Sei sulla pagina 1di 10

FACULDADE SOCIAL DA BAHIA Curso de Psicologia

Introduo Leitura de C.G. Jung

SINCRONICIDADE
- PSICOLOGIA ANALTICA -

Geraldo Natanael de Lima

Orientador: Prof Gustavo Frederico Carvalho Manoel (Ban)

Escolhi este termo, porque a apario simultnea de dois acontecimentos, ligados pela significao, mas sem ligao causal, me pareceu um critrio decisivo. Emprego, pois, aqui, o conceito geral de sincronicidade, no sentido especial de coincidncia, no tempo, de dois ou vrios eventos, sem relao causal, mas com mesmo contedo significativo. Carl Gustav Jung

Salvador Novembro / 2008

SUMRIO

1- INTRODUO............................................................................................................................. 03

2- CONCEITO................................................................................................................................... 04

3- ESPIRITUALIDADE E SINCRONICIDADE........................................................................... 05

4- EXEMPLOS DE SINCRONICIDADE....................................................................................... 07

5- CONCLUSO: UMA REFLEXO CRTICA.......................................................................... 08

REFERNCIAS................................................................................................................................ 10

1- Introduo.
Esse trabalho foi realizado baseado no livro Sincronicidade de Carl Gustav Jung e complementado por uma pesquisa realizada que consta na bibliografia no final desse trabalho. Uma grande parte do que acontece em nossas vidas baseado em escolhas que fizemos no passado e que podem explicar a nossa situao atual. Entretanto algumas coisas fogem das nossas explicaes racionais tais como o que Jung definiu como sincronicidade, ou seja eventos acausais. Jung acreditava que a coincidncia significativa ou sincronicidade pode ajudar o indivduo a entender o seu dia-a-dia, pois ele alerta que:
Naturalmente procuraremos em vo, no mundo macrofsico, acontecimentos acausais, pela simples razo de que somos incapazes de imaginar acontecimentos inexplicveis e sem relao causal. Tudo isto no quer dizer que tais acontecimentos no existam. Sua existncia pelo menos como possibilidade deriva logicamente da premissa da verdade estatstica (JUNG, 2002, p.1).

Jung afirmou que todos os indivduos tm quatro funes bsicas, que so a razo, emoo, sensao e intuio, sendo que geralmente alguma delas predominante na personalidade do sujeito. Quando compreendemos, equilibramos e integramos todas estas funes surge ento uma nova funo que a sincronicidade. Jung ento afirma que:
A sincronicidade no uma teoria filosfica, mas um conceito emprico que postula um princpio necessrio ao conhecimento. No se pode dizer que isto seja materialismo ou metafsica. Nenhum pesquisador srio afirmaria que a natureza daquilo que pode ser objeto de observao e daquilo que observa, isto , a psique, sejam grandezas conhecidas e reconhecidas. Se as concluses mais recentes da Cincia se aproximam de um conceito unitrio do ser, caracterizado pelo tempo e pelo espao, de um lado, e pela causalidade, do outro, tal fato nada tem a ver com o materialismo. Pelo contrrio, parece que aqui se oferece a possibilidade de eliminar a incomensurabilidade entre observado e o observador. [...] O espao, o tempo e causalidade, a trade da Fsica clssica, seriam complementados pelo fator sincronicidade, convertendo-se em uma ttrada, um quatrnio que nos torna possvel um julgamento da totalidade (Ibidem, p.77).

Muitos podem discordar de Jung e entender a sincronicidade como uma idia metafsica e ter uma viso depreciativa do seu trabalho, desvalorizando-o como um mstico, entretanto nessa pesquisa procuraremos compreender o ponto de vista jungiano sem preconceitos. Vamos pesquisar o que sincronicidade, suas bases e exemplos, porm no deixaremos de construir uma crtica e uma anlise pessoal, que a faremos na concluso.

2- Conceito.
No senso comum, a coincidncia uma seqncia de fatos que so relacionados entre si pelo acaso atravs de uma similaridade. As coincidncias so aleatrias e geralmente acontecem esporadicamente para todas as pessoas e no so necessariamente muito significativas. Jung desenvolveu o temo sincronicidade ou coincidncia significativa para definir acontecimentos que se relacionam no por relao causal, mas por relao de significado. Ento, a sincronicidade um conceito emprico que surge para tentar dar conta daquilo que foge explicao causal, sendo que a causalidade um princpio vlido estatisticamente e que no d conta dos fenmenos raros e aleatrios. Jung afirmou que a ligao causal encontra-se no registro da conscincia e a ligao acausal encontra-se no registro do inconsciente, sem tempo e espao. Jung ento afirma que:
A sincronicidade no espao pode ser igualmente concebida como uma percepo no tempo mas, convm notar, no fcil entender a sincronicidade no tempo como espacial, porque no podemos imaginar um espao em que acontecimentos futuros j estejam objetivamente presentes e possam ser experimentados como tais, mediante a reduo desta distncia espacial. Mas como em determinadas circunstncias o tempo e o espao parecem reduzidos quase a zero, conforme nos mostra a experincia, tambm a causalidade dasaparece com eles, porque a causalidade est ligada existncia do espao e do tempo e s mudanas fsicas do corpo, pois consiste essencialmente em uma sucesso de causas e de efeitos. Por esse motivo, em princpio, os fenmenos de sincronicidade no podem ser associados a qualquer conceito de causalidade. A conexo entre fatores significativamente coincidentes deve ser necessariamente concebida como acausal (Ibidem, p.23).

A sincronicidade difere da coincidncia, pois no implica somente na aleatoriedade das circunstncias, mas sim num padro dinmico que expresso atravs de eventos significativos. Quando dizemos que algo significativo, porque importante para ns por causa dos nossos valores ou porque afeta as nossas vidas. Segundo Jung, a sincronicidade pode ocorrer primeiro em um evento externo e em seguida surgir o significado interno para o sujeito, ou ocorrer uma imagem interna como um sonho e depois surgir um acontecimento externo, o que muitos acreditam ser uma premonio. Em ambos os casos tm relao com os processos arquetpicos do inconsciente. Assim Jung afirma que:
Em todos estes casos e em outros semelhantes parece que h um conhecimento a priori, inexplicvel casualmente e incognoscvel na poca em apreo. O fenmeno da sincronicidade constitudo, portanto, de dois fatores 1) Uma imagem inconsciente alcana a conscincia de maneira direta (literalmente) ou indireta (simbolizada ou sugerida) sob a forma de sonho, associao ou premonio 2) Uma situao objetiva coincide com este contedo. Tanto uma coisa como a outra podem, por assim dizer, causar admirao. De que modo surgem a imagem inconsciente ou a coincidncia? Entendo muito bem que as pessoas prefiram duvidar da realidade de tais coisas (Ibidem, p.25).

3- Espiritualidade e sincronicidade.
Foi em 1950 que Jung publicou o ensaio chamado Sincronicidade: um princpio de conexes acausais em que utiliza idias dos filsofos Schopenhauer e Leibniz. Jung utiliza a idia de harmonia estabelecida por Leibniz, e faz o seguinte comentrio:
Para este ltimo [Leibniz], Deus o criador da ordem. Assim ele compara a alma e o corpo a dois relgios sincronizados e emprega esta mesma imagem para exprimir as relaes das mnadas ou entelquias entre si. Embora as mnadas no possam influir diretamente umas nas outras (abolio relativa da causalidade), porque no tm 'pequenas janelas', contudo so constitudas de tal maneira, que sempre esto de acordo, sem terem conhecimento umas das outras. Ele [Leibniz] concebe cada mnada como um 'pequeno mundo', como um espelho indivisvel ativo. No somente o homem, portanto, um microcosmo que encerra a totalidade em si, como tambm - guardadas as devidas propores - qualquer entelquia ou mnada. Qualquer 'substncia simples' tem conexes 'que expressam todas as outras'. 'Por isto, ela um espelho vivo e eterno do universo'. Ele [Leibniz] chama as mnadas de 'almas de organismos vivos'. 'A alma obedece s suas prprias leis e o corpo tambm s suas; eles se ajustam entre si graas harmonia preestabelecida entre todas as substncias, porque todas elas so representaes de um s e mesmo universo' (JUNG, apud CAVALHEIRO, 2008).

Jung utilizou a idia Leibniz que explica a realidade atravs de quatro princpios espao, tempo, causalidade e correspondncia, acreditando que existe um princpio acausal de sincronismo dos acontecimentos psquicos e fsicos. Existe, entretanto um ponto de discrdia, pois para Jung os eventos sincronsticos ocorrem espordica e irregularmente, j para Leibniz este um fator constante. Jung tambm utilizou os conceitos de vontade (prima causa) e da simultaneidade significativa de Schopenhauer para criar o termo sincronicidade. Vejamos nas palavras de Jung o que ele falou sobre as idias de Schopenhauer:
Na sua opinio [Schopenhauer], o sujeito do grande sonho da vida... um s, isto , a vontade, a prima causa, de onde se irradiam todas as cadeias causais como os meridianos do plo e, graas aos paralelos circulares, se acham entre si numa relao de simultaneidade significativa. Schopenhauer acredita no determinismo absoluto do processo natural e, ainda, numa causa primeira. Nada existe que abone essas duas concesses. A causa primeira um mitologema e s merece crdito quando aparece sob a forma de velho paradoxo [...] todas as coisas so uma s, ou seja, ao mesmo tempo, como unidade e multiplicidade (JUNG, 2002, p.7).

Na poca romntica de Schopenhauer, o filsofo alemo, Valter Benjamin afirmou que uma obra de arte significativa e perfeita quando se fundem o gnero e a sua transcendncia. Jung, assim como Schopenhauer, utilizou a concepo chinesa da realidade e do conceito de Tao com a idia de que h uma correspondncia entre todas as coisas e de que existe na natureza uma fonte de todo conhecimento absoluto. Assim Jung afirma que:

Um dos conceitos mais antigos e mais centrais da Filosofia chinesa o do Tao, que os jesutas traduziram por Deus. Mas isto s correto na maneira de pensar ocidental. Outras tradues, como Providncia e outras semelhantes, so meros expedientes. R. Wilhelm interpreta brilhantemente o Tao como sentido.[...] E o Sentido [Tao] que enche este vazio. Quem no tem entendimento, diz Chuang-Tse, use de sua viso interior, de seu ouvido interior para penetrar no corao das coisas, e no precisar de conhecimento intelectual. Isto , evidentemente, uma aluso ao conhecimento absoluto do inconsciente, e presena no microcosmos de acontecimentos macrocsmicos (Ibidem, p.54 - 57).

Outra questo importante que no pensamento filosfico mecanicista de Newton, tudo buscava ser explicado atravs da causalidade. J no pensamento contemporneo da fsica quntica, e que Jung busca apropriar-se, j podemos pensar na sincronicidade e no acaso para explicar a realidade dos acontecimentos. Ento Jung afirma que:
A sincronicidade no mais enigmtica nem mais misteriosa do que as descontinuidades da Fsica. apenas nossa convico arraigada do poder absoluto da causalidade que cria as dificuldades ao nosso entendimento e nos faz parecer que no existem nem podem existir acontecimentos acausais. Mas, se existem, devemos consider-los como atos de criao no sentido de uma creatio continua (criao contnua) de um modelo que se repete esporadicamente desde toda a eternidade, e no pode ser deduzido a partir de antecedentes conhecidos (Ibidem, p.82-83).

Para Jung, um evento sincronstico geralmente se torna um momento de virada na histria de nossas vidas. A sincronicidade multidimensional, sendo que, o conjunto de fatos, idias, acontecimentos, apresentados conscincia so conectados ao cosmos, ultrapassando os limites do tempo e espao e proporcionando o entendimento da realidade. Ento, Jung afirma que os casos de coincidncias significativas, que devemos distinguir dos grupos casuais, parecem repousar sobre fundamentos arqutipos (Ibidem, p.18). No inconsciente para Jung, existe uma forma de inteligncia, cujo conhecimento absoluto e formado por imagens. como se o inconsciente fosse um simulacro de imagens desprovido de sujeito. Ao entender o mecanismo das sincronicidade, a conscincia passa a ter mais lucidez e se torna prospectiva, diminuindo as surpresas atribudas ao acaso, podendo optar conscientemente por pensamentos e aes que traro resultados mais acertados dentro de nossas escolhas. Nas palavras de Jung:
No , certamente, um conhecimento que possa estar ligado ao eu, e, portanto, no um conhecimento consciente como o conhecemos, mas um conhecimento inconsciente subsistente em si mesmo, e que eu preferiria chamar de conhecimento absoluto. No uma cognio no sentido prprio mas, como disse excelentemente Leibniz, uma percepo que consiste ou, mas cautelosamente, parece consistir em simulacra (imagens) desprovidos de sujeito. Presumivelmente esses simulacra postulados so equivalentes aos meus arqutipos, que podemos encontrar como fatores formais nos produtos da fantasia. Expressa em linguagem moderna, a idia do microcosmo que contm as imagens de todas as criaturas seria o inconsciente coletivo (Ibidem, p.61).

4- Exemplos de sincronicidade.
Como j definimos anteriormente, a sincronicidade quer dizer coincidncia significativa, ou seja, dois ou mais eventos que ocorrem ao mesmo tempo e no guardam entre si uma relao de causa, mas de significado. Logo no incio do seu livro Sincronicidade, Jung d um exemplo de uma coincidncia significativa, ou seja, de uma conexo acausal que reproduziremos a seguir:
No dia 1 de abril de 1949 anotei o seguinte: Hoje sexta-feira. Teremos peixe no almoo. Algum mencionou de passagem o costume do peixe de abril. De manh, eu anotara uma inscrio: Est homo totus medius piscis ab imo (o homem todo peixe pela metade, na parte de baixo). tarde, uma antiga paciente que eu j no via desde vrios meses, mostrou-me algumas figuras extremamente impressionantes de peixes que ela pintara nesse entretempo. noite mostraram-me uma pea de bordado que representava um monstro marinho com figura de peixe. No dia 2 de abril, de manh cedo, uma outra paciente antiga, que eu j no via desde vrios anos, contou-me um sonho no qual estava beira de um lago e via um grande peixe que nadava em sua direo e aportava, por assim dizer, em cima de seus ps. Por esta poca, eu estava empenhado numa pesquisa sobre o smbolo do peixe na Histria. S uma das pessoas mencionadas tem conhecimento disto (JUNG, 2002, p.5).

Jung acreditava haver uma sincronicidade entre a mente e o mundo fenomenolgico da percepo. O caso de sincronicidade que mais intrigou Jung foi o do escaravelho de ouro. Vejamos nas suas palavras:
O meu exemplo refere-se a uma jovem paciente que, apesar dos esforos feitos e ambos os lados, provou ser psicologicamente inacessvel. A dificuldade residia no fato de ela saber sempre mais sobre tudo. A sua educao excelente tinha-a equipado com uma arma feita medida para o efeito, um racionalismo cartesiano primorosamente refinado com uma idia da realidade impecavelmente "geomtrica". Depois de vrias tentativas frustradas de lhe adoar o racionalismo com uma compreenso algo mais humana, tive de me reduzir esperana de que algo inesperado e irracional acontecesse, algo que rompesse a rplica intelectual a que se tinha remetido. Bem, um dia, estava sentado em frente dela, de costas para a janela, ouvindo o fluxo da sua retrica. Tinha tido um sonho impressionante na noite anterior, em que algum lhe tinha dado um escaravelho de ouro uma pea de joalharia cara. Enquanto ela estava me contando o sonho, ouvi qualquer coisa batendo suavemente na janela. Voltei-me e vi que era um inseto voador bastante grande que batia de encontro vidraa, na tentativa de entrar na sala escura. Isso pareceu-me estranho. Abri a janela imediatamente e apanhei o inseto no ar quando ele entrou. Era um besouro da famlia dos Escarabdeos, que ataca as roseiras, cuja cor verde-dourada se parece muito com um escaravelho de ouro. Entreguei o besouro minha paciente com as palavras, "Aqui tem o seu escaravelho". A experincia abriu a brecha necessria no seu racionalismo e quebro-lhe o gelo da resistncia intelectual. Agora podia continuar o tratamento com resultados satisfatrios (JUNG apud PECK, 2005).

Um outro caso de sincronicidade foi de uma histria real do escritor francs mile Deschamps. Em 1805, mile foi recebido com um pudim de ameixas pelo desconhecido Monsieur de Fontgibu. Cerca de dez anos depois, ele encontrou pudim de ameixas no menu de um restaurante em Paris, e fez o pedido, mas o garom lhe disse que o ltimo pudim j fora servido a outro cliente, o

qual seria M. de Fontgibu. Alguns anos depois, em 1832, mile Deschamps estava num jantar, e mais uma vez, foi oferecido pudim de ameixas mesa. O escritor recordou do incidente anterior e contou a seus amigos que somente M. de Fontgibu faltava ao recinto para se fazer completa outra coincidncia, e nesse momento, agora mais velho, M. de Fontgibu adentrou ao recinto. Um outro exemplo, de que algumas teorias foram elaboradas no mesmo perodo, por pessoas que no se conheciam e moravam em diferentes pases, e no tinham conhecimento, do trabalho do outro. O trabalho do outro um evento fsico, a construo da teoria um evento psquico, e este fato para Jung um evento sincrnico. Um sonho de um avio despencando das alturas reflete-se na manh seguinte numa notcia dada pelo rdio. No existe qualquer conexo causal conhecida entre o sonho e a queda do avio. Jung postula que tais coincidncias apiam-se em organizadores que geram, por um lado, imagens psquicas e, por outro lado, eventos fsicos. As duas coisas ocorrem aproximadamente ao mesmo tempo, e a ligao entre elas no causal. Quando temos uma inteno com relao a determinado assunto, natural que ns tambm aumentemos nossa ateno para tal. Por exemplo, quando ns temos a inteno de comprar determinado carro, pode ser que comecemos a perceber carros idnticos ou semelhantes ao que queramos quer comprar nossa volta. Na verdade, os carros j estavam passando l anteriormente. Apenas a nossa ateno foi influenciada pela sua inteno de comprar o carro, nesse caso no se trata de um exemplo de sincronia. Outro exemplo que no sincronia so os hbitos, como ir padaria na hora que o po est quente, ou ir ao shopping no domingo e encontrar conhecidos.

5- Concluso: uma reflexo crtica.


Se prestarmos mais ateno nas coisas que acontecem ao nosso redor, poderemos constatar as coincidncias significativas ou as sincronias. A organizao arquetpica se torna visvel em um evento sincronstico, mas no a causa deste. O evento sincronstico um surgimento espontneo de algo inteiramente novo e que, portanto no predeterminado causalmente. Embora Jung tenha sugerido que a ordenao acausal geral pode ser verificada experimentalmente atravs dos mtodos de adivinhao, os eventos sincronsticos no so passveis de serem investigados estatisticamente, uma vez que Jung claro ao afirmar que os eventos sincronsticos so imprevisveis, espontneos e no podem ser repetidos. Nas suas palavras:

Aqui, por falta de uma causa demonstrvel, camos na tentao de postular uma causa transcendental. Mas uma causa s pode ser uma entidade demonstrvel. Uma causa transcendental uma contradictio in adiecto [uma contradio nos termos], porque o que transcendental por definio no pode ser demonstrado (JUNG, 2002, p.23).

A idia de que um acontecimento pode ser sincronstico d uma perspectiva diferente do fato e nos convida a olhar para alm do que aconteceu. Podemos pensar metafisicamente que a sincronicidade a linguagem do divino que pode orientar as nossas vidas, sendo que o divino atua tanto dentro quanto fora de ns. Se acreditarmos nessa premissa, precisaremos cada vez mais nos tornar sensveis para perceber a sincronicidade pontuando o nosso destino. Algumas pessoas acreditam que a sincronicidade abre um caminho para que possamos escutar a ns mesmos e ativar a nossa intuio. Entretanto muito difcil abandonar as estruturas que construmos durante a vida e seguir sinais espiritualistas que nos indiquem novos caminhos. E se no existir nada e for uma simples iluso? No existem evidencias cientficas e conclusivas de que existe a sincronicidade. Mesmo que exista uma sincronicidade entre a mente e o mundo de tal modo que certas coincidncias ressoassem com verdades, ainda existiria o problema de perceber quais so essas verdades. Ainda no foi escrito nenhum guia que podemos usar para determinar a correo de uma interpretao, exceto a nossa prpria intuio. Jung se antecipando aos crticos e a possveis crticas ao seu trabalho afirmou que:
O ceticismo [...] deveria ter por objeto unicamente as teorias incorretas, e no assestar suas baterias contra fatos comprovadamente certos. S um observador preconceituoso seria capaz de neg-lo. A resistncia contra o reconhecimento de tais fatos provm principalmente da repugnncia que as pessoas sentem em admitir uma suposta capacidade sobrenatural inerente psique (JUNG apud STEIN, 2008).

Como sou lacaniano e nietzschiano, acredito, melhor vivo a dureza da vida! Infelizmente, pois a felicidade s construda atravs dos vus, e prefervel voc no tomar a plula da matrix! Vocs que vivem no mundo platnico, ainda podem ter esperana. Quem sabe se a sincronicidade seja esse momento em que estamos vivendo novamente e possamos repetir o novo e encontrar a paz? Quem sabe se por uma simples escolha no poderemos construir algo diferente? Quem sabe se nesse momento no esteja surgindo um super homem, uma nova espcie de humano, para alm do bem e do mal e que possa dar um sentido para nossa existncia?

10

REFERNCIAS
CAPRIOTTI, Letcia. Jung e sincronicidade: o conceito e suas armadilhas in http://www.symbolon.com.br/artigos/jungesicroni2.htm acessado em 11.11.08 CAVALHEIRO, Fernando. Sincronicidade e Witz. Consulta realizada no dia 11.11.08 no World Wide Web: http://www.rubedo.psc.br/artigosb/sincwitz.htm CLARKE, J.J. Em busca de Jung. Rio de Janeiro: Ediouro, 1993. Consulta realizada no dia 12.11.08 no World Wide Web: http://web.fla.matrix.com.br/jung/perfil.htm DORSCH, Friedrich; HCKER, Hartmut; STAPF, Kurt-Hermann. Dicionrio de psicologia Dorsch. Petrpolis: Vozes, 2004. DOUEK, Doucy. Sincronicidade - Mgicas coincidncias da vida. Consulta realizada no dia 11.11.08 no World Wide Web: http://www.todos-os-sentidos.com.br/conversacoes/index-

conver.html FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. O Dicionrio Aurlio Eletrnico: Sculo XXI. So Paulo: Lexikon Informtica e Editora Nova Fronteira, 1999. HALL, Cavin S. & NORDBY, Vernon J. Introduo psicologia junguiana. 8 ed. So Paulo: Cultrix, 2005. HOPCKE, Robert H. Sincronicidade: As coincidncias significativas in Revista Planeta (Edio 325 Ano 27 N 10 Outubro 99), pginas 64-69 consultado no dia 11.11.08 do World Wide Web: http://www.pfilosofia.xpg.com.br/04_miscelanea/04_18_holismo/holismo005.htm JUNG, Carl Gustav. Sincronicidade. 11 ed. Petrpolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. PECK, M.Scott. O Caminho menos percorrido e mais alm. Lisboa: Sinais de Fogo Publicaes, 2005. PIERI, Paolo Francesco. Dicionrio junguiano. Prpolis: Vozes, 2002. SERPA, Luiz e SILVA, Aderval. A fsica quantica e a sincronicidade in

http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital/textos/236.htm. Consultado em 12.11.08 SKEPDIC. Sincronicidade e o Inconsciente Coletivo in Dicionrio do Ctico. Consultado em 11.11.08 no World Wide Web: http://skepdic.com/brazil/carljung.html STEIN, Murray. Jung, o mapa da alma in Sincronicidade. Consulta realizada no dia 12.11.08 no World Wide Web: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=3425 WIKIPEDIA. Sincronicidade. Consultado em 11.11.08 no World Wide Web:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sincronicidade

Potrebbero piacerti anche