Sei sulla pagina 1di 22

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO

NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

EDITAL DE ABERTURA DA II SELEO DE ESTAGIRIOS DO CURSO DE DIREITO DA DEFENSORIA PBLICA DA UNIO EM MOSSOR - EDITAL N. 01/12 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2012.

O Defensor Pblico Federal Chefe, no uso de suas atribuies legais, torna pblica a II SELEO DE ESTAGIRIOS do Curso de Direito da Defensoria Pblica da Unio em Mossor (DPU-Mo), conforme este Edital e o Regimento de Estgio da DPU (Portaria N. 438, de 25 de julho de 2012), nos seguintes termos: I - DO PROCESSO SELETIVO 1. A presente seleo pblica destina-se ao preenchimento de 4 (quatro) vagas para estgio remunerado em Direito, bem como formao de cadastro de estudantes a serem convocados caso existam novas vagas. 2. O prazo de validade do Processo Seletivo ser de 1 (um) ano a contar da data de publicao do edital contendo a classificao final dos candidatos aprovados, podendo ser prorrogado a critrio do Defensor Pblico-Chefe da DPU-Mo. 3. Somente podero integrar o programa de estgio da DPU-Mo os estudantes devidamente matriculados em Curso de Direito de instituio de ensino reconhecida pelo Ministrio da Educao e que, no momento da contratao, no sejam provveis concludentes. 4. Ser destinada 1 (uma) das vagas acima mencionadas a pessoas com deficincia, que devero informar tal condio no requerimento de inscrio preliminar, bem como comprov-la por meio de exames clnicos, quando da contratao para o estgio remunerado. II - DA INSCRIO 5. A inscrio preliminar ser efetuada mediante o encaminhamento de requerimento e documentao devida para o e-mail estagio.mossoro@dpu.gov.br do dia 12 de novembro de 2012 ao dia 02 de dezembro de 2012.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

6. O requerimento de inscrio preliminar dever, conforme o modelo constante no ANEXO I deste Edital, conter os seguintes dados: NOME; RG; CPF; TELEFONE, CELULAR, E-MAIL, ENDEREO, INSTITUIO DE ENSINO, PERODO DO CURSO e DEFICINCIA (se for o caso). 7. O requerimento de inscrio preliminar dever ser acompanhado de cpias digitalizadas dos seguintes documentos: a) Curriculum Vitae resumido; b) Histrico Escolar; c) Identidade com foto (Ex.: RG, CNH, Carteira de estagirio da OAB etc.). 8. O encaminhamento do requerimento de inscrio implicar na aceitao pelo candidato de todas as normas e condies constantes deste Edital. 9. As inscries preliminares sero divulgadas mediante publicao de relao de candidatos no Blog da DPU-Mo (http://dpumossoro.blogspot.com.br/) e na sede da instituio no dia 03 de dezembro de 2012. 10. A relao de candidatos inscritos para as provas poder, em caso de eventual equvoco, ser impugnada, no prazo de 2 (dois), a contar de sua divulgao, atravs do e-mail estagio.mossoro@dpu.gov.br. 11. As inscries sero confirmadas mediante publicao de relao definitiva de candidatos habilitados no Blog da DPU-Mo (http://dpumossoro.blogspot.com.br/) e na sede da instituio no dia 06 de dezembro de 2012. III - DAS PROVAS 12. O processo seletivo constar de uma prova objetiva e uma prova discursiva, cada uma dessas valer 10 (dez) pontos, cujas notas somadas e divididas por 2 (dois) resultaro na pontuao final para fins de classificao. 13. A prova objetiva conter 40 (quarenta) questes, valendo cada uma 0,25 (zero vrgula vinte e cinco) pontos, com 4 (quatro) alternativas cada uma delas, havendo somente uma correta, pertinentes s seguintes matrias: Direito Constitucional 7 questes; Direito Administrativo 6 questes; Direito Civil 5 questes; Direito Previdencirio 5 questes; Direito Processual Civil 6 questes; Direito Penal 5 questes; Direito Processual Penal 6 questes. 14. A prova discursiva consistir na anlise de caso e elaborao de petio, versando sobre um dos contedos apresentados no Contedo Programtico (ANEXO II), valendo 10 (dez) pontos.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

15. Restaro aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) da prova objetiva e 50% (cinquenta por cento) da prova subjetiva, limitando-se a lista de classificao aos 20 (vinte) primeiros colocados. 16. As provas, objetiva e discursiva, sero realizadas dia 12 de dezembro de 2012, na Universidade Potiguar (UNP), Campus Mossor, Av. Joo da Escssia, N. 1561, Nova Betnia, CEP: 59607-330, Mossor/RN, com incio s 13h30min e trmino s 17h30min, sendo as salas de provas n 20 e 21 bloco B, bem como as demais informaes sobre o local e horrio da avaliao confirmados por e-mail e pelo Blog da DPU-Mo (http://dpumossoro.blogspot.com.br/). 17. Os candidatos devero estar presentes no local de prova s 13h00min. 18. No ser permitido o acesso de candidatos retardatrios sala de prova aps as 13h30min. 19. O candidato deve apresentar-se ao fiscal de sala munido de documento original de Identidade com foto (Ex.: RG, CNH, Carteira de estagirio da OAB etc.), portando caneta esferogrfica azul ou preta para marcao de sua prova e folha de gabarito. 20. vedado o ingresso na sala de prova do candidato portando aparelhos eletrnicos de comunicao (Ex.: celular, notebook, tablet etc.). 21. vedada qualquer espcie de consulta durante a realizao da prova objetiva. 22. Ser permitida a consulta de legislao, desacompanhada de anotao, comentrio ou smula, durante a realizao da prova subjetiva. 23. A seleo ter incio com a prova objetiva, durante a realizao de tal prova, os candidatos devero entregar aos fiscais de sala os cdigos ou vade mcuns, que devero estar previamente identificados. 24. Ao terminarem a prova objetiva, os candidatos devero requerer ao fiscal de sala as provas subjetivas, bem como a utilizao da legislao. 25. O gabarito da prova objetiva, o espelho da prova subjetiva, o resultado parcial e o resultado final sero divulgados no Blog da DPU-Mo (http://dpumossoro.blogspot.com.br/) e na sede da instituio nas datas previstas no Cronograma do Processo Seletivo constante no ANEXO III deste Edital. 26. A listagem com o resultado da seleo s contemplar os candidatos aprovados. 27. O contedo programtico a ser avaliado consta do ANEXO II deste Edital.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

IV - DOS RECURSOS 28. Caber recurso conjunto do gabarito da prova objetiva e do espelho da prova subjetiva, cujo prazo ser de 02 (dois) dias a contar da data de sua primeira divulgao. 29. Sero encaminhadas respostas aos recursos para os e-mails informados pelos candidatos no requerimento de inscrio e, em caso de alterao, haver a publicao de novo gabarito da prova objetiva e/ou de novo espelho da prova subjetiva com a fundamentao da modificao. 30. Caber recurso do resultado parcial, cujo prazo ser de 02 (dois) dias a contar da data de sua primeira divulgao. 31. Sero encaminhadas respostas aos recursos para os e-mails dos candidatos informados no requerimento de inscrio e publicado resultado final do processo seletivo, ambos no prazo de 2 (dois) dias. 32. Os recursos devero ser dirigidos ao e-mail estagio.mossoro@dpu.gov.br. V - DO ESTGIO 33. Para efetivar a contratao, o estagirio dever atender aos seguintes requisitos: a) Estar, comprovadamente, matriculado no Curso de Direito; b) Estar frequentando curso de Direito em Instituio de Ensino Superior, oficialmente reconhecida pelo Ministrio da Educao; c) Comprovar que no provvel concludente do curso de Direito, no semestre letivo da contratao; d) Atender a outras exigncias de carter administrativo, que sejam necessrias realizao do contrato de estgio. 34. A vigncia do estgio ser de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual perodo a depender do grau de eficincia funcional do estagirio. 35. O regime de estgio implica na observncia de uma carga horria de 30 (trinta) horas semanais, distribudas em 6 (seis) horas dirias, no horrio do expediente da unidade contratante, sem prejuzo das atividades discentes. 36. O estagirio receber Bolsa-Auxlio no valor de R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais) e auxlio transporte no valor de R$ 6 (seis reais) por dia trabalhado, observada a legislao pertinente espcie.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

37. O estagirio ter direito a seguro contra acidentes pessoais, cuja aplice seja compatvel com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso. VI - DISPOSIES FINAIS 38. As informaes prestadas pelos candidatos so de sua inteira responsabilidade, reservando-se a DPU-Mo o direito de afastar da seleo o candidato que apresentar documentos e comprovantes inverdicos ou falsos. 39. Informaes adicionais sero postadas no Blog da DPU-Mo (http://dpumossoro.blogspot.com.br/), bem como podero ser encaminhadas ou solicitadas atravs do e-mail estagio.mossoro@dpu.gov.br 40. A DPU-Mo no est obrigada a convocar a integralidade da lista de aprovados e se reserva o direito de realizar novo processo seletivo quando entender conveniente. 41. O contedo programtico constante no ANEXO II ser avaliado em conformidade com a legislao vigente na data de publicao deste Edital. 42. Os casos omissos sero deliberados pelo Defensor Pblico Federal Chefe do ncleo da DPU-Mo.

Mossor, 06 de novembro de 2012.

Filippe Augusto dos Santos Nascimento Defensor Pblico Federal Chefe da DPU-Mossor

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

ANEXO I REQUERIMENTO DE INSCRIO PRELIMINAR

Venho, por meio deste, requer minha inscrio no Processo Seletivo de Estagirios de Direito da Defensoria Pblica da Unio em Mossor, apresentando os seguintes dados: NOME: RG: CPF: TELEFONE: CELULAR: E-MAIL: ENDEREO: INSTITUIO DE ENSINO: PERODO DO CURSO: DEFICINCIA: (se for o caso) * Juntamente com este requerimento, estou encaminhando, em um nico arquivo, cpias digitalizadas dos seguintes documentos: a) Curriculum Vitae resumido; b) Histrico Escolar; c) Identidade com foto. ** Comprometo-me ainda a, no dia da realizao da prova, comparecer portando documento original de Identidade com foto. Por este ato, aceito todas as normas e condies constantes no Edital de Seleo. LOCAL, DATA.

(ASSINATURA)

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

ANEXO II - CONTEDO PROGRAMTICO Direito Constitucional 1. Princpios Fundamentais do Estado. 2. Direitos e Garantias Fundamentais. 3. Hermenutica, Aplicabilidade e Eficcia das Normas Constitucionais. 4. Controle de Constitucionalidade. 5. Organizao do Estado. 6. Poder Judicirio e Funes Essenciais Justia. 7. Defensoria Pblica (Lei Complementar N. 80/94). Direito Administrativo 1. Princpios do Direito Administrativo. 2. Administrao Direta, Indireta e Terceiro Setor. 3. Atos Administrativos e Processo Administrativo (Lei N. 9784/99). 4. Responsabilidade Patrimonial do Estado. 5. Servidores Pblicos (Lei N. 8112/90). 6. Improbidade Administrativa (Lei N. 8429/92). Direito Previdencirio 1. Princpios Constitucionais da Seguridade Social. 2. Beneficirios do Regime Geral da Previdncia Social. 3. Qualidade do Segurado do RGPS, Perodo de Graa e Perodo de Carncia. 4. Benefcios do Regime Geral de Previdncia Social. 5. Da Assistncia Social (LOAS) e da Sade. 6. Lei 8212/91 e Lei 8213/91. Direito Civil 1. Constitucionalizao do Direito Civil. 2. Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC), Pessoais Naturais e Pessoas Jurdicas. 3. Atos e Negcios Jurdicos. 4. Prescrio e Decadncia. 5. Obrigaes e Responsabilidade Civil. 6. Posse e Funo Social de Propriedade. Direito Processual Civil 1. Princpios Gerais do Direito Processual Civil. 2. Jurisdio: conceito; caractersticas; objetivo; poderes; princpios fundamentais; espcies e rgos. 3. Competncia: conceito; classificao; critrios determinadores; modificao; conflito e declarao de incompetncia.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

4. Processo de Conhecimento: petio inicial; resposta do ru; revelia; providncias preliminares, antecipao dos efeitos da tutela e julgamento conforme o estado do processo. Procedimento dos Juizados. 5. Sentena e coisa julgada. 6. Recursos: conceito; fundamentos; princpios; classificao; pressupostos; efeitos e espcies. Direito Penal 1. Princpios do Direito Penal. 2. Aplicao da lei penal. 3. Teoria do crime. 4. Concurso de pessoas. 5. Crimes em Espcie: Crimes contra o patrimnio; Crimes contra a f pblica; Crimes contra a administrao pblica. 6. Crimes Federais: Trafico Internacional de Drogas; Moeda Falsa; Organizaes Criminosas. Direito Processual Penal 1. Princpios do Direito Processual Penal. 2. Inqurito Policial e Ao Penal. 3. Da competncia para o processamento dos crimes da Justia Federal. 4. Procedimentos e Juizado Criminal. 5. Recursos, Habeas Corpus e Reviso Criminal. 6. Lei . 7.210/84 (LEP) e Lei 11.671/08.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

ANEXO III CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DATA 06/11/2012 12/11/2012 02/12/2012 03/12/2012 04/12/2012 05/12/2012 06/12/2012 12/12/2012 13/12/2012 14/12/201215/12/2012 18/12/2012 19/12/201220/12/2012 21/12/2012 EVENTOS Abertura do Processo Seletivo/Publicao do Edital Incio das Inscries Trmino das Inscries Publicao da Relao Preliminar de Candidatos Inscritos Prazo para Impugnao da Relao Preliminar de Candidatos Inscritos Publicao da Relao Definitiva de Candidatos Inscritos Aplicao das Provas Divulgao do Gabarito da Prova Objetiva e do Espelho da Prova Subjetiva Prazo para os Recursos em face do Gabarito da Prova Objetiva e do Espelho da Prova Subjetiva Divulgao do Resultado Parcial Prazo para os Recursos em face do Resultado Parcial do Processo Seletivo Divulgao do Resultado Final

* As datas constantes no Cronograma acima podero ser alteradas, conforme a convenincia e oportunidade da DPU-Mo e visando a conferir maior celeridade e eficincia ao Processo Seletivo, o que, caso ocorra, ser divulgado na sede da instituio e por meio do Blog da DPU-Mo (http://dpumossoro.blogspot.com.br/) e no importar na reduo dos prazos para impugnao e recursos previstos neste Edital.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

ANEXO IV - REGIMENTO DE ESTGIO DA DPU (PORTARIA N. 438, DE 25 DE JULHO DE 2012) O DEFENSOR PBLICO-GERAL FEDERAL, usando das atribuies que lhe so conferidas pelo artigo 8, inciso I e XIII, da Lei Complementar n 80, de 12 de janeiro de 1994, Considerando o disposto na Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispe sobre o estgio de estudantes e a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional; Considerando a Orientao Normativa MPOG n 7, de 30 de outubro de 2008, republicada no Dirio Oficial da Unio de 4 de novembro de 2008, nas pginas 80 e 81 da seo 1, que estabelece os procedimentos sobre a aceitao de estagirios no mbito da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional; Considerando o que decidido pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica da Unio, por ocasio de sua 57 Reunio Extraordinria, quando do julgamento dos Processos n 08038.015661/2012-66 e n 08038.008794/2011-03, no sentido de se afastar a exigncia de estar o estagirio de cursando o 7 semestre do Curso, e de se atribuir ao Defensor Pblico-Geral Federal a regulamentao a respeito do tema, RESOLVE: CAPTULO I DAS DISPOSIES INICIAIS Art. 1 - Regulamentar os critrios de recrutamento, seleo e acompanhamento de estgio educativo escolar supervisionado, dentro do Programa de Estgio da Defensoria Pblica da Unio, conforme normas estabelecidas por esta Portaria. Art. 2 - O Programa de Estgio de que trata esta Portaria objetiva contribuir para o aperfeioamento do processo educativo de estudantes que estejam frequentando o ensino regular em instituies de educao superior e de ensino mdio, oportunizando aos educandos, no ambiente de trabalho, o contato inicial com o mercado de trabalho e a possibilidade de aperfeioar-se profissional e culturalmente, no gerando vnculo empregatcio com o rgo. Art. 3 - O estgio pode ser obrigatrio ou no obrigatrio, conforme determinao das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e rea de ensino e do projeto pedaggico do curso em que o aluno encontre-se matriculado.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

1 Estgio obrigatrio aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horria requisito para a aprovao e obteno do diploma, devendo o estudante encontrar-se matriculado na respectiva disciplina. 2 O estgio obrigatrio somente ser realizado sem nus para a Defensoria Pblica da Unio. 3 Estgio no obrigatrio aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescido carga horria regular e obrigatria. Art. 4 - Podero participar do programa de estgio os estudantes regularmente matriculados em instituies pblicas ou privadas de ensino, definidas no artigo 2 desta Portaria, credenciadas pelo Ministrio da Educao. 1 Ao servidor estudante que realizar estgio obrigatrio, quando comprovada a incompatibilidade do horrio do estgio com a do rgo, ser concedido horrio especial, mediante compensao de horrio, nos termos do 1 do art. 98 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 2 Ao servidor estudante aceito em estgio no-obrigatrio, no mbito da Defensoria Pblica da Unio, poder ser concedida bolsa de estgio, bem como auxlio-transporte, nos termos da Orientao Normativa n 7, de 30 de outubro de 2008, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Art. 5 - O gerenciamento do programa de estgio ficar a cargo da Coordenao de Gesto de Pessoas da Defensoria Pblica-Geral da Unio, com o apoio de Agente de Integrao contratado por intermdio de instrumento celebrado em observncia da legislao que estabelece as normas gerais de licitao. Art. 6 - Cabe s unidades da Defensoria Pblica da Unio oferecer as condies necessrias obteno de experincia prtica por meio de efetiva participao em atividades, servios, programas, planos ou projetos cujo desenvolvimento guarde correlao com a rea de formao profissional do estagirio. Art. 7 - A superviso do estgio ser exercida por um servidor, designado pelo chefe da unidade em que o estagirio estiver desenvolvendo suas atividades, desde que possua nvel de escolaridade superior do estagirio. Pargrafo nico: o servidor designado para supervisionar a atividade do estudante controlar a frequncia mensal do estagirio e a encaminhar Coordenao de Gesto de Pessoas da Defensoria Pblica-Geral da Unio. CAPTULO II DAS BOLSAS DE ESTGIO

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

Art. 8 - O quantitativo de bolsas de estgio ser estabelecido de acordo com as necessidades da Defensoria Pblica da Unio e com os recursos oramentrios disponveis. 1 Do total de bolsas de estgio sero reservados 10% [dez por cento] para estudantes com deficincia. 2 As bolsas referidas no pargrafo anterior sero ocupadas de acordo com as necessidades das unidades da Defensoria Pblica da Unio, condicionando-se o preenchimento adequao do aluno ao perfil solicitado. Art. 9 - O estudante participante do programa de estgio no obrigatrio da Defensoria Pblica da Unio far jus a uma bolsa de estgio no valor de R$ 520,00 [quinhentos e vinte reais] ou R$ 364,00 [trezentos e sessenta e quatro reais], para nvel superior, equivalentes a uma carga horria de trinta e de vinte horas semanais, respectivamente; e R$ 203,00 [duzentos e trs reais], para nvel mdio, referente a uma carga horria de vinte horas semanais. 1 Para efeitos de clculo de pagamento da bolsa ser considerada a frequncia mensal do estagirio, deduzindo-se as faltas. 2 Os estudantes participantes do estgio obrigatrio no faro jus ao recebimento de bolsa de estgio. CAPTULO III DO PAGAMENTO DA BOLSA DE ESTGIO Art. 10 - A bolsa de estgio ser paga com base na frequncia mensal do estagirio, deduzindo-se do valor os dias de faltas, salvo na hiptese de compensao de horrio, devidamente autorizada, por escrito pela chefia imediata, hiptese em que o estagirio dever compensar o horrio no trabalhado at o ms subsequente ao da ocorrncia. 1 As faltas injustificadas no podero ser compensadas e sero descontadas do valor da bolsa de estgio. 2 Sero debitados do valor integral da bolsa os valores referentes s faltas registradas, de acordo com a seguinte frmula: Valor do Desconto = Valor da Bolsa 30 x Nmero de Faltas Registradas. 3 O clculo da bolsa ser proporcional aos dias de estgio, tomando-se por referncia o ms comercial de trinta dias. 4 O afastamento para tratar da prpria sade, condicionado apresentao de atestado mdico, dever ser registrado na frequncia do estagirio para efeito de abono da bolsa de estgio, dos dias de licena mdica, respeitando-se o limite de cinco dias corridos ou quinze dias intercalados no perodo de um ano.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

5 A partir do sexto dia corrido ou do dcimo sexto dia intercalado de afastamento mdico, dentro do perodo de um ano, no ser devido o abono da bolsa de que trata o pargrafo anterior. 6 Alm do previsto no 4 deste artigo, considera-se como falta justificada para efeitos de abono do valor da bolsa, o arrolamento ou convocao para depor na Justia ou para participar como jurado no Tribunal do Jri, mediante comprovao expedida pelo respectivo Tribunal de Justia. 7 Os estagirios sero liberados da frequncia sempre que no haja expediente na Defensoria Pblica da Unio. CAPTULO IV DO AUXLIO-TRANSPORTE Art. 11 - O estudante em estgio no obrigatrio receber, em pecnia, como auxliotransporte, o valor de R$ 6,00 [seis reais] por dia estagiado, considerando a proporcionalidade de vinte e dois dias. 1 O auxlio-transporte ser pago antecipadamente a sua utilizao. 2 O auxlio-transporte ser pago junto com a bolsa de estgio. 3 vedado o desconto de qualquer valor para que o estagirio receba o auxliotransporte. 4 O auxlio-transporte no devido no perodo de recesso do estudante, nos dias de afastamento para tratamento da prpria sade e nos demais afastamentos registrados como faltas. 5 No caso de desligamento, o estagirio dever ressarcir Defensoria Pblica da Unio o valor do auxliotransporte pago antecipadamente e qualquer outro pagamento indevido efetuado. CAPTULO V DA DURAO DO ESTGIO Art. 12 - O estgio no obrigatrio ter durao mnima de um semestre, podendo ser prorrogado, no interesse das partes, at o limite de dois anos. Pargrafo nico. O encerramento do estgio em virtude de alcance do limite citado no caput do artigo impedir a concesso de novo estgio ao estudante. Art. 13 - A durao do estgio obrigatrio fica restrita a um semestre letivo. CAPTULO VI DO RECRUTAMENTO E DA SELEO DE ESTAGIRIOS

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

Art. 14 - A seleo dos estudantes de nvel mdio ocorrer por entrevista e por avaliao de currculos encaminhados pelo Agente de Integrao de Estgio. Art. 15 - Ficar sob o encargo de cada unidade da DPU a descrio do perfil desejado para os estudantes, e o recrutamento necessrio captao dos estagirios que ser realizado em parceria com o Agente de Integrao. Art. 16 - O estgio ser permitido para aqueles que, comprovadamente, estejam matriculados em curso mantido por estabelecimentos de ensino oficialmente reconhecidos. Art. 17 - O processo seletivo especfico para o preenchimento de vaga de estgio de Direito destinada rea finalstica da Defensoria Pblica da Unio obrigatrio, sendo de inteira responsabilidade da Unidade a elaborao de questes de prova, objetivas ou discursivas, testes ou outro instrumento de seleo, caso haja, observado o quantitativo de vagas destinado respectiva Unidade. 1 O estgio de Direito na rea finalstica da DPU pressupe a prvia aprovao em processo seletivo que poder se dar por intermdio de concurso de provas ou seleo simplificada. 2. A inscrio dos candidatos no processo seletivo, em caso de realizao de concurso de provas, ser aberta pelo prazo constante de edital, expedido pelo Defensor Pblico-Geral Federal ou pelo defensor pblico-chefe, conforme se trate de estgio na Defensoria Pblica-Geral da Unio ou nas unidades da Defensoria Pblica da Unio nos estados e no Distrito Federal. 3. O requerimento de inscrio ser instrudo com a seguinte documentao mnima: I Certido, expedida pela instituio de ensino, onde conste que o candidato esteja matriculado e com frequncia regular no curso de Direito; II Currculo. 4. Sero liminarmente indeferidos os pedidos de inscrio que: I No estejam instrudos nos termos do artigo anterior; II Sejam subscritos por candidatos que tenham sido excludos anteriormente do estgio por quaisquer dos motivos previstos nesta Portaria. 5. O processo seletivo ser regido por edital elaborado pela Defensoria PblicaGeral da Unio ou unidade da Defensoria Pblica da Unio do qual constaro, necessariamente, o nmero de vagas existentes, o prazo de inscrio, os documentos necessrios inscrio, o programa das disciplinas, o local e a data das provas. 6. Por meio de edital tornar-se- pblico o resultado final do processo de seleo, que ser, tambm, encaminhado Defensoria Pblica-Geral da Unio, no caso de ter sido elaborado por unidade diversa.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

7. A seleo simplificada dos estudantes de Direito para as vagas da rea finalstica dar-se- por anlise dos currculos encaminhados pelo Agente de Integrao de Estgio. Art. 18 - A seleo dos estudantes de Direito para atuao na rea meio da Defensoria Pblica-Geral da Unio ocorrer por entrevista e avaliao de currculos encaminhados pelo Agente de Integrao de Estgio. CAPTULO VII DO INCIO DO EXERCCIO NO PROGRAMA DE ESTGIO Art. 19 - De acordo com as vagas existentes e no interesse da Administrao, os estudantes selecionados podero iniciar efetivamente o estgio somente aps a assinatura do Termo de Compromisso de Estgio pelo estudante, pelo representante da instituio de ensino e pelo Coordenador de Gesto de Pessoas, na Defensoria Pblica-Geral da Unio ou pelo defensor pblico-chefe, nas unidades da Defensoria Pblica da Unio. CAPTULO VIII DA DISTRIBUIO Art. 20 - Cabe ao defensor pblico-chefe de cada unidade da Defensoria Pblica da Unio distribuir os estagirios selecionados entre os ofcios e demais reas de atividade pertinentes. CAPTULO IX DAS ATRIBUIES, DEVERES E RESPONSABILIDADES DO ESTAGIRIO. Art. 21 - O estagirio assinar o Termo de Compromisso de Estgio TCE, por meio do qual ter cincia dos seus deveres, atribuies e responsabilidades e se comprometer a cumprir as normas e os normativos regulamentares aplicveis ao estgio, bem como aos da Defensoria Pblica da Unio. Pargrafo nico. O estudante com deficincia ter atribuies e responsabilidades compatveis com a sua condio. Art. 22. Ser exigida do estagirio a apresentao de exame mdico que comprove a aptido para a realizao do estgio, no sendo necessrio que o mesmo submeta-se percia mdica oficial. Art. 23. O estagirio dever usar, nas dependncias da Defensoria Pblica da Unio, o crach de identificao fornecido pela Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU. 1 Na hiptese de perda ou roubo do crach de identificao, o estagirio dever comunicar imediatamente a Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU. 2 Em caso de desligamento, o estagirio dever devolver o crach de identificao Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

Art. 24 - O estagirio dever comunicar imediatamente ao supervisor, quando for o caso, a desistncia do estgio ou quaisquer alteraes relacionadas atividade escolar. Art. 25 - O estagirio dever guardar sigilo sobre informaes, assuntos, fatos e documentos de que tiver conhecimento em decorrncia do estgio. Art. 26 - A utilizao de internet, correio eletrnico e outros servios ou equipamentos da Defensoria Pblica da Unio fica condicionada s necessidades do estgio. Pargrafo nico. Cabe ao supervisor de estgio autorizar e controlar o uso dos instrumentos e servios mencionados no caput. Art. 27 - A jornada de atividade em estgio, observado o horrio de funcionamento da Defensoria Pblica da Unio, desde que compatvel com o horrio escolar, dever ser cumprida apenas no local indicado pelo rgo e ser: I de quatro horas dirias e vinte horas semanais, no caso de estudantes de nvel mdio. II de quatro horas dirias e vinte horas semanais ou de seis horas dirias e trinta horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior. 1 Nos perodos em que a instituio de ensino realizar avaliaes peridicas ou finais, a carga horria do estgio ser reduzida a metade, conforme estipulado no TCE, mediante prvia apresentao do calendrio acadmico. 2 vedada a realizao de carga horria diria superior prevista no caput deste artigo, sendo proibida a compensao de horrio, salvo quando justificada e devidamente autorizada por escrito pela chefia imediata, hiptese em que o estagirio dever compensar o horrio no trabalhado at o ms subsequente ao da ocorrncia. Art. 28 - O estagirio que, eventualmente, receber valores pagos equivocadamente pela Defensoria Pblica da Unio, dever promover a restituio imediatamente. Art. 29 - O estagirio dever providenciar a abertura de conta-corrente bancria, junto a qualquer das instituies financeiras conveniadas, sua escolha, para o recebimento regular da respectiva bolsa de estgio e da indenizao a ttulo de auxlio-transporte para firmar o instrumento para autorizao de estgio. Pargrafo nico. A obrigao prevista no caput deste artigo indispensvel e a sua inobservncia impede a concesso da bolsa de estgio. Art. 30 - O estagirio dever manter os seus dados cadastrais atualizados perante a Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU e esta, junto ao Sistema Integrado de Administrao de Recursos Humanos SIAPE.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

Art. 31 - Cabe ao estagirio elaborar relatrio semestral das atividades de estgio e encaminh-lo ao Agente de Integrao Empresa-Escola, devidamente aprovado por seu supervisor. CAPTULO X DO RECESSO DE ESTGIO Art. 32 - O estagirio ter direito a recesso de trinta dias, sem prejuzo do pagamento da bolsa, quando o perodo de estgio for igual a um ano. 1 O recesso ser usufrudo, preferencialmente, no perodo coincidente com o perodo de frias escolares, devendo ser registrado na frequncia mensal do estagirio. 2 Os dias de recesso previstos neste artigo sero concedidos de maneira proporcional nos casos em que o contrato da bolsa de estgio tiver durao inferior a um ano. 3 A proporcionalidade de que trata o pargrafo anterior ser calculada razo de dois dias e meio por ms completo de estgio, devendo ser arredondado o total dos dias apurados para o nmero inteiro subsequente. 4 Os dias de recesso devero ser previamente acordados entre estagirio e supervisor, observado o disposto no 1, sendo permitido seu parcelamento em at trs etapas, durante o exerccio de um ano. 5 Os pedidos de solicitao de recesso devero ser encaminhados, impreterivelmente, Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU, no prazo mnimo de quinze dias antes da data prevista para o incio do perodo aquisitivo. Art. 33 - O recesso remunerado do estagirio dever ser usufrudo apenas enquanto o Termo de Compromisso de Estgio ou o Termo Aditivo estiver vigente. Art. 34 - Ocorrendo o desligamento do estagirio antes do trmino da vigncia do estgio e no tendo o estudante usufrudo o recesso proporcional a que teria direito, assegurado o usufruto posterior data em que o desligamento foi informado, ficando adiada a data de desligamento para o final do recesso. Pargrafo nico. Fica assegurada, por ocasio do desligamento, a renncia aos dias de recesso proporcional que o estudante teria direito, condicionada apresentao de formulrio prprio Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU, devidamente assinado pelo interessado. CAPTULO XI DO DESLIGAMENTO DO ESTAGIRIO Art. 35 - O desligamento do estagirio ocorrer: I automaticamente, ao trmino do prazo de durao do estgio;

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

II por abandono do estgio na Defensoria Pblica da Unio ou na instituio de ensino; III de ofcio, no interesse e convenincia da Defensoria Pblica da Unio; IV por comprovao de no aproveitamento no estgio ou na instituio de ensino; V a pedido do estagirio; VI por descumprimento de obrigao assumida no Termo de Compromisso de Estgio; VII pelo no comparecimento, sem motivo justificado, por mais de cinco dias, consecutivos ou no, no perodo de um ms, ou por trinta dias durante todo o perodo do estgio; VIII por interrupo ou concluso do curso na instituio de ensino; IX por conduta incompatvel com a exigida pela Defensoria Pblica da Unio. 1 Quando do desligamento, por qualquer dos motivos constantes no artigo anterior, com exceo do inciso IX, o estagirio far jus ao Certificado de Estgio. 2 O estagirio que apresentar atestado mdico superior a cinco dias corridos ou quinze dias intercalados, no perodo de um ano ser desligado do estgio. 3 O estudante desligado na hiptese prevista no pargrafo anterior poder reiniciar o estgio aps o perodo de afastamento, desde que a bolsa por ele anteriormente ocupada no tenha sido preenchida. CAPTULO XII DAS OBRIGAES DA COORDENAO DE GESTO DE PESSOAS Art. 36 - Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU cabe: I acompanhar a realizao do estgio estudantil em parceria com o dirigente da unidade onde o estudante desenvolve as atividades e com o supervisor de estgio; II solicitar ao Agente de Integrao, se for o caso, o encaminhamento de estudantes para preenchimento das oportunidades de estgio; III acompanhar a frequncia dos estagirios; IV realizar o pagamento da bolsa de estgio e do auxlio-transporte; V dar conhecimento das normas desta Portaria e das demais disposies pertinentes ao supervisor e ao estagirio; VI comunicar o desligamento do estagirio ao Agente de Integrao; e VII decidir sobre a interrupo do estgio nos casos de descumprimento dos dispositivos constantes desta Portaria e da legislao especfica.

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

CAPTULO XIII DA SUPERVISO DO ESTGIO Art. 37 - So de responsabilidade do supervisor de estgio: I receber, entrevistar e avaliar os candidatos vaga de estgio; II orientar o estagirio sobre a conduta tica e as normas da Defensoria Pblica da Unio; III acompanhar o desempenho do estagirio, observando a correlao entre as atividades desenvolvidas na unidade e aquelas exigidas pela instituio de ensino, previstas no TCE; IV proceder avaliao de desempenho do estagirio, aprovar e assinar relatrio de atividades de estgio; V manter informada a Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU sobre o desempenho do estudante e demais ocorrncias que digam respeito realizao do estgio; VI comunicar Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU, com a antecedncia mnima de quinze dias, do desligamento do estagirio; VII assinar a folha de frequncia do estagirio, providenciando seu encaminhamento Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU, mensalmente, at o quinto dia til do ms subsequente ao da realizao do estgio; VIII comunicar Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU as ocorrncias que impactam a folha de pagamento; IX elaborar e disponibilizar para a Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU o cronograma de recesso dos estagirios da Unidade; X encaminhar Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU a solicitao de recesso do estagirio. 1 O descumprimento do disposto nos incisos VI, VII, VIII e X supra ou a prestao de informao incorreta implicar responsabilizao do supervisor de estgio e do dirigente da unidade na qual o estagirio estiver alocado pelos prejuzos que decorrerem para a Defensoria Pblica da Unio. 2 O descumprimento do prazo disposto no item VII, deste artigo, poder implicar o desligamento do estagirio. Pargrafo nico. No estgio de nvel superior, em se tratando de cursos de Arquitetura, Agronomia, Biblioteconomia, Educao Fsica, Enfermagem, Engenharias, Farmcia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinria, Nutrio, Odontologia, Psicologia, Servio Social e Terapia Ocupacional,

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

o supervisor dever, obrigatoriamente, ter formao na mesma rea do conhecimento da graduao em curso pelo estagirio. Art. 38 - Cada supervisor poder ter, no mximo, dez estagirios sob a sua superviso. CAPTULO XIV DO AGENTE DE INTEGRAO Art. 39 - O Agente de Integrao ser selecionado em conformidade com as regras que regem as licitaes e os contratos no mbito da administrao pblica federal. Art. 40 - A Defensoria Pblica da Unio celebrar contrato com o Agente de Integrao, que ser responsvel por: I recrutar e pr-selecionar estudantes conforme especificaes de perfil estabelecidas pela DPGU/DPU; II contratar seguros contra acidentes pessoais em favor do estagirio; III controlar a efetiva frequncia do estudante na instituio de ensino; IV comunicar, por escrito, a concluso ou interrupo do curso realizado pelo estagirio na instituio de ensino; V encaminhar relatrio das atividades desenvolvidas pelo estudante respectiva instituio de ensino; VI entregar, ao final do estgio, termo de realizao de estgio com indicao resumida das atividades desenvolvidas, dos perodos e da avaliao de desempenho; VII articular-se com instituies de ensino para celebrao de convnios ou outro instrumento jurdico apropriado; VIII lavrar o Termo de Compromisso de Estgio, a ser assinado pela instituio de ensino, pelo estagirio e pela Defensoria Pblica da Unio; IX receber as avaliaes de desempenho do estagirio e os relatrios do estgio; X acompanhar e informar Defensoria Pblica da Unio, alm da vida estudantil do estagirio, a obteno de bolsa de estudo que possa ser ofertada ao estagirio pela instituio de ensino ou por organismos correlatos. CAPTULO XV DAS VEDAES Art. 41 - vedado ao estagirio, no mbito da Defensoria Pblica da Unio: I transportar, a pedido de servidor ou de qualquer outra pessoa, dinheiro ou ttulos de crdito;

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

II realizar servios de limpeza e de copa; III executar trabalhos particulares solicitados por servidor ou qualquer outra pessoa; IV estagiar em local insalubre ou que, direta ou indiretamente, exponha a sua sade ou coloque em risco a sua integridade fsica; V realizar viagens a servio com nus para a Defensoria Pblica da Unio; VI identificar-se, invocando sua qualidade de estagirio da Defensoria Pblica da Unio, quando no estiver no pleno exerccio das atividades decorrentes do estgio; VII ausentar-se do local de estgio, durante o expediente, sem prvia autorizao do supervisor; VIII retirar qualquer documento ou objeto da repartio, ressalvados aqueles relacionados ao estgio, sem prvia anuncia do supervisor; Pargrafo nico. O supervisor de estgio, sob pena de responsabilizao, fiscalizar a observncia do disposto neste artigo e, sempre que constatar que o estagirio realiza qualquer das atividades retromencionadas, far imediata comunicao Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU, que adotar as providncias pertinentes. Art. 42 - vedado o oferecimento de bolsa de estgio e a participao em estgio no obrigatrio ao estudante: I cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral, por afinidade ou consanguinidade, at o terceiro grau, de ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana de direo, chefia ou assessoramento e de servidores ocupantes de cargo efetivo do quadro de pessoal da Defensoria Pblica da Unio, salvo quando a contratao decorrer de processo seletivo; II menor de dezesseis anos de idade. CAPTULO XVI DAS DISPOSIES FINAIS Art. 43 - O recebimento da bolsa de estgio, do auxlio-transporte e de qualquer outro benefcio concedido ao estudante no caracteriza vnculo empregatcio. Art. 44 - vedado Defensoria Pblica da Unio conceder ao estagirio auxlioalimentao e assistncia sade. Art. 45 - Os documentos referentes a estgio, remetidos Coordenao de Gesto de Pessoas/DPGU, exceo das folhas de frequncia, devero ser protocolizados. Art. 46 - Os casos omissos sero resolvidos pelo Defensor Pblico-Geral Federal. Art. 47 - Revogam-se as Portaria DPU n 296, de 29.9.2006, publicada no DOU de 3.10.2006, pginas 26 e 27, seo 1, a Portaria DPU n 187, de 7.5.2008, publicada no

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


NCLEO DE MOSSOR
Av. Francisco Mota, 572, Bairro Costa e Silva, Mossor-RN. Reitoria da UFERSA Sala da DPU dpu.mossoro@dpu.gov.br

DOU de 9.5.2008, pgina 47, seo 1, a Portaria DPU n 229, de 10.6.2008, publicada no DOU de 12.6.2008, pgina 47, seo 1, e a Portaria DPU n 464, de 28.9.2009, publicada no DOU de 29.9.2009, pgina 22, seo 2. Art. 48 - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

HAMAN TABOSA DE MORAES E CRDOVA Publicado no DOU em 26/07/2012, na seo 01 Pgina 45

Potrebbero piacerti anche