Sei sulla pagina 1di 9

47

2.7 - Propagao guiada por guias metlicos ocos (cavidades ressonantes) No espao as ondas eletromagnticas transmitidas por uma antena, por exemplo, esto se propagando de forma no guiada. Ao encontrar uma superfcie qualquer condutora, esta onda ser refletida. Criando um sistema de superfcies condutoras que possa dirigir o sentido de propagao desta onda, diz-se que a onda est guiada e o nosso sistema um guia de onda. De forma geral, pode-se dizer que as superfcies formadas pela terra e pela camada da ionosfera formam um grande guia de onda. Na figura 2.24, v-se dois condutores cilndricos servindo como guia de onda para uma onda plana.

Figura 2.24 - Um Guia para uma Onda Plana Formado por Dois Condutores Cilndricos Um guia de onda todo dispositivo constitudo por paredes feitas de um material bom condutor cuja forma deva ser fechada, onde se estabelecer um sistema de campos eltricos e magnticos oscilantes . A cavidade ressonante pode ser excitada por uma fonte, atravs de uma abertura em sua estrutura. um elemento que necessita de pouca potncia para manter as oscilaes e tem diversas finalidades, entre as quais a de filtro. A freqncia na qual a cavidade vai apresentar seu melhor aproveitamento depende da forma e das dimenses desta. Conforme o prprio nome j diz, so todos os cabos, condutores ou estruturas uniformes utilizadas como guias para a conduo ou transmisso de ondas eletromagnticas de alta freqncia de um ponto a outro ( transmissor para a antena, por exemplo ). Dentre todos os guias de onda utilizados hoje em dia, os que mais se destacam por sua utilizao e desempenho so o cabo paralelo, o cabo coaxial e os guias de onda

48

ocos . O cabo paralelo, aquele utilizado em aplicaes domsticas para levar o sinal da antena at o aparelho de televiso. J o cabo coaxial, apresenta uma blindagem para proteo contra interferncias externas e sua utilizao se d mais em carter especfico (cabos de videocassete). Os guias de onda ocos, possuem aplicao onde os valores de potncia e freqncia envolvidos so elevados (estaes de transmisso terrestres). Podem ser retangulares, cilndricos, de crista, etc... Suas paredes externas so construdas com materiais condutores (normalmente o cobre) e, eventualmente, podem ter algum material magntico em parte do seu interior. Enquanto um guia de onda tem como funo transmitir a energia eletromagntica entre suas extremidades da maneira mais eficiente possvel, um circuito ressonante dever apenas armazenar a energia, sem transmit-la. Uma cavidade ressonante, nada mais que um guia de onda retangular oco em que as extremidades so fechadas, de forma a manter uma onda eletromagntica ressonante em seu interior, como se guardada em uma caixa. Sua utilizao se d onde necessita-se de circuitos ressonantes de alta frequncia, com alto fator de qualidade. Como exemplo temos osciladores, filtros ( um passa alta) e amplificadores sintonizados em frequncia de microondas, medida de frequncia, medida de permissividade de dieltricos, entre outras. No interior da cavidade, a energia eletromagntica armazenada oscila de um lado para outro, passando de inteiramente eltrica para inteiramente magntica e vice-versa. Isto muito parecido com o que ocorre em um circuito ressonante LC. No caso do circuito, tem-se um ressonador a elementos concentrados; as grandezas de interesse so a corrente e a tenso nos elementos. No caso da cavidade, os comprimentos de onda so da mesma grandeza das dimenses fsicas do dispositivo. Desta forma, a energia eltrica e a magntica esto distribudas no espao confinado pela cavidade. As grandezas de interesse so valores de campo eltrico e magntico e densidades de energia. O ressonador dito a parmetros distribudos. No pargrafos anteriores, apresentamos quase todos os aspectos fundamentais da propagao guiada e estudamos as caractersticas mais importantes de um guia (quase) real de uso corrente, ainda que no dos mais usados - o guia de planos paralelos. Do ponto de vista dos modelos tericos, interessante e simples de compreender a evoluo do guia de planos paralelos para o chamado guia retangular. Este , afinal, a sobreposio de dois guias de planos paralelos, em eixos diferentes. A figura 2.25, mostra uma cavidade retangular com seus campos eltricos e magnticos.

49

Figura 2.25 - (a): Cavidade Retangular; (b): Campos Eltricos e Magnticos em uma Cavidade Retangular. Linhas Slidas Representam Campo Eltrico e Linhas Pontilhadas Representam Campo Magntico Este guia de geometria cilndrica e de seo retangular (ou quadrada) tem a particularidade de ser fechado e portanto imune ao rudo ambiente, sem enviar ou receber dele qualquer sinal. muito usado em micro-ondas, quer dentro de equipamentos quer alimentando antenas de refletor parablico. Quando quadrado, tem a caracterstica de tratar da mesma forma campos polarizados em direes ortogonais e pode ser portanto usado para receber polarizaes circulares. A grande maioria das antenas domsticas de recepo de televiso por satlite tem colocado, no ponto focal da superfcie parablica, uma abertura (corneta) que alimenta um destes guias. So muito pequenos, com apenas alguns comprimentos de onda. Neste trabalho, chamar-se- de linhas de transmisso estas estruturas uniformes utilizadas como guias e reservar-se- o termo guias de onda, particularmente, para os guias de onda ocos, ou seja, guias que conduzem ondas transversais de alta freqncia. 2.7.1 Modos de Ressonncia Os guias de onda permitem a transmisso de um nmero infinito de modos TE e TM, os quais apresentam diferentes configuraes dos campos eltrico e magntico em seu interior. O que determina se um certo modo existir ou no a freqncia do sinal a ser transmitido, isto porque o guia de ondas comporta-se como um filtro passa alta para os modos TE e TM. As freqncias de corte, bem como as configuraes dos campos dos

50

vrios modos dependem de fatores geomtricos dos guias e das constantes do material (dieltrico) que o preenche. A cada configurao de campo eletromagntico no interior de uma cavidade, correspondente um modo de oscilao, que est associado a uma frequncia de ressonncia. Em outras palavras, as cavidades apresentam frequncias de oscilao discretas, com uma configurao de campo definida para cada uma. O procedimento para obter-se as frequncias de ressonncia e as configuraes de campo dos vrios modos, consiste em resolver as equaes de Maxwell sujeitas s condies de contorno impostas pelo problema (campo eltrico tangencial nulo nas paredes condutoras da cavidade). Lembre-se que as frequncias para cada modo, dependem das dimenses da cavidade e das propriedades eltricas do dieltrico que a preenche. 2.7.2 Energia eletromagntica No interior da cavidade, os campos eltrico e magntico esto sempre em quadratura (tanto no espao quanto no tempo), de modo que quando um campo mximo, o outro nulo e vice-versa. Assim, a energia eletromagntica passa de inteiramente eltrica a inteiramente magntica, duas vezes por ciclo, analogamente, ao que ocorre no circuito LC ressonante.

Figura 2.26 - Energia Eltrica e Magntica ao Longo da Linha Central da Cavidade Ressonante. No Tempo t = 0, Toda a Energia Eltrica, (a) e (b); Enquanto um Quarto do Perodo Depois (t = T/4), Toda a Energia Magntica, (c) e (d) Se no existem perdas, a energia oscila indefinidamente entre as formas eltrica e magntica, permanecendo com valor total constante. Na prtica, sempre h alguma perda,

51

seja nas paredes condutoras, no dieltrico interno ou devido a existncia de alguma carga externa. Desta forma, a energia total decresce com o tempo como mostrado na figura 2.27.

Figura 2.27 - Diminuio da Energia Armazenada com o Tempo em um Ressonador. A Energia Oscila de Toda a Energia Eltrica em um Instante de Tempo, para Toda a Energia Magntica do Perodo Depois Uma vez que a cavidade apresenta, teoricamente, uma infinidade de modos de ressonncia, possvel ter-se um nmero infinito de frequncias ressonantes. Na prtica, somente os modos com frequncias de ressonncia mais baixas so de interesse. Para uma aplicao especfica, a cavidade projetada e excitada de maneira que um nico modo de ressonncia seja obtido numa faixa limitada de frequncia. Deve-se mencionar, que s se pode gerar um campo na cavidade excitando um modo particular, ou seja, a frequncia da fonte excitadora deve ser igual a frequncia de ressonncia escolhida para a operao. 2.7.3 - Aplicao de um guia de onda retangular oco (cavidades ressonantes) As cavidades ressonantes, so utilizadas onde se necessita de circuitos ressonantes de alta frequncia com altos fatores de qualidade. Alguns exemplos de aplicao so de osciladores, filtros e amplificadores sintonizados em frequncia de microondas. Outras aplicaes so em medidas de frequncias, medidas de permissividade de dieltricos, dentre outras. A figura abaixo mostra a geometria de um guia de onda retangular oco.

52

Figura 2.28 - Guia de onda retangular oco O guia de onda apresentado na verdade um tubo retangular construdo de material condutor cujo interior oco, ou seja, prenchido pelo ar. Com relao s dimenses, podese dizer que: a a largura do guia, ou a dimenso na direo horizontal x b a altura do guia, ou a dimenso na direo vertical y. Um guia de onda serve, entre outras aplicaes, para produzir ondas eletromagnticas de alta freqncia de uma fonte geradora at uma carga qualquer como ilustra a figura abaixo:

Figura 2.29 - Exemplo de utilizao de um guia de onda Comparao entre guias de onda, linhas de transmisso e circuitos Esta comparao de extrema importncia para entender-se a diferena entre estes trs dispositivos e de como funciona o guia de onda.

53

Em baixas freqncias,

os conceitos de corrente,

tenso

e parmetros

concentrados bastante prtico. Assim, para um circuito simples, consistindo de uma fonte e um resistor, a teoria de circuitos envolvendo parmetros concentrados pode ser utilizada. At freqncias mais elevadas, estes conceitos so estendidos aceitavelmente para linhas de comprimento considervel, desde que a velocidade de propagao e os parmetros distribudos sejam levados em conta. Ento, o comportamento da linha de transmisso pode ser tratado como uma extenso da teoria de circuitos, apenas utilizando parmetros distribudos. Analisando um dispositivo eletromagntico composto por um tubo condutor oco, nota-se que ele capaz de transmitir energia eletromagntica, mesmo no possuindo um condutor de retorno, como sugeriria a anlise de circuitos. O tubo s transmitir altas freqncias, precisamente freqncias maiores cujo comprimento de onda da mesma ordem que do dimetro do tubo. Deixando de lado a anlise de circuitos, dar-se- ateno ao fato que, do ponto de vista da teoria de campos, a energia conduzida pelo espao vazio dentro do tubo (por meios dos campos eltricos e magnticos). As tenses e correntes so meramente efeitos associados ao fenmeno principal. O desempenho das linhas de transmisso, medida que a freqncia aumenta, torna-se progressivamente menos desejvel. Em particular, as perdas tornam-se proibitivamente grandes. 2.8- Propagao Guiada por Fibra ptica Se at agora considerou-se guias de onda em que as superfcies so condutoras, isto no significa que no pode-se ter guias com superfcies dieltricas. A descontinuidade entre um material com alto valor de constante dieltrica e outro com baixo valor, possibilita confinar uma onda dentro do material de alta constante. Em geral, a atenuao nestes casos muito alta, porm a descoberta de novos materiais e uma sofisticada tecnologia de preparao destes materiais, possibilitou o desenvolvimento de dieltricos com perdas muito baixas. A inveno do LASER em 1960 determinou a evoluo das telecomunicaes por onda EM do tipo ptico. A isto deve-se o fato de se tratar da emisso de luz coerente. A investigao que se seguiu culminou nas propostas de Kao e Hockhman em 1966, este ltimo a trabalhar nos laboratrios da STC em Harlow Town , Inglaterra, para um modelo de propagao em guias dieltricos, nomeadamente de slica (vidro), de dimenses extremamente reduzidas e excitados por lasers.

54

Em dois ou trs anos a tecnologia do fabrico da fibra e o apuramento dos materiais utilizados baixaram as atenuaes do sinal de 1000 para 10 dB / km. Isto passa-se no incio dos anos 70. Hoje temos atenuaes inferiores a 0.1 dB/km nas fibras de uso comercial. Para comprimentos de onda pticos o guia de onda cilndrico dieltrico pode ser fisicamente pequeno, em forma de filete. So, ento, chamados de fibras pticas e consistem de uma casca de vidro, com um certo ndice de refrao, coberta por uma bainha de vidro transparente com um ndice de refrao levemente menor, ambas cobertas por uma camada protetora opaca. As freqncias que se utilizam nos sistemas de comunicao pticos so as do espectro ptico. Perante estes valores das freqncias portadoras, verifica-se imediatamente a enorme banda possvel para estes sistemas. A um canal (portadora) na zona do infravermelho podemos associar uma banda de largura da ordem dos GHz. Com a grande largura de banda disponvel em comprimento de onda infravermelho, possvel transitar por uma nica fibra 20 milhes de canais telefnicos ou 20 mil canais de TV, ou combinaes, sujeitas a certa atenuao. As principais vantagens destes guias resumem-se aos seguintes aspectos: - Grande largura de banda - Dimenso e peso muito reduzido - Meios dieltricos e portanto no condutores. - No susceptibilidade a sinais de mais baixa frequncia - Atenuaes muito baixas - Baixo custo de fabrico Fundamentalmente, uma fibra ptica um guia dieltrico de geometria cilndrica composto por dois meios dieltricos coaxiais. O meio interior tem uma constante dieltrica mais elevada que a do meio exterior, de modo que se pode supor que uma onda no meio interior se reflita na fronteira com um ngulo de incidncia superior ao ngulo limite e d origem a uma reflexo total. Desta forma, essa onda ser guiada e confinada ao meio interior existindo no segundo meio apenas a onda evanescente.

2.8.1 - Cabeao

55

O manuseamento das fibras exige grande cuidado, dado o pequeno raio de curvatura que admitem. O isolamento e proteo do exterior dependem da aplicao a que se destinam. A grande maioria dos casos corresponde a cabeao para enterrar no solo, a qual tambm, a maior parte das vezes, envolve no uma mas muitas fibras. Estes cabos necessitam de resistncia mecnica e qumica. So muitas vezes reforados internamente com cabos de ao ou fibras de alta resistncia trao e tambm, quando necessrio, com pares eltricos para alimentao de energia a distncia, por exemplo, para os repetidores do prprio sistema de telecomunicaes. O custo destes cabos de fato muito superior ao custo das prprias fibras.

Potrebbero piacerti anche