Sei sulla pagina 1di 6

Relatrio de Atividades de Pesquisa Projeto de Agitador de Biomassa para LACTEC

Nome: Diogo Rafael Labegalini Orientador: Carlo Giuseppe Filippin Curitiba, 2013

outros a partir da biomassa, a qual constituda de dejetos de animais (como sunos e bovinos) ou resduos agrcolas (cascas, folhagens e restos de cultura). A agitao da biomassa no uma condio obrigatria para a ocorrncia ou no da obteno de biogs, mas sim uma medida que aumenta o rendimento deste processo. Isto proporcionado devido ao fato desta impedir a decantao de partculas da biomassa e proporcionar uma constante recirculao, mantendo assim um contato total e permanente das bactrias com o substrato, resultando em uma constante digesto por parte das bactrias. A agitao tambm responsvel pela liberao das bactrias que ficam aprisionadas nas microbolhas de CO2, formadas durante o processo no interior da mistura, evitando que estas fiquem impedidas de atuar na degradao do substrato. Ainda, a agitao ajuda na liberao do biogs que fica dissolvido na biomassa. O agitador a ser desenvolvido ser utilizado em um reator relativamente pequeno (6 metros de dimetro, 3 metros de altura) que utiliza dejetos sunos e bovinos para obteno de biogs, mantido a 40C. Este reator pode ser visto na Figura 1:

1. Introduo
A motivao da realizao desta pesquisa se d pela anlise da necessidade de novas fontes de energia renovveis, assunto cada vez mais discutido pela sociedade, assim como melhor rendimento no processo de obteno destas. No caso, sero pesquisados os aspectos bsicos para o projeto de um agitador de biomassa, visando a melhor obteno de biogs, o qual ser utilizado para gerao de energia de forma limpa, eficaz e sustentvel. H como motivao tambm para produo do agitador o fato de haver a ausncia de fabricantes no mercado nacional e os preos dos produtos importados serem elevados.

2. O processo de obteno de biogs e a necessidade de agitao da biomassa


O biogs obtido atravs da digesto anaerbica da biomassa pelas bactrias, ou seja, produo de metano (CH4), dixido de carbono (CO2) e

Figura 3 - Agitador no-submerso

Figura 1 - Desenho do reator em questo

3. Caractersticas do agitador
Para que haja a correta agitao da biomassa, devem-se escolher corretamente as caractersticas do agitador responsvel por esta tarefa. As caratersticas do agitador so referentes : Se este submerso (encontrase dentro da biomassa, Figura 2) ou no-submerso (se esse encontra-se fora do tanque, conectado este atravs de uma placa de fixao e de um furo na parede do tanque, Figura 3).

Ao tipo de hlice utilizado, seja ela axial, radial ou outros, como pode ser observado na Figura 4 e Figura 5.

Figura 4 - Hlices axiais

Figura 5 - Hlices radiais

Rotao do agitador consequente potncia motor.

e do

Figura 2 - Agitador Submerso

Para o projeto em questo, tanto o agitador submerso e nosubmerso atendero as necessidades, onde cada um demandar esforos em pontos diferentes. Um agitador submerso apresenta as seguintes caractersticas:

Possui como aspecto crtico a manuteno, onde o tanque deve necessariamente ser esvaziado para que a execuo desta. Vedao simples, obtida atravs do uso de selos mecnicos. Fcil instalao, uma vez que o tanque esteja vazio. Poucos componentes, resultando em um custo de produo baixo.

J um agitador no-submerso possui as seguintes caractersticas: Apresenta como aspecto crtico a vedao, onde tanto o eixo quanto a fixao devem ser vedados, devendo ser levado em conta a presena de vibraes. Fcil manuteno de grande parte dos componentes. Difcil instalao, visto que o tanque deve ser furado, sendo mais aconselhvel a sua utilizao quando acompanhando a construo do tanque. Nmero maior de componentes, resultando em um preo superior se comparado ao tipo submerso.

fcil, evitando o esvaziamento do tanque toda vez que ocorrer algum eventual problema. Esta deciso foi tomada levando em conta que, quando h o esvaziamento do reator, a biomassa s volta a alcanar o correto processo de obteno de biogs aps 2 a 4 meses, devido inoculao da biomassa pelas bactrias. Como este intervalo de tempo muito elevado, sucessivas paradas acarretariam em uma grande perda de produo de biogs. Desta forma, espera-se evitar ao mximo o esvaziamento do tanque e, consequentemente, a interrupo do processo de obteno. Em relao hlice, ser utilizada a hlice axial do tipo propeller, onde o fluxo axial proporcionado por esta atender a recirculao necessria da biomassa. A determinao da rotao e da potncia necessria do motor ser discutida a seguir.

4. A condio de Zwietering e a determinao da rotao do agitador


A condio de Zwietering aquela onde a agitao permite que as partculas de um determinado tanque fiquem no fundo deste por no mximo at 2 segundos, ou seja, a condio onde se obtm uma suspenso completa, sem decantao (complete off-bottom suspension). Esta condio atingida quando o agitador opera a uma rotao mnima, chamada de rotao para somente suspenso (impeller speed for just suspended). Esta velocidade da hlice pode ser

Como no caso o agitador acompanha a construo do tanque, e considerando a hiptese de haverem recursos financeiros o suficiente para o projeto, ser escolhido o agitador do tipo no-submerso, pelo fato de proporcionar uma manuteno mais

encontrada experimentalmente ou atravs da seguinte aproximao analtica:


[ ( ) ]

da gua a 40C.

, densidade , onde

Onde: a rotao para somente suspenso, em rps. a constante de Zwietering, funo do tipo da hlice e a posio desta no tanque, adimensional. a viscosidade cinemtica do lquido, em m/s. a acelerao da gravidade, em m/s. e so as densidades do slido e do lquido respectivamente, em kg/m. a frao mssica de slido por lquido, adimensional. o dimetro mdio de partcula, em metros. o dimetro da hlice.

esta frao obtida atravs do estudo de amostras do material a ser usado no reator. , dimetro mdio das partculas. , dimetro da hlice escolhida para ser utilizada no agitador.

Assim, obteve-se como resposta . Este valor ainda deve ser multiplicado por um fator de speed ratio de 1,7, utilizado para assegurar a obteno de completa suspenso, resultando em um . Ou seja, para que se obtenha a condio de Zwietering, o agitador deve operar com rotao mnima de 142,41 rotaes por minuto.

5. Determinao da potncia do agitador


A potncia do agitador depende de vrios fatores, como nmero de potncia ( , funo da hlice utilizada), densidade do lquido ( ), rotao de operao ( ) e do dimetro da hlice ( ), segundo a seguinte frmula:

Utilizaram-se os seguintes dados: , valor aproximado para uma hlice tipo propeller prxima do fundo do tanque. , onde esta a viscosidade cinemtica da gua a 40C, condio a ser mantida no tanque em estudo. , constante gravitacional. , aproximao da densidade mdia dos slidos.

Para a hlice propeller com pitch 1.5, tm-se . Desenhou-se ento um grfico correlacionando a potncia do motor ao dimetro da hlice e a rotao de operao, como pode ser observado na Figura 6.

P (W) 8000 6000 4000 2000 0 0.3 0.36 0.42 0.48 200 230 60008000 40006000 260 290 20004000 02000

D (m)

N(rpm)

Figura 6 - Grfico da potncia versus dimetro de hlice e rotao

Para que se obtenha uma rotao desta ordem de grandeza, ser utilizado um motor eltrico com reduo planetria, isto , um motoredutor. Utilizou-se como dados a rotao de 250 rpm (devido ao fato deste valor de rotao ser comumente utilizado em moto-redutores, e tambm por ser superior a rotao mnima calculada) e o dimetro de hlice de 40 cm, conforme j estipulado anteriormente. Isto resulta em uma potncia de 1367 W, ou transformando para cavalo-vapor, 1,86 cv. Este valor deve ser corrigido multiplicando-o por um Power Ratio de 2, utilizado para assegurar completa suspenso, resultando em uma potncia de 3,72 CV. Temos ento que o agitador operar com um moto-redutor de 5 CV (valor especificado em catlogo e maior que 3,72 CV), com rotao de 250 rpm. 6. Posio relativa do agitador no tanque Para que a completa suspenso da biomassa seja assegurada, no somente o agitador deve estar corretamente dimensionado, mas deve

tambm estar posicionado corretamente em relao ao tanque. Para agitao em reatores de biomassa, os agitadores utilizados so do tipo side-entering (horizontal, entrando pelo lado) e so localizados prximo ao fundo, de forma a obter uma completa circulao da biomassa e evitar que partculas se alojem no fundo do tanque. Isto pode ser observado na Figura 7.

Figura 7 - Agitador tipo "side-entering"

O ltimo fator a se determinar a inclinao do agitador em relao parede do tanque. Este pode estar perpendicular parede do tanque (0 graus da linha normal da parede do tanque), ou at o caso limite de (90 graus da linha normal da parede do tanque). Utilizar-se- uma inclinao de 10 graus, pois esta uma configurao que permite a contnua recirculao da biomassa para todos os pontos do tanque, de forma ordenada. Definidas essas condies, o agitador ser posicionado como exposto na Figura 8.

8. Referncias
Livro Biomassa para energia, 2008 CORTEZ, Lus A. B.; LORA, Electo E. S.; GMEZ, Edgardo O.
Figura 8 - Vista lateral e superior do tanque

Como pode ser observado, este posicionamento gera padres de fluxo que varrem toda a extenso do tanque, promovendo a recirculao da biomassa por todos os pontos, alcanando o objetivo desejado.

Livro Handbook of Industrial Mixing, 2004 PAUL, Edward L.; ATIEMOOBENG, Victor A.; KRESTA, Suzanne. Livro Biogas From Waste And Renewable Sources, 2008 DEUBLEIN, Dieter; STEINHAUSER, Angelika. Artigo Suspending of solid particles in liquid by agitators, 1957 ZWIETERING, Th. N. Livro Succeed at solids suspension, 1992 SHAW, J.A.

7. Concluses
Assim, podemos concluir com a pesquisa que, para a correta agitao e obteno de biogs no reator em questo, o agitador apresentar as seguintes caractersticas principais: Tipo: No-submerso. Hlice: tipo propeller (hlice naval), dimetro de 40 cm. Moto-redutor: 5 CV, 250 rpm. Instalado com inclinao de 10 graus em relao a normal da parede do tanque, prximo ao fundo deste.

Os prximos passos a serem realizados so o estudo e dimensionamento dos componentes mecnicos necessrios do agitador (rolamentos, eixo, vedao, etc.), assim como a anlise dos componentes eltricos (painel de controle, cabeamento, etc.) para o funcionamento do agitador.

Potrebbero piacerti anche