Sei sulla pagina 1di 7

Doutrina da trindade

Jose supertino Macedo filho

Casado com Luzinete Dias Souza Bacharel em Teologia pela FATIN Natural de Nova Redeno Bahia Servo do Senhor Jesus Cristo desde 1998/03/08,

NOVA REDENO BA.

Dedicatria

Ao Deus que sirvo por intermdio de Jesus Cristo de Nazar e por seu Esprito o Paracleto enviado para nos guiar at ao Trono do Deus trino. E minha esposa Luzinete, companheira inseparvel no ministrio, a quem agradeo por existir em minha vida. Aos meus professores em bacharelado Joo Izidio, Joo Manuel, Farenilda dos Anjos, Haildes Moura entre outros, que s contriburam para meu crescimento espiritual. Ao egrgio, PR. Edvaldo Marques que por meio de suas mensagens vinda do corao de Deus fez de mim um servo de Jesus Cristo, obrigado a todos e que o Deus Pai, e Deus Filho, e Deus Esprito Santo esteja sempre convosco.

TRINITARISMO (TRINDADE)

Instrutor: Jose Supertino Macedo Filho.

INTRODUO Se fosse solicitado maioria dos crentes comuns, e dos pastores de um modo geral para explicar a trindade, quase todos eles, em lugar do trinitarismo, apresentariam o conceito tritesta, e no uma definio trinitarista, com certeza, diriam que existem trs pessoas divinas, a saber: Pai, Filho, e Esprito Santo, e que so uma s pessoa. Mas, se fossem um pouco mais pressionados a explicar melhor isso, diriam que essas trs pessoas so distintas; essa viso triteista; ou seja, haveria trs deuses, com existncia separada uma da outra. O conceito trinitarista fala da essncia de Deus como algo que esta sujeita a distino em trs pessoas, mas sem qualquer diviso que venha a permitir qualquer distino em trs pessoas diversas. No existem trs deuses, (triteismo) nem tampouco trs manifestaes de um s Deus (unicismo); antes, todas as pessoas so co-extensivas, co-iguais, e coeternas. Tudo isso, sem se importar que tipo de argumento ou analogia faa para explicar. Apalavra trindade significa a unio de trs partes ou expresses em uma s. Porem, se postularmos trs pessoas separadas, cairemos no Tritesmo, mesmo que digamos que essas trs pessoas possuam o mesmo tipo de natureza; visto que existem tambm muitos homens possuindo o mesmo tipo de natureza e que no perfazem o mesmo individuo. lamentvel, mas a maioria dos argumentos sobre a trindade, no passa de conceitos tritesta.

COMENTTRIO Os termos trindade e triunidade, referindo-se a Deus, no se acham nas escrituras sagrada. Trindade Divina, no significa trs deuses num s, nem trs pessoas diferentes numa s, e nem significa que Deus se manifesta em trs modos diferentes. A bblia nos revela um Deus uno em essncia e em trs pessoas distintas, eternas e iguais. ESSNCIA aquilo que faz que uma coisa seja o que : natureza ntima das coisas, pessoas, individua que subsiste por si, espiritual. Em Deus h trs pessoas distintas e uma s divindade. PERSONALIDADE a qualidade do que pessoal: carter essencial e exclusivo de uma pessoa; aquilo que a distingue de outra; individualidade consciente. As trs pessoas da santssima trindade tm uma s essncia, uma s personalidade, que chamamos de trindade ou triunidade de Deus. Em essncia, o Esprito Santo Deus em existncia, Ele conhecido como Esprito Santo; o mesmo vale tanto para o Pai, como para o Filho.
O PAI DEUS Trabalhai, no pela comida que perece,

mas pela comida que permanece para vida eterna, a qual o filho do homem vos dar; pois neste, Deus, o pai imprimiu o seu selo. (Joo 6.27). O ESPIRITO SANTO DEUS Ananias, porque encheu satans o teu corao, para que mentisses ao Espirito Santo e retivesse parte do preo do terreno? ...No mentiste aos homens, mas a Deus. (Atos 5.3-4). O FILHO DEUS No principio era o verbo e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. (Joo 1.1). DEUS PAI, FILHO E ESPRITO SANTO portanto ide vazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo (Mateus 28.19).

Deus uno em essncia e em trs pessoas distintas. A essncia de Deus nica e indivisvel, mas tem trs modos de subsistncia, e no trs modos de manifestao como ensinam os unicistas. A pluralidade da Divindade no pluralidade de essncia, mas pluralidade de pessoas.

Portanto a essncia de Deus nica e indivisvel, em trs pessoas distintas e em trs modos de subsistncia. Por isso, o nome da trindade : EU SOU O QUE SOU (EXODO 3.14). O pai eterno pai, desejo que onde eu estou, esteja comigo tambm aqueles que me tens dado, para verem a minha gloria, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundao do mundo. (Joo 17.24). O Filho eterno porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo esta sobre seus ombros; e o seu nome ser Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Prncipe da paz, (Isaias 9.6). O Esprito Santo eterno Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Esprito Eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus (hebreus 9.14). Deus Pai, primordialmente, em virtude da relao que Ele mantm para com o Eterno Filho. Esta relao de prioridade e no de superioridade. O Filho nos apresentado pelas escrituras como sendo o logos a imagem e a essncia de Deus, o Filho unignito (Jo 1.14-18). Deus declara o verbo tendo como autoridade de Filho, ungindo-o como Rei do universo e constituindo-o Sumo sacerdote (salmo 2.7, II Samuel 7.14; 1.8-10). O Filho de Deus, Jamais teve um comeo de existncia, mas uma relao eterna com o Pai. A subordinao do Filho ao Pai no uma subordinao de essncia, como tambm a prioridade do Pai no significa superioridade. O Pai no Deus por ser Pai, porque Deus no somente Pai, mas tambm Filho e Esprito Santo. O Filho no Deus por ser filho porque Deus no somente Filho, mas tambm Pai e Esprito Santo. Embora sabendo que Pai, Filho e Esprito Santo uma Triunidade, quo difcil para ns definir este assunto com preciso. Ate porque a trindade Divina infinita e ns somos finitos, e o finito em demanda do infinito, est sempre numa distancia infinita. mais fcil explicar a diviso da alma, corpo e esprito do que explicar a trindade. Mas, se o homem no consegue explicar a sua prpria triunidade finita, como poderia explicar a eterna Trindade infinita. Entre os muitos herticos que negam a trindade divina achamse os modernos testemunhas de Jeov e os Mrmons. Sua literatura perniciosssima, saturada de erros Bblicos de toda sorte, exatamente porque negam a doutrina da Trindade.

A doutrina da trindade nos fornece as chaves de todas as outras doutrinas Bblicas. Quem erra na doutrina da Trindade, com certeza, errar tambm em todas as outras doutrinas da Bblia Sagrada. Ho! Homem finito porque negas a existncia da trindade infinita? Somente porque no podes exaurir a sua estupenda realidade? Poderia uma pequena taa conter o mar? Cala-te adore-a e cr somente. Se no me perguntar quem a trindade eu sei, mas se me perguntar eu confesso que no sei; apenas creio com o corao e confesso com a boca, embora no posso explicar com o intelecto analtico-mental. Sabemos que a trindade existe, mas no conseguimos explicla com meros silogismos humanos. Ate porque, existem coisas que no se pode explicar, porque, quem no cr no aceita nenhuma explicao. Para ns, a Trindade continua sempre um mistrio que deve ser aceito pelos expedientes da f. A f transpe barreiras. Onde terminam as nossas faculdades mentais inicia-se os expedientes da f, aleluia!

A TRINDADE APARECE Na Comisso Apostlica - portanto ide, fazei discpulo de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, ate a consumao dos sculos (Mateus 28.19-20). Na Bno Apostlica- A graa do senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo sejam com todos vs (II co 13.13). No Batismo de Jesus Batizado que foi Jesus, saiu logo da gua; e eis que se lhe abriram os cus, e viu o Espirito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Ele; e eis que uma voz dos cus dizia: Este o meu Filho amado, em quem me comprazo (Mateus 3.16-17). No Ensino de Jesus E eu rogarei ao Pai e Ele vos dar outro Ajudador, para que fique convosco para sempre (Joo 14.16). No Ensino de Paulo Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. E h diversidade de ministrios, mas o senhor o mesmo. E h diversidade de operaes, mas o

Mesmo Deus que opera tudo em todos (ICO 12.4-6) veja ainda: At 20.28.

BIBLIOGRAFIA
A Bblia Explicada S.E. Mcnar d. CPAD. Bblia do Ministro, Editora Vida. Bblia de Anotaes Thompson, Editora Vida. Dicionrio Aurlio. Dicionrio da Bblia, John D. Devides. Dicionrio de Filosofia, Walteter Brugger. Pneumatologia, SETAD. Enciclopdia histrica-teologica, Walter Elwell. Concordncia bblica Abreviada, Editora Vida.

Potrebbero piacerti anche