conhecimento na ergonomia da atividade e a segunda sobre a metodologia da pesquisa-ao e suas caractersticas. O objetivo do texto , a partir desses pontos de vistas, promover uma discusso sobre a provvel indissociabilidade entre o mtodo da anlise ergonmica do trabalho (AET) e o mtodo da pesquisa-ao como forma de o conhecimento gerado nos trabalhos realizados na ergonomia da atividade ter seu reconhecimento cientfico mais facilmente aceito pelos pares das reas de conhecimento em que a ergonomia permeia. Essa questo relevante quando se observa que a pesquisa-ao uma metodologia de pesquisa reconhecida por diversas reas de conhecimento que tratam do trabalho e permeiam a ergonomia, e a metodologia AET est mais restrita ao ncleo da ergonomia. Essa restrio da AET solicita a traduo desse mtodo para outro quando se deseja validar no ncleo de uma rea de conhecimento os resultados das pesquisas realizadas. Geralmente esse outro mtodo a pesquisa-ao, pois a AET carrega muita semelhana em seus procedimentos e proposta, mas com uma abordagem particular: compreender o trabalho para transform-lo.

2. Anlise ergonmica do trabalho


A partir de 1955, aps a publicao do livro de Faverge e Ombredane sobre a anlise do trabalho, a atuao de diversos outros pesquisadores expoentes na rea fez com que a ergonomia centrada na anlise da atividade fosse desenvolvida ao longo do tempo, tendo suas bases tericas aprofundadas, seus mtodos enriquecidos e suas aplicaes s transformaes das condies de trabalho mais elaboradas (GRIN et al., 2001; MONTMOLLIN, 2007; LAVILLE, 2007). Essa evoluo levou a reconhecer a ergonomia situada como um dos dois principais conjuntos de ergonomias, distinguidos tanto na sua histria como nos conceitos e nas prticas, mas que se complementam. O primeiro conjunto, majoritrio no mundo e baseado no contexto americano e
*UEM, Maring, PR, Brasil Recebido 11/12/2009; Aceito 19/05/2010

658

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

britnico, corresponde ergonomia clssica e qualificado como centrado no componente humano dos sistemas homem-mquina. O segundo, enraizado principalmente nos pases francfonos, classificado como focado na atividade humana contextualizada. Essa dicotomia entre as duas principais famlias de ergonomias assenta-se em modelos, quadros tericos e diferentes mtodos, sendo transversal em relao s ergonomias identificadas em funo dos diferentes domnios de interveno (MONTMOLLIN, 2007). No contexto da ergonomia centrada na atividade, Grin et al. (2001) colocam que transformar o trabalho a finalidade primeira da ao ergonmica, e o que o ergonomista deve realizar de forma a contribuir para:
A concepo de situaes de trabalho que no alterem a sade dos trabalhadores e nas quais estes possam exercer suas competncias, ao mesmo tempo num plano individual e coletivo, e encontrar possibilidade de valorizao de suas capacidades; e Alcanar os objetivos econmicos determinados pela empresa, em funo dos investimentos realizados ou futuros.

Para os mesmos autores a busca desses dois objetivos origina a anlise ergonmica do trabalho, cujo mtodo busca resolver os problemas da inadequao do trabalho s caractersticas humanas gerados por:
Projetos de sistemas de produo, de processos, da organizao do trabalho e das tarefas que foram feitas, muitas vezes a partir de esteretipos simplificados do que seria a populao de trabalhadores, que geralmente so encaixados na produo; e Situaes de adaptao, transformao ou concepo de sistemas de produo em que houve predominncia dos aspectos financeiros, tcnicos ou organizacionais que no favoreceram a reflexo sobre o lugar incontornvel do homem no sistema de produo. Essas situaes minimizam a influncia dos meios de trabalho cuja concepo no leva suficientemente em conta as especificidades de funcionamento do operador humano e a variabilidade de todo o sistema.

Nesse processo de contextualizao do trabalho, Grin et al. (2001) colocam que a atividade de trabalho o elemento central que organiza e estrutura os componentes da situao de trabalho, estabelecendo o que eles denominaram de funo integradora da atividade de trabalho. Para essa construo existe um conjunto de pontos importantes, de fases privilegiadas que vo estruturar a construo ergonmica. Esse esquema est apresentado na Figura1. A interao que ocorre entre os atores desse processo conduzido pelo ergonomista gera um aumento do conhecimento ou do nvel de conscincia da atividade que ser fator-chave na implementao das aes ergonmicas resultantes do diagnstico feito e da transformao desejada. Grin et al. (2001) destacam ainda que parte do que se construiu deve permanecer e adquirir uma legitimidade que resista ao tempo. Construo esta realizada com a contribuio do ergonomista junto com os atores do processo. Isso est diretamente relacionado maneira como os conhecimentos sobre o trabalho foram produzidos e transferidos entre os atores e da questo das condies de sua apropriao. As caractersticas do procedimento aplicado so centrais para assegurar essa transferncia, e a sua durabilidade ser, por sua vez, maior caso um conjunto de atores-chave tenha sido instrumentalizado. Para concluir essa apresentao da anlise ergonmica do trabalho, os mesmos autores colocam que sua compreenso um meio que permite:
Conhecer melhor e explicar melhor as relaes entre as condies de realizao da produo e a sade dos trabalhadores; Propor pistas de reflexo teis para a concepo das situaes de trabalho; e Melhorar a organizao dos sistemas sociotcnicos, a gesto dos recursos humanos e, em consequncia, o desempenho da empresa em seu todo.

A seguir so apresentadas as preocupaes dos pesquisadores sobre a cientificidade e a construo do conhecimento na ergonomia da atividade.

Para contextualizar o que seja trabalho, Grinetal. (2001) caracterizam-no como unidade de trs realidades: a das condies de trabalho, a do resultado do trabalho e a da atividade de trabalho. Destacam ainda o conceito do trabalho prescrito e do trabalho real, estabelecendo a distino entre tarefa e atividade de trabalho. Esses conceitos so bem sintetizados por Falzon (2007), o qual tambm destaca as noes de regulao e da regulao da atividade.

3. Ergonomia da atividade e sua cientificidade


Na comunidade da ergonomia da atividade, onde a Socit dErgonomie de Langue Franaise SELF a entidade mais representativa, a discusso sobre sua epistemologia considerada assunto ainda recente (SOCIT DERGONOMIE DE LANGUE FRANAISE, 2005). Nesse contexto, a obra coordenada por Daniellou (2004a) um recipiente onde diversos

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

659

Figura 1. Esquema geral da abordagem da ao ergonmica. Fonte: adaptao de Grinetal. (2001).

pesquisadores dessa comunidade apresentam seus pontos de vista sobre aspectos epistemolgicos da ergonomia da atividade e que ainda permanece atual em seus conflitos e convergncias. observado nessa obra que a motivao em provocar os debates sobre o tema foram as dificuldades em se obter reconhecimento cientfico para as pesquisas sobre o trabalho nas instituies acadmicas. Ela, a obra, representa o esforo em se discutir de modo sistemtico a contribuio da ergonomia da atividade em produzir conhecimento, em se definir seu objeto de estudo e os critrios de validao das pesquisas e intervenes prticas. Esses aspectos so destacados pela questo se a ergonomia se caracteriza como cincia, arte ou mtodo ser abordada em vrias partes da obra. A seguir so apresentadas algumas vises emanadas por pesquisadores sobre a questo do reconhecimento cientfico do conhecimento gerado na ergonomia da atividade.

de unanimidade, e nesse sentido o autor faz as seguintes constataes:


Para alguns pesquisadores, a ergonomia continuar um projeto, uma arte, uma tecnologia que utiliza conhecimentos produzidos por outras disciplinas. Se a ergonomia provoca questes de pesquisa e contribui para a produo de conhecimento, estas cairo ipso facto no acervo da disciplina cientfica mais bem situada para abrig-los; e Para outros, a ergonomia pode produzir conhecimentos sobre a atividade de trabalho ou sobre a atividade do ergonomista, a qual lhe pertence exclusivamente, e que nada impede esse conhecimento de ganhar um dia a dignidade de cientfico.

3.1. Questes epistemolgicas


Daniellou (2004b) coloca como denominador comum o fato de que a reflexo epistemolgica tem por objeto as provas s quais devem se submeter as pesquisas, as teorias e os modelos que queiram merecer o adjetivo cientfico. Segundo ele, todos os autores tm em comum esse cuidado de submeter seu pensamento prova da confrontao, o que torna os conhecimentos cientficos algo diferente da opinio nica de seus autores. Tambm a elaborao das regras dessas provas no goza

Para o autor evidente que algumas das dificuldades epistemolgicas com que se debate a ergonomia so comuns a todas as disciplinas que tratam do ser humano. Nesse aspecto, a perguntachave tornou-se dinmica: Que condies deveriam progressivamente preencher as pesquisas em ergonomia para que possam ser qualificadas de cientficas? Alm disso, apresentada inicialmente como responsabilidade nica dos pesquisadores, a questo de cientificidade das pesquisas em ergonomia passa a mobilizar outros atores: quem a pratica e os protagonistas da vida social. Para dar base a essas constataes, o autor abre discusses sobre os seguintes aspectos: A conscincia das bifurcaes: o ergonomista

solicitado por um conjunto de teorias e modelos cientficos que abrange localmente os fenmenos com os quais ele se defronta. Esses modelos no se encaixam de modo cmodo para constituir

660

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

um corpo de conhecimentos para a ao, e em certas zonas de realidade eles se contradizem e em outras esto ausentes. Assim, a emergncia de conceitos que alimentam a reflexo cotidiana do ergonomista resultado de um conjunto de manobras, de bifurcaes. Essa condio gera uma justaposio de conceitos que dificulta a formao de um acordo do que significa produzir conhecimentos cientficos em ergonomia; A relao entre ergonomia e os conhecimentos cientficos: h um acordo latente de que a ergonomia utiliza conhecimentos oriundos da fisiologia, psicologia e outras reas de conhecimento. Tambm h certa concordncia de que a utilizao no uma simples aplicao desses conhecimentos, sendo que a ergonomia leva a transform-los pelo seu carter integrador. Por esse fato, a ergonomia reconhecida por levar as outras disciplinas a produzir conhecimentos em zonas em que a prtica as revela lacunares; A relao homem e o trabalho: a questo dos critrios da ergonomia est relacionada a uma discusso dos paradigmas luz dos quais se estuda o trabalho. A ergonomia classicamente leva em conta um duplo critrio o da sade dos trabalhadores e o da eficcia econmica sobre o qual exige a construo de compromissos que so influenciados por diversos fatores externos. Alm disso, tem-se o enigma das relaes entre tarefa e atividade, o trabalho prescrito e o trabalho real, os limites da adaptao humana, os modelos do homem e suas dimenses, os modelos da sociedade e da mudana social; e A questo dos comportamentos ao: a referncia aos termos comportamentos ou condutas do homem no trabalho e a influncia que essa perspectiva gera no desenvolvimento da ao. As questes das racionalidades (instrumental, axiolgica, prtica e comunicacional) que levam o ergonomista a descrever-se como ator da transformao das situaes de trabalho, abrindo um espao para discutir como ocorrem as modalidades da ao do ergonomista.

(2) Sobre o trabalho; ou (3) Que sejam teis para a sua transformao positiva. O autor lembra que a ergonomia foi construda nos pases anglo-saxnicos dentro do paradigma da aplicao de conhecimento cientficos sobre o funcionamento do homem no projeto dos meios de trabalho. Esse paradigma nas pesquisas mundiais est na origem da produo de um conjunto de conhecimentos que ainda continua til. Mas a prtica da anlise ergonmica do trabalho e a confrontao com outras disciplinas (psicologia do trabalho, sociologia, psicodinmica do trabalho, antropologia, filosofia) conduziram os pesquisadores a um conjunto de constataes que, pouco a pouco, tornou o paradigma inicial enfraquecido, entre as quais o autor cita:
A diferena entre trabalho prescrito e trabalho real; O fato de evidenciar a atividade cognitiva e a competncia dos operrios; A complexidade dos raciocnios em inmeras situaes; A dimenso dos determinantes da atividade mostrada, sobretudo, pela antropotecnologia; A complexidade dos compromissos elaborados pelos trabalhadores e seus efeitos em termos de desempenho e de custo; A complexidade dos fatores de natureza coletiva que entram em jogo na elaborao de estratgias dos trabalhadores: produo de regras coletivas, dimenses ticas, ideologias coletivas de defesa; e A complexidade dos mecanismos de dano sade e o papel positivo que pode ter o trabalho na construo da sade.

Assim, o autor apresenta uma viso geral sobre como se desenvolveram as questes que incitaram a discusso sobre a epistemologia da ergonomia da atividade.

3.2. Questes epistemolgicas levantadas

pela ergonomia de projeto

Daniellou (2004c) coloca que o estatuto dos conhecimentos em ergonomia significa saber se os conhecimentos cientficos podem ser produzidos: (1) Sobre o funcionamento humano no trabalho;

O conjunto dessas descobertas contribuiu para reforar o estatuto do objeto de pesquisa o trabalho propriamente dito e o interesse pela anlise da atividade como mtodo de descoberta que permitiu no desvendar totalmente o enigma que constitui todo o trabalho, mas progredir em sua compreenso. Diversos aperfeioamentos metodolgicos permitiram que, progressivamente, a anlise da atividade pudesse ser aplicada a quase a totalidade das atividades profissionais. Aqui o autor explica a distino entre a anlise da atividade, aquela dos comportamentos, condutas, processos cognitivos e interaes realizadas por um(a) operador(a) durante as observaes da anlise do trabalho , uma abordagem mais global, na qual se insere a anlise da atividade, e que se compe da anlise dos fatores econmicos, tcnicos e sociais e da anlise dos efeitos do funcionamento da empresa sobre a

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

661

populao de trabalhadores envolvida e da eficcia econmica. O autor tambm destaca a diferena entre a anlise da atividade (praticada por outros profissionais) e a anlise ergonmica do trabalho. Um ponto em comum: ambas produzem conhecimentos a partir da elaborao de um modelo e da verificao de sua validade. Uma diferena que se destaca nessa condio que os conhecimentos produzidos a partir da anlise ergonmica do trabalho esto a servio da ao, e por isso as exigncias para sua validao so mais fortes do que as consideradas na validao dos conhecimentos que so objeto central de uma busca cientfica. Produzido sobre dada situao de trabalho, o modelo feito pelo ergonomista deve ser operante e sua prpria estrutura reflete a ambio de agir para transformar as condies de trabalho.

Em relao ao desempenho: podem-se distinguir dois tipos de sadas do sistema de produo os desempenhos econmicos e os desempenhos humanos. Os primeiros avaliveis/avaliados em termos de eficcia na ordem econmica (rendimento, produtividade, qualidade, confiabilidade,...) e os outros em termos de eficcia na ordem humana (competncia adquirida/degradada, sade melhorada/deteriorada,...); e Na relao entre tarefa e atividade: onde existem duas posies opostas. Uma que postula que diferena entre o prescrito e o real uma diferena a ser reconhecida, uma descontinuidade de princpio entre o modelo e a realidade em geral e entre a tarefa e a atividade no particular. A outra o que se demanda e o que isso demanda, na qual a ergonomia identifica uma diferena a reduzir.

3.3. Do que a ergonomia pode fazer a

anlise?

Hubault (2004) relata que a ergonomia tem a


[...] misso de aprofundar a compreenso da relao entre o que o homem vive no trabalho e pelo seu trabalho, o que ele faz, com o que a empresa compreende disso, o que ela faz disto, ainda mais, o que ela espera disto, o que ela quer fazer disto [...] (HUBAULT, 2004, p. 106).

Com isso ele destaca que o ergonomista interessa-se pela relao do homem e da empresa, do homem e da tcnica, do homem e seu ambiente, enfim de cada nvel que se pode conceber uma interface entre esses termos. Diante do exposto se coloca uma primeira questo que a de saber se na interface o trabalho organiza uma continuidade ou descontinuidade, finalidades e modos de ao, entre o homem e o espao instrumental ao qual ele deve se integrar. Como descontinuidade, Hubault (2004) coloca que a ergonomia nasceu de uma questo fundamental: a que obriga a distinguir o que se solicita ao homem (a tarefa) e o que isso, para ser realizado, solicita a ele. Isso tem origem em um conflito de lgicas, e a competncia do operador encontrar os meios de gerenci-lo por meio de compromissos operatrios. Esse princpio de descontinuidade diz respeito a vrios nveis: Na relao entre a atividade e o comportamento:
no trabalho real que se realiza, os compromissos que o operador faz para agir no se veem e o comportamento comunica a parte manifesta do trabalho (visualmente e verbalmente);

O autor discorre que essas abordagens esto sempre em jogo, e que isso implica em saber que tipo de integrao, funcional ou poltica, realiza a interface e o lugar que nela ocupa o trabalho (fator integrador/integrvel ou de integrao). Aqui ele apresenta como os diversos estados da ergonomia se enquadram dentro dos paradigmas de continuidade e descontinuidade. Nesse ponto ele abre que a ergonomia trabalha em trs nveis, cada qual com suas questes e seus desafios: (1) nvel das condies de trabalho (questoadaptao; desafiosegurana/sade); (2) nvel dos sistemas tcnicos (questoeficincia; desafio-confiabilidade); e o (3) nvel dos sistemas de produo (questoeficcia; desafio-qualidade). Diante desse complexo de relaes, o autor coloca que uma das misses essenciais da ergonomia a de
[...] formalizar a relao homem-ambiente de modo a levar em conta esta contradio: o homem um sistema autnomo que no determinado pela oferta informacional de seu meio, mas que no pode se construir sem ela[...] (HUBAULT, 2004, p. 116).

Assim aberta a questo o trabalho real real? Os fatos observveis de que a ergonomia dispe dizem respeito ao desempenho, ao comportamento, tarefa, que ela confronta entre si e aos conhecimentos adquiridos previamente sobre o funcionamento humano, que faz emergir a figura da atividade. A partir da objetivao de fatos brutos organizados em sistemas de dados a ergonomia uma cincia emprica constri, com o conceito de atividade, no observvel, o meio de se compreender, de se levar em conta o que faz realmente o operador, a prpria atividade. Para embasar a questo da prtica, o autor compara o processo de construo do conhecimento

662

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

na rea da psicanlise e apresenta trs pontos que balizam suas propostas sobre a ergonomia:
A prtica participa de uma dimenso metodolgica fundamental dos conhecimentos em ergonomia. Onde conhecer manipulando define um mtodo de anlise; conhecer para manipular define uma prtica de interveno; manipular para conhecer define uma metodologia de pesquisa. Em todos os casos visa-se o conhecimento e a manipulao de um processo e no de um estado; Polarizaes particulares que favorecem um modo diversificado de desenvolvimento da ergonomia nutrem relaes diferentes com a cincia; e O peculiar da ergonomia est no seu ponto de vista que a distingue de todas as outras reas sobre o estudo do trabalho.

A partir de ensaio literrio nesse contexto, o autor elabora a proposta de produzir conhecimentos compatveis com o policentrismo observado nos conceitos levantados pela construo de lugares em que a relao triangular entre valores, atividades e saberes torna-se objeto de uma experincia epistemolgica explcita. Neste processo elaborada a proposta de um dispositivo (espaos de construo de saberes integrados) de trs polos (Figura 2). Esse dispositivo, proposto por Schwartz (2004) e adaptado por Vieira, Barros e Lima (2007), tem a seguinte configurao: Polo dos saberes acadmicos: objetos de esforo
permanente de estabelecimento de uma ordem terica, de explicitao metdica e crtica, de retrabalho contnuo. aquele dos saberes conceituais das reas de conhecimento permeadas pela ergonomia; Polo dos saberes imanentes s atividades e retrabalhados por essas atividades: so cadinhos da organizao dos saberes, estruturando em uma base histrica seus desdobramentos sobre seus apelos aos saberes formalmente organizados. aquele dos saberes investidos no exerccio do trabalho e na experincia; e Polo filosfico: com vistas aos saberes organizados e com relao s foras de apelo, de memria e dos saberes investidos. Esse polo teria a funo de antecipar, com as devidas reservas, as maneiras de tratar seu semelhante e as situaes da vida social. aquele que significa uma postura tica e epistemolgica, presente nos projetos em comum que acordam entre si os dois outros polos.

3.4. Ergonomia, filosofia e exterritorialidade


Schwartz (2004) destaca na ergonomia a questo da exterritorialidade dos conceitos, questionando se ao ser epistemlogo e utilizar conceitos j , de certa maneira, julgar, decidir e engajar-se, pois qualquer uso de conceitos uma escolha, uma reivindicao de herana, uma deciso de existncia ou inexistncia. Ao utilizar conceitos, estes podem ser diferentes devido ao que o autor denominou de possveis bifurcaes na escolha de itinerrios conceituais. Segundo ele, a questo erro humano ou falha de representao exprime com clareza esse ponto de bifurcao conceitual. Um efeito dessa bifurcao conceitual a manifestao de escolhas mais ou menos exclusivas que implicam em itinerrios de investigao previamente estabelecidos, o que caracterizaria uma parcialidade na abordagem realizada. Na elaborao de sua argumentao, Schwartz (2004) faz uso de exemplos da rea de cincias humanas com o intuito de mostrar que as reas de conhecimento possuem lugares escondidos, lgicas internas que no aparecem, filiaes e rupturas histricas nos sistemas conceituais. Alm de remeter eventualmente a conjuntos complexos de valores e de escolhas e a uma prtica que poderia ser uma boa definio de postura epistemolgica. nesse contexto que ele estabelece uma relao triangular entre valores, saberes e atividade com base nas seguintes proposies:
Nenhuma atividade industriosa se desenvolve e se manifesta sem um espao simultneo de valores; Esse mundo de valores se comunica em todos os pontos consigo mesmo; e Os valores imanentes atividade so sempre retratados por ela.

Esse dispositivo torna-se a sede de um movimento duplo, no seu centro, onde misturam-se e operam culturas contraditrias, patrimnios tendencialmente definidos pelos trs polos, e mantm-se coeso por causa de seu movimento interno em espiral e remetendo os atores de cada polo ao exerccio de suas prprias responsabilidades profissionais. Os atores ativos so remetidos s urgncias da vida social e seu movimento de retorno , em parte, para avaliar a pertinncia do trabalho realizado no interior do dispositivo, com uma eventual vocao para o retorno, redesenhando os recursos do saber e desenvolvendo novas foras de apelo. Quantos aos atores profissionais do conceito, tanto no polo filosfico como no dos saberes acadmicos organizados, eles so enviados s suas disciplinas de origem a fim de que participem, agora devidamente equipados, do debate cientfico que lhes prprio. Esse processo no ncleo do dispositivo denominado pelo autor de socratismo ambivalente, pois o sentido da troca de conhecimento (mestre/

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

663

Figura 2. Dispositivo dinmico de trs polos de produo de saber. Fonte: adaptao de Schwartz (2004).

discpulo) alternado frequentemente entre os atores, sendo difcil identific-lo no decorrer do processo. A epistemologia associada a esse gnero de dispositivo requer que se confronte rotineiramente as normas que lhe so prprias (socratismo ambivalente e a disponibilidade a outras estruturas conceituais) e as normas vigentes na comunidade cientfica de referncia, pois elas so a garantia de uma reapropriao crtica e de uma vigilncia especfica quanto ao patrimnio acumulado no seio da disciplina. Por fim o autor, questionando se a ergonomia cincia, coloca que quanto mais ela se torna cincia, menos pertinente ela se torna como interlocutora imediata de sujeitos histricos. Quanto mais a competncia ergonmica se aproxima das presses da transformao in situ, mais ela deve posicionar-se para a aprendizagem no tringulo atividades/ valores/saberes e menos se justifica a eliminao dos protagonistas ou foras de apelo-memria, compreendendo-se o ponto de vista cientfico. Portanto, a capacidade de mover-se no tringulo, instaurando grupos cooperativos e fazendo emergir questionamentos pertinentes, apoiada por uma ampla cultura adquirida sobre a atividade, especialmente o que se pode capitalizar no polo mais regulamentado cientificamente, no sentido tradicional da ergonomia.

3.5. A importncia da AET para o estgio

de maturidade da ergonomia como cincia


Bouyer (2007), utilizando-se do conceito de quatro limiares que distinguem o grau de maturidade de um discurso cientfico (positividade, epistemologizao, cientificidade e formalizao), coloca que a ergonomia est situada entre o limiar da epistemologizao e o da cientificidade. Para ele a caracterizao da ergonomia como cincia encontra-se confusa, porm mais conscienciosa da necessidade da interdisciplinaridade na construo da ergonomia cientfica e no reducionista. Se a opo considerar a ergonomia cincia, o autor observa que os modelos explicativos devem acompanhar a evoluo das disciplinas que se unem para consolid-los. Nesse contexto interdisciplinar
[...] no h limite nos conhecimentos das disciplinas, que podem ser recrutados para a interpretao de uma atividade de trabalho [...] (DANIELLOU, 2004c, p.187).

No processo de maturidade em direo cientificidade, Bouyer (2007) considera que o passo mais largo nessa direo foi a metodologia da anlise ergonmica do trabalho (AET). Ela trouxe uma nova mentalidade sobre o que consiste estudar uma situao de trabalho, colocando a atividade de trabalho como espao privilegiado. O mesmo autor observa que essa situao demandou

664

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

[...] incluir todo um arcabouo cientfico de outras disciplinas (psicologia, antropologia, fisiologia,...) que, integradas, deveriam dar conta do objeto posto para anlise da ergonomia: o trabalho, a atividade [...] (BOUYER, 2007, p. 4).

Tecendo a discusso em torno dos fundamentos sobre cientificidade e mtodos, conclui-se que com o instrumental da AET :
[...] possvel construir verdadeiros modelos que, conforme postulada pela filosofia da cincia em diferentes abordagens, podem ser considerados modelos cientficos por permitir, ao observador, explicar o fenmeno mediante o emprego desta ferramenta ou modelo por ele construdo[...] (BOUYER, 2007, p. 5).

entrarem em consenso sobre a amplitude de seus significados. Para amenizar essa situao existem publicaes que buscam definir e estabelecer limites para vrios termos dentro do contexto da ergonomia (MONTMOLLIN, 2007; KARWOWSKI, 2006; STRAMLER, 1993). O uso da AET fundamental para essa construo do conhecimento por permitir, conforme observado por Bouyer (2007), que as verificaes por outros membros da comunidade cientfica sejam realizadas, visto que as fases para tal so fornecidas nas etapas da prpria AET e o modelo surge desse conjunto resultante da validao pelos prprios atores.

3.6. Sntese
Como destacado por Daniellou (2004a), a prpria origem multidisciplinar do incio da ergonomia colabora para reforar as questes levantadas pelos autores, e observa-se que no h um consenso quanto ao status da ergonomia (cincia, arte ou mtodo), sendo que cada viso segue uma tendncia baseada nas origens metodolgicas que a embasaram. Uma percepo abstrada da leitura dos textos permite que se tente estabelecer uma linha de foram considerados:
A ergonomia da atividade se desenvolve da ao. Assim, todo trabalho em ergonomia deve ser baseado em um trabalho de campo que ir constituir o ambiente necessrio para o completo desenvolvimento do conhecimento em ergonomia; A compreenso da existncia do dispositivo de trs polos proposto por Schwartz (2004) para que se identifiquem os atores em cada polo e seus linguajares, e com isso conhecer os ambientes onde o conhecimento ser gerado e validado; Compreender a descontinuidade organizada pelo trabalho e a complexidade de relaes estabelecidas observadas por Hubault (2004), de modo a determinar procedimentos criteriosos para o registro dos conhecimentos gerados e das ferramentas utilizadas na realizao do trabalho-pesquisa; e Realizar o trabalho de campo atravs da anlise ergonmica do trabalho como ferramenta principal para a gerao dos dados brutos (fatos virtuais ou reais) que sero fontes do desenvolvimento do conhecimento em ergonomia.

4. Metodologia da pesquisa-ao
Neste tpico apresentada uma viso sucinta da metodologia de pesquisa-ao, uma metodologia cuja definio no trivial. Para Tripp (2005), a definio da pesquisa-ao difcil por duas razes interligadas: primeiro um processo to natural que se apresenta, sob muitos aspectos, diferente; e, segundo, ela se desenvolveu de maneira distinta para diferentes aplicaes. Por esse motivo o autor coloca que deve-se reconhecer que a pesquisa-ao um dos inmeros tipos de investigao-ao, que um termo genrico para qualquer processo que siga um ciclo no qual se aprimora a prtica pela oscilao sistemtica entre agir no campo da prtica e investigar a respeito dela. Na breve reviso da origem histrica do mtodo da pesquisa-ao, apesar de muitos atriburem sua criao a K. Lewin por este ter cunhado o termo em 1946, o mesmo autor elenca diversos trabalhos que poderiam ser reconhecidos como base do mtodo. Para ele, a identificao de saber quando e onde o mtodo teve origem difcil porque as pessoas sempre investigaram a prpria prtica com a finalidade de melhor-la. Franco (2005) reala que desde o aparecimento do termo e aps diferentes incorporaes tericas ao conceito e prtica da pesquisa-ao, muitas interpretaes tm sido realizadas em nome dela. Isso gerou um mosaico de abordagens metodolgicas, que muitas vezes se operacionalizam na prxis investigativa, sem a necessria explicao de seus fundamentos tericos, gerando inconsistncias entre teoria e mtodo e comprometimentos validade cientfica dos estudos. A mesma autora destaca a existncia no mtodo da pesquisa-ao do ciclo em espiral de trs fases proposto por Lewin, que permite readequaes e alteraes de rumo do processo. Tripp (2005) identifica que a maioria dos processos de melhoria segue esse mesmo ciclo e apresenta

Essa conduta bsica oferece uma estruturao do trabalho de pesquisa em ergonomia da atividade que permite estabelecer um vocabulrio mais amplo e formalizado de forma que atenda a todos os atores que iro validar o que foi desenvolvido. Observa-se nas leituras que os pesquisadores trazem de suas reas de origem os termos e vocabulrios (linguajares) utilizados em seus trabalhos, e isso normalmente gera reas de atrito pelo fato de no

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

665

alguns desenvolvimentos do processo bsico de investigao-ao (Quadro 1). Para restringir o termo pesquisa-ao forma de investigao-ao mais especfica pesquisa acadmica, Tripp (2005) prefere que ela seja denominada como
[...] uma forma de investigaoao que utiliza tcnicas de pesquisa consagradas para informar a ao que se decide tomar para melhorar a prtica [...] (TRIPP, 2005, p. 447),

Quadro 1. Processos de investigao-ao.


Nomenclatura
Pesquisa-ao Aprendizagem-ao Prtica reflexiva Projeto-ao Aprendizagem experimental Ciclo PDCA PLA - Participatory Learning and Action PAR - Participatory Action Research PAD - Participatory Action Development PALM - Participatory Action Learning Methods PRA - Participatory Rural Appraisal Prtica deliberativa Pesquisa prxis Investigao apreciativa Prtica diagnstica Avaliao-ao Aprendizagem transformacional
Fonte: Tripp, 2005.

Autores
Lewin (1946) Revons (1971) Schn (1983) Argyris (1985) Kolb (1984) Deming (1986)

Chambers (1983)

e na qual essas tcnicas devem atender aos critrios comuns a outros tipos de pesquisa acadmica (como, por exemplo, enfrentar a reviso pelos pares quanto a procedimentos, significncia, originalidade, validade, etc.). Com vis mais sociolgico, Thiollent (2005) classifica a pesquisa-ao como uma linha de pesquisa associada a diversas formas de ao coletiva orientada em funo da resoluo de problemas ou de objetivos de transformao. Ele a distingue da metodologia da pesquisa participante, pois na pesquisa-ao, alm da participao, ela supe uma forma de ao planejada de carter social, educacional, tcnico ou outro, que nem sempre se encontra em propostas de pesquisa participante. Thiollent (2005) ainda limita a pertinncia do alcance da pesquisa-ao faixa intermediria entre o que geralmente designado como nvel microssocial (indivduos, pequenos grupos) e o que considerado como nvel macrossocial (sociedade, movimentos e entidades de mbito nacional ou internacional). Essa faixa intermediria de observao corresponde a uma grande diversidade de atividades de grupos e indivduos no seio ou margem de instituies ou coletividades. Nesse aspecto destacado que, na abordagem da interao social adotada em sua caracterizao, os aspectos sociopolticos so mais frequentemente privilegiados que os da realidade psicolgica e existencial. Do ponto de vista sociolgico, a proposta de pesquisaao d nfase anlise das diferentes formas de ao. O que tambm observado por Franco (2005) sob um ponto de vista educacional. Embora a abordagem de Thiollent (2005) priorize o lado emprico, ele no deixa de colocar as questes relativas aos quadros de referncia terica sem os quais a pesquisa emprica pesquisa-ao ou no no faria sentido e sobre o qual est relacionada ao papel da teoria na pesquisa. Ele destaca a contribuio especfica dos pesquisadores nos discursos que acompanham o desenrolar da pesquisa e em conduzir uma deliberao acerca dos argumentos a serem levados em conta para estabelecer as concluses. Essa ponte entre o

McCutcheon (1988) Whyte (1964; 1991) Cooperrider e Shrevasteva (1987) Genrica em medicina, ensino corretivo, etc Rothman (1999) Marquardt (1999)

empirismo e a teoria no mtodo da pesquisa-ao bem abordada por Argyris, Putnam e Smith (1985). Com base no contexto apresentado, o autor considera que a pesquisa-ao uma estratgia metodolgica da pesquisa social na qual:
H uma ampla e explcita interao entre pesquisadores e pessoas implicadas na situao investigada; Dessa interao resulta a ordem de prioridade dos problemas que sero pesquisados e das solues a serem encaminhadas sob forma de ao concreta; O objetivo da investigao no constitudo pelas pessoas e sim pela situao social e pelos problemas de diferentes naturezas encontrados nessa situao; O objetivo da pesquisa-ao consiste em resolver ou, pelo menos, esclarecer os problemas da situao observada; H, durante o processo, um acompanhamento das decises, das aes de toda a atividade intencional dos atores da situao; e A pesquisa no se limita a uma forma de ao (risco de ativismo): pretende-se aumentar o conhecimento dos pesquisadores e o conhecimento ou o nvel de conscincia das pessoas e grupos considerados.

Para Franco (2005), no questionamento de que pesquisa se fala quando se refere pesquisa-ao, as respostas devem ser norteadas pelas seguintes dimenses: Dimenso ontolgica: referente natureza do
objeto a ser conhecido e cuja questo principal o que se pretende conhecer quando se utiliza a pesquisa-ao a partir de pressupostos iniciais;

666

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

Dimenso epistemolgica: referente relao sujeito-conhecimento e cuja questo principal como se estabelecem as relaes entre sujeito e conhecimento; e Dimenso metodolgica: referente a processos de conhecimento utilizados pelo pesquisador e que passa fundamentalmente exigncia de procedimentos articuladores da ontologia com a epistemologia da pesquisa-ao.

Outra questo-chave na pesquisa-ao colocada por Thiollent (2005) a elucidao dos objetivos que ele coloca como relacionamento entre dois tipos: Objetivo prtico: que seria contribuir para o melhor

Na colocao dos problemas a serem estudados conjuntamente por pesquisadores e participantes; Nas explicaes ou solues apresentadas pelos pesquisadores e que so submetidas discusso entre os participantes; Nas deliberaes relativas escolha dos meios de ao a serem implementados; e Nas avaliaes dos resultados da pesquisa e da correspondente ao desencadeada.

equacionamento possvel do problema considerado como central na pesquisa, com levantamento de solues e proposta de aes correspondentes s solues para auxiliar o agente (ou ator) na sua atividade transformadora da situao; e Objetivo de conhecimento: que seria obter informaes de difcil acesso por meio de outros procedimentos e aumentar o conhecimento de determinadas situaes.

Com a pesquisa-ao pretende-se alcanar realizaes, aes efetivas, transformaes ou mudanas no campo social. A questo da ao transformadora deve ser colocada desde o incio da pesquisa em termos realistas e estabelecido o papel do pesquisador. Nesse aspecto vrias situaes podem ser distinguidas:
Quando os participantes tm uma ideia clara dos objetivos e da ao necessria, em que o pesquisador essencialmente assessora as decises correspondentes ao que for factvel nas melhores condies e extraem da prtica diversos ensinamentos; Quando se trata de uma ao tipo tcnica, ela definida em funo dos meios tcnicos e econmicos necessrios, em funo do saber prprio dos usurios e do contexto social; e Quando se trata de uma ao de carter cultural, educacional ou poltico, os pesquisadores e participantes devem estar em condio de fazer uma avaliao realista dos objetivos e dos efeitos.

A relao entre esses dois tipos varivel, sendo que o autor considera que com maior conhecimento a ao mais bem encaminhada. Assim, a nfase no alcance do trabalho pode ser dada a um de trs aspectos: resoluo de problemas, tomada de conscincia ou produo de conhecimento. Bem conduzido, o trabalho pode alcan-los simultaneamente. Thiollent (2005) ainda destaca que necessrio ter cuidados para que a pesquisa-ao resulte em conhecimentos associados ao ideal cientfico. Com ela necessrio produzir conhecimento, adquirir experincia, contribuir para a discusso ou fazer avanar o debate acerca das questes abordadas. Nesse processo, parte das informaes geradas divulgada para a populao envolvida na pesquisa, sob forma e meios apropriados. A outra parte, cotejada com resultados de pesquisa anteriores, estruturada em conhecimentos e divulgada pelos canais prprios da rea do pesquisador. A estrutura cognitiva oferece ao pesquisador melhores condies de compreenso, decifrao, interpretao, anlise e sntese do material qualitativo gerado na situao investigada. Material este essencialmente feito de linguagem, sob formas de simples verbalizaes, imprecaes, discursos ou argumentaes mais ou menos elaboradas. O mesmo autor coloca que a significao do que ocorre na situao de comunicao estabelecida pela investigao passa pela compreenso e a anlise da linguagem em situao, pois necessrio um mnimo de conhecimento nesse setor para evitar ingenuidades. Parte dessa atividade um processo argumentativo que se encontra:

Diferenciando o mtodo da pesquisa-ao, Thiollent (2005) coloca que na pesquisa-ao h um reconhecimento do papel ativo dos observadores na situao investigada e dos membros representativos dessa situao. Nesse processo, a noo de objetividade esttica substituda pela noo de relatividade observacional, segundo a qual a realidade no fixa e o observador e seus instrumentos desempenham um papel ativo na captao da informao e nas decorrentes representaes. Essa interao entre o observador e o observado no unilateral entre o pesquisador e os investigados; ela de duas vias, onde todos desempenham uma funo interrogativa, fazendo perguntas e procurando elucidar os assuntos coletivamente investigados. Isso remete aos desnveis de abstrao no modo de comunicao dos pesquisadores e dos participantes devido s diferenas de linguagem. No plano da ao, segundo Thiollent (2005), o desafio maior o de juntar as exigncias da tomada de conscincia (ou da conscientizao, a um nvel mais profundo) com as exigncias cientfico-tcnicas. As transformaes intencionalmente definidas no se traduzem apenas ao nvel da conscincia individual ou coletiva, h tambm a aprendizagem de saber fazer e aquisio de novas habilidades.

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

667

O mesmo autor destaca tambm que o saber informal dos participantes no desprezado e sim posto em relao com o saber formal dos especialistas no intuito do enriquecimento mtuo. Quanto ao aspecto de gerao de conhecimento, a pesquisa-ao fortalece a produo e a divulgao de conhecimentos que, apesar de nos serem valorizados no plano cultural-simblico, so de grande utilidade na resoluo de problemas do mundo real. O autor conclui que a pesquisa-ao uma orientao destinada ao estudo e interveno em situaes reais. Nesse processo de gerao de conhecimento, Tripp (2005) considera til empregar cinco modalidades ao pensar sobre a natureza de um projeto de pesquisa-ao: Pesquisa-ao tcnica: abordagem pontual na
qual toma-se uma prtica existente de algum outro lugar e a implementa em sua prpria esfera de prtica para realizar uma melhora; Pesquisa-ao prtica: abordagem onde se escolhe ou projeta as mudanas dentro do prprio espao de melhoria; Pesquisa-ao poltica: refere-se mudana cultural institucional e/ou de suas limitaes; Pesquisa-ao socialmente crtica: modalidade da anterior, cujo resultado uma mudana no modo de pensar a respeito do valor ltimo e da poltica das limitaes; e Pesquisa-ao emancipatria: Variao da pesquisa-ao poltica que tem como meta explcita mudar o stato quo de um grupo social como um todo.

um mtodo cclico que se realimenta do conhecimento ou aumento da conscincia gerado; e O trabalho deve ser realizado tendo a anlise ergonmica do trabalho como ferramenta principal para a gerao dos dados brutos (fatos virtuais ou reais).

O autor fecha sua anlise colocando que uma pesquisa-ao to eficaz, cientificamente ou no, quanto as pessoas que a realizam.

5. Consideraes finais
Como apontado por Montmollin (2007), a ergonomia no s anlise da atividade, bem como a anlise da atividade pode ser utilizada em outros domnios que no o do trabalho. Contudo, a partir das discusses apresentadas, possvel levantar os seguintes aspectos-chave sobre o mtodo da ergonomia da atividade:
Ela se desenvolve da ao; Os atores so todos os que participam do processo, inclusive o pesquisador/ergonomista; A interao entre os atores gera um aumento do conhecimento ou do nvel de conscincia da atividade, que ser fator chave para a transformao da situao do trabalho;

Como comentado por Daniellou (2004a) e detalhado por Leplat e Montmollin (2007) para as reas de biologia humana, medicina do trabalho, cincias cognitivas, psicologia do trabalho, sociologia do trabalho e organizao do trabalho, entre outras, a ergonomia possui um carter integrador de conhecimentos oriundos de vrias reas. Isso faz com que o conhecimento gerado no mbito da ergonomia seja levado para essas diversas reas. Esse processo de retornar ao meio da rea de conhecimento feito pelos pesquisadores faz com que o pesquisador tenha de traduzir o mtodo de pesquisa reconhecido pelos pares do meio da ergonomia para um mtodo reconhecido pelos pares da sua rea de conhecimento de origem. Em muitas reas de conhecimento em que a ergonomia permeia o mtodo da pesquisa-ao, um mtodo de pesquisa reconhecido e utilizado em diversos propsitos de estudo, apesar das discusses sobre o controle que se deve ter para manter seu carter cientfico. Por outro lado, as preocupaes sobre a cientificidade da ergonomia da atividade e os aspectos destacados sobre o mtodo da anlise ergonmica do trabalho permitem observar que a AET tem forte semelhana com as caractersticas e preocupaes relacionadas pesquisa-ao. O esquema geral da abordagem da ao ergonmica no desenvolvimento da anlise ergonmica do trabalho proposto por Grin et al. (2001), a interao entre os atores e a participao ativa do pesquisador levantadas por Daniellou (2004a,b,c), os aspectos instrumentais e de comunicao destacados por Hubault (2004) e Schwartz (2004), respectivamente, fazem com que a proximidade entre o mtodo da anlise ergonmica do trabalho e o da pesquisa-ao os torne indissociveis para que o conhecimento gerado seja reconhecido mais amplamente nas diversas reas de conhecimento. No que seja o nico mtodo de pesquisa a ser utilizado, pois isso depende do objetivo da pesquisa em ergonomia, mas com certeza ser o mtodo para qualificar melhor a anlise ergonmica do trabalho nos espaos da rea de conhecimento integrada ergonomia que no a permeiam. O pesquisador, conseguindo caracterizar essa simbiose entre pesquisa-ao e anlise ergonmica do trabalho, colocando a ltima como uma situao

668

Pizo, C. A. et al. Anlise ergonmica do trabalho ... do conhecimento gerado. Prod. v. 20, n. 4, p. 657-668, 2010

particular da primeira, ter mais facilidade em movimentar-se entre os espaos de conhecimento dentro de sua rea de atuao. Isso ocorre pela reduo da necessidade de traduo do mtodo AET nessas movimentaes, principalmente considerando as variaes e denominaes do mtodo pesquisaao observado por Tripp (2005) e Franco (2005). Essa expectativa decorre, como posto por Daniellou (2004b) e Tripp (2005), pelo fato de que uma pesquisa para ser reconhecida tem que ser validada pela comunidade em que ela apresentada e que sua aceitao depende em parte do mtodo utilizado e de sua conduo. Por isso importante que a conduo da pesquisa e a representao do conhecimento sejam aceitas pela comunidade na qual se quer valid-la. Como colocado pelos mesmos autores, a aceitao no esttica, unnime e se altera com o tempo, conforme a rea do conhecimento vai evoluindo. Assim, os trabalhos desenvolvidos devem ser sempre submetidos comunidade para obter conhecimentos de como est evoluindo o seu pensar sobre o tema, o mtodo e tambm para modificar esse caminho. Uma continuidade desse trabalho ser o levantamento das produes cientficas que tenham lanado mo da anlise ergonmica do trabalho para: identificar o mtodo de pesquisa adotado; a comunidade a qual pertencem os pesquisadores e qual trabalho foi apresentado. Com isso ser possvel averiguar a realidade dessa indissociabilidade e a chance de uma possvel classificao da anlise ergonmica do trabalho como um tipo de pesquisaao com propsitos ergonmicos.

PRODUO, 27., 2007, Foz do Iguau. Anais... Foz do Iguau: PUC-PR, 2007. DANIELLOU, F. Apresentao edio brasileira. In: DANIELLOU, F. (Coord.). A ergonomia em busca de seus princpios: debates epistemolgicos. So Paulo: Edgard Blucher, 2004a. p. 8-10. DANIELLOU, F. Introduo - questes epistemolgicas acerca da ergonomia. In: DANIELLOU, F. (Coord.). A ergonomia em busca de seus princpios: debates epistemolgicos. SoPaulo: Edgard Blucher, 2004b. p. 1-18. DANIELLOU, F. Questes epistemolgicas levantadas pela ergonomia de projeto. In: DANIELLOU, F. (Coord.). A ergonomia em busca de seus princpios: debates epistemolgicos. SoPaulo: Edgard Blucher, 2004c. p.181-198. FALZON, P. Natureza, objetivos e conhecimentos da ergonomia: elementos de uma anlise cognitiva da prtica. In: FALZON, P. (Ed.). Ergonomia. So Paulo: Edgard Blucher, 2007. p. 3-19. FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-ao. Educao e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005. GRIN, F. et al. Compreender o trabalho para transformlo: a prtica da ergonomia. So Paulo: Edgard Blucher, 2001. HUBAULT, F. Do que a ergonomia pode fazer anlise? In: DANIELLOU, F. (Coord.). A ergonomia em busca de seus princpios: debates epistemolgicos. So Paulo: Edgard Blucher, 2004. p. 105-140. KARWOWSKI, W. Encyclopedia of ergonomics and human factors. London: Taylor & Francis, 2006. LAVILLE, A. Referncias para uma histria da ergonomia francfona. In: FALZON, P. (Ed.). Ergonomia. So Paulo: Edgard Blucher, 2007. p. 21-32. LEPLAT, J.; MONTMOLLIN, M. As relaes de vizinhana da ergonomia com outras disciplinas. In: FALZON, P. (Ed.). Ergonomia. So Paulo: Edgard Blucher, 2007. p.3344. MONTMOLLIN, M. Vocabulaire de lErgonomie. Tolouse, France: Octars Editions, 2007. SCHWARTZ, Y. Ergonomia, filosofia e exterritorialidade. In: DANIELLOU, F. (Coord.). A ergonomia em busca de seus princpios: debates epistemolgicos. So Paulo: Edgard Blucher, 2004. p. 141-179. SOCIT DERGONOMIE DE LANGUE FRANAISE - SELF. Ergonomie de lactivit et francophonie: hritages, ralits, perspectives. 2005. Disponvel em: <http://www.ergonomie-self.org/diffusion/ contributions.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2008. STRAMLER, J. H. The dictionary for human factors/ergonomics. Boca Raton, Florida: CRC, 1993. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ao. 14 ed. SoPaulo: Cortez, 2005. TRIPP, D. Pesquisa-ao: uma introduo metodolgica. Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. VIEIRA, C. E. C.; BARROS, V. A.; LIMA, F. P. A. Uma abordagem da psicologia do trabalho, na presena do trabalho. Psicologia em Revista, v. 13, n. 1, p. 155-168, 2007.

Referncias
ARGYRIS, C.; PUTNAM, R.; SMITH, D. M. Action Science: Concepts, methods, and skills for research and intervention. San Francisco: Jossey-Bass, 1985. BOUYER, G. C. A cincia ergonmica entre a epistemologizao e a cientificidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE

Ergonomic work analysis and the scientific recognition of knowledge generated


Abstract
This paper contextualizes in Ergonomic Work Analysis (EWA) the concerns of researchers in the field of ergonomics regarding the scientific recognition of research methods in their work. Based on these concerns and a review of the characteristic activity of research, a theoretical analysis is undertaken of the symbiosis between this method of research and EWA, and of how this contribution to knowledge generated in EWA may have facilitated its scientific recognition among peers of the areas of knowledge that ergonomics permeates.

Keywords
Activity ergonomics. Research. Science.

Potrebbero piacerti anche