Sei sulla pagina 1di 16

Exerccio 1: (FCC 2006) Para que se respeite a concordncia verbal, ser preciso corrigir a frase: A) B) C) D) E) Tm havido dvidas sobre

a capacidade do sistema de sade cubano. Tm sido levantadas dvidas sobre a capacidade do sistema de sade cubano. Ser que o sistema de sade cubano tem suscitado dvidas sobre sua eficcia? Que dvidas tm propalado os adversrios de Cuba sobre seu sistema de sade? A quantas dvidas tem dado margem o sistema de sade de Cuba?

Exerccio 2: (FCC 2007) As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase: A) No se imputem aos adolescentes de hoje a exclusiva responsabilidade pelo fato, lastimvel, de aspirarem a to pouco. A presena macia, em nossas telas, de tantas fices, no nos devem fazer crer que sejamos capazes de sonhar mais do que as geraes passadas. Se aos jovens de hoje coubesse sonhar no ritmo das fices projetadas em nossas telas, mltiplos e geis devaneios se processariam. Ficaram como verses melhoradas da nossa vida acomodada de hoje o vestgio dos nossos sonhos de ontem. Ao pretender que se mobilize os estudantes para as exigncias do mercado de trabalho, o professor de nossas escolas impede-os de sonhar.

B)

C)

D) E)

Exerccio 3: (FCC 2007) O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: A) Para que no (restringir) o sonho de um jovem, as imposies do mercado de trabalho devem ter sua importncia relativizada. Seria essencial que nunca (faltar) aos adolescentes, mesmo em nossos dias pragmticos, a liberdade inclusa nos sonhos. Entre as duas hipteses que (examinar), considera o autor que o elemento comum reduo da capacidade de sonhar. No se (delegar) s escolas a misso exclusiva de preparar os jovens para sua insero no mercado de trabalho. pena que (faltar) aos jovens a referncia dos sonhos que seus pais j tenham alimentado em sua poca de adolescentes.

B)

C)

D)

E)

Exerccio 4: (FCC 2009) As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na construo da seguinte frase:

A)

Atribuem-se a picos de tenso ou raios ocasionais a causa de muita perda de informaes, que se julgavam preservadas numa memria eletrnica. Diferentemente do que ocorre com livros muito antigos, que se vm revelando muito resistentes, os de hoje ressentem-se do uso constante. Caso deixassem de haver as grandes bibliotecas de hoje, possvel que os homens do futuro no pudessem interpretar plenamente a nossa cultura. Confia-se a um suporte eletrnico incontveis informaes, mas no se podem avaliar com segurana quanto tempo permanecero disponveis. Ainda que s venha a restar da nossa poca algumas boas bibliotecas, elas sero suficientes para dar notcia do que pensamos e criamos.

B)

C)

D)

E)

Exerccio 5: (FEI-SP 1997) Indique a alternativa em que haja ERRO de concordncia: A) B) C) D) E) Terminadas as aulas, os alunos viajaram. Esta ma est meia podre. meio-dia e meia. Dinheiro, benefcios pessoais, chantagens, nada podia corromp-lo. Ajudaram no trabalho amigos e parentes.

Exerccio 6: O estudo e a experincia _______davam-lhe a calma com que resolvia os problemas que lhe _______. A) B) C) D) E) acumulados / apresentava. acumulados / apresentavam. acumulada / apresentavam. acumulado / apresentavam. acumulada / apresentava.

Exerccio 7: Se _________ mais tarefas a executar ____________ mais elementos na equipe de trabalho. A) B) houvessem / deveriam existir. houvesse / deveria existir.

C) D) E)

houvessem / deveria existir. houvesse / deveriam existir. houvessem / deveriam existirem.

Exerccio 8: No dia marcado ___________-se as provas, a que ___________ de _________ apenas dois por cento dos candidatos. A) B) C) D) E) realizou / deixou / comparecer. realizou / deixaram / comparecer. realizou / deixou / comparecerem. realizaram / deixou / comparecerem. realizaram / deixaram / comparecer.

Exerccio 9: No _______ ainda sete horas, e j _________ muitas pessoas que ___________ o incio do expediente. A) B) C) D) E) seriam / haviam / aguardava. seriam / havia / aguardavam. seria / haviam / aguardava. seria / haviam / aguardavam. seria / havia / aguardavam.

Exerccio 10: No ___________ condies para se ____________ os trabalhos; mesmo que as _____________, era tarde. A) B) C) D) E) havia / recomearem / houvesse. haviam / recomearem / houvessem. haviam / recomear / houvesse. haviam / recomear / houvessem. havia / recomear / houvessem.

Exerccio 11: __________ trs meses que no ___________ os pssaros. A) B) C) D) E) faziam / via-se. fazia / viam-se fazia / se viam fazia / se via faziam / se viam

Exerccio 12: _______ pocas em que no _______ levantamentos; praticamente, no ________ dados atualizados na secretaria. A) B) C) D) E) houve / se fez / havia. houve / se fizeram / havia. houveram / se fez / tinha. houveram / se fizeram / haviam. houve / se fizeram / existia.

Exerccio 13: (UFPR 2010) Considere as seguintes formas verbais:

havia recebido tinha recebido estava recebendo iria estar recebendo Na frase Todas as notcias daquele dia foram redigidas a partir dos documentos que a direo do jornal recebera do ministrio pblico, a forma verbal grifada pode ser substituda, mantendo-se a relao de sentido temporal e sem prejuzo obedincia lngua culta, por: A) B) C) D) E) 4 apenas 1, 2 e 3 apenas. 3 e 4 apenas. 1 e 4 apenas. 1 e 2 apenas.

Exerccio 14: Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo: Nesse campo ___________ muitas teorias, algumas __________ apresentadas do que outras, mas no perfeitas.

A) B) C) D) E)

existe / melhores. existe / mais bem. existem / mais bem. existem / melhores. existe / melhor.

Exerccio 15: Assinale a alternativa que contm as formas adequadas ao preenchimento das lacunas. ___________ dez horas que se ____________ iniciado os trabalhos de apurao dos votos sem que se ___________ quais seriam os candidatos vitoriosos. A) B) C) D) E) fazia / haviam / previsse. faziam / haviam / prevesse. fazia / havia / previsse. faziam / havia / previssem. fazia / haviam / prevessem.

Exerccio 16: ssinale a concordncia errada. A) B) C) D) E) Aqui faz veres terrveis. Era trs horas quando Pedro saiu. A maior parte de suas companheiras eram felizes. Antigamente devia haver ali belas matas. Ficou na gaveta o dinheiro e as jias.

Exerccio 17: Assinale a alternativa cujos verbos que completam adequadamente as lacunas abaixo. Logo que forem ________ os relatrios e __________ os problemas, ser ______________ a razo das grandes despesas em nossa repartio. A) lido, resolvido, discutido.

B) C) D) E)

lidos, resolvidos, discutido. lidos, resolvido, discutida. lido, resolvidos, discutida. lidos, resolvidos, discutida.

Questes: 1. Assinale a opo em que h erro de conjugao verbal em relao norma culta da lngua:a) Se ele vir o nosso trabalho, ficar muito doente. b) No desanimes; continua batalhando. c) Meu pai interveio na discusso. d) Se ele reouvesse o que havia perdido. e) Quando eu requiser a segunda via do documento... 2. A nica frase que NO apresenta desvio em relao concordncia verbal recomendada pela norma culta : a) A lista brasileira de stios arqueolgicos, uma vez aceita pela Unesco, aumenta as chances de preservao e sustentao por meio do ecoturismo. b) Nenhum dos parlamentares que vinham defendendo o colega nos ltimos dias inscreveram-se para falar durante os trabalhos de ontem. c) Segundo a assessoria, o problema do atraso foi resolvido em pouco mais de uma hora, e quem faria conexo para outros Estados foram alojados em hotis de Campinas. d) Eles aprendem a andar com bengala longa, o equipamento que os auxilia a ir e vir de onde estiver para onde entender. e) Mas foram nas montagens do Kirov que ele conquistou fama, especialmente na cena Reino das Sombras, o ponto mais alto desse trabalho. 3. A nica frase em que as formas verbais esto corretamente empregadas : a) Especialistas temem que rgos de outras espcies podem transmitir vrus perigosos. b) Alm disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estar muito longe de tornarse um participante ativo do jogo mundial. c) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum far a sociedade em que eu acredito. d) A inteligncia como um tigre solto pela casa e s no causar problema se o suprir de carne e o manter na jaula. e) O nome secreto de Deus era o princpio ativo da criao, mas diz-lo por completo equivalia a um sacrilgio, ao pecado de saber mais do que nos convinha. 4. (FUVEST) Complete as frases abaixo com as formas corretas dos verbos indicados entre parnteses. a) Quando eu _________________ os livros, nunca mais os emprestarei. (reaver) b) Os alienados sempre ______________ neutros. (manter-se) c) As provas que _____________ mais erros seriam comentadas. (conter) d) Quando ele _________________ uma cano de paz, poder descansar. (compor) 5. (FGV) Nas questes abaixo, ocorrem espaos vazios. Para preench-los, escolha um dos seguintes verbos: fazer, transpor, deter, ir. Utilize a forma verbal mais adequada. 1) Se _______________ dias frios no inverno, talvez as coisas fossem diferentes. 2) Quando o cavalo ________________ todos os obstculos, a corrida terminar. 3) Se o cavalo _______________ mais facilmente os obstculos, alcanaria com mais folga a linha de chegada. 4) Se a equipe econmica no se __________________ nos aspectos regionais e considerar os aspectos globais, a possibilidade de soluo ser maior. 5) Caso ela ______________ ao jogo amanh, dever pagar antecipadamente o ingresso. 6. (ENG. MACK) As formas que completariam o perodo Pagando parte de suas dvidas anteriores, o comerciante

________________ novamente seu armazm, sem que se __________ com seus credores, para os quais voltou a merecer confiana, seriam: a) proveu indispusesse b) proviu indispuzesse c) proveio indispuzesse d) proveio indispusesse e) n.d.a. 7. Complete os espaos com um dos verbos colocados nos parnteses: a) ________________os filhos e o pai... (chegou/chegaram) b) Fomos ns que _______________ na questo (tocou/tocamos) c) No serei eu quem _________________ o dinheiro. (recolherei/ recolher) d) Mais de um torcedor _______________________ estupidamente. (agrediu-se/agrediram-se) e) O fazendeiro com os pees __________________ a cerca. (levantou/ levantaram) 8. Como no exerccio anterior. a) _____________ de haver algumas mudanas no seu governo. (h/ ho) b) Sempre que ______________ alguns pedidos, procure atend-los rapidamente. (houver/ houverem) c) Pouco me _______________ as desculpas que ele chegar a dar. (importa/ importam) d) Jamais ______________ tais pretenses por parte daquele funcionrio. (existiu/ existiram) e) Tudo estava calmo, como se no ________________ havido tantas reivindicaes. (tivesse/ tivessem) 9. Complete os espaos com um dos verbos colocados nos parnteses. a) Espero que se _________________ as taxas de juro. (mantenha/ mantenham) b) importante que se _______________ outras solues para o problema. (busque/ busquem) c) No se ______________ em pessoas que no nos olham nos olhos. (confia/confiam) d) Hoje j no se __________________ deste modelo de carro. (gosta/ gostam) e) A verdade que ________________ certos pormenores pouco convincentes. (observou/observaram) Resoluo: 01 E 02 A 03 E 04 - a) reouver b) mantm / mantiveram c) contivessem d) compuser 05 - 1) fizesse 2) transpuser 3) transpusesse 4) detive 5) v 06 A 07 - a) Chegaram b) tocamos c) recolher d) agrediram-se e) levantaram 08 - a) H b) houve c) importam d) existiram e) tivesse 09 - a) mantenham b) busque c) confia d) gosta e) observaram Exerccios: concordncia verbal (com gabarito) 1- Nas frases a seguir, efetue a concordncia, escolhendo a forma verbal adequada: a- A maioria dos polticos ___________ contra . (votou/votaram) b- Uma multido de torcedores ___________. (gritava/gritavam) c- Um enxame __________ no telhado. (pousou/pousaram) d- Um enxame de abelhas africanas ___________no telhado. (pousou/pousaram) e- A maioria dos custos ____________________. (seria revista/ seria revistos) f- A maioria ali ____________ a reforma. (apoiou/apoiaram) g- Cerca de vinte pessoas ___________ na delegacia. (acabou/acabaram) h- Mais de um policial ____________ no local. (esteve/estiveram) i- 20% dos municpios no _____________ acertar as contas com o Estado. (conseguiu/conseguiram) j- 80% da Mata Atlntica no ______________ ao do homem. (resistiu/resistiram) k- 1% dos eleitores, apenas, ______________ em partidos de direita. (votou/votaram) l- Ele foi um dos que ________________ pelos nossos direitos. (lutou/lutaram) m- Ana foi uma das que _____________ no vestibular. (passou/passaram) n- Minas Gerais _______________ grandes escritores. (tem/tm) o- Os Sertes ______________ muitos historiadores. (influenciou/influenciaram) p- Os Estados Unidos ______________ o Iraque. (invadiu/invadiram) q- Poucos de ns _____________ o dinheiro. (conseguiro/conseguiremos) r- Alguns de ns _____________ escalados para entregar o prmio. ( foram/fomos) s- Qual de ns _____________ o exerccio? (far/faro/faremos) t- Nenhum dos presentes ____________ abrir a boca. (ousou/ousaram) u- Fui eu que __________ os exerccios. (fiz/fez) v- Fomos ns quem _____________ o quadro.(pintou/pintamos) 2- Complete as frases seguintes com a forma apropriada do verbo SER, no presente do indicativo:

a- Mariana ______________ as alegrias da me. b- Vidas Secas ___________ uma obra muito conhecida de todos. c- As tristezas da famlia ___________ as peripcias do filho. d- Os responsveis pelo trabalho ___________ sempre ns. e- Hoje _________ dia 13 de setembro. f- Hoje ________ 28 de maio. g- Seu problema ___________ eu? h- O pas __________ ns. Ns ________ a nao brasileira. i- _________ exatamente vinte para as trs. j- Aquilo __________atitudes tpicas de adolescente. 3- Que diferenas de sentidos h entre as frases de cada par? a- A vida os conflitos dirios. b- A vida so os conflitos dirios. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ c- Joo com seu amigo lideraram a greve. d- Joo, com seu amigo, liderou a greve. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ Gabarito 1- a- votou ou votaram b- gritava ou gritavam c- pousou d- pousou ou pousaram e- seria revista ou seriam revistos f- apoiou g- acabaram h- esteve i- conseguiram j- resistiu ou resistiram k- votou/votaram l- lutou ou lutaram m- passou ou passaram n- tem o- influenciou ou influenciaram p- invadiram q- conseguiro ou conseguiremos r- foram ou fomos s- far t- ousou u- fiz v- pintou ou pintamos 2- a- b- ou so c- ou so d- somos e- f- so ou g- sou h- somos e somos i- so j- ou so 3- a- nfase na vida b- nfase nos conflitos c- nfase no conjunto de sujeitos d- nfase em Joo, o amigo s um acompanhante Veja mais exerccios: H casos especiais de concordncia verbal que no seguem regra geral (ou parecem no seguir), ou admitem mais de uma possibilidade. Esses casos podem ser agrupados em trs categorias: os que s admitem verbo no singular, os que s admitem no plural, e aqueles que admitem o verbo no singular e no plural. Agora, escolha a opo que melhor completa os espaos abaixo e verifique se voc anda cometendo erros de portugus. 1. _________________ cinco horas no relgio. Deram Deu Dava 2. __________________ outras greves na semana que vem. Pode haver Podem haver Poder haver 3. No serei eu que _______________ a denncia. Fiz far farei 4. Por meio do teclado, _____________ ao papel os caracteres correspondentes. transmitem-se transmite-se se transmite 5. _______________ das minhas sugestes. Discordou-se Discordaram-se Se discordaram 6. No permitido que ________________ carros sem carto. se estacionem se estacione estacione-se 7. ______________ em vrias solues diferentes. Se pensaram Pensaram-se Pensou-se 8. importante que ______________ os erros do passado. Se evite Se evitem Evite-se 9. No ___________ murmrios no salo de festas. se ouviram ouviram-se se ouviu 10. Jogos, passeios, festas, nada o ______________. Distraam distraa distraram Gabarito de mais exerccios 1. _________________ cinco horas no relgio. Deram 2. __________________ outras greves na semana que vem. Poder haver 3. No serei eu que _______________ a denncia. farei 4. Por meio do teclado, _____________ ao papel os caracteres correspondentes. transmitem-se 5. _______________ das minhas sugestes. Discordou-se 6. No permitido que ________________ carros sem carto. se estacionem 7. ______________ em vrias solues diferentes. Pensou-se 8. importante que ______________ os erros do passado. Se evitem 9. No ___________ murmrios no salo de festas. se ouviram 10. Jogos, passeios, festas, nada o ______________. distraa

1) (CONCORDNCIA VERBAL) Assinale a alternativa cuja concordncia verbal NO est de acordo com o padro culto: a) Menino, falaram-me mal de voc. b) Haviam muitas crianas no parque ontem. c) Embaixo das pedras h muitas lagartas. d) Naquela casa, dorme-se de dia e trabalha-se noite. 2) (CONCORDNCIA VERBAL) Assinale o erro: a) Compramos dois mil e quarenta folhas de papel especial. c) Fizemos uma observao na pgina trezentos e dois.

b) Comprei oitocentos gramas de po. d) Voc ainda reside na casa dois?

3) Assinale a alternativa em que a marcao de concordncia verbal NO corresponda ao portugus padro. a) Vai fazer duas horas que Rubio contempla a enseada. b) Deram oito horas da manh. c) Deviam estar arregalados os olhos de Rubio. d) No consta no texto de Machado os valores recebidos na herana. 4) Assinale a alternativa incorreta. a) "Repousavam bem perto um do outro a matria e o esprito." (A. Herculano) b) Mulher no foi talhada para homens indefesos. c) necessrio cautela com a vida. d) Para quem esta entrada proibida? 5) (CONCORDNCIA VERBAL) Forma verbal errada: a) No ponde o dedo em ferida alheia b) No odieis o vosso prximo c) No odeies o teu prximo d) No intervenhais neste assunto 6) Assinale a alternativa com erro: a) Ele disse que deve haver muitos alunos neste colgio c) Durante a tarde, ainda se ouviu, ao longe, alguns tiros

b) Hoje faz exatamente dois anos que tudo aconteceu d) As lutas que houve naquele tempo mataram muita gente

8) "Envio-lhe _______ os planos ainda em estudo e ________ explicaes dadas pelo candidato e secretria ________." a) anexo - bastantes atenciosos b) anexos - bastante - atenciosos c) anexos - bastantes atenciosas d) anexos - bastantes - atenciosos 9) Assinale a alternativa que, na sequncia, completa corretamente as oraes seguintes: I - Isto _______ migalhas. II - Nossa vida ________ loucuras. III - Vocs ________ meu castigo. IV - As cores vermelha e negra ________ a marca do braso. V - Hoje ________ doze de janeiro. a) so, eram, sero, eram, so b) , eram, sero, era, c) so, era, sero, era, so d) , eram, sero, eram, so 10) ________ voc estima o oramento ________ solicitei? a) Quanto - em que lhe b) Quanto - por que lhe 1-b 2-a 3-d 4-b 5-a 6-c 8-d

c) Em quanto - que lhe 9-a 10-c

d) Em quanto - de que o

1) (CONCORDNCIA VERBAL) Quanto concordncia verbal, assinale a alternativa CORRETA. a) Falharam a previso e os resultados obtidos na corrida de ontem. b) Aluga-se cobertores para as noites mais frias do ano. c) Ao consultar o relgio, disse: '- Meu Deus, j onze horas'. d) Nunca houveram tantas obras na cidade como agora. 3) Somente uma das frases abaixo apresenta erro de concordncia. Indique-a. a) Para obterem-se resultados so necessrios sacrifcios. b) Vai fazer cinco anos que moramos aqui. c) Por se tratarem de contedos j revistos, no voltarei a explic-los. d) Prev-se que um grande nmero de cadeiras sero renovadas na Assembleia Legislativa. 4) (CONCORDNCIA VERBAL) Encontre a alternativa que apresenta erro de concordncia do verbo SER: a) Da cidade ilha uma hora e quarenta minutos. b) Amanh devem ser dez de maio. c) Isso so guas passadas. d) Dois mais dois quatro. 5) Assinale a incorreta: a) Esqueceu-me a carteira.

b) Eu me esqueci da carteira.

c) Eu esqueci da carteira.

d) Esqueceu-se a carteira.

6) (CONCORDNCIA VERBAL) Preencha as lacunas corretamente assinalando o que se pede, marcando a letra: - Seguem _______ vrias propostas. - Ouvi histrias as mais mirabolantes _________. - A criana estava ______ sonolenta. a) anexas, possveis, meio b) anexas, possvel, meio c) anexo, possveis, meia d) anexo, possveis, meio 7) Concordncia injustificvel: a) Foi necessria toda a documentao pedida para a matrcula. b) bom ter muita cautela nesse caso c) necessrio habilidade para resolver este problema d) Na presente situao, valido a justificativa trazida por ele 8) Estamos ________ apenas onze anos do ________ XXI e ainda no se ________ os preparativos para a grande viagem. a) h, sc., fizeram b) , seculo, fiseram c) a, seculo, fiseram d) a, sculo, fizeram 9) (CONCORDNCIA VERBAL) Assinale a opo que completa corretamente as lacunas da seguinte frase: "O controle biolgico de pragas ________" o texto faz referncia, certamente o mais eficiente e adequado recurso ________ os lavradores dispem para proteger a lavoura sem prejudicar o solo." a) do qual, com que. b) de que, que. c) a que, de que. d) ao qual, cujos. 10) H plena observncia das normas de concordncia verbal na frase: a) Reconhece-se nos loucos e nos bbados aqueles impulsos que fogem a qualquer tipo de mascaramento. b) Vivemos assaltados por tenses, e no so sem razo que elas se associam s mscaras de que nos valemos. c) Acabaram encontrando repercusses nos versos de Manuel Bandeira o desassombro libertrio dos loucos e dos bbados. d) Entre os profissionais de quem mais se exige sistemtico uso de mscaras est o responsvel pelo atendimento do pblico. 1-a 3-c 4-d 5-c 7-d 8-d 9-c 10-d alternativa com erro: a) Ele disse que deve haver muitos alunos neste colgio. c) Durante a tarde, ainda se ouviu, ao longe, alguns tiros. 2) Assinale o nico item correto: a) Ainda resta poucas vagas na sala. c) Uma parte dos alunos saiu cedo.

b) Hoje faz exatamente dois anos que tudo aconteceu. d) As lutas que houve naquele tempo mataram muita gente.

b) Falta cinco dias para as frias. d) Os Estados Unidos fabrica muitos carros.

3) Complete as lacunas: 1. Hoje _______ 24 de janeiro de 2000. 2. Trinta quilmetros _______ pouco. 3. J ________ uma e vinte. 4. _______ ser duas horas. a) - so - era Deve b) - - eram Devem c) so - - era Devem d) so - - eram- Deve 4) (CONCORDNCIA VERBAL) Assinale a alternativa correta quanto concordncia verbal. a) Sou eu que primeiro saio. b) cinco horas da tarde. c) Da cidade praia dois quilmetros. d) Dois metros de tecido so pouco para o terno. 6) Complete corretamente o texto: Em ateno ________ sua carta, envio-lhe o pedido. 1. 2. A 3. De 4. Com 5. Para a) 5 e1 b) 2 e 4 c) 3 e 1 7) Assinale a correta: a) Custa-me descobrir qual a correta c) Custei rever a matria

d) 1 e 2

b) Custei a resolver os problemas d) Custou-me para explicar a ele

8) " ________ discusso entre homens e mulheres ________ ao mesmo ideal, pois j se disse ________ vezes que da discusso, ainda que ________ acalorada, nasce a luz." a) bom voltados bastantes meio b) bom voltadas bastante meia c) boa voltadas bastantes meio d) boa voltados bastante meia

9) No sei o que ________ to insistentes a respeito de questes que j ________ relevantes. a) os tornam - foi considerado b) os torna - foram consideradas c) o tornam - foi consideradas d) os tornam - foram consideradas 10) (CONCORDNCIA VERBAL) Considere as oraes: I. Comentou-se os ataques do PCC. II. Precisa-se de funcionrios com experincia. De acordo com a norma culta: a) somente I est correta b) somente II est correta c) nenhuma est correta 1-c 2-c 3-c 4-a 6-d 7-a 8-a 9-d 10-b 1) Indique a alternativa em que tenha ocorrido ERRO de concordncia verbal. a) Os Estados Unidos mantm rgido controle em seus aeroportos. b) Devem-se pesquisar novos medicamentos para a doena. c) Dez por cento da produo ser exportada pela empresa. d) Grande nmero de moas saiu da sala antes de encerrarem a seo.

d) ambas esto corretas

4) _______ dez horas que se ______ iniciado os trabalhos de apurao de votos sem que se ________ quais seriam os candidatos vitoriosos: a) Fazia, haviam, previsse b) Faziam, haviam, prevesse c) Fazia, havia, previsse d) Fazia, haviam, prevessem 6) Determine, quanto concordncia, qual palavra ou expresso destacada no est errada: a) Tardiamente vi que eram pseudos-amigos. b) Salvas honrosas excees, falhamos todos. c) A carne se deteriorava a olhos vistos. d) A carne se deteriorava a olhos vistas. 8) A relao dos verbos que completam, convenientemente e respectivamente, as lacunas dos perodos abaixo : I - Hoje ________ 24 de janeiro. II - 30 quilmetros ________ muito. III - J ________ uma e vinte. IV - ________ ser duas horas. a) so - so - eram devem b) - so - era deve c) - - era devem d) so - - era - deve 9) (CONCORDNCIA VERBAL) A concordncia verbo-nominal est inteiramente correta na frase: a) O desenvolvimento de tcnicas de produo e de distribuio de alimentos permitiu a expanso da espcie humana em todo o planeta. b) Ocorreu mudanas expressivas, ao longo dos tempos, na relao do homem com os alimentos, que foi se tornando mais variados e disponveis. c) Os hbitos alimentares, parte significativa da cultura de cada pas, tornou-se uma das principais atividades econmicas do homem. d) Com o incio da agricultura, a tarefa de conseguir alimentos passaram a exigir menos esforo e os perodos de escassez de comida foi menos frequente. 10) A concordncia nominal e verbal est inteiramente correta na frase: a) A produo de alimentos orgnicos so feitos com respeito ao meio ambiente, evitando-se compostos qumicos txicos. b) Com o revezamento entre uma plantao de milho e outra, por exemplo, de legumes, so evitados o domnio de certas pragas na lavoura. c) Os fertilizantes qumicos utilizados na lavoura responsvel por emitir um gs que contribui enormemente para o aquecimento global. d) As vendas de produtos orgnicos, em todo o mundo, cresceram tanto, que a rea dedicada a esse cultivo tornou-se quatro vezes maior. 1-a 4-a 6-c 8-c 9-a 10-d 1) Assinale a alternativa que contm erro de concordncia verbal: a) Uma poro de pessoas viram o acidente. b) No eras tu que defendias isso. c) Talvez haja aulas amanh. d) Surgia vagarosamente as luzes da cidade. 2) I. Procederam-se s recomendaes de praxe. II. Na sala de aula havia cerca de cinco tipos de recursos udio-visuais. III. No quero muita coisa, to-somente sua ateno.

a) todos os perodos esto de acordo com a norma culta. c) apenas um perodo est de acordo com a norma culta.

b) apenas dois perodos esto de acordo com a norma culta. d) nenhum perodo est de acordo com a norma culta.

3) (CONCORDNCIA VERBAL) Assinale a frase cuja concordncia no se pode defender: a) A rvore crescia a olhos vista. b) A rvore crescia a olhos vistos. c) Vista a olhos a rvore crescia. d) No fosse os manuscritos como conheceramos a Idade Mdia? 4) ________ que ________ ao mnimo a quantidade de papis necessrios para obter esse documento. a) Foi noticiado, est reduzida b) Foram noticiados, esto reduzidos c) Foi noticiado, esto reduzida d) Foram noticiados, est reduzido 5) Voc pode ________ suas malas aqui e ________ da casa como lhe ________. a) por - dispor convir b) por - dispor convier c) por - dispr convier d) pr - dispor - convier 6) Havia pobres e ricos na festa de ontem. Na frase, o verbo est no singular porque: a) a concordncia facultativa b) concorda com o sujeito oculto c) h um erro de concordncia d) impessoal 7) H plena observncia das normas de concordncia verbal na frase: a) Sempre haver os que lucram com quaisquer iniciativas de que resulte algum nus para a imagem de confiabilidade de que carecem as instituies pblicas. b) A crescente disseminao de instituies que trabalham contra os interesses populares constituem um verdadeiro flagelo dos tempos modernos. c) curioso chamarem-se crime organizado a um tipo de iniciativas que investe, exatamente, contra a ordem social. d) No aprouvessem aos homens criar instituies, certamente viveramos todos sob o signo da violncia e da barbrie.

9) (CONCORDNCIA VERBAL) Assinale a alternativa correta quanto concordncia nominal. a) Os textos podem ser melhorado, tornando-se mais concisos. b) Seguiu inclusos o relatrio e a ata da reunio do prefeito. c) Era conciso o relatrio, assim como todos os documentos do prefeito. d) A vereadora disse que ela mesmo ia falar com o prefeito sobre as mudanas. 1-d 2-c 3-d 4-a 5-d 6-d 7-a 9-c 3) A concordncia est errada em: a) A gente voltamos correndo. b) Alguns ndios vieram depois. c) Apareceram vrios defeitos. d) As horas passaram depressa. 5) Indique a frase correta, considerando a concordncia das palavras. a) No creio que seja proibido a entrada neste prdio. b) Seguem anexos neste envelope as duplicatas solicitadas. c) Os gneros alimentcios esto caro no Brasil. d) necessrio fora de vontade para vencer na vida. 6) Assinale a frase em que h erro de concordncia: a) Os sertes possuem um sopro pico. b) Promove-se festas beneficentes na minha comunidade. c) H dois anos, os Estados Unidos invadiram a Lbia. d) Fui eu quem resolveu a adoo de tal medida. 7) "Tais coisas no se ________, mesmo que ________ a favor dela." a) faz seja b) fazem seja c) fazem sejam d) b e c esto corretas. 8) (CONCORDNCIA VERBAL) A concordncia verbal no est correta em:

a) Isso so verdadeiros absurdos. b) Os Andes ficam na Amrica. c) Entre ns no haviam segredos. d) Isso no passa de absurdos comentrios. 9) No ______________ o malote. a) foi eu quem recebi b) fui eu que recebeu c) foi eu que recebeu d) fui eu quem recebeu 3-a 5-d 6-b 7-d 8-c 9-d

Texto para interpretao

TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira) 1. Ando devagar porque j tive pressa 2. E levo esse sorriso porque j chorei demais 3. Hoje me sinto mais forte, mais feliz, 4. Quem sabe eu s levo a certeza 5. De que muito pouco eu sei 5. Ou nada sei 7. Conhecer as manhas e as manhs 8. O sabor das massas e das mas 9. preciso amor para poder pulsar 10. preciso paz para poder sorrir 11. preciso chuva para florir 12. Penso que cumprir a vida seja simplesmente 13. Compreender a marcha e ir tocando em frente 14. Como um velho boiadeiro levando a boiada 15. Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou 16. Estrada eu vou 17. Todo mundo ama um dia 18. Todo mundo chora um dia 19. A gente chega e no outro vai embora 20. Cada um de ns compe a sua histria 21. E cada ser em si 22. Carrega o dom de ser capaz 23. E ser feliz ____________________________________________________ Aps ler atentamente o texto, responda s questes: 1. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto: a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois no conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas. b. ( ) S possvel ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida. c. ( ) S atravs do choro individual e de outros que descobrimos o valor de um sorriso. d. ( ) Manhs, mas e chuva fazem parte da nossa histria, j que no somos donos do nosso destino. e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, necessrio entender o andamento da jornada e continuar vivendo. 2. Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto: a. ( ) Viver uma aprendizagem, fruto da observao atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos. b. ( ) Ser feliz o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas. c. ( ) A conscincia do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa histria nos deixa mais fortes, mais felizes. d. ( ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.

e. ( ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que possvel compormos a nossa histria com serenidade. Assinale a nica alternativa correta: 3. H vrias comparaes no texto que nos leva a concluir que o poeta fala: a. ( ) da boiada b. ( ) do boiadeiro c. ( ) do sabor das frutas d. ( ) dos dias vividos e. ( ) do dom da felicidade de cada um de ns 4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem: a. ( ) orgulhoso b. ( ) sem cultura c. ( ) experiente d. ( ) humilde e. ( ) sem rumo definido. Responda com suas palavras: 5. Como era a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia. __________________________________________________________ Gabarito Questo 1. Alternativas a, c, e Questo 2. a. (V) b. (F) c. (V) d.(F) e.(V) Questo 3. Alternativa (e) Questo 4. Alternativa (d) Questo 5. A vida do poeta era agitada e sofrida, demonstrado nos versos 1 e 2

S Voc

- (Fbio Jnior) Compositor: Vinicius Canturia Demorei muito pra te encontrar Agora eu quero s voc Teu jeito todo especial de ser Eu fico louco com voc Te abrao e sinto coisas Que eu no sei dizer S sinto com voc Meu pensamento voa De encontro ao teu Ser que sonho meu? Tava cansado de me preocupar Quantas vezes eu dancei E tantas vezes que eu s fiquei Chorei, chorei Agora eu quero ir fundo L na emoo Mexer teu corao Salta comigo alto E todo mundo v Que eu quero s voc Eu quero s voc [2x] Te abrao e sinto coisas Que eu no sei dizer S sinto com voc

Meu pensamento voa De encontro ao teu Ser que sonho meu? Tava cansado de me preocupar Quantas vezes eu dancei E tantas vezes que eu s fiquei Chorei, chorei Agora eu quero ir fundo L na emoo Mexer teu corao Salta comigo alto E todo mundo v Que eu quero s voc Eu quero s voc [2x]
1. Releia com ateno a letra da cano S voc para entender bem o que ela diz. Em seguida, responda s questes. a) De que assunto trata a cano? b) A qual pblico se dirige essa cano: crianas, jovens, adultos? Justifique sua resposta. c) Por quais situaes passou a pessoa que ama antes do encontro? Cite versos. d) Que verso, na cano, equivale a uma declarao de amor? Sublinhe-o na letra da cano. e) Qual recurso a cano usa para tornar essa declarao bem evidente? f) Ao ouvir e ler a cano, voc notou que existem versos ou conjunto de versos que se repetem? Que resultado o compositor pretende alcanar com essa repetio? 2- Releia os versos da cano S voc: Demorei muito pra te encontrar *...+ Eu fico louco com voc. Te abrao e sinto coisas que eu no sei dizer / S sinto com voc. Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei. E tantas vezes que eu s fiquei / Chorei, chorei. a) Quem fala na letra da cano: um homem ou uma mulher? Como voc chegou a essa concluso? b) O que voc acha que levou Vinicius Canturia a compor essa cano nos anos 1980? Se possvel, faa uma pesquisa para descobrir. c) Em sua opinio, um compositor poderia compor uma cano fingindo ser uma mulher ou uma criana? Justifique sua resposta. 3. Analisando palavras e expresses da letra da cano a) O verso Demorei muito pra te encontrar pode ser facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da cano que havia tempo o eu lrico procurava algum. Como voc interpreta o verso Quantas vezes eu dancei? b) Nesse verso, que sentido tem o verbo danar? c) Cite dois outros versos da cano em que haja palavras em sentido figurado. Em seguida, explique o que elas querem dizer. 4. Compreendendo a composio da letra da cano. Em dupla, preencham o quadro a seguir com as informaes do texto que vocs acabaram de ler. a) Autor do texto e da melodia b) Papel social do produtor ao escrever o texto c) Interlocutor (para quem o texto foi escrito) d) Intrprete da cano e) Estilo musical

GABARITO
1- a- Da satisfao de quem ama por ter encontrado a pessoa amada. b- Ao pblico jovem e adulto apaixonado por algum e/ou apreciador de msicas romnticas.

c- Demorei muito pra te encontrar; Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei / E tantas vezes que eu s fiquei / Chorei, chorei. d- Eu quero s voc. e- Repetio. A orao Eu quero s voc aparece vrias vezes na letra (e mais ainda durante a interpretao). f- A repetio procura salientar tanto o tema da cano quanto a melodia a ser gravada por quem a ouve. Trata-se de um recurso de memorizao da cano. 2-a- Um homem. O pronome pessoal eu (em primeira pessoa) refere-se a um homem apaixonado. Alguns adjetivos mostram que se trata de um eu lrico masculino (fico louco, tava cansado). b- Resposta pessoal. Os alunos podem levantar a hiptese de que a msica foi composta porque o compositor estava apaixonado. Nesse caso, importante discutir com os alunos as diferenas existentes entre o compositor e o eu lrico da cano. c- Espera-se que os alunos respondam positivamente. Nesse caso, importante que eles levantem hipteses sobre as diferenas entre o produtor do texto (compositor, cancionista) e o eu lrico da cano. Caso a resposta seja negativa, essencial perceber quais os argumentos levantados pelo aluno. 3-a- O verso informa que o eu lrico vrias vezes no foi bem-sucedido; ou seja, se deu mal, no se saiu bem. b- Tem o sentido de sair-se mal, de no alcanar o que se espera. Nesse caso, danar uma gria. c- Meu pensamento voa; Agora eu quero ir fundo l na emoo; Mexer teu corao; Salta comigo alto e todo mundo v. 4-a- Vinicius Canturia

b- Manifestar por meio da cano uma expresso artstica sua viso de mundo por intermdio de um eu lrico que fala sobre amor, sentimentos, ideias e intuies em relao pessoa amada. c- Pblico jovem e adulto apaixonado por algum e/ou apreciador de msicas romnticas. d- Fbio Jnior. e- Msica romntica

Potrebbero piacerti anche