Sei sulla pagina 1di 5

A importncia da gua para as plantas A agua fundamental para o desenvolvimento e a sobrevivncia de qualquer ser vivo, falando especificamente da importncia

a da agua para as plantas admirvel saber que um vegetal tem em sua composio 90% de agua, que transportada e localizada por toda a planta, de forma quase continua, essa situao acontece para ocorrer a manuteno dos processos vitais. Razes o rgo responsvel pela absoro da agua pelo solo, depois feita a absoro a agua transportada por toda a planta, a maior parte dessa agua absorvida graas a presena dos pelos radiculares, esses pelos radiculares fazem com que a rea da superfcie da raiz aumente. Sendo a agua um solvente, vivel ter a compreenso que nela encontrado vrios solutos (minerais), que so absorvidos do solo para a planta por meio da agua. Quando o solo est seco, o crescimento da raiz diminui, se o solo est saturado de agua, as razes podem ficar encharcadas.

A Fotossntese e a agua. O metabolismo das plantas realizado atravs de processos solar para separar a agua em hidrognio e oxignio. Esse hidrognio em combinao com o dixido de carbono encontrado no ar produz acar. O oxignio descarregado na atmosfera na forma de vapor. As plantas usam o oxignio para queimar o acar e dessa forma transformar em energia para os seus solar, mas volto a frisar que as folhas s obtm agua graas as (estmatos) se eles se abrem ocorre uma perda de agua atravs da a fotossntese e a produo de acar so interrompidos. O crescimento das plantas se faz de duas formas: a diviso celular e a expanso das clulas, que crescem pela absoro de agua. Enquanto a diviso celular cria novas clulas a expanso das clulas possibilita o aumento do tamanho delas. De maneira logica fcil entender que no processo de expanso celular a agua for limitada durante o perodo do crescimento, o

qumicos e bioqumicos. De uma maneira simples usado luz

processos vitais. A folha tem como funo fazer a coleta de luz

razes. Existem orifcios para trocas gasosas nas folhas,

evaporao, mas quando ficam fechados agua se conserva, porm

tamanho final da clula diminudo, assim fazendo com que folhas tenham tanto sua produo menor quando seu tamanho ser reduzido. A falta de agua resultar em plantas menores e mais fracas. Murchamente Plantas bem irrigadas mantem a sua forma graas a presso interna de agua nas clulas denominado turgescncia. Quando a insuficincia de agua, a presso como consequncia ir cair e assim a planta murcha. Essa presso essencial paraa expanso celular que foi citado anteriormente.

AS PRINCIPAIS FUNES DA GUA NOS VEGETAIS: NA ESTRUTURA:

1. a substncia mais abundante em plantas em crescimento ativo. 2. o constituinte principal do protoplasma.

3. Permite o desenvolvimento de presso de turgescncia que d um elevado grau de rigidez ao contedo celular e parede celular envolvente.

NO CRESCIMENTO:

1. A taxa de crescimento das plantas superiores mais sensvel e a sua resposta mais rpida ao estabelecer duma situao de carncia hdrica que a qualquer outro fator ambiental capaz de estabelecer uma situao de stress. 2. A fase de alongamento celular depende da absoro de gua.

NO TRANSPORTE: 1. Serve como meio e veiculo de transporte de substancias. 2. o meio atravs do qual os gmetas mveis efetuam a fertilizao. 3. um dos meios mais importantes na dissiminao de esporos, frutos, sementes, etc. METABOLISMO:

1. Funes relacionadas com a capacidade de dissolver substncias vrias. 2. A gua o meio onde se processam vrias reaes bioqumicas. 4. um reagente importante, principalmente nas reaes de condensao e hidrlise.

OUTRAS FUNES:

1. um dos fatores ambientais mais importantes na distribuio dos vegetais na biosfera. 3. Contribui de forma decisiva para a tamponizao da temperatura das plantas atravs da transpirao.

Potrebbero piacerti anche