Sei sulla pagina 1di 6

A IMPORTNCIA DO CULTO DOMSTICO

Leitura Bblica: Salmos 78. 1-8 "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, at quando envelhecer, no se desviar dele" Provrbios 22.6.

Verdade Prtica
"O culto domstico, alm de desenvolver na criana o princpio da adorao a Deus, sedimenta em nossos filhos os verdadeiros valores morais".

Introduo
Ouvimos sempre que o lar deve ser um pedacinho do cu; mas ser que o nosso lar tem sido pelo menos uma Igreja em miniatura? Deus tem espao em nossa casa? Afinal, quem dono desta casa? Devemos sempre nos lembrar de que sem Deus nossa famlia no famlia e sim um aglomerado de pessoas sem disciplina e sem esperana. Faamos, pois de nosso lar uma casa de Deus na terra, onde Deus dita nosso comportamento e nos faz exemplo de famlia que foi planejada por ele prprio.

PAIS CONSCIENTES DO SEU DEVER Os pais devem avaliar cotidianamente sua famlia e ver o que se deve mudar para que seu lar seja morada do Esprito Santo.
Os principais erros cometidos pelos pais:
Excesso

de conforto material, cuidados e mimos que resultam em uma fraqueza de carter. Super-proteo que torna os filhos indefesos, dependentes e medrosos diante das pessoas, das situaes do dia a dia e da vida. Para crescer de forma sadia, a criana precisa experimentar um pouco mais das frustraes e limites prprios da realidade. Pais ausentes fsica ou emocionalmente desenvolvem nos filhos sentimento de abandono, de indiferena e personalidade fria de sentimentos. Filhos acostumados a submeterem seus pais a suas prprias vontades podem se transformar em pessoas egostas, sem senso de limites s regras da civilidade, ao respeito s autoridades ou aos mais velhos. Ausncia de conversa sobre assuntos de famlia, poltica, religio e falta de dilogo sobre os problemas da criana, desenvolvem seres analfabetos quanto a temas de sobrevivncia atual.

preocupao de alguns pais em somente ter, em detrimento do ser, leva os filhos a desenvolverem o mesmo problema. Acabam se transformando em pessoas cegas para os verdadeiros valores da vida. Da mesma forma, pais viciados em drogas, cigarro ou lcool, por mais que digam ser isso errado, com suas atitudes autorizam que seus filhos desenvolvam os mesmos vcios.

PAIS NEGLIGENTES

Quanto ao Relacionamento:
Inclinam-se a no ter tanto apoio amoroso, como o controle sobre seus filhos. Revelam uma atitude descuidada e imatura, reagindo forte demais quando um filho os pressiona ou os irrita. Tendem a isolar-se de seus filhos recorrendo em demasia a babs, para atender a suas atividades egosticas. As crianas que so vistas como perturbao, "passam a serem apenas vistas, e no mais ouvidas" Quando esto em casa, geralmente no esto ouvindo ou prestando ateno seus filhos.

As Quatro Razes da Negligncia


A) A alta taxa de divrcio: As estatsticas mostram que existem mais de treze milhes de crianas em lares de pais separados nos EUA. A maioria dos divrcios requer que os pais trabalhem fora, tendo assim menos tempo para o desenvolvimento emocional de seus filhos. muito difcil para esses pais, dispensarem tempo para ouvi-los e contat-los. Entretanto, no impossvel. B) O Crescimento do Nmero de Mes na Fora do Trabalho: Mais de 50% das mes, hoje, esto trabalhando fora. As presses econmicas e a forte nfase no argumento de que as mulheres no se realizam nos lares, tm elevado este ndice assustadoramente. Sob esses fatores, as mes esto freqentemente menos acessveis a seus filhos. C) Excesso de Horas Vendo Televiso:Hoje, em cada cinco famlias, quatro possuem pelo menos um aparelho de TV. O problema com a televiso que, embora as pessoas estejam fisicamente juntas em uma sala, h muito pouca interao significativa e emocional entre elas. Quando os pais negligenciam seus filhos por televiso ou outra atividade, as crianas tm uma perda emocional equivalente morte

de um genitor. Freqentemente os filhos se sentem culpados, e crem que so to maus, que os pais no tem prazer em estar com eles. Isto reduz na criana o senso do valor prprio. D) Uma sociedade cada vez mais mvel: Muitas famlias esto se mobilizando, migrando para os grandes centros, abandonando seus parentes, suas razes sociais, tentando assim alcanar a autorealizao. Esta mobilidade priva as crianas do tempo com os pais, bem como do apoio emocional e da facilidade dos contatos com amigos e parentes do endereo anterior. Entretanto, mesmo, que tenhamos de nos mudar, ainda podemos prover para nossos filhos o acesso emocional. Isto pode ser feito separando-se um tempo diariamente para estar com cada um dos filhos, ou juntos como famlia.

Quanto aos Atos e Afirmaes:


Faa

sozinho. Voc no v que ... " No! J tenho compromisso para hoje noite. Pea tua me para te ajudar." O problema seu. Eu tenho de ir trabalhar." Que droga! Vocs crianas, no podem tomar mais cuidado com as coisas?"

Quanto s Reaes nos Filhos:


Rudeza

e desprezo tendem a ferir o esprito da criana, resultando em rebelio. O desprezo ensina a criana que ela no digna de que se perca tempo com ela. A criana fica insegura, por sentir que seus pais so imprevisveis. Ela poder no criar respeito por si mesma, por no ter sido respeitada e no ter aprendido a controlar-se. Promessas no cumpridas abatem o esprito da criana e rebaixam sua prpria valorizao A criana tende a ir mal na escola por falta de motivao.

A IMPORTNCIA DO CULTO DOMSTICO


No Livro de Gnesis, Cap. 3 e no Salmo 128, encontramos o valor da adorao a Deus no lar. Deus deseja que, em cada lar, haja um ambiente espiritual que honre e glorifique o seu nome.

A maioria dos pais crentes no tm percebido a necessidade da adorao no lar, imaginando que s a igreja local atende s necessidades espirituais de sua famlia. Mas isso um engano. Meditemos um pouco no assunto.

Deus quer estar presente no lar


No primeiro lar, Deus estava presente. Deus visitava; Deus falava; Deus orientava o primeiro casal; Enquanto obedeceram voz de Deus, havia um culto maravilhoso no lar ednico. Porm, quando desobedeceram, Satans prevaleceu. Hoje, acontece a mesma coisa: Deus no lar: Harmonia, paz, amor.Deus fora do lar: falta de amor, cimes, contendas , brigas; desunio.

Com Deus no lar, A famlia feliz.


O Pai de famlia feliz, Sl 128.1 Ele teme a Deus e anda nos seus caminhos... Adora a Deus; reparte felicidade com os seus; companheiro e amigo dos filhos e da esposa, ajudando-os a serem bons crentes; Ele ama a esposa e d exemplo aos filhos.Tem cuidado e zelo pela famlia, I Tm 5.8. A me, esposa e mulher feliz, Sl 128.3 Ela comparada a uma rvore Frutfera: D fruto, d sombra, d abrigo, d aconchego; A rvore precisa ser cuidada, isto fala de amor, zelo, afeto, carinho; diligente, Pv 31.27, virtuosa, Pv 31.10,11; admirada e elogiada pelo esposo e pelos filhos, Pv 31. 28,29. Os Filhos so abenoados, Sl 128.3b. So comparados a plantas de oliveira: Do fruto: Ver Gl 5. 22,23; do azeite (uno do Esprito Santo); do sombra (amparo, abrigo contra o desconforto). As plantas precisam ser regadas, cuidadas, da mesma forma, os filhos precisam de amor, cuidado, afeto, tempo, dilogo, etc. Outrossim, com Deus h prosperidade no Lar Cristo, Sl 128.2, 4-6; Dt 28. Prosperidade em tudo, Sl 1.1-3; bno na cidade, Dt 28.3a; bno no campo, Dt 28.3b-4; bno na vida domstica, Dt 28.5,8; bno dentro e fora de casa, Dt 28.6; Sl 121.8; bno diante dos inimigos, Dt 28.7; Sl 23.5; bno na parte financeira, Dt 28.12.

A ADORAO A DEUS NO LAR MANDAMENTO DE DEUS (Dt 11.18-21)


Os pais devem ter a palavra no corao, Dt 11.18, porque do corao procedem as sadas da vida, Pv 4.21,22; Jesus disse que a boca fala do que o corao est cheio, Lc 6.45; afirma tambm a Bblia que a morte e a vida esto no poder da lngua", Pv 18.21; os pais devem ter a palavra de Deus nas mos, Dt 11.18. As mos devem ser usadas de acordo com a Palavra de Deus todos os dias; o toque das mos pode

conduzir bnos juntamente com a palavra. Jac abenoou os netos, tocando neles, Gn 48.8-10; 13-16. Os pais devem ensinar a palavra cuidadosamente, Dt 11.19. Ensinar assentado em casa, andando pelo caminho; durante o dia; e tambm noite, especialmente no culto domstico.

O Valor do Culto Domstico.


Conta-se que um dos mais conhecidos pregadores na histria da Inglaterra foi Ricardo Baxter. Quando ainda jovem, foi chamado a pastorear uma grande igreja, cujos membros eram ricos e instrudos. Achou-os todos frios e carnais, e, por isso, ficou desapontado e desanimado. O jovem pregador dizia: O nico meio de salvar a igreja e a circunvizinhana estabelecer a religio nos lares, levantando em cada famlia, um altar. Passou trs anos trabalhando, visitando as casas, disposto a estabelecer o culto domstico em todos os lares. Atingiu nisto um grau admirvel, e o ambiente nos lares foi a base do movimento que encheu a igreja de ouvintes e iniciou o glorioso ministrio de sua vida. Baxter provou que, para a igreja, o altar familiar nos lares dos membros indispensvel. A famlia Wesley tinha 19 filhos, mas nunca se acharam demasiadamente ocupados, aponto de no poderem realizar o culto domstico. Gozavam de to grandes bnos nestas reunies, em ler a Bblia e orar que, s vezes cem vizinhos se congregavam nas divises da humilde casa, para ajoelharem-se com a famlia perante o trono de Deus. Eram horas perdidas? No; muito pelo contrrio, eram os alicerces do grande avivamento mundial que acompanhou o ministrio do grande pregador Joo Wesley e seu irmo Carlos que se tornou o hinlogo do movimento Metodista. A importncia do culto domstico e a instruo das crianas to importante que Cortland Myers relata que conhecia dois irmos, que alguns anos depois da morte do pai, resolveram vender a velha casa onde se criaram. Os dois voltaram juntos para ver a casa de novo. Andavam pela varanda, quando um deles parou, e disse: Roberto, no podemos vender a casa. O outro tambm parou e respondeu: Como interessante; resolvi a mesma coisa neste instante, quando olhei para esta cadeira e me lembrei como papai se assentava nela e lia a Bblia, no culto domstico. a cadeira que rodevamos de joelhos, enquanto papai nos dirigia, ao elevarmos a Deus em orao. E, ali, aqueles dois irmos se ajoelharam ao lado da velha cadeira e arrependeram-se com muitas lgrimas. Saram de l salvos e depois sempre viveram para Deus, e contriburam para a sua obra. O culto domstico deve ser feito constantemente, e deve durar de at no mximo 1 hora; o roteiro pode variar: Cnticos de corinhos ou de hinos que todos gostem; leitura de pequeno trecho da Bblia:

cada dia, um membro da famlia ler; ou todos lem alternadamente os versculos (isso ajuda a participao maior); um comentrio rpido e significativo pode ser feito, enfatizando os pontos, aplicando-os vida da famlia; pedidos de orao: cada um pede por seus problemas e pelos outros; a orao pode ser feita por uma s pessoa ou todos podem orar um aps os outros.

OBSTCULOS AOS CULTOS DOMSTICOS.


1) Desencontros dos horrios da famlia: O pai trabalha em um horrio; a me trabalha em outro; os filhos saem cedo para a escola; horrios desencontrados; 2) Fadiga: o trabalho e os estudos em excesso conspiram contra o culto domstico; 3) Pouca importncia: muitos passam horas e horas diante da TV, mas no encontram tempo para o culto domstico. Tudo isso dificulta mas no deve ser usado como desculpas para a no realizao do culto domstico. O Inimigo pode agir nessas coisas. preciso colocar o culto domstico como prioridade no lar. S traz bnos para a famlia. Os obstculos podem ser vencidos com o poder do Esprito Santo e o esforo de todos, principalmente dos lderes do lar (Pai e me). A Bblia diz que h tempo para todo propsito, Ec 3.1; e ainda diz que podemos tudo naquele que nos fortalece, Fp 4.13.

CONCLUSO
A adorao a Deus no lar precisa ser valorizada. A avalanche de pecados que so jogados contra os lares, especialmente atravs da mdia (TV, rdio, literatura pornogrfica, etc...) s pode ser derrotada com a famlia unida em torno do altar da adorao a Deus. melhor desligar o altar da televiso e acender o Altar da Adorao. PAI E ME: no dem desculpas que agradem ao inimigo. Realizem o culto domstico com seus filhos. Que Deus nos abenoe, Nm 6.24-26.

Potrebbero piacerti anche