Sei sulla pagina 1di 17

Leia estas instrues:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa esto corretos e, em seguida, assine no espao reservado para isso. Este Caderno contm cinquenta questes de mltipla escolha assim distribudas: 01 a 10 > Sade Pblica; 11 a 50 > Conhecimentos Especficos. Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeio grfica que impea a leitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua . Cada questo apresenta quatro opes de resposta, das quais apenas uma correta. Interpretar as questes faz parte da avaliao; portanto, no adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais. Utilize qualquer espao em branco deste Caderno para rascunhos e no destaque nenhuma folha. Os rascunhos e as marcaes feitas neste Caderno no sero considerados para efeito de avaliao. Use exclusivamente caneta esferogrfica, transparente, de tinta preta ou azul. confeccionada em material

Voc dispe de, no mximo, quatro horas para responder s questes de mltipla escolha e preencher a Folha de Respostas. O preenchimento da Folha de Respostas de sua inteira responsabilidade. Ao retirar-se definitivamente da sala de provas, o candidato dever entregar ao Fiscal a Folha de Resposta independentemente do tempo transcorrido do incio da prova. Retirando-se antes de decorrerem trs horas do incio da prova , devolva tambm este Caderno. Voc s poder levar este Caderno aps decorridas trs horas do incio da prova.

11

As s i nat ur a d o Can di dat o : ______________________________________________________

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

Sade Pblica

01 a 10

01. O surgimento das primeiras Caixas de Aposentadorias e Penses (CAPs) o marco inicial da atividade estatal em relao assistncia mdica. A Lei de 1923, na qual o governo instituiu e regulamentou tais entidades, foi a A) Lei Carlos Chagas. B) Lei Eloy Chaves. C) Lei Orgnica da Sade n 8080. D) Lei Orgnica da Sade n 8142.

02. Modalidade de in terveno especfica do Estado na rea social adotada em vrios pases desenvolvidos, principalmente no ps -guerra, caracterizada pela distribuio de benefcios, aes e servios a todos os cidados de uma nao, abrangendo previdncia, sade, assistncia social, educao e outros Direitos sociais (Viana & Levcovitz, 2005). Esse enunciado refere-se ao conceito de A) Seguridade Social. B) Universalidade. C) Segurana Alimentar. D) Descentralizao.

03. Em relao participao da comunidade na gesto do SUS, em cada esfera de governo, foram institudas as instncias colegiadas do SUS. So elas: A) Conferncia de Sade e Secretaria de Sade B) Conferncia de Sade e Plano de Sade C) Conselho tutelar e Conselho Gestor D) Conferncia de Sade e Conselho de Sade

04. Quanto aos recursos para o financiamento do Sistema nico de Sade, a normatizao deu se a partir da Emenda Constitucional n 29, a qual estabeleceu que A) o repasse dos recursos da esfera federal para a estadual e a municipal dar -se- por dois critrios. O primeiro considera o nmero de habitantes (com 50% dos recursos) e o segundo critrio, com os outros 50% dos recursos, toma como base os aspectos demogrficos e epidemiolgicos. B) os estados devem destinar 25% de suas receitas e os muni cpios, 20% para o financiamento dos servios de sade enquanto as despesas da unio sero baseadas nos gastos e na variao nominal anual do PIB. C) os municpios devem destinar 15% de suas receitas e os estados, 12% para o financiamento dos servios de sade enquanto as despesas da unio sero baseadas nos recursos utilizados em 2000, acrescidos da variao nominal anual do PIB. D) o repasse de recurso da esfera federal para a estadual e a municipal dar -se- por meio de convnio a ser firmado entre os gestores, mediante algumas exigncias como: formao de Conselhos de sade, criao dos fundos de sade e elaborao dos planos estaduais e municipais de sade.

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

05. Sobre o Pacto pela Sade, considere as afirmativas a seguir . I Trata-se de um acordo interfederativo de pactuao das responsabilidades entre os trs gestores do SUS (municpios, estados e unio) no campo da gesto, do sistema e da ateno sade. O pacto pela vida foi estabelecido atravs de um compromisso firmado entre os gestores do SUS em relao s prioridades que apresentam impacto sobre a sade da populao brasileira. O pacto de gesto tem como objetivo discutir a questo da sade pblica e da repolitizao do SUS, buscando a consolidao da poltica pblica de sade como poltica de estado e no de governo. O pacto em defesa do SUS estabelece as responsabilidades claras de cada ente federado, de forma a diminuir as competncias concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o qu, contribuindo, assim, para o fortalec imento da gesto compartilhada e solidria do SUS.

II

III

IV

Esto corretas as afirmativas A) II e IV. B) I e III. C) I e II. D) III e IV.

06. Atualmente, o Ministrio da Sade reconhece a Estratgia de Sade da Famlia (ESF) como modelo substitutivo e reorganizador da Ateno Primria Sade, atribuindo -lhe, predominantemente a responsabilidade por colocar em prtica os fundamentos desse nvel de ateno. Um desses fundamentos : A) Ter acesso universal e contnuo a servios de sade de qualidade e resolutivos, caracterizados como porta de entrada principal do sistema de sade, em territrio adscrito. B) Desenvolver uma relao de vnculo entre as equipes e a populao, garantindo o cuidado na ateno bsica, referenciando e transferindo a responsabilidade da at eno secundria e terciria aos demais nveis de ateno. C) Prestar atendimento em todos os nveis de ateno (baixa, mdia e alta complexidade) de forma integral, focalizando os grupos de risco e as minorias. D) Promover a famlia como o ncleo bsico da abordagem no atendimento sade da populao, numa abordagem clnica e voltada para as principais doenas e agravos de importncia epidemiolgica.

07. A estrutura populacional no mundo e no Brasil tem sido alterada pela transio demogrfica, que resultante das mudanas no ritmo de crescimento da A) morbidade e da mortalidade da populao por doenas infecto -contagiosas e por doenas crnicas. B) expectativa de vida e da populao infantil e jovem. C) urbanizao e da globalizao, que resultaram em mudanas substanciais nos hbitos alimentares. D) fecundidade, da natalidade e da mortalidade.

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

08. De acordo com o Ministrio da Sade (2012), as mudanas das sociedades, caracterizadas pelas transies epidemiolgica e demogrfica, requerem uma necess ria reformulao do modelo de ateno sade. Para que haja essa reformulao, o MS prope a Ateno Domiciliar (AD), que se constitui em uma modalidade de ateno sade A) substitutiva ou complementar s existentes, caracterizada por um conjunto de a es de ateno bsica (promoo sade e proteo especfica) prestadas em domiclio, ou em instituies (abrigos, casas de apoio), com garantia de continuidade de cuidados e integrada s redes de ateno sade. B) substitutiva ou complementar s exist entes, caracterizada por um conjunto de aes de promoo sade, preveno e tratamento de doenas e reabilitao prestadas em domiclio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada s redes de ateno sade. C) de carter estritamente complem entar s existentes, caracterizada por um conjunto de aes na ateno aos cuidados paliativos aos pacientes em fase terminal de doenas, prestadas em domiclio, como garantia de condies mais humanas no processo de morte e morrer. D) de carter estritamente complementar s existentes, caracterizada por um conjunto de aes no tratamento de doenas e reabilitao prestadas em domiclio ou em instituies (abrigos, casas de apoio), com garantia de continuidade de cuidados e integrada ateno bsica de sade.

09. Sobre o atual perfil de mortalidade no Brasil, correto afirmar: A) As doenas do aparelho circulatrio so a terceira causa de mortalidade no Brasil. B) A mortalidade por doenas infecciosas e parasitrias est entre os grupos das principais causas de bito, sendo, proporcionalmente, o grupo de menor magnitude. C) As doenas do aparelho respiratrio so a principal causa de bitos no Brasil. D) A mortalidade proporcional por causas externas possui uma elevada frequncia, exceto na populao masculina jovem.

10. Entre os diversos tipos de desenhos de pesquisa em Epidemiologia, h um que tem, como unidade de anlise, conjuntos de indivduos, denominados agregados, que geralmente correspondem a reas geogrficas. Esse tipo de desenho identifica do como: A) Estudos ecolgicos B) Estudos transversais C) Estudos de interveno D) Estudos de coorte

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

Conhecimentos Especficos

11 a 50

11. A gnese do Servio Social est vinculada ao desenvolvimento do capitalismo Industrial que inaugura na histria um modo de produo peculiar: a produo da riqueza coletiva, mas a sua apropriao privada. Nesse modo de produo, quanto mais se produz riqueza mais se produz desigualdade. Emerge, nesse contexto scio -histrico, o que alguns estudiosos e pensadores iro denominar de questo social, que diz respeito A) a um reconhecimento, por parte do Estado, das demandas da classe trabalhadora a partir de sua organizao, reivindicando aumento salarial. B) ao surgimento da questo social analisada a partir da evoluo da assistncia aos pobres no contexto da Revoluo industrial criando, assim, vrias questes sociais a serem enfrentadas. C) a um projeto poltico de determinada classe social que passar a reivindicar do Estado e da burguesia reconhecimento como classe e direitos sociais para alm da caridade e represso. D) ao conjunto das expresses da desigualdade, engendradas no capitalismo maduro que independe do reconhecimento do estado e de sua interveno. 12. O Servio Social surge na Europa como uma estratgia do capitalismo para exercer o controle da classe trabalhadora a partir do reconhecimento do Estado da questo social. A sua constituio passa pela iniciativa de fraes e grupos da burguesia a qual se manifestou principalmente por intermdio da ao catlica. No Brasil, em determinado perodo, a implantao do Servio Social e suas primeiras escolas seguiram a mesma lgica, da tentativa de enfrentamento da Burguesia, via Estado e Igreja, s demandas da questo social. Esse perodo foi: A) o sculo XVIII B) a dcada de 1920 na primeira repblica C) o Estado Novo D) a dcada de 1930 no Governo Vargas

13. No contexto do Servio Social Tradicional, que se caracterizou como uma estratgia da burguesia especializando-se na ao de controle da classe trabalhadora, que surgiu em decorrncia da industrializao capitalista, a formao profissional foi embasada por trs correntes terico-filosficas de sustentao, que eram A) Neotomismo, Positivismo, Funcionalismo. B) Neotomismo, Positivismo, Marxismo. C) Neoliberalismo, Fenomenologia, Funcionalismo. D) Marxismo, Fenomenologia, Funcionalismo. 14. Na dcada de 1980, inaugura-se, no contexto da profisso, a perspectiva analtica que considera o Servio Social com o uma especializao do trabalho coletivo, dentro da diviso social e tcnica do trabalho, partcipe do processo de produo e reproduo das relaes sociais (Iamamoto, 1998). Essa perspectiva de anlise indica, entre outras questes, que A) o/a assistente social possui um estatuto de profissionais liberais que dispem de meios e instrumentos prprios para efetivao de seu trabalho. B) o/a assistente social trabalhador/a assalariado/a, cuja insero no mercado de trabalho passa por uma relao contratual de compra e venda de sua fora de trabalho. C) o/a assistente social, ao participar do processo de produo e reproduo das relaes sociais, desenvolve uma prtica autnoma na perspectiva da transformao da sociedade. D) o/a assistente social o/a mediador/a no estabelecimento de consensos entre as classes e possuidor/a de relativa autonomia para execuo do seu prprio processo de trabalho.
4 UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

15. Leia, a seguir, a citao de Netto (1999) sobre o chamado processo de inteno de ruptura com o conservadorismo no Servio Social, referente construo do Projeto tico -Poltico Profissional do Servio Social. neste processo de recusa e crtica do conservadorismo que se encontram as razes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se est denominando Projeto tico- Poltico. Com base nessa citao, correto afirmar: A) Desde a sua fundao, que se inicia com o chamado Congresso da Virada, o Projeto tico-Poltico no sofreu nenhuma formulao ou mudana no seu aporte terico e sociojurdico e, por isso, mantm sua hegemonia no Servio Social Brasileiro. B) O Projeto tico Poltico , ao mesmo tempo, um projeto societrio e profissional que estabelece relaes com os/as usurios/as de seus servios, com outras profisses e com as organizaes polticas da sociedade. C) O Projeto tico-Poltico tem sua construo na transio das dcadas de 1970 e 1980, que tem, nas suas razes, a recusa do conservadorismo na profisso. D) Entre os limites da efetivao do Projeto tico -Poltico no mbito do exerccio profissional, encontra-se a impossibilidade de contestar o projeto societrio hegemnico que, nessa conjuntura, aponta numa direo contrria s demandas da classe trabalhadora. 16. Segundo Braz (2007), a conjuntura que se abriu com o governo Lula iniciado em 2003 ataca o Projeto tico-Poltico Profissional em suas bases efetivas, colocando -o beira de uma crise. De acordo com esse autor, A) a crise do projeto tico-poltico est ligada exclusivamente ao projeto neoliberal que desresponsabiliza o estado na efetivao das polticas sociais, o que implica a degradao do servio prestado aos/s usurios/as e a precarizao das condies de trabalho do/a assistente social. B) a crise do projeto tico-poltico diz respeito, primeiramente, ausncia, no Brasil contemporneo, de uma proposta alternativa sociabilidade capitalista que unificasse os interesses sociais relativos ao trabalho e, segundo, ao processo de formao profissional em curso mediante a mercantilizao do ensino superi or que aponta para uma modificao no perfil dos/as assistentes sociais. C) a fragmentao dos valores ticos e os princpios norteadores do projeto profissional, em uma conjuntura que se caracteriza cada vez mais pelo individualismo, o imediatismo e a fragmentao do indivduo, so responsveis pela crise do Projeto tico -Poltico. D) a criao do projeto profissional, mesmo tendo um carter coletivo, pertence exclusivamente ao mbito do Servio Social e, portanto, no sofre nenhuma interferncia oriunda das transformaes societrias. 17. A instrumentalidade precede a discusso de instrumentos e tcnicas voltados para a ao profissional. Leia, a seguir, algumas afirmativas em relao instrumentalidade do Servio Social no cotidiano profissional. I II III um conhecimento de totalidade que integra a dimenso tcnica e pol tica ao exerccio profissional, mas que no supera a imediaticidade do cotidiano. Refere-se capacidade ou propriedade da profisso que construda e reconstruda no processo histrico. Refere-se a um conjunto de instrumentos e tcnicas os quais so partes constitutivas da ao profissional e permitem responder imediatamente s demandas da classe trabalhadora sem necessitar de aporte terico -metodolgico para sua realizao. Articula as dimenses instrumental, tcnica, tica, poltica, pedaggica, superando a dicotomia entre teoria e prtica e objetiva uma interveno tcnica e politicamente qualificada.

IV

Esto corretas as afirmativas A) III e I. B) II e IV. C) I e IV. D) II e III.


5

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

18. Iamamoto (2009) considera que o espao profissional um produto histrico, condicionado tanto pelo nvel de luta pela hegemonia que se estabelece entre as classes fundamentais e suas respectivas alianas, como pelo tipo de respostas ter ico-prticas densas de contedo poltico dadas pela categoria . As bases de argumentao da autora tem por fundamento a compreenso de que o espao profissional A) o lugar onde o/a profissional pode se mover, sendo o campo de ao em que se explicita exclusivamente a dimenso objetiva que confere a materialidade do fazer profissional. B) um campo das contradies e das mediaes que devem ser enfrentadas exclusivamente com a maior destreza tcnica na busca de um resultado potencialmente favorvel ao atendimento das demandas institucionais. C) um campo de disputa entre capital e trabalho, condicionado prioritariamente pela competncia tcnica do/a assistente social. D) um campo que no pode ser tratado na tica das demandas j consolidadas socialmente, sendo necessrio tambm um distanciamento crtico do panorama ocupacional para a apropriao das demandas potenciais que se abrem historicamente profisso no curso da realidade.

19. O Servio Social vem se consolidando como uma solida rea de pesquis a o que confere, segundo Guerra (2009), o estatuto de maioridade intelectual para a profisso, contribuindo nas diversas reas de atuao do/a assistente social. Essa contribuio permite uma conexo qualificada com as demandas da classe trabalhadora. Em r elao pesquisa, correto afirmar: A) A atitude investigativa e a pesquisa so partes constitutivas do exerccio profissional. A pesquisa uma exigncia e precondio de uma ao profissional competente e qualificada. B) A investigao e a interveno so claramente identificadas nas competncias/atribuies profissionais e, por isso, so consideradas elementos indissociveis que no se diferem na sua efetividade. C) A investigao e a utilizao da pesquisa so desnecessrias ao exerccio profissional, pois, mediante o acirramento da questo social, o/a Assistente Social tem de responder de forma imediata s demandas dos/as usurios/as. D) A pesquisa, embora seja utilizada para uma melhor apreenso e compreenso da realidade, no exigida no exerccio profissional, podendo o/a Assistente Social realiz la ou no.

20 . Iamamoto (2008), ao analisar o Servio Social e as respostas poltico -institucionais em relao questo social, afirma: A) Verifica-se uma tenso entre a defesa dos direitos sociais u niversais e a mercantilizao e re-filantropizao do atendimento s necessidades sociais, com claras implicaes nas condies e nas relaes de trabalho do/a assistente social. B) As estratgias para responder questo social so tensionadas unicamente por um conjunto de presses internas no espao institucional que revelam uma disputa entre tendncias modernas e ps-modernas. C) As tenses entre as respostas profissionais questo social esto intimamente relacionadas ao aligeiramento da formao profi ssional, que vem primando muito mais por uma formao que privilegia a dimenso terico -metodolgica e tico-poltica em detrimento da formao tecnicista. D) Verifica-se uma tenso entre o trabalho assalariado dos/as assistentes sociais e o Projeto tico-Poltico Profissional, considerando que, no mbito desse projeto, enfatiza -se a necessidade de respostas prticas para o mercado de trabalho, na perspectiva do enfrentamento da questo social.

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

21 . Ao compreender o Sistema nico de Sade (SUS) como uma es tratgia, o Projeto de Reforma Sanitria tem como base o Estado democrtico de direito, responsvel pelas polticas sociais e, consequentemente, pela sade. Esse projeto, portanto, tem como premissa bsica a defesa da sade como direito de todos e dever do Estado (BRAVO, 1999; BRAVO, MATOS, 2001). Desse modo, a principal proposta da Reforma Sanitria : A) A democratizao dos espaos de controle social exclusivos da poltica de sade. B) A garantia da sade como a principal poltica de Seguridade Social. C) A defesa da universalizao das polticas sociais e a garantia dos direitos sociais . D) A garantia integral da assistncia mdica hospitalar nas instituio pblicas de sade. 22 . Considerando que os anos 1990 foram o perodo de implantao e de xi to ideolgico do projeto neoliberal no Brasil, segundo Bravo (1998), identificam -se, nesse contexto, dois projetos polticos em disputa na rea da sade, os quais passam a apresentar diferentes requisies para o Servio Social. Os projetos aos quais a aut ora faz referncia so: A) O projeto da modernidade e o projeto ps -moderno B) O projeto neoliberal e o projeto keynesiano C) O projeto privatista e o projeto da reforma sanitria D) O projeto da reforma sanitria e o projeto tico -poltico profissional do Servio Social 23. A poltica pblica de sade tem encontrado notrias dificuldades para sua efetivao, como a desigualdade de acesso da populao aos servios de sade, o desafio de construo de prticas baseadas na integralidade, os dilemas para alc anar a equidade no financiamento do setor, os avanos e os recuos nas experincias de controle social e a falta de articulao entre os movimentos sociais, entre outros (CFESS, 2010). Na esteira histrica desses desafios, assistiu-se reatualizao do modelo mdico assistencial mercantilista, pautado na Poltica de Ajuste, cujas principais tendncias so: A) A defesa da primazia do Estado na poltica de sade e o reforo da integralidade do atendimento dos servios de mdia e alta complexidade. B) A conteno dos gastos com racionalizao da oferta e a descentralizao com iseno de responsabilidade do poder central do Estado. C) A segmentao do sistema com nfase nas aes bsicas de sade realizadas pela iniciativa privada/complementar e o resgate da u niversalizao do direito como princpio da reforma sanitria. D) A descentralizao com iseno de responsabilidade do Estado e fortalecimento da concepo de integralidade por meio da criao de subsistemas de atendimento bsico e de referncia ambulatorial e especializada. 24. O Projeto da Reforma Sanitria e o Projeto tico -Poltico do Servio Social foram construdos no processo de redemocratizao da sociedade brasileira e se consolidaram na dcada de 1980. No por acaso, a relao entre esses projet os coincide, sobretudo, nos seus principais eixos: aportes e referncias tericos, formao profissional e princpios. Assim, compreende se que o trabalho do/a assistente social, na rea da sade, que queira ter como norte o Projeto tico-Poltico profissional tem de, necessariamente, estar articulado ao Projeto da Reforma Sanitria (MATOS, 2003; BRAVO; MATOS, 2004). Considerando que o Cdigo de tica da profisso apresenta ferramentas imprescindveis para o trabalho dos/as assistentes sociais na sade, em todas as suas dimenses, uma atuao competente e crtica de um profissional do Servio Social consiste em A) planejar e implementar aes fiscalizatrias aos/s usurios/as dos servios pblicos de sade desde a insero destes na rede de atendimento. B) realizar seleo socioeconmica dos/as usurios/as como critrio de elegibilidade e acessibilidade sade como direito inalienvel de cidadania. C) garantir atendimento psicossocial por meio de aconselhamento dos/as usurios/as sobre o processo de tratamento e a preveno de doenas. D) conhecer as condies de vida e trabalho dos/as usurios/as bem como os determinantes sociais que interferem no processo sade-doena.

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

25. De acordo com os parmetros para atuao de assistentes sociais na Poltica de Sad e (CFESS, 2010), a prtica interventiva do profissional de Servio Social na sade se materializa nas aes de quatro grandes eixos, os quais so: A) Atendimento direto aos/s usurios/as, Mobilizao e participao nos conselhos de controle da poltica de sade; Investigao, planejamento e Administrao; Assessoria e formao profissional. B) Atendimento direto aos/s usurios/as e s suas famlias; Mobilizao e controle social; Gesto e planejamento; Superviso de estgio e qualificao profissional. C) Atendimento direto aos/s usurios/as; Participao e mobilizao dos movimentos sociais da sade; Investigao e planejamento; Assessoria, qualificao e formao profissional. D) Atendimento direto aos/s usurios/as; Mobilizao, participao e control e social; Investigao, planejamento e gesto; Assessoria, qualificao e formao profissional. 26. As atribuies e as competncias dos profissionais de Servio Social, sejam aquelas realizadas na rea da sade ou em outro espao scio ocupacional, so orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no Cdigo de tica Profissional e na Lei de Regulamentao da Profisso, que devem ser observados e respeitados tanto pelos profissionais quanto pelas instituies empregadoras. um dos deveres pro fissionais inscritos no artigo 3 do Cdigo de tica: A) Participar da elaborao e do gerenciamento das polticas sociais, e da formulao e da implementao de programas sociais. B) Lutar pelo livre exerccio das atividades inerentes profisso. C) Desempenhar suas atividades profissionais, observando a legislao em vigor. com eficincia e responsabilidade,

D) Pronunciar-se em matria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da populao. 27. De acordo com a Lei N 8662/93, que Regulamenta a Profisso de Servio Social, em seu artigo 5, atribuio privativa do/a assistente social: A) Fiscalizar o exerccio profissional por meio dos Conselhos Federal e Regional. B) Planejar, organizar e administrar benefcios e servi os sociais. C) Encaminhar providncias e prestar orientao social a indivduos, grupos e populao. D) Elaborar, implementar, executar e avaliar polticas sociais junto a rgos da administrao pblica direta ou indireta, empresas, entidades e organiza es populares. 28. O atendimento direto aos/s usurios/as se d nos diversos espaos de atuao profissional na rea da sade, desde a ateno bsica at os servios que se organizam a partir de aes de mdia e alta complexidade, e ganha materialidade na estrutura da rede de servios de assistncia sade. Considerando a direo hegemnica do Projeto tico -poltico profissional do Servio Social e suas implicaes na construo da instrumentalidade profissional, cabe ao/ assistente social, no mbito da sua prtica interventiva na rea da sade, A) democratizar informaes institucionais por meio de orientaes (individuais ou coletivas) e/ou encaminhamentos quanto aos direitos sociais da populao usuria sempre que for autorizado e de interesse da gesto dos servios. B) realizar visitas domiciliares como meio de verificao de dados fornecidos pelo/a usurio/a para fiscalizar modos de vida, trabalho, cultura e rotina. C) desenvolver trabalhos de terapias individuais, de grupo, de famlia ou comunitr ias com vistas reverso das patologias bem como ao reconhecimento e ao fortalecimento do campo psquico como espao ocupacional do Servio Social Clnico. D) elaborar estudos socioeconmicos dos/as usurios/as e de suas famlias, com vistas a subsidiar, na construo de laudos e pareceres sociais, a perspectiva de garantia de direitos e de acesso aos servios sociais e de sade.
8 UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

29. O assistente social, ao participar de trabalho em equipe na rea da sade, dispe de ngulos particulares de observao na interpretao das condies de sade do/a usurio/a e de uma competncia tambm distinta para o encaminhamento das aes, que o diferencia do mdico, do enfermeiro, do nutricionista e dos demais trabalhadores que atuam nessa rea. A alta hospitalar, por exemplo, uma demanda que precisa ser refletida pela equipe a fim de estabelecer as atribuies dos diversos profissionais. Em situaes em que o/a usurio/a j tiver recebido a alta mdica sem condies de alta social, cabe ao profissional de Servio Social A) solicitar ao gestor da repartio e equipe tcnica de sade a autorizao da permanncia do/a usurio/a na instituio, apresentando -lhes parecer social sobre a situao socioeconmica deste/a e de sua famlia. B) notificar equipe, registrando, no pronturio, a sua interveno, de forma a ratificar o carter do atendimento em equipe, com o objetivo de estabelecer interface entre o/a usurio/a, sua famlia e a equipe. C) realizar visita domiciliar para constatar as informaes dadas pelo/a usurio/a e pela famlia sobre as determinaes que inviabilizam a alta social e elaborar um estudo social sobre o caso, disponibilizando-o para a equipe multiprofissional. D) elaborar parecer social, justificando a necessidade de permanncia do/a usurio na instituio e encaminhar ao gestor imediato para que as devidas providncias sejam tomadas. 30. A violncia contra crianas, adolescentes, mulheres, idosos, gays, lsbicas homossexuais, transexuais e pessoas com deficincias uma demanda efetiva que vem cresce ndo, significativamente, nos servios de assistncia sade. Nessas situaes, a responsabilidade pela notificao funo A) do/a assistente social. B) de toda a equipe. C) do/a mdico/a. D) dos/as profissionais de enfermagem. 31. Para Barroco (2012), a dimenso tica fundamental porque permite indagar criticamente sobre o significado dos valores, sobre a prpria realidade, pondo em questo preconceitos, formas de ser que podem no estar mais correspondendo as necessidades e desejos do presente. De acordo com esse entendimento, o Conselho Federal de Servio Social (CFESS) instituiu, pela Resoluo n 489, de 03 de junho de 2006, normas vedando condutas discriminatrias ou preconceituosas, por orientao e expresso sexual por pessoas do mesmo sexo, no exerccio profissional do/a Assistente Social, regulamentando princpio inscrito no Cdigo de tica profissional (CEP). Em relao a essa Resoluo, correto afirmar: A) O/A assistente social, no exerccio de sua atividade profissional, no obriga do a denunciar, ao Conselho Regional de Servio Social de sua rea de ao, pessoas fsicas, sejam assistentes sociais ou no, que praticarem atos de preconceito e discriminao por orientao sexual entre pessoas do mesmo sexo. B) O/A Assistente Social, no exerccio de sua atividade profissional, dever isentar -se de posicionamento sobre a questo da orientao sexual do usurio em situaes de discriminao por ser esta uma questo de natureza ntima. C) O/A Assistente Social, no exerccio de sua atividade profissional, dever abster -se de prticas, aes e iniciativas que manifestem discriminao ou preconceito por orientao sexual. D) O/A Assistente Social, no exerccio de sua atividade profissional, dever abster -se de reflexo tica sobre o sentido da liberdade e da necessidade do respeito dos indivduos decidirem sobre sua sexualidade e sua afetividade.
UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social 9

32. O Cdigo de tica do/a Assistente Social vigente A) estrutura-se em princpios, deveres, direitos e proibies que orientam as es colhas e as aes profissionais, circunscrevendo a tica profissional no mbito do projeto tico poltico e em sua relao com a sociedade e com os desafios histricos. B) o primeiro cdigo no mbito do Servio Social que expressa a ruptura com os fundamentos do conservadorismo profissional e foi aprovado em 1993. C) apresenta concepes filosficas fundadas no neotomismo as quais contriburam para a superao da lgica da harmonia, do bem comum e da neutralidade vigentes nos Cdigos de tica anteriores (1947,1965,1975 e 1986). D) reafirma a prevalncia de valores, princpios e direitos abstratos, o que facilita sua materializao no cotidiano profissional.

33. Leia as afirmativas a seguir a respeito das condies ticas e tcnicas do exerccio profissional do/a Assistente Social. I II O local de atendimento delimitado ao/ Assistente Social deve possuir espao adequado para abordagens individuais ou coletivas. A inexistncia de regulamentao especfica pelo Conselho Federal de Servio Social (CFESS) sobre as condies ticas e tcnicas do exerccio profissional, especialmente das condies tcnicas e fsicas do exerccio profissional do/a Assistente Social, tem suscitado ao/ Assistente Social vrios limites em seu cotidiano institucional. O material tcnico, utilizado e produzido no atendimento, de carter institucional, sendo seu uso e acesso permitido aos/s assistentes sociais e demais profissionais. O local de atendimento delimitado ao/ Assistente Social deve apresentar as seguintes caractersticas fsicas: iluminao e ventilao adequadas, recursos que assegurem a privacidade do/a usurio/a e espao para arquivos de material tcnico de carter reservado. O/A Assistente Social deve informar por escrito entidade, instituio ou ao rgo em que trabalha as inadequaes verificadas em relao s condies ticas, fsicas e tcnicas do trabalho profissional, incluindo sugestes e alternativas na perspectiva da melhoria dos servios prestados.

III IV

Esto corretas as afirmativas A) I, II e IV. B) I, III e IV. C) II, III e V. D) I, IV e V.

34. A gnese de uma nova tica profissional no universo do Servio Social brasileiro foi resultado da conjuntura que evidenciou, em fins da dcada de 1970, A) o protagonismo e a articulao entre intelec tuais da rea de Servio Social com outras entidades profissionais, destacando-se a OAB e o Conselho Federal de Psicologia que, juntos, instituram uma nova tica profissional. B) debate endgeno ao Servio Social no mbito da universidade, que resultou em mudanas na legislao profissional, especialmente no Cdigo de tica e na Lei de Regulamentao da profisso. C) o protagonismo do Servio Social europeu e o latino -americano, que tiveram grande influncia no Brasil, no mbito da formao e do exerccio profissional. D) lutas pela conquista do Estado de direito e pela vigncia da democracia poltica no Brasil e do conjunto de mudanas terico-metodolgicas que se efetivaram no Servio Social e que aliceraram o que hoje denominamos de Projeto tico -Poltico profissional.

10

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

35. Segundo o Cdigo de tica profissional vigente, dever do/a Assistente Social contribuir para a viabilizao da participao efetiva da populao usuria nas decises institucionais. Para Sylvia Terra, no livro Cdigo de tica do/a Assistente Social Comentado (2012), nesse fragmento, de acordo com o projeto tico-poltico, essa afirmao significa: A) Reconhecimento de qualquer atuao ou postura do profissional, direta ou indireta, que aponte, defenda, discuta a participao d o/a usurio/a nas decises institucionais, considerando a existncia, na realidade brasileira, de relaes de poder cristalizadas, principalmente no mbito do poder pblico, que impregnam o aparelho de Estado e suas instituies de atitudes autoritrias e burocrticas. B) Reconhecimento de que, na realidade brasileira, prevalecem relaes de poder cristalizadas, principalmente no mbito do poder pblico, que impregnam o aparelho de Estado e suas instituies de atitudes autoritrias e burocrticas, o que in viabiliza atitudes e aes profissionais que favoream a participao efetiva do/a usurio/a nas decises institucionais. C) Reconhecimento da inviabilidade de tomar parte em situaes de conflitos institucionais decorrentes de relaes de poder cristaliza das, principalmente no mbito do poder pblico, que impregnam o aparelho de Estado e suas instituies de atitudes autoritrias e burocrticas. D) Reconhecimento da necessidade de o/a Assistente Social usar sua influncia pessoal e profissional ou de outrem junto s instncias institucionais superiores para obter acesso a informaes privilegiadas que favoream a participao efetiva do/a usurio/a nas decises institucionais, considerando a existncia, na realidade brasileira, de relaes de poder cristalizadas.

36. As questes relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos e aos direitos da populao LGBT (lsbica, gay, bissexual e transgnero) A) no pertencem agenda do Servio Social brasileiro porque so polmicas e provocam opinies as mais diversas, no se constituindo em objeto de reflexo tica no debate da profisso. B) no pertencem agenda do Servio Social brasileiro, considerando suas especificidades e dificuldade subjetiva de abordagem. C) pertencem agenda do Servio Social brasileiro e se inserem na defesa dos direitos humanos e da diversidade humana, contra todas as formas de opresso, discriminao e preconceito, de acordo com a direo social do projeto tico -poltico profissional. D) pertencem agenda do Servio Social brasileiro desde o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, conhecido como Congresso da Virada, realizado em So Paulo em 1979.

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

11

37. Considerando a relao entre tica e exerccio profissional do(a) Assistente Social, Santos (2012), no livro Cdigo de tica do/a Assistente Social comentado , afirma que por maiores que sejam os obstculos neste tempo de reproduo sem limite da desigualdade social, em que o capital dirige a vida social e institucional com voracidade na defesa do seu projeto d e acumulao, faz todo sentido histrico afirmar e reafirmar cotidianamente os fundamentos tericos e polticos, os princpios e valores do atual Cdigo de tica. Segundo a autora, essa afirmao expressa o entendimento A) da situao extrema de desigualdade social determinada pelo capitalismo contemporneo, que coloca limites absolutos realizao da tica no exerccio profissional, diante das situaes de explorao do trabalho e daquelas que reproduzem opresso, preconceito e discriminao. B) da dimenso tica a partir da ontologia do ser social, dos desafios histricos e da relevncia das escolhas, dos princpios e dos valores que orientam as decises, os compromissos e as aes profissionais, posto que, no tempo presente, necessrio o posicionamento tico e poltico diante das situaes de explorao do trabalho e daquelas que reproduzem opresso, preconceito e discriminao. C) da incompatibilidade real entre tica e capitalismo e de que, no mbito do exerccio profissional, s possvel realizar encaminhamentos, procedimentos e estratgias de interveno, posto que os valores e os princpios do Cdigo de tica so postulados mais gerais sem interferncia direta no cotidiano do exerccio profissional. D) da dimenso tica como sntese terico-metodolgica de todos os Cdigos profissionais existentes na histria da profisso, procedimento necessrio para enfrentar o tempo de profunda desigualdade social que apresenta situaes de explorao do trabalho e daquelas que reproduzem opresso, preconceito e discriminao.

38. Vive-se um momento histrico caracterizado como sendo de crise estrutural do capital numa conjuntura regressiva em termos dos direitos da classe trabalhadora e em que a degradao das condies de trabalho e da formao profissional abre espao para posies neoconservadoras. Nessa conjuntura, o Cdigo de tica e a Lei de Regulamentao da profisso representam A) mediaes que, por serem leis institudas nacionalmente, contribuem para a qualidade da formao e do trabalho profissiona is e no podem retroceder em consequncia da realidade objetiva e de possveis retrocessos na direo social no que se refere organizao poltica da categoria. B) avanos terico-metodolgicos capazes de fundamentar respostas s demandas histricas e emergentes, o que assegurar, nas prximas dcadas, posicionamento favorvel das novas geraes de assistentes sociais frente ao Projeto tico -Poltico profissional. C) iniciativas poltico-pedaggicas de controle pelo Estado do trabalho profissional via conselhos de poltica e de direitos, considerando que as instituies governamentais so as principais fontes empregadoras do/a Assistente Social. D) conquistas histricas em conjunturas determinadas que favorecem a consolidao do Projeto tico-Poltico, o desenvolvimento de competncias e habilidades profissionais e que podem retroceder em consequncia da realidade objetiva e de mudanas na direo social no que se refere organizao poltica da categoria.

12

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

39. Leia as afirmativas a seguir sobre as infraes disciplinares contidas no Cdigo de tica do/a Assistente Social em seu artigo 22: I II III Exercer a Profisso quando impedido/a de faz -lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exerccio ao/s no inscritos/as ou impedidos/as. No cumprir, no prazo estabelecido, determinao emanada do rgo ou da autoridade dos Conselhos, em matria destes, depois de regularmente notificado/a. Apresentar justia, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as concluses do seu laudo ou depoim ento, sem extrapolar o mbito da competncia profissional e violar os princpios ticos contidos no Cdigo de tica profissional. Participar de instituio que, tendo por objeto o Servio Social, no esteja inscrita no Conselho Regional. Comparecer perante a autoridade competente, quando intimado/a, a fim de prestar depoimento para declarar que est obrigado/a a guardar sigilo profissional nos termos deste Cdigo e da Legislao em vigor.

IV V

Esto corretas as afirmativas A) I, II e IV. B) III, IV e V. C) I, III e IV. D) II, III e V.

40. Sobre a relao entre tica, pesquisa e exerccio profissional, correto afirmar: A) Apesar da existncia da Resoluo CNS n 196/96, de acordo com o Cdigo de tica do/a Assistente Social vigente, vedado ao/ Ass istente Social devolver aos/s usurios/as informaes colhidas em estudos e pesquisas. B) Apesar da existncia da Resoluo CNS n 196/96, o Cdigo de tica do/a Assistente Social no apresenta posicionamento sobre a atividade de pesquisa, embora reconhe a sua relevncia social e acadmica e o fato de os/as assistentes sociais atuarem como pesquisadores/as. C) Apesar da existncia do Cdigo de tica do/a Assistente Social, na realidade Brasileira, de acordo com as normas da pesquisa cientfica, institudas pela Resoluo CNS n 196-96, toda pesquisa com seres humanos exige que o participante (sujeito da pesquisa) seja informado sobre ela e decida, com autonomia, sobre a sua participao, devendo assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). D) Apesar da existncia da Resoluo CNS n 196 -96, o/a Assistente Social, quando realiza pesquisa, no regido por essa resoluo e sim exclusivamente pela Lei de Regulamentao da profisso e pelo Cdigo de tica profissional.

41. Segundo Behring e Boschetti (2011), a introduo da seguridade social na Constituio Federal de 1988 significou um dos mais importantes avanos na poltica social brasileira. Contudo, diante do quadro de restrio e reduo de direitos, prevalece o trinmio articulado do iderio neoliberal para as polticas sociais. Esse trinmio corresponde A) descentralizao, compensao e focalizao. B) focalizao, centralizao e privatizao. C) privatizao, focalizao e descentralizao. D) terceirizao, privatizao e descentralizao.

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

13

42. As polticas de previdncia social, sade e assistncia social assumem, a partir da Constituio brasileira de 1988, um novo formato com base em novos princpios e diretrizes, compondo o sistema de seguridade social. De acordo com Boschetti (2009), esse sistema hbrido ao conjugar A) direitos contributivos e referentes ao trabalho (previdncia) com direitos de carter universal (sade) e direitos seletivos (assistncia). B) direitos derivados e dependentes do trabal ho (previdncia) com direitos de carter universal (sade) e direitos seletivos (assistncia). C) direitos derivados e dependentes do trabalho (previdncia) com direitos de carter igualitrio (sade) e direitos contributivos (assistncia). D) direitos derivados e dependentes do trabalho (previdncia) com direitos de carter igualitrio (sade) e direitos seletivos (assistncia). 43. Os princpios constitucionais da seguridade social esto sendo gradualmente diludos por sucessivas contrarreformas ou por m edidas tidas como de natureza tcnica, mas que tm um sentido poltico de desestruturao. Conforme Boschetti (2009), esse desmonte da seguridade se efetiva pela A) desconfigurao dos direitos previstos constitucionalmente, pela fragilizao dos espaos de participao e do controle democrtico previstos na Constituio e pela via do oramento. B) seletividade dos direitos previstos constitucionalmente, pela fragilizao dos espaos de participao e do controle democrtico previstos na Constituio e pela via do oramento. C) seletividade dos direitos previstos constitucionalmente, pela fragilizao dos espaos de participao e do controle democrtico previstos na Constituio e pela via da gesto. D) desconfigurao dos direitos previstos constitucionalm ente, pela fragilizao dos espaos de participao e do controle democrtico previstos na Constituio e pela via da gesto.

44. Considerando a relevncia que a Constituio de 1988 atribui previdncia social, sade e assistncia social, visando assegurar direitos sociais com vista garantia de estabilidade da sociedade, de acordo com Simes (2010), finalidade da seguridade social: A) A garantia de certos patamares mnimos de vida da populao, em face de redues provocadas por contingncias sociais e econmicas. B) A garantia plena de direitos sociais, em face de redues provocadas por contingncias sociais e econmicas. C) A garantia de certos patamares mnimos de vida da populao, em face de redues provocadas por endemias e epidemias. D) A garantia de direitos sociais da populao, em face de redues provocadas por contingncias sociais advindas do desemprego.

45. A Rede Cegonha uma estratgia do Ministrio da Sade (2011), operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princpios de humanizao e assistncia, direcionada a mulheres, recm-nascidos e crianas com at 2 anos de idade. Sua operacionalizao se efetiva em cinco fases, as quais so A) diagnstico, desenho da rede, contratualizao municipal, capacitao e certificao. B) cenrio, desenho regional, contratualizao municipal, capacitao e certificao. C) cenrio, desenho da rede, contratualizao municipal, qualificao e certificao. D) diagnstico, desenho regional, contratualizao municipal, qualificao e certificao.

14

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

46. O Estatuto do Idoso (Lei n 10.741/2003) dispe, em seu artigo 16, que, ao idoso internado ou em observao, assegurado o direito acompanhante. O pargrafo nico desse artigo afirma que caber, ao profissional de sade responsvel pelo tratamento , conceder autorizao para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, A) justific-la ao Servio Social. B) comunic-la famlia. C) justific-la por escrito. D) comunic-la ao idoso.

47. A Lei Orgnica da Sade (Lei n 8.080/1990), em s eu artigo 45, dispe que os servios de sade dos hospitais universitrios e de ensino integram -se ao SUS, mediante A) contratualizao. B) convnio. C) pactuao. D) prestao de servios.

48 . Behring e Boschetti (2011) afirmam que os conselhos de po lticas pblicas e de defesa de direitos so espaos de controle democrtico, que se espraiaram, territorialmente e politicamente, em um processo com potencialidades democrticas e prticas antidemocrticas. So tambm considerados outros mecanismos de con trole: A) os conselhos de fiscalizao das profisses, o ministrio pblico, a imprensa. B) os sindicatos de categorias profissionais ,o tribunal de contas, a imprensa. C) os sindicatos de categorias profissionais, o ministrio pblico, a imprensa. D) os conselhos de fiscalizao das profisses, a defensoria pblica, a imprensa.

49. O Pacto pela Sade (Portaria n 399/2006, MS) um conjunto de reformas institucionais pactuado entre as trs esferas de gesto do SUS (Unio, Estados e Municpios), com o objetivo de promover inovaes nos processos e nos instrumentos de gesto. As trs grandes reas que essa pactuao contempla so: A) Pacto pela Promoo a Sade, Pacto de Gesto do SUS e Pacto pelo Controle Social. B) Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto pela Promoo a Sade. C) Pacto em Defesa do SUS, Pacto de Gesto do SUS e Pacto pelo Controle Social. D) Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gesto do SUS. 50. De acordo com o ECA (Lei N 8.069/1990), no artigo 13, casos de suspeit a ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente sero obrigatoriamente comunicados, sem prejuzo de outras providncias legais, ao A) Conselho de defesa dos direitos da criana e do adolescente da respectiva localidade. B) Ministrio Pblico da respectiva localidade. C) Conselho Tutelar da respectiva localidade. D) Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social da respectiva localidade.

UFRN Residncia Integrada Multiprofissional em Sade 2013 Servio Social

15

Potrebbero piacerti anche