Sei sulla pagina 1di 13

Rio de Janeiro 2010 Relatrio qumico analtico experimental elaborado pelos alunos Caio Sarti, Marcos Aurlio Moura,

Smara Pinto e Srgio Ferreira. Referente a disciplina de Qumica analtica experimental. Rio de Janeiro 2010 Relatrio qumico analtico experimental elaborado pelos alunos Caio Sarti, Marcos Aurlio Moura, Smara Pinto e Srgio Ferreira. Referente a disciplina de Qumica analtica experimental, do 2 perodo de Tecnologia e Gesto em Construo Naval e Offshore da Universidade Estadual da Zona Oeste. Referente disciplina de Qumica Analtica Experimental, lecionada pela professora Maria Macedo. Relatrio tcnico cientfico sobre a anlise experimental de procedimentos de padronizao e titulao. Descrio realizada a partir de procedimentos feitos em laboratrio e anotaes realizadas pelos alunos.

INTRODUAO;

. OBJETIVOS Consideramos como objetivo principal desse trabalho a padronizao de solues de hidrxido de sdio e cido clordrico de 0,1 molar. Alm da titulao em trs procedimentos diferentes de substncias distintas utilizando as solues de NaOH e/ou HCl.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Foram utilizados os seguintes materiais;

3.1. PREPARO DA SOLUO DE NAOH A princpio teremos como propsito preparar uma soluo de NaOH de 0,1 molar, utilizando 50 mL de gua destilada. Com algumas informaes retiradas da tabela peridica, foi possvel a determinao do peso molar do hidrxido de sdio (40 g/mol). Observou-se, com a verificao do rtulo do frasco do hidrxido de sdio, que possui dosagem de 98%. Em nossos clculos, quais sero todos discriminados na seo 4 desse relatrio, desconsideraram-se as impurezas contidas no mesmo e os clculos foram feitos utilizando a dosagem de 100%, ou seja, totalmente puro. Entretanto, a substncia NaOH slida, desse modo necessrio saber quantos gramas preciso utilizar para o preparo dessa soluo. Com as determinaes e informaes expostas anteriormente, contidas no primeiro pargrafo dessa seo, utiliz-las-emos em uma frmula matemtica, com a qual conseguiremos encontrar a massa necessria para este procedimento. A frmula utilizada e todo procedimento matemtico realizado est, como j tido, descrito na seo 4 desse relatrio. Contudo, deve-se descriminar que o valor de massa de hidrxido de sdio necessrio para a obteno de uma soluo de 0,1 molar dissolvida em 50 mL de gua, equivale a uma quantidade de 0,2 g de NaOH. Com as informaes obtidas adiante, podemos assim comear nosso procedimento. Inicialmente pesou-se o bquer, com a utilizao da balana analtica de preciso de quatro dgitos aps a vrgula. Zerou-se a balana, e adicionou-se no bquer uma quantidade de NaOH de aproximadamente 0,2 g. Em seguida, acrescentou-se cerca de 10 mL de gua destilada, agitando-se levemente o frasco com a soluo aps a adio da gua. Observou-se as propriedades das substncias e da soluo. Transferiu-se a soluo de NaOH para o balo volumtrico de capacidade de 50 mL, adicionando-se mais 40 mL de gua, logo aps. Observou-se o menisco da vidraria, para ver se condizia com os 50 mL necessrios. Transferiu-se novamente a soluo, agora para uma garrafa plstica esterilizada, onde a mistura ser utilizada, praticamente, em todos os procedimentos descritos nesse relatrio. Qual a quantidade de soluo que no foi utilizada foi descartada aps o trmino dessa prtica experimental. 3.2. PREPARO DA SOLUO DE HCL O segundo passo desse experimento, foi preparar uma soluo HCl, com concentrao de 0,1 molar, utilizando 50 mL de gua. Determinou-se, portanto que a molaridade a ser obtida de

0,1 mol/L e volume de 0,05 L. Com o auxlio da tabela peridica, sabemos que a massa molar ou peso molar do HCl de 36,5 g/mol . Esse procedimento, como j deve ter sido notado, assemelha-se ao descrito no item anterior. Entretanto, a dosagem do cido clordrico de 37%, qual no pode desconsiderar as impurezas, j que uma possvel aproximao de resultados, nesse caso, acarretaria em um grande erro, que colocaria em prova os resultados obtidos nesse procedimento. Portanto, tevese de realizar alguns clculos com a finalidade de determina a quantidade de substncia que seria necessria no preparo da soluo. Ao final de uma srie de operaes numricas, descobriu-se que o volume necessrio de HCl no preparo da soluo aproximadamente 0,4 mL. Finalizando a avaliao matemtica dos dados, iniciou-se a parte prtica do procedimento. Em uma capela, na qual contm exaustor e lmpada, por medidas de segurana e para melhores condies de trabalho, abriu-se o frasco de HCl e despejou-se certa quantidade em um bquer prximo. Com a utilizao de uma pipeta em juno a uma pra, despejou-se em outro frasco uma quantidade de 0,4 mL de HCl. Com o bquer, no qual est os 0,4 mL de HCl, ainda na capela, pegou-se um balo volumtrico de fundo chato e adicionou-se 30 mL de gua destilada. Em segundo ato, desejou-se o HCl que estava no bquer dentro do balo volumtrico e completou-se a soluo com gua destilada, com a utilizao de um pisset, at chegar o volume de 50 mL. Aps feitas as anotaes sobre o procedimento, a soluo de HCl e gua destilada foi transferida para uma garrafa plstica esterilizada, onde a mistura ser utilizada posteriormente. 3.3. TITULAO DO NAOH E HCL Na terceira etapa do nosso procedimento experimental faremos a titulao do NaOH com o HCl. Essa etapa do procedimento divida em duas fases, as quais trataremos em uma nica diviso, pois elas se correlacionam no final do procedimento.Inicialmente separou-se 10 mL de NaOH, da soluo preparada na primeira etapa desse experimento, com a utilizao de uma pipeta graduada de capacidade de 20 mL. Depositou-se os 10 mL de NaOH em um erlenmeyer e em seguida despejouse duas gotas de fenolftalena na soluo. Dentro de poucos instantes a soluo comeou a mudar a colorao, variando do transparente a uma espcie de carmim, ou seja, um rosa escuro. Detectamos, com a utilizao de um medidor, o nvel de gradao do pH da soluo, qual constata-se ser igual a 13. Na segunda fase, deixaremos um pouco de lado a soluo de NaOH e trabalharemos com a soluo de HCl, produzida na segunda etapa desse procedimento. O primeiro passo foi preencher totalmente uma bureta, de capacidade de 50 mL, com a soluo de HCl. Com a bureta posta em um suporte na qual sua ponta fique alguns centmetros acima da sua base,

arranjou-se o erlenmeyer, com a soluo de NaOH, debaixo da ponta da bureta, como pode ser visto no final dessa seo. Logo aps, abriu-se cuidadosamente a torneira da bureta, deixando que o HCl presente goteje amiudadamente no erlenmeyer com NaOH. Quando se percebeu a neutralizao total da soluo, fechou-se a torneira da bureta e constatou-se a quantidade de HCl utilizado na titulao. Movimentando-se levemente o erlenmeyer durante o gotejo, percebeu-se uma modificao na cor da soluo. A soluo de NaOH, com a adio de duas gotas de fenolftalena, possua uma cor que se aproximava de um tom de rosa escuro. Com a adio de cerca de 1 mL de HCl, a soluo agora perde a sua colorao, e retorna ao tom transparente. Ao realizar uma nova medio do pH da soluo, encontra-se um fator igual a 7 Com as informaes obtidas foi possvel determinar a molaridade da soluo obtida no procedimento. Resultado e desenvolvimento matemtico que pode ser visualizado no item 4 desse relatrio.

Ilustrao 1 Soluo de NaOH com 2 gotas de fenolftalena e a soluo aps a adio de HCl 3.5. DETERMINAO DA QUANTIDADE DE CIDO ACTICO NO VINAGRE COMERCIAL Separa-se certa quantidade de vinagre em um bquer, uma quantidade qualquer, qual o volume foi desprezado devido a no importncia no procedimento, nesse momento. Medindose o pH do vinagre encontramos um pH condizente a 3. Aps a medio de pH, retira-se 1 mL de vinagre com a utilizao de uma pipeta graduada em conjunto com uma pra plstica. Despejou-se o 1 mL de vinagre em um balo volumtrico de capacidade de 50 mL e completase o balo, at atingir seu menisco, com gua destilada. Balanando levemente o balo volumtrico homogeneizou-se a soluo, que possui uma colorao muito prxima do transparente, porm, com uma fraca tonalidade de rosa. Medindose o pH da soluo obtivemos o resultado agora igual a 4. Acrescentou-se 3 gotas de fenolftalena na soluo, qual permanece com a mesma tonalidade de rosa.

Imitando o mesmo processo utilizado no item 3.4, encheu-se uma bureta, de capacidade de 10 mL com uma soluo de NaOH, preparada anteriormente, como descrito no item 3.1 desse trabalho. Ajeitou-se o balo volumtrico com a soluo de vinagre e gua destilada debaixo da ponta da bureta. Abriu-se levemente a torneira da vidraria e deixou-se gotejar o NaOH. Quando visualizada a mudana de cor na soluo, que agora compreende em um tom de rosa claro, um pouco mais forte que a colorao anterior, fecha-se a torneira da bureta e analisa-se a quantidade de NaOH utilizado no procedimento. Ao final mede-se o pH da soluo e obtm-se o fator igual a 6.

Ilustrao 3 Soluo de vinagre comercial com 3 gostas de fenolftalena e soluo aps a adio de NaOH 4. RESULTADOS E CONCLUSO Esse relatrio engloba uma srie de experimentos, que possuem como objetivo comum, o fato de praticamente todos os experimentos aqui descritos envolverem em seu desenvolvimento o trabalho com titulao. Entretanto, tratamos tais experimentos de forma particular, cada um descrito em uma seo individual, j que, excluindo as sees 3.1 e 3.2 desse relatrio, que descriminam o preparo de solues de NaOH e HCl de 0,1 molar, respectivamente, os experimentos no se correlacionam. Nessa diviso trataremos de relatar, com clculos numricos ou descries cientficas, sobre os resultados obtidos nas experincias expostas nesse relatrio. Na seo 3.1 preparamos uma soluo de NaOH, hidrxido de sdio, de 0,1 molar em 50 mL de gua destilada. Com informaes obtidas a partir da tabela peridica foi possvel obter a massa molar de uma molcula de NaOH, com a soma da massa de cada elemento, como descriminado a seguir. Massa atmica relativa do sdio (Na): 2,9 Massa atmica relativa do oxignio (O): 16,0 Massa atmica relativa do hidrognio (H): 1,01 A soma da massa atmica de todos os elementos que compem o hidrxido de sdio igual a 40, ento a massa molecular do NaOH 40 g/mol. Verificando o rtulo do frasco no qual era mantido o NaOH retiramos a informao de que aquela substncia possua 98% de pureza. Porm, nosso objetivo no analisar de forma

rigorosa os resultados obtidos. Uma pequena aproximao de termos numricos, desde que essa no interfira substancialmente no resultado prtico do procedimento, vivel. Desse modo consideramos o NaOH, contido no frasco, com pureza de 100%. J determinamos a massa molecular do NaOH (40 g/mol) e o ndice de pureza do mesmo (aproximadamente 100%). Utilizaremos esses dados para obter a massa necessria para a produo de uma soluo de NaOH de 0,1 molar e 50 mL. Para isso utilizaremos a frmula abaixo: Molaridade = massa em gramas 0,1 mol/L = m = 0,2 g Incorporando os dados a frmula: Logo a massa de NaOH necessria no preparo da soluo com as caractersticas discriminadas anteriormente ser de 0,2 g. Entretanto, na pesagem do NaOH encontramos alguns empecilhos. O NaOH uma substncia slida e higroscpica, ou seja, possui uma grande capacidade de reter umidade do ambiente. Rapidamente, depois de retirado do frasco, o NaOH se aglomera na esptula utilizada para retirar a substncia do recipiente. Contudo, procuramos fazer a pesagem de forma minuciosa, com a finalidade de minimizar os erros relacionados. Pesamos a mesma substncia duas vezes para comparamos os resultados e utilizamos uma balana analtica envolvida com paredes plsticas, a fim de limitar o contato do NaOH com o ambiente. Aps a pesagem, com a adio de gua destilada ao NaOH observamos que a soluo sofre uma pequena variao de temperatura, relacionado assim, a soluo como uma reao exotrmica, ou seja, que libera calor. A variao de temperatura no foi calculada, entretanto, pode ser notada atravs do tato. Deste modo, tomamos nota de que NaOH solvel a gua em temperatura ambiente, de cerca de 25C. Mesmo quando adicionamos mais gua a soluo, esta permanece homognea. Observamos desse modo que substncias diferentes dissolvem-se em quantidades diferentes, em uma mesma quantidade de soluto, na mesma temperatura. No ouve a saturao da mistura, porque a gua destilada teve funo de solvente, e no ouve o depsito de NaOH no fundo do frasco. A mistura do hidrxido de sdio com gua destilada incolor e viscosa. Na seo 3.2 preparamos uma soluo de HCl com 0,1 molar em 50 mL de gua destilada. O mtodo do preparo assemelha-se ao utilizado no procedimento da seo 3.1, descrito anteriormente. Inicialmente, achamos a massa molar do HCl, como pode ser observado a seguir: Massa atmica relativa do cloro (Cl): 35,45 Massa atmica relativa do hidrognio (H): 1,01 Somando a massa atmica dos elementos do cido clordrico, encontramos como resultado a massa molecular de 36,46 g/mol, que utilizaremos um valor aproximado, 36,5 g/mol. massa molar x volume em litros 40 g/mol x 0,05 L

Molaridade = massa em gramas Entretanto, o HCl no uma substncia totalmente pura. Seu ndice de pureza nem se aproxima dos 100%, sendo 37%. Observando o frasco, tomamos nota de algumas informaes importantes que nos auxiliou na busca pelo volume de HCl necessrio no preparo da soluo. O recipiente contm 1 L de HCl, e possui massa igual a 1,19 Kg. Utilizando a frmula a seguir encontraremos a molaridade total da substncia, ou seja, desconsiderando seu ndice de 37% de pureza e utilizando 100%. M = 1190 g = 32,6 mol/L Assim, 32,6 mol/L seria a molaridade do cido clordrico caso esse tivesse pureza de 100%. Utilizando uma operao matemtica conhecida como regra de trs, conseguimos obter a molaridade do HCl de pureza de 37%, com pode ser observado a seguir. 32,6 mol/L equivale a 100% de pureza X mol/L equivale a 37% de pureza Multiplicando o primeiro fator da esquerda com o ltimo fator da direita e dividindo esse produto pelo primeiro fator da direita obteremos X. Nesse caso o valor encontrado para X foi 12,06 mol/L. Ento, a soluo de HCl contida no recipiente, qual possui 37% de pureza, tem molaridade igual a 12,06. Possumos dados suficientes para poder encontrar o volume necessrio para o preparo da soluo de HCl, de 0,1 molar em 50 mL de gua destilada. Utilizaremos a seguinte frmula: Molaridade inicial (Mi) x Volume inicial (Vi) = Molaridade final (Mf) x Volume final (Vf) Ou seja: Mi x Vi = Mf x Vf Substituindo as informaes: 12,06 mol/L x Vi = 0,1mol/L x 50 mL Logo, Vi = 0,4145 mL. Arredondando, o volume necessrio para a obteno da soluo desejada ser de 0,4 mL de HCl. Logo aps demos incio ao procedimento prtico, realizado a capela com exaustor, porque o HCl libera um certo vapor quando aberto a ambiente natural. Tomamos o cuidado de despejar certa quantidade em um bquer com o frasco virado contra o rtulo, para que nenhum resqucio de material pudesse danificar o rtulo. Ao misturar o cido clordrico com a gua destilada, observou-se que a mistura rapidamente solubilizou, caracterizando-se como uma soluo homognea. As prximos procedimentos realizados utilizaro as solues de NaOH e HCl preparadas anteriormente, como descrito nas sees 3.1 e 3.2.

Na seo 3.3 estudaremos a formao de um sal atravs da neutralizao de uma soluo cida e outra bsica. As solues utilizadas sero a soluo de NaOH de 0,1 molar e de HCl de 0,1 molar preparadas anteriormente. Em primeiro ato, separamos 10 mL de NaOH em uma vidraria esterilizada, adicionando-se logo aps, duas gotas do indicador de pH fenolftalena. A soluo ganha a colorao de rosa escuro, indicando a soluo como uma soluo bsica forte. Medindo-se o pH encontramos fator igual a 13. Depois de preparado todo o aparato necessrio, deixou-se o HCl gotejar no recipiente de NaOH at que a soluo ficasse incolor. Quando a soluo atinge esse ponto, fechamos torneira da bureta e analisamos quanto de HCl foi utilizado nessa titulao, e observamos que 1 mL de soluo de HCl foram despejados. O fato da soluo de NaOH, com as duas gotas de fenolftalena, modificar sua cor em contato com o HCl indica que a soluo bsica e a soluo cida interagiram. A reao ocorrente entre o hidrxido de sdio e o cido clordrico a reao de neutralizao, pois ocorre entre uma base e um cido: logo forma-se um sal e gua. O sal formado nessa padronizao o cloreto de sdio, NaCl. Esta reao exotrmica pela formao da molcula de gua, uma vez que os ons cloreto e sdio no participam desta reao como espcies que liberam energia. Como pode ser observado na reao caracterizada a seguir. NaOH + HCl NaCl + H2O massa molar x volume em litros 36,5 g/mol x 1 L Mediu-se o pH da soluo obtida a partir da neutralizao descrita, encontrando-se um fator aproximado de 7. Com as informaes obtidas no desenvolver desse procedimento podemos obter a molaridade final da soluo, utilizando a seguinte frmula: MaXaVa = MbXbVb Descriminando as variveis, temo que: Ma a molaridade da soluo cida Xa o nmero de hidrognios ionizveis Va o volume da soluo cida Mb a molaridade da soluo bsica Xb o nmero de hidroxilas ionizveis Vb o volume da soluo bsica Como o NaOH e o HCl so bases e cido fortes, respectivamente, o nmero de H+ ionizveis e de OH ionizveis so iguais, e como so fortes, ionizam 100%, logo, podemos desconsiderar o Xa e o Xb, e a frmula fica: MaVa = MbVb

Aplicando os dados a frmula: 0,1 mol/L x 21 mL (10 mL de NaOH + 1 mL de HCl usado pra neutralizar) = Mb x 10 mL Logo, temos que o Mb igual a 0,21 mol/L. Na seo 3.4 descreveremos a padronizao do biftalato de potssio a partir da soluo de NaOH de 0,1 molar. O biftalato utilizado como padro primrio em padronizaes de cido base devido a sua fcil pesagem e por ser uma substncia caracterizada estvel. Por inicio, pesamos 0,2 g de biftalato e adicionamos com 50 mL de gua destilada. Agitou-se levemente a vidraria. Depois adicionamos a soluo 2 gotas de fenolftalena, porm a soluo continuou incolor por ser uma solua cida, de pH nivelado a fator 5. Encheu-se uma bureta com NaOH, preparado como descrito na seo 3.1 e deixou-se gotejar no frasco onde continha o biftalato dissolvido em gua destilada. A partir dos 10 mL liberados da bureta e adicionados a soluo de biftalato, esta apresenta uma moderada modificao na sua cor. Quando despejados cerca de 16 mL de NaOH na soluo, esta ganha a colorao de rosa escuro, devido a fenolftalena presente, que identifica a soluo como bsica. Medindo-se novamente o pH obtemos resultado igual a 13, uma soluo bsica. A reao de biftalato reage com a soluo de NaOH de acordo com a frmula a seguir: Na seo 3.5 nos empenhamos em determinar a quantidade de cido actico no vinagre comercial. Sabendo que a frmula molecular do cido actico CH3COOH, determinamos a sua massa molecular que equivale a 60 g/mol. O vinagre possui pH igual a 3, quando dissolvemos 1 mL do vinagre em 24 mL de gua destilada seu pH passa para 4. A soluo homogeneza rapidamente e possui colorao muito prxima do incolor. Acrescentando-se 3 gostas de fenolftalena a soluo permanece na mesma colorao. Quando o NaOH passa a ser gotejado na soluo de vinagre dissolvido a sua colorao comea a modificar. Fechamos a torneira da bureta qual continha o NaOH no instante em que a soluo de vinagre ganha uma colorao prxima ao rosa claro, aps o despejo de 8,3 mL de NaOH. Medindose o pH da soluo verifica-se que assemelha-se ao fator 6, o que significa que a soluo neutralizou. Essa soluo, mesmo sendo neutra, no possui pH igual a 7 porque trabalhamos com uma base forte em conjunto com um cido fraco. A partir de dados presentes no rtulo do vinagre podemos descobrir quanto de cido actico possui no volume total do vinagre. No rtulo do frasco do vinagre continha a informao de que o volume total contido no frasco era de 750 mL e que possua acidez igual a molaridade de 4%. Utilizaremos a seguinte frmula: Molaridade = total de massa de CH3COOH no vinagre massa molecular x volume total do frasco

0,04 = massa = 1,8 g Incorporando os dados cedidos pelo fabricante do vinagre:

Sabendo-se que 750 mL de vinagre possuem 1,8 g de cido actico, podemos agora descobrir a molaridade dos 25 mL de vinagre dissolvidos em gua destilada, pela mesma frmula utilizada anteriormente, porm, utilizando variveis distintas, como pode ser observado a seguir: Molaridade = 1,8 g = 0,9 mol/L Nota-se ento, que a molaridade final da nossa soluo de vinagre e NaOH igual a 1,2 mol/L. A reao do cido actico com o NaOH acontece como o determinado na seguinte frmula: CH3COOH(aq) + NaOH(aq) CH3COONa(aq) + H2O(l) 5. REFERNCIAS USBERCO E SALVADOR. Quimica, volume nico, 7 edio, Editora Saraiva - So Paulo, 2006. VOGEL, Arthur I., Qumica Analtica Qualitativa, 5 edio, Editora Mestre Jou- So Paulo, 1981. Disponvel em: <http://w.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/fenolftaleina.htmL> Acessado em: Outubro de 2010 Disponvel em: <http://w.tele.ed.nom.br/buretp.html> Acessado em: Outubro de 2010 Disponvel em: <http://qaonline.iqsc.usp.br:8180/FCKeditor/UserFiles/File/Eder/

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABWXkAK/relatorio-padronizacao-titulacao-samara

TITULAAO

Titulao o mtodo pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substncia particular, mediante a adio de um reativo-padro que reage com ela em proporo definida e conhecida. A adio de um reativo-padro (um reativo de concentrao conhecida e freqentemente designado como reativo-titulado) se regula e se mede de alguma maneira, requerendo-se um mtodo de indicao para saber quando a quantidade do reativo normal juntado precisamente a suficiente para reagir quantitativamente com a substncia que se determina. Por conseguinte, conhecendo a

proporo em que reagem as substncias e tendo determinado a quantidade de uma substncia (o reativo titulado) necessria para reagir nesta proporo, pode-se calcular facilmente a quantidade desconhecida de substncia presente no frasco da reao. Em uma titulao, o ponto em que a quantidade de reativo titulado adicionado exatamente a suficiente para que se combine em uma proporo estequiomtrica, ou empiricamente reproduzvel com a substncia que se determina , chama-se ponto de equivalncia. O ponto final de uma titulao deve coincidir com o ponto de equivalncia ou estar muito prximo dele. A diferena entre os pontos de equivalncia e final se chama intervalo do indicador. As titulaes se realizam quase sempre com solues ou dissolues, porm tambm fcil realiz-las com substncias nos estados gasoso, slido e de fuso, se se dispe de um equipamento adequado. Exemplo: Vejamos como feita a titulao da soluo de cido Sulfrico de concentrao X mol/L por meio de uma soluo de hidrxido de sdio de concentraao 0,10 mol/L. 1. Por meio de uma pipeta ou de uma bureta medimos o volume de 25,00mL da soluao de cido Sulfrico e transferimos essa soluo para um erlenmeyer, adicionando algumas gotas de soluo alcolicas de fenolftalena, que ira atuar como indicador. A soluo no erlenmeyer ficar incolor, pois a fenolftalena em meio cido permanece incolor. 2. Colocamos a soluo de hidrxido de sdio de concentrao 0.10 mol/L no interior de uma bureta e fazemos o nvel dessa soluo coincidir com o zero da bureta. Agora, iniciamos a titulao propriamente dita. Gotejamos a soluo de hidrxido de sdio no interior do erlenmeyer, sob agitao continua. medida que a soluo de hidrxido de sdio vai sendo introduzida no frasco, a quantidade de ac. Sulfrico no seu interior vai diminuindo, porque h neutralizao do cido pela base. 3. Enquanto houver cido Sulfrico no erlenmeyer, a soluo no seu interior permanecer incolor. Num dado instante, ao cair uma gota de hidrxido de sdio no erlenmeyer , a soluo ficar avermelhada. Nesse instante fecha-se a torneira da bureta e est terminada a titulao. A ltima gota de NaOH que caiu contm excesso de NaOH, pois apareceu a colorao avermelhada, porm esse excesso desprezvel. Qiando a soluo passa de incolor a avermelhada, significa que o cido sulfrico reagiu completamente com o NaOH (fim da titulao) Volume de NaOH gasto na titulao: 22,50 mL. Portanto, 25,00 mL de soluo de cido Sulfrico de concentrao X mol/L exigiram na titulao 22,50 mL de NaOH de concentrao 0.10 mol/L.

Tipos de Titulao
cido-base (acidimetria-alcalimetria): Se uma soluo de cido titulada com uma soluo alcalina (ou seja na acidimetria) as hidroxilas da soluo alcalina combinam-se com os hidrognios ionizveis do cido, aumentando o pH da soluo; em determinado pH o ponto de equivalncia atingido e a reao terminada. O mesmo raciocnio se aplica as solues alcalinas tituladas por cidos (isto , a alcalimetria): o pH no ponto de equivalncia depende da natureza e da concentrao dos reagentes. oxidao-reduo (redox): Baseiam-se nos processos em que h transferncia de eltrons (isto , nas reaes de oxirreduo. Os agentes oxidantes ou redutores apresentam diferentes atividades quimicas. Oxidantes fortes tm pronunciada tendncia para ganhar eltrons, que so capazes de remover de grande nmero de redutores. O mesmo acontece na perda de eltrons em relao aos redutores. Sendo a intensidade da ao oxidante ou redutora de um sistema determinada pelo seu potencial de de oxidao. precipitao: Uma reao com formao de precipitado pode ser utilizada para titulao, desde que processe com velocidade adequada, que seja quantitativa e que haja um modo de determinar o momento em que o ponto de equivalncia foi alcanado. Na prtica essas condies limitam seriamente o nmero de reaes de precipitao utilizveis. Muitas reaes de precipitao precisam de tempo relativamente longo para serem consideradas quantitativas. formao de complexos: As titulaes complexomtricas baseiam-se na formao de um complexo solvel. So reaes extremamente comuns, mas poucas satisfazem as condies para serem usadas em qumica analtica: na sua maioria, os complexos no so estveis bastante para permitir uma titulao. Os complexos que podem ser usados so quase sempre agentes quelatantes, sendo o reagente mais comum o sal dissdico do cido etilenodiaminotetractico (EDTA). Quase todos os metais podem ser titulados pelo EDTA ou reagentes semelhantes, e essas titulaes representam um dos maiores desenvolvimentos da qumica analtica clssica nos ltimos anos. Titulao sem indicador: O ponto de equivalncia indicado pelo aparecimento de uma turbidez. Esse um dos mtodos mais precisos de anlise volumtrica para a determinao da prata. A determinao feita pela adio de uma soluo-titulada de NaCl ou NaBr, e a suspenso agitada at que haja coagulao do AgBr ou AgCl formado. A velocidade de coagulao uma indicao da proximidade do ponto de equivalncia, pois quanto menor a concentrao de ons prata na soluo, menor a carga positiva nas partculas do precipitado. O precipitado deixado em repouso para depositar e, ento, um pequeno

volume da soluo-titulada, diluida dez vezes, adicionada soluo, cuja fase lquida estar perfeitamente lmpida. Qualquer resto de on prata na soluo dar turbidez. Se essa turbidez for forte, a soluo ser novamente agitada para coagulao, e o processo repetido at que se tenha fraca ou nenhuma turbides http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-inorganica/titulacao

Potrebbero piacerti anche