Sei sulla pagina 1di 2

Programa Justia Cidad

"O Juizado Especial


Cvel objetiva
resolver com rapidez e de maneira informal causas consideradas simples, buscando sempre que possvel a conciliao e o acordo entre as partes."

v e C l l a i c e p Es

z i a u d J o o d a lh i t r a

PODER JUDICIRIO ESTADO DE SANTA CATARINA

Rua lvaro Millen da Silveira, n 208 Centro - Florianpolis - SC CEP: 88020-901 Tel: (48) 3221 - 1500 E-mail: tjcenai@tj.sc.gov.br

o e objetivos do Juizado Especial Criao el Cvel


O Juizado Especial Cvel foi criado, juntamente com o Juizado Especial Criminal, pela pela Lei n. 9.099, de Criminal, 26/09/1995, e ob jetiva resolver com 26/09/1995, objetiva rapidez e de de maneira in formal causas rapidez informal deradas do consideradas consi simples, buscando buscan o e o sempre que possvel a concilia conciliao acordo entre as p partes.

Quem pode propor essas aes?


Som Somente as pessoas fsicas e as microempresas. As pessoas jurdicas (empr (empresas e estabelecimentos comerciais) podem ser rus.

Como se desenvolve os procedimentos dessas aes?


1) apresentado o pedido no Juizado Especial a parte r (Reclamado) ser citada (pelo correio ou por Oficial de Justia) para comparecer a uma audincia conciliatria conduzida por conciliadores (bacharis ou acadmicos de direito), onde obrigatoriamente a parte autora (Reclamante) ou seu advogado com procurao com poderes para firmar acordo dever estar presente sob pena de extino e arquivamento do feito, para uma tentativa de acordo. Ausente a parte r (Reclamado), devidamente citada, ser considerado verdadeiro o pedido da parte autora (Reclamante); 2) presentes as partes e obtido o acordo, este ser redigido no termo da audincia que, assinado pelas partes e homologado pelo juiz de direito, servir como ttulo (documento) para propor uma execuo (nova ao para cobrar aquele valor acordado), em caso de descumprimento; 3) no havendo acordo a parte r (Reclamado) dever obrigatoriamente contestar (dizer quais os motivos que o impedem de fazer o acordo) nessa audincia, sob pena de considerar-se verdadeiro o pedido da parte autora (Reclamante); 4) caso o juiz de direito entenda necessria a produo de provas (testemunhais, documentais ou outras) marcar uma audincia de instruo e julgamento que ser realizada por este ou por um juiz leigo (bacharel em direito ou advogado), para colher essas provas; e, 5) realizada a audincia de instruo e julgamento ou no havendo necessidade, o juiz leigo proferir uma sentena que ser homologada (despacho concordando com a sentena) pelo juiz de direito, ou julgada por este, diretamente.

qu frum deve ser proposta a ao? Em qual


po O autor poder ingressar com a ao no Juizado Especial Cvel do Frum: I) do d domiclio do ru, ou, se desejar, do local onde aquele Frum: ativ exera atividades profissionais ou econmicas ou mantenha estabeleciment filial, agncia, sucursal ou escritrio; II) do lugar onde belecimento, obriga deve ser cumprida; III) do domiclio do autor ou do a obrigao at ou fato, nas aes para reparao de dano de quallocal do ato nature quer natureza. Em qualquer situao, poder a ao ser proposta pre no foro previsto no item I.

ingress no Juizado Quais aes podem ingressar Especial Cvel? Especial


a es que podeO art. 3 da Lei n. 9.099/95 relaciona quais as aes se endo as mais ro ser ajuizadas no Juizado Especial Cvel, sendo c comuns: danos causados em acidente de trnsito, cobrana de ch cobran na de taxas cheque sem fundos ou outro ttulo de crdito, cobrana e condomnio, c profission onais liberais de cobrana de honorrios de profissionais (advo vogados, engenheiros, contadores, por exemplo), exemplo o), as relati(advogados, di e vas a direitos do consumidor (compra de aparelhos eltricos ou co defeito, por exemplo), desentendimentos desentendime entos entre mveis com a peq queno valor, vizinhos, aes possessrias de imveis de pequeno , excludas ex a direito de dentre outras, as aes relacionadas ao fisca iscal, de interesse da Fazenda Pblica, Pb blica, acidenfamlia, falncia, fiscal, tado e capacidade das pessoas pes essoas ( 2 do d te de trabalho e ao estado art. 3 3 da Lei n. 9.099/95). 9.099/95).

Como fazer o pedido?


A parte pode dirigir-se at secretaria do Juizado Especial Cvel de qualu dos Fruns ou Casas da Cidadania do estado e ser informaquer um s da sobre a elaborao da ao (caso deseje faz-la pessoalmente), ou or orientada procurar o escritrio de assistncia jurdica gratuita dos cursos de direito de qualquer faculdade ou solicitar indicao de advogado dativo junto OAB/SC.

Qual o valor mximo dessas aes?


As aes ajuizadas no Juizado Especial Cvel no podero ultrapassar 40 salrios mnimos, salvo as aes relacionadas no art. 275 do codigo de processo cvil sendo que, nas causas de at 20 salrios mnimos, no necessrio a contratao de advogado, podendo a prpria parte formular o pedido pessoalmente de maneira simples e participar pessoalmente dos atos do processo. Nas que ultrapassem 20 e no excedam 40 salrios mnimos a presena do advogado obrigatria.

possvel recorrer da sentena? O acesso ao Juizado gratuito?


Para ingressar com uma ao no Juizado Especial Cvel no h pagamento de despesas, salvo as relacionadas com Oficial de Justia (na citao pelo correio no h custas!) e se houver necessidade de recorrer da sentena. Sim, em 10 dias a contar da data da cincia dessa deciso desfavorvel. Esse recurso, que ser interposto obrigatoriamente por advogado, ser julgado por trs juzes de direito (Turma de Recursos)!
A presente cartilha foi elaborada de maneira simplificada, evitando-se a utilizao de linguagem e termos jurdicos! Elaborao: Secretaria do Conselho Gestor do Sistema dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Soluo de Litgios. e-mail: dgjgestor@tj.sc.gov.br Coordenadoria Estadual dos Juizados Especiais. e-mail: cojesc@tj.sc.gov.br

Potrebbero piacerti anche