Sei sulla pagina 1di 3

Edio 108 | Outubro de 2012

AGRADECER PARA SERVIR


Maria Dolores psicografia de Francisco Cndido Xavier

Agradece, alma querida e boa, Ao Doador das Luzes e dos Bens Os dotes naturais que te amparam a vida E as concesses que tens. Observa a palavra Em que a fora do verbo se te fez, Quando existe no mundo tanta gente Em penosa mudez. Contempla as prprias mos que podem trabalhar Em toda atividade nobre e amiga, Quando se enxerga, em toda parte, Tanta mo que mendiga. Reflete nos teus olhos, Dos quais a luz a doce companheira, Quando tantos irmos vemos na Terra Suportando a cegueira. Toca o crebro claro Em que o discernimento se te apura E lembra a multido dos companheiros Nos desvos da loucura. Certamente, alma boa, Deus, o Dispensador dos Recursos Supremos, No tem culpa do pranto que h na estrada Que ns mesmos fazemos. Saibamos, entretanto, agradecer Os tesouros e dons de que nos faz dispor, A fim de que saibamos levantar A grandeza da Vida e a redeno do Amor.

POESIA DO MAIS VIVER J. Herculano Pires (Irmo Saulo)


Enquanto os poetas da Terra se entregam procura de originalidades tcnicas, de formas novas de expresso potica, os do Alm utilizam a poesia na sua essncia eterna, como meio de comunicao no plano das almas. A poesia terrena busca a perfeio formal, os efeitos sensoriais. A poesia celeste busca a orientao, o esclarecimento, a elevao das criaturas. Todas as formas poticas so igualmente vlidas. Castro Alves se manifesta em versos condoreiros, Cornlio Pires em trovas e sonetos caipiras, Cyro Costa em alexandrinos retumbantes, Oswald de Andrade e Mrio de Andrade em versos livres, cada qual no seu estilo pessoal. Mas o tema de todos o esprito e sua ascenso atravs da existncia, nos rumos da transcendncia. Os homens burilam a forma, aprimoram a expresso, renovam as posies estticas. a sua funo no plano sensorial. Os espritos se interessam pela comunicao espiritual, pelo despertar das conscincias, pela demonstrao da sobrevivncia. com estes objetivos que Maria Dolores continua poetando aps a morte. Seus poemas mantm uma constante formal j bastante conhecida no meio esprita, e a constante substancial varia nas nuanas de uma temtica permanente, que a da mensagem moral. O que interessa a ela, como a todos os poetas do alm, no a poesia do viver, a captao esttica do cotidiano, mas a poesia do mais viver, o chamado a uma compreenso mais profunda do sentido da vida. Ante a revolta comum do ser existencial, sempre insatisfeito com as condies e limitaes do seu viver dirio, Maria Dolores levanta o problema da gratido do ser transcendente ao Doador das Luzes e dos Bens que todos recebemos e usufrumos na existncia. H em ns, como explica O livro dos espritos, o ser do corpo e o ser da alma. Aquele vive e este ltimo existe. Viver condicionarse forma biolgica terrena, existir transcender, como o demonstram os modernos princpios existenciais. Para ativar a transcendncia, Maria Dolores estabelece o confronto das situaes de desajuste com as situaes normais, apelando ao nosso entendimento e convocando-nos grandeza da vida e redeno do amor. Os tesouros de dons que possumos, que nos foram concedidos pelo Doador, e que utilizamos com displicncia, seno com desprezo, devem despertar-nos para a compreenso da grandeza da Vida. As deficincias que afetam milhes de criaturas (nossos semelhantes) ao nosso redor e no mundo, e das quais fomos preservados, devem acordar em ns os sentimentos de humildade e levar-nos redeno do amor. Essa redeno no apenas uma figura potica, uma simples forma de expresso. a libertao do egosmo (do amor fechado em ns e por ns, com exclusivismo) que nos redimir da ingratido para com o Doador e nos iniciar na transcendncia horizontal do amor ao prximo, da qual facilmente nos ergueremos transcendncia vertical do amor a Deus. Essa a tcnica do mais viver, do viver acima da vida comum, que o seu poema nos oferece na forma de uma cano CYRO COSTA ERROU?

Um verso do soneto de Cyro Costa, recebido por Chico Xavier no Pinga Fogo do Canal 4, correu mundo completamente desfigurado. Jornais e revistas de todo o Brasil o reproduziram e continuam a reproduzir de maneira defeituosa. At mesmo os rgos oficiais, da Cmara Federal, da assemblia Estadual e das Cmaras Municipais, em cujas tribunas o soneto foi lido, no escaparam a esse erro. O verso o terceiro do primeiro quarteto do alexandrino intitulado Segundo milnio. No original psicografado por Chico Xavier ele aparece com a perfeio que caracteriza as produes do poeta: Guerra e sonhos de paz estadeiam conflito. Mas a divulgao foi feita de duas maneiras errneas: 1) Guerra e sonhos de paz estardeia conflito; 2) Guerra e sonhos de paz estardeiam em conflito. Na primeira dessas formas h o erro grfico de um r acrescentado forma verbal estadeiam e o erro de concordncia do verbo no singular; na segunda forma h tambm dois erros: o acrscimo indevido do r e o acrscimo do em, este resultando na quebra da mtrica. Cyro Costa no errou. Ele sabia que no existe o verbo estardear, mas apenas o verbo estadear (sem r no meio), e que significa: alardear um estado, ostentar uma posio.
Artigo publicado originalmente na coluna dominical "Chico Xavier pede licena" do jornal Dirio de S. Paulo, na dcada de 1970.

Potrebbero piacerti anche