Sei sulla pagina 1di 11

ERVAS AROMTICAS & SIMILARES As ervas aromticas ou ervas-de-cheiro so plantas, geralmente de pequenas dimenses, que apresentam diversas utilizaes

e propriedades. Devido sua composio nutricional e funes que desempenham na sade, as ervas aromticas so um excelente substituto do SAL, conferindo sabores, aromas e cor s refeies. A utilizao de ervas aromticas na reduo da ingesto de sal na dieta poder influenciar dupla e positivamente a sade, quer pela reduo da quantidade de sal nos alimentos, quer pelas propriedades benficas que apresentam para a sade. No
entanto, para manterem as suas propriedades, as ervas s devem ser adicionadas aos alimentos no fim da sua preparao, uma vez que a maioria das suas propriedades perdida pela ao do calor. So muito utilizadas em saladas, sopas, marinadas, carnes, peixes,

chs, compotas, entre outros. As ervas aromticas so fornecedoras de protenas, vitaminas (A, C e complexo B), minerais (clcio, fsforo, sdio, potssio e ferro), fibras, componentes volteis (leos essenciais) e substncias fitoqumicas (substncias bioativas presentes nas plantas em pequenas quantidades, que atuam como antioxidantes, bactericidas, antivrus, fitoesteris e indutores ou inibidores de enzimas). Vrios estudos indicam que as substncias fitoqumicas parecem ser as responsveis pelas propriedades atribudas s ervas aromticas, nomeadamente: preveno do aparecimento de cancro, funcionamento cardiovascular, reprodutivo e nervoso e ainda como estimulante do sistema digestivo e potenciador do sistema imunitrio. Muitas ervas aromticas so conhecidas como excelentes fontes de antioxidantes naturais, podendo contribuir para a ingesto diria de antioxidantes. Os compostos fenlicos so os antioxidantes primrios presentes nas ervas aromticas (orgo, tomilho, manjerona, slvia, manjerico, funcho, coentro) Normalmente, na cozinha, as ervas aromticas so utilizadas frescas, mas so tambm comercializadas secas, embora percam algumas propriedades. De qualquer modo, no devem confundir-se com as especiarias, que so em geral utilizadas secas e, muitas vezes, reduzidas a p.

ERVAS AROMTICAS & SIMILARES, PROPRIEDADES TERAPUTICAS E USOS CULINRIOS

Aipo
O aipo cresce at uma altura de 40 cm, composto por caules de folhas, dispostos numa forma cnica sob uma base comum, com um sabor ligeiramente salgado. Um nico caule o suficiente para condimentar os alimentos, porque o seu leo possui um aroma muito forte, que se mistura aos alimentos durante a confeo. Em termos nutricionais uma excelente fonte de vitaminas (A, B1, B2, B5, C, E), magnsio, potssio e ferro.

Propriedades teraputicas

Usos culinrios

Auxilia na digesto, indicado para situaes de flatulncia (gases), artrites, hipertenso arterial, colesterol, diabetes, funciona como diurtico e possui propriedades anti-inflamatrias. Sopas, saladas, carne (estufada, guisada ou cozida)

Alecrim
O alecrim apresenta um sabor doce e fresco. Propriedades teraputicas Estimula o funcionamento do fgado, facilita a digesto, indicado para combater o cansao fsico e mental e a depresso. Apresenta propriedades antioxidantes e ajuda na circulao sangunea. No deve ser utilizado em situaes de diarreia. Em grandes concentraes, pode provocar irritaes gastrointestinais e nefrite. Apreciado na preparao de marinadas de carne (carne de porco e borrego), aromatizar a gua da cozedura de massas, batatas, arroz, molhos de tomate, saladas, manteigas aromatizadas.
2

Usos culinrios

Alho
O alho devido ao facto de conter essncias aromticas muito utilizado na cozinha, tornando as refeies com um sabor muito acentuado. O dente de alho pode ser utilizado esmagado, picado, fatiado. Em termos nutricionais, fornece vitaminas (B1, B2, C, provitamina A e E) e minerais (selnio, clcio, iodo, sdio e ferro). Propriedades teraputicas Preveno de doenas cardiovasculares: reduo das concentraes sricas de LDL, triglicerdeos, reduo da presso arterial, inibio da agregao plaquetria. Deve ser evitado nos casos de lcera gstrica, dispepsia, cistite, problemas de viso e epiderme (erupes cutneas, eczema). Temperar refogados no geral, utilizado no tempero de carne, peixe, hortcolas cozidos e na preparao de arroz, feijo, pizas e sopas.

Usos culinrios

Cebola
A cebola pode ser utilizada de vrias formas, como o nico ingrediente ou como tempero, podendo ser ingerida crua, em saladas, frita ou assada. Propriedades teraputicas Ajuda na eliminao do colesterol LDL, eficaz nas situaes de asma, diabetes, osteoporose, hipertenso arterial e arritmias cardacas. Evita a formao e ajuda a dissolver cogulos sanguneos, dissolve clculos renais. Quando consumida crua eficaz nas situaes de tosse, bronquite, catarro, dor de garganta, melhora a voz, combate a rouquido e ajuda em situaes de obstipao. No deve ser consumida por indivduos que tenham acidez estomacal ou gases.
3

Usos culinrios

Utilizada em variadssimos pratos, sendo um excelente substituto do sal.

Cebolinho
O cebolinho uma planta bolbosa cujas folhas verdes tm um sabor picante e devem ser adicionadas aos pratos no momento de servir, sem serem previamente cozinhadas, uma vez que o seu aroma perde-se rapidamente. rico em vitaminas A e C. Propriedades teraputicas Usos culinrios Propriedades antioxidantes, ajuda na digesto e melhora a circulao sangunea. Aromatizar omeletes, pratos de queijo, sopas, vinagretes, molhos de iogurte e alguns pratos de carne e peixe.

Coentros
O coentro tem um aroma especial e um sabor marcante que combina muito bem com pescado. Podem ser utilizadas as suas sementes, folhas, caules e at a sua prpria raiz (cozida como se fosse um legume). As folhas frescas so ricas em ferro e vitamina C. Possui quatro vezes mais caroteno do que a salsa e trs vezes mais clcio do que esta.

Propriedades teraputicas

Usos culinrios

Melhora a motilidade e as secrees gstricas, propriedades anti-inflamatrias e antibacterianas. A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas Saladas, caldos de peixe, frutos do mar, sopas, arroz, molhos, massas, ervilhas e favas.
4

Endro
Podem ser usadas as suas folhas frescas ou as suas sementes que conferem um sabor forte, picante e apetitoso aos alimentos. Apresenta quantidades de cidos gordos importantes para o bom funcionamento das funes cognitivas e cardacas e compostos fenlicos. Propriedades teraputicas Facilita a digesto, indicado para situaes de insnia, soluos, diarreia, distrbios menstruais, distrbios respiratrios, cancro e tambm para aum bom estado de sade oral. Usado na preparao de arroz, sopas, saladas, peixes

Usos culinrios

Erva-cidreira
A erva-cidreira consiste num arbusto com folhas esverdeadas que emana um aroma a limo. Possui propriedades antisspticas e mais saborosa quando colhida fresca do que quando utilizada seca. Propriedades teraputicas Usos culinrios Atua como calmante, indicada para gstricos, dor de cabea e depresso. Ch, refrescos, sobremesas. problemas

Estrago

O estrago apresenta um sabor acentuado Propriedades teraputicas Auxilia no bom funcionamento do aparelho digestivo, ajuda a prevenir o aparecimento de doenas do corao, ao diurtica. Preparao de vinagretes, saladas, peixes, omeletes, molhos

Usos culinrios

Funcho
O funcho pode atingir dois metros de altura, possui uma raiz carnuda grossa e ligeiramente canelada e produz flores de cor amarelo-vivo. Propriedades teraputicas Atua no aparelho digestivo, aumenta o peristaltismo e reduz a produo de gases. Favorece a secreo brnquica removendo o excesso de muco do aparelho respiratrio. Os seus teores em sais de potssio conferem-lhe propriedades diurticas. Tempero de saladas, preparao de pratos doces, gratinados ou refogados, saladas, molhos, ch.

Usos culinrios

Gengibre
O gengibre um rizoma que apresenta um sabor picante, podendo ser usado em pratos salgados como em pratos doces e em diversas formas (fresco, seco, em p, em picles, cristalizado, calda e ainda em pasta congelada). Possui uma ao bactericida. Propriedades teraputicas Tratamento de gripe, tosse, alvio dos sintomas de gota, artrite, dores de cabea, diminui a congesto nasal, clicas menstruais, preveno do cancro do intestino e do ovrio. Preparao de carnes e peixes, bebidas, sopas, frutos do mar, saladas, manteiga aromatizada, aromatizar sumos naturais.

Usos culinrios

Hortel
Planta herbcea de 25 cm a 100 cm de altura, vivaz e rstica. Essa espcie reconhecida pelas cores verde-escuras das folhas e avermelhadas das flores, caules e pecolos, e ainda pela sua maior robustez e riqueza em leo essencial. A hortel tambm conhecida como menta, uma planta aromtica de cheiro puro, refrescante e de sabor intenso. As suas folhas fornecem vitaminas A, B, C e minerais (clcio, fsforo, ferro e potssio). Propriedades teraputicas Erva descongestionante, a sua infuso indicada no tratamento de gripe. Evita situaes de azia e m digesto. Auxilia no alvio de dores abdominais e dores musculares. Tempero de pratos SALGADOS, aromatizar bebidas (chs, sumos), usada no fabrico de rebuados, temperar carnes (especialmente carneiro), sopas, saladas e ervilhas
7

Usos culinrios

Louro
O loureiro uma rvore de tronco liso, que pode chegar at aos 10 metros de altura. Possui folhas aromticas, verde-escuras, com a pgina inferior verde-azeitona e sabor amargo. A sua ao mais eficaz quando as folhas esto secas do que frescas. Propriedades teraputicas Usos culinrios diurtico, digestivo e evita a formao de gazes. Auxilia no tratamento de hemorroidas e reumatismo. Peixe, carne (porco), feijo, sopas, ovos e batatas cozidas.

Manjerico
O manjerico uma planta anual de aproximadamente 45 cm de altura, possui um caule finamente estriado, quadrado, ramoso, verde-claro a avermelhado na base. Quanto mais jovens forem os rebentos, mais condimentadas so as suas folhas que possuem leos essenciais , vitaminas C e A. As suas folhas so grandes, ovadas e verdeclaras, com cheiro fresco, forte e ardente. Deve ser adicionado aos pratos j previamente preparados. Propriedades teraputicas Combate vmitos, clicas intestinais e diarreias. Atua sobre o aparelho urinrio, ativando os rins e aliviando o ardor mico. Alivia situaes de tosse, bronquite, rouquido, dores de garganta, ajuda a cicatrizar aftas. Carnes, peixes, sopas, massas, cozinhados com tomate, vinagres aromatizados.
8

Usos culinrios

Orgos
A altura do orgo pode variar de 25 a 40 cm. A planta herbcea, com caules subterrneos (rizomas), muito ramificada, produz folhas pequenas, ovais e pecioladas, medindo de 1 a 5 cm. As flores so pequenas, tendo cores como a prpura, rosa, branco ou uma mistura delas, surgindo do incio do vero at meados do outono. Os orgos apresentam um sabor forte e aromtico e fornecem leos essenciais e vitamina C. Propriedades teraputicas Estimula as funes gstricas e biliares. Auxilia no tratamento de dispepsia, arrotos, enjoos, flatulncias e estomatites. diurtico, expetorante e ameniza dores menstruais. Saladas de tomate fresco, molhos base de tomate, pratos com queijo, carnes, peixe, massas, guisados/estufados.

Usos culinrios

Poejo
Tratamento de gripe, tosse, insnias, dores reumticas, calmante, bronquite, asma. Carne, peixe, sopas

Propriedades teraputicas Usos culinrios

Salsa
Existem muitas variedades de salsa, com altura de 50 a 80 cm. Tem folhas tipicamente divididas e aromticas. Contm vitaminas (A, e C), minerais (clcio, ferro, magnsio, enxofre e potssio) e bioflavonoides. Deve ser consumida crua. Propriedades teraputicas diurtica, combate a formao de gases, alivia os sintomas de bronquite, asma, clicas menstruais, auxilia no tratamento de clculos renais. Sopas, saladas, peixe, carnes.

Usos culinrios

Slvia
A slvia apresenta as folhas aveludadas e um aroma de cnfora. Propriedades teraputicas Usos culinrios Reduz flatulncia, anti-inflamatria e anticarcinognica. Recheio e preparao de carnes, marinadas, sopas, feijo, molhos de tomate, queijos, batatas e biscoitos.

10

Segurelha
Propriedades teraputicas Propriedades anti-spticas, fungicidas, anti-diarreicas e anti-virais. muito utilizada para combater inflamaes das vias respiratrias, gases e clicas, inflamaes cutneas (otites, estomatites, vaginites, queimaduras). Temperar saladas, carnes, sopas, leguminosas, batata e cenoura.

Usos culinrios

Tomilho
O tomilho um pequeno arbusto (altura de 20 a 30 cm), com poucos ramos, cujas folhas so inteiras, pequenas, de forma oval, tendo juntamente com os caules, odor parecido ao da hortel. Da sua composio nutricional destacam-se as vitaminas do complexo B, vitamina C e o magnsio. Propriedades teraputicas Usos culinrios Digestivo, anti-inflamatrio, expetorante (ajuda a limpar as vias respiratrias). Receitas de aves e caa, preparao de molhos, sopas, saladas, guisados/estufados, pratos com tomate e queijo. Bom substituto do SAL.

11

Potrebbero piacerti anche