Sei sulla pagina 1di 12

MARIA LCIA BARROS MOTT

A par teira ignorante: parteira um erro de diagnstico mdico?


Francisco de Paula Costa, na tese para obteno do diploma na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1841, descreve as parteiras como mulheres de ordinrio nascidas numa classe mui baixa da sociedade, imbudas de graves preconceitos, despidas de todos os conhecimentos, ignorando mesmo muitas vezes o ler e escrever, cuja mocidade foi estragada nos deboches e nos prazeres. O formando condenava a interferncia das parteiras em partos difceis, sem o auxlio mdico, a utilizao de elixires, licores espirituosos e outras substncias incendirias, e o uso inadequado de instrumentos, alm da conduo das parturientes a esforos violentos em ocasies inadequadas1 . A imagem da parteira como mulher ignorante, analfabeta, sem moral, responsvel pela morte de mes e recm-nascidos devido falta de qualificao profissional, encontrada no apenas na literatura mdica brasileira do sculo XIX, como tambm na de vrios pases, tendo sido inclusive incorporada por historiadores e socilogos do sculo XX. Com o advento do feminismo, sobretudo a partir dos anos 1970, e uma nova e maior preocupao com a participao das mulheres na vida social, foram publicados inmeros trabalhos, principalmente na Inglaterra, Estados Unidos, Frana, Holanda e Itlia2 , elaborados a partir da pesquisa sistemtica em diferentes tipos de fontes e da incorporao de uma interpretao comprometida com os estudos feministas que possibilitaram um questionamento dessa imagem tradicional das parteiras. Infelizmente esses trabalhos tiveram pouca repercusso no Brasil. Ainda em 1997, numa importante coleo sobre a histria da vida privada, pode-se ler a repetio do velho esteretipo3 . O objetivo deste artigo discutir a construo da imagem da parteira ignorante4 . Entre a documentao consultada destacam-se diferentes tipos de anncios publicados em peridicos, textos escritos por mdicos e parteiras (artigos, relatrios, memrias, teses, livros de medicina para leigos, tratados de obstetrcia) e pedidos feitos pelas parteiras no sentido de realizar exames e obter cartas de exerccio profissional. Gostaria de ressaltar que quando a literatura mdica do sculo XIX, bem como os autores contemporneos, se referem s parteiras, raros so aqueles que fazem alguma distino entre elas, como se houvesse um nico tipo e perfil. Na documen-

1. F, p. Costa. Algumas consideraes sobre o charlatanismo em Medicina (tese). Revista Mdica Brasileira, v. 1, n. 7, 1841, p. 434-5.

2 Sobre a crtica ao esteretipo da parteira ignorante ver: J. W. Leavitt (org.). Women and health in America. Madison: The Wisconsin University Press, 1984. R. D. Apple (ed.). Women, health and medicine. New York: Garland, 1990. H. Marland (org.). The art of midwifery: Early modern idwives in Europe. London: Routledge, 1993. L. T. Ulrich. The living mother of a living child: midwifery and mortality in post-revolutionary New England. William and Mar y Quarterly, n. 46, janeiro de 1989, p. 27-48. J. Donnison. Midwives and medical men . Great Britain: Schocken Books, 1977. Jacques Glis. Sage-femme ou le mdecin: une nouvelle concepcion de la vie. Paris: Payard, 1988.

ESTUDOS FEMINISTAS

25

1 e 2/99

3. Durante o perodo colonial e no Primeiro Reinado as parteiras chamavam-se aparideiras. Em seguida seu nome mudou para assistentes, sem que se alterasse seu precrio ofcio, relegado a pretas velhas e curiosas. L. F. Alencastro. Vida privada e ordem privada no Imprio. In: ____ & F. Novaes. Histria da vida privada no Brasil, v. 2, p. 71. 4 Tema abordado num captulo da minha tese de doutoramento, cujo resumo apresento agora em forma de artigo. M. L. B. Souza Mott de Melo. Parto, parteiras e parturientes no sculo XIX. Mme. Durocher e sua poca. So Paulo: USP (Histria), 1998. 5. Ver F. M. Mira. Histria da Medicina Portuguesa. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1947, p. 88. 6. Ver Arquivo Pblico Mineiro, CMOP, 17.

tao consultada, porm, foram identificados diferentes tipos de parteiras. De um lado situam-se as prticas, que exerciam a profisso sem autorizao legal. Embora sendo o grupo mais numeroso, as fontes consultadas forneceram poucas informaes. Em geral, essas comadres atendiam pessoas da famlia ou da vizinhana, e a assistcia ao parto nem sempre era a principal atividade que desempenhavam. Tanto podiam ser senhoras que faziam o parto de suas escravas e das moradoras de engenhos e fazendas, como o contrrio, escravas que faziam o parto de suas senhoras e das demais escravas. Do outro lado situam-se as parteiras licenciadas, as examinadas e as diplomadas em cursos de partos no exterior ou no Brasil, grupo bem menor, sobre o qual foram encontradas inmeras referncias, sendo por isso o mais citado e analisado no decorrer desse artigo.

Parteiras no sculo XIX, um perfil diversificado


Em Portugal, a partir do sculo XVI, o exerccio profissional das parteiras foi regulamentado; alm de partos (normais e dificultosos) elas eram chamadas como peritas nos casos de infanticdio. Exigia-se um exame ou uma licena especial para o exerccio da profisso, tanto na metrpole quanto nas colnias, havendo inclusive uma penalidade prevista5 . A fiscalizao dos ofcios ligados cura e cirurgia no Brasil durante o perodo colonial no foi efetiva, mas isso no significa que tenha sido inexistente. Em algumas cidades existiu sempre algum tipo de controle pelas cmaras municipais6 . Com a transferncia da Corte Portuguesa para o Brasil (1808) a Fisicatura Mor, rgo burocrtico-administrativo responsvel pelas questes referentes higiene pblica e ao exerccio da medicina e da cirurgia no Brasil e nos demais domnios portugueses, passou a ser responsvel pela fiscalizao do ofcio de parteira. Com sede no Rio de Janeiro, ento capital, tinha representantes e delegados, nas diferentes regies do Imprio. Os trmites para requerer o exame ou obter uma licena especial no eram simples. Inicialmente exigia-se que a candidata apresentasse uma carta comprovando experincia ao representante do fsico mor da regio onde vivia. Se aceita, marcava-se o exame. A candidata era examinada por dois cirurgies aprovados, ou por um cirurgio e uma parteira aprovada. Na ocasio eram feitas as perguntas necessrias tanto tericas como prticas, pelo tempo que os examinadores julgassem necessrio. Os autos do exame eram registrados em cartrio, sendo ento enviados ao fsico mor, no Rio de Janeiro. Depois de a parteira estar com a carta de examinada nas mos ela deveria ainda fazer um juramento sobre os Evangelhos, na Cmara Municipal de onde morava. Para obter uma licena especial, que a permitisse exer-

ANO 7

26

1 e 2 SEMESTRES 1999

7. No consegui sistematizar as informaes sobre os custos para se obter carta de parteira, nem fazer uma avaliao do significado destes gastos. O preo e a taxas cobradas parecem ter variado no decorrer dos anos. Ver: Livros da Fisicatura. Arquivo Nacional, cd. 145. 8. No perodo colonial h registro de pelo menos uma carta de parteira fornecida a uma escrava. Ver Dornas Filho. Captulos da sociologia brasileira. Rio de Janeiro: Organizao Simes, 1955, p.84-5. Pires de Almeida faz referncia a uma escrava que teria obtido carta de exame de parteira. Ver J. R, p. Almeida. Histria da instruo pblica no Brasil . Braslia: INEP/ So Paulo: PUC, 1989, p.45. 9. Rita Maria dos Prazeres foi examinada em Recife em 1827. A documentao sobre as parteiras examinadas e licenciadas pela Fisicatura Mor se encontra no Arquivo Nacional, cd. 145.

cer a profisso sem fazer exame, a parteira deveria tambm comprovar experincia e dar uma justificativa quanto ao exame. Entre as razes apresentadas aceitava-se no ter meios e no haver nenhuma parteira ou cirurgio aprovado na localidade. A licena era dada por determinado tempo, renovvel, e a parteira era obrigada a fazer o exame posteriormente7 . A documentao da Fisicatura Mor (1808-1828) no Arquivo Nacional fornece informaes que permitem traar um perfil diversificado (tnico-racial, social, cultural e de capacitao profissional) das parteiras que exerciam legalmente o ofcio. Foram localizados requerimentos de 50 parteiras para todo o Imprio. A condio, a origem e o estado civil no foram relatados como motivos de impedimento, embora no tenha sido localizada nenhuma licena de escravas8 . Dentre elas seis se declararam pardas forras; havia tambm duas pretas forras, sete pardas, uma branca exposta e uma crioula forra, enquanto 32 no fizeram referncia etnia. Alm disso, dez mulheres se diziam vivas, duas solteiras e quatro casadas; oito diziam apenas o nome da me (natural ou legtima); outras 24 no fizeram qualquer referncia ao estado civil. Os pedidos para realizao de exame eram de mulheres provenientes sobretudo do Rio de janeiro, de Pernambuco, da Bahia, de Minas Gerais e em menor nmero do Rio Grande do Sul. Foram localizados apenas 04 pedidos de parteiras de almmar para exercerem a profisso no Brasil, uma dos Aores, uma de Portugal duas francesas estas pediram licena alegando que no tinham meios para realizar o exame. Verifica-se que essas mulheres no possuam a mesma situao econmica nem vinham do mesmo meio social: a parteira Rita Maria foi enjeitada pelos pais e abandonada na Roda do Expostos9 ; Gertrudes Maria, moradora do Rio de janeiro, declarou que era mulher de Romo Francisco, Fiel das Cocheiras Reais; Maria Coelho, da Freguesia do Rio Bonito, pedia licena para exercer o ofcio pois no podia fazer o exame por falta de meios; j a parteira e curandeira Romana de Oliveira, preta forra, moradora de So Gonalo da Banda do Alm Paraba (Provncia do Rio de Janeiro), informou que possua escravos e vivia de suas lavouras. Alguns dos pedidos para realizar exame apresentam atestados de comprovao de experincia, passados por mdicos, cirurgies ou parteiras, com referncia s qualidades das candidatas: tinham experincia, conhecimentos, eram hbeis, prudentes e capazes, estavam aptas a atender tanto os partos normais como difceis, demonstravam ter conhecimentos prticos, possuam uma s moral. Muitas delas atendiam esposas de mdicos e cirurgies ou de seus familiares, at mesmo em partos considerados difceis e laboriosos. Jos Maria Barreto, cirurgio da famlia real, declarou que Sebastiana do Bom Sucesso tinha sido chamada vrias vezes para atender sua mulher. O cirurgio aprovado Antonio (sobrenome ilegvel) afirmou que

ESTUDOS FEMINISTAS

27

1 e 2/99

Teodora Maria da Conceio tinha assistido partos tanto em sua casa quanto em casa de outras pessoas e tinha prtica suficiente para usar do ofcio a que se props, sendo autorizada por seu juzo competente. Reginaldo Jos Cardoso, aprovado em Medicina e Cirurgia, certificou que Emerenciana Tereza de Jesus tinha feito alguns partos em sua presena e tinha muito jeito. Porfirio Joaquim Soares Viegas, cirurgio aprovado, atestou que Quitria Maria da conceio tinha assistido por vezes partos de sua famlia, entre eles um laborioso, com toda moderao e prudncia necessria em tais casos, mostrando-se por isso ser inteligente e capaz de exercer a Arte Obsttrica. Domingos Joo Ruiz da Costa, aprovado em Cirurgia e Medicina, afirmou que tinha observado Matildes Izidora e que possua inteligncia e cuidado, no se fiando s em si quando encontra dificuldades, chamando socorro sempre que necessrio. Verifica-se ainda que muitas parteiras aprenderam o ofcio com outras parteiras e mais raramente com mdicos e que, entre elas, nem todas eram analfabetas. Luiz Magalhes, Cirurgio da Casa da Famlia Real, atestou que deu algumas lies a Maria Rosa Pinto. Sebastiana Maria do Bom Sucesso recomendou Maria Rosa da Conceio, como algum com grande experincia e inteligncia, e tambm a parda forra Paulina Maria de Jesus que vinha praticando com ela por quase sete anos, demonstrando grande conhecimento. Declarou que mandou passar o atestado por Narciso Jos da Silva, por no saber escrever. Enquanto Sebastiana do Bom Sucesso declarava ser analfabeta, a parteira prtica Maria do Carmo escreveu a carta de apresentao para Gertrudes Maria, que vinha praticando por mais de 10 anos e aprendeu o ofcio com Ignez Januria. Apesar do reconhecimento da capacidade profissional e da evidente colaborao entre parteiras e mdicos, percebe-se que j havia um controle do ofcio por parte dos mdicos. Seja porque eram examinadas por cirurgies (as parteiras mais raramente participavam como examinadoras) seja pelo fato de serem obrigadas, em caso de perigo, a recorrer a um cirurgio. A documentao mostra tambm alguns sinais de disputa profissional entre mdicos e parteiras. A parteira e curandeira parda forra Romana de Oliveira foi denunciada em 1813, pelo cirurgio L. Jos de Oliveira, por partejar e curar sem autorizao. A denncia porm no teve apoio da comunidade. A parteira foi defendida por pessoas proeminentes da Freguesia de So Gonalo (Rio de Janeiro), entre elas o proco e o tenente-coronel Roberto Pinto Fontoura, nas terras de quem era lavradora. A trajetria de Romana de Oliveira merece ser detalhada por ilustrar questes aqui j levantadas e outras que sero abordadas no decorrer do artigo. A parteira declara que possua escravos e que vivia da lavoura, e no dos partos que assistia, pois nada recebia por isso. Afirma que, por estes serem uns atos que de sua natureza requerem assistncia de mulher e

ANO 7

28

1 e 2 SEMESTRES 1999

10. Arquivo Nacional, Fisicatura Mor cd.145, livro n.6, 1813-1818.

11. Anais de Medicina Pernambucana, p. 301-3.

no de homem, o cirurgio s deveria ser chamado em caso de perigo, e que se ela aplicava remdios eram aqueles mais triviais e conhecidos de todos. Tudo fazia por caridade, em benefcio do pblico e principalmente da pobreza. O tenente-coronel, em carta, defendeu a moradora. Ressalta que o lugar onde ela vivia no possua parteira aprovada e que nem todas as pessoas podiam pagar um cirurgio. Afirma que o cirurgio, por sua vez, tambm no podia acudir todas as fazendas e stios onde havia uma imensido de escravos e pobres; quanto aos remdios que usava, no eram perigosos10 . A longa experincia, a qualificao e o reconhecimento profissional das parteiras examinadas pela Fisicatura Mor podem ainda ser verificadas de forma bastante eloqente atravs de uma polmica sobre doenas do tero, entre Aquino Fonseca e Joaquim de Morais Sarmento (este, doutor em medicina pela Faculdade de Paris, aprovado pela Faculdade de Medicina da Bahia e Secretrio da Sociedade de Medicina de Pernambuco) publicada nos Anais de Medicina Pernambucana em 1844. O texto revela que alm de assistir partos as parteiras tratavam com muita freqncia doenas ginecolgicas, aplicavam sanguessugas; revela ainda que havia cooperao e concordncia no uso de determinadas teraputicas entre elas e os mdicos, que algumas delas tiveram um relacionamento profissional muito prximo com os mdicos, eram alfabetizadas e possuam uma vasta experincia clnica. Sarmento diz que decidiu pedir a opinio de Rita Maria dos Prazeres, que a parteira que por ordem da maior parte dos Facultativos desta cidade, mais bichas (sanguessugas) tem aplicado no colo da madre11 . O mdico escreve parteira pedindo que respondesse com sinceridade sobre o uso de bichas nas doenas do colo tero, ao que a ela respondeu por escrito. Pela correspondncia verifica-se que ela possua mais de 20 anos de experincia, que vrios mdicos encaminhavam para ela pacientes com problemas ginecolgicos, e que o nmero de consultas chegou a mais de 400. Ao comentar as informaes fornecidas pela parteira, Sarmento faz o seguinte elogio: no pode estranhar que eu declare com mais fundamentos e menos injustia, que mais parece a carta da Parteira Sanson, etc. do que tudo mais que o Dr. Fonseca escreveu a respeito das aplicaes de bichas no colo uterino. E conclui o mdico: Dir-se-ia, em verdade, que foi a Parteira quem assistiu s lies da Faculdade de Paris!. Com a criao das faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia em 1832, as mulheres que queriam exercer a profisso de parteira deveriam, a partir de ento, fazer o aprendizado atravs de um Curso de Partos. A legislao previa que as parteiras ali diplomadas e aquelas formadas em outros pases (mas cujos diplomas tivessem sido reconhecidos, vale frisar, pelos mdicos, em uma das duas faculdades) poderiam exercer legalmente o ofcio ao lado das prticas, anteriormente aprova-

ESTUDOS FEMINISTAS

29

1 e 2/99

12. As citaes do Almanaque Laemmert referem-se ao perodo de 1844 a 1896.

13. Idem, 1885, p. 795.

das pelos mdicos da Fisicatura ou da Cmara Municipal. Enquanto a documentao da Fisicatura Mor possibilita que se questione a falta de capacidade e pequeno reconhecimento profissional das parteiras prticas (examinadas ou licenciadas), o Almanaque Laemmert12 mostra atravs de anncios a experincia e qualificao das parteiras diplomadas, seja pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, seja pelas escolas estrangeiras. Algumas delas, inclusive, dividiam consultrio com mdicos. Mme. Berthou anunciava que era diplomada em Paris e parteira da Santa Casa de Misericrdia; Mme. Landreau informava ter sido discpula da Maternidade de Paris e aceita pelas faculdades de medicina de Paris e do Rio de Janeiro; Mme. Daux diz que se formou na Faculdade de Medicina de Paris e foi aprovada pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; Mme. Victorina Borg, que tinha sido discpula do clebre Dr. Dubois, aprovada pelas faculdades de medicina de Paris e do Rio de Janeiro, que falava portugus, francs e alemo; Mme. Meunier, que era parteira da S. M. Imperatriz; Mme. Durocher e Felicssima Ferreira, formadas pelo curso de partos da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, que dividiam o consultrio com Dr. Araujo. Outra constatao importante, feita a partir dos anncios, que vrias parteiras no Rio de Janeiro exerceram o ofcio por um longo tempo, o que sugere experincia, mas no eram to velhas, ao contrrio do que foi denunciado por muitos autores, com base apenas na informao sobre as longas carreiras. Mme. Durocher, que comeou a partejar em 1833, com cerca de 24 anos, anunciou de forma contnua, de 1844 at o ano de sua morte, 1893; Felcia Hosxe, entre 1845 e 1893; Mme. Berenger e Mme. Borg anunciaram por mais de 30 anos; e Pauline Napoleo, Maria Driebacher e Justina Hollinger, por mais de 20 anos. O longo perodo em que exerceram a profisso no significaria que essas parteiras tinham experincia e eram reconhecidas como profissionais competentes? Confrontando-se os nomes levantados no Almanaque Laemmert com aqueles da Fisicatura Mor, conclui-se que algumas parteiras prticas, sem diploma, apenas examinadas, continuaram partejando por vrias dcadas no Rio de Janeiro. Clementina Rosa Rego exerceu o ofcio pelo menos entre 1822 e 1869, ou seja, por mais de 47 anos! Nos anncios do Almanaque encontra-se ainda uma informao importante sobre uma parteira que nem tinha licena nem passou por exame no estando portanto autorizada a exercer o ofcio o que permite o questionamento da falta de experincia e qualificao das parteiras prticas. Em 1885, Ana Candida de Oliveira Godoy informava atravs das pginas do peridico que no era parteira de primeira classe, nem possua diploma, porm tinha 24 anos de servio prtico em cuidar de suas amigas e comadres13 . A experincia profissional e o reconhecimento profissional das parteiras diplomadas podem ainda ser avaliados atravs

ANO 7

30

1 e 2 SEMESTRES 1999

14. F. Magalhes. A obstetrcia no Brasil. Rio de janeiro: Ribeiro Leite, 1922, p. 214. Mme. Berthou. Compndio das doenas e outras indisposies das mulheres (...). Rio de Janeiro: Tip. Imperial de mile Seignot-Plancher, 1830. Quanto proposta do curso, ver Anayansi Correa Brenes. Um olhar brasileiro sobre o caso de Paris (tese de doutoramento). Universidade Federal Fluminense (Histria), 1996, p. 235.

15. M. J. M. Durocher. Consideraes sobre a Clnica Obsttrica. Anais da Academia de Medicina, v. 2, n. 3, jan./mar. 1887, p. 285. 16. Jornal do Comrcio, 03/06/1861.

de outros documentos. Mme. Berthou teve seu diploma registrado na Cmara Municipal do Rio de Janeiro, foi admitida como parteira da Santa Casa em 1830, por insinuao de D. Pedro I, publicou em portugus um livro para instruo de parteiras e props um curso para formao de parteiras14 . Exerceu por mais de 30 anos no Rio de Janeiro, pois o Almanaque Laemmert de 1864 ainda trs um anncio oferecendo seus servios. A revista da Imperial Academia de Medicina traz inmeras referncias aos conhecimentos e prtica da parteira Mme. Durocher. Maria Josefina Matildes Durocher, primeira parteira diplomada no Brasil, exerceu a profisso durante quase 60 anos e atendeu mais de 5.500 partos, o que certamente lhe confere o ttulo de a profissional com maior experincia clnica em obstetrcia mesmo se comparada com a dos mdicos do perodo. A parteira no s executou partos normais, como a maioria da operaes obsttricas conhecidas (com exceo da cesareana, que por sinal foi praticada raramente no Brasil at o final do sculo XIX). Participou de percias mdico-legais e foi solicitada para examinar amas-de-leite. Publicou vrios trabalhos, sendo a nica mulher admitida como scia, no sculo XIX, na Imperial Academia de Medicina. Mme. Durocher fez o parto da princesa Imperial, Dona Leopoldina, filha de D. Pedro II; chegou a partejar 15 filhos de uma mesma mulher e trs geraes numa mesma famlia15 . Ela e a parteira Tygna receberam pelo menos um agradecimento por parte de um pai feito na imprensa. O Dr. Martin Leocdio Cordeiro agradece as duas profissionais por terem socorrido me e filha num parto laborioso em que foi necessrio o uso do frceps16 . Se as parteiras foram aprovadas pelos mdicos nos exames realizados atravs da Fisicatura e da Faculdade de Medicina, se tinham autorizao legal para desempenhar as atividades que lhes eram atribudas, se foram elogiadas pelas clientes e pelos mdicos com quem trabalhavam ou cujas mulheres atendiam, se partejavam mulheres das famlias de maior prestgio no Imprio, se algumas delas alm de partos normais atendiam partos difceis, praticavam opraes obsttricas, inclusive com uso de frceps, e se o poder pblico as chamava como peritas em casos mdico-legais, o que explicaria ento a construo da imagem negativa?

Interpretando o discurso mdico


Para entender o discurso mdico brasileiro do sculo XIX, que desqualifica as parteiras, procurei na documentao informaes sobre a prtica mdica em obstetrcia no referido perodo, para verificar at que ponto eles estavam mais capacitados do que as parteiras. Como se trata de uma poca em que essa prtica passa a ser obtida atravs de uma educao formal, a pesquisa foi direcionada para o ensino mdico. Pela documentao verifiESTUDOS FEMINISTAS

31

1 e 2/99

17. Anselmo da Fonseca. Memria histrica (...) da Faculdade de Medicina da Bahia. 1891, p.87.

18. J. F. Sigaud. Clnica de Partos. Dirio da sade, 16/05/1835. 19. Gama Lobo. Questo obsttrica de Valena. Anais Brasilienses de Medicina, 1891, p.87.

20. F. Magalhes. Op.cit., p. 325.

21. Idem, p.151-3.

ca-se que ao longo do sculo XIX, as faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia no preparavam profissionais capacitados para fazer partos. As memrias e os relatrios anuais elaborados, sobretudo a partir da segunda metade do sculo XIX, pelas prprias faculdades de medicina repetem ano a ano um quadro desolador: os professores davam aulas atravs de lies orais, onde repetiam exatamente o que estava escrito nos manuais. No havia aula prtica, j que no havia uma clnica da partos. Anselmo da Fonseca relembra seu aprendizado: A monotonia daquele curso fastidioso s era quebrada pelos manejos realizados sobre um manequim, que, com alguns esqueletos de bacia, teros e fetos artificiais e diversos instrumentos, constituam os nicos elementos com que se deveriam habilitar e formar os futuros parteiros. No fim do ano os estudantes eram aprovados sem terem jamais assistido a um parto, nem uma vez sequer praticado o simples toque!17 . Se a falta de preparo em obstetrcia dos mdicos recmformados pode ser levantada com facilidade em diferentes fontes, os desastres e a impercia mdica durante a parturio, que constituem outro indicador possvel para se avaliar a prtica e os conhecimentos mdicos em obstetrcia, no foram localizados to facilmente. Dr. Sigauld, mdico francs radicado no Brasil, afirma que a imprensa brasileira no tinha como costume de publicar casos funestos como na Europa18 . Em 1866, a imprensa diria discutiu um caso ocorrido em Valena em que dois mdicos seccionaram o brao de um feto durante o parto19 . Loureno de Holanda Lima, em tese defendida em 1891 sobre gravidez ectpica (extra uterina), relata o de caso de uma parturiente cujo diagnstico de prenhez e fibroma foi feito pela parteira; o professor diagnosticou prenhez dupla, e o adjunto, prenhez simples, feto em apresentao de ndegas. Algum, no h nome, lembrou-se de praticar a sondagem e encontrou o tero vazio; diagnosticou ento prenhez extra-uterina, feto vivo e a termo. Ningum fez nada, o feto morreu, e a me tambm, dias depois, por infeco. A necrpsia constatou prenhez ectpica20 . Outro parto que gerou polmica foi o da princesa Isabel. Na ocasio trs mdicos foram criticados fortemente pela morte da criana que seria herdeira do trono. Fernando Magalhes, autor de um bem documentado trabalho de Histria da Obstetrcia no Brasil, afirma que no se pode concluir se houve ou no impercia. Lembra porm o fato de que embora D. Pedro II tenha distribudo graas aos trs mdicos depois do restabelecimento da princesa, posteriormente fez um convite a um mdico francs (Depaul) para vir ao Brasil, a fim de assistir o nascimento do herdeiro21 . Essa atitude do monarca no poderia ser lida como um descrdito obstetrcia praticada pelos mdicos nacionais? Apesar da precria formao em obstetrcia dos estudantes de medicina, a fora e a credibilidade do discurso mdico, ao desqualificar as parteiras, persistiu como dominante, o que

ANO 7

32

1 e 2 SEMESTRES 1999

22. Ver E. M. Vieira. Prtica mdica e corpo feminino (dissertao de mestrado). So Paulo: Faculdade de Medicina de So Paulo, 1990.

23. Ver Roberto Machado et alii. Danao da norma. Rio de Janeiro: Graal, 1978, p.191.

acabou por atribuir aos prprios mdicos uma competncia clnica que eles estavam longe de possuir; era como se por um passe de mgica, da noite para o dia, a posse do diploma da Faculdade de Medicina tornasse os alunos de ontem profissionais melhores do que as parteiras, pouco importando o tempo de prtica e a experincia que elas tivessem acumulado. A partir dessa constatao eu me pergunto se a to propalada ignorncia das parteiras no deveria ser entendida como uma crtica ao modo como elas concebiam todo o processo da parturio, ou como uma estratgia que o mdicos encontraram para serem reconhecidos como detentores do discurso competente sobre o corpo das mulheres, tornando-se os nicos legitimamente autorizados para intervir nesses corpos22 . Ser que o alvo das crticas no seria o saber elaborado a partir de crenas religiosas, prticas populares e conhecimentos colhidos na medicina clssica, no qual a viso de mundo, a forma de transmisso de conhecimentos, a funo da parteira e o tipo de assistncia dada parturiente eram diferentes daqueles ensinados pelas faculdades de medicina, preconizados pela obstetrcia, que ento comeava a se pensar enquanto cincia? Enquanto as parteiras acreditavam que sua funo era assistir o parto, esperar a natureza se manifestar, e aparar a criana conseguindo inclusive, atravs de rezas e rituais, o auxlio banfazejo de santas e santos do panteo catlico e das demais foras sobrenaturais , os mdicos acreditavam que seu dever era fazer o parto, agindo como sentinelas avanadas, prontos para intervir sempre que o organismo se afastasse daquilo que consideravam fisiolgico. Da as parteiras serem ridicularizadas, consideradas supersticiosas, chamadas de ignorantes, e seu saber sobre o parto, desqualificado. Vale lembrar que alm das parteiras outras pessoas que como muitas delas eram de origem africana e analfabetas, tendo adquirido conhecimentos e ofcio na prtica, e at ento prestando assistncia populao sofreram campanha de descrdito por parte dos mdicos, sendo considerados charlates. Com a criao do ensino e a profissionalizao da medicina no sculo XIX, curandeiros, sangradores, algebristas (homens e mulheres que colocavam ossos no lugar), cirurgiesbarbeiros passaram a ser alvo de uma larga campanha difamatria e persecutria23 , mesmo sendo seu saber tributrio da medicina clssica, culta, preservada e transmitida por incontveis geraes. Acredito que a luta entre a cincia e a no-cincia, entre racionalidade cientfica e a superstio, deve ser considerada apenas em parte como responsvel pela construo da imagem da parteira ignorante no sculo XIX. A ignorncia e outros aspectos de ordem moral que as desqualificavam certamente se devem tambm crena, cada vez mais difundida no perodo, de uma natureza feminina, que biologicamente excluiria a mulher de uma srie de atividades fsicas e intelectuais, enquanto a dotaria para a

ESTUDOS FEMINISTAS

33

1 e 2/99

24. M. J. M. Durocher. Deve ou no haver parteiras? Anais Brasilienses de Medicina, v. 22, n. 9, fevereiro de1871, p.330.

25. O que os exerciam eram considerados homens-de-ofcio socialmente inferiores aos burgueses e aos nobres. Donatrios, e capitesgenerais designavam os seus cirurgies como criados ou serviais. Ver L. Santos Filho. Histria Geral da Medicina Brasileira, v. 1 . So Paulo: Hucitec/ Edusp, 1977, p. 309. Ver tambm J. F. Costa. Ordem mdica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1983, p. 74-7. 26. Marina Maluf. Rudos da Memria. Rio de Janeiro: Siciliano, 1995, p.247. Maria Jos Dupr. Caminhos. So Paulo: tica, 1972, p.14.

maternidade, condicionando-a assim esfera dita privada. A prpria parteira Mme. Durocher tem um texto em que afirma no ser a mulher, pelas leis da natureza, uma criatura apropriada para a profisso de parteira. O fsico e a moral impunham enormes restries, estando apenas algumas, excepcionalmente, aptas a exercer a profisso. Argumenta que como existiam homens efeminados, existiam mulheres varonis (embora no mencione ela mesma, que se vestia com roupas masculinas). Essas mulheres, sim, teriam as devidas qualidades para exercer a profisso. Os impedimentos de ordem fsica citados por Mme. Durocher referem-se compleio mais fraca, falta da fora necessria para fazer as manobras, e s ocorrncias especficas da vida reprodutiva da mulher, como menstruao, gravidez, aleitamento. Os impedimentos de ordem moral referem-se fragilidade e sensibilidade, que tornavam a mulher tolerante com as fraquezas humanas, compassiva com os sofrimentos alheios, sem firmeza de carter e sem sangue frio para bem observar e julgar na cabeceira da parturiente. A pouca instruo, por sua vez, privava a mulher da eloqncia insinuante e persuasiva para combater as intenes e os planos desastrosos e imorais que algumas vezes lhe so confiados. Cita como exemplo uma cliente que tentou convencer a parturiente da necessidade de uma operao. O casamento tambm era visto como um impedimento para o exerccio profissional, pois a mulher casada em geral tinha a vida restringida pelas ocupaes domsticas e pelos cimes do marido24 . Uma outra questo que no pode ser descartada no que se refere ao preconceito contra as antigas parteiras se refere origem tnico-racial. O maior nmero mulheres de origem africana em relao s de origem europia nos primeiros sculos da colonizao e o desprestgio social dos ofcios ligados a cura, cirurgia e parturio25 certamente explicam a razo de negras e mulatas terem acesso ao ofcio. O discurso mdico, ao limitar principalmente o ofcio a negras ou mulatas, escravas ou forras, acabou por excluir do exerccio dessa atividade as mulheres das camadas mais abastadas que partejam. Marina Maluf refere-se ao parto difcil de uma escrava feito por uma fazendeira de caf no interior de So Paulo, na Segunda metade do sculo XIX, e a escritora Maria Jos Dupr relembra os partos das mulheres da vizinhana, realizados por sua me, tambm fazendeira de caf, nas margens do Rio Paranapanema26 . Pergunto-me se esse silncio, esse ocultamento na literatura mdica dessa importante atividade das senhoras mais que isso, dessa atividade que efetivamente fazia parte das responsabilidades domsticas de muitas mulheres e para a qual elas eram treinadas no poderia ser lido, primeiro, como o desejo de esconder aspectos da vida cotidiana que no condiziam com o papel idealizado para mulheres brancas de elite; segundo, o de relegar s outras, s negras o uso das condenadas prticas supersticiosas, tradicionais, bem como a responsabilidade pela morte

ANO 7

34

1 e 2 SEMESTRES 1999

27. Jane B. Donegan. Op. cit., p. 312.

28. Arquivo Nacional, Fisicatura Mor, cd. 145, cx. 474, pct. 3.

29. M. J. M. Durocher. Deve ou no haver parteiras? Op. cit., p.335-6.

30. Embora as parteiras sejam, em geral, as nicas lembradas e criticadas por fazerem abortos, os mdicos tambm os faziam.

de mes e crianas e o prprio atraso da obstetrcia no pas. Seguindo a reflexo feita por alguns autores que analisaram e questionaram o esteretipo da parteira ignorante, deve ainda ser lembrada a influncia que a disputa pelo campo profissional teve na construo dessa imagem. No sculo XIX, segundo Jane Donegan27 , a parturio comeava a se tornar um campo atraente para os mdicos, sobretudo o atendimento de partos normais, categoria na qual o ndice de insucesso era em geral muito pequeno. Para um profissional, um parto bem sucedido poderia significar tornar-se mdico da famlia, sendo requisitado sempre que necessrio para cuidar de diferentes doenas que ocorressem a qualquer um dos membros. No Brasil, a disputa pelo campo profissional pode ser verificada no j citado processo movido, em 1813, pelo cirurgio L. Jos de Oliveira contra a nossa conhecida Romana de Oliveira, moradora do interior do Rio de Janeiro. Ao se defender, a parteira deixa evidente que se sentiu perseguida. Em ofcio Fisicatura ela afirma que o cirurgio, guiado pelo seu prprio interesse e uma temerria presuno, queria que o chamassem para todas as molstias, mesmo as mais insignificantes, e at os partos28 . Atravs dos textos de Mme. Durocher tambm possvel identificar a disputa pelo campo profissional. Ao defender melhor instruo para as parteiras, ela acaba por reconhecer que o nmero delas seria reduzido, o que seria bom para os mdicos. Argumenta que a obstetrcia era um campo de trabalho atraente, visto que o nmero de mdicos e parteiras habilitados era relativamente pequeno e os outros ramos da medicina estavam ficando cada vez mais difceis pela quantidade de profissionais existentes29 . Ao lado da parteira ignorante, a imagem da parteira sem moral, que praticava aborto, infanticdio, e levava as crianas para a roda dos expostos, tambm extremamente recorrente na documentao atravs dos sculos. Ser que o fato de as parteiras terem acesso aos segredos mais ntimos das famlias no acabou por torn-las a um s tempo figuras poderosas, estimadas, incmodas e temidas, alvo fcil de crtica e difamao? Vale lembrar que as parteiras possuam conhecimentos e estratgias que lhes possibilitavam transgredir a norma estabelecida que defendia o casamento, a famlia e a maternidade e ir de encontro aos desejos das mulheres, que no podiam, no queriam ou no tinham condio de ter filhos, por que eram solteiras, tinham muitos filhos, no tinham como sustentar a criana ou por que a criana era fruto das condenadas relaes extra-conjugais etc etc etc. Nesse sentido, pergunto-me se praticar o aborto ou levar a criana secretamente para a roda no deveria ser lido menos como uma prtica condenvel das parteiras e mais como um exemplo de solidariedade e compreenso das necessidades das

ESTUDOS FEMINISTAS

35

1 e 2/99

31. Ferraz Costa. Comunicao feita Imperial Academia de medicina (...). Anais Brasilienses de Medicina, v. 32, n. 2, out./ nov. 1880, p. 129-140. Arquivo nacional, Corte de Apelao, 1882, mao 134, processo 1714.

32. Maria Odila Leite da Silva Dias. Quotidiano e poder em So Paulo no seculo XIX. So Paulo: Brasiliense, 1984, p.9.

33. Jos Maria A. C. Lacerda. Dicionrio-Enciclopdico. Lisboa: Francisco de Almeida, 1878 (verbete comadre).

parturientes, bem como uma forma de resistncia aos papis e ao comportamento moral imposto s mulheres30 . Quanto imagem da parteira infanticida, preciso dizer que na tradio judaico-crist ela muito forte e antiga. No xodo, por exemplo, l-se que o fara mandou que as parteiras matassem todas as crianas judias do sexo masculino. Do mesmo modo, no final da Idade Mdia as parteiras foram acusadas de bruxaria pela crena de que recm-nascidos no batizados eram utilizados em rituais mgicos. Com essas observaes no quero negar a existncia desses comportamentos e atitudes, nem reivindicar uma imagem imaculada para as parteiras, mas chamar a ateno para o poder que possuam. Ao mesmo tempo em que podiam ajudar as mulheres, podiam tambm prejudic-las, atravs de atos indiscutivelmente condenveis. No final do sculo XIX, um mdico do Rio de Janeiro relatou o caso de uma parteira que assistiu um parto juntamente com ele e que tentou convencer a parturiente de que o recm-nascido era completamente moleque, ou seja, mulato, propondo troc-lo por uma criana clara, mediante a quantia de 20 contos de ris31 . Ressalte-se que esse no foi o nico problema que a parteira teve com a polcia. Em outro caso ela foi acusada de roubo de documentos, letras e jias. Para concluir gostaria de ressaltar os limites do poder, reconhecimento e prestgio das parteiras, no sentido de entender a construo das imagens depreciativas que lhe foram atribudas. Embora elogiadas, queridas e respeitadas, a documentao sugere que as mulheres que viviam dessa atividade eram socialmente discrimidandas. Acredito ainda que a observao feita por Maria Odila Leite da Silva Dias, sobre as mulheres pobres de So Paulo deveria ser estendida s parteiras. Parte dos preconceitos que as desclassificavam socialmente provinham de valores machistas e misginos, entranhados no sistema escravista e moldados no menosprezo do trabalho manual e de qualquer ofcio de subsistncia32 . No Dicionrio-Enciclopdico de Jos Maria Lacerda, publicado em 1878, pode-se perceber essa dupla situao vivida pelas parteiras no verbete comadre. O termo era usado para designar amizade e confiana usado entre mulheres vizinhas, mas tambm como nome de dois objetos: uma espcie de pinico, onde os enfermos que no podiam levantar da cama faziam suas necessidades, e o vaso de metal ou madeira que se colocava entre os lenis para esquentar a cama. O autor explica que esse segundo significado vem de comadre, parteira, que mete as mos entre os lenis para partejar a mulher ou para lhe aplicar fomentaes ou cataplasma.33

ANO 7

36

1 e 2 SEMESTRES 1999

Potrebbero piacerti anche