Sei sulla pagina 1di 6

1 Quais so os direitos reais? R.

. s podem ser entendidos assim quando so derivados de uma lei, que lhe dar essa autonomia, por isso ser finito. 2. Existe diferena entre prazo indeterminado e prazo perptuo? R. Sim. Pois o indeterminado pode ser interrompido, atravs da Denncia Vazia ( aquela motivada em um determinado momento pelo proprietrio que solicita lhes seja devolvido o imvel). Enquanto que no Perptuo nunca haver interrupo. 3. De que forma o Direito de Superfcie que determinado pode ser extinto antecipadamente? R. Atravs da Denncia Vazia. 4. Em caso do superficirio der destinao diversa ao terreno, daquela para a qual foi concedida, o que acontece? Qual seria a causa de extino? R. Seria quebra de infringncia contratual. Se for feito o direito de superfcie para construir e o superficirio no constri, infringncia contratual, pois se caracteriza de perci a extino do contrato, no extingue de imediato porque teria que ser provada. Assim ela pode ser causa de extino contratual, pois depende de respaldo de uma sentena judicial que reconhea essa infringncia, do mesmo modo inadimplemento e perecimento do imvel, tambm se caracteriza causa de extino contratual. 5. Existe outro tipo de servido que poderia ter a mesma conotao, ou seja, se uma servido constituda mediante acordo (servido predial) ou mediante determinao legal (servido legal)? R. Sim. A servido de gua ou a servido de energia eltrica, que passasse por dentro de prdios para chegar ao prdio dominante, isso pode ser conseguido atravs de acordo(servido predial) ou atravs de uma sentena judicial calcada atravs da lei, que a determinao legal (servido legal). 6. Qual seria a servido predial mais comum de ser constituda atravs usucapio? R. A servido de passagem, pertencente a classificao positiva, descontnua e aparente, pois depende da atuao do homem. 7. Se sobre a propriedade de usufruto existisse uma servido predial, que tem como caracterstica de ser acessria, pois acompanha a propriedade que o principal. O Usufruturio tem direito aos frutos decorrentes dessa propriedade se no estivesse proibio mencionada em contrato?

R. No. Pois embora a Servido predial seja acessria, ela representa um direito real que Erga Ominis, ou seja contra tudo e todos, e nem mesmo o proprietrio pode utilizar. 8. Qual a classificao do usufruto e defina, quanto: ao objeto, aos titulares e a extenso? R. Objeto: Prprio aquele que tem por objeto os bens imveis ou mveis Imprprio aquele que tem por objeto os bens mveis fungveis e consumveis Titulares: Simultneo o constitudo a favor de vrios titulares Simulado o constitudo a favor de um titular Extenso: Universal - quando tem por objeto a totalidade do patrimnio A Ttulo Universal Quando o objeto uma cota parte do patrimnio, A Ttulo Particular -Quando o objeto representado por uma ou vrias coisas individualmente determinada. 9. Quais as diferenas entre: usufruto, locao, comodato e enfiteuse? R. Usufruto um direito real (se exerce erga omnis) e se transmite alm da posse e das utilidades o domnio til, Locao um direito pessoal (contrato obrigacional), Comodato - um direito obrigacional, Enfiteuse - Aqui s se transmite a utilidade e a posse. 10. Quais os direitos e deveres do Enfiteuta e do Senhorio direto no aforamento sobre bens particulares, bem como os Modos de constituio da Enfiteuse? R. Dos Direitos do Enfiteuta: - Usar, gozar e dispor - Usufruto - Servido predial hipoteca direito de resgate Das Obrigaes do Enfiteuta: - Pagar o foro fixo e invarivel (certo e anual) - Pagar Laudmio se existir no contrato, do terreno e benfeitorias 2,5% - Pagar os Impostos e Taxas - Conservar a substncia 11. Quais os Modos de Constituio do Direito de superfcie? R. Por escritura pblica, devidamente registrada e por sucesso hereditria.

12. O que enfiteuse? o direito real sobre coisa alheia pela qual o proprietrio de um imvel, por tempo indeterminado, atribui a outrem o seu domnio til mediante o recebimento de uma penso anual certa e invarivel. 13. O que servido predial? um direito real de uso e gozo sobre coisas alheias pelo qual o proprietrio de um imvel, por tempo indeterminado, obriga-se a tolerar que o mesmo seja usado parcial ou totalmente por outro para aumentar sua utilidade. 14. O que usufruto? do direito real de uso e gozo de coisa alheia pelo qual o seu titular pode retirar dela todas as utilidades peridicas produzidas por uma coisa sem exaurimento da fonte. 15. O que se entende por uso no direito das coisas? o direito real de uso sobre coisa alheia pelo qual o seu detentor pode ret-la em seu poder extraindo o seu fruto tanto quanto bastem para as necessidades suas e de sua famlia. 16. O que se entende por Habilitao? Instituto que assegura ao titular o direito de morar e residir na casa alheia. Servir de moradia ao beneficirio e sua famlia. 17. O que significa Do compromisso irretratvel de compra e venda de imveis? Consiste a promessa irretratvel de compra e venda no contrato pelo qual o promitente vendedor obriga-se a vender ao compromissrio comprador determinado imvel, pelo preo, condies e modos convencionados, outorgando-lhe a escritura definitiva quando houver o adimplemento da obrigao. O compromissrio comprador, por sua vez, obriga-se a pagar o preo e cumprir todas as condies estipuladas na avena, adquirindo, em consequncia, direito real sobre o imvel, com a faculdade de reclamar a outorga da escritura definitiva, ou sua adjudicao compulsria havendo recusa por parte do promitente vendedor. Maria Helena Diniz.

18. Qual a natureza jurdica do compromisso irretratvel de compra e venda de imveis? R: A doutrina discute se o compromisso de compra e venda registrado um contrato preliminar ou um contrato definitivo.

Para Maria Helena Diniz, Silvio Venosa, Carlos Roberto Gonalves e Flvio Tartuce um contrato definitivo, porque o contrato preliminar gera apenas uma obrigao de fazer o contrato definitivo e, no caso h uma obrigao de dar com a consequente possibilidade de adjudicao compulsria, o que no seria permitido no contrato preliminar. No contrato preliminar, o juiz no poderia converter a obrigao de celebrar o contrato em obrigao de dar ou entregar alguma coisa. 19. Quando ocorre a inexecuo do compromisso de compra e venda? R: A inexecuo pode se dar em razo do descumprimento da obrigao pelo promissrio comprador ou pelo promitente vendedor. Caso o promissrio comprador no pague o valor devido, o vendedor pode pleitear a resoluo do contrato, cumulada com pedido de reintegrao de posse. Antes disso, deve o promitente vendedor constituir em mora o devedor, noticiando-o judicialmente ou extrajudicialmente, para pagar as prestaes em atraso no prazo de 30 dias, se se tratar de imvel loteado (Lei 6.766/79, art. 32) ou de 15 dias, se o imvel no for loteado ( Dec. Lei 745/69), ainda que no contrato conste clusula resolutiva expressa. Se estiver presente a clusula resolutiva expressa a notificao ser feita pela via judicial ou extrajudicial pelo Cartrio de Ttulos e Documentos. 20. Quando ocorre a extino do compromisso de compra e venda? R: A compra e venda se extingue pelos seguintes motivos: a) execuo voluntria do contrato pelas partes, com o registro da escritura ou do instrumento particular de compra e venda no RGI; b) pelo distrato; c) pelo descumprimento das partes; d) pela perda do objeto do contrato, ex.: desapropriao; e) pela evico ou pela presena de vcio redibitrio substancial. 21. Onde se aplica o direito de Enfiteuse? A enfiteuse, prevista no art. 678, CC/1916, denominada tambm aforamento ou emprazamento. contrato de aforamento. perptuo. Trs anos sem pagar, pena de comisso. Extino. Objeto: Terras no cultivadas; Terrenos para edificao; Terrenos da Marinha (Dec.-Lei n 9.760/1946). Enfiteuta obrigao de pagar ao senhorio uma penso anual, denominada cnon ou foro. O senhorio tem direito de preferncia. No mais o direito ao laudmio, que consistia em um valor pago pelo enfiteuta ao senhorio quando da alienao onerosa da enfiteuse a terceiro, correspondente, em regra, a 2,5% do valor da alienao. 22. Qual o objetivo do direito de Uso?

a) Conceito: Trata-se de direito real temporrio em que o usurio pode usar e fruir de coisa alheia para atender suas necessidades e de sua famlia. b) Caractersticas: Temporrio; Indivisvel; Incessvel ou intransfervel; Personalssimo; Gratuito ou oneroso. c) Objeto: bens mveis e imveis. d) Distino entre Uso e Usufruto: O usufruturio aufere o uso e a fruio da coisa, enquanto ao usurio cede-se somente a utilizao restrita aos limites das necessidades suas e de sua famlia (CC, art. 1.412).

23. O que direito real de garantia? R: Conceito: Direito real de garantia o que confere ao seu titular o poder de obter o pagamento de uma dvida com o valor ou a renda de um bem aplicado exclusivamente sua satisfao (Carlos Roberto Gonalves). Funo: Sua funo garantir ao credor o recebimento do seu crdito, ou seja, da dvida, preferencialmente, por estar vinculado determinado bem ao seu pagamento. acessrio da obrigao principal (contrato). Por ex. Art. 364, CC/02. 24. Quais os requisitos do Direito Real? a) Subjetivos: capacidade genrica para os atos da vida civil; capacidade especial para alienar; b) Objetivos: somente as coisas que podem ser alienadas podem ser dadas em garantia (CC, art. 1.420); podem recair sobre bem mvel (penhor) e imvel (hipoteca); no podem ser objeto de garantia as coisas fora do comrcio (CC, art. 1.420); c) Formais: especializao (CC, art. 1.424) e publicidade (CC, art. 1.438 e 1.492). Por especializao entende-se que, no contrato de penhor, hipoteca e anticrese, devem constar o valor do emprstimo, a data dos pagamentos, a taxa de juros e o bem dado em garantia, com suas especificaes. A publicidade realizada pelo registro, seja no Cartrio de Registro de Imveis ou no Cartrio de Ttulos e Documentos, conforme exigir a lei. d) Anuncia do cnjuge. Exige-se a assinatura do cnjuge somente para bens imveis, salvo se o regime de bens for o da separao total (CC, art. 1647, I). 25. Quais os efeitos os direitos reais geram? a) Direito de preferncia (CC, art. 1.422). Neste caso, o credor pignoratcio e o hipotecrio so diferentes do credor quirografrio (vide arts. 955 a 965, CC/02);

b) Direito de sequela; c) Direito de excusso (art. 1.422, CC/02): promover a sua venda em hasta pblica, por meio de processo de execuo judicial (CPC, art. 585, II). d) Indivisibilidade (art. 1.421, CC/02). Remio: liberao da coisa gravada, mediante pagamento do credor. Remisso: no direito das obrigaes, perdo da dvida, ou extino desta sem pagamento. Clusula comissria: defesa por fora do art. 1.428, CC ( a clusula que autoriza o credor a ficar com a coisa dada em garantia, caso a dvida no seja paga). Vencimento antecipado da dvida: hipteses, vide CC, arts. 1.425 e 333. A garantia real no exclui a pessoal: vide CC, art. 1.430. Alienao ineficaz: vide CPC, art. 619. Declarao de ausncia do titular herdeiro imisso na posse penhor ou hipoteca: CC, art. 30.

Potrebbero piacerti anche