Sei sulla pagina 1di 18

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

INSTRUES
ANEXO 13

J USTIA ELEITORAL

INSTRUES BATIMENTO E PROCESSOS DE COINCIDNCIA

BATIMENTO E PROCESSOS DE COINCIDNCIA .


1.

CONCEITOS
Batimento
A integridade do Cadastro Nacional de Eleitores garante a credibilidade de

qualquer eleio realizada no Brasil impedindo que um mesmo eleitor vote mais de uma vez. Muitos procedimentos so executados para que o cadastro seja isento de dvidas. Um deles o batimento. O batimento consiste no cruzamento de dados constantes do cadastro com os dos novos eleitores, os daqueles que se movimentaram ou solicitaram reviso de dados, e de pessoas existentes na Base de Perda e Suspenso de Direitos Polticos, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em mbito nacional, com o objetivo de verificar a existncia de mais de uma inscrio em nome de um mesmo eleitor, e de identificar outras situaes que exijam averiguao Essas situaes so originadas por incorreto preenchimento do RAE ou motivadas por incorreta utilizao dos cdigos FASE. Exemplos: Inscrio de eleitor com data de nascimento considerada invlida. Ex.: Eleitor com data de nascimento impossvel (31.02.48). Inscrio de eleitor que figura no cadastro com dados identificadores incompletos ou incorretos. Ex.: Eleitor de nome Jos, sem qualquer sobrenome. Inscrio considerada regular embora no tenha sido identificado o nome do eleitor. Ex.: Eleitor No Consta. Divergncia entre os dados consignados no RAE e os existentes no cadastro. Ex.: Transferncia em que o nmero da inscrio originria foi consignado com erro. O processo de batimento executado sistematicamente e, se existir suspeita de que algum eleitor est tentando se alistar pela segunda vez ou que alguma pessoa com restrio de direitos polticos est tentando se inscrever como eleitor, o batimento os identifica como em coincidncia e essas informaes so levadas s autoridades judicirias competentes para deciso a respeito.

2.

Grupos de Coincidncia
Conforme exposto, os grupos de coincidncia so formados por pessoas (eleitores,

novos eleitores e pessoas com restrio de direitos polticos) que, em tese, requerem uma nova inscrio. Esses agrupamentos so identificados por cdigo denominado de "nmero da coincidncia". A formao do nmero da coincidncia a seguinte:
GRUPO 1 IDENTIFICA O TIPO DA COINCIDNCIA: 3 DECISO Juiz Eleitoral 2 Corregedor Regional

Corregedor-Geral

Identifica se o grupo : (D) Duplicidade dois eleitores ou eleitor e pessoa com restrio de direitos polticos (P) Pluralidade mais de dois eleitores ou pessoas com restrio de direitos polticos

1 D DF 98 01212355

Identifica uma seqncia a nvel nacional

Identifica o ano em que foi formado o grupo

Identifica a UF Unidade da Federao das inscries envolvidas no grupo BR Pluralidade envolvendo eleitores de UF`s distintas, ou pessoas com restrio de direitos polticos.

3.

Relatrios gerados pelo Batimento


Aps a formao desses grupos, a Secretaria de Informtica coloca disposio

das zonas eleitorais relatrios contendo informaes relativas aos eleitores envolvidos em coincidncia, quais sejam: Comunicao de duplicidade/pluralidade (dirigida autoridade judiciria); Notificao (expedida aos eleitores impedidos de votar); Relao de agrupados.

4.

Ocorrncia
Salvo situaes especiais, apenas uma das pessoas envolvidas na coincidncia

considerada apta a votar, at que seja definida a situao de todas as inscries agrupadas. Com essa finalidade atribudo um cdigo de ocorrncia para cada uma das inscries componentes do grupo, informando se est ou no liberada As ocorrncias possveis so:

20, liberado - atribuda ao eleitor com indicao de gmeo;

21, no-liberado - par de eleitor com ocorrncia 20 que no tem marca de gmeo; 31, no-liberado - par de eleitor/registro com ocorrncia 32; 32, eleitor suspenso ou pessoa com registro de suspenso na Base de Perda e Suspenso de Direitos Polticos;

33, liberado de agrupamento anterior de coincidncia - par de eleitor com ocorrncia 32; 50, eleitor com liberao de agrupamento de coincidncia anterior; 51, no-liberado - par de eleitor com ocorrncia 50, quando novo eleitor do grupo; 70, liberado - eleitor em coincidncia com data de domiclio ou de requerimento mais antiga, desde que no envolvido em outras ocorrncias; 71, no-liberado - par de eleitor com ocorrncia 70; 81, no-liberado - par de registro com ocorrncia 82; 82, no-eleitor - pessoa com registro de perda na Base de Perda e Suspenso de Direitos Polticos; e 83, liberado de agrupamento anterior de coincidncia - par de eleitor com ocorrncia 82.

As pessoas envolvidas em coincidncia com ocorrncia final 0 ou 3 ficam com situao "liberada" no cadastro , ou seja, esto aptas para votar. Os demais ficam com suas inscries inabilitadas para o voto at deliberao da autoridade judiciria em sentido contrrio. Os "liberados" recebem um FASE 566 e os "no liberados" um FASE 418. Esses cdigos FASE trazem como complemento o nmero da coincidncia em que o eleitor est envolvido e a data de ocorrncia que corresponde data do batimento que gerou o agrupamento.

5.

Outras consideraes 5.1. Incluso de eleitor no cadastro.


A Res./TSE n 21.538/03, no art. 33, 1, dispe que o eleitor novo ou transferido

somente ser includo no cadastro se considerado regular, sendo-lhe facultado o prazo de 20 dias para requerer autoridade judiciria competente a reviso de sua situao eleitoral, quando agrupado em duplicidade ou pluralidade.

5.2.

Requerimento de Alistamento Eleitoral - RAE

O formulrio Requerimento de Alistamento Eleitoral - RAE dever ser preenchido pelo servidor do cartrio na presena do eleitor, que dever assin-lo. Sobre o preenchimento do RAE devem ser observadas as orientaes contidas no manual especfico. Sendo corretamente consignada no campo 03 do RAE a condio de gmeo quando do alistamento do eleitor, o sistema, automaticamente, lanar, em seu histrico, o FASE 256, tendo como data de ocorrncia a do alistamento.

5.3. Requerimento para Regularizao de Inscrio - RRI


O Requerimento para Regularizao de Inscrio - RRI o formulrio utilizado pelo eleitor envolvido em coincidncia para requerer, Justia Eleitoral, regularizao de sua situao eleitoral. Para que o eleitor possa ter regularizada sua situao eleitoral de suma importncia que o RRI seja correta e integralmente preenchido. Com essa finalidade devem ser seguidas, com cuidado, as orientaes especficas a respeito. No RRI sempre deve ser informado o nome do requerente e a zona eleitoral onde inscrito. Deve tambm: conter esclarecimentos do eleitor quanto s inscries agrupadas na duplicidade ou pluralidade; conter informaes do cartrio a respeito do comparecimento do eleitor aos ltimos pleitos e, sendo o caso, da impossibilidade do envio de documentos necessrios soluo do caso; ser assinado pelo eleitor e pelo servidor do cartrio; garantir autoridade judiciria subsdios para deciso.

Os dados inseridos no RRI devem ser conferidos. Algumas vezes, o servidor no confere a justificativa do eleitor e esta totalmente incompreensvel ou inadequada. Em outras, ao preencher o requerimento, no esclarecido o motivo de o eleitor solicitar regularizao de inscrio em outro estado, ou de requerer regularizao de inscrio que no consta da duplicidade e j est cancelada ou que figura como inexistente no cadastro. Outras vezes, os documentos so encaminhados autoridade judiciria que no a competente para apreciao da coincidncia ou os documentos apresentados revelam inscries efetuadas mediante uso de documentos furtados ou roubados. Quando do comparecimento do eleitor ao cartrio devero ser providenciados o relatrio da coincidncia e as consultas ao cadastro e, mediante consulta a documentos existentes no cartrio e conversa informal com o eleitor, devero ser identificados os

motivos da duplicidade ou pluralidade, de forma a permitir a mais ampla e correta apreciao do caso. Dever ser verificado: RAE; se o eleitor foi corretamente orientado quanto operao que deveria requerer; se os dados do eleitor foram corretamente anotados no RAE e processados; se o eleitor informou possuir irmo gmeo e se, no RAE, foi consignada informao nesse sentido; se foi preenchido FASE 248 Homnimo comprovado (se constatada por meio de consulta ao cadastro nacional essa condio ) ou 256 Gmeo comprovado para a inscrio; preencher o RRI. Antes que o eleitor d incio ao preenchimento do RRI, o servidor dever alert-lo de que crime eleitoral a conduta descrita no art. 350 do Cdigo Eleitoral, a saber: se o eleitor fez nova inscrio; se o eleitor requereu transferncia; se o eleitor solicitou retificao de dados pessoais; se o eleitor residia em outra localidade, atualizou endereo ou reside no endereo fornecido Justia Eleitoral; se o eleitor mudou-se, quando e para onde. o que levou o eleitor a requerer nova inscrio; se foi consultado o cadastro quando o eleitor compareceu ao cartrio para requerer inscrio/transferncia e se a consulta foi anexada ao

S depois de ter conversado com o eleitor que o servidor dever orient-lo a

Art. 350 - Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dele devia constar ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais: Pena: recluso at cinco anos e pagamento de 5 a 15 dias multa, se o documento pblico , e recluso at trs anos e pagamento de 3 a 10 dias multa, se o documento particular.

Aps preenchido e assinado pelo eleitor, o RRI dever ser instrudo com os documentos necessrios anlise de sua situao e imediatamente encaminhado autoridade judiciria competente para deciso a respeito. Sobre o RRI, devem ser observadas outras orientaes contidas no manual especfico.

5.4 Informaes Prestadas pela Autoridade Judiciria - Ofcio - IPAJ


O formulrio Informaes Prestadas pela Autoridade Judiciria - Ofcio utilizado para que uma autoridade judiciria preste a outra informaes a respeito de inscrio, tornando possvel a deciso. Se o eleitor no for encontrado para prestar os esclarecimentos solicitados nesse ofcio, ainda assim o cartrio dever, obrigatoriamente, preencher os campos 09, 11, 12 (onde devem constar informaes disponveis em arquivo), 14 e 15. Se o eleitor for encontrado, devem ser por ele assinaladas as opes constantes do campo 7 - Alegaes do Eleitor (quantas forem necessrias). O ofcio Informaes Prestadas pela Autoridade Judiciria deve ser encaminhado autoridade judiciria competente, no prazo mximo de 10 dias, contados do recebimento da requisio (art. 46 da Res. TSE 21.538/03), devidamente assinado pelo juiz eleitoral e pelo servidor responsvel pelo atendimento, acompanhado dos documentos localizados em cartrio. Sobre o IPAJ devem ser observadas outras orientaes contidas no manual especfico.

.
1.

PROCEDIMENTOS
Atendimento ao Eleitor
O contato do servidor com o eleitor fundamental para o correto preenchimento do

requerimento e para a obteno de dados que possam subsidiar a deciso a ser tomada pela autoridade judiciria e para que sejam evitados aborrecimentos e/ou constrangimentos ao eleitor. Seu trabalho deve ser realizado com cuidadosa observncia das orientaes especficas. Sempre que o eleitor comparecer ao cartrio pleiteando regularizao de sua situao eleitoral, o servidor dever, primeiramente, efetuar consulta ao cadastro nacional e base de coincidncias, com a finalidade de verificar sua real situao, para que possa selecionar a operao (alistamento, transferncia, reviso ou 2 via) adequada a cada caso.

2.

Competncia para Deciso


O art. 41 da Res./TSE n 21.538/03 estabelece a competncia, na esfera

administrativa, para o exame e deciso a respeito das situaes de coincidncias. O juiz eleitoral competente para decidir sobre as duplicidades cuja inscrio mais recente pertena sua zona eleitoral e sobre as pluralidades que envolvam inscries efetuadas em sua zona eleitoral. Excees:

duplicidades ou pluralidades que envolvam perda de direitos polticos (da competncia do Corregedor-Geral); e duplicidades envolvendo inscries atribudas a gmeos ou homnimos comprovados, quando existir inscrio no-liberada no grupo (de competncia do juiz eleitoral da zona correspondente inscrio no-liberada).

duplicidades em que uma das inscries j foi examinada em batimento anterior (da competncia do Juiz Eleitoral da zona da inscrio nova no grupo)

O Corregedor Regional Eleitoral competente para decidir sobre as pluralidades de inscries efetuadas em zonas eleitorais diferentes de uma mesma circunscrio ou duplicidades e pluralidades que envolvam registro de suspenso na base de perda e suspenso de direitos polticos e inscrio da UF. O Ministro Corregedor-Geral competente para decidir sobre as pluralidades de inscries efetuadas em zonas eleitorais de circunscries diversas, sobre os casos que envolvam perda de direitos polticos e, no caso de suspenso, sobre as pluralidades que envolvam registro de suspenso na base de perda e suspenso de direitos polticos e inscries de mais de uma UF.

3.

Instruo dos Processos de Coincidncia


A autoridade judiciria competente para exame e deciso das situaes de

duplicidade ou pluralidade (coincidncia) dever, de ofcio, determinar as providncias necessrias para que seja possvel confirmar se as inscries foram ou no requeridas por um mesmo eleitor.

De posse das relaes de Eleitores Agrupados dever ser publicado edital, pelo prazo de trs dias (art. 35 da Res./TSE n 21.538/03), visando possibilitar ao eleitor o exerccio da faculdade prevista no art. 36 da citada resoluo. Em se tratando de inscries atribudas a pessoas visivelmente diferentes, no h necessidade de se aguardar o eleitor, devendo a autoridade judiciria competente decidir a respeito, com a maior brevidade possvel. Subsistindo dvida e/ou detectada irregularidade em relao a qualquer inscrio necessrio verificar: processado; pluralidade; se h necessidade de apurao de responsabilidade de qualquer ordem, seja de eleitor, de servidor da Justia Eleitoral ou de terceiro por inscrio fraudulenta ou irregular (art. 49 da Res./TSE n 21.538/03); se o eleitor foi convenientemente orientado quanto aos se h necessidade de preenchimento de RRI pelo eleitor; se foi identificado o motivo ensejador da duplicidade ou se o eleitor possui inscrio em situao regular ou liberada na zona eleitoral procurada, ou em qualquer outra, seja no pas ou no exterior; se o RAE correspondente foi corretamente preenchido e

procedimentos necessrios regularizao de sua situao eleitoral e se est ciente de que: a) o preenchimento do RRI dentro do prazo constante da notificao no lhe garantir o exerccio do voto nas prximas eleies com a inscrio de seu interesse; b) sua situao eleitoral no poder ser alterada antes da atualizao no cadastro; c) s poder votar com a inscrio que figura como regular ou liberada no cadastro; d) na impossibilidade de votar na localidade onde sua inscrio est regular ou liberada dever justificar sua ausncia; e) somente aps a reabertura do cadastro (se estiver fechado), poder ser promovida a regularizao de sua situao eleitoral; f) outros esclarecimentos.

4.

Providncias para Regularizao de Inscrio

Quando o eleitor figurar no cadastro com apenas uma inscrio em situao liberada ou regular na zona eleitoral onde deseja votar, no ser necessrio tomar qualquer providncia. Se o eleitor possuir apenas uma inscrio em situao regular mas tiver domiclio eleitoral em outro municpio, dever ser orientado a requerer transferncia (Operao 3 do RAE). Se o eleitor possuir apenas uma inscrio em situao regular e seus dados pessoais (inseridos no cadastro) apresentarem incorreo ou demandarem atualizao dever ser orientado a requerer reviso (Operao 5 do RAE). Quando ocorrer extravio do ttulo eleitoral original e no houver necessidade de retificao de dados (endereo, estado civil, nome, profisso, etc, o eleitor dever ser orientado a requerer 2 Via (Operao 7 do RAE). Quando um mesmo eleitor possuir mais de uma inscrio em situao liberada ou regular apenas uma inscrio dever permanecer em situao regular e a(s) outra(s) dever(o) ser cancelada(s). Para definir qual delas ser mantida regular, a situao dever ser minuciosamente examinada e observado o disposto no art. 40 da Res./TSE n 21.538/03. Quando constatada a existncia de inscrio em zona eleitoral diferente, que exija cancelamento, os autos (originais ou cpia autenticada) devero ser remetidos autoridade judiciria competente, sempre por intermdio das respectivas corregedorias regionais. No sendo identificada outra inscrio em nome do eleitor (se a outra inscrio do grupo pertencer a gmeo ou homnimo) a inscrio dever ser liberada. Nesse caso, poder haver necessidade (caso ainda no exista) de comando do FASE 256 - Gmeo comprovado ou 248 Homnimo comprovado. Para ser comandado o cdigo FASE 248, no se faz necessria a comprovao de existncia de eleitores com nomes iguais ou semelhantes, bastando apenas que: figurem em uma mesma coincidncia; tenham dados iguais ou semelhantes (no necessariamente nomes idnticos); sejam eleitores distintos e no-gmeos.

Como o sistema no tem condies de distinguir eleitores com dados iguais ou muito semelhantes, se o eleitor identificado com o cdigo 256 Gmeo comprovado ou 248 Homnimo comprovado requerer novo alistamento, provavelmente, ser agrupado no batimento seguinte e identificado com o cdigo especfico, do seguinte modo: a inscrio para a qual foi comandado o FASE 256 ou 248 dever receber cdigo de situao 20 (liberada);

a inscrio para a qual no existe comando de cdigo FASE 256 ou 248 dever ser, identificada com cdigo de situao 21 (no-liberada) quando agrupada com inscrio com cdigo 256 ou 248;

a inscrio que foi objeto de deciso anterior de autoridade judiciria competente dever receber cdigo de situao 50 (liberada).

Caber autoridade judiciria competente decidir sobre a regularizao ou cancelamento das inscries agrupadas.

5.

Regularizao de Inscrio No-Liberada


As inscries mais recentes no-liberadas podero ser regularizadas desde que: o eleitor no possua qualquer outra inscrio em situao regular ou liberada no cadastro; ou tenha sido originria de transferncia regularmente procedida (nesta hiptese, dever ser providenciado o cancelamento da inscrio mais antiga pela Zona Eleitoral onde a mesma foi efetuada).

6.

Regularizao de Inscrio Cancelada


Se o eleitor no possuir inscrio regular ou liberada em qualquer zona eleitoral do

pas e for encontrada, no cadastro, inscrio cancelada em seu nome, poder ser determinada sua regularizao, mediante operao 3 transferncia (se o eleitor desejar alterar seu domiclio) ou operao 5 reviso (se desejar apenas reabilitar sua inscrio e/ou alterar algum dado). A inscrio poder ser regularizada pelas operaes 3 ou 5 se o cancelamento tiver sido comandado pelos FASES 019 Falecimento, 027 Duplicidade/Pluralidade, 035 Deixou de votar em trs eleies consecutivas e 469 Cancelamento em Reviso de Eleitorado, desde que comprovada a inexistncia de outra inscrio liberada ou regular para o eleitor, em qualquer zona eleitoral, do pas ou exterior.

7.

Providncias para Cancelamento da Inscrio


Existindo mais de uma inscrio em situao liberada ou regular para um mesmo

eleitor, agrupadas ou no em coincidncia, apenas uma delas dever permanecer em situao regular devendo o cancelamento recair, preferencialmente, na inscrio: 1. efetuada irregularmente (via de regra, a mais recente); 2. que no corresponda ao domiclio eleitoral do eleitor; 3. cujo ttulo eleitoral no foi entregue ao eleitor; 4. que no foi utilizada para o voto;

10

5. mais antiga. Se a inscrio que vier a ser considerada regular pertencer a zona eleitoral diversa da de interesse do eleitor, este dever ser orientado a requerer transferncia para a zona eleitoral onde deseja exercer o voto, se pertencente a municpio diverso, ou reviso, se situada no mesmo municpio. O eleitor dever ser alertado de que constitui crime votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outrem (art. 309 do Cdigo Eleitoral).

8.

Instruo dos Processos de Coincidncia


Devero compor os processos de coincidncia: Correio); original); cpia autenticada do ttulo eleitoral relativo inscrio que dever permanecer liberada e original do ttulo eleitoral apresentado pelo eleitor relativo a inscrio que est ou dever ser cancelada; eleitor; relatrio extrado da Base de Coincidncias e consultas extradas do cadastro nacional, referentes a cada uma das inscries agrupadas; cpia autenticada dos documentos pessoais apresentados pelo o Requerimento de Alistamento Eleitoral - RAE referente (s) inscrio(es) que ser(o) examinada(s) (original); o PETE - Protocolo(s) de Entrega de Ttulo Eleitoral (em a Comunicao de Coincidncia; o processo anterior (quando existir); a Notificao (quando apresentada pelo eleitor ou devolvida pelo

Requerimento para Regularizao de Inscrio - RRI. Havendo dvida quanto autoria das inscries agrupadas na coincidncia (se foram ou no requeridas por uma mesma pessoa), o eleitor dever ser convocado para prestar esclarecimentos e orientado a preencher o RRI. No devem integrar um mesmo processo RRI ou documentos relativos a eleitores diferentes, excetuados os casos em que estejam agrupados em uma mesma coincidncia. Cada RRI deve ser objeto de um expediente isolado, visando imprimir maior celeridade aos procedimentos e facilitar a anlise e a deciso a respeito;

cpia autenticada das respectivas pginas das folhas de votao; Declarao de Situao de Direitos Polticos (quando a inscrio agrupada for identificada com cdigos de ocorrncia 31, 32 ou 33, nos casos

11

de suspenso ou 81, 82 ou 83, nos casos de perda de direitos polticos) acompanhada de documentos que comprovem que deixaram de existir ou nunca existiram os motivos da suspenso ou da perda. a) b) Nos casos de perda: Decreto ou Portaria; Comunicao do Ministrio da Justia.

Nos casos de suspenso: a) Para interditos ou condenados: sentena judicial, certido do juzo competente ou outros; b) Para conscritos ou pessoas que se recusaram a prestao do servio militar obrigatrio: Certificado de Reservista, Certificado de Iseno, Certificado de Dispensa de Incorporao, Certificado do Cumprimento de Prestao Alternativa ao Servio Militar Obrigatrio, Certificado de Concluso do Curso de Formao de Sargentos, Certificado de Concluso de Curso em rgo de Formao da Reserva ou similares. c) para os beneficirios do Estatuto da Igualdade, comunicao do Ministrio da Justia ou de repartio consular ou misso diplomtica a respeito da cessao do gozo de direitos polticos em Portugal, outros. Se o eleitor no compareceu ao cartrio apesar de regularmente notificado ou convocado, ou se deixou de atender ao chamado da Justia Eleitoral, dever ser: certificado nos autos o ocorrido; juntada aos autos a Notificao devolvida pelos Correios; averiguado o motivo de o eleitor no ter sido localizado no endereo fornecido Justia Eleitoral, ou de ter pedido transferncia ou de, quando do alistamento, ter indicado como seu o endereo constante do cadastro; liberada. averiguado se a inscrio mais recente dever ser cancelada; averiguado se a inscrio mais antiga dever permanecer

9.

Solucionando os agrupamentos de coincidncia


Os agrupamentos em coincidncia so transformados em processos para

possibilitar autoridade judiciria deciso. Estes processos podem ser resolvidos (pela autoridade judiciria) de duas formas :

12

1)de ofcio; 2)apreciando requerimento de eleitor. A autoridade judiciria tem o prazo de 40 (quarenta) dias para exarar deciso sobre a situao das inscries envolvidas: "R" - regularizar; "C"- cancelar.

Findo este prazo, no sendo digitada a deciso referente s inscries agrupadas, o sistema gera uma deciso automtica, levando em conta as ocorrncias atribudas aos envolvidos, alm de colocar no nmero do processo a expresso "Atu.Sist.". Aqueles que possurem situao "Liberada" recebem deciso "R" e os demais deciso "C".

10.

O reflexo das decises no cadastro


Aps a digitao das decises, o sistema leva cerca de trs dias para refleti-las no

cadastro. As inscries que receberam deciso "R" passam a constar no cadastro como "Regulares", recebem um FASE 493 e entram no processamento normal do sistema

passando condio de inscrio Regular. As demais passam para a situao "Cancelada" e recebem um FASE 450. Se ainda no forem eleitores, os "C" so desconsiderados. Aos grupos que receberam deciso automtica so atribudos cdigos FASE diferentes. As inscries com deciso "R" recebem um FASE 086 (as inscries passam a ser consideradas regulares) e as demais recebem um FASE 027 (as inscries passam a ser consideradas canceladas). As inscries "suspensas" permanecem com situao inalterada.

11.

Processamento da Deciso
A deciso tomada pela autoridade judiciria dever ser, o mais rapidamente

possvel, processada e atualizada no sistema. Somente aps regularizada a situao da inscrio no cadastro nacional que o eleitor poder ser movimentado: requerer transferncia (operao 3) ou proceder reviso (operao 5) ou, se for o caso, requerer 2 via (operao 7) de seu ttulo eleitoral. O responsvel pelos servios eleitorais no cartrio dever ter sempre o cuidado de verificar o correto processamento da deciso tomada pela autoridade judiciria competente confirmando, mediante novas consultas base de coincidncias e ao cadastro, se a deciso tomada foi corretamente processada.

13

12.

Alterao de Situao de Inscrio Efetuada em Zona Eleitoral Diferente da Procurada pelo Eleitor
Quando houver necessidade de alterao da situao de inscrio que pertena a

outra zona eleitoral, agrupada ou no em coincidncia, os autos (originais ou cpia autenticada) devero ser remetidos ao juiz eleitoral da outra zona eleitoral, sempre por intermdio da corregedoria regional, seja a zona eleitoral da mesma circunscrio ou no (art. 42, pargrafo nico da Res./TSE n 21.538/03). Se o exame da duplicidade ou pluralidade no couber autoridade que recebeu a comunicao, esta dever ser enviada, se possvel, acompanhada de RRI e de documentos necessrios instruo do processo, autoridade judiciria competente para apreciao e deciso do caso. Quando duas ou mais inscries em cada grupo forem atribudas a um mesmo eleitor, excetuados os casos de evidente falha dos servios eleitorais, os autos devero ser remetidos ao Ministrio Pblico Eleitoral para pronunciamento. Se o Ministrio Pblico entender pela existncia de indcios de ilcito penal eleitoral a ser apurado, o juiz eleitoral da inscrio mais recente dever remeter os autos Secretaria de Polcia Federal para instaurao de inqurito policial. Se o Ministrio Pblico entender pela inexistncia de indcios de ilcito penal eleitoral a ser apurado, o juiz eleitoral competente poder determinar, caso inexistam outras providncias a serem tomadas, o arquivamento dos autos. Concludo o inqurito ou nas ocasies em que se fizer necessria dilao de prazo, os autos devero ser submetidos ao juiz eleitoral da zona relativa inscrio mais recente, a quem compete deciso a respeito, na esfera penal. Inexistindo rgo do Departamento de Polcia Federal no local em que sediada a zona eleitoral, a remessa dos autos ao Departamento de Polcia Federal poder ser feita por intermdio dos tribunais regionais eleitorais.

13.

Atualizao pelo Sistema


O art. 39 da Res. TSE n 21.538/03 estabelece que, encerrado o prazo para exame

e deciso pela autoridade judiciria competente (40 dias contados da data de realizao do respectivo batimento art. 47, Res./TSE n 21.538/03), inexistindo deciso em sentido contrrio, a situao do eleitor ser mantida, ou seja, a inscrio liberada passar a figurar como regular e a no-liberada como cancelada no cadastro. Os relatrios extrados da base de coincidncia, na hiptese de existncia de deciso relativa duplicidade ou pluralidade registrada na base, devero trazer, no campo prprio, o nmero do processo (Processo: CO 0000-0/00), seguidos do lote (Lote: 0000),

14

data do despacho (Dt. Desp.: 00.00.0000) e data do processamento (Dt. Processo: 00.00.0000). Inexistindo deciso de autoridade judiciria devidamente processada e se a atualizao for procedida pelo sistema, os referidos campos traro, no lugar do nmero do processo a mensagem Atu Sist (Atualizada pelo Sistema), de forma a identificar essa situao. Os campos lote e data do despacho (Dt. Desp.) devero permanecer em branco ou ser preenchidos com zeros. No campo destinado a data do processamento (Dt. Processo) dever ser consignada a data em que o cadastro foi automaticamente atualizado pelo sistema. A situao das inscries liberadas dever ser transformada em regular pelo cdigo FASE 086 e a das no-liberadas, em cancelada pelo cdigo FASE 027.

14.

Providncias Pertinentes aos Processos de Coincidncia


Quando do recebimento de processos de coincidncia, sejam oriundos da

Corregedoria-Geral de Justia Eleitoral ou das corregedorias regionais, dever ser, entre outras, verificado: se h necessidade de ser dada cincia ao eleitor da deciso tomada e se isso foi feito; se o eleitor foi orientado a votar na localidade onde possui inscrio liberada ou regular e, na impossibilidade, a justificar sua ausncia, ou a requerer transferncia; se o eleitor que figura no cadastro com mais de uma inscrio em situao regular ou liberada foi informado de que somente poder votar com uma delas e de que, se o fizer duplamente, estar cometendo crime previsto no art. 309 do Cdigo Eleitoral; se os cdigos FASE necessrios foram preenchidos e processados; se os autos devem ser encaminhados ao Ministrio Pblico para

pronunciamento (quando duas ou mais inscries forem atribudas a um mesmo eleitor, exceo dos casos de evidente falha dos servios eleitorais); se existem providncias a serem tomadas por outra autoridade; se os autos devero ser arquivados. Se inexistirem outras providncias a serem tomadas, os autos devero permanecer em arquivo na zona eleitoral onde o eleitor possuir inscrio em situao regular, objetivando eventuais consultas;

se a ordem contida no despacho exarado pela autoridade judiciria foi integralmente cumprida;

15

se as anotaes/registros de praxe foram feitos.

Braslia, dezembro de 2003.

16

Potrebbero piacerti anche