Sei sulla pagina 1di 15

Msica e mercado: a fora das classicaes

Msica e mercado: a fora das classicaes


Felipe Trotta*

A msica popular um dos principais produtos da cultura de massas mediatizada. Ouvir msica um ato simblico de identicao com as representaes de estilos de vida, vises de mundo e valores sociais presentes nas canes. A maior parte das msicas que ouvimos so disponibilizadas para consumo atravs de um mercado musical que ao mesmo tempo promove sua circulao e organiza as ofertas de produtos musicais atravs de um sistema classicatrio. A diviso do universo musical em gneros organiza o consumo deste produto e estabelece hierarquias, fornecendo chaves para seu uso, interpretao e para a circulao de sentidos pela sociedade.
msica popular - classicao - consumo

Popular music is one of the most important products of midiated mass culture. Listening music is a symbolic act of identication with the representations of life styles, world views and social values within the songs. Most of the music we listen are available to consumption through a musical market that at same time promotes its circulation and organizes the offers of musical products. The musical universe is divided in genres that organizes its consumption and xes hierarquies, giving keys for its use, interpretations and for the sense circulations through society.
popular music - classication. consumption

* Doutor em Comunicao, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (felipetrotta@superig.com.br)

Contemporanea, Vol. 3 no 2 p 181 - 196 Julho/Dezembro 2005

181

Felipe Trotta

Comunicao e msica popular


A circulao de bens simblicos pela sociedade ocorre principalmente atravs de empresas que produzem, divulgam e comercializam esses bens em larga escala. Esse conjunto heterogneo a chamada indstria cultural se tornou um objeto de estudo privilegiado no campo da Comunicao no decorrer do sculo passado. Parte signicativa da produo acadmica da rea gira em torno das indstrias da mdia, de seus produtos (lmes, novelas, programas de rdio, peas publicitrias, histrias em quadrinhos, etc.) e meios de difuso (televiso, cinema, rdio e jornal). Dentre estes, h um notrio destaque para os produtos e meios audiovisuais que, com a popularizao do cinema e posteriormente da televiso, tornaram-se o foco principal da circulao de sentidos e smbolos daquilo que se convencionou chamar de cultura de massa. No entanto, o fascnio de estudiosos pelo audiovisual tem relegado a um plano secundrio um outro produto extremamente signicativo para a consolidao do imaginrio da indstria cultural: a cano popular. J no nal da dcada de 60, Edgar Morin alertava para o pouco conhecimento que se tinha do principal produto da indstria fonogrca (Morin, 1973). De l pra c, diversas reas do conhecimento tm se debruado sobre este objeto em seus mais variados enfoques, com destaque para a Antropologia, a Sociologia, a Etnomusicologia e, evidentemente, a Musicologia. verdade que o campo da Comunicao tem abordado o tema, mas este permanece como um caso parte e raramente os estudos sobre msica popular ocupam o corpus terico mais amplo das reexes sobre a indstria cultural ou sobre comunicao e cultura de massa. Confesso que, novato na rea e oriundo da Musicologia, desconheo as razes deste distanciamento entre msica popular e Comunicao. Principalmente porque observo que as relaes entre prticas, usos e representaes musicais com o complexo da indstria cultural formam um enorme campo pouco explorado e de grande importncia para uma maior compreenso da circulao de idias, valores, sentimentos e pensamentos pela sociedade.

182 Contemporanea Revista de Comunicao e Cultura

Journal of Communication and Culture

Msica e mercado: a fora das classicaes

A prtica musical uma atividade cultural que ocorre em todas as sociedades. Segundo o etnomusiclogo John Blacking, a msica uma habilidade humana inata que se desenvolve em todos os grupos sociais de formas distintas, de acordo com seus rituais simblicos e seu conjunto de saberes e crenas (Blacking, 1995:232). Participar de uma experincia musical signica entrar em contato com esses cdigos culturais, valores sociais e sentimentos compartilhados que fornecem elementos para a construo de identidades sociais e laos afetivos. Isso signica que a msica uma forma de comunicao e que sua circulao determina as condies sobre as quais essa comunicao ir ocorrer, inuenciando diretamente a construo de sentidos das prticas musicais. No incio do sculo XX, com a inveno e subseqente popularizao do fongrafo e das emisses radiofnicas, as formas de experincia musical sofreram mudanas signicativas. A circulao em larga escala de sons musicais promoveu um intercmbio antes inimaginvel entre msicas, msicos e pblicos de locais afastados. Como conseqncia, prticas musicais at ento circunscritas passaram a dialogar e receber inuncias imediatas de repertrios radicalmente diferentes. Uma outra conseqncia no menos importante deste processo foi a denitiva consolidao da msica enquanto produto, representada materialmente no suporte disco, agora facilmente comercializado ao lado de outras mercadorias igualmente palpveis. A xao desse suporte foi aos poucos determinando uma forma de criao musical adequada este tipo de comercializao: uma melodia cantada, de preferncia com um refro, tonal, acompanhada por instrumentos ao fundo e de durao mdia de dois a trs minutos. A noo de msica popular , portanto, concomitante e resultante da industrializao do fazer musical e de sua circulao massiva pela sociedade. A partir desse momento, tornou-se difcil dissociar a comunicao musical dos veculos que promovem a circulao de msicas pelo mundo. A msica e o complexo industrial e empresarial que a cerca so atualmente pertencentes a um conjunto nico, inuindo na criao, produo, divulgao, distribuio e no consumo de produtos musicais.

Contemporanea, Vol. 3 no 2 p 181 - 196 Julho/Dezembro 2005

183

Felipe Trotta

Msica e consumo
A consolidao da msica popular como forma principal de comercializao de discos colaborou para a sedimentao da msica enquanto um bem de consumo, ou seja, um produto. Trata-se de uma forma artstica produzida e divulgada por determinados agentes e consumida sob certas condies atravs de um sistema de trocas compensatrias em favor desses produtores. Um produto, portanto, criado para ser consumido. O consumo pode ser denido como um conjunto de processos socioculturais em que se realizam a apropriao e o uso dos produtos (Canclini, 1999:77). Sendo assim, as diversas formas de experincia musical so atos de consumo, pois envolvem apropriao e uso do produto msica em suas vrias formas. Seja atravs da audio de uma estao de rdio, de um disco, de um programa de televiso, ou em festas, shows, boates, feiras, saraus, no teatro ou no cinema, ouvir msica signica desencadear esses processos socioculturais e simblicos. Portanto, todas as prticas musicais so atos de consumo e atravs delas as pessoas e os grupos sociais realizam uma complexa atividade de trocas simblicas. Como arma Morin, a cano o mais cotidiano dos objetos de consumo. Para este ou aquele indivduo que tem seu rdio ligado, que ouve sua radiola, que coloca sua moeda no juke box de um bar, h um banho musical contnuo (1973:150). Consumir uma cano ou qualquer outro produto participar de um sistema simblico e associar-se a determinadas representaes do produto consumido, ou seja, trata-se de um ato de identicao cultural. Atravs do consumo a cultura expressa princpios, estilos de vida, ideais, categorias, identidades sociais e projetos coletivos (Rocha, 2000:19). Ao participar de experincias musicais, entramos em contato com essas representaes e as compartilhamos com outras pessoas, construindo anidades e identidades. Para que este processo se torne possvel o sistema simblico do consumo deve passar por uma ordenao que possibilite sua apropriao e seu uso, estabelecendo algumas regras que organizem o amplo universo de ofertas musicais.

184 Contemporanea Revista de Comunicao e Cultura

Journal of Communication and Culture

Msica e mercado: a fora das classicaes

O consumo uma prtica que s se torna possvel sustentada por um sistema classicatrio onde objetos, produtos, servios so parte de um jogo de organizao coletiva da viso de mundo na qual coisas e pessoas em rebatimento recproco instauram a signicao (Rocha, 2000:19).

Como qualquer objeto disponibilizado para consumo, as experincias musicais so divididas em categorias de classicao que trazem informaes sobre as representaes envolvidas na prtica de determinado tipo de msica. De acordo com o musiclogo Franco Fabbri, as atividades relacionadas ao consumo de msica (pensar sobre msica, falar sobre msica, fazer msica, ouvir msica, danar, etc.) implicam referncia a uma taxionomia mais ou menos detalhada (Fabbri, 1999:1). Essa taxionomia est representada na diviso do universo musical em gneros, que orientam o consumo e as expectativas dos consumidores, estabelecendo distines entre as diferentes experincias musicais. Ir, por exemplo, a um show de rock ou a uma roda de samba so atividades sociais que envolvem uma certa gama de valores agregados s msicas conhecidas como samba e rock. De acordo com Martn-Barbero, o gnero no somente uma qualidade da narrativa, mas um mecanismo de onde se obtm o reconhecimento e, a partir dele, uma chave de decifrao do sentido (2001:211). O processo de identicao com as simbologias caractersticas dos gneros musicais passa pelo reconhecimento dos elementos musicais especcos de cada uma dessas prticas e tambm com os usos que cada uma dessas msicas demandam. Para John B. Thompson, as formas simblicas tm como caractersticas o fato de serem convencionais, isto , que seu uso e interpretao envolvem aplicaes de regras, cdigos e convenes de vrios tipos (Thompson, 1995:185). Esses cdigos e regras so reconhecidos e interpretados para serem associados a um universo simblico e categorizado e, ento utilizados e consumidos. Samba e rock so demarcadores de hbitos de consumo, cujos cdigos e convenes so reconhecidos pela coletividade funcionando como uma espcie de porta de entrada para a construo de sentidos e identidades musicais.

Contemporanea, Vol. 3 no 2 p 181 - 196 Julho/Dezembro 2005

185

Felipe Trotta

Classicaes e hierarquias
Os sistemas de classicao utilizados pelos vrios grupos sociais para dividir e organizar seus bens e suas prticas culturais so resultado de um embate onde critrios e julgamentos esto continuamente em disputa. Classicar signica realizar uma escolha, elegendo esses critrios e nomeando as categorias. Ao mesmo tempo, as classicaes fazem referncia totalidade do universo classicado.
Conhecer aquilo que pertence propriamente a um indivduo ter diante de si a classicao ou a possibilidade de classicar o conjunto dos outros. A identidade e aquilo que a marca se denem pelo resduo das diferenas (Foucault, 2002:200).

Trata-se de uma operao de incluso e excluso, com base em uma anlise comparativa de graus de semelhanas e diferenas entre elementos comuns. A partir das semelhanas encontradas entre eles, as unidades do conjunto so agrupadas e nomeadas, passando a valer como uma categoria do sistema classicatrio. Segundo o etnomusiclogo Carlos Sandroni, o ritmo e mais especicamente a batida o principal elemento de distino que demarca as classicaes dos gneros musicais.
Quando escutamos uma cano, a melodia, a letra ou o estilo do cantor permitem classic-la num gnero dado. Mas antes mesmo que tudo isso chegue aos nossos ouvidos, tal classicao j ter sido feita graas batida que, precedendo o canto, nos fez mergulhar no sentido da cano e a ela literalmente deu o tom (Sandroni, 2001:14).

De fato, o mergulho no sentido provocado pelo reconhecimento do gnero de uma cano se apia fortemente no elemento rtmico, transformando este aspecto em um dos principais critrios de comparao que norteiam a classicao musical.
Ritmo a organizao do tempo no som, alis, uma forma temporal sinttica, que resulta da arte de combinar as duraes (o tempo capturado) segundo convenes determinadas. Enquanto maneiras de pensar a durao, o ritmo musical implica uma forma de inteligibilidade do mundo, capaz de levar o indivduo a sentir, constituindo o tempo, como se constitui a conscincia (Sodr, 1998:19).

186 Contemporanea Revista de Comunicao e Cultura

Journal of Communication and Culture

Msica e mercado: a fora das classicaes

Desta forma, o reconhecimento psico-acstico de um determinado padro rtmico previamente classicado fornece um ambiente simblico que determina a qualidade da experincia musical. Mais do que isso, este reconhecimento demarca uma possibilidade de classicao compartilhada, que por sua vez envolve um complexo processo de valorao e hierarquizao entre as categorias. Isto porque, ao comparar elementos, determinamos posies hierrquicas entre eles de acordo com critrios de cada comparao. Nesse sentido, classicar representa estabelecer esses critrios e assim determinar julgamentos de valor a respeito das categorias. De acordo com John B. Thompson, as formas simblicas so submetidas a duas formas de processos de valorao: a valorizao simblica e a econmica. No primeiro caso que o que mais nos interessa o valor de um determinado bem cultural atribudo por aqueles que o produzem e consomem. Como esta atribuio se apresenta atravs de critrios subjetivos e variveis, a valorizao simblica um processo conituoso.
Algumas valorizaes simblicas levam maior peso do que outras em funo do indivduo que as oferece e da posio da qual fala; e alguns indivduos esto em uma melhor posio do que outros para oferecer valorizaes e, se for o caso, imp-las. (...) Ao adquirir valor simblico, um trabalho pode adquirir um grau de legitimao isto , pode ser reconhecido como legtimo no apenas por aqueles que esto bem posicionados para atribuir valor simblico, mas tambm pelos que reconhecem e respeitam a posio daqueles (Thompson, 1995:204).

Da mesma forma, as classicaes musicais so hierarquizadas atravs de julgamentos e processos de valorao simblica, neste caso associada no apenas atribuio de determinados indivduos dotados de certo prestgio e poder para tal, mas tambm atravs da utilizao de alguns elementos musicais legitimados e ao seu tipo de uso social. Msicas que empregam estruturas meldico-harmnicas elaboradas, construdas com uma potica rica em elementos gramaticais sosticados e que ocorram em um contexto de experincia musical mais contemplativo do que participativo seriam, de maneira geral, dotadas de maior valor cultural do que prticas musicais fundadas em rituais coletivos, letras diretas e melodias simples. Mas

Contemporanea, Vol. 3 no 2 p 181 - 196 Julho/Dezembro 2005

187

Felipe Trotta

essa no uma regra xa, h inmeras variantes histricas, sociais, mercadolgicas e simblicas que a todo instante alteram o quadro hierrquico estabelecido. A principal referncia de qualidade musical das sociedades ocidentais a msica de tradio clssico-romntica europia, sobretudo as formas orquestrais e opersticas. Essa msica, utilizada historicamente pela nobreza e pela corte dos pases colonizadores das Amricas, tornou-se smbolo de status social e destinada ao consumo das elites. Portanto, trata-se de um repertrio reconhecido legitimamente como de alta qualidade. No Brasil, apesar de a msica de concerto importada dos sales da burguesia e da nobreza europia gozar de um alto prestgio social, algumas formas de msica popular atingiram status bastante similares nas hierarquias de qualidade musical compartilhadas pela maioria da populao. Um bom exemplo disso a categoria conhecida como MPB, criada aps o surgimento da bossa nova para designar um tipo de cano autoral intelectualizada protagonizada por jovens artistas a partir da dcada de 1960. Desde ento, consumir MPB tornou-se sinal de maior prestgio social sendo este consumo reservado a determinadas parcelas mais cultas da populao, enquanto que, por exemplo, o gnero sertanejo seria uma msica consumida por setores de menor grau de instruo. Da mesma forma, ao falarmos em jazz, samba, rock ou bossa-nova, somos capazes de construir mentalmente uma representao de sonoridades, ambientaes e comportamentos relacionados ao conjunto de elementos caractersticos que identicam cada uma dessas nomeaes e, a partir dessa representao encaixar cada uma dessas prticas em um quadro hierrquico, atribuindo-lhes valores especcos. A categoria MPB se tornou uma referncia de alta qualidade musical e se contrape a outros gneros e estilos de msica popular brasileira que ocupam faixas de menor valorao simblica como o samba, o pagode, o sertanejo, o rock a cano romntica, etc. importante destacar que as categorias de classicao, ao serem isoladas e nomeadas, formam um agrupamento de msicos,

188 Contemporanea Revista de Comunicao e Cultura

Journal of Communication and Culture

Msica e mercado: a fora das classicaes

cantores, compositores, repertrios, ouvintes e admiradores que tende a adquirir uma permanncia temporal. Este agrupamento constitui comunidade musical: pessoas que se identicam atravs da utilizao de um mesmo gnero e/ou repertrio musical (Fabbri, 1981:59). Assim, as classicaes musicais no dizem respeito somente a sons, mas tambm a pessoas, tambm elas classicadas hierarquicamente em torno das categorias musicais. A formao das comunidades musicais implica em um acirramento das disputas pelos critrios de diferenciao das categorias e pela sedimentao de referenciais de legitimidade e qualidade. As estratgias dessa disputa passam, por um lado, pela autovalorizao de seus elementos1 e, por outro, por sua longevidade, caracterstica que invariavelmente implica na conquista de determinado status simblico privilegiado. Por este motivo, determinadas prticas musicais se sedimentam e cristalizam procedimentos, estabelecendo um elo do presente com o passado. Para Michel Foucault, o ato de classicao guarda uma relao estreita com a linguagem, pois ambas se originam no terreno da representao votada ao tempo, memria, reexo, continuidade (2002:220). Com isso, a permanncia temporal de uma determinada categoria reforada pela utilizao recorrente de seus elementos distintivos, produzindo ao mesmo tempo um repertrio de clssicos e um santurio de personagens mticos do passado, sacralizados como referenciais para a continuidade da categoria. So os monstros sagrados do rock, as divas do jazz, as velhas-guardas do samba, os mestres da msica erudita, enm, mitos prprios para a construo de uma histria e de uma tradio de cada categoria. Segundo Eric Hobsbawn, as tradies so inventadas de modo a sedimentar um conjunto de prticas rituais ou simblicas estabelecendo, atravs da repetio, uma continuidade em relao ao passado (1997:9). Atravs das tradies, busca-se estabelecer a coeso social de comunidades reais ou articiais, garantir a legitimidade de instituies e socializar sistemas de valores, idias e comportamentos (p.17). Algumas categorias de classicao do universo musical recorrem com freqncia tradio como forma

Contemporanea, Vol. 3 no 2 p 181 - 196 Julho/Dezembro 2005

189

Felipe Trotta

de aumentar seu prestgio e conquistar posies mais elevadas nas hierarquias das categorias musicais2. Uma vez estabelecidas as categorias de classicao e seus critrios de valorao, importante garantir a sua efetiva utilizao, isto , para que a classicao realmente sirva como tal necessrio que seus demarcadores especcos sejam reconhecidos e que esses critrios tenham visibilidade, circulando junto com os produtos. Para isso, o mercado musical adota as categorias em programas de rdio, na publicidade de discos, shows e casas noturnas. Desta forma, as classicaes circulam pela sociedade e so compartilhadas pelos consumidores, funcionando como ordenadora de sentidos do banho musical cotidiano. Pontos de venda e classicao: um pequeno estudo de caso A organizao do consumo musical realizada pelas categorias de classicao aparece de forma bastante clara nos pontos de venda de discos, onde as ofertas esto ordenadas de acordo as divises mercadolgicas. De acordo com o relatrio anual da Associao Brasileira dos Produtores de Discos (relativo ao ano de 2003), o conjunto formado por lojas de departamentos, supermercados e livrarias responde por quase metade das vendas de discos no Brasil3. Vamos analisar de perto um exemplo concreto. Estamos numa grande rede de livrarias localizada em um shopping center na zona sul do Rio de Janeiro. A rea reservada a CDs e DVDs ocupa cerca de um tero da espaosa loja. Logo na entrada da seo de udio/vdeo, possvel notar cartazes dos principais lanamentos das grandes gravadoras e um balco com alguns desses lanamentos em destaque. Os CDs esto dispostos em compartimentos, cada um com cerca de 250 unidades4, devidamente nomeados a partir das classicaes vigentes no mercado. H 12 grandes grupos: MPB, que ocupa 7 compartimentos; Pop/Rock Nacional, com 4 compartimentos; Pop/Rock Internacional, com 9; Dance, com 3; Regional (1); Cantoras/Cantores Internacionais (2); R&B (2); Trilha Sonora (2); World Music (1); e mais 3 compartimentos de Promoes e 2 de Lanamentos. H ainda uma seo com 16 compartimentos contendo DVDs (divididos entre shows e lmes) e

190 Contemporanea Revista de Comunicao e Cultura

Journal of Communication and Culture

Msica e mercado: a fora das classicaes

uma sala separada por uma parede de vidro onde encontram-se os ttulos classicados como Jazz (4 compartimentos); Clssicos (5); Orquestra (1); pera (2) e New Age (1). No interior desse espao diferenciado ainda se encontra um compartimento com DVDs de Clssicos/Jazz. No total, a loja mantm em exposio cerca de 12 mil CDs, que corresponde aproximadamente a 4000 ttulos, e 4500 DVDs, compondo um total de 700 ttulos venda. Os 4 mil ttulos de CDs esto divididos em 13 categorias musicais e 3 no-musicais (cantores(as) internacionais, promoes e lanamentos). interessante reparar que 29 dos 48 compartimentos esto ocupados com msica internacional (com destaque bvio para msicas de lngua inglesa), o que corresponde a 60% dos 4 mil ttulos de CDs. A predominncia de msica internacional pode ser explicada pelos lanamentos da indstria fonogrca, que em 2003 lanou 1928 ttulos de msica estrangeira contra 1008 de msica produzida no Brasil. Da mesma forma, a nfase da loja nas categorias Pop/Rock (Nacional e Internacional), que ocupa 13 compartimentos, pode ser compreendida como reexo do alto percentual de vendas dessa categoria (28% em 2003). No entanto, se pensarmos que a msica nacional concentra 77% das vendas, a disponibilizao de apenas 40% dos espaos fsicos da loja para CDs de msica brasileira parece uma deciso comercialmente pouco inteligente. A disponibilizao de maior porcentagem de ttulos estrangeiros refora o grau de legitimidade desta msica perante uma parcela do pblico consumidor brasileiro, para o qual a msica internacional (em ingls) est associada modernidade, apuro tcnico e a um ambiente cultural internacionalizado que goza de um prestgio diferenciado. Para compensar essa dissociao entre vendas e status hierrquico, os ttulos de MPB (que incluem subdivises como MPB, samba/pagode, ax music e gospel, que juntos correspondem a mais de 30% das vendas) esto localizados logo na entrada da loja, em local de visibilidade imediata. Na verdade, apesar de a disposio fsica da loja ser elaborada para neutralizar a hierarquia entre os gneros musicais, h espaos de maior visibilidade e mais organizados. claro que

Contemporanea, Vol. 3 no 2 p 181 - 196 Julho/Dezembro 2005

191

Felipe Trotta

os compartimentos localizados na entrada tendem a ter maior destaque e por isso o balco de lanamento situa-se nesta posio. O fundo da loja est reservado aos DVDs, de venda ainda restrita (3,5 milhes de unidades em 2003) e s categorias menos procuradas (Contry/Reggae, R&B, Trilha Sonora e a seo de Clssicos e Jazz). Por outro lado, a designao de um ambiente em separado para comercializao dos ttulos de Clssicos e de Jazz (somados aos de Orquestra e pera) denota um grau de consagrao e legitimidade dessas categorias, que juntas correspondem a menos de 3% das vendas globais de discos, mas que ocupam quase 30% da loja (13 compartimentos com mais de 500 ttulos). A anlise preliminar da disposio dos ttulos e das classicaes de mercado neste ponto de venda demonstra a relevncia das categorias de mercado na diviso do universo musical, correspondendo ainda distino hierrquica entre os gneros musicais e as prticas a eles associadas. A dissociao entre as estatsticas de mercado e a oferta real de ttulos na loja analisada ilustra de forma inequvoca como as hierarquias e os critrios de classicao fazem parte do ambiente simblico da msica popular e atravs delas temos acesso a discusses profundas de legitimidades e formas de apropriao simblica de cada prtica musical.

Concluindo
O mercado de msica um conjunto complexo que responde por quase toda a circulao de msicas na sociedade. Em sua diversidade, o mercado faz uso sistemtico de categorias de classicao que operam como demarcadores bsicos nas distines de experincias musicais realizadas cotidianamente pelas pessoas. A ampla e invisvel estrutura do mercado responsvel pela sedimentao dos rtulos que demarcam essas prticas e amplica os parmetros de distino hierrquica entre elas. No entanto, convm ressaltar que os elementos caractersticos que funcionam como demarcadores estticos e eixos das classicaes so resultado de uma contnua negociao, realizada por comunidades musicais em conito e

192 Contemporanea Revista de Comunicao e Cultura

Journal of Communication and Culture

Msica e mercado: a fora das classicaes

prticas musicais que continuamente se inuenciam e se renovam. Sendo assim, at mesmo as posies hierrquicas dessas categorias oscilam de acordo com a conjuntura cultural e com o pensamento social de cada poca, se constituindo como uma arena de disputas simblicas e armaes de legitimidade de prticas culturais de determinados grupos sociais em permanente e rico embate. Vale notar que a msica uma construo extremamente complexa, onde a colagem, a interseo e as trocas de elementos so prticas corriqueiras. Assim, a prpria produo musical constantemente desaa os rtulos classicatrios mais estticos, movendo fronteiras e criando sub-categorias innitamente5.
De fato, as diferentes categorias nas quais, num momento dado, a sociedade divide seu universo musical, se inuenciam mutuamente, num processo contnuo de repercusses recprocas e seleo de elementos. E elas se transformam no apenas devido a essa inuncia mtua, mas tambm devido sua dinmica prpria, baseada... na criatividade dos msicos, e alm disso em fatores musicais e extramusicais de toda ordem (Sandroni, 2001:141-142).

Inuncias, fuses e criatividade so aspectos do fazer musical que constantemente colocam em cheque a rigidez das classicaes. No entanto, o esforo desprendido para encaixar prticas vivas em categorias classicatrias e encontrar nomeaes adequadas a essas prticas/produtos demonstra a fora que as classicaes exercem na organizao do universo musical disponibilizado pelo mercado. Em torno das categorias classicatrias, grupos sociais disputam espao no mercado musical, inclusive criando novos rtulos ou negando a utilizao de certos nomes a outros atores da cena musical. Entender as classicaes musicais como um espao de disputas simblicas e hierrquicas pode ser uma excelente porta de entrada para uma correlao entre os estudos sobre msica popular e indstria cultural, compreendendo-a enquanto uma prtica cultural veiculada pelos meios de comunicao e consumida atravs de um mercado heterogneo e muitas vezes contraditrio.

Contemporanea, Vol. 3 no 2 p 181 - 196 Julho/Dezembro 2005

193

Felipe Trotta

Notas
1

De acordo com Pierre Bourdieu, a auto-referncia um recurso utilizado por determinados gneros artsticos para aumentar sua legitimidade esttica. Isto porque um gnero que encerra referncias sempre mais numerosas histria do gnero requer uma leitura em segundo grau reservada apenas ao iniciado que ser capaz de captar as nuances e sutilezas da obra referindo-se s obras anteriores (2001:141). Um gnero musical onde a utilizao da tradio bastante evidente o samba que, por sua permanncia temporal e por suas recorrentes auto-referncias, construiu um acervo de repertrios e elementos distintivos que constantemente evocado nas disputas por legitimidade e espao nos meios de comunicao. Atravs desse recurso, o samba se tornou uma categoria com grande fora simblica no imaginrio da populao brasileira, adquirindo status diferenciado no mercado musical e grande representatividade em gravaes e tambm em nanciamentos pblicos. A proporo exata de 47%, perdendo apenas para as lojas especializadas (48%), que respondem por uma venda capilarizada e extremamente diversicada em inmeros pontos de venda por todo o pas. Esses dados so relativos ao ano de 2003 e no incluem, claro, as vendas de discos piratas, que, segundo a mesma instituio j ultrapassa 50% das unidades vendidas (dados disponveis no site www.abpd.org.br). So 7 prateleiras com um espao para 8 las de CDs. Em cada la cabem cinco CDs, contendo em mdia dois ttulos. Determinados ttulos de maior vendagem ocupam muitas vezes 2 ou 3 las, o que signica 10 a 15 exemplares em exposio. Um exemplo a arena ambgua em que a msica instrumental se situa, muitas vezes tendendo para o repertrio erudito de tradio clssico-romntica europia e outras vezes numa aproximao com prticas populares como o choro e o jazz. Ou ainda a badalada moda das fuses de estilos, como mangue-beat, samba-funk, ax-music, jazz fusion, etc...

Bibliograa
BLACKING, John. Music, culture and experience. Chicago, EUA: Chicago University Press, 1995. BOURDIEU, Pierre. O mercado de bens simblicos In: A economia das trocas simblicas. Trad. Sergio Miceli. So Paulo: Perspectiva, 2001. CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidados: conitos multiculturais da globalizao. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001. FABBRI, Franco. A theory of musical genres: two applications Popular Music Perspectives ed. D. Horn and P. Tagg; Gteborg and Exeter: International Association for the Study of Popular Music (IASPM), pp. 52-81, 1981.. _______ 1999. Brownsing music spaces. Conferncia da IASPM-Inglaterra (International Association for Study of Popular Music), July 2003 http://www. mediamusicstudies.net/tagg/others/ffabbri9907.html.

194 Contemporanea Revista de Comunicao e Cultura

Journal of Communication and Culture

Msica e mercado: a fora das classicaes

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. So Paulo: Martins Fontes, 2002. HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence. A inveno das tradies. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. MARTN-BARBERO, Jess. Dos meios s mediaes: comunicao, cultura e hegemonia Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001. MORIN, Edgar. No se conhece a cano In: Linguagem da cultura de massas. Trad. Sebastio Veloso e Hilda Fagundes. Petrpolis, RJ: Vozes, 1973. pp. 143-156. ROCHA, Everardo. Totem e consumo: um estudo antropolgico de anncios publicitrios. O Brasil no para principiantes. Graziela Gomes, Lvia Barbosa e Jos Augusto Drummond (orgs.). Rio de Janeiro: FGV, 2000. SANDRONI, Carlos. Feitio decente: transformaes no samba 1917-1933. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001. SODR, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995.

Contemporanea, Vol. 3 no 2 p 181 - 196 Julho/Dezembro 2005

195

Potrebbero piacerti anche