Sei sulla pagina 1di 3

TESTE CARGA ALTERNADOR :

1.

Teste de Gerao Consumidores desligados: Neste teste todos consumidores devem estar desligados, o alternador no deve ter carga alguma. Ento coloque as pontas de prova do multmetro nos seus respectivos bornes da bateria e comece a acelerar e desacelerar o motor at no mximo 3000rpm(pouco antes disto j basta). Verifique o quanto medido no multmetro. A faixa de valores admissveis de 13,5v a 14,5v e representam a boa forma do alternador, abaixo desta faixa deve ser verificado cabos, pontos de massa do sistema e o prprio alternador. Em caso de valores muito altos, verificar a placa de diodos do alternador, lembre-se que valores muito altos podem queimar componentes importantes do veculo.

2.

Teste de Gerao Consumidores Ligados: Deve ser realizado da mesma forma do teste anterior, porm com todos os consumidores ligados. Neste cabe uma ateno, os valores admissveis agora partem de 13v at 14,5v. Da mesma forma, abaixo desta faixa deve ser verificado cabos, pontos de massa do sistema e o prprio alternador, em caso de valores muito altos, verificar a placa de diodos do alternador, lembre-se que valores muito altos podem queimar componentes importantes do veculo.

3.

Teste de Tenso no Terminal D+: Este um teste importante, e que pode revelar muitos problemas no seu veculo. leitura do sinal D+ do alternador, este sinal lido pelo Body Computer(BC) do carro, e com a rede CAN, informa ao painel de instrumentos se este deve ou no acender a luz da bateria. Primeiramente ligue a ignio mas no ligue o motor, novamente com o multmetro messa a tenso do ponto D+ (Ponta de prova + do multmetro) e o aterramento(Ponta de prova do multmetro). A tenso deve ser mais ou menos 3v, com isso a luz da bateria dever estar acesa.Agora com o motor funcionando realize o mesmo teste, a

tenso dever ser de mais ou menos 14v e a luz da bateria dever estar apagada.

4.

Diferena de Tenso nos Polos Positivos(+): Neste teste duas medidas devero ser feitas, uma no polo positivo da bateria, e outra no polo B+ do alternador, em relao ao mesmo aterramento. Novamente, realize o teste de gerao com os consumidores ligados. Obtido os valores de cada teste, efetue a diferena entre os mesmo, deve verificar uma diferena de no mximo 0,5v entre os dois polos positivos. Caso haja uma diferena maior que 0,5v, verifique os aterramentos do sistema, bem com o aperto de conexes e cabos da bateria ao alternador, alm do estado dos cabos, no raro encontrar cabos danificados ou com sujeira em suas conexes.

5.

Corrente de Stand-by(Corrente consumida com o veculo totalmente desligado): Este teste bem simples. Primeiramente desligue todos os consumidores dos veculo, e garanta que todas as portas esto fechados. Posicione as pontas de prova do multmetro em seus respectivos bornes e com o curso posicionado em corrente, efetue a medida. normal encontrar valores variando em torno de 25mA, mas se voc quiser ser mais preciso, pode efetuar um pequeno e eficiente clculo.Consulte no rtulo da sua bateria a sua corrente nominal. Exemplo 90Ah. Ento multiplique este valor por 0,06%. Voc obter 0,054, ento a corrente de stand-by para o sistema com esta bateria dever ser de 54mA. Em todo caso o melhor a ser feito consultar a notas tcnicas do fabricante.

Com os testes acima voc poder chegar a concluso de alguns problemas que seu carro est apresentando, ou evitar problemas futuros, mesmo assim consulte seu mecnico de confiana para garantir a veracidade do seu diagnstico.

Potrebbero piacerti anche