Sei sulla pagina 1di 6

DIREITO MUNICIPAL

1 - Generalidades uma disciplina desmembrada do Direito Administrativo por fora das disposies fundamentais da Constituio Federal de 1988. - Direito Pblico e Direito Privado O Direito dividido em 2 grandes ramos (pblico e privado). O Direito Pblico se subdivide em interno e externo. - Direito Pblico Interno Regula os interesses estatais e sociais, e s via reflexa, cuida de interesses individuais. O Direito Pblico Interno composto pelo Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Municipal, Direito Tributrio, Direito Penal, Direito Processual Civil e Penal, Direito do Trabalho, Direito Eleitoral e. - Direito Pblico Externo Regula as relaes entre Estados Soberanos e as atividades individuais no plano internacional. Direito Privado Biparte-se Tutela em interesses Civil e predominantemente Direito Comercial individuais. Direito

(Empresarial). 2 - Direito Municipal - Conceito um ramo do Direito Pblico Interno. o conjunto de regras que regulamentam os servios pblicos municipais e orientam as atividades do Poder Executivo e Legislativo. 3 - Autonomia do Direito Municipal Hely Lopes Meirelles diz que se trata de disciplina autnoma que mantem apenas ligao com o Direito Administrativo em razo de se utilizar dos princpios gerais deste, mas o Municpio se organiza e se autogoverna pelos princpios do moderno Direito Municipal. 4 - Evoluo do DM Desde o perodo colonial em todas as povoaes elevadas condio de Vila, por concesso rgia, podiam ser instaladas Cmaras Municipais.

Criadas as capitanias hereditrias, os donatrios deram s

povoaes destinadas as sedes de governo, o foro de Vila e

levantaram em cada uma delas o pelourinho, como padro de sua jurisdio e smbolo de liberdade municipal, mas dependiam de confirmao do soberano, atravs de alvar ou carta rgia (BASLIO DE MAGALES, 1997). As Cmaras exerciam funes administrativas do municpio e algumas funes judicantes

As Cmaras da Colnia tinham funes muito mais importantes do

que as atuais. Alm das atribuies de interesse peculiar do Municpio, exerciam funes que hoje est a cargo do Ministrio Pblico (denunciando crimes e abusos aos juzes, desempenhavam funes de polcia rural e inspeo de higiene pblica, auxiliavam os alcaides no policiamento das terras e elegia grande numero de funcionrios da administrao geral, tais como: os depositrios judicias, os do cofre de rfos, os quatro recebedores de sisas, os avaliadores de bens penhorados, o escrivo das armas, os quadrilheiros guardas policiais do terno e outros funcionrios, nomeava Procuradores s Crtes). (CARVALHO MOURO, 1997). Essa situao privilegiada das Cmaras Municipais foi sendo paulatinamente ampliada e permaneceu estvel durante todo o perodo colonial, mesmo aps a mudana da Crte de Portugal para o Brasil, at a independncia. Constituio do Imprio de 1824 Em seu art. 167 estabeleceu que em todas as Cidades e Vilas existentes e que fossem criadas, haveriam Cmaras s quais competiam o governo econmico e municipal das Cidades e Vilas. Lei de Organizao Municipal de 1828 marco histrico do municipalismo brasileiro, manteve a autonomia municipal e a eletividade dos membros das Cmaras Municipais. Eletividade regulamentada pela Lei 1846 e alterada pela Lei 1875. Pela Lei 1828 as Cmaras foram declaradas Corporaes meramente administrativas, sendo-lhes retirado o exerccio de qualquer jurisdio de natureza contenciosa.

Constituio Republicana de 1891 Motivados pela tradio histrica da Colnia e do Imprio, os Constituintes deram elevada importncia eletividade dos membros das Cmaras Municipais brasileiras, que exerciam cumulativamente, funes legislativa e executiva. Em seu art. 68, assegurou expressamente a autonomia dos municpios em relao aos assuntos de interesse local (VCTOR NUNES LEAL, 1997). Mas, na prtica essa autonomia no era ampla. - Autonomia municipal cerceada Em razo do regime instalado com a Revoluo de 1930, no perodo de 1930 a 1945 a autonomia municipal ficou cerceada. Reforma Constitucional de 1926 O reconhecimento efetivo da autonomia municipal. As Constituies dos Estados Unidos do Brasil de 1934 e 1946 e a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1967 no reconheceram o municpio como parte integrante da Federao brasileira criada pelo Decreto n1, de 15/11/1889. - O Municpio era reconhecido como uma unidade territorial do Estado, com autonomia poltica, administrativa e financeira, sendo o governo exercido pelo Prefeito e pela Cmara Municipal. - Mas as Leis Orgnicas dos Municpios eram editadas pelo Estadomembro. A Constituio de 1988 O art. 1 diz que a Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, e reconheceu expressamente o Municpio como parte da Federao. 5 Princpios Constitucionais so enunciados admitidos como condio de validade das demais normas contidas na Constituio, que despontam como verdades fundantes, admitidas e evidentes, pressupostos do prprio Estado de Direito. - Princpios Constitucionais diferem dos princpios gerais de direito porque estes so enunciados de valor genrico. - Esto elencados:

a)

diretamente

no

art.

37,

CF

(legalidade,

impessoalidade,

moralidade, publicidade e eficincia), art. 111, da Constituio Bandeirante (proporcionalidade, razoabilidade); e b) indiretamente existentes (legalidade penal art. 5, XXXIX legalidade tributria, anualidade tributria, isonomia tributria, noventnio art. 150, CF). 6 - Fontes do Direito Municipal o lugar ou a causa donde provm alguma coisa. Ruy Rebello Pinho classifica as fontes do direito em: - fontes de produo (materiais ou substanciais): o Estado, que legisla para atender aos imperativos e reclamos da vida social, da civilizao e do progresso. - fontes de conhecimento (cognio e formais) imediatas e primrias (lei e costumes) e mediatas ou secundrias (doutrina e jurisprudncia): Dentro dos conceitos de Estado de Direito, o Direito Municipal formase atravs de fontes organizadas: a norma jurdica, a doutrina e a jurisprudncia. 6.1 A LEI A lei a regra geral que domina a ordem dos fenmenos humanos, quer no mundo fsico, quer no mundo moral. Ordenao ou prescrio da razo ao bem comum, promulgada por aquele que tem a seu cargo, o cuidado da comunidade. (SANTO TOMS DE AQUINO) a) Normas legais stricto sensu decorrentes de processo legislativo - Constituio Federal; - Constituio do Estado; - Lei Orgnica do Municpio LOM (Elaborada, votada e aprovada pelo Poder Legislativo Municipal, nos moldes do art. 29, da CF); - Lei Complementar;

- Lei Ordinria; b) Normas legais lato sensu todos os atos administrativos, tais como: - Decreto; - Portaria; - Ordem de Servio; - Despacho; - Regulamento; - Regimento; - Circular. 6.2 A DOUTRINA HELY LOPES MEIRELLES (2012), atribui doutrina a faculdade de distinguir as regras que convm ao Direito Pblico e ao Direito Privado e mais particularmente a cada um dos subrramos do saber jurdico. 6.3 A JURISPRUDNCIA o conjunto de decises uniformes prolatadas por juzes e Tribunais nos conflitos de interesses. - elemento de formao e aperfeioamento do Direito (CARLOS MAXIMILIANO, 1994). Tem fora de lei e ditada pelo Poder Judicirio. 6.4 O COSTUME Usual em prticas administrativas, no fonte de Direito Municipal, embora seja fonte do Direito Civil e do Direito Empresarial, em virtude do dever da Administrao obedecer ao princpio da legalidade (fazer s o que a lei autoriza). - secundum legem de acordo com a lei. a lei e no o costume a vigorar - contra legem viola o princpio da legalidade. no se adquire direito contra o direito. 6.4.1 LEI DA BOA RAZO 18/08/1769 = o costume no pode contrariar disposies legais e deve ser to antigo, que exceda o tempo de cem anos para ser reconhecido.

6.5 PRAXE ADMINISTRATIVA No fonte de Direito Municipal. - Se estiver fundada na lei deve ser mantida, caso contrrio, deve ser abolida. 7 Interpretao do Direito Municipal - Interpretao a reconstituio do pensamento da lei (SAVIGNY) - a interpretao ser doutrinal, judicial ou autntica se analisada quanto a sua origem (fonte), ser gramatical ou sistemtica se vista quanto ao processo de sua elaborao e declarativa, restritiva, extensiva ou analgica quando referida aos seus efeitos. - Direito Municipal = vedada a interpretao extensiva para evitar fraude lei atravs de processo de contorno obscuro de seu pensamento. - S se admite a interpretao restritiva ou estrita porque as prescries legais interessam coletivamente sociedade. 8 Direito Municipal Brasileiro CF 1988 - Revoluo Francesa 1789. - Independncia do Brasil 1822. - No perodo Colonial, por ter vigorado o regime absolutista dos Reis de Portugal, transferido aos Governadores-Gerais e Vice-Reis, no havia espao para a criao de normas de Direito Municipal. - Embora o art. 68 da Constituio Republicana de 1891 tenha definido a autonomia dos Municpios, s na Constituio de 1988, que reconheceu o Municpio como ente federativo, que surgiu o Direito Municipal. - O Constituinte reservou aos Municpios um captulo prprio (IV, do ttulo III), nas mesmas condies que fez aos Estados e DF, criando o alicerce do Direito Municipal.

FIM

Potrebbero piacerti anche