Sei sulla pagina 1di 15

Falcia

Na lgica e na retrica, uma falcia um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, invlido ou falho na tentativa de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam persuaso podem parecer convincentes para grande parte do pblico apesar de conterem falcias, mas no deixam de ser falsos por causa disso. Reconhecer as falcias por vezes difcil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, ntima, psicolgica, mas no validade lgica. importante conhecer os tipos de falcia para evitar armadilhas lgicas na prpria argumentao e para analisar a argumentao alheia. importante observar que o simples fato de algum cometer uma falcia no invalida toda a sua argumentao. Ningum pode dizer: "Li um livro de Rousseau, mas ele cometeu uma falcia, ento todo o seu pensamento deve estar errado". A falcia invalida imediatamente o argumento no qual ela ocorre, o que significa que s esse argumento especfico ser descartado da argumentao, mas pode haver outros argumentos que tenham sucesso. Por exemplo, se algum diz: "O fogo quente e sei disso por dois motivos: 1. ele vermelho; e 2. medi sua temperatura com um termmetro". Nesse exemplo, foi de fato comprovado que o fogo quente por meio da premissa 2. A premissa 1 deve ser descartada como falaciosa, mas a argumentao no est de todo destruda. O bsico de um argumento que a concluso deve decorrer das premissas. Se uma concluso no consequncia natural das premissas, o argumento invlido. Tipologia das falcias Acidente: Trata-se de querer aplicar uma regra geral a todos os casos, ignorando as excees. Ex.: Devemos usar um protetor solar por causa da radiao UV, ento devemos us-lo hoje noite, na praia. Inverso do acidente: Trata-se de querer usar uma exceo como se fosse uma regra geral. Ex.: Se deixarmos os doentes terminais usarem maconha, deveremos deixar todos us-la. Dicto simpliciter (regra geral): Ocorre quando uma regra geral aplicada a um caso particular onde a regra no deveria ser aplicada. Ex.: Se voc matou algum, deve ir para a cadeia. No se aplica a certos casos como guerras.

Generalizao apressada (falsa induo): o oposto do dicto simpliciter. Ocorre quando uma regra especfica atribuda ao caso genrico. Ex.: Minha namorada me traiu. Logo, as mulheres tendem traio. Afirmao do consequente: Essa falcia ocorre quando se tenta construir um argumento condicional que no est nem do modus ponens (afirmao do antecedente) nem do modus tollens (negao do consequente). A sua forma categrica : Se A, ento B. B Ento A. Ex.: Se h carros, ento h poluio. H poluio. Logo, h carros. Afirma-se o consequente e depois se afirma o antecedente da condicional. O antecedente o que vem depois de "se" (A) e o consequente o que vem depois de "ento" (B). Negao do antecedente: Essa falcia ocorre quando se tenta construir um argumento condicional que no est nem do modus ponens (afirmao do antecedente) nem do modus tollens (negao do consequente). A sua forma categrica : Se A, ento B. No A Ento no B. Ex.: Se h carros, ento h poluio. No h carros. Logo, no h poluio. Nega-se o antecedente e depois se nega o consequente. OBS: os modos certos de argumentar so o contrrio, afirmar o antecedente e depois afirmar o consequente ou negar o consequente e depois negar o antecedente. Anfibologia ou ambiguidade: Ocorre quando as premissas usadas no argumento so ambguas devido m elaborao sinttica. Ex.: 1. 2. Venceu o Brasil a Argentina. Ele levou o pai ao mdico em seu carro.

Quem venceu? Que carro? Apelo autoridade annima:

Trata-se de fazer afirmaes recorrendo a supostas autoridades, mas sem citar as fontes. Ex.: Os peritos dizem que a melhor maneira de prevenir uma guerra nuclear estar preparado para ela. Que peritos? Apelo emoo: Recorrer emoo para validar o argumento. Ex.: Apelo ao jri para que contemple a condio do ru, um homem sofrido que agora passa pelo transtorno de ser julgado em um tribunal. O advogado quer que o jri absolva o ru por compaixo. Apelo novidade: Argumentar que o novo sempre melhor, sem uma justificativa. Ex.: Na filosofia, Scrates j est ultrapassado. melhor Sartre, pois mais recente. Apelo antiguidade ou tradio: Afirmar que algo verdadeiro ou bom somente porque antigo ou "sempre foi assim". Ex.: Devemos seguir a Bblia porque um livro que atravessou os sculos intacto. Apelo vaidade: Provocar a vaidade do oponente para venc-lo. Ex.: No acredito que uma pessoa culta como voc acredita nesta teoria. O oponente, por ser muito culto, pode se sentir envergonhado de defender esta teoria "absurda". Apelo ao preconceito: Associar valores morais a uma pessoa ou coisa para convencer o adversrio. Ex.: Uma pessoa religiosa como voc no capaz de argumentar racionalmente comigo. A pessoa estigmatizada por ser religiosa, considerada inferior ao oponente. Apelo ao ridculo: Ridicularizar um argumento como forma de derrub-lo. Ex.: Se a teoria da evoluo fosse verdadeira, significaria que o seu tatarav seria um gorila.

Espera-se que o oponente desista da sua convico porque ela parece ridcula. Apelo fora: Utilizao de algum tipo de privilgio, fora, poder ou ameaa para impor a concluso. Ex.: Acredite no que eu digo, no se esquea de quem que paga o seu salrio. O oponente pode perder a coragem de enfrentar seu chefe porque pode perder o emprego. Apelo consequncia: Considerar uma premissa verdadeira ou falsa conforme sua consequncia desejada. Ex.: 1. Voc deve ser bom com os outros ou ir para o Inferno. 2. Voc nada tem a perder sendo religioso porque, se Deus existe, voc ser recompensado. A premissa tida como vlida somente porque a concluso nos agrada ou assusta. Apelo riqueza: Essa falcia consiste em pregar que a riqueza ou o sucesso material tornam as pessoas corretas. Ex.: O baro um homem bem sucedido na vida. Se ele diz que isto bom, h de ser. Apelo pobreza: Oposto ao ad crumenam. Essa a falcia de assumir que, apenas porque algum mais pobre, ento mais virtuoso e verdadeiro. Ex.: Joozinho pobre e deve ter sofrido muito na vida. Se ele diz que isso uma cilada, eu acredito. Apelo ao lucro: Considerar uma premissa verdadeira ou falsa conforme sua consequncia financeira. Ex.: 1. Se o aquecimento global for verdade, ento muitos cientistas vo ganhar dinheiro para pesquisas e muitas empresas vo lucrar milhes para produzirem energia de fontes que no emitem dixido de carbono. Portanto, o aquecimento global no verdade. 2. Se o aquecimento global for verdade, ento pases pobres ou em desenvolvimento vo ter prejuzo por no explorarem suas jazidas de petrleo e carvo. Portanto, o aquecimento global no verdade. A premissa vlida ou invlida porque a concluso vai trazer lucro ou vai trazer prejuzo financeiro. uma insinuao maliciosa de que as teorias so feitas para causar lucros ou prejuzos s pessoas.

Ataque ao argumentador: Em vez de o argumentador provar a falsidade do enunciado, ele ataca a pessoa que fez o enunciado.12 Ex.: Se foi um burgus quem disse isso, certamente engodo. O argumento est errado porque foi dito por um "canalha". Apelo ignorncia: Tentar provar algo a partir da ignorncia quanto sua validade. Ex.: Ningum conseguiu provar que Deus existe, logo ele no existe. Ou o contrrio. Ex.: Ningum conseguiu provar que Deus no existe, logo ele existe. Argumentum ad lapidem: Desqualificar uma afirmao como absurda, mas sem provas. Ex.: Joo, ministro da educao, acusado de corrupo e defende-se dizendo: 'Esta acusao um disparate'. Baseado em qu? Onde esto as evidncias em contrrio? Apelo ao medo: Apelar ao medo para validar o argumento. Ex.: Vote no candidato tal, pois o candidato adversrio vai trazer a ditadura de volta. uma variao do apelo consequncia. Apelo misericria: Consiste no recurso piedade ou a sentimentos relacionados, tais como solidariedade e compaixo, para que a concluso seja aceita, embora a piedade no esteja relacionada com o assunto ou com a concluso do argumento. Do argumento ad misericordiam deriva o argumentum ad infantium - "Faa isso pelas crianas". A emoo usada para persuadir as pessoas a apoiar (ou intimid-las a rejeitar) um argumento com base na emoo, mais do que em evidncias ou razes. 34 Ex.: Vocs devem absolver esse homem porque ele sofreu muito na vida. Repetio nauseante: a aplicao da repetio constante e a crena incorreta de que, quanto mais se diz algo, mais

correto est. Ex.: Se Joozinho diz tanto que sua ex-namorada uma mentirosa, ento ela . Espera-se convencer o oponente pela saturao da sua mente pelo argumento. Apelo ao povo ou maioria: a tentativa de ganhar a causa por apelar a uma grande quantidade de pessoas. Ex.: Inmeras pessoas acreditam em Deus, portanto Deus existe. Apelo temperana: Recorrer ao meio-termo sem razo. Ex.: No temos relgio, mas alguns esto dizendo que so dez horas e outros dizem que so seis horas, ento mais acertado supor que so oito horas. O meio-termo pode ou no ser falacioso, depende do contexto. Apelo autoridade ou Magister dixit (Meu mestre disse): Argumentao baseada no apelo a alguma autoridade reconhecida para comprovar a premissa. Ex.: Se Aristteles disse que o Sol gira ao redor da Terra em uma das esferas celestes, ento certamente verdade. como se um especialista pudesse acertar em tudo o que diz, mesmo sendo algo fora da sua rea de especialidade. Essa falcia consiste em usar as opinies de especialistas em reas nas quais eles so leigos, como um fsico se pronunciando sobre antropologia. A opinio dele s vale dentro da fsica. No caso acima, Aristteles no tinha meios de testar essa teoria astronmica, no tempo dele no havia recursos para isso. Entretanto, as teses dele em metafsica certamente podem ser consideradas porque no dependem de instrumentos e experimentao, somente do raciocnio tpico de um filsofo. Argumentum verbosium (prova por verbosidade): Tentativa de esmagar os envolvidos pelo discurso prolixo, apresentando um enorme volume de material. Superficialmente, o argumento parece plausvel e bem pesquisado, mas to trabalhoso desembaraar e verificar cada fato comprobatrio que pode acabar por ser aceito sem ser contestado. mais uma tentativa de saturar a mente do oponente. Bola de neve: Elaborar uma sucesso de premissas e concluses que conduzem ao absurdo. Ex.: Se aprovarmos leis contra as armas automticas, no demorar muito at aprovarmos leis

contra todas as armas e ento comearemos a restringir todos os nossos direitos. Acabaremos por viver num estado totalitrio. Portanto no devemos banir as armas automticas. Bulverismo: Argumentar partindo do pressuposto de que o oponente j est comprovadamente errado. Ex.: 1. Voc est dizendo que a Bblia correta? Nem vou discutir com voc, parei. Sabemos que a cincia comprovadamente explica tudo corretamente. 2. Se voc no acredita que a Bblia infalvel, j perdeu o argumento, pois bvio que ela . um egocentrismo ideolgico, no se consegue considerar os pontos de vista do outro. Egocentrismo ideolgico: Realizar um argumento de forma parcial e tendenciosa. Ex.: O comunismo o ideal, pois Trotsky disse que... A pessoa s consegue pensar de seu ponto de vista. Causa complexa: Supervalorizar uma causa quando h vrias ou um sistema de causas. Ex.: O acidente no teria ocorrido se no fosse a m localizao do arbusto. Houve muitas outras causas. Causa diminuta: Apontar uma causa pouco importante. Ex.: Fumar causa a poluio do ar em Edmonton. A causa maior a poluio industrial e dos automveis. Crculo vicioso: a tentativa de provar uma concluso com base em uma retroalimentao, o efeito reforando a causa. Ex.: 1. A inflao diminui o poder dos salrios, temos que aumentar os salrios, mas, fazendo-o, teremos que aumentar os preos para pag-los, o que aumentar a inflao. 2. A polcia me passou uma multa porque no gosta de mim. E a prova de que eles no gostam de mim terem me passado uma multa.

Complexo do pombo enxadrista: Proclamar vitria, dando a entender que venceu a discusso, sem ter conseguido realmente apresentar bons argumentos. uma bravata contra o oponente para intimid-lo. Concluso irrelevante: Obter uma concluso que no decorre obrigatoriamente das premissas. Ex.: A lei deve estipular um sistema de cotas nas eleies para que as mulheres possam ocupar mais cargos polticos. Os cargos so dominados por homens e no fazer algo para mudar essa situao inaceitvel. Necessitamos de uma sociedade mais igualitria. As cotas no so a soluo obrigatria do problema. Definio circular: Definir um termo usando o prprio termo que est sendo definido. Ex.: A Bblia a palavra de Deus porque foi inspirada por Deus. A circularidade consiste em repetir a premissa na concluso. Definio contraditria: Definir algo com termos que se contradizem. Ex.: Para serem livres, submetam-se a mim. Definio muito ampla: Ex.: Uma ma um objeto vermelho e redondo. Mas o planeta Marte tambm vermelho e redondo. Definio muito restrita: Ex.: Uma ma um objeto vermelho e redondo. Mas h mas que no so vermelhas. Definio obscura: Definir algo em termos imprecisos ou incompreensveis. Ex.: Vida a borboleta sublime que bate suas asas dentro de ns. Deus das lacunas:

Responder a questes sem soluo com explicaes sobrenaturais e/ou que no podem ser comprovadas. Ex.: Os passageiros do avio sobreviveram porque Deus interveio no acidente. Deus supre a falta de explicaes, as lacunas. Distoro de fatos: Mascarar os verdadeiros fatos. Ex.: O segredo da minha fora so os cabelos. omisso de informao. nfase: Acentuar uma palavra para sugerir o contrrio. Ex.: Hoje o capito estava sbrio (sugerindo embriaguez). Pronuncia-se a palavra "sbrio" com muita fora para sugerir que ele um alcolatra. uma ironia. Equvoco: Usar uma afirmao com significado diferente do que seria apropriado ao contexto. Ex.: Os assassinos de crianas so desumanos. Portanto, os humanos no matam crianas. Joga-se com os significados das palavras. A palavra "humanos" possui vrios sentidos, pode ser um tipo de primata (sentido biolgico) ou uma boa pessoa (sentido moral), mas a falcia usa a palavra sem considerar a diferena de sentido. Esnobismo cronolgico: Ocorre quando o pensamento, a arte ou a cincia de um perodo histrico anterior tido como inevitavelmente inferior, quando comparado com os equivalentes do tempo presente. Ex.: A um argumento antigo, da poca em que as pessoas tambm acreditavam em B. Se B claramente falso, A tambm falso. um apelo tradio ou antiguidade. Estilo sem substncia: Validar um argumento por sua beleza esttica ou pela elegncia do argumentador. Ex.: Trudeau sabe dirigir as massas com muita habilidade. Ele deve ter razo.

Evidncia anedtica: Refere-se a uma evidncia informal na forma de anedota (conto, episdio, derivado do grego ankdota, significando 'coisas no publicadas') ou de "ouvir falar". A evidncia anedtica chamada de testemunho. Ex.: H provas abundantes de que Deus existe e de que continua produzindo milagres hoje. Na semana passada, li sobre uma menina que estava morrendo de cncer. Sua famlia inteira foi igreja e rezou e ela se curou. um mero boato. Explicao incompleta: Ex.: As pessoas tornam-se esquizofrnicas porque as diferentes partes dos seus crebros funcionam separadas. Explicao superficial: Usar classificaes para tirar concluses. Ex.: A minha gata Elisa gosta de atum porque uma gata. O gato deve gostar de atum somente porque um gato, uma questo de categoria. Expulso do grupo (falcia do escocs): Fazer uma afirmao sobre uma caracterstica de um grupo e, quando confrontado com um exemplo contrrio, afirmar que esse exemplo no pertence realmente ao grupo. Ex.: - Nenhum escocs coloca acar em seu mingau. - Ora, eu tenho um amigo escocs que faz isso. - Ah, sim, mas nenhum escocs de verdade coloca. Ou se diz que o "verdadeiro socialismo" no poderia ter causado opresso como no regime stalinista. A falcia no ocorre se h uma justificativa para o argumento. Falcia da diviso (tomar a parte pelo todo): Oposto da falcia de composio. Supe que uma propriedade do todo aplicada a cada parte. Ex.: Voc deve ser rico, pois estuda em um colgio de ricos. Falcia de composio (tomar o todo pela parte): o fato de concluir que uma propriedade das partes deve ser aplicada ao todo. Ex.: Todas as peas deste caminho so leves; logo, o caminho leve.

Falcia da pressuposio : Consiste na incluso de uma pressuposio que no foi previamente esclarecida como verdadeira, ou seja, na falta de uma premissa. Ex.: Voc j parou de bater na sua esposa? uma pergunta maliciosa porque se divide em duas. A primeira seria "Por que voc bate na sua esposa?", isso o que se pretende dizer aos ouvintes. Pergunta complexa: Insinuao por meio de pergunta. Ex.: Apoias a liberdade e o direito de andar armado? So duas peguntas numa s. Falcia da probabilidade condicionada: Ocorre quando se expem estatsticas e probabilidades sem oferecer o contexto necessrio para sua interpretao, confundem-se probabilidades condicionais, invertendo-as ou tratando-as como se fossem incondicionais. Ex.: Os jurados foram expostos chance de o marido vir a matar a mulher, sendo que ele a espancava ( uma chance de 1 em 1.000, de qualquer forma muito mais alta que o risco de uma mulher ser morta por um marido que no a espanca, ou por um estranho qualquer na rua), quando o dado relevante, diante do fato consumado (a esposa j tinha sido assassinada), era "qual a chance de a mulher ter sido morta pelo marido, dado que ele a espancava?". Falcia de validao pessoal (efeito Forer): Avaliar algo ou algum com critrios genricos, dando a entender que essa avaliao individual. Seria como avaliar algum em funo de ser comunista, como se todos os comunistas fossem iguais. Falcia do espantalho: Consiste em criar ideias reprovveis ou fracas, atribuindo-as posio oposta. Ex.: 1. Deveramos abolir todas as armas do mundo. S assim haveria paz verdadeira. 2. Meu adversrio, por ser de um partido de esquerda, a favor do comunismo radical e quer retirar todas as suas posses, alm de ocupar as suas casas com pessoas que voc no conhece. O outro convertido num monstro, um espantalho. dessa forma que se faz uma pessoa odiar algum ou alguma coisa, basta associ-la outra pessoa ou coisa que todos odeiam.

Falcia gentica: Consiste em aprovar ou desaprovar algo baseando-se unicamente em sua origem. Ex.: Voc gosta de chocolate porque seu antepassado do sculo XVIII tambm gostava. Aponta-se a causa remota como o fator de validade. Falcia nomottica: Consiste na crena de que uma questo pode ser resolvida simplesmente dando-lhe um novo nome, quando, na realidade, a questo permanece sem soluo. Ex: Renomear o mito cristo da criao como Design Inteligente. Falacia non causae ut causae (falcia da falsa proclamao de vitria ou tratar como prova o que no prova): Consiste na declarao de vitria, servindo-se de respostas fracas ou incompletamente respondidas pelo adversrio, quando efetivamente os argumentos prprios no provaram logicamente a posio. semelhante do pombo enxadrista. Falcias tipo "A" baseado em "B" (outro tipo de concluso sofismtica): Ocorrem dois fatos. So colocados como similares por serem derivados ou similares a um terceiro fato. Ex.: 1. O islamismo baseado na f. 2. O cristianismo baseado na f. 3. Logo, o islamismo similar ao cristianismo. uma falsa aplicao do princpio do silogismo. Pode-se visualizar como trs conjuntos, o cristianismo e o islamismo so dois conjuntos dentro do conjunto f, mas isso no significa que aqueles dois conjuntos possuem interseco. Falsa causa: Afirma que, apenas porque dois eventos ocorreram juntos, eles esto relacionados. Ex.: Nota-se uma maior frequncia de erros de portugus em sala de aula desde o incio das redes sociais e o uso do internets. O advento das redes sociais vem degenerando o uso do portugus correto. Falta mostrar uma pesquisa que o comprove. Falsa dicotomia (bifurcao): Tambm conhecida como falcia do branco e preto ou do falso dilema. Ocorre quando algum apresenta uma situao com apenas duas alternativas, quando de fato outras alternativas existem ou podem existir.

Ex.: Se voc no est comigo, ento est contra mim. Ignoratio elenchi (concluso sofismtica) ou falcia da concluso irrelevante: Consiste em utilizar argumentos que podem ser vlidos para chegar a uma concluso que no tem relao alguma com os argumentos utilizados. Ex.: Os astronautas do Projeto Apollo eram bem preparados, todos eram excelentes aviadores e tinham boa formao acadmica e intelectual, alm de apresentarem boas condies fsicas. Logo, foi um processo natural os Estados Unidos ganharem a corrida espacial contra a Unio Sovitica, pois o povo americano superior ao povo russo. S a concluso discutvel, as premissas so verdadeiras. Inconsistncia: Construir um raciocnio com premissas contraditrias. Ex.: John maior do que Jake e Jake maior do que Fred, enquanto Fred maior do que John. Qual maior? Inveno de fatos: Consiste em mentir ou formular informaes imprecisas. Ex.: A causa da gripe o consumo de arroz. Inverso de causa e efeito: Considerar um efeito como uma causa. Ex.: A propagao da SIDA foi provocada pela revoluo sexual. Inverso do nus da prova: Quando o argumentador transfere ao seu opositor a responsabilidade de comprovar o argumento contrrio, eximindo-se de provar a base do seu argumento original. O nus da prova inicial cabe sempre a quem faz a afirmao primria positiva. Ex.: Drages existem, porque ningum conseguiu provar que eles no existem. No caso acima, o nus da prova recair sobre quem fez a afirmao de que drages existem. Ex.: Drages no existem porque ningum conseguiu provar que eles existem. Ausncia de evidncia no significa evidncia de ausncia, no entanto o nus da prova permanece subentendido para quem afirma que drages existem, enquanto no houver a defesa da tese primria positiva, pois no necessrio nem possvel provar que algo no existe se no

h demonstrao positiva de que exista. Ou seja, quem afirma uma coisa deve prov-la. Non sequitur (no segue): Tipo de falcia na qual a concluso no se sustenta nas premissas. H uma violao da coerncia textual. Ex.: Que nome complicado tem este futebolista. Deve jogar muita bola. A concluso de que ele joga muito bem nada tem a ver com a premissa de seu nome complicado. Petitio principii (petio de princpio): Demonstrar uma tese partindo do princpio de que j vlida. Ex.: fato que a Bblia infalvel, portanto todos devem buscar nela a verdade. A premissa igual concluso, toma-se a concluso como se fosse uma premissa. A concluso de que a Bblia confivel deveria ser suportada por premissas satisfatrias, mas foi tomada como uma premissa e levou a uma concluso idntica, todos podem confiar na Bblia. Plurium interrogationum: Ocorre quando se exige uma resposta simples a uma questo complexa. Ex.: O que faremos com esse criminoso? Matar ou prender? um falso dilema. Depois disso, por causa disso: Consiste em dizer que, pelo simples fato de um evento ter ocorrido logo aps o outro, eles tm uma relao de causa e efeito. Porm, correlao no implica causalidade. Ex.: O Japo rendeu-se logo aps a utilizao das bombas atmicas por parte dos Estados Unidos. Portanto, a paz foi alcanada devido utilizao das armas nucleares. Red herring: Falcia cometida quando material irrelevante introduzido no assunto discutido para desviar a ateno e chegar a uma concluso diferente. Ex.: Ser que o palhao o assassino? No ano passado, um palhao matou uma criana. O fato de um palhao ter matado uma criana no significa nada, no interfere no caso em questo. Reduo ao absurdo:

Consiste em averiguar uma hiptese, chegando a um resultado absurdo, para depois tentar invalidar essa hiptese. um jogo de raciocnios para tentar fazer o primeiro falante parecer contraditrio. Ex.: - Voc deveria respeitar a crena de C porque todas as crenas so de igual validade e no podem ser negadas. - Eu recuso que todas as crenas sejam de igual validade. De acordo com sua declarao, essa minha crena vlida, como todas as outras crenas. Contudo, sua afirmao tambm contradiz e invalida a minha, sendo exatamente o oposto dela. Mas o primeiro falante possivelmente quis dizer apenas que todas as crenas so subjetivamente vlidas. Reduo ao nazismo: Invalidar um argumento pela comparao com Hitler ou o nazismo. Ex.: Hitler acreditava em Deus, ento os crentes no devem ser boas pessoas. Reificao: Ocorre quando um conceito abstrato tratado como coisa concreta. Ex.: A tristeza de Joozinho a culpada por tudo. Teoria irrefutvel: Informar um argumento com uma hiptese que no pode ser testada. Ex.: Ganhei na loteria porque estava escrito no livro do destino. Terceira causa: Ignorar a existncia de uma terceira causa no levada em conta nas premissas. Ex.: Estamos vivendo uma fase de elevado desemprego, que provocado por um baixo consumo. H uma causa tanto para o desemprego como para o baixo consumo. EX.: A Alemanha est em crise, que provocada pelos banqueiros judeus. Existem outros motivos para a crise (ter perdido a Primeira Guerra pode ser uma terceira causa). Lista de falcias por categoria Referncias Ver tambm Ligaes externas Read in another language

Potrebbero piacerti anche