Sei sulla pagina 1di 22

INTRODUO

Nesse trabalho, apresentaremos o questionrio respondido e o resumo do Captulo 01 do Livro Estrutura e Anlise de Balanos Um enfoque econmico-financeiro. Com o intuito de nos aprofundarmos ao conhecimento dos aspectos internos e externos de uma empresa.

QUESTIONRIO
1.1 Descreva como se processa a interligao entre o mercado de bens e servios e os fatores de produo numa economia capitalista. A economia preocupa-se com a forma como seus agentes tratam os escassos recursos de mercado, visando produzir suas necessidades, tais como populacional, evoluo e tecnolgica, melhoria do padro de vida, comprovam continuamente crescente das diversas necessidades de consumo, bens e servios em geral. Pases ricos sinalizam para uma expanso internacional de globalizao da economia 1.2 Explique a funo do mercado financeiro dentro de um sistema econmico. O financiamento dos agentes produtivos suprem suas necessidades financeiras retendo lucros e efetuando captaes no mercado financeiro, indispensvel a populao no consuma integralmente sua renda, separe parte para o mercado financeiro sob a forma de poupana, essa poupana transferida dos agentes econmicos superavitrios aos deficitrios 1.3 Quais as consequncias da globalizao da economia sobre a dinmica das empresas? As consequncias so vistas quando as demonstraes contbeis das empresas passam a ser elaboradas a partir de um conjunto de informaes normatizadas por rgos especializados, atendendo de forma mais transparente possvel os objetivos de analise do desempenho empresarial; na analise de empresas, ganham essncia a valorizao do empreendimento e a competncia demonstrada em atuarem em mercados mais exigentes e concorridos. 1.4 Explique as principais caractersticas que distinguem uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada de uma sociedade annima.

No modelo de Sociedade por cota de responsabilidade limitada, cada scio tem na empresa a sua responsabilidade financeira determinada pelo valor do capital integralizado e no contrato social, constam os nomes de todos os scios. No modelo de Sociedade Annima, o capital integralizado atravs de aes na Bolsa de Valores, onde qualquer pessoa pode comprar e integralizar o seu valor, neste caso no se faz necessria a incluso do nome dos scios no contrato social. Para esse modelo torna-se o scio majoritrio aquele que possuir a maior quantidade de aes. 1.5 O que so aes? Quais as diferenas relevantes encontradas entre uma ao ordinria e uma ao preferencial? Aes so valores monetrios investidos em empresas de Sociedade Annimas, que se constituem na menor parcela (frao) do capital social. Ao ordinria aquela que d o direito de voto ao acionista, ou seja, ele pode opinar nas decises do rumo da empresa juntos aos demais. Em relao ao dividendo, esse tipo de ao pago de acordo com o previsto em Lei ou com o que estiver descrito no Estatuto da Companhia, uma vez que este seja maior do que o previsto em Lei. Ao preferencial: o acionista no tem direito ao voto, porm tem um benefcio em relao ao dividendo, podendo ocorrer isso antes dos acionistas ordinrios. 1.6 O que so aes de gozo ou fruio e aes escriturais? Aes de gozo ou fruio: so aes no colocadas em negociao em bolsas de valores, relevando interesse somente aos fundadores da companhia, os titulares dessas aes tero apenas os direitos que forem afixados nas assembleias ou estatutos . Aes escriturarias: podem circular no mercado capital sem emisso de ttulos de propriedade com extratos de instituies depositarias mantendo assim os nomes dos seus titulares.

1.7 Descreva os rendimentos dos investidores na aquisio de aes.

Os rendimentos dos investidores na aquisio de aes podem ser definidas em quatro itens : Dividendos: uma parte dos resultados da empresa. Bonificao: a emisso e distribuio gratuita aos acionistas em quantidade proporcional a participao de capital, de novas aes . Valorizao: valorizaes de aes no mercado . Direito de subscrio: direito de constituir um outro tipo de remunerao aos investidores quando h valorizao da ao em relao ao preo de lanamento

1.8 O que debnture conversvel e no conversvel? Debnture conversvel: quando a debnture, por opo de debenturista, resgatada quando o seu vencimento em dinheiro ou equivalente em aes preferenciais da sociedade. Debnture no conversvel: as remuneraes so juros (fixos ou variveis), participao nos lucros da companhia e prmios de reembolso.

1.9 - Quais so os rgos representativos das sociedades annimas. Descreva-os. Assembleia Geral, Conselho de Administrao, Diretoria e Conselho Fiscal. Descrio: Assembleia Geral: o rgo mximo representativo dos acionistas da Empresa, o poder legislativo da sociedade annima, ocorre para decidir os negcios e objetivos da empresa, como: Reforma do estatuto social da empresa, autorizar a emisso de debntures e as partes beneficiarias, tomada de deciso sobre as demonstraes financeiras apresentadas pelos administradores, autorizao sobre falecias

concordata entre outros, tomada de deciso sobre fuses , transformaes, rgo executivo e de representao da empresa composta por dois o mais diretores acionistas ou no, eleitos e destitudos pelo conselho de administrao da empresa. Conselho de Administrao: rgo de tomada de deciso privativa dos diretores da empresa, obrigatrias nas empresas de capital aberto e autorizado, nas empresas
5

de capital autorizado, elas podem elevar o capital at o limite autorizado, a assembleia geral decidira sobre o capital autorizado, o conselho de administrao deve ser coposto por no mnimo trs membros eleitos pela assembleia geral, o conselho de administrao decide sobre: fixa e orienta os negcios da empresa, elege e destitui os diretores e fixa as atribuies, fiscaliza a gesto dos diretores, examina os livros e documentos da empresa, escolhe e destitui os auditores da empresa, informa os relatrios da administrada empresa e constas dos diretores. Conselho fiscal: rgo fiscalizador da sociedade, pelos atos do conselho de administrao, composto por no mnimo trs e mximo cinco membros, opina sobre o relatrio anual, opina sobre a modificao do capital social emisso de debntures, distribuio de dividendos, plano de investimento, denuncia erros, fraudes e delitos criminais, analisa balancetes e demais demonstraes financeiras, etc. 1.10 Explique as principais formas de concentrao de sociedades procurando ressaltar em suas respostas as caractersticas bsicas que as diferenciam entre si. As principais formas de concentraes so: fuso, incorporao, consrcios, controladas e coligadas e grupo. Fuso: Operao pela qual se unem uma ou mais sociedades. Incorporao: Absoro de uma ou mais sociedades por outras, somente a sociedade incorporada se dissolve e o ativo e passivo passa a ser d incorporadora. Consorcio: Sociedades sobe o mesmo controle ou no decidem unir-se para executar um determinado empreendimento, os ativos e passivos de uma consorciada no se estende as demais e em caso de falncia o consrcio e substitudo por outra empresa. Coligada: Ocorre quando uma sociedade participa com 10% ou mais do capital da outra, sem apresentar participao do poder de controle. Controlada: Ocorre quando a sociedade possui uma controladora que de forma direta ou por meios de outras controladas que assegure sua participao no capital de formas permanente. Grupo de sociedades: A controladora e a controlada podem constituir o grupo de sociedades que as obrigam mediante conveno a unir esforos para a realizao de objetivos, atividade e empreendimentos comuns.
6

TESTES

1.1 A seguir so transcritas algumas atividades desenvolvidas pelas empresas. Pede-se classificar cada atividade mencionada como referente ao setor econmico primrio (P), secundrio (S) e tercirio (T).

( T ) Comrcio varejista de medicamentos ( P ) Extrao de ltex ( T ) Hotelaria ( T ) Desenvolvimento de Softwares ( S ) Siderurgia ( P ) Reflorestamento ( T ) Atacadistas de Secos e Molhados ( T ) Seguros ( T ) Supermercados ( T ) Bancos ( T ) Transportes ( P ) Agricultura e pecuria

1.2 Abaixo, esto relacionadas algumas das resolues que devem ser definidas pelos rgos representativos das sociedades annimas. Identifique, para cada resoluo enunciada, se a competncia provm da Assembleia Geral Ordinria (AGO), Assembleia Geral Extraordinria

(AGE), Conselho de Administrao (CAd) ou Conselho Fiscal (CF).

(CAd) Substituir os auditores independentes da sociedade. (AGE) Alterar o estatuto social. (AGO) Fixar a parcela do lucro lquido do exerccio social a ser distribuda aos acionistas sob a forma de dividendos. (CAd) Definir as atribuies da diretoria.
7

(AGO) Autorizar pedido de concordata apresentado pelos administradores. (CF) Emitir opinio sobre propostas visando alteraes no capital social da companhia. (CAd) Manifestar sobre as contas da diretoria, assim como fiscalizar a gesto dos diretores. (AGO) Aprovar as demonstraes financeiras apuradas ao final de cada exerccio social.

1.3 Identifique a nica alternativa falsa:

(V) Uma debnture pode ser convertida em aes da companhia emitente, nas condies previstas em sua escritura de emisso. (V) O titular de aes de fruio preserva os direitos econmicos do papel, porm perde seus direitos polticos. (V) Uma companhia pode adquirir debnture de sua prpria emisso por um valor igual ou inferior ao valor nominal ao ttulo. (F) O dividendo obrigatrio, conforme previsto em lei, como se fosse um valor fixo a ser pago ao final de todo exerccio. (V) A fuso de empresa possui natureza associativa, integrando os patrimnios das sociedades. Na fuso, pode ocorrer tanto a incorporao de uma companhia por outra, sucessora em todos os direitos e obrigaes, como a criao de uma nova companhia.

1.4 Identifique com F as alternativas FALSAS e com V as VERDADEIRAS:

(F) De acordo com a legislao brasileira, os dividendos, assim como os juros sobre o capital prprio, so de carter optativo. (F) Os juros pagos pelas debntures so calculados atravs de um percentual fixado em sua emisso, e aplicados sobre o seu valor de mercado por ocasio de seu pagamento.

(V) As debntures so classificadas como valores mobilirios, da mesma forma que as aes. So negociadas em grande volume aos investidores no mercado, geralmente atravs de intermedirios financeiros. (V) A Lei da Sociedade por aes permite que as companhias abertas adquiram suas prprias aes e mantenham em Tesouraria para venda futura. (V) Uma companhia no pode colocar no mercado debntures por um valor diferente de seu valor nominal determinado.

1.5 Identifique a nica afirmativa VERDADEIRA (V):

(F) Uma empresa classificada como de capital aberto quando tiver unicamente aes negociadas em bolsa de valores. (V) Holding uma sociedade que possui a maioria das aes de outras empresas, exercendo o controle de sua poltica e administrao. (F) Uma companhia no pode negociar debnture de sua emisso por um preo inferior ao seu valor nominal. O valor nominal o preo mnimo que o ttulo pode ser lanado no mercado. (F) A Lei da Sociedade por aes permite que as companhias abertas adquiram suas prprias aes e mantenham em Tesouraria para venda futura. (F) As aes preferenciais, diante de sua preferncia aos dividendos, devem apresentar maior valor de mercado.

1.6 Identifique as afirmativas FALSAS (F):

( ) Na incorporao, uma ou mais sociedades so absorvidas por outra, e na fuso estas companhias formam uma nova sociedade. Em ambos os casos, a nova sociedade ser a sucessora em todos os direitos e obrigaes. ( ) Na ciso, uma sociedade transfere partes ou o total de seu patrimnio para uma ou mais sociedades, a(s) qual (is) foi (ram) formada (s) para atender esta finalidade. Caso haja a transferncia total do patrimnio, a sociedade cindida extinta.

(F) Na fuso, incorporao e ciso, no podem ocorrer reflexos fiscais para a empresa e seus acionistas. ( ) Na fuso, incorporao e ciso, todo credor tem garantida a legitimidade de seu crdito junto nova sociedade. (F) Na incorporao ocorre o rateio (partilha) do patrimnio da sociedade entre seus scios, no implicando em uma sucesso.

1.7 Identifique a nica afirmativa VERDADEIRA (V):

(F) A fuso, ciso e incorporao somente podem ser realizadas entre sociedades de mesmo tipo. (F) O dividendo obrigatrio, de acordo com a Lei das Sociedades por Aes, devido somente aos acionistas minoritrios da companhia. (F) A legislao societria no Brasil no permite que as companhias criem em seus estatutos sociais, a figura do dividendo fixo. Os dividendos devem sempre ser variveis, calculados como um percentual sobre os resultados lquidos a auferidos pela companhia em cada exerccio social. (V) Desde que o estatuto da companhia no legisle ao contrrio, a ao preferencial, mesmo recebendo o dividendo mnimo, participa dos lucros remanescentes (lucro distribuvel aps o pagamento do dividendo mnimo aos acionistas) em igualdade de condies com as aes ordinrias. (F) As aes preferenciais possuem determinados privilgios em relao as aes ordinrias, como prioridade na distribuio de dividendos e prioridade no reembolso do capital. Estas vantagens, no entanto, no podem ser cumulativas, devendo o acionista preferencial selecionar somente uma delas.

1.8 Com relao ao aspecto administrativo, relacione as caractersticas das empresas segundo sua classificao como Estatal (EE), Mista (EM) ou Privada (EP):

(EM) Constituda somente com sociedade annima;


10

(EP) Capital e administrao so de total responsabilidade da iniciativa particular; (EM) No esto sujeitas a falncia ou recuperao judicial; (EM) O pode pblico detm o capital votante; (EM) Obedecem ao regime jurdico de empresas privadas; (EE) Capital social controlado totalmente pelo poder pblico; (EM) A administrao definida pelo capital privado, porm controlada legalmente pelo Estado

11

FICHAMENTO
1 INTERLIGAO ENTRE MERCADOS E AGENTES
A economia preocupa-se com a forma como seus agentes tratam os escassos recursos de mercado, visando produzir suas necessidades, tais como populacional, evoluo e tecnolgica, melhoria do padro de vida, comprovam continuamente crescente das diversas necessidades de consumo, bens e servios em geral. Pases ricos sinalizam para uma expanso internacional de globalizao da economia. So identificados dois sistemas econmicos o capitalismo - ou economia de mercado e o socialismo - ou sistema de planificao central. Ao se proceder a uma anlise destacada a predominncia de economias mais voltadas ao mercado, conduzidas pelas decises de seus consumidores, o crescimento da competitividade impostas pela globalizao da economia exige qualidade e eficincia de seus agentes. 1.1 - Globalizao: tendncia atual econmica, poltica, social e cultural das naes, a integrao dos mercados internacionais e a reduo dos preos dos produtos. A contabilidade tem objetivo bsico fornecer dados e informaes corretas, teis e comparveis, para tomar melhores decises, tornar a interpretao dos relatrios financeiros clara. Principais instituies responsveis para normas contbeis no Brasil: CMV- Comisso de valores Mobilirios, CPC - Comit de pronunciamentos contbeis, IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil e CFC Conselho Federal de contabilidade. As decises empresariais so tomadas pelos agentes de mercado, qualquer que seja a estrutura de mercado definida por quatro elementos essenciais: 1.2 - Fatores de produo: representam as riquezas disponveis de um pas, sua finalidade satisfazer as necessidades de sua populao, recursos naturais ,trabalho e capital. Empresas ou agentes produtivos, funo de produzir e oferecer bens e servios populao, dupla funo do sistema econmico demanda de fatores de produo e oferta de bens e servios. 1.3 - Empresrios ou produtores: responsabilidade produtiva da economia.
12

1.4 - Consumidores ou populao: so oferecidos os bens e servios produzidos. Remunerao aos proprietrios dos fatores de produo, aluguel, salrio, juros e lucros, sistema econmico- interligaes entre mercados e agentes. A procura por bens e servios alimentada pelos recursos monetrios (rendas) pagos aos proprietrios dos fatores de produo, lei de oferta e procura so estabelecidas livremente pelos agentes econmicos, alguns casos essa realidade no se verifica sofrendo influncias de monoplios, oligoplios e intervenes governamentais sobre a economia .A satisfao de consumo define os bens e servios a serem ofertados e os fatores de produo a serem demandados pelos agentes produtivos.

2 - POUPANA E FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS


O financiamento dos agentes produtivos suprem suas necessidades financeiras retendo lucros e efetuando captaes no mercado financeiro, indispensvel a populao no consuma integralmente sua renda ,separe parte para o mercado financeiro sob a forma de poupana, essa poupana transferida dos agentes econmicos superavitrios aos deficitrios. O governo tambm atua no mercado como captador de recursos, promove o equilbrio da economia da oferta e demanda, o principal instrumento para captar a poupana a emisso dos denominados ttulos pblicos, age como forma a expandir a quantidade de dinheiro na economia.

3 - CLASSIFICAO DAS EMPRESAS


So classificados trs aspectos: aspecto econmico, aspecto administrativo e aspecto jurdico. 3.1 - Aspecto Econmico: Setor primrio -as empresas identificam-se diretamente com o cultivo e a explorao do solo tem como finalidade obter alimentos, matriasprimas e combustveis. Setor secundrio - as empresas de transformao , industriais essas empresas elaboram um produto diferente do original.Setor tercirio -comercializar atividades de comrcio e de prestaes de servio, tem como intermdio produtor e consumidor compra de mercadorias para revenda.

13

3.2 - Aspecto administrativo: classificam-se em empresas estatais, mistas e privadas.A empresa estatal ou pblica aquela cujo capital social controlado totalmente pelo poder pblico , a justificativa a se aderir para essa interferncia estatal na economia o baixo interesse da iniciativa privada em determinados empreendimentos.A partir da dcada de 90 algumas iniciativas so bastante evidentes, como o declnio do socialismo e o avano simultneo do liberalismo, promovendo abertura dos mercados e a denominada globalizao da economia. A empresa mista classificada como pessoa jurdica de direito privado, sendo construda somente como sociedade annima, cujo visa explorar atividades econmicas e prestao de servios. O capital social dividido entre o poder pblico e investidores particulares ,apesar desta caracterstica no esto sujeitas a falncia ou recuperao judicial. A empresa privada tem o capital e administrao totalmente responsabilidade da iniciativa particular suas definies so pelo empresrio privado, sendo que o Estado concentra nos aspectos legais de funcionamento. Uma preocupao das empresas na globalizao da economia sua insero nas oportunidades de investimentos de mercado, por uma aumento de seu poder de competitividade, a empresa tende a promover investimentos estratgicos, sua concorrncia deve ser avaliada pela capacidade de romper barreiras analise tecnologia, a qualidade de sues produtos, produtividade de produo e recursos financeiros. 3.3 - Aspecto jurdico: as sociedades comerciais so classificadas em dois tipos: empresa individual e empresa societria.

Empresa individual Conhecida como empresa sem scios, onde o dono e responsvel pelos resultados da empresa. O nico dono obtm todos os lucros e como garantia da o seu nome a todos os bens, so elas pequenas empresas como pequeno comercio, agricultor, simples prestao de servios. Empresa Societria Dentro do cdigo civil e empresa societria e aquela que possui um grupo societrio de pessoas que tem o objetivo de circulao de bens com finalidade de lucro. No Brasil elas devem obedecer classificao de: sociedade em cota de participao; sociedade em comandita simples; sociedade em comandita pe aes; sociedade
14

em nome coletivo; sociedade por cotas de responsabilidade limitada; sociedade annima. Os principais tipos de empresas societrias so Sociedade por cotas de responsabilidade limitada e sociedade annima, as demais esto em quase desuso. Nas sociedades por cotas de responsabilidade limitada o capital resentado por cotas e distribudos aos scios de acordo com a contribuio financeira de cada um.

4 - TIPOS DE SOCIEDADES ANNIMAS


A sociedade annima que mais tem se devolvido nos ltimos anos, o capital divido em parcelas que so representadas por vrios mobilirios aes, no qual no existe preocupao de identificar os acionistas, atravs do estatuo social da empresa ela busca agilidade para financiar suas atividades. Microempresas e empresas de pequeno porte Estas recebem tratamentos diferenciados em suas obrigaes fiscais e credoras, facilitando as condies para crescimento, atravs do Simples os impostos so recolhidos de forma simplifica atravs de recolhimento mensal e nico. Tipos de sociedade annima So classificadas em dois tipos: annima de capital aberto e annima de capital fechado A Sociedade annima cujo capital dividido em aes denominada Campanhia aberta, ela atua como captadora de poupanas, canalizando-as em atividade produtivas da economia. A companhia fechada o oposto, os recursos da empresa so dos prprios acionistas, devido a isto ela possui um numero limitado de scios.

5 - HOLDINGS
So sociedades controladoras com o intuito de participar do capital de outras sociedades, com o controle atravs de cotas ou aes. Dedicam-se a produo de bens e servios, As multinacionais utiliza holdings parta controlar outras empresas, sediando em pases com legislao fiscal e societria que seja mais favorvel; controle de negcios de participao fracionado no capital; descentraliza o controle, proporcionando o controle centralizado; os riscos das controladas no afetam a Holding; Por possuir diversas empresas possuem maior poder de negociao

15

6 VALORES MOBILIRIOS: AES E DEBNTURES


As Aes constituem-se na menor parcela (frao) do capital social da sociedade annima. So valores caracteristicamente negociveis e distribudos aos

subscritores de acordo com a participao monetria efetivada. As aes devem ser nominativas, elas podem ser emitidas com e sem valor nominal, de acordo com o regido no estatuto da companhia, e so classificadas, de acordo com a natureza dos direitos e vantagens que conferem a seus titulares, em trs espcies: ordinrias, preferenciais e de fruio ou gozo. As aes ordinrias apresentam como principal caracterstica o direto de voto, nas deliberaes da assembleia geral, podendo, assim, essa espcie de acionista influir nas diversas decises de uma empresa. As aes preferenciais apresentam as seguintes principais preferencias ou vantagens: Preferncia no recebimento de dividendos. Vantagem no recebimento dos dividendos, com a fixao de um dividendo mnimo. Preferncia no reembolso do capital em capital em caso de liquidao da sociedade Direito ao recebimento de dividendo pelo menos 10% maior que o atribudo ao ordinria Acumulao das vantagens e preferncias enumeradas

As aes preferncias no possuem o direto de voto, no entanto, podem adquirir o direito de voto caso a empresa no distribua, pelo prazo de trs anos consecutivos, os dividendos mnimos ou fixos. Uma empresa pode optar por distribuir a seus acionistas montantes, expressos em aes, que supostamente lhes caberiam na hiptese de dissoluo na companhia. Essas aes so denominadas gozo ou fruio. As aes de gozo ou de fruio no so colocadas em negociao em bolsas de valores, relevando interesse somente aos fundadores da companhia. O estatuto da companhia pode autorizar que suas aes sejam mantidas em contas de deposito, em nome de seus titulares, instituio que designar (fiel depositrio) sem emisso de certificados (cautelas). Essas aes so denominadas escriturais.
16

As vantagens dos investidores na aquisio de aes podem ser definidas em quatro itens:

Dividendos: uma parte dos resultados da empresa, determinada cada exerccio social e distribuda aos acionistas sob a forma de dinheiro. Bonificao: a emisso e distribuio gratuita aos acionistas, em quantidade proporcional a participao de capital. Valorizao: da mesma que as instituies financeiras, os subescritrios de capital podero ainda beneficiar-se das valorizaes de suas aes no mercado.

Direito de subscrio: como os atuais acionistas da empresa gozam do direito de serem previamente consultados em todo aumento de capital, esse direito pode tambm constituir-se em outro tipo de remunerao aos investidores.

As empresas brasileiras podem captar recursos no mercado internacional mediante o lanamento de recibos de depsitos lastreados em aes. So denominados DRs depositary receipts -, conhecidos tambm por ADR. As debntures so ttulos de crdito emitidos por sociedades annimas, tendo por garantia seus ativos e contabilmente classificadas no passivo exigvel. Da mesma forma que as aes, as operaes com debntures so normalizadas pela comisso de valores mobilirios- CVM Os direitos e remuneraes oferecidos pelas debntures so juros (fixos ou variveis) participao nos lucros da companhia e prmios de reembolso, alm de, conforme deve constar da escritura de emisso, podem ser emitidas com clusula de conversibilidade, criando-se a debnture conversvel em aes.

7 - PARTES BENEFICIRIAS E BONUS DE SUBSCRIO


Partes beneficirias so ttulos emitidos sem valor nominal por uma companhia, e negociados no mercado de valor mobilirios.
17

Bnus de subscrio so ttulos negociveis no mercado de valores mobilirios que conferem aos seus titulares, de acordo com as condies constantes do certificado, direito de subscrever, pelo valor de emisso, aes da companhia oferecidas quando do aumento do capital social. Para o perfeito funcionamento e equilbrio da sociedade annima, so estabelecidos rgos representativos em sua estrutura de funcionamento interno. Os rgos representativos previstos por nossa legislao so: assembleia geral, conselho de administrao, diretoria e conselho fiscal. So de competncia privativa da assembleia geral de acionistas, entre outras resolues:

Reformar o estatuto social Autorizar a emisso de debntures e partes beneficiaria Deliberar sobre as demonstraes financeiras apresentadas pelos

administradores da companhia Deliberar sobre a destinao do lucro liquido produzido no exerccio a distribuio de dividendos , entre outros .

A diretoria considerada o rgo executivo e de representao da companhia, ser composta por dois ou mais diretores, acionistas ou no, eleitos e destituveis a qualquer tempo pelo conselho de administrao, ou se inexistente, pela assembleia geral. O conselho de administrao pode ser entendido como um rgo de deliberao privativo dos diretores, sendo obrigatria sua constituio nas companhias de capital aberto e nas de capital autorizado. Segundo a lei das sociedades por aes, ser composto por, no mnimo, trs membros, eleitos pela assembleia geral da companhia e por ela destituveis a qualquer tempo.

Compete, entre outras deliberaes, ao conselho de administrao: Fixar a orientao geral dos negcios da companhia Eleger e destituir os diretores da companhia e fixar-lhes as atribuies

18

Fiscalizar a gesto dos diretores, examinar a qualquer tempo, os livros e papeis da companhia, solicitar informaes sobre contratos celebrados e em vias de celebrao, entre outras...

O conselho fiscal o rgo fiscalizador da sociedade, mas especificamente dos atos praticados pelo conselho de administrao e diretoria. composto por no mnimo trs, e, no mximo, cinco membros, e suplentes em igual numero, acionistas ou no, eleitos pela assembleia geral da sociedade. Compete basicamente ao conselho fiscal fiscalizar os atos dos administradores da empresa; opinar sobre o relatrio anual da administrao, opinar sobre propostas relativas modificao de capital social, emisso de debntures, distribuio de dividendos, entre outros. Pode-se aplicar os conceitos de governana corporativa tanto na preocupao pela transparncia como uma empresa dirigida e controlada, quanto na sua responsabilidade em questes que envolvem toda sociedade. Em outras palavras, governana corporativa um sistema de valores que rege as empresas, tanto em suas relaes internas como externas. Um dos pilares da governana corporativa a criao de comits voltados a controlar as diversas reas de atuao da empresa. A de auditoria, que recebe grande importncia pela sua responsabilidade na qualidade das informaes econmicas e financeiras refletida nas demonstraes contbeis das empresas. O comit de auditoria composto por membros do conselho de administrao da empresa e por profissionais com vivencia em contabilidade e finanas contratados no mercado. A funo essencial do comit de auditoria controlar a contabilidade, os procedimentos de elaborao dos demonstrativos contbeis e auditoria realizada, tendo sempre por objetivo a transparncia das informaes e dos atos praticados pela sociedade.

8 - GOVERNANA CORPORATIVA
A anlise dos demonstrativos financeiros publicados pelas empresas deve refletir, de forma correta e elucidativa, a situao econmica e financeira, o risco e a viabilidade
19

do negcio. A confiana dos diversos investidores no retorno apurado, e dos gestores no processo de tomada de decises, depende bastante da qualidade das informaes contbeis e das tcnicas de analise empregadas, assim como do ambiente de mercado econmico no qual a empresa se insere. De forma geral, a governana corporativa se insere nessa descrio, podendo ser definida como um conjunto de mecanismos e praticas administrativas que visam garantir os direitos dos acionistas minoritrios e controladores conhecidos como stakeholders e fazer respeitar tambm os direitos dos demais agentes, denominados de Stakeholders, ou partes interessadas, so todos os agentes envolvidos (participantes) nos negcios da empresa, expressando diferentes expectativas, como remunerao financeira, satisfao dos servios prestados, garantias dos produtos, e assim por diante. Esto includos como shareholders, alm dos prprios acionistas (proprietrios) empregados, fornecedores, clientes, credores, gestores, sindicatos, governo e demais agentes que possuem alguma interao com a empresa. A governana corporativa esta voltada basicamente a dois grandes objetivos: Otimizar o desempenho da empresa Atender, da melhor forma, as expectativas de todas as partes interessadas, os stakeholders.

9 TRANSFORMAO E CONCENTRAO DE SOCIEDADES


A transformao de acordo com a nossa lei, a operao pela qual a sociedade passa de um tipo para o outro (independente da dissoluo ou liquidao). A mudana da natureza social a passagem de um ramo de atividade para o outro. Exemplo: Uma empresa de construo civil pode alterar seu objeto social para Comrcio de materiais de construo. J a mudana de forma jurdica permite que a empresa Limitada, com o seu crescimento mude para Sociedade Annima. Importante salientar que a mudana no prejudicar nenhum direito dos credores que continuaro at o pagamento integral dos seus crditos, com as garantias do modelo anterior. Uma das formas de transformao a Ciso, situao a qual a companhia transfere parte ou total do seu capital (patrimnio) para uma ou mais
20

sociedades constitudas para este fim ou j existente. Se a ciso ocorrer parcial, a sociedade que absorver a parcela da empresa cindida sucede a esta nos direitos e obrigaes relacionadas no ato da ciso. Caso ela ocorra total, a sociedade cindida extingue-se. Existem outras formas de concentrao de sociedades alm da ciso, so elas: Fuso: unio de duas ou mais sociedades com os mesmos objetivos comuns, formando uma nova sociedade que suceder todos os direitos e obrigaes. Para este caso, deve-se ocorrer o desaparecimento das sociedades envolvidas na operao, constituindo uma nova empresa societria com

personalidade jurdica distinta e sob a mesma administrao. Na fuso, tambm pode-se no extinguir as empresas envolvidas, porm deve-se haver a criao de uma holding com o capital integralizado das aes das empresas

envolvidas.Incorporao: a absoro de uma ou mais sociedade por outra que a sucede em todos os direitos e obrigaes. Nesse caso a empresa incorporada se dissolve passando a integrar o ativo e o passivo da incorporadora. Consrcio: ocorre quando uma mesma sociedade, sob o mesmo controle ou no, decidem se unir visando executar um determinado empreendimento. Nessa operao as

consorciadas no perdem sua personalidade jurdica. O consrcio define-se atravs de um contrato. A falncia de uma consorciada no se estende as demais. Coligadas: quando uma participa com 10% (dez por cento) ou mais do capital da outra sem apresentar participao no controle. Controladas: sociedade qual a controladora possua participao no capital que lhe garanta preponderncia nas deliberaes sociais e o poder para eleger a maioria dos administradores. Grupos de sociedade: atravs de conveno pela qual combinem recursos para realizao de objetivos, atividades ou empreendimentos comuns, cada sociedade integrante conserva personalidade e patrimnio. Sociedade controladora ou de comando: deve ser brasileira e exercer o controle das sociedades filiadas.

10 PROPRIEDADES E GESTO
Com o notvel crescimento das empresas nos ltimos anos, acompanhado de muitas mudanas, destacando a disperso de seu controle acionrio. Esse movimento de abertura de capital produziu duas consequncias relevantes: crescimento do mercado de capital, elevando a quantidade de companhias listadas na bolsa de valores e a quantidade de investidores e incentivou as operaes de
21

fuses e aquisies de empresas. Com esse movimento, ganha-se importncia na abertura de capital a atuao dos executivos das empresas, dentre elas as suas principais funes: interesses dos acionistas exercer as gesto dos negcios e decidir sobre os rumos da empresa. Os agentes buscam os melhores resultados porm com objetivos nem sempre simtricos. Por isso temos o controle da Governana corporativa que tem como preocupao a qualidade das informaes contbeis, a estrutura de seus demonstrativos financeiros e a interpretao de seus resultados apurados.

22

23

Potrebbero piacerti anche